• Nenhum resultado encontrado

Fórum online: 29 de março a 01 de abril de 2021

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Fórum online: 29 de março a 01 de abril de 2021"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Quem participou do 3º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e biometano teve a chance de se desafiar e se divertir com a gamificação. Uma competição saudável entre os participantes que estimulou a participação, interação e engajamento no evento.

No game, conversar com as pessoas, visitar o estande das empresas, assistir aos painéis, participar das salas de discussão e responder corretamente aos QUIZ valiam pontos que, no decorrer do evento, levaram para o topo do ranking os mais engajados!

Ao todo foram disponibilizados 4 QUIZ. Nada mais justo do que revelar as respostas corretas para quem participou. Confira o gabarito para saber mais e avaliar o seu desempenho.

QUIZ 30/03

1. Qual a maior fonte de substratos para as plantas de biogás com fins energéticos em operação no Brasil em 2019, de acordo com o CIBiogás?

a) Indústria b) Agropecuária c) ETE e RSU d) outros

Resposta: C

Justificativa: De acordo com a publicação do CIBiogás, sobre o Panorama do Biogás no Brasil em 2019, as unidades com substrato de ETE e RSU produzem 76% do total de biogás produzido e utilizado energeticamente no Brasil.

1. Qual estado foi líder em quantidades de plantas em operação e o estado com maior volume de produção de biogás, respectivamente, segundo levantamento do CIBiogás em 2019?

a) Paraná e Minas Gerais b) Paraná e São Paulo

c) Santa Catarina e Rio Grande do Sul d) Minas Gerais e São Paulo

e) Minas Gerais e Paraná Resposta: D

Justificativa: Ao analisar a localização das plantas de biogás em operação em 2019, observou-se que Minas Gerais se destaca com 196 plantas, o que equivale a 38% do total de unidades em operação. O estado de São Paulo ocupa a terceira posição, em número de plantas em operação no Brasil, no entanto, lidera com a maior produção de biogás, concentrando 35,3% do volume total produzido.

(2)

a) Ainda não há tecnologia disponível b) Barreiras regulatórias

c) Escassez de matéria-prima local para aproveitamento energético d) Não há experiências com comprovada viabilidade econômica

Resposta: B

Justificativa: Conforme apresentado o Fórum, existem tecnologias, inclusive nacionais, para produção e aproveitamento energético do biogás. Com isso, a falta de tecnologia não constitui a principal barreira para avanço do setor. O Brasil tem também grande disponibilidade de matéria prima para a produção de biogás, de diferentes setores: industrial, agropecuário e saneamento, por exemplo, que são tecnicamente viáveis para produção local de biogás. Além disso, foram apresentadas experiências que demonstram a viabilidade econômica de projetos de biogás. Sendo assim, dentre as alternativas apresentadas, o maior desafio atual para o avanço do biogás no Brasil se encontra na esfera regulatória.

3. Grupo de micro-organismos responsável pela produção de CH4 em sistemas

anaeróbios: a) Arqueas metanogênicas. b) Bactérias metanotróficas. c) Arqueias acidogênicas. d) Arqueias sulforredutoras. Resposta: A

Justificativa: As arqueas metanogênicas são o grupo de microrganismos responsável pela produção de metano, e são divididas de acordo com suas vias metabólicas em acetoclástica e hidrogenotróficas.

4. Na geração de energia elétrica do biogás, ocorre a conversão de: a) energia química do gás em energia mecânica, e após energia elétrica. b) energia química do gás em energia elétrica, e após energia mecânica. c) energia calorífica do biogás em energia mecânica, e após energia elétrica.

Resposta: A

Justificativa: Na geração de energia elétrica ocorre a transformação da energia química do biogás em energia mecânica, e, posteriormente, essa energia mecânica é transformada para energia elétrica.

(3)

fermentação aeróbica de resíduos orgânicos, dentro de certas condições de temperatura, umidade e pH, tendo como principal componente o metano.

b) é inflamável, produzido por micro-organismos a partir de uma fermentação de resíduos orgânicos, dentro de certas condições aeróbias, tendo como principal componente o gás carbônico.

c) é inflamável, produzido por micro-organismos a partir da digestão anaeróbia de resíduos orgânicos, dentro de certas condições físico-químicas, tendo como principal componente o metano.

Resposta: C.

Justificativa: Energeticamente falando, o metano é o principal elemento de interesse resultante do processo de biodigestão, e é um gás com elevado poder calorífico, podendo ser utilizado na geração de energia elétrica, térmica e na produção de combustível veicular. A produção de biogás ocorre na ausência de oxigênio e dentro de certas condições de temperatura, pH, alcalinidade, disponibilidade de nutrientes, entre outros parâmetros. 6. Com relação à GD, não é correto afirmar:

a) Descentraliza a geração, e pode viabilizar unidades geradoras de pequeno porte. b) Por ser descentralizado, este modelo produz energia de baixa qualidade e

intermitente.

c) Produz amplos efeitos econômicos locais e regionais. Resposta: B.

