• Nenhum resultado encontrado

FISPQ Em conformidade com NBR 14725:2014 FICHAS DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FISPQ Em conformidade com NBR 14725:2014 FICHAS DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Revisão: 01

1 - IDENTIFICAÇÃO

Nome do produto(nome comercial): PURO NEEM Principais usos recomendados para substância ou

mistura: Inseticida

Nome da empresa:

Telefone para contato: (19) 3899 - 2116 Telefone para emergência: (19) 3899 - 2116 E-mail:

2 - IDENTIFICAÇÃO DE PERIGOS

Toxicidade Aguda – Oral 5 Toxicidade Aguda - Dermal 5 Sensibilização à pele 1A

Norma ABNT-NBR 14725-2:2009- versão corrigida 2:2010

Sistema Globalmente Harmonizado para a classificação e Rotulagem de Produtos Químicos, ONU.

Outros perigos que não resultam em uma classificação:

O produto não possui outros perigos Elementos apropriados da rotulagem

Pictogramas:

Palavra de advertência: ATENÇÃO

Frases Perigo: H303 Pode ser nocivo se ingerido.

H313 Pode ser nocivo em contato com a pele. H317 Pode provocar reações alérgicas na pele. Frases de precaução: PREVENÇÃO:

P261 Evite inalar as poeiras/fumos/gases/névoas/vapores/aerossóis. P272 A roupa de trabalho contaminada não pode sair do local de trabalho. P280 Use luvas de proteção/roupa de proteção/proteção ocular/ proteção facial. RESPOSTA À EMERGÊNCIA:

P302 + P352 - EM CASO DE CONTATO COM A PELE: Lave com água e sabão em abundância. P312 – Caso sinta indisposição, contate um CENTRO DE INFORMAÇÃO TOXICOLÓGICA/médico. P333 + P313 – Em caso de irritação ou erupção cutânea: Consulte um médico.

P321 - Tratamento específico (veja seção 4 desta FISPQ).

P362 + P364 - Retire toda a roupa contaminada e lave-a antes de usá-la novamente. Armazamento

Não exigidas. DISPOSIÇÃO:

P501 Descarte o conteúdo e o recipiente em conformidade com as regulamentações locais.

3 - COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES

Mistura Azadiractina (CAS 11141-17-6): 0,12% Ingredientes ou impurezas que

contribuem para o perigo:

Classificação de perigo produto químico:

Sistema de classificação utilizado:

quimiagriambiental@hotmail.com

Quimiagri Ambiental Industria e Comercio de Desinfestantes Domissanitários LTDA Estrada Nelson Taufic Nacif - Lambedor , 2800

CEP: 13820-000, Monte Alegre do Sul - SP Endereço:

Data:15/02/2019 Página: 1/5

(2)

Revisão: 01

4 - MEDIDAS DE PRIMEIROS-SOCORROS

Inalação: Se inalado em excesso, remover a vítima para local arejado e mantê-la quente e em repouso. Se a vítima não estiver respirando, aplicar respiração artificial.

Se a vítima estiver respirando, mas com dificuldade, administrar o oxigênio.

Evite a aplicação método boca a boca. Procurar assistência médica imediatamente, levando esta FISPQ ou rótulo do produto.

Contato com a pele: Remova a roupa contaminada e lave imediatamente as partes atingidas com bastante água e sabão. Em caso de irritação ou se apresentar sintomas de intoxicação, procurar assistência médica imediatamente, levando esta FISPQ ou o rótulo do produto.

Contato com os olhos: Em caso de contato com os olhos, lave imediatamente com água corrente em abundância,durante 15 minutos, mantendo as pálpebras abertas/afastadas. Retirar lentes de contato, se presentes. Usar de preferência um lavador de olhos. Se a irritação persistir, procurar assitência médica, levando essa FISPQ ou rótulo do produto.

Ingestão: Lavar a boca com água em abundância. Não provoque vômito. É possível que o vômito venha ocorrer espontaneamente não devendo ser evitado, deitar o paciente de lado para evitar que aspire resíduo. ATENÇÃO:nunca dê algo por via oral para uma pessoa inconsciente. Procurar um médico imediatamente, levando esta FISPQ ou o rótulo do produto.

Quais ações devem ser evitadas: Evitar a administração de medicamentos sem o acompanhamento médico.

Sintomas e efeitos mais importantes, agudos ou tardios: Pode ser nocivo de ingerido ou em contato com a pele. Pode provocar reações alérgicas na pele.

