• Nenhum resultado encontrado

TRILHA DA APRENDIZAGEM

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TRILHA DA APRENDIZAGEM"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

TRILHA DA

APRENDIZAGEM

(2)

Exercícios de LÍNGUA PORTUGUESA

TEM ALGO (MUITO) ERRADO NO SEU CELULAR

Série de ficção investiga o lado oculto da vida conectada – e descobre um futuro tão assustador quanto

verossímil. Uma pesquisa feita no ano passado descobriu que ficamos quase 11h por dia, em média, olhando para telas: do computador, do celular, da TV. Quando não estamos no trânsito, dormindo, comendo ou tomando banho, estamos olhando para uma tela. Mas essa simbiose com a tecnologia não é só alegria - também pode ter efeitos imprevisíveis, e sinistros, sobre nós. Essa é a premissa de Black Mirror, série cuja nova temporada estreia este mês. O fluxo ensurdecedor de dados, a ditadura das redes sociais, o entretenimento obtuso e bruto, a escalada do ódio online e offline - como tudo isso já acontece hoje, e como pode ficar. Black Mirror é uma pancada. E o mais impressionante é perceber como é real.

Disponível em: http://www.pesquisamundi.org/2016/09/tem-algomuito-errado-no-seu-celular.html 1)O tema do texto é

(A) a quantidade de tempo que se passa diante de telas. (B) a pesquisa sobre o lado assustador da internet (C) o descrédito da tecnologia em nosso futuro. (D) o fluxo ensurdecedor de dados na internet. (E) a estreia da série Black Mirror.

_________________________________________________________________________________________ 2)Assinale a alternativa em que as formas completam corretamente as lacunas das frases abaixo, pela ordem: - Quando ____ assessorado, o governante comete muitos erros.

- O Chapeuzinho Vermelho conseguiu escapar do lobo ____. - Devemos praticar o bem e evitar o ____.

- Quando está de ____ humor, ninguém o suporta.

a) mal, mau, mau, mau; b) mau, mal, mal, mal; c) mal, mau, mal, mau; d) mau, mau, mal, mal; e) mal, mal, mau, mau.

________________________________________________________________________________________ Leia a titinha abaixo e depois responda:

3)A palavra "aquele" contém

a) 4 fonemas. c)6 fonemas b) 5 fonemas. d) 7 fonemas

_________________________________________________________________________________________

Pé- de -moleque

Originário da culinária brasileira, o pé-de-moleque surgiu por volta do século 16 com a chegada da cana de açúcar. Por convenção, o doce foi ligado tradicionalmente à festa brasileira mais típica de nossa própria cultura. E assim, festa junina de respeito tem de ter pé-de-moleque, e tem de ter do bom! […]

D http://revistasafra.com.br/pe-de-moleque/. Acesso em: 26 de junho de 2016.

9)No texto, aparece o adjetivo” junina”, que vem da locução adjetiva” festa de junho” , O adjetivo incorreto quanto a locução adjetiva é:

A( )Mania de velho – Mania senil C( )Região de rios – região pluvial B( )Higiene da boca – higiene bucal D( )Área de lagos – Área lacustre.

Olá aluno(a). Nas atividades dessa semana, vamos trabalhar com uma série exercícios e desafios que nos farão retomar conteúdos já apreendidos.

(3)

MATEMÁTICA

1) Qual é o menor ângulo formado pelos ponteiros do relógio a seguir?

a) 100° b) 120° c) 140° d) 110° e) 130°

Agora, a segunda atividade.

1) Observe o mosaico a seguir e responda:

a) Qual é o nome do polígono central do mosaico? b) Quais são os polígonos que formam o mosaico? Agora, a terceira atividade.

1) Em uma pesquisa sobre atendimento, perguntaram a algumas pessoas sobre o que fariam se fossem mal atendidas em uma consulta médica. Os resultados foram registrados no gráfico abaixo:

(4)

Qual é o quadro que representa as informações do gráfico? a) b) c) d)

Agora, a quarta atividade.