Justificativa: O fato de realizar a geração descentralizada não implica na baixa qualidade da energia gerada. Além disso, o biogás é uma fonte que permite uma geração de energia não intermitente.

8. Qual das alternativas representa um desafio para viabilização de plantas de biogás no meio rural?

a) Tratamento e disposição do digestato b) Difícil acesso

c) Nenhum financiamento específico d) Falta tecnologia nacional.

Resposta: A.

Justificativa: Com base no Painel Biogás na agropecuária, no seminário sobre biogás no ambiente rural transmitido via Youtube no dia 29/03 e na visita técnica do Fórum foi apresentado que um dos grandes desafios das plantas de biogás está relacionado ao tratamento e destinação adequada do efluente do processo de biodigestão (o digestato). Nem sempre há área agrícola disponível para aplicação do digestato como fertilizante natural, implicando na necessidade de tratamento e destinação final do digestato.

(4)

1. Sobre o uso do biogás e biometano, qual alternativa está incorreta? a) o biogás bruto pode ser injetado diretamente nos dutos de gás natural. b) o biometano pode ser transportado na forma liquefeita

c) o biometano pode ser utilizado como combustível veicular Resposta: A.

Justificativa: O biogás bruto não pode ser injetado diretamente nos dutos de gás natural pois não atende às especificações exigidas pelo órgão que regulamenta a injeção de gás na rede de gás natural, podendo trazer prejuízos à infraestrutura da rede. O biometano, por sua vez, quando atinge todos os parâmetros solicitados pelo órgão, pode ser transportado na sua forma liquefeita, utilizado como combustível veicular e também injetado na rede de gás natural.

2. O biometano é um combustível regulamentado pela ANP e tem características intercambiáveis ao gás natural. São alguns parâmetros da especificação do biometano:

a) O biometano deve ter no mínimo 96% CH4, 3% de CO2, 8 mg/m3 de H2S

b) O biometano deve ter no máximo 90% CH4, 3% de CO2, 0,8 mg/m3 de H2S

c) O biometano deve ter no máximo 96% CH4, 3% de CO2, 10 mg/m3 de H2S

d) O biometano deve ter no mínimo 90% CH4, 3% de CO2, 10 mg/m3 de H2S

Resposta: D

Justificativa: Dentre as especificações do biometano, podemos citar que ele deve atingir no mínimo 90% de CH4, 3% de CO2, 10 mg/m3 de H2S, além dos outros parâmetros

estabelecidos pela ANP, para ser considerado como um combustível intercambiável com o gás natural.

3. Qual é o nome de um dos gases existentes no biogás que pode causar corrosão em equipamentos? a) metano b) gás carbônico c) gás sulfídrico d) hélio Resposta: C

Justificativa: O biogás é uma mistura de gases e contém gás sulfídrico (H2S). Quando

combinado ao vapor do processo, o H2S gera ácido sulfúrico que ataca os motores e os

componentes de metal por onde tem contato direto.

4. Sobre a visita técnica disponibilizada no Fórum, é correto afirmar:

a) Tem como diferencial a possibilidade de aplicar o processo de forma modular, ou seja, conforme a necessidade e capacidade da unidade é possível ampliar as etapas do sistema.

(5)

na entrada do processo.

c) O sistema foi construído em 5 módulos principais. Resposta: A

Justificativa: Segundo as informações repassadas na visita técnica na Unidade Sistrates, a modularidade é o diferencial pois permite ampliar as etapas do sistema conforme a demanda e capacidade, sem a necessidade de substituir totalmente todos os equipamentos das 3 etapas principais da unidade.

5. Qual desses processos não faz parte do processo de biodigestão? a) metanogênese

b) pirólise c) acetogênese d) hidrólise Resposta: B

Justificativa: A pirólise se caracteriza como um tipo de reação química de decomposição de um material em alta temperatura, sendo utilizada como tratamento térmico, porém não faz parte do processo de biodigestão, que consiste em um tratamento biológico.

6. Quais são os principais elementos que compõem o biogás? a) O2, CH4, CO2, He e umidade

b) H2, O2 e N2

c) CH4, CO2, H2, H2S e umidade

Resposta: C

Justificativa: O biogás é composto majoritariamente por CH4 e CO2, e em menores

concentrações por H2, H2S, umidade e entre outros gases.

7. Em que ano foi instalado o primeiro biodigestor no Brasil, citado durante as palestras realizadas no Fórum de Biogás e Biometano?

a) 1969 b) 1970 c) 1979 d) 1981 Resposta: C

Justificativa: O primeiro biodigestor instalado no Brasil foi em 1979, na Granja do Torto em Brasília.

