• Nenhum resultado encontrado

ENCONTRABILIDADE DA INFORMAÇÃO: UMA ANÁLISE APLICADA NO REPOSITÓRIO ARCA FINDABILITY OF INFORMATION: AN APPLIED ANALYSIS AT THE ARCA REPOSITORY

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ENCONTRABILIDADE DA INFORMAÇÃO: UMA ANÁLISE APLICADA NO REPOSITÓRIO ARCA FINDABILITY OF INFORMATION: AN APPLIED ANALYSIS AT THE ARCA REPOSITORY"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

EIXO TEMÁTICO:

Organização e Representação da Informação e do Conhecimento

ENCONTRABILIDADE DA INFORMAÇÃO: UMA ANÁLISE APLICADA NO REPOSITÓRIO ARCA

FINDABILITY OF INFORMATION: AN APPLIED ANALYSIS AT THE ARCA REPOSITORY

Jullia Mendes Pestana dos Santos (Unesp) - julliapestan@hotmail.com Telma Campanha de Carvalho Madio (Unesp) - telmaccarvalho@marilia.unesp.br

Resumo: A Ciência da Informação (CI) tem caráter interdisciplinar, por sua vez, encontra-se

diretamente relacionada à Tecnologia da Informação. Inserida no domínio da CI, encontram-se estudos relacionados com a Arquitetura da Informação, Encontrabilidade da Informação entre outros, que visam auxiliar a estruturação dos ambientes digitais com foco na organização, recuperação e o acesso à informação. Seguindo o consenso mundial de que as informações de órgãos públicos devem ter acesso facilitado e transparente. Esta pesquisa caracteriza-se como exploratória e analítica na qual investiga o repositório institucional da Fiocruz- o ARCA através de um checklist, verificando os quesitos da Encontrabilidade da Informação. Nesta pesquisa foi possível notar que diante do sistema analisado, pode-se afirmar que a Arquitetura da Informação aplicada na criação de web sites/repositórios, conduz melhor o usuário às informações desejadas e torna o acesso a elas mais eficaz e preciso.

Palavras-chave: Encontrabilidade da Informação. Arquitetura da Informação. Organização

da Informação. Recuperação da Informação.

Abstract: The Information Science (IC) has an interdisciplinary character, in turn, is directly

related to Information Technology. Included in the CI domain are studies related to Information Architecture, Information Findability and others, which aim to help the structuring of digital environments with a focus on organization, retrieval and access to information. Following the worldwide consensus that information from public bodies should be facilitated and transparent. This research is characterized as exploratory and analytical in which it investigates the institutional repository of the Fiocruz- ARCA through a checklist, verifying the queries of Information Findability. In this research it was possible to notice that, before the analyzed system, it can be affirmed that the Information Architecture applied in the creation of web sites / repositories, better conducts the user to the desired information and makes access to them more effective and precise.

Keywords: Findability of Information; Information of Architecture; Information of

(2)

1 INTRODUÇÃO

As transformações sociais, especialmente a expansão das tecnologias de informação e comunicação que são conhecidas como (TIC), interferem e medeiam os processos informacionais dos seres.

Ainda, podem ser entendidas como um conjunto de recursos tecnológicos ligados entre si, que através de software e hardware proporcionam a comunicação na pesquisa, no ensino científico e outros. As TIC são tecnologias usadas para compartilhar e reunir informações que estão ligadas diretamente e tiveram papel fundamental no crescimento e popularização da internet. Este meio de comunicação facilita o acesso aos documentos disponibilizados no ambiente web, e o acesso a esse documento é realizado através dos sistemas de informação, como os repositórios.

A quantidade de informações disponibilizadas na web cresce exponencialmente. Portanto, a demanda por métodos para organizar, recuperar e permitir interoperabilidade entre os dados e proporcionar o acesso rápido a essa informação cresce na mesma proporção. Entre as novas formas de organizar a informação estão os repositórios institucionais.

Os históricos do surgimento dos primeiros repositórios institucionais relatam que eles surgiram da necessidade do homem de armazenar informações, que para isso utilizavam bibliotecas, museus e arquivos.

Na visão de Kuramoto (2008), repositórios institucionais são serviços disponibilizados por uma instituição, visando à disseminação e gestão da produção científica para a comunidade em meio digital. Os repositórios podem pertencer a universidades, laboratórios ou institutos de pesquisa (repositórios institucionais), ou podem ser organizados pelas áreas do conhecimento (repositórios temáticos), mas conhecido como repositórios digitais.