1) Professora Marília fez uma pesquisa na sala de aula para saber qual era o gênero de filmes preferido dos seus alunos. Cada aluno votou em um único gênero. Veja abaixo os resultados que ela obteve:

(5)

De acordo com o gráfico, responda às questões a seguir.

a) Quantos meninos participaram dessa pesquisa? E quantas meninas?

b) Qual é o gênero preferido pela maior parte dos alunos?

c) Qual é o gênero preferido por menos alunos? d) Qual o tipo de filme preferido pela maioria das meninas? E pela maioria dos meninos?

e) Qual foi a diferença entre o número de alunos que prefere filmes de aventura e o número de alunos que prefere filmes de ficção?

Agora, a quinta atividade.

1) Foi realizada uma pesquisa eleitoral para estudar a intenção de votos nos candidatos A, B e C. Os resultados obtidos estão apresentados no gráfico.

Classifique cada afirmação como V (verdadeira) ou F (falsa).

a) O número de pessoas consultadas foi 5 400.

b) Se metade dos eleitores indecisos votassem em C, este ganharia a eleição. c) A soma dos votos dos candidatos B e C é maior que a soma dos votos do

(6)

HISTÓRIA

Bom dia! Iremos aprender sobre as Revoltas Regenciais. Para entender o surgimento das Revoltas, vamos ver oque estava acontecendo na política naquele momento.

Em 1831, ocorreu a abdicação de Dom Pedro I. A época em que ocorreu o período das regências na história do Brasil foi marcada por revoltas regionais, conflitos políticos em disputa pelo poder e revoltas sociais. Grande parte da população do país vivia em péssimas condições sociais, o que ajudou o Brasil a alcançar essa instabilidade, além da ausência de um governo eficaz na

organização das forças políticas e na resolução de problemas básicos que afetavam a população. Na política, a disputa concentrava-se em três grupos distintos. Os restauradores, que desejavam o retorno de Dom Pedro I ao poder; os exaltados, que buscavam uma descentralização do poder e o alcance da autonomia das províncias; e os moderados, que eram a favor do governo

centralizado e da monarquia. Como consequência desse período, o Brasil viveu uma série de revoltas que aconteceram entre os anos de 1831 e 1840. Entre as mais famosas, estão : A

Sabinada na Bahia, a Balaiada no Maranhão e a Revolução Farroupilha na região Sul, a Revolta dos Malês na Bahia e a Cabanagem no Grão Pará; todas em consequência da desordem do período regencial. O período teve fim em 1840, com o Golpe da Maioridade que permitiu que o herdeiro Dom Pedro II assumisse o trono aos 14 anos.

Iniciaremos nossos estudos com a Revolta Cabanagem (1835-1840) Mapa político do Brasil á época da Revolta Cabanagem

A província do Grão-Pará compreende os atuais estados de Amazonas, Pará, Amapá, Roraima e Rondônia.

O Grão-Pará tinha mais contato com Lisboa do que com o Rio de Janeiro. Por isso, foi uma das últimas a aceitar a independência, só fazendo parte do Império brasileiro em 1823.

A Revolta da Cabanagem teve um alcance considerável e se espalhou pelos rios Amazonas, Madeira, Tocantins e seus afluentes.

(7)

Curiosamente, o nome deste movimento é um termo pejorativo e se refere às habitações típicas da província, construídas como "cabanas" ou "palafitas".

Dentre as principais causas da revolta podemos apontar:

As disputas políticas e territoriais, motivadas pelas elites do Grão-Pará.

As elites provinciais queriam tomar as decisões político-administrativas da província. Descaso do governo regencial para com os habitantes do Grão-Pará.

Os cabanos, por sua parte, queriam melhores condições de vida e trabalho.

Vale citar que, sobre isso, as referidas elites tomaram proveito da insatisfação popular para sublevar as populações contra o governo regencial.

Desde a independência do Brasil, em 1822, as elites do Grão-Pará se ressentiam com a presença dos comerciantes portugueses na província.