8. São atributos e benefícios da produção e uso energético do biogás citadas durantes as plenárias:

(6)

a) Fonte renovável não intermitente, geração descentralizada de energia, uma fonte aplicada só na geração de eletricidade e promove a redução de GEE.

b) Fonte renovável não intermitente, fonte armazenável e despachável, geração descentralizada de energia, geração flexível e incentivo a descarbonização.

c) Fonte renovável intermitente, fonte armazenável e despachável, geração descentralizada de energia, uma fonte energética flexível e promove a redução de GEE. Resposta: B

Justificativa: Alguns atributos e benefícios do biogás no Brasil foram citados durante as plenárias, como por exemplo: fonte renovável não intermitente (diferente de outras fontes, que não conseguem gerar energia durante 24h ininterruptas, como solar e eólica), fonte armazenável e despachável, geração descentralizada de energia, geração flexível e incentivo a descarbonização.

9. São modalidades do sistema de compensação regulamentadas pela ANEEL:

a) Geração junto a carga, autoconsumo remoto, geração para atendimento de chamadas públicas.

b) Geração compartilhada, geração isolada de energia, geração para atendimento em leilões.

c) Autoconsumo remoto, geração compartilhada, empreendimentos com múltiplas unidades consumidoras

Resposta: C

Justificativa: Segundo a regulação vigente de compensação, atualmente é possível instalar uma micro ou minigeração nas modalidades de autoconsumo remoto, de geração compartilhada e empreendimento com múltiplas unidades consumidoras.

QUIZ ENERMAC*

* As respostas desse quiz foram baseadas nas informações fornecidas pela empresa. Para dúvidas

ou mais informações, entre em contato com contato@enermac.com.br

1. Qual é a maior preocupação na implantação de um sistema biodigestor? b) Manutenção dos equipamentos

c) Escape de gás

d) Falta de mão-de-obra especializada

e) Distância da fonte de recursos para alimentação do biodigestor. Resposta: A

2. Qual a vantagem do um gerador biogás 100% nacional? a) Obtenção de patente nacional

(7)

d) Maior retorno do investimento Resposta: B

3. A tecnologia própria da Enermac melhora qual parâmetro dos Grupos Geradores?

a) Facilidade para transportar o equipamento b) Tamanho do equipamento

c) Eficiência do equipamento d) Custo do equipamento Resposta: C

4. De que forma a Enermac controla as usinas biogás? a) Operação manual

b) Sistema totalmente automatizado c) sistema de monitoramento in loco d) Sistema de monitoramento remoto Resposta: D

5. Por que a Enerdinbo escolheu os geradores Enermac? a) Alta eficiência

b) Viabilidade técnica c) Viabilidade econômica d) Sistema consolidado. Resposta: A

6. Como a energia Biogás está se consolidando no Brasil? a) Avançando lentamente

b) Viável em pequena escala c) Viável e vantajosa

d) Já é uma energia consolidada no país. Resposta: C

QUIZ JANUS & PERGHER*

* As respostas desse quiz foram baseadas nas informações fornecidas pela empresa. Para dúvidas

(8)

1. Qual a técnica utilizada pela Janus & Pergher para a conversão de Biogás em Biometano?

a)

Criogenia

b)

Liquefação fracionada c) P.S.A

Resposta: C

2. Marque a nomenclatura do gás decisivo para a viabilidade técnica e econômica do uso do biogás?

a)

H₂SO₄ b) H₂S

c)

He

Resposta: B

3. A última etapa da purificação de biogás é:

a)

Remoção de CO2

b)

Pressurização do biogás c) Recuperação

Resposta: C

4. Para realizar o enchimento de cilindros, qual procedimento é necessário? a) Elevar a pressão do Biometano

b) Retirar a umidade

c) Nenhum processo é necessário Resposta: A

Referências

Documentos relacionados

Following, on the one hand, the framework laid out by Tibeout on the unitary model of local taxation and expenditure and, on the other hand, Lowi’s policy typology, Peterson

O seqüestro de dióxido de carbono em fotobiorreatores por microalgas envolve diferentes processos, responsáveis pela conversão deste poluente. Neste sentido, além

OBJETIVO DO SEGURO ... COBERTURAS DO SEGURO ... RISCOS EXCLUÍDOS ... ÂMBITO GEOGRÁFICO DE COBERTURA ... CONDIÇÕES DE ACEITAÇÃO DO CONTRATO COLETIVO ... CONDIÇÕES DE ACEITAÇÃO

Porém, à força da sua enorme capacidade de trabalho e inteligência, interesse pela investigação científica e conhecimento da realidade pomarícola e suberícola do país,

6.2.1 A avaliação socioeconômica visa priorizar as (os) candidatas (os) cujos os perfis socioeconômicos mais se adequam aos estudantes que o Galt Vestibulares

Escolha a opção que se encontre na posição mais contrária à sua e em seguida apre- sente as razões pelas quais você não concorda de modo algum com essa posição:.. Na

XI. Após a Homologação do Resultado Final do Processo Seletivo Simplificado, a Comissão convocará os candidatos habilitados, através de Edital de

A Controladoria como Ciência e Unidade Organizacional; Missão e Estrutura da Controladoria e o Papel do Controller; O Sistema Empresa com o Objetivo de Eficácia; O