Notas para o médico: Antídoto: Não há antídoto específico, o tratamento deve ser sintómatico e de suporte, lavagem estomacal, oxigênio e respiração artificial. Remova o paciente da fonte de exposição. Proceder esvaziamento gástrico quando se tratar de ingestão significativa e recente(até 2 horas), com a pessoa consciente. O tratamento sintomático deverá compreender medidas de suporte como correção de distúrbios hidroeletrolíticos e metabólicos, além de assitência respiratória. Monitorização das funções hepática e renal deverá ser mantido. Em caso de contato ocular, proceder a lavagem com soro fisiológico e encaminhamento para avaliação oftalmológica.

5 - MEDIDAS DE COMBATE A INCÊNDIO

Meios de extinção: Apropriados: Compatível com espuma, pó químico e dióxido de carbono(CO₂) Não recomendados: Jatos de água de forma direta.

Perigos específicos da mistura ou substância

Procedimentos especiais: Em caso de incêndio de grande proporção, afastar as pessoas para longe da fumaça para evitar inalação e intoxicação. Se a carga ou tanque estiver envolvida no fogo, isole a área em um raio de 800 metros em todas as direções. Combata o fogo a uma distância segura. Utilize diques para conter a água usada no combate.

Posicionar-se de costas para o vento. Usar água em forma de neblina para resfriar equipamentos expostos nas proximidades do fogo.

Perigos oriundos da combustão: A combustão pode produzir gases tóxicos e irritantes. Manter afastado de calor, luz solar direta, fontes de ignição. Medidas de proteção da Utilizar equipamento de proteção respiratória do tipo autônomo (SCBA) com pressão

equipe de combate a incêndio: positiva e vestuário protetor completo. Recolher os extintores de água separadamente. Não permitir a entrada de drenos ou água superficial.

6 - MEDIDAS DE CONTROLE PARA DERRAMAMENTO OU VAZAMENTO

Precauções pessoais: Utilizar macacão impermeável, óculos resistentes a substâncias químicas, botas de borracha e luvas de borracha e luvas de borracha nitrílica ou PVC ou outro material impermeável. A proteção respiratória deverá ser realizada, por máscaras respiratórias contra vapores. Evitar contato com o produto derramado ou com superfícies contaminadas. Para o pessoal que não faz parte dos Remova as fontes de ignição: Interromper a energia elétrica e desligar fontes geradoras de faíscas buscando diminuir serviços de emergência: ao máximo os impactos do derramamento. Retirar do local todo material que possa causar príncipio de incêndio.

(Exemplo: óleo diesel derramado)

Para o pessoal de serviço de emergência: Isole o vazamento de fontes de ignição preventivamente. Luvas de proteção adequadas. Sapatos fechados e vestimenta de proteção adequada. Óculos de proteção.

Máscara de proteção respiratória com filtro contra poeiras ou névoas.

Precauções ao meio Evitar contaminação ambiental. Caso ocorra o escoamento do produto para os bueiros, esgotos, rios e outros cursos ambiente: d'água, interromper imediatamente a captação da água para humanos ou animais. Contatar o orgão ambiental mais próximo e o centro de emergência devido, visto que as medidas a serem tomadas dependerão das proporções do acidente, das características do recurso hídrico e da população envolvida.

Em conformidade com NBR 14725:2014

FICHAS DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS

Produto: PURO NEEM

(3)

Revisão: 01

Método e materiais para Colete o produto com uma pá limpa ou outro instrumento que não disperse o produto. a contenção e limpeza: Coloque o material em recipientes apropriados e remova-os para local seguro. Para

destinação final, proceder conforme a Seção 13 desta FISPQ.

Diferenças na ação de Não há distinção entre as ações de grandes e pequenos vazamentos para este produto. grandes e pequenos vazamentos:

7 - MANUSEIO E ARMAZENAMENTO

Medidas técnicas apropriadas para o manuseio

Precauções para Manuseie em uma área ventilada ou com sistema geral de ventilação/exaustão local. manuseio seguro: Evite formação de poeiras. Caso necessário, utilize equipamento de proteção

individual conforme descrito na seção 8 desta FISPQ.

Medidas de higiene: Lave as mãos e o rosto cuidadosamente após o manuseio e antes de comer, beber, fumar ou ir ao banheiro.

Condições de armazenamento seguro, incluindo qualquer incompatibilidade

Prevenção de incêndio e explosão: Não é esperado que o produto apresente perigo de incêndio ou explosão.

Condições adequadas: Armazene em local bem ventilado e longe da luz solar. Mantenha o recipiente fechado. Manter armazenado em temperatura ambiente que não exceda 35 °C.

Não é necessária adição de estabilizantes e antioxidantes para garantir a durabilidade do produto. Materiais adequados para embalagem: Semelhante à embalagem original.

Materiais inadequados para embalagem: Não são conhecidos materiais inadequados para este produto.