No governo de D. Pedro I, os proprietários e comerciantes estavam insatisfeito com o tratamento recebido por parte do governo central.

Além disso, sofriam com a repressão do Governador Bernardo Lobo de Sousa desde 1833, que ordenou deportações e prisões arbitrárias para quem se opusesse a ele.

Assim, em agosto de 1835, os cabanos se amotinam, sob a liderança dos fazendeiros Félix Clemente Malcher e Francisco Vinagre, culminando na execução do Governador Bernardo Lobo de Sousa.

Em seguida, indicam Malcher para presidente da província. Na ocasião, os revoltosos se

apoderaram dos armamentos legalistas e se fortaleceram ainda mais.

Contudo, Clemente Malcher se revela um farsante e tenta reprimir os revoltosos, mandando prender Eduardo Angelim, um dos líderes do movimento. Após um sangrento conflito, Malcher é morto pelos “cabanos” e substituído por Francisco Pedro Vinagre.

Em julho 1835, o então presidente da província recém-conquistada, aceita sua rendição mediante a anistia geral dos revolucionários e por melhores condições de vida para a população carente. Contudo, é traído e preso.

Inconformado, seu irmão, Antônio Vinagre, reorganiza as forças militares da cabanagem e ataca o Palácio de Belém, conquistando-o novamente em 14 de agosto 1835.

Na ocasião, Eduardo Angelim é feito presidente de um governo republicano independente. No entanto, o desacordo entre os líderes do movimento enfraquece a revolta e facilitaram o contra-ataque legalista.

(8)

Assim, em 1836, enviado pelo regente Feijó, o Brigadeiro Francisco José de Sousa Soares de Andréa, comandante mor das forças regenciais do Grão-Pará, autoriza a guerra total aos cabanos. Ele ordena o bombardeio à Belém e aos assentamentos da cabanagem.

Desse modo, com a ajuda de mercenários estrangeiros e soldados imperiais, a revolta é sufocada. Eduardo Angelim é capturado e enviado ao Rio de Janeiro.

Por fim, em 1840, a maior parte dos revoltosos já havia se dispersado ou tinham sido presos e mortos, devido às perseguições, que seguiram mesmo após 1836.

Com a ascensão de Dom Pedro II ao trono, em 1840, os prisioneiros foram anistiados.

Embora a perseguição tenha sido violenta, alguns revolucionários conseguiram escapar e fugiram para a floresta, o que permitiu a sobrevivência dos ideais da cabanagem mesmo após sua

derrota.

A Cabanagem deixou uma carnificina de mais de trinta mil mortos quase 30 a 40% de uma população da província. Dizimou populações ribeirinhas, quilombolas, indígenas, bem como membros da elite local.

Também desorganizou o tráfico de escravos e os quilombos se multiplicaram na região.

 As mulheres foram fundamentais na Cabanagem, pois eram elas que levavam informações e comida para o bando revoltado.

 A Cabanagem foi uma das poucas revoltas do período regencial que congregou várias classes sociais.

Em Belém existe o Memorial da Cabanagem que abriga os restos mortais dos líderes da revolta.

Atividade 01- Aponte duas motivações fundamentais que impulsionaram a realização da

Cabanagem, no Pará. ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ________

Atividade 02- O Período Regencial foi marcado por instabilidade política e, consequentemente, por inúmeras revoltas em todo o país. As causas eram as mais variadas possíveis: carga

(9)

excessiva de impostos, falta de participação política dos envolvidos, maior autonomia das províncias. Essas revoltas foram:

(A) Revolta dos Inconfidentes, Cabanagem, Balaiada, Sabinada, Revolta dos Malês e Revolução Farroupilha.

(B) Revolta dos Malês, Balaiada, Sabinada, Cabanagem e Revolução Farroupilha.

(C) Guerra dos Emboabas, Revolta dos Malês, Balaiada, Sabinada, Cabanagem e Revolução Farroupilha.