Não podemos falar sobre organização da informação em ambientes digitais, sem mencionar a Arquitetura da Informação (AI), que tem como finalidade ajudar o usuário a encontrar a resposta certa para suas buscas, economizando tempo e de forma mais fácil. As principais características e preocupações da AI para web são as necessidades dos usuários e quais as formas de acesso a essa informação. Morville e Rosenfeld apresentam quatro definições para Arquitetura da Informação na web:

(3)

- O desing estrutural de ambientes de informação compartilhados; - A combinação dos esquemas de organização, de rotulação, de busca e navegação dentro de websites e intranets;

- A arte e a ciência de dar forma a produtos e experiências de informação para suportar a usabilidade e a findability;

- Uma disciplina emergente e uma comunidade de prática focada em trazer princípios de desing e arquitetura no espaço digital. (MORVILLE, ROSENFELD, 2006, p. 72).

A Ciência da Informação (CI) tem caráter interdisciplinar, por sua vez, encontra-se diretamente relacionada à Tecnologia da Informação. Inserida no domínio da CI, encontram-se estudos relacionados com a Arquitetura da Informação, Encontrabilidade da Informação entre outros, que visam auxiliar a estruturação dos ambientes digitais com foco na organização, recuperação e o acesso à informação.

2 REPOSITÓRIO ARCA

Os repositórios institucionais são criados e desenvolvidos de acordo com as políticas de cada instituição, caracterizando-se pelo autoarquivamento, onde o próprio usuário insere a sua produção científica, disponibilizando em acesso livre para qualquer público.

O IBICT (2012) menciona que o repositório institucional de acesso aberto ou acesso livre compõe um serviço de informação científica - em ambiente digital e interoperável - dedicado ao gerenciamento da produção científica e/ou acadêmica de uma instituição (universidades ou institutos de pesquisa). Contempla a reunião, armazenamento, organização, preservação, recuperação e, sobretudo, a ampla disseminação da informação científica produzida na instituição.

Sayão et al. (2009) sugerem que esses repositórios são, portanto, serviços organicamente vinculados às instituições de forma cumulativa e persistente, comprometidos com a memória, preservação de longo prazo e com o acesso livre à informação científica.

O ARCA é o repositório institucional da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e sua função é reunir, hospedar, disponibilizar e dar visibilidade à produção intelectual da Instituição; visa estimular a mais ampla circulação do conhecimento, fortalecendo o compromisso institucional com o livre acesso da informação em saúde, além de conferir transparência e incentivar a comunicação científica entre pesquisadores, educadores, acadêmicos, gestores, alunos de pós-graduação, bem como a sociedade civil. (ARCA, 2016.)

(4)

Promover a saúde e o desenvolvimento social, gerar e difundir conhecimento científico e tecnológico é o conceito que pauta a atuação da Fiocruz, vinculada ao Ministério da Saúde, sendo a mais renomada instituição de ciência e tecnologia em saúde da América Latina. A Fiocruz tem a missão de atender as demandas sociais do Sistema Único de Saúde e de outros órgãos governamentais, investindo no ensino, pesquisa e serviços de forma a gerar conhecimentos, produtos e inovações para a saúde pública brasileira.

O repositório ARCA está organizado em comunidades que correspondem às unidades da Fiocruz. Cada comunidade pode reunir os seus documentos em diferentes coleções. O repositório possui anais de congresso, dissertações, patentes, fotografias, teses, entre outros. Todos os documentos depositados no ARCA devem possuir um caráter técnico/científico e ser produzidos por profissionais vinculados à Fiocruz.

O autoarquivamento será realizado pelos autores diretamente no ARCA, com o preenchimento de três metadados – autor, título, ano da publicação e o upload/depósito do documento. Após este processo, o registro será certificado e disponibilizado para consulta. (ARCA, 2016.) O repositório foi criado em 2007, sendo lançado oficialmente como repositório institucional em 2011 pela Fiocruz. É mantido pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT) e utiliza o software livre DSpace.

O DSpace é o software de escolha para organizações acadêmicas, sem fins lucrativos e comerciais que criam repositórios digitais abertos. É gratuito e fácil de instalar, e completamente personalizável para atender às necessidades de qualquer organização. (DSPACE, 2016; tradução nossa)

Assim, trata-se de um software livre, e ao ser adotado pelas organizações, transfere a elas a responsabilidade e os custos com as atividades de arquivamento e publicação da sua produção institucional. Possui natureza operacional específica de preservar objetos digitais, tornando-se uma iniciativa de grande interesse da comunidade científica e da população. (IBICT, 2012.)

