• Nenhum resultado encontrado

Quando Davi escreveu. pastor e que Ele é o seu Senhor.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Quando Davi escreveu. pastor e que Ele é o seu Senhor."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Igreja Metodista Em Itaberaba

Congregação Em Santana De Parnaíba “ J e s u s C r i s t o o n t e m e h o j e é o m e s m o , e o s e r á p a r a s e m p r e ”

Pastoral

Jesus, o meu bom pastor

Q

uando Davi

escre-veu o primeiro ver-so do Salmo 23, ele ainda não era rei, mas sim um pastor, um pastor de ovelhas. No Salmo 23, Da-vi associa a figura do seu Deus à de um pastor e se vê no lugar de uma ovelha. Portanto, a ovelha está re-conhecendo que tem um pastor e que Ele é o seu Se-nhor.

Essa conclusão do salmis-ta nos revela algumas coi-sas sobre o relacionamen-to do pasrelacionamen-torzinho de ovelhas com o seu Senhor: ao se ver como uma ovelha, Davi reconhece que é indefeso. Afinal, ovelhas não têm garras nem mecanismos de de-fesa; ovelhas também são sujas e incapazes de se limpar sozinhas; ovelhas são desorientadas e precisam o tempo todo de alguém que lhes indique o caminho. Mas Davi não poderia ter pensado em outra metáfora para explicar sua relação com o Senhor? Talvez sim. Ele poderia ter dito “O Senhor é o meu general”, e aí ele seria um sol-dado com armas e força para guerrear; ou “O Senhor é o meu rei”, e então ele seria Seu súdito, com autoridade e prestígio.

Mas o diferencial de ser uma ovelha é que há uma única pessoa que se importa com ela: o seu pastor; Deus, que é o nosso pas-tor, se importa com nossas vidas. O pastor defende suas ovelhas do mal e do perigo, livrando-as e advertindo-as; o pastor cuida das ovelhas e faz de tudo para preservá-las limpas; o pastor guia su-as ovelhsu-as a águsu-as tranquilsu-as. Por isso, podemos afirmar com toda a certeza: o Senhor é o nosso pastor, pois Ele é o nosso defensor! É Ele quem nos livra das ciladas de Satanás e nos afasta dos abis-mos do pecado; é o Senhor quem nos purifica e lava de todo pe-BOLETIM INFORMATIVO | ANO XVI | Nº 733 | 23 DE SETEMBRO DE 2018

“O Senhor É o Meu Pastor”, por Anthony Falbo (2013)

(2)

cado, deixando-nos mais alvos do que a neve; é o Senhor quem trilha nossos caminhos e anda sempre ao nosso lado.

Todos nós, ovelhas, precisamos de um pastor gracioso, misericordio-so e zelomisericordio-so. Todos nós precisamos dos cuidados do nosmisericordio-so Senhor. Pa-ra nós, pastores, humanos e limitados, não existe nada melhor e mais acalentador do que saber que, na verdade, somos copastores de um pastor infalível e supremo, que conhece todas as suas ovelhas e não abre mão de nenhuma delas, ainda que tenham ficado outras noven-ta e nove salvas no aprisco Ele se impornoven-ta com aquela que se per-deu e a resgata com graça e bondade. Enfim, todos nós precisamos ser pastoreados.

Que a nossa declaração de fé seja inspirada pela linda canção do Pas-tor Adhemar de Campos: “Não existe nada melhor / Do que ser ami-go de Deus / Caminhar seguro na luz, / Desfrutar do seu amor / Ter a paz no coração, / Viver sempre em comunhão / E assim perceber / A grandeza do poder / De Jesus meu bom pastor”.

Jesus é nosso bom pastor que não tem deixado nos faltar nada!

Do amigo e pastor

Tiago Valentin

“O verdadeiro pastor tem duas vozes: uma para chamar as ovelhas e outra para espantar os lobos devoradores.”

João Calvino, teólogo cristão francês (1509-1564)

Reflexão

Eu sou o meu maior problema

“Desventurado homem que sou!” (Romanos 7:24).

