• Nenhum resultado encontrado

Didáctica do Atletismo. Técnica de Corrida. Docente: Professor Ramiro Rolim Discentes: Bruno Moscoso Hernâni Silva Sandra Barbosa

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Didáctica do Atletismo. Técnica de Corrida. Docente: Professor Ramiro Rolim Discentes: Bruno Moscoso Hernâni Silva Sandra Barbosa"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Didáctica do Atletismo

Docente:

Professor Ramiro Rolim Discentes: Bruno Moscoso Hernâni Silva Sandra Barbosa Porto, Março de 2011

Técnica de Corrida

(2)

1. Técnica de Corrida

As disciplinas de corrida são por vezes descritas como "não técnicas", principalmente porque corre é uma actividade natural, que parece relativamente fácil quando comparada com o Salto com Vara ou com o Lançamento do Martelo. Contudo, não há nada de simples nas disciplinas de corrida. A ênfase relativa à velocidade ou à resistência, ditada pela distância da prova, a posição da partida de blocos nas provas de velocidade e de barreiras, a passagem do testemunho nas estafetas, e a presença de barreiras e de obstáculos nas corridas, coloca exigências técnicas a cada atleta, que têm de ser treinadas.

Objectivos:

O objectivo principal em todas as disciplinas de corrida é maximizar a velocidade média ao longo da prova. Para alcançar este objectivo nas disciplinas de velocidade, o atleta deve concentrar-se em alcançar e manter a velocidade máxima. Nas disciplinas de barreiras a concentração deve ser a mesma, adicionando a passagem da barreira. Nas disciplinas de distâncias mais longas o principal objectivo é optimizar a distribuição do esforço ao longo da prova.

Aspectos Biomecânicos:

A velocidade de corrida de uma atleta é determinada pela frequência e pela amplitude da passada. A amplitude ideal da passada é maioritariamente determinada pelas características físicas do atleta e pela força que ele ou ela exerce em cada passada, que é influenciada pela potência e pela mobilidade do atleta. A frequência ideal da passada está dependente dos mecanismos de corrida, da técnica e da coordenação do atleta. A resistência específica e a táctica de corrida são, como é óbvio, importantes para a escolha da velocidade média da corrida, apesar da velocidade para as grandes distâncias o grau de importância variar.

Estrutura do Movimento:

Cada passada de corrida engloba a fase de apoio e a fase de voo.

A fase de apoio pode ser dividida em 2 fases: apoio à frente e impulsão, enquanto a fase de võo também pode dividir-se em 2 fases: balanço e recuperação.

(3)

2. O Ensino da Técnica de Corrida

A Técnica de Corrida pode ser automatizada introduzindo as habilidades chave que estão relacionadas com os elementos de todas as provas de velocidade: reacção, aceleração, velocidade máxima e manutenção da velocidade.

Pontos mais importantes:

Melhorar a velocidade de reacção (usando estímulos variados, assim como diferentes posições de partida, tais como: deitado, sentado, em pé).

Aumentar a frequência da passada (através exercícios que enfatizem a subida dos joelhos e que diminuam a acção pendular da perna livre).

Aumentar a amplitude da passada (extensão completa da perna de impulsão).

Pontos a evitar:

1. Treino da velocidade máxima sem variar as distâncias. 2. Treino da velocidade máxima em situações de fadiga.

3. Contacto dos calcanhares no solo durante a corrida de velocidade.

Técnica de Corrida

Factores passíveis de influenciar a técnica de corrida: - Força/potência

- Níveis de relaxamento (descontracção) - Boa noção do seu esquema corporal

- Bons níveis de coordenação dinâmica e segmentar - Adequada amplitude articular e flexibilidade - Boa postura corporal (segmentos corporais) - Colocação dos apoios no solo

(4)

A corrida de velocidade deverá ser caracterizada por um ritmo harmonioso de movimentos, conseguindo através de uma rápida alternância entre contracção e relaxamento, que exige uma elevada coordenação intermuscular.

A mobilidade articular é determinada para permitir esta coordenação.