3 LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO E TRANSPARÊNCIA PÚBLICA

O direito de acesso à informação é um poder humano fundamental, e está diretamente vinculado à noção de democracia. Em um Estado Democrático de

(5)

Direito, o acesso à informação e a transparência constituem-se direitos do cidadão e deveres da Administração Pública.

O acesso à informação pública está previsto na Constituição Federal Brasileira pela Lei nº 12.527/2011 conhecida como LAI, ela regulamenta o direito que qualquer pessoa física ou jurídica pode solicitar e receber dos órgãos e entidades públicas (Federal, Estadual e Municípios), informações públicas por eles produzidas ou custodiadas.

Dessa forma, para que o livre fluxo de ideias e informações seja garantido, é extremamente importante que os órgãos públicos facilitem aos cidadãos o acesso á informações de interesse público. Ou seja, as informações produzidas, organizadas e gerenciadas sob guarda do Estado são públicas, podendo somente restringir o acesso a elas em casos específicos. Essa oportunidade fortalece a capacidade da população de participar mais efetivamente do processo de tomada de decisões que os afetam diretamente ou indiretamente. De modo geral, o acesso às informações públicas é um requisito importante na luta contra a corrupção, controle social, aperfeiçoamento da gestão e participação popular.

Nota-se, que com a disseminação e globalização da Internet nas últimas décadas, ocorreu a necessidade de explorar as TIC, sendo que seu uso está cada vez mais crescente nos últimos anos, com isso a ocorrência das junções tecnológicas, interações entre os seres vivos e a tecnologia. Nesse cenário, Bittencourt et al. enfatizam que:

Na administração pública, o desenvolvimento das novas tecnologias, em especial da Internet, tem possibilitado mudanças fundamentais no relacionamento entre os governos e seus cidadãos, na medida em que permite a disseminação de informações de maneira ágil e precisa além da oferta de serviços cada vez mais eficientes e eficazes (BITTENCOURT. et al., 2010, p.19).

Nesse contexto, as TIC têm contribuído em prol da promoção e transparência do acesso à informação e divulgação de dados públicos em ambientes digitais (portais e sites) governamentais. Pois, o serviço público é visto como uma extensão da cidadania, sendo motivado por um desejo de servir os outros e de atingir objetivos públicos, que é prestar serviço à população com qualidade e dedicação. Alguns pontos podem ser destacados no Novo Serviço Público, como a necessidade do atendimento ao interesse dos cidadãos, participação dos cidadãos na identificação e solução de problemas. Como uma forma de facilitar e agilizar os

(6)

processos envolvidos na administração pública, as tecnologias de informação e a organização.

4 ENCONTRABILIDADE DA INFORMAÇÃO EM AMBIENTES INFORMACIONAIS DIGITAIS

Com o avanço tecnológico no decorrer dos anos, ouve a necessidade de organizar e ampliar as possibilidades de recuperação das informações disponibilizadas em diferentes dispositivos e sistemas.

Para Dias (2013) existe um grande problema na produção e organização da informação, que é ignorar vários tipos de seus usuários, principalmente no contexto digital onde a quantidade de informação disponibilizada e as pessoas que a procuram são demasiadas, assim sinaliza uma necessidade ainda maior para essa organização e para recuperação da informação.

Se não ocorrer a estruturação da informação por falhas nos elementos que irá compor essa organização, pode-se dizer que muitas das informações não chegarão aonde é necessário, tornando-se ineficaz. Assim, surgiu a necessidade de estudos que contribuam para a recuperação da informação em ambientes digitais e como utilizar e “encontrar” as informações disponíveis.

Para Vechiato e Vidotti (2014, p.164), “A Encontralilidade da Informação sustenta-se fundamentalmente na interseção entre as funcionalidades de um ambiente informacional e as características dos sujeitos informacionais”.

Em uma entrevista realizada em 2007, Morville afirma algumas questões baseadas em Encontrabilidade que podem ser identificadas através das seguintes perguntas:

• Os usuários encontram o web site?

• Seus usuários encontram o caminho para o web site?

• Seus usuários podem encontrar os produtos e conteúdo no web

site? (MARCOS, 2007, p.268).

