• Nenhum resultado encontrado

PLANO DE TRABALHO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO. Reformulação devido à Pandemia COVID-19

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PLANO DE TRABALHO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO. Reformulação devido à Pandemia COVID-19"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

PLANO DE TRABALHO

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA -

BACHARELADO

Reformulação devido à Pandemia COVID-19

ADQUIRA ESTE TRABALHO CONOSCO –

TEMOS A PRONTA ENTREGA

WHATSAPP: (91)988309316

(2)

Sumário

1. PLANO DE TRABALHO: ESTÁGIO CURRICULAR III: ATIVIDADE FÍSICA NA EMPRESA E LAZER ...3 1.1 ORIENTAÇÕES PARA AS ATIVIDADES ... 3 2. PRODUÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO ... 10

(3)

3 1. PLANO DE TRABALHO: ESTÁGIO CURRICULAR III: ATIVIDADE FÍSICA NA EMPRESA E

LAZER

A seguir, você terá as atividades a serem realizadas no estágio supervisionado em atividade física na empresa e lazer, este Plano de Trabalho foi elaborado devido ao contexto da pandemia COVID-19.

1.1 ORIENTAÇÕES PARA AS ATIVIDADES

Seja bem-vindo ao Estágio Supervisionado em Atividade Física na Empresa e Lazer! No decorrer dessas semanas de estudos de casos do Estágio Supervisionado em Atividades Físicas na Empresa e Lazer, iremos juntos aprender como lidar planejar e prescrever exercícios no âmbito do trabalho e aplicar os conhecimentos de lazer.

Dessa maneira, no decorrer do estágio teremos quatro estudos de casos para analisarmos, buscarmos informações e resolvermos. Cada estudo, será dividido em duas etapas de conclusão.

Baseie sua produção nas melhores evidências disponíveis nas bases de dados científicas, que podem ser acessadas por meio da sua Biblioteca Virtual, para garantir o raciocínio crítico e reflexivo, importantes na sua futura jornada profissional.

Bons Estudos! Equipe de Docentes do Curso de Educação Física Bacharelado

(4)

4 ATIVIDADE A – Conhecendo a realidade da empresa

Para iniciarmos um trabalho com ginástica laboral em uma empresa, precisamos conhecer a realidade dos trabalhadores. Buscamos conhecer qual ou quais os tipos de trabalho que esses empregados realizam, jornada de trabalho, se há presença de dores, como é a qualidade de vida e o tempo de lazer e até mesmo os índices de faltas por problemas provocados pelo trabalho.

Somente após conhecer o perfil dessa empresa e dos seus empregados é que podemos traçar um plano de ação para que a ginástica laboral seja realmente benéfica e traga resultados.

Diante disso, suponha que, ao finalizar a graduação em Educação Física - bacharelado, você monta uma empresa que presta serviços de ginástica laboral a outras variadas empresas. Para conhecer o perfil de cada empresa, você cria um protocolo de visita para que seja possível conhecer a realidade de cada empresa.

Para isso, você irá criar um protocolo as abordagens que você irá adotar para conhecer essa empresa, seguindo os seguintes passos:

a) Defina quais serão os questionamentos que serão realizados aos responsáveis pela contratação do seu serviço. Monte um questionário para obtenção de informações importantes para o serviço que você irá prestar.

b) Aponte os questionários que serão utilizados para avaliação de dor, desconforto, cansaço e etc. Apresente todos os questionários escolhidos.

c) Apresente como você irá analisar a qualidade de vida desses empregados.

d) Apresente como você chegará à conclusão da melhor intervenção com os empregados de cada empresa.

e) Apresente como você investigará o tempo, tipo de atividade e frequência de lazer que esses empregados possuem.

(5)

5 ATIVIDADE B – Elaborando uma aula de ginástica laboral

Trabalhar com a ginástica laboral não é simplesmente realizar alongamentos e relaxamentos. A ginástica laboral precisa ter um objetivo específico e gerar bons resultados.

Para isso, além de conhecer a realidade da empresa, é importante uma elaboração prévia e bem pensada da aula.