O movimento da perna livre deverá reforçar o trabalho da perna de impulsão, contribuindo para o aumento da velocidade.

Os braços devem movimentar-se de forma coordenada com o movimento das pernas. São movimentos paralelamente ao eixo da corrida, em movimentos activos trás-frente, flectidos cerca de 90º pelo cotovelo, com as mãos semi-abertas e descontraídas.

O tronco é mantido na vertical e os ombros descontraídos, mas ambos são mantidos firmes evitando a acção de torção.

A cabeça é mantida naturalmente alinhada com o tronco, olhando em frente.

Os apoios devem ser activos, sobre o terço anterior do pé, procurando uma extensão energética da perna de impulsão em cada passada.

O atleta deve correr em linha recta, não colocando os pés lateralmente.

Hierarquia dos objectivos do treino técnico: 1. Acção de apoios

2. Acção nos balanços

3. Colocação do bloco bacia/tronco 4. Colocação da cabeça

5. Acção dos braços

6. Sincronização das acções 7. Encadeamento das acções

Conteúdos de Treino Técnico:

1) Exercícios de compreensão da acção motora - “Skippings” e Sequência de “Skippings” - Saltos e Sequência de Saltos

2) Exercícios de assimilação da acção motora

(5)

3. Exercícios Condicionantes

Os exercícios básicos devem fazer parte de quase todas as sessões de treino, principalmente no que respeita aos velocistas. Estes exercícios devem ser realizados após o aquecimento geral e os exercícios de alongamentos, durante cerca de dez minutos. A combinação total de todas as repetições para todos os diferentes exercícios realizados durante uma sessão de treino deve ser entre 15 a 30 repetições.

1) Exercício Básico: Calcanhar Atrás

Carga: 1 rep = 20-30 metros 2) Exercício Básico: Skipping Baixo

Carga: 1 rep = 15 metros

3) Exercício Básico: Skipping Alto

Carga: 1 rep = 20-30 metros

4) Exercício Básico: Skipping Alto com Extensão da perna livre

Carga: 1 rep = 20-30 metros

(6)

1.Grupo de Exercícios: Combinações e Variações

- Exercícios Básicos só com uma perna e mudar de perna na segunda repetição - Skipping Alto: 3 passadas de corrida – Calcanhar Atrás – 3 passadas de corrida - Skipping Alto

- Skipping Alto

- Skipping Alto – Calcanhar Atrás – 3 passadas de corrida – Skipping Alto – Calcanhar Atrás

Carga: 1 rep = 40-60 metros

2.Grupo de Exercícios: Combinações e Transições - Transição de Desenrolar o Pé para Skipping Alto. - Transição de Skipping Alto para corrida de velocidade. - Transição de Calcanhar Atrás para corrida de velocidade.

- Transição de Skipping Alto com Extensão da perna livre para a corrida de velocidade. Carga: 1 rep = 40-60 metros

3.Grupo de Exercícios: Acções dos Braços

- Braços fixos ao lado do corpo. Acelerar durante 20 m mantendo os braços fixos e depois soltar os braços e correr normalmente.

- Com os braços no ar. Acelerar durante 20m e depois soltar os braços e correr normalmente.

Carga: 1 rep = 40-60 metros

4.Grupo de Exercícios: Ins e Outs

- Acelerar durante 10 m – manter durante 10/15 minutos – acelerar durante 10 m – manter durante 10/15minutos – etc

(7)

4. Jogos

1) Jogos de Velocidade

Grupos de 5 alunos dispostos em colunas. Coloca-se um arco num dos extremos do percurso. Os atletas correm até ao arco, passam por dentro dele e batem palmas para dar a partida ao próximo atleta da sua equipa.

Outra possibilidade: Todos os atletas partem ao mesmo tempo e têm de passar por dentro do arco antes de correrem novamente para o ponto de partida.

