• Nenhum resultado encontrado

G abarito A. das utoatividades METODOLOGIA E CONTEÚDOS BÁSICOS DE CIÊNCIAS NATURAIS E SAÚDE INFANTIL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "G abarito A. das utoatividades METODOLOGIA E CONTEÚDOS BÁSICOS DE CIÊNCIAS NATURAIS E SAÚDE INFANTIL"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

das

A

G

abarito

utoatividades

METODOLOGIA E CONTEÚDOS

BÁSICOS DE CIÊNCIAS NATURAIS E

SAÚDE INFANTIL

(2)

Elaboração:

Revisão, Diagramação e Produção:

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

2018

Prof.ª Mônica Maria Baruffi Prof.ª Rosane Cristina Coelho Pisa

(3)

3

UNIASSELVI

NEAD

GABARITO DAS AUTOATIVIDADES

M E T O D O L O G I A E C O N T E Ú D O S B Á S I C O S D E C I Ê N C I A S N A T U R A I S E S A Ú D E I N F A N T I L

GABARITO DAS AUTOATIVIDADES DE

METODOLOGIA E CONTEÚDOS BÁSICOS DE CIÊNCIAS NATURAIS E SAÚDE INFANTIL

Centro Universitário Leonardo da Vinci RodoviaBR 470 Km 71,, nº .1 040 Bairro Benedito - CEP 89130-000 I daialn - Santa Catarina - 47 3281-9000

Elaboração:

Revisão, Diagramação e Produção:

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

2018

UNIDADE 1

TÓPICO 1

Questão única: Vimos ao longo deste tópico que os Estados Unidos fizeram grandes investimentos de recursos humanos e de materiais didáticos para a produção de projetos na área de ciências, influenciando o currículo de vários países do mundo. Caro acadêmico, de que forma essas mudanças curriculares influenciam até hoje no ensino de ciências das escolas brasileiras?

R.: Além de outros países, o Brasil, também apresentava um currículo

de Ciências descontextualizado e fragmentado. Uma forma tradicional e mecanicista de ensinar onde os alunos aprendiam os conteúdos de forma passiva. Diante disso, muitas reformas curriculares foram pensadas para que houvesse mudanças nas metodologias. Os Estados Unidos contrataram a Fundação Nacional de Ciências (National Science Foundation) ou NSF, para a elaboração dos primeiros projetos na área de Física. Esses projetos tinham por objetivo modificar a metodologia de ensino, levando o aluno a fazer ciência através do método científico. Foram elaborados materiais, como livros didáticos, equipamentos para laboratórios, manuais instrutivos e guias para o professor, possibilitando a participação do aluno na construção do conhecimento, desenvolvendo a capacidade de raciocínio, habilidades em decidir diversas situações, identificar e interpretar dados de problemas. Essas mudanças na metodologia trouxeram melhorias para o sistema educacional, principalmente para o ensino de Ciências, influenciando o nosso currículo.

TÓPICO 2

Questão única: Caro acadêmico, ao conhecer um pouco mais sobre a trajetória do ensino de ciências, você pode perceber que muitas mudanças foram feitas para possibilitar aos alunos um ensino fundamentado em atividades investigativas. Diante disso, de que forma você acredita que essa prática de ensino tem contribuído para que os alunos entendam a Ciência como um processo de produção de conhecimento?

(4)

M E T O D O L O G I A E C O N T E Ú D O S B Á S I C O S D E C I Ê N C I A S N A T U R A I S E S A Ú D E I N F A N T I L

R.: O Brasil, desde 1838, possuía um ensino que apresentava conteúdos que traziam pouca reflexão para os alunos. Eram materiais que enfatizavam um conteúdo mais factual, não possibilitando a participação dos alunos no processo de construção do conhecimento. O IBECC (Instituto Brasileiro

de Educação Ciência e Cultura), realizou grandes mudanças no currículo escolar, como promover a formação científica nos alunos, passando de um ensino memorístico para um ensino experimental. Esse movimento renovador no ensino proporcionava aos alunos um ensino mais prático, substituindo os métodos tradicionais por metodologias mais ativas, onde o aluno tivesse contato direto com os fenômenos, realizando atividades que fossem relevantes. Essa participação do aluno no processo de aprendizagem possibilitou aos alunos a descoberta pela ciência.

