• Nenhum resultado encontrado

E-book de Dicas Start OAB

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "E-book de Dicas Start OAB"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)
(2)

E-book de Dicas – Start OAB

Ética e Estatuto da Advocacia – Alysson Rachid

01. O nome completo ou abreviado, ou o nome social de, no mínimo, um advogado

responsável pela sociedade consta obrigatoriamente da razão social, podendo permanecer o nome ou o nome social de sócio falecido se essa possibilidade tiver sido prevista no ato constitutivo ou na alteração contratual em vigor.

A denominação da sociedade unipessoal de advocacia deve ser formada pelo nome do seu titular, completo ou parcial, com a expressão ‘Sociedade Individual de Advocacia’.

02. Prescreve em cinco anos a ação de cobrança de honorários de advogado,

iniciando-se a contagem do prazo do vencimento do contrato, iniciando-se houver; do trânsito em julgado da decisão que os fixar; do término do serviço extrajudicial; da desistência ou transação; da renúncia ou revogação do mandato.

03. É permitido ao que tenha sofrido qualquer sanção disciplinar requerer, um ano após

seu cumprimento, a reabilitação, fazendo provas de bom comportamento. É importante lembrar que, quando a sanção disciplinar decorrer da prática de crime, o pedido de reabilitação depende também da correspondente reabilitação criminal.

04. Constitui direito do(a) advogado(a) a inviolabilidade de seu escritório ou local de

trabalho, bem como de seus instrumentos de trabalho, de sua correspondência escrita, eletrônica, telefônica e telemática, desde que relativas ao exercício da advocacia.

05. Os serviços profissionais de advogado são técnicos e singulares, quando comprovada

sua notória especialização. Note que se considera notória especialização o profissional ou a sociedade de advogados que o conceito no campo de sua especialidade, decorrente de desempenho anterior, estudos, experiências, publicações, organização, aparelhamento, equipe técnica ou de outros requisitos relacionados com suas atividades, permita concluir

(3)

que o seu trabalho é essencial e indiscutivelmente o mais adequado à plena satisfação do objeto do contrato.

Direito Constitucional – Erival Oliveira

01. Ordem Social: Saúde é direito de todos e dever do estado com atendimento universal e gratuito.

02. Controle de constitucionalidade: Cabe ADI de ato normativo primário (normas previstas no art. 59 da CF) editado depois da entrada em vigor da Constituição Federal.

03. Organização do Estado: O distrito federal ou um estado membro não pode se separar do Brasil, pois é vedada a secessão.

04. Direitos e Garantias fundamentais: O direito de religião é cláusula pétrea, não podendo ser retirado da CF.

05. Separação dos poderes: Cabe ao STF aprovar súmula vinculante que descumprida autoriza o uso de uma "reclamação constitucional"

Direito Tributário – Caio Bartine

01. Sistema Tributário Nacional: A competência tributária é o exercício do poder de

tributar pelos entes federativos, visando a instituição, modificação e extinção dos tributos.

02. Obrigação Tributária: A obrigação tributária principal é aquela que visa a entrega de

recursos aos cofres públicos, tendo seu surgimento pela ocorrência do fato gerador e dependendo de lei. A obrigação acessória é o cumprimento de deveres administrativos vinculados a arrecadação e fiscalização de tributos, decorrendo da legislação tributária.

(4)

03. Limitações ao Poder de Tributar: O princípio da legalidade determina que o tributo

somente poderá ser criado, aumentado, reduzido ou extinto mediante lei, sendo que, em regra, utiliza-se da lei ordinária para essa finalidade, existindo hipóteses em que a Constituição Federal autorizará a dispensa do uso de lei.

04. Tributos em espécie: O empréstimo compulsório é um tributo instituído pela União,

mediante lei complementar, podendo ser emergencial (quando decorrente de calamidade pública, guerra externa ou iminência) ou de investimento (para investimento público de caráter urgente e relevante interesse nacional), devendo ser restituído.