N

ão é uma questão de retó-rica não; de fato, eu sou o meu maior problema. Sou uma pessoa mais complicada do que aquelas que estão ao meu redor po-dem perceber. Sou a fonte dos meus maiores dissabores e poucas vezes de minhas mais saborosas alegrias. Elencarei aqui algumas razões por-que eu sou o meu maior problema. 1. Embora salvo da condenação do pecado, ainda cometo terríveis transgressões. Não obstante ter

(3)

si-do regenerasi-do, ainda tenho um coração inclinasi-do ao mal. Meu cora-ção cogita o que não é santo, meus olhos veem o que não é puro e minhas mãos fazem o que não é reto. Minha língua, às vezes, murmu-ra em vez de adomurmu-rar a Deus. Meus lábios se abrem pamurmu-ra falar mal da-queles que foram criados à imagem e semelhança de Deus, em vez de abençoá-los com palavras de sabedoria. Meus pés, são inclinados a se desviarem, em vez de andarem em retas veredas. Oh, desventu-rado homem que sou!

2. Tenho a tendência de enxergar um cisco no olho do meu irmão

e não ver uma tábua encravada no meu próprio olho. Sou

com-placente com os meus erros e implacável com as falhas do meu pró-ximo. Vejo as mínimas deficiências nos outros e não consigo diagnos-ticar pecados gritantes em mim mesmo. Sou exigente com os outros e muito tolerante comigo. Sou inflexível quando se trata de cobrar dos outros, mas extremamente complacente comigo mesmo. Condeno nos outros o que não tenho coragem de confrontar no meu próprio cora-ção. Muitas vezes, afivelo no rosto uma grossa máscara de piedade, quando o que desfila garbosamente na feira das vaidades é uma des-lavada hipocrisia. Oh, desventurado homem que sou!

3. Faço promessas a Deus e ao próximo acerca daquilo que não tenho a disposição de cumprir. Como sou pródigo em minhas pro-messas a Deus! Digo a Ele que O amo, mas entristeço-O com meus pecados. Prometo a Ele sincera amizade, mas não faço o que Ele man-da. Estadeio a Ele minha inegociável fidelidade, mas troco-O, com fre-quência, por um prato raso de prazeres efêmeros. Faço estudos pro-fundos sobre oração, mas meus joelhos não se dobram em deleitosa adoração. Ergo minha voz e digo para todos que sou um embaixador, mas me calo covardemente tantas vezes, deixando de anunciar as bo-as novbo-as do Evangelho aos que perecem em seus pecados. Reconhe-ço que sou apenas mordomo e não o dono do que está em minhas mãos, mas nem sequer entrego a ele, com fidelidade, os dízimos e as ofertas. Oh, desventurado homem que sou!

4. Minha vida nem sempre é avalista de minhas palavras. Minhas palavras são mais bonitas do que minhas obras. Sou como a figuei-ra cheia de folhas, mas desprovida de frutos. Toco trombeta quando dou uma esmola, mas faço-o para que as pessoas vejam quão gene-roso eu sou. Gosto de ser reconhecido pelos homens e deles receber aplausos mais do que agradar a Deus, que tudo vê em secreto. Esco-am dos meus lábios torrentes de palavras bonitas para impressionar as pessoas que só veem minha aparência, mas escondo no coração cogitações perversas que fariam afastar de mim os meus mais ache-gados amigos. Oh, desventurado homem que sou!

5. Sou um ser contraditório que acabo fazendo o que detesto e deixando de fazer o que aprovo. Meu coração é enganoso e

(4)

deses-peradamente corrupto. É um laboratório que produz, em larga escala, o que traz desonra para Deus e ofensa para o próximo. Sou um ser a tal ponto paradoxal que o bem que eu quero fazer, não faço; e o mal, que não quero, esse pratico. Meus lábios, na mesma medida em que adoram a Deus com cânticos espirituais no templo, ferem os irmãos com palavras grosseiras no pátio da igreja. Alteio minha voz para di-zer que sou um pacificador, mas muitas vezes acabo semeando con-tendas entre os irmãos, o pecado que Deus mais abomina. Oh, des-venturado homem que sou!