TÓPICO 3

Questão única: Acadêmico, as velhas estratégias de ensino baseadas na didática tradicional ainda utilizadas nos cursos de formação de professores são insuficientes para garantir a aprendizagem do aluno no modelo novo de sociedade. Diante disso, qual o papel da universidade perante esse contexto, como função de responsabilidade dessa profissionalização?

R.: O Brasil vem discutindo reformas para melhorar o ensino de ciências, objetivando destacar a importância de uma boa formação inicial e continuada dos professores, para a formação de profissionais pesquisadores. O Brasil apresenta carência de professores qualificados na área de Ciências e essa deficiência na formação do professor é percebida por meio do desinteresse e das dificuldades apresentadas pelos alunos em aprender os conteúdos. As práticas pedagógicas desenvolvidas não são consideradas adequadas para atender o novo padrão de sociedade. As práticas escolares apresentam pouco ou nenhum significado científico e as metodologias aplicadas não proporcionam uma aprendizagem significativa. Diante desse contexto, a universidade tem um papel fundamental na formação. O futuro professor deve participar diretamente da investigação através da pesquisa, pois um professor que recebe uma formação inicial ou continuada baseada em modelos tradicionais continuará reproduzindo esta prática em sala de aula. As mudanças de melhorias na qualidade do ensino só começam no investimento desse profissional, através do desenvolvimento de práticas docentes que exigem qualificação para desenvolvê-las. Isso só será possível quando a universidade possibilitar que o aluno durante sua formação participe ativamente da pesquisa e vivencie os problemas para conseguir resolvê-los.

(5)

5

UNIASSELVI

NEAD

GABARITO DAS AUTOATIVIDADES

M E T O D O L O G I A E C O N T E Ú D O S B Á S I C O S D E C I Ê N C I A S N A T U R A I S E S A Ú D E I N F A N T I L TÓPICO 4

Questão única: Acadêmico, falamos sobre ensinar através de práticas investigativas, que elas contribuem para uma aprendizagem significativa. Mas afinal, o que é ensinar por investigação? E de que forma ela pode ajudar a resolver problemas enfrentados na sala de aula?

R.: Há um grande distanciamento entre a ciência ensinada nas escolas e a ciência praticada nas universidades. O objetivo da ciência é produzir novos conhecimentos científicos e não receber esse conhecimento pronto e acabado. Tanto a universidade, quanto a escola, oferece aos seus alunos uma aprendizagem científica já consolidada. Por isso, é necessário que se aproxime o pesquisar do educador. Proporcionar que o aluno participe de atividades investigativas na área de Ciências pode ser uma estratégia utilizada para melhorar a prática do professor. No ensino de Ciências por investigação, o professor desempenha o papel de orientador das atividades, permitindo que o aluno vivencie as experiências e construa novos conhecimentos. A universidade precisa modificar as atitudes de ensino, conduzindo os alunos/ professores a atividades reflexivas, que possibilitem a construção e a reconstrução dos conhecimentos, para que saibam elaborar atividades que relacionem a teoria com a prática, para que os alunos evoluam nos conceitos e nas habilidades para que consigam devolver à comunidade os conhecimentos adquiridos pelos professores através de uma formação eficiente. Para isso, é necessário que universidade estabeleça a relação entre o ensino, pesquisa e extensão.

UNIDADE 2

TÓPICO 1

Questão única: Caro acadêmico, com base na leitura complementar desse tópico, realize uma reflexão descrevendo como você visualiza a construção do currículo escolar. Você já participou da construção de um? Você costuma debater com seus colegas de trabalho o currículo apresentado pela escola? Se não participou, como você imaginaria que fosse este currículo? Por quê? Justifique.

(6)

M E T O D O L O G I A E C O N T E Ú D O S B Á S I C O S D E C I Ê N C I A S N A T U R A I S E S A Ú D E I N F A N T I L

R.: Neste momento o acadêmico deverá expor suas experiências na

construção ou não do currículo escolar. Deverá apresentar seu parecer sincero da participação ou não com relação ao desejo de auxiliar na construção de um trabalho voltado para o coletivo da escola. Ele deverá perceber-se como peça imprescindível na elaboração deste documento, o qual será determinante para um trabalho benéfico com os alunos e que venha a refletir junto à comunidade e à equipe de profissionais da educação.

Se o acadêmico não possui experiência como professor, deverá buscar através de leituras e de conversas com seus colegas que já são professores e mesmo os professores de seus filhos ou sobrinhos para compreender a importância e o desenvolvimento deste processo na escola.