Assim, para ocorrer uma boa interação do usuário e o sistema promovendo a usabilidade e a acessibilidade, é necessário que estas perguntas sejam respondidas, assim facilitando a Encontrabilidade. De acordo com Morville (2005, n.p. tradução nossa), a findability pode ser definida como:

• A qualidade de ser localizável ou navegável.

• O grau em que um determinado objeto é fácil de descobrir ou localizar.

(7)

• O grau em que um sistema ou ambiente suporta navegação e recuperação.

Segundo Morville (2005), a otimização do findability envolve design, codificação e escrita, bem como a Arquitetura da Informação. O autor corrobora que Encontrabilidade é o principal problema com a maioria dos sites grandes de hoje, e Arquitetura da Informação é uma grande parte da solução. Ainda na entrevista, o mesmo apresenta uma imagem com sua experiência de uso, onde relata que a AI não é apenas findability, mas também é essencial para desenvolver produtos, que são:

Figura 1- Favo de mel

Fonte: MARCOS (2007, p.268, tradução nossa).

Desse modo o usuário que procura a informação em determinado site irá realizar através da busca ou pela navegação, assim a Encontrabilidade torna-se extremamente importante, pois é através dela que se deve apresentar um menor caminho a percorrer, para que o usurário encontre a informação que procura.

Para a proposta de um modelo de Encontrabilidade da Informação, o enfoque deve ser nos atributos propostos no Quadro 1 logo abaixo. Segundo Vechiato e Vidotti:

Considerando que a encontrabilidade da informação está relacionada aos processos que compõem o fluxo infocomunicacional, desde a produção até a apropriação dela [...], o modelo deve contemplar processos informacionais que ocorrem no cerne de arquiteturas da informação top-down e bottom-up, quais sejam: produção; seleção; organização; e representação; armazenamento; busca; recuperação acesso e uso; e apropriação. (VECHIATO E VIDOTTI, 2014, p.167)

(8)

Os autores Vechiato; Oliveira e Vidotti (2016) elaboraram um quadro com os principais atributos de Encontrabilidade da Informação e suas descrições, nas quais devem ser aplicados em um projeto de AI. Segue abaixo:

Quadro 1 – Atributos de Encontrabilidade da Informação

Atributo Descrição

Taxonomias navegacionais

Utilizadas em estruturas de organização top-down, se referem à organização das categorias informacionais com vistas a facilitar a navegação e a descoberta de informações. Essas categorias, por exemplo, são organizadas geralmente em menus ou no corpo das páginas Web, nas comunidades e coleções de repositórios ou nas legendas utilizadas para descrição dos assuntos nas estantes das bibliotecas, organizadas previamente a partir de um sistema de classificação. Conforme Aquino, Carlan e Brascher (2009), as taxonomias navegacionais devem ser apoiadas nos seguintes aspectos: categorização coerente dos assuntos em relação ao entendimento dos sujeitos; controle terminológico para redução de ambiguidade; relacionamento hierárquico entre os termos; e multidimensionalidade, possibilitando que um termo possa ser associado a mais de uma categoria de acordo com o contexto de uso.

Instrumentos de controle terminológico

Compreendem os vocabulários controlados, como os tesauros e as ontologias, para apoiar a representação dos recursos informacionais.

Folksonomias

Estão relacionadas à organização social da informação e propiciam ao sujeito a classificação de recursos informacionais, bem como encontrar a informação por meio da navegação (uma nuvem de tags, por exemplo) ou dos mecanismos de busca, ampliando as possibilidades de acesso. São utilizadas em estruturas de organização bottom-up. Quando associadas aos vocabulários controlados e às tecnologias semânticas, potencializam as possibilidades de encontrabilidade da informação.

Metadados

Compreendem a representação dos recursos informacionais e são armazenados em banco de dados para fins de recuperação da informação.

Mediação dos informáticos

Está associada ao desenvolvimento de sistemas, dispositivos, bancos de dados e interfaces com utilização de linguagens computacionais, com vistas à gestão e à recuperação da informação.

Mediação dos profissionais da

informação

Ocorre em ambientes informacionais em que há sujeitos institucionais envolvidos na seleção, estruturação e disseminação da informação.

Mediação dos sujeitos informacionais

Está relacionada às ações infocomunicacionais que os sujeitos informacionais empreendem em quaisquer sistemas e ambientes informacionais, por exemplo no que diz respeito à produção e à organização da informação e do conhecimento em ambientes colaborativos, gerados a partir de seus conhecimentos, comportamento e competências que caracterizam sua Intencionalidade.