Minha esperança não está em quem sou nem no que faço, mas na graça daquele que tudo fez por mim, morrendo na cruz em meu lugar, para me dar a vi-da eterna!

Por Hernandes Dias Lopes,

pastor da Primeira Igreja Presbiteriana de Vitória (ES) “Nada existe de mais miserável que o espírito do

homem que está consciente do mal que faz.” Plauto, dramaturgo romano (c. 230 a.C.-180 a.C.)

Avisos

Congresso de Família – Pais e Filhos

Entre os dias 9 e 11 de novembro, realizaremos em nossa igreja o Con-gresso de Família – Pais e Filhos, com a participação dos palestrantes Célia e Nelson Junker e outros convidados especialistas no tema.

Programação:

9/11 (sexta-feira), às 20h00

Abertura do Congresso, com Célia e Nelson Junker. 10/11 (sábado), a partir das 14h00 – Oficinas:

“Ter ou Não Ter: Eis a Questão!”, sobre casais sem filhos – com Júlia Plaza, psicóloga da Igreja Metodista no Butantã;

“É a Minha Cara, Mas o Teu Jeito”, sobre filhos até 10 anos – com o Dr. Gilvano Amorim e Ana Consuelo, da Igreja Batista Ágape de Campinas; “Toma Que o Filho É Teu”, sobre filhos adolescentes até 17 anos com o Pr. Marcos Garcia, da Igreja Metodista em Santo Amaro;

“E Agora?! Quem Sobrou?!”, sobre filhos jovens e adultos – com Célia e Nelson Junker.

11/11 (domingo), às 19h00

Encerramento do Congresso, com Célia e Nelson Junker Investimento: R$ 25,00 por pessoa

(5)

Papo de Mulher

A Sociedade de Mulheres convi-da para uma tarde só delas, no sa-lão social da Igreja Metodista em Ita-beraba. O “Papo de Mulher” será no dia 6 de outubro (um sábado), às 15h30, e contará com a presença da psicóloga Denise Rodrigues, presi-dente da Sociedade de Mulheres da Igreja Metodista em Taipas, que fa-lará sobre o tema “Depressão: Que Bicho É Esse?”. Tire um tempinho pra você e venha! 

Sociedade de Mulheres 

Aniversariantes

25/9 Renata Rodrigues Marques Sanches; 27/9 Marcel Fogaça de Oliveira.

Orai sem cessar!

Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por enfermidades e problemas diversos. Oremos:

Pela saúde da d. Alda, da Cida (cunha-da (cunha-da Silvana), do Carlos (filho (cunha-da Zenai-de), da d. Cida Garcia, da d. Domi, da Gi-na, do Luciano Amorim (primo da Cláudia Dalbeto), da d. Lydia Reyes (mãe da Maria José), da Maria Clara (sobrinha da Maria José), da d. Maria da Penha, do Maércio, da Nurimar, da Paula (filha da d. Alda), do

Rafael Arrais (sobrinho do sr. Manoel), da Rosimeire (irmã da Rose-li de Brito), da d. Tereza (sogra da Maria José), da d. Tereza Lem-mi Marques (mãe do Cláudio), do Vitorino, do Wanderlei e do Wilson (cunhado da Maria José);

Pelos desempregados;

Pelos Pequenos Grupos (PGs), seus líderes e seus alvos; Pelos ministérios e lideranças da nossa igreja;

Pela equipe pastoral (pastores Tiago, Laura e Lucas);

Pelos missionários Carla Stracke, Danilo Sanguin e Mariana Wada; Pelo crescimento quantitativo, espiritual e orgânico da nossa igreja; Pelo ministério do Bispo José Carlos Peres, da nossa Região; Pelo processo eleitoral de 2018.