TÓPICO 2

Questão única: Neste tópico você, caro acadêmico, percebeu a necessidade de conhecer os PCN. Assim, reflita: como os PCN podem ser utilizados em sua escola e mais precisamente em sua sala de aula?

R.: O acadêmico deverá perceber que os PCN em primeiro lugar deverão

ser lidos e debatidos entre os membros do quadro da escola (professores, gestores etc.). Após esta análise ou debate, eles buscarão perceber como este documento pode auxiliar na construção de seu currículo, o qual acompanhará todo o trabalho do ano letivo das turmas. Após a elaboração do currículo, este documento auxiliará na formação de seu plano de aula, o qual será diário, quinzenal ou semanal.

TÓPICO 3

Caro acadêmico, esperamos que você, a partir do que foi estudado nesta unidade, tenha compreendido como trabalhar com seu educando em sala uma aula de Ciências Naturais. Assim, vamos construir uma aula interdisciplinar, onde várias disciplinas estarão dialogando. Escolha a temática e siga os seguintes passos:

(7)

7

UNIASSELVI

NEAD

GABARITO DAS AUTOATIVIDADES

M E T O D O L O G I A E C O N T E Ú D O S B Á S I C O S D E C I Ê N C I A S N A T U R A I S E S A Ú D E I N F A N T I L

TEMA: (É o assunto a ser trabalhado. Exemplo: As borboletas).

OBJETIVOS: (Aqui você apresentará de maneira geral o que se deseja alcançar

no decorrer e final da aula. Lembre-se dos conteúdos atitudinais, conceituais e procedimentais).

CONTEÚDO: (É o que você vai repassar aos educandos em relação ao tema

sobre as borboletas, por exemplo).

RECURSOS: (São os elementos utilizados para que sua aula seja mais criativa,

deixe-a mais atrativa, com vídeos, figuras, leituras etc.).

AVALIAÇÃO: (Este é o momento onde você desenvolve ou realiza um feedback

do que repassou aos educandos. Esta avaliação deve ser global. Lembra-se do que vimos anteriormente sobre avaliação?)

R.: O acadêmico deverá formular um plano de aula com um tema de sua escolha, seguindo os passos a seguir:

Tema: As borboletas.

Objetivos: Identificar a metamorfose que é realizada pela lagarta até chegar

à borboleta. Reconhecer por que as borboletas possuem variadas cores e formas em suas asas.

Perceber os valores que a metamorfose da borboleta pode nos dar como exemplo.

Conteúdo: Leituras, debates, imagens, informações através de pesquisa

na internet.

Recursos: Levar para a sala uma lagarta e deixar que ocorra o processo de

metamorfose e acompanhar todo o processo, e os alunos devem anotar as mudanças (aluno pesquisador).

Fotografar cada passo. Imagens.

Avaliação: Os alunos serão avaliados globalmente. Desde o primeiro

momento da apresentação do tema até sua finalização. Podemos trabalhar também na avaliação o relatório de pesquisa, os debates realizados, as participações.

(8)

M E T O D O L O G I A E C O N T E Ú D O S B Á S I C O S D E C I Ê N C I A S N A T U R A I S E S A Ú D E I N F A N T I L UNIDADE 3 TÓPICO 1

Questão única: Como você realizaria uma intervenção junto aos adolescentes sobre as transformações que ocorrem no corpo deles? Ou você acredita que este trabalho deva ser realizado somente pelos pais? Qual sua opinião com relação a isso?

R.: O acadêmico deverá expor sua opinião e perceber que enquanto educador precisa estar presente também nestes momentos de transformação da criança em adolescente. Perceber que nas aulas de ciências naturais como em qualquer momento é possível existir um diálogo aberto e consciente, dando à criança/adolescente informações importantes e dirimindo qualquer dúvida que surgir por parte deles com relação a sua sexualidade e o momento de mudanças por que passa seu físico e psicológico.

TÓPICO 2

Questão única: Estes dois fatores são preponderantes para uma alimentação adequada e rica em verduras, frutas e proteínas. Caro acadêmico, como você observa estes movimentos em sua escola? Eles acontecem junto à merenda escolar? Deixe sua opinião aqui registrada.

R.: Neste momento, o acadêmico deverá perceber que em sua escola na merenda escolar ocorrem estes movimentos de alimentação equilibrada, regado com muitas frutas e verduras. Nas aulas as informações sobre estes alimentos e quais suas vantagens para a manutenção de nossa saúde.