Affordances

Funcionam como incentivos e pistas que os objetos possuem e proporcionam aos sujeitos a realização de determinadas ações na interface do ambiente. Essas ações estão relacionadas à orientação, localização, encontrabilidade, acesso, descoberta de informações entre outras.

(9)

a localização, a encontrabilidade e a descoberta de informações por meio da navegação na interface do ambiente.

Descoberta de informações

Está condicionada aos demais atributos de encontrabilidade da informação no que diz respeito às facilidades que a interface (navegação e/ou mecanismos de busca) oferece para encontrar a informação adequada às necessidades informacionais do sujeito, bem como a possíveis necessidades informacionais de segundo plano.

Acessibilidade e Usabilidade

Relacionados à capacidade do sistema permitir o acesso equitativo à informação (acessibilidade) no âmbito do público-alvo estabelecido em um projeto com facilidades inerentes ao uso da interface (usabilidade).

Intencionalidade

A teoria da Intencionalidade fundamenta a importância em se enfatizar as experiências e habilidades dos sujeitos informacionais no projeto de ambientes e sistemas de informação.

Mobilidade, Convergência e

Ubiquidade

Estão associados ao meio ambiente, externo aos sistemas e ambientes informacionais, mas que os incluem, dinamizando-os e potencializando as possibilidades dos sujeitos em encontrar a informação por meio de diferentes dispositivos e em diferentes contextos e situações.

Fonte: Vechiato; Oliveira e Vidotti (2016, p.7)

Nesse contexto, observa-se que é necessário existir uma preocupação de como está o desenvolvimento de sistemas e a forma com que esse usuário interage com ele. Assim, é possível perceber que a Arquitetura da Informação tem como foco a interação do usuário com os ambientes informacionais. A diferença nos ambientes informacionais digitais em relação à busca do usuário e a satisfação de encontrar a informação está na estrutura desses ambientes.

Segundo Rosenfeld e Morville (2006) a AI é constituída por sistemas de organização, navegação, rotulagem e busca. Onde o sistema visa distribuir os conteúdos nos web sites, a navegação é a interação do usuário com o ambiente, o conteúdo informacional é disponível, a rotulagem é a forma de representar às informações e pôr fim à busca é responsável pelo acesso rápido à informação. Assim, a arquitetura da informação digital visa à estruturação de informações, com o fim de torná-las disponíveis e acessíveis de forma mais adequada, pertinente e utilizável pelos usuários.

5 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS E RESULTADOS

Essa pesquisa caracteriza-se como de tipo exploratória e analítica, abordando investigações no campo teórico e metodológico da CI. A pesquisa foi realizada através de uma análise do repositório ARCA - (http://www.arca.fiocruz.br/), cujo instrumento de avaliação utilizado foi o checklist, verificando se o repositório está de acordo com os quesitos da Encontrabilidade da Informação.

(10)

A análise do repositório foi feita baseada no quadro proposto por Vechiato; Oliveira e Vidotti (2016), assim, avaliando os atributos da Encontrabilidade da Informação em ambientes informacionais digitais. Na terceira coluna do lado esquerdo para o direito foram preenchidas as siglas e na última coluna foram feitas as observações e avaliações de cada item, conforme segue tabela abaixo:

Quadro 2- Checklist para avaliação de ambientes informacionais

Atributo Checklist • SIM (S) • NÃO (N) • PARCIALMENTE APLICÁVEL (P) • NÃO APLICÁVEL (NA) Observação Taxonomias navegacionais

A taxonomia navegacional existente possui categorização adequada dos

conceitos/termos. S Existe uma taxonomia navegacional, e os itens apresentados nos menus estão bem adequados. A taxonomia navegacional existente possui

termos significativos e coerentes que não

dificultam seu entendimento. S

Os termos utilizados são de fácil entendimento. Instrumentos de controle terminológico

São utilizados vocabulários controlados, tesauros e/ou ontologias para a

representação do assunto dos recursos informacionais.

S

Possui lista de assuntos.

Folksonomias

Há recursos de classificação social

(folksonomia) que favoreçam a participação dos sujeitos informacionais.

N

Não foi possível identificar recurso de classificação social. As tags geradas pelos sujeitos são

disponibilizadas em nuvem de tags para

facilitar a navegação social. N

Não foi possível identificar a existência de nuvens de tags.