(D) Revolta dos Inconfidentes, Revolta dos Malês, Balaiada, Sabinada, Guerra do Paraguai

Atividade 03-Como o governo imperial conseguiu conter o movimento e recuperar sua autoridade

na região paraense? ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ __________

Atividade 04-...] explodiu na província do Grão-Pará o movimento armado mais popular do Brasil [...]. Foi uma das rebeliões brasileiras em que as camadas inferiores ocuparam o poder.” Ao texto podem-se associar:

(A) Regência e a Cabanagem. (C) Segundo Reinado e a Farroupilha. (B) Primeiro Reinado e a Praieira. (D) Período Joanino e a Sabinada.

Atividade 05- Por qual motivo o fazendeiro Félix Clemente Malcher acabou sendo deposto do

cargo de governador pelos próprios revoltosos?

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______

Atividade 06- Aponte qual era a principal questão que deu início às rebeliões regenciais: (A) O interesse das províncias em promover o retorno de D. Pedro I ao poder.

(B) A exigência popular em tornar o Brasil independente de Portugal.

(C) Disputas políticas entre as elites e as condições de pobreza da maior parte dos brasileiros. (D) A tentativa portuguesa em restabelecer o seu monopólio colonial sobre o Brasil.

(10)
(11)

GEOGRAFIA:

ORIENTAÇÕES

 Faça uma leitura no Livro de geografia “Geografia espaço e vivência”, do 8º ano das páginas 12 a 14.

 Posterior a leitura, elabore um texto sobre os conceitos de as camadas da terra que são citadas nestas páginas. (20 linhas)

 Elabore um desenho que represente de alguma forma cada uma das camadas da Terra.

ESCOLA MUNICIPAL CIME TANCREDO DE PAULA ALMEIDA ATIVIDADE EXTRACLASSE – CIÊNCIAS

Aluno (a):__________________________________________________________ Professora: Lorena Silva Parreira e Guimarães

Data: De 27/07 a 31/07/2020 8º ano – Turma A e B Turno: Matutino

Instruções: Leia o texto abaixo, e se possível pesquise outras fontes como livros e vídeos no YouTube. Você pode procurar por títulos como “clima do Brasil” “clima e tempo”.

Diferença entre Tempo e Clima

Os conceitos de tempo e clima, embora muitos acreditem que são sinônimos, apresentam diferenças.

Tempo: designa o tempo atmosférico e/ou

meteorológico de determinado momento, ou seja, tempo chuvoso, tempo quente, tempo ensolarado, tempo úmido, tempo frio, tempo seco.

Clima: reúne um conjunto de informações

sobre os diferentes tipos de clima: tropical, subtropical, desértico, polar, equatorial, temperado, etc.

Quando dizemos “tempo quente e clima quente”, embora pareçam a mesma coisa, não são. Ou seja, o "tempo quente" determina um estado momentâneo ou parcial do local.

Já o "clima quente" está relacionado com anos de estudos sobre diversos fatores atmosféricos tais como: umidade, temperatura, pressão, índice pluviométrico (chuva), ventos, etc.

Logo, a sentença acima se refere ao tempo atmosférico e ao clima atmosférico.

Em resumo, o tempo está relacionado com as condições meteorológicas, já o clima está relacionado com as condições climatológicas.

Dessa maneira, o tempo influencia o clima e o clima é caracterizado sobretudo pelos tipos de tempo de uma região.

Assim, o tempo é uma característica momentânea da atmosfera e o clima é um fator mais permanente. De tal modo, o tempo pode variar de uma hora para outra, ou de um dia para o outro. Já o clima não é alterado de um momento ao outro, ou seja, ele muda ao longo do tempo.

(12)

Note que diversos fatores influenciam o clima, que por sua vez são determinados pelas estações do ano: primavera, verão, outono e inverno.

Os principais fatores climáticos são: altitude, latitude, relevo, vegetação, massas de ar, correntes marítimas, maritimidade e continentalidade.

Exemplos: Quando dizemos “Hoje faz muito frio” estamos falando das condições meteorológicas (e momentâneas) do local, isto é, do tempo.