05. Crédito Tributário: As hipóteses de suspensão da exigibilidade do crédito tributário

são: moratória, depósito do montante integral, recursos administrativos, concessão de liminar em MS e concessão de tutela antecipada em demais ações e o parcelamento. As hipóteses de exclusão do crédito tributário são a isenção e a anistia.

(5)

Direito Administrativo – Flávia Cristina

01.

Situação

justificadora Objeto

Recai

sobre algo Indenização

Natureza transitória ou definitiva Requisição Administrativa Perigo público iminente. Bens móveis, imóveis e serviços. Determinado. Posterior e condicionada à ocorrência de prejuízo. Temporária. Servidão Administrativa Existência de interesse público – execução de obras e serviços coletivos.

Bens imóveis. Determinado.

Prévia e condicionada à ocorrência de prejuízo. Definitiva. Ocupação Temporária Necessidade de realização de obras e serviços públicos.

Bens imóveis. Determinado.

Ulterior e apenas em caso de dano. No caso do art. 36 Decr-lei 3365/41 sempre cabe indenização. Temporária. Limitação Administrativa Interesse público abstrato. Bens móveis, imóveis e atividades dos particulares.

(6)

02.

Empresa Pública Sociedade de Economia Mista

Capital social Público Misto

(público e privado)

Forma de constituição Qualquer modalidade Apenas como sociedade anônima Foro – art. 109, I, CF/88 As federais na justiça federal e as estaduais e municipais na justiça comum

Tanto as federais como as estaduais e municipais na justiça comum

03. Licitação deserta ocorre quando não existirem interessados em participar do procedimento licitatório.

Licitação fracassada ocorre quando existem interessados, mas nenhum pode ser selecionado pela Administração por terem sido inabilitados ou desclassificados.

04. Extinção do contrato de concessão: encampação é por interesse público; caducidade

é em razão de inexecução contratual.

05. Incomunicabilidade das instâncias: regra: independência das instâncias cível, administrativa e criminal. Exceção: absolvição na instância criminal por negativa de fato ou autoria.

(7)

Direito Civil – Paulo Piccelli

01. Sucessões: Ninguém é obrigado a ser herdeiro contra sua vontade, porém não se pode renunciar ou aceitar parte da herança.

02. Obrigações: O devedor não pode alegar perda da coisa incerta antes da concentração nem por caso fortuito ou força maior.

03. Parte Geral: Em qualquer tipo de condição (lembre-se, caracteriza-se a condição pela presença de evento futuro e incerto), é permitido, ao beneficiário, praticar os atos destinados a conservar o direito eventual. Ou seja, o beneficiado pode preservar o objeto da condição.

04. Contratos: O vício redibitório (defeito oculto que torne a coisa imprópria para o uso ou lhe diminua o valor) só poderá ser alegado em contrato comutativo (onde as partes conhecem suas prestações previamente) e oneroso (ambos contratantes tem proveito, mediante sacrifício).

05. Coisas: Sobre a posse, a teoria adotada pelo código civil é, no geral, a OBJETIVA (DE IHERING) - POSSE É CORPUS, é o poder de FATO exercido sobre a coisa, é a visibilidade, a exteriorização da propriedade. Contudo, para a usucapião, a teoria adotada é a de Savigny, SUBJETIVA, subjetiva porque considera a intenção do possuidor. Além de corpus deve haver animus domini (a intenção de ser dono), trata-se de uma característica estritamente psíquica que será avaliada em conjunto com os outros requisitos legais conforme o caso concreto.

(8)

Direito Empresarial – Suhel Sarhan

01. Contratos empresariais: Franquia → Lei nº. 13.966/19 (Lei nova que provavelmente

será cobrada nos próximos exames): A circular de oferta de franquia deve ser enviada com, no mínimo, 10 dias de antecedência à assinatura do contrato ou qualquer pagamento (art. 2, §1º da LF).

02. Teoria Geral da Empresa: Empresário → art. 966 do CC. O Direito Brasileiro se vale da

Teoria da Empresa para conceituar empresário. De caráter subjetivo, o importante é o modo como a atividade é desenvolvia: atividade econômica + profissionalismo + organização.