Metadados

Os recursos informacionais estão

representados por metadados. S

Os recursos são representados por metadados. É utilizado padrão de metadados coerente

com a proposta do ambiente informacional. S

Utiliza-se o padrão Dublin Core (DC) Mediação dos sujeitos institucionais (informáticos e profissionais da informação)

O ambiente disponibiliza formas de auxílio aos sujeitos informacionais a partir de tutoriais (ambientes digitais) ou assistência presencial (ambientes analógicos).

S Existem tutoriais de como navegar, pesquisar, depositar documentos, manual de preenchimento dos metadados. Mediação dos sujeitos informacionais

Os sujeitos participam da produção da

informação disponibilizada. S Os usuários participam através do arquivamento de sua produção científica; área pessoal do pesquisador.

(11)

Os sujeitos participam da organização / representação da informação disponibilizada.

N Não existe

possibilidade de interação do usuário

Affordances

As affordances aplicadas facilitam o

entendimento por diferentes tipos de sujeitos informacionais. S Facilitam o entendimento na busca Wayfinding

O ambiente utiliza marcos e/ou metáforas que dão pistas ao sujeito para orientá-lo no espaço digital e/ou analógico.

P

Existem algumas pistas, mas não satisfatórias.

Descoberta de informações

O mecanismo de busca utiliza o recurso autocomplete ou autossugestão. N Não existe um autocomplete, somente nos termos já buscados. Na página com os resultados de busca são

apresentadas facetas para o refinamento da pesquisa. S Facetas por título, data do documento, data de depósito, entre outros. Os resultados de busca apresentam diversos

tipos de documentos com base na estratégia de busca inicial do sujeito, apresentando-os de forma relacionada.

S

Através da busca facetada

Há informações utilitárias nos espaços analógicos.

N Não foi possível

identificar.

Acessibilidade e Usabilidade

O ambiente possui usabilidade.

S É possível

utilizar o ambiente.

O ambiente digital possui recursos de acessibilidade digital na interface.

S Possui ferramenta de tradução de conteúdo digital, para a Língua de Sinais.

O ambiente analógico possui recursos de acessibilidade.

N Não foi possível

identificar Foram utilizadas as recomendações de

acessibilidade da W3C (WCAG 2.0). P

Foram utilizadas, porém existem 48 erros.

Intencionalidade

Há indicativos de que a ecologia se preocupa com a intencionalidade dos sujeitos por meio de tecnologias como análise de log de interação ou outras.

N

Não foi possível identificar

Responsividade

Possui interface responsiva.

P Possui, mas deveria estar mais adequada aos celulares (iphone, galaxy). Permite a continuidade das ações dos

sujeitos informacionais entre os diferentes dispositivos. N Não permite a continuidade em diferentes dispositivos.

Ubiquidade Há indicativos de que a ecologia possui

tecnologias ubíquas. N

Não foi possível identificar

Consistência As distintas partes da ecologia informacional

possuem consistência entre si. S

Existe uma padronização das interfaces

Place making

Permite que os sujeitos informacionais mantenham-se orientados, construindo sentido de localização na ecologia informacional complexa.

S

Através de marcos e facetas.

(12)

Atende finalidades, contextos e comunidades específicas. S Atende ao público em geral, e também pesquisadores na área da saúde. Redução e Resiliência

Gerencia grandes conjuntos de informações e minimiza o estresse e frustração na escolha de fontes de informação, serviços e produtos. S O mecanismo de busca, contempla todo o conteúdo do site: através de título, comunidade parceira, etc. A ecologia ou partes da ecologia se adapta à

sujeitos informacionais específicos, necessidades específicas e estratégias de busca contextuais. S Principalmente por ter um público alvo. Correlação

Sugere conexões relevantes entre elementos de informação, serviços e bens

S

Possui links para o Portal Brasil, Portal do Planalto, Fiocruz. Ajuda os sujeitos informacionais a alcançar

objetivos explicitados ou estimular necessidades latentes. P É subjetivo, pois depende do sujeito e de sua necessidade. Pervasividade

Possui estrutura ecológica com uma diversidade de ambientes, meios, canais, sistemas, tecnologias, etc.

S

Possui através das

comunidades parceiras, Permite a tendência de movimento,

propagação, infiltração, difusão total ou parcial através de vários ambientes, meios, canais, sistemas, tecnologias, etc.

N

Não foi possível identificar.

Fonte: Vechiato; Oliveira e Vidotti (2006, p.14).