8 - CONTROLE DE EXPOSIÇÃO E PROTEÇÃO INDIVIDUAL

Parâmetros de controle

Limites de exposição ocupacional: Azadiractina, NE, NR15 Indicadores biológicos: Não estabelecidos Outros limites e valores: Não estabelecidos

Medidas de controle de engenharia: Quando aplicável utilizar sistema de exaustão apropriado, visando garantir, uma ventilação adequada ao local de trabalho (NR9). O operador deve sempre utilizar um equipamento para proteção respiratória mesmo quando

providenciada em boa ventilação natural ou mecânica. Medidas de proteção pessoal

Proteção dos olhos/face: Óculos de segurança contra produtos químicos.

Proteção da pele e do corpo: Sapatos fechados e vestimenta de proteção adequada. Luvas de proteção adequadas. Proteção respiratória: Máscara de proteção respiratória com filtro contra poeiras ou névoas.

Perigos térmicos: Não apresenta perigos térmicos.

9 - PROPRIEDADES FÍSICAS E QUÍMICAS

Aspecto (estado físico,forma e cor): Líquido amarelado Odor e limite de odor: Não disponível

pH: Não disponível

Ponto de fusão/ponto de congelamento: Não disponível Ponto de ebulição inicial e faixa de Não disponível temperatura de ebulição:

Ponto de fulgor: Não disponível Taxa de evaporação: Não disponível Inflamabilidade (sólido;gás): Não inflamável Limite inferior/superior de inflamabilidade Não disponível ou explosividade:

Pressão de vapor: Não disponível Densidade de vapor: Não disponível Densidade relativa: Não disponível Solubilidade(s): Solúvel em água. Coeficiente de partição -n-octanol/água: Não disponível. Temperatura de autoignição: Não disponível Temperatura de decomposição: Não disponível. Viscosidade: Não disponível. Outras informações: Não aplicável

Produto: PURO NEEM

(4)

Revisão: 01

10 - ESTABILIDADE E REATIVIDADE

Reatividade: Não é esperada reatividade em condições normais de temperatura e pressão.

Estabilidade química: Produto estável em condições normais de temperatura e pressão. A Azadiractina é relativamente estável na forma cristalina se armazenada no escuro. Decompõe - se rapidamente sob altas temperaturas, condições alcalinas e forte-mente ácidas, especialforte-mente em contato com a luz.

Possibilidade de reações perigosas: Não são conhecidas reações perigosas com relação ao produto. Condições a serem evitadas: Temperaturas elevadas. Contato com materiais incompatíveis. Materiais incompatíveis: Não disponível

Produtos perigosos da decomposição: Não são conhecidos produtos perigosos da decomposição.

11 - INFORMAÇÕES TOXICOLÓGICAS

Toxicidade aguda: Produto formulado:

DL₅₀ Oral (ratos):>2.000 mg/kg. DL₅₀ Dermal (ratos):>2.000 mg/kg.

Corrosão/irritação à pele: Não é esperado que o produto provoque irritação da pele Lesões oculares Não é esperado que o produto provoque irritação ocular graves/irritação ocular:

Sensibilização respiratória ou à pele: Apresenta potencial sensibilizante dérmico

Mutagenicidade em células germinativas: Não é esperado que o produto apresente mutagenicidade em células germinativas. Carcinogenicidade: Não é esperado que o produto apresente carcinogenicidade.

Toxicidade à reprodução: Não é esperado que o produto apresente toxicidade à reprodução.

Toxicidade para órgãos-alvo específicos Não é esperado que o produto apresente toxicidade ao órgão-alvo específico por - exposição única: exposição única.

Toxicidade para órgãos-alvo específicos Não é esperado que o produto apresente toxicidade ao órgão-alvo específico por - exposição repetida: exposição repetida.

Perigo por aspiração: Não é esperado que o produto apresente perigo por aspiração.

12 - INFORMAÇÕES ECOLÓGICAS

Efeitos ambientais, comportamento e impactos do produto

Ecotoxicidade: Não tóxico para os organismos aquáticos Persistência e degradabilidade: Não determinada

Potencial bioacumulativo: Não determinada Mobilidade no solo: Não determinada.

Outros efeitos adversos: Não são conhecidos outros efeitos ambientais para este produto.

13 - CONSIDERAÇÕES SOBRE DESTINAÇÃO FINAL

Métodos recomendados para destinação final

Produto: O produto deve ser eliminado como resíduo perigoso de acordo com a legislação. O tratamento e a disposição devem ser avaliados especificamente para cada produto. Desative o produto através de incineração em fornos destinados para esse tipo de operação, equipados com câmaras de lavagem de gases efluentes e aprovados por órgão competente O tratamento e a disposição devem ser avaliados especificamente para cada produto.