Você é a profissional de educação física responsável pela ginástica laboral de uma empresa de produtos tecnológicos, que emprega 50 pessoas que trabalham a maior parte do tempo em pé, montando peças. A jornada de trabalho desses empregados é de 8 horas por dia, com uma hora de almoço e descanso. O seu tempo para ginástica laboral será de 10 minutos todos os dias de trabalho (de segunda a sexta) e contará com 60 a 75% dos empregados. O responsável por te contratar pediu para que você realizasse a ginástica logo pela manhã, assim que os empregados chegassem. Você faz uma busca para compreender a realidade da empresa e muitos empregados reclamam de dores nos braços, ombros e nas pernas.

Diante de toda essa informação, siga os passos a seguir:

1) Elabore um plano de aula que contemplará todas as aulas de uma semana de trabalho (5 aulas, de segunda a sexta). Coloque no plano o que será realizado (aquecimento, parte principal e relaxamento), quais os exercícios, tempo de execução ou número de repetições, os objetivos de cada exercício e os equipamentos utilizados (colchonetes, cabos de vassoura, aparelho de som)

2) Para que você aplique seu plano de aula, você irá tirar fotos de cada exercício que pode ser apresentado de uma das seguintes maneiras:

a. Fotos de você mesmo realizando cada exercício, com as explicações de como deve ser realizado.

b. Fotos de você instruindo esses exercícios em alguma empresa (caso seja possível na sua cidade)

(6)

6 c. Fotos de você instruindo esses exercícios as pessoas no seu polo, caso esteja

aberto.

A escolha dos itens será realizada de acordo com a disponibilidade da sua cidade.

Cada aula deverá contemplar 10 minutos de exercícios específicos para a realidade apresentada.

3) Esses dias de aula, horário e tempo de prática foram estipulados pelo representante que te contratou. Analisando a realidade da empresa e o conteúdo já visto na disciplina de Atividades Físicas na Empresa, elabore um texto apresentando pontos a favor e contra a quantidade e tempo de ginástica laboral que você oferecerá.

(7)

7 ATIVIDADE C – Elaborando uma dinâmica para uma empresa

Trabalhar com a ginástica laboral não precisa, necessariamente, envolver exercícios. Muitas vezes a ginástica pode envolver dinâmicas que visam uma melhoria na convivência dos empregados ou até mesmo possua um objetivo mais específico.

Mesmo fugindo dos exercícios tradicionais, é importante se manter atentos aos objetivos dessa dinâmica e trabalhar com os empregados de maneira que gere resultados satisfatórios.

Diante disso, seu papel agora será elaborar uma dinâmica de grupo específica. Vamos a seguinte situação:

Você presta serviço de ginástica laboral para uma empresa de redação de um jornal. A chefe da redação te procura dizendo que tem notado inimizades entre os empregados pela falta de comunicação e isso tem atrapalhado o trabalho da equipe como um todo. Ela solicita que durante três dias de ginástica laboral você trabalhe dinâmicas que desenvolvam a comunicação entre os empregados. São 10 pessoas que trabalham nesse setor da redação desse jornal.

Diante de toda essa informação, siga os passos a seguir:

1) Realize uma pesquisa sobre dinâmicas para serem realizadas em grupo que estimulem a comunicação dentro desse contexto.

2) Apresente as três dinâmicas que você irá trabalhar nesses três dias de ginástica laboral. Descreva cada dinâmica e apresente os objetivos e o que você espera do grupo. Se possível, realize a dinâmica em um grupo de 10 pessoas e envie fotos comprovando.

(8)

8 ATIVIDADE D – Palestra sobre lazer

Devido à grande competitividade do mercado e ao aumento da concorrência, diversas empresas precisam aumentar sua produtividade e a qualidade de seus produtos e serviços. O reflexo de todo esse processo, muitas vezes, é percebido no aumento de demandas que os funcionários das empresas passam a receber para que a produtividade e a qualidade dos produtos e serviços atendam a exigência do mercado.

O aumento da demanda sobrecarrega os funcionários e, muitas vezes, transforma o ambiente de trabalho em um ambiente estressante. O aumento do estresse no trabalho pode causar declínio cognitivo, aparecimentos de dores pelo corpo, ingestão de alimentos pouco saudáveis, redução da saúde e qualidade de vida dos funcionários.

Uma forma reduzir o efeito do estresse provocado pela sobrecarga no trabalho é por meio da prática de atividade físicas, recreativas e de lazer, ou seja, aproveitar bem o tempo livre fora das obrigações laborais. Assim toda empresa consciente deve se preocupar com o bem estar do funcionário durante o horário de trabalho, bem como no período que ele se encontra fora de suas obrigações. Uma empresa consciente se preocupa em sugerir alternativas para que os seus funcionários aproveitem melhor seu tempo de lazer.