Para avaliar os padrões da W3c (WCAG 2.0) no Repositório do ARCA, foi utilizado o validador de acessibilidade “da Silva”. O validador utiliza a verificação de acessibilidade através de 3 prioridades:

Prioridade 1: Pontos que os criadores de conteúdo Web devem satisfazer

inteiramente. Se não o fizerem, um ou mais grupos de usuários ficarão impossibilitados de acessar as informações contidas no documento. A satisfação desse tipo de pontos é um requisito básico para que determinados grupos possam acessar documentos disponíveis na Web. Prioridade 2: Pontos que os criadores de conteúdos na Web deveriam satisfazer. Se não o fizerem, um ou mais grupos de usuários terão dificuldades em acessar as informações contidas no documento. A satisfação desse tipo de pontos promoverá a remoção de barreiras significativas ao acesso a documentos disponíveis na Web. Prioridade 3: Pontos que os criadores de conteúdos na Web podem satisfazer. Se não o fizerem, um ou mais grupos poderão se deparar com algumas dificuldades em acessar informações contidas nos documentos. A satisfação deste tipo de pontos irá melhorar o acesso a documentos armazenados na Web. (DA SILVA, 2014.)

(13)

Ou seja, as prioridades 1 devem estar presentes em todos os sites, as prioridades 2 são importantes para aumentar e facilitar a acessibilidade e a prioridade 3 seria um critério desejável a acrescentar. O relatório gerado pelo validador apontou 48 erros e 157 avisos de acessibilidade no total, sendo que 37 erros foram da prioridade 1, da prioridade 2 foram 11 erros, e da prioridade 3 não houve nenhum apontamento. Com base na avaliação do checklist, percebeu-se que o repositório do ARCA atende parcialmente aos requisitos de Encontrabilidade da Informação. Onde os atributos mais críticos do repositório foram:

✓ Folksonomia: ausência de classificação social e nuvem de tags que permitem a participação dos usuários;

✓ Mediação dos sujeitos institucionais: não existe a possibilidade de interação do usuário na representação e organização das informações disponibilizadas no repositório;

✓ Descoberta de informações: o ambiente não disponibiliza no mecanismo de busca o recurso autocomplete;

✓ Intencionalidade: não

✓ Responsividade: não permite a continuidade da informação através da ação do sujeito em outros dispositivos móveis.

✓ Ubiquidades: não possui indicativos de que a ecologia possui tecnologias ubíquas;

✓ Pervasividade: Não permite a propagação em vários ambientes, canais, etc.

Nota-se que o repositório do ARCA, mesmo atendendo relativamente os atributos de Encontrabilidade, tem muito que melhorar nos quesitos elencados acima, pois a interação e participação do usuário com a instituição é importante. Pois a estruturação das informações de acordo com o checklist proposto irá contribuir para a organização, busca e recuperação das informações do repositório.

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS

As grandes maiorias das unidades de governo estão criando ambientes digitais para disponibilizar suas informações. Mas estão esquecendo que está iniciativa requer muito esforço dos governantes e servidores. Pois é necessário

(14)

acompanhar e implementar estes ambientes, bem como para mantê-los atualizados para facilitar a Encontrabilidade das informações.

Não basta apenas disponibilizar os dados, é preciso fornecê-los de forma a serem facilmente encontrados e recuperados por diversos tipos de ferramentas para garantir a interoperabilidade e assim permitir a descoberta de informações valiosas, possibilitando a transparência no uso dos recursos públicos e a potencialização do retorno sobre dados governamentais públicos, através de colaboração da sociedade. Considerando o Repositório do ARCA, nota-se que existe uma preocupação em tornar públicas as informações governamentais. Ao fazer uma “busca” pelo site, foi possível obter a informação desejada, porém, é necessário que o usuário elabore procedimentos baseados em seu próprio conhecimento por meio de palavras-chaves, para que chegue à informação desejada.

Portanto, nesta pesquisa foi possível notar que diante do sistema analisado, pode-se afirmar que a Arquitetura da Informação aplicada na criação de web sites/repositórios, conduz melhor o usuário às informações desejadas e torna o acesso a elas mais eficaz e preciso. Assim, é necessário uma padronização dos

web sites, elaborando um planejamento e organização da informação que facilite a

navegação neste sistema hipertextual, amenizando os problemas trazidos nas questões de busca e organização de informações digitais, desta forma favorecendo a Encontrabilidade da Informação.

REFERÊNCIAS

BITTENCOURT, C. A.; et al. Participação do estado na administração das

tecnologias da informação e da comunicação: promoção no uso da informação na sociedade do conhecimento. In: TOMÁEL, M.I (Org.). Informação em múltiplas

abordagens: acesso, compartilhamento e gestão. Londrina: UEL, 2010.252p.