2) Jogo de Estafetas

As equipas “trotam” (marcham) em fila indiana à volta de duas marcas. O primeiro atleta de cada equipa leva um testemunho. A um sinal previamente estabelecido esse atleta corre o mais rapidamente possível à volta do percurso até transmitir o testemunho ao último atleta da sua equipa que fará o mesmo percurso, e assim sucessivamente. Outra possibilidade: correr com música.

3)Jogo com Barreiras

A cada equipa é dada uma pilha de caixas de cartão. Existem marcas que indicam o local onde as caixas devem ser colocadas. O primeiro corredor leva uma caixa até à primeira marca, onde a coloca e regressa ao ponto inicial. Ao chegar ao ponto de partida bate palmas, dando o sinal de partida ao segundo atleta, que leva outra caixa que deverá

(8)

colocar na segunda marca. Este processo vai-se repetindo até estarem colocadas todas as caixas nas respectivas marcas e assim está concluída a primeira volta. Na segunda volta os atletas utilizam as caixas como barreiras que devem passar. Na terceira volta recolhem-se novamente as caixas.

Nota: As marcas devem estar posicionadas de forma a que as caixas possam ser saltadas num ritmo específico (ritmo de uma passo, ritmo de 2 passos, etc.)

Outra possibilidade: Em vez de marcas podem utilizar-se pinos de marcação. Na primeira volta os atletas colocam arcos à volta dos pinos e na segunda voltam saltam por cima dos arcos e dos pinos.

4)Jogos de Resistência

Os atletas devem completar um número pré-definido de voltas a uma pistas de corta-mato numa distância de 200-400 metros. Cada volta é interrompida por uma estação de lançamentos. Os atletas só têm permissão para prosseguir após acertarem um lançamento no alvo. Aqueles que não atingirem o alvo em 3 tentativas devem correr uma volta de castigo.

Outra possibilidade: Correr em equipas. Cada equipa só pode continuar quando todos os seus elementos atingirem o alvo ou completarem as voltas de castigo.

(9)
(10)
(11)

6. Treino de Força

Circuito 1

(12)
(13)

Bibliografia

Material facultado na Didáctica de Atletismo, Licenciatura do Curso de Professores do Ensino Básico, 2ºCiclo, variante Educação Física na Escola Superior de Educação, Jean Piaget.

Sitografia

Imagens: http://www.google.pt/images?um=1&hl=pt-pt&rlz=1W1TSEH_pt-PTPT352PT352&biw=1345&bih=562&tbs=isch%3A1&sa=1&q=atletismo&aq=f&aqi =g10&aql=&oq= http://www.google.pt/images?um=1&hl=pt-pt&rlz=1W1TSEH_pt-PTPT352PT352&biw=1345&bih=562&tbs=isch%3A1&sa=1&q=corrida&aq=f&aqi=g 10&aql=&oq=

Referências

Documentos relacionados

Este estudo tem o intuito de apresentar resultados de um inquérito epidemiológico sobre o traumatismo dento- alveolar em crianças e adolescentes de uma Organização Não

Trata-se de um estudo descritivo realizado na Clínica Escola de Fisioterapia da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA), unidade acadêmica especializada

Os participantes foram orientados na reflexão teórica e investigação prática de processos digitais avançados para a resolução do projeto arquitetônico,

Em suma, quanto à diferença do impacto das dimensões dos vínculos com a carreira no esforço instrucional, entre IES pública e privada, destaca-se a dimensão

“O evento é uma oportunidade de reunir toda a cadeia produtiva do turismo, instituições de fomento do setor, assim como o poder público para tratar de assuntos relevantes para

Índice ESTILISTA 05 PILOTEIRO 19 MODELISTA 09 COSTUREIRO 22 13 COOLHUNTER 25 STYLIST 16 CONSULTOR DE IMAGEM 28 PRODUTOR DE MODA... MARKETING DE MODA 34 VISUAL MERCHANDISER

9. As empresas abrangidas pelo presente Anexo, e aquelas por elas contratadas quando couber, deverão garantir a constituição de representação específica dos trabalhadores para

The objective of this study was to evaluate the effect of low-level laser therapy (LLLT) on radiotherapy- induced morphological changes and caspase-3 immunodetection in parotids