Imagine que você trabalha com atividades físicas em uma empresa grande, forte no mercado, que possuí uma grande demanda de trabalho que sobrecarrega os funcionários. Todavia, essa empresa se preocupa com os funcionários e quer sugerir alternativas de lazer para que os funcionários aproveitem melhor o seu tempo fora das obrigações laborais. A empresa procura você e pede para que você faça uma apresentação para os funcionários sobre a importância do lazer e da recreação na saúde e qualidade de vida. O intuito da empresa é que os funcionários entendam a importância de se aproveitar com qualidade o tempo fora do horário de trabalho. Baseando-se nisso, planeje essa apresentação envolvendo os seguintes passos:

a) Apresente definições de saúde e qualidade de vida;

b) Apresentes aspectos que reduzem a saúde e qualidade das pessoas (p.ex. alimentação inadequada, sedentarismo e estresse);

(9)

9 pode provocar nas pessoas (p.ex. sintomas relacionados à diminuição da saúde e qualidade de vida;

d) Apresente a definição de lazer e recreação e como isso pode auxiliar na melhoria do estresse, da saúde e qualidade de vida dos funcionários;

e) Dê sugestões de atividades de lazer e recreação para que os funcionários aproveitem seu tempo livre;

f) Monte essa apresentação em Power Point, com mínimo de 10 slides, contendo textos e figuras ilustrativas de sua fala.

g) Monte, em Word, um planejamento da apresentação, contendo sua fala para cada slide (p.ex. Slide 1: “Farei minha apresentação (nome, formação e setor de atuação na empresa) e a apresentação do tema da palestra).

(10)

10 2. PRODUÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Para a elaboração do relatório final de estágio, você deverá fazer o download do Modelo no AVA e reunir todo o material elaborado no desenvolvimento das diferentes atividades descritas no Plano de Trabalho.

2.1 Elementos pré-textuais

Inserção de elementos de apresentação/identificação do estudante e do estágio cursado no semestre, conforme Modelo disponibilizado no AVA:

• capa;

• folha de rosto;

• sumário.

2.2 Elementos textuais

Inserção das atividades realizadas, conforme descritas no Plano de Trabalho, seguindo o Modelo disponibilizado no AVA:

• Introdução: inserção de texto com a contextualização sobre o estágio realizado.

• Desenvolvimento: inserção, em sequência, de todos os materiais elaborados nas atividades, conforme Modelo disponibilizado no AVA e orientações descritas no Plano de Trabalho.

• Considerações finais: inserção de reflexões decorrentes da realização do estágio.

Atenção:

• Verifique o plano de trabalho específico do estágio que você está cursando no semestre. • O relatório deve ser postado em formato word.

2.3 Elementos pós-textuais

Inserção de elementos complementares para fechamento do relatório, conforme Modelo disponibilizado no AVA:

• referências;

• anexos;

Referências

Documentos relacionados

O trabalho tem como objetivo apresentar e discutir aspectos da formação de professores para o ensino de ciências nos anos iniciais da escolarização, focalizando algumas abordagens

Ela conceitua a Educação Continuada e Educação Permanente em Saúde (EPS). A educação continuada contempla as atividades que possui período definido para execução e utiliza,

A seleção por meio da nota obtida no ENEM, a partir de 2017, 2018 e 2019 considera exclusivamente o desempenho obtido pelo candidato no Exame Nacional do Ensino Médio. Para tanto,

Daí que quando o artigo 729.° fala em sentença só possa estar a referir-se à sentença em sentido material a que alude o artigo 152.°, não abrangendo as decisões dos

A partir da experiência dos motociclistas com a utilização de seus veículos foi possível apresentar alguns apontamentos que vão ao encontro da ne- cessidade de respeito

de papel ofício. Cortadas no tamanho que de para colar na testa de cada um. Descrição: Pedir para que os participantes formem um circulo e que fechem os olhos. O coordenador deve

No estudo de Barsottini, Guimarães e Morais (2006), após estudarem a relação entre as técnicas de judô e as lesões, eles verificaram a taxa de lesões de 78 atletas de

A mim como mãe numa situação destas não é fácil, tenho três filhos, um deles deficiente, que teve a infelicidade de nascer com problemas e a necessidade de ter