DA SILVA. Disponível em: < http://www.dasilva.org.br/valida>. Acesso em fev./2017. DIAS, E. W.; NAVES, M. M. L. Análise de assunto: teoria e prática. 2. ed.rev. Brasília: Briquet de Lemos, 2013.115p.

DSPACE. Disponível em: <http://www.dspace.org/>. Acesso em fev./2017.

INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Boas

práticas para a construção de repositórios institucionais da produção

científica. Brasília: IBICT, 2012. Disponível em: <http://livroaberto.ibict.br/>. Acesso em: fev./2017.

(15)

KURAMOTO, H. Acesso livre a informação científica: novos desafios. Liinc em

Revista, v.4, n.2, setembro, 2008. Rio de Janeiro, p.154 -157. Disponível em:

<http://revista.ibict.br/liinc/index.php./liinc/article/viewFile/277/181>. Acesso em: fev./ 2017.

LAI (2014.) 2016. Lei de Acesso à Informação. Disponível

em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2011/Lei/L12527.htm>. Acesso em: fev. /2017.

MARCOS, M. Information architecture & findability: Peter Morville interview. El

profesional de la información, v. 16, n. 3, p. 268-269, maio/jun. 2007. Disponível

em: < http://www.elprofesionaldelainformacion.com/contenidos/2007/mayo/12.pdf >. Acesso em fev./2017.

MORVILLE, P. Libraries at the crossroads of ubiquitous computing and the

internet. Online, v. 29, n. 6, nov./dez 2005. Disponível em:

<http://www.infotoday.com/online/nov05/morville.shtml>. Acesso em: abr. /2017. MORVILLE, P.; ROSENFELD, L. Information architecture for the world wide web. O`Reilly Media: 2006.

REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DA FIOCRUZ. Disponível em <http://www.arca.fiocruz.br/ >. Acesso em abr./2017.

SAYÃO, L. et al. Implantação e gestão de repositórios institucionais: políticas, memória, livre acesso e preservação. Salvador: EDUFBA, 2009. Disponível em: <https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ufba/473/3/implantacao_repositorio_web.pdf>. Acesso em abr./2017.

VECHIATO, F. L. Encontrabilidade da informação: contributo para uma

conceituação no campo da ciência da informação. 2013. 206 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2013.

VECHIATO, F. L.; OLIVEIRA, H. P. C.; VIDOTTI, S. A. B. G. Arquitetura da

informação pervasiva e encontrabilidade da informação: instrumentos para avaliação de ambientes informacionais híbridos. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 17, 2016,Salvador. Anais eletrônicos... Salvador: UFBA, 2016. Disponível em:

<http://www.ufpb.br/evento/lti/ocs/index.php/enancib2016/enancib2016/paper/viewFil e/4118/2571>. Acesso em abr./2017.

VECHIATO, F. L.; VIDOTTI, S. A. B. G. Encontrabilidade da Informação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014. 198p.

Referências

Documentos relacionados

Atualmente encontram-se no Repositório os seguintes conteúdos: a produção científi ca do Instituto de Pesquisa Gonçalo Moniz, especializado em doenças infecto-parasitárias; a

3.9 - As equipas que efectivaram a sua inscrição mas não foram selecionadas para fazer a prova por força do artigo 3.7 têm direito à devolução do valor da inscrição na

É importante dizer, no entanto, que não há vedação legal ao desempenho de atividades econômicas pela associação, tais como prestação de serviços e venda de produtos, desde

Ele conhece o fim desde o princípio, assim o Seu pacto, que Ele fez com tal deliberação nos concílios da eternidade, aquele pacto que é selado com as coisas mais preciosas que Ele

Sobre a produção e divulgação do material da pesquisa, está no repositório ARCA: Questionário de Egressos, relatórios individuais para 40 programas stricto sensu (mestrado

A concentração de hidrocarbonetos totais de petróleo (HTP) é um parâmetro usado para realizar uma avaliação expedita do estado de contaminação ambiental, através da

A posse invocada pelos justificantes não cumpre o prazo legalmente estabelecido para a aquisição por usucapião. Tratando-se de posse não titulada, esta presume-se de má-fé,

 Cabe ao Gestor da Comunidade, bibliotecário da biblioteca de referência da unidade ou profissional da área de informação, caso não haja biblioteca de referência,