TÓPICO 2

Questão única: Após os estudos, como você agiria se recebesse na escola onde leciona um adolescente que se utiliza de psicotrópicos? Como você agiria frente a esta situação? Explane.

(9)

9

UNIASSELVI

NEAD

GABARITO DAS AUTOATIVIDADES

M E T O D O L O G I A E C O N T E Ú D O S B Á S I C O S D E C I Ê N C I A S N A T U R A I S E S A Ú D E I N F A N T I L

R.: Aqui, o acadêmico deverá compreender que é necessário realizar um trabalho conjunto com as esferas de saúde do bairro ou município. O trabalho deverá ser realizado de forma harmônica, buscando ajuda de profissionais como: psicólogos, agentes de saúde, médicos, a família.

Um trabalho como este não pode ser feito de forma individualizada (somente o professor), cabe ao professor informar a equipe gestora, a qual realizará os procedimentos que acima já foram citados.

TÓPICO 3

Questão única: Acadêmico, as atividades práticas contribuem para o trabalho do professor, podendo ser determinantes para a aprendizagem de Ciências. Diferencie a aprendizagem de um conteúdo ensinado por meio de aulas práticas e por meio de aulas teóricas.

R: É muito importante a inter-relação de aulas teóricas com aulas práticas, onde uma completa a outra. Alguns professores resumem seu trabalho exclusivamente em apresentar o conteúdo de forma teórica sem se preocupar em contextualizar esse saber. É necessário que o professor perceba que a teoria não é a única forma de explicar o conteúdo. Ensinar requer elaborar atividades que articulem o conteúdo ensinado com o cotidiano do aluno, para que eles consigam desenvolver a capacidade de pensar e resolver problemas. Para trabalhar aulas práticas em sala de aula, o professor precisa de alternativas adequadas e que a construção desse saber ocorra de forma paralela com à construção do saber do aluno.

TÓPICO 4

Questão única: Acadêmico, que tipos de ações desenvolvidas na escola, relacionadas a EA, poderiam envolver os pais e a comunidade, contemplando as iniciativas dos alunos?

R.: É importante a participação da comunidade na escola. A implantação de políticas sociais garante a participação de pais e da comunidade em geral e a mudança na forma de se relacionar com o meio onde vivem. A escola deve proporcionar aos alunos a participação ativa na construção dessas mudanças, por meio da implantação de programas de educação ambiental, como por exemplo, a conservação da fauna e da flora, a coleta de lixo, com a participação da comunidade através de mutirão e de uma empresa coletora, os cuidados com o solo etc.

(10)

M E T O D O L O G I A E C O N T E Ú D O S B Á S I C O S D E C I Ê N C I A S N A T U R A I S E S A Ú D E I N F A N T I L

O processo de ensino aprendizagem está relacionado com à educação escolar. A aprendizagem em Educação ambiental está relacionada ao olhar do aluno sobre o meio ambiente e de suas mudanças de atitudes. A EA não é uma aprendizagem mecânica ou de memorização, mas uma transformação da realidade, onde se refaz valores, se desconstrói hábitos e se constrói uma nova maneira de se relacionar com o ambiente.

Referências

Documentos relacionados

Termostato de segurança: interrompe a alimentação elétrica em caso de superaquecimento. A intervenção do termostato de segurança é indicada pela lâmpada vermelha

Esta pessoa precisa pesar 65,5 quilos para ser considerada de IMC Normal – observe que não é muito.. Pra ser saudável ninguém precisa ser magro como a

O registro diário, articulado com o planejamento e a avaliação, dá visibilidade às experiências tecidas e vividas junto às crianças,permitindo a construção de

Pestalozzi: como Rousseau, acreditava que o ser humano nasce bom e é formado pelo ambiente no qual vive. Era necessário, portanto, tornar o ambiente o mais próximo possível das

Questão única: Alta frequência são correntes alternadas superiores a 100 kHz, para sua aplicação são utilizados eletrodos de vidro, pelos quais a transmissão de

O figurino e modelo de organização da IGAI desde a sua criação sempre foi res- peitado, quer em termos dos seus destinatários — que vêem na IGAI uma instituição que

x = quantidade de empregados.. Em um dia de trabalho, o número de unidades produzidas é unidade, em que é o número de horas trabalhadas no dia. Determine o custo de

• Pediu-se no novo encontro que as partes se pronunciassem, uma de cada vez. • Foi diagnosticado que ambos não haviam se disponibilizado para o diálogo franco. Maria, até