(6)

www.metodistaitaberaba.com.br /igrejametodista.itaberaba

Missão: Espalhar a santidade bíblica, testemunhando Jesus Cristo como único e sufi ciente Sal-vador, capaz de transformar vidas e realidades.

Visão: Ser reconhecida como uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, com amor à Palavra, e acolhe os que se achegam e buscam a cura e a restauração do corpo, da alma e do espírito.

Igreja Metodista em

Santana de Parnaíba (Congregação) Rua Alberto Frediany, 853

Santana de Parnaíba - SP Pastor: Lucas Gomes R. Mestras Pias Fillipini, 161

São Paulo - SP - 02736-010 Tel: 3977-0571 Pastor: Tiago Valentin tivalentin@hotmail.com Pastora: Laura Valentin lauraprfcosta@hotmail.com

PROGRAMAÇÃO SEMANAL

2ª FEIRA 3ª FEIRA 4ª FEIRA 6ª FEIRA SÁB. DOMINGO

Alimentando Vidas (20h00) Tarde de Oração (16h30) Novidade de Vida (20h00) Encontros dos PGs Encontros dos Pgs Culto de Libertação (20h00) Reun. de Oração (22h30) Encontros dos Pgs Or. e Intercessão (8h15) Escola Dominical (9h00) Culto solene (19h00)

HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DOS PASTORES NA IGREJA

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo Manhã - 8h30 – 12hTiago

Dia Folga Pr. Tiago Pra. Laura

8h30 – 12h

Tiago 8h30 – 12hLaura - Tiago e Laura9h Tarde 13h30 – 17hTiago e LauraTiago e Laura13h30 – 17h Tiago e Laura13h30 – 17h Tiago e Laura13h30 – 17h Tiago e Laura14h - 17h -Noite Tiago e Laura20h Tiago e Laura20h Tiago e Laura20h Tiago e Laura20h Tiago e Laura19h Tiago e Laura19h

BOLETIM INFORMATIVO (BOIN) DA IGREJA METODISTA EM ITABERABA

Coordenação: Pr. Tiago Valentin

Edição: Benjamin Gonçalves

Projeto e produção gráfi ca: Américo Neto

Colaboradores: Flávia Gonçalves, Pra. Laura Costa Valentin e Dilson Julio Silva

Coordenadora do M. de Comunicação: Aline Gomes Escala de Serviço

SERVIÇO HOJE (23/9) PRÓX. DOMINGO (30/9) FECHAMENTO DA IGREJA Pastores Mariana

GUARDADOR DOS CARROS Toninho Wil

INTERCESSÃO Edward/Silas Manoel/Edward MINISTÉRIO INFANTIL Não haverá atividade à noite Thaís/Rosa/Tobias/Carol Leite

LOUVOR Nova Aliança Vida

OPERADOR DE SOM Álvaro Márcio

OPERADORA DO DATASHOW Scheila Eula

OPERADOR DE CÂMERA Augusto Gabriel

DIREÇÃO DO CULTO Pr. Tiago Pr. Tiago/João

PREGADOR Pra. Laura Pra. Laura

Assista as transmissões ao vivo ou as gravações

dos cultos em nosso canal no Youtube.

Referências

Documentos relacionados

O Museu Digital dos Ex-votos, projeto acadêmico que objetiva apresentar os ex- votos do Brasil, não terá, evidentemente, a mesma dinâmica da sala de milagres, mas em

nhece a pretensão de Aristóteles de que haja uma ligação direta entre o dictum de omni et nullo e a validade dos silogismos perfeitos, mas a julga improcedente. Um dos

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Tratando-se de uma revisão de literatura, o presente trabalho utilizou-se das principais publicações sobre as modificações de parâmetros técnicos observados em corredores,

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

5 — Os bens de domínio público são incluídos no ativo imobilizado da CIMLT responsável pela sua administração e controlo, estejam ou não afetos à sua atividade operacional.

*-XXXX-(sobrenome) *-XXXX-MARTINEZ Sobrenome feito por qualquer sucursal a que se tenha acesso.. Uma reserva cancelada ainda possuirá os dados do cliente, porém, não terá