Devem ser consultadas legislações federais, estaduais e municipais, dentre estas: Lei n 12.305, de 02 de agosto de 2010 (Política Nacional de Resíduos Sólidos). Restos de produtos: Manter restos do produto em suas embalagens originais e devidamente fechadas. O

descarte deve ser realizado conforme o estabelecido para o produto.

Embalagem usada: O armazenamento da embalagem vazia deve ser efetuado em local coberto, ventilado, ao abrigo de chuva e com piso impermeável, além de diques de contenção. Use de luvas no manuseio desta embalagem. A destinação final das embalagens vazias somente poderá ser realizada pela Empresa registrante ou usuária ou por empresas legalmente autorizadas pelos orgãos competentes. É proibido a reutilização da embalagens vazias.

Em conformidade com NBR 14725:2014

FICHAS DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS

Produto: PURO NEEM

(5)

Revisão: 01

14 - INFORMAÇÕES SOBRE TRANSPORTE

Regulamentações nacionais e internacionais: Resolução nº 5232, de 14 de dezembro de 2016 da Agência Nacional de Transportes Terrestre: Produto não enquadrado na resolução em vigor sobre transportes de produtos perigosos. Aéreo: Produto não enquadrado na resolução em vigor sobre transportes de produtos perigosos. Marítimo: Produto não enquadrado na resolução em vigor sobre transportes de produtos perigosos.

15 - INFORMAÇÕES SOBRE REGULAMENTAÇÕES

Regulamentações específicas para o Produto Registrado no Mistério da Saúde(ANVISA): sob nº : 3.4191.0004

produto químico: Decreto de Lei nº 2.657- 3 de Julho de 1998 - TEM(Ministério do Trabalho e Emprego)

NBR 14725 (Parte 4) - Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos - FISPQ e suas outras partes (Parte 1 - Terminologia, Parte 2 - Classificação de Perigo e Parte 3 - Rotulagem) - ABNT( Assosiação Brasileira de Normas Técnicas) Regulamento do Transporte de Produtos Perigosos - RTPP - Conforme decreto 96.044, de 18 de Maio de 1988 e Decreto 98.973, 21 de Fevereiro de 1990 e suas instruções complementares na resolução 5.232, de 14 de Dezembro de 2016.

NBR 7503- Ficha de Emergência para o Transporte- ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). NBR 14619 - Incompatibilidades Químicas- ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). NBR 7500- Identificação para o transporte, manuseio, movimentação e armazenamento de produtos perigosos (Simbologia e Sinalização)- ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

16 - OUTRAS INFORMAÇÕES

Informações importantes, mas não especificamente descritas às seções anteriores:

Esta FISPQ foi elaborada com base nos atuais conhecimentos sobre o manuseio apropriado do produto e sob as condições normais de uso, de acordo com a aplicação especificada na embalagem. Qualquer outra forma de utilização do produto que envolva a sua combinação com outros materiais, além de formas de uso diversas

daquelas indicadas, são de responsabilidade do usuário. Adverte-se que o manuseio de qualquer substância química requer o conhecimento prévio de seus perigos pelo usuário. No local de trabalho cabe à empresa usuária do produto promover o treinamento de seus colaboradores quanto aos possíveis riscos advindos da exposição ao produto químico.

Legendas e abreviaturas: DL₅₀ - Dose Letal 50% NBR - Norma Brasileira

ABNT – Agencia Brasileira de Normas Técnicas;

Produto: PURO NEEM

Referências

Documentos relacionados

Clientes – número de linhas m óveis em servi ço Adições brutas – total de novos

Toxicidade para órgãos-específicos – exposição repetida: Não é esperado que o produto apresente toxicidade ao órgão-alvo específico por exposição repetida.

À professora Dra. Andrea Chaves, pelos ensinamentos maravilhosos e por me fazer retomar o gosto pela leitura. Ao Programa de Segurança Pública da Universidade Federal

Dessa forma, constatou-se por meio das falas que todas as professoras, de ambas as redes de ensino, estimulam seus alunos mediante atividades lúdicas ao desenvolvimento

"Falou mais o IHVH a Moshe, dizendo: quando tomares a soma dos filhos de Israel, conforme à sua conta, cada um deles dará ao IHVH o resgate da sua alma, quando os contares; para

moderada Lesão total LFTA e parcial LFC Grau II Grave Edema / Equimose +++ Tornozelo instável gaveta anterior + inclinação talar +

As ideias de Ausubel e Novak são fundamentais para compreender a estratégia instrucional da análise de vizinhança (AViz), bem como para evitar o uso ingênuo do

No século XVIII, a maior parte das ocorrências de Vossa Mercê (31 dados – 63%) foi identificada em duas cartas não oficiais trocadas entre pessoas perten- centes a um mesmo