No entanto, se dizemos “Faz muito calor aqui nessa época do ano”, estamos nos referindo ao clima da região. Na sentença "o Brasil tem um clima tropical, porém hoje faz muito frio", refere-se ao clima e ao tempo Fonte: https://www.todamateria.com.br/diferenca-entre-tempo-e-clima/

QUESTÃO 01 – Descreva o termo Tempo:

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ QUESTÃO 02 – Descreva o termo Clima:

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ QUESTÃO 03 – Quais são os principais fatores climáticos?

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ QUESTÃO 04 – O clima e o tempo exercem influencia um sobre o outro?

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________

(13)
(14)

ENSINO RELIGIOSO

LEIA O TEXTO E RESPONDA A ATIVIDADE: Introdução

Nesta aula veremos o significado do que é Estado Laico e as suas diferentes manifestações culturais de religiosidade, cidadania, direitos dos povos e respeitos as leis democráticas. Estado Laico e religiosidade

O que é Estado Laico?

É um Estado político e civil, onde não há interferência da religião nas decisões políticas.

PRINCÍPIOS DO ESTADO LAICO

A separação entre o Estado e a Igreja não significa desprezo pelas religiões, ao contrário, visa garantir que diferentes crenças possam viver lado a lado em uma comunidade.

LIBERDADE RELIGIOSA NA CONSTITUIÇÃO

A liberdade religiosa é garantida pela Constituição de 1988 e está descrita no artigo 5º. Que possui 77 incisos sobre os direitos fundamentais garantidos aos cidadãos.

Artigo 5º.

“É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício de culto religioso garantidas, na forma da lei, a proteção dos locais de culto e suas liturgias”

Exemplificando

Isso significa que os governos não podem agir no sentido de obrigar as pessoas a adotarem uma ou outra religião ou de proibir os cidadãos de seguirem uma crença e participarem de cultos. Assim, os brasileiros e estrangeiros que se encontram em território nacional, devem ter liberdade de escolher se serão pertencentes a uma religiosidade ou não.

Dessa forma, garante o direito de não ter religião, ou ser ateu, ou ter convicções filosóficas que não estejam vinculadas a religião.

ATIVIDADE:

1. Complete as frases abaixo, segundo o que aprendemos até agora nesta aula:

a) Estado Laico é um Estado político e civil, onde não há interferência da religião nas...

b) A Liberdade Religiosa é garantida no Brasil pela...

Equipe responsável pela elaboração do material: professores e gestores do 6º ao 9º ano da Escola Municipal CIME Tancredo de Paula Almeida.

Referências

Documentos relacionados

A democratização do acesso às tecnologias digitais permitiu uma significativa expansão na educação no Brasil, acontecimento decisivo no percurso de uma nação em

Não houve um aumento significativo da resistência a compressão da mistura (MTA+Lignina) quando comparada com os resultados do MTA Angelus na mesma metodologia, isso se

Percebe que as ferramentas da qualidade e da metodologia Lean Seis Sigma, associadas corretamente à cada etapa do DMAIC podem trazer ganhos expressivos para as mais variadas áreas

Após extração do óleo da polpa, foram avaliados alguns dos principais parâmetros de qualidade utilizados para o azeite de oliva: índice de acidez e de peróxidos, além

b) Execução dos serviços em período a ser combinado com equipe técnica. c) Orientação para alocação do equipamento no local de instalação. d) Serviço de ligação das

Revogado pelo/a Artigo 8.º do/a Lei n.º 98/2015 - Diário da República n.º 160/2015, Série I de 2015-08-18, em vigor a partir de 2015-11-16 Alterado pelo/a Artigo 1.º do/a

A Escala de Práticas Docentes para a Criatividade na Educação Superior foi originalmente construído por Alencar e Fleith (2004a), em três versões: uma a ser

Acreditamos que o estágio supervisionado na formação de professores é uma oportunidade de reflexão sobre a prática docente, pois os estudantes têm contato