03. Falência e Recuperação de Empresas → Requisitos para se requerer RJ → art. 48 da

Lei n. 11.101/05: Para se pedir RJ são necessários: → Registro há pelo menos 02 anos;

→ Não ter tido outra recuperação nos últimos 05 anos;

→ Não ter sócio ou administrador condenados pelos crimes da LFRE; → Não ser falida, ou caso tenha sido, que já estejam extintas as obrigações.

04. Títulos de Crédito → Súmulas 503 e 504 do STJ;

→ As súmulas irão abordar os prazos prescricionais para se ajuizar ação monitória com base em cheque ou nota promissória sem força executiva.

05. Direito Societário → art. 1052, §1º do CC.

→ A Lei da Liberdade Econômica alterou o Código Civil no sentido de permitir a existência da sociedade limitada unipessoal, aquela constituída por apenas um sócio.

(9)

Direito Processual Civil – Leandro Leão

01. Tutela Provisória: A Responsabilidade é objetiva da parte que requerer a tutela de urgência e causar dano à outra.

02. Recurso: Se durante o prazo para interpor o recurso o advogado da parte falecer ou ocorrer motivo de força maior (que cause a suspensão do processo –ex.: morte ou perda da capacidade processual de qualquer das partes), o prazo será restituído em proveito da parte, herdeiro ou do sucessor, iniciando-se a contagem após a intimação.

03. Execução: Na execução de alimentos, quando o executado for funcionário público, militar, diretor ou gerente de empresa ou empregado sujeito à legislação do trabalho, o exequente poderá requerer o desconto em folha de pagamento da importância da prestação alimentícia.

04. Sujeitos do Processo: Verificada a incapacidade processual ou a irregularidade da representação da parte, o juiz suspenderá o processo e designará prazo razoável para que seja sanado o vício.

05. Procedimento Comum: A audiência de conciliação ou mediação não será designada em 2 (duas) situações: a) se o direito discutido for indisponível; b) se ambas as partes declinares, sendo Autor indicando o desinteresse na própria petição inicial, já o Réu, deverá comunicar no prazo de antecedência mínimo de 10 dias da data designada.

(10)

Direito Penal – Patrícia Vanzolini

01. O crime de estelionato passou a ser, em regra, A de ação penal publica condicionada à representação a partir da Lei 13.964/19.

02. O crime de furto qualificado pelo uso de explosivo passou a ser considerado hediondo

após a Lei 13.964/19.

03. A Lei 13.968/19 passou a prever como crime o auxílio à auto-mutilação.

04. A condenação por crime político ou militar próprio não gera reincidência.

05. Erro de tipo essencial exclui o dolo. O erro de proibição exclui a culpabilidade, se

inevitável.

Direito Processual Penal – Guilherme Madeira

01. Questões e Processos Incidentes: Da decisão que decreta o sequestro de bens o

recurso cabível é a apelação.

02. Competência: Crime cometido a bordo de balão é de competência da Justiça Estadual.

03. Ação Penal: Crime contra a honra de funcionário público em razão do exercício da

função tem legitimidade concorrente: ofendido mediante queixa crime ou MP mediante representação do ofendido.

04. Provas: O interrogatório do acusado é o último ato da audiência, mesmo nos casos

envolvendo tráfico de drogas.

(11)

Direito do Trabalho – Leone Pereira

01. Jornada de Trabalho: Em exceção ao disposto no art. 59 desta Consolidação, é

facultado às partes, mediante acordo individual escrito, convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho, estabelecer horário de trabalho de doze horas seguidas por trinta e seis horas ininterruptas de descanso, observados ou indenizados os intervalos para repouso e alimentação.

02. Remuneração e Salário: Compreendem-se na remuneração do empregado, para

todos os efeitos legais, além do salário devido e pago diretamente pelo empregador, como contraprestação do serviço, as gorjetas que receber. Integram o salário a importância fixa estipulada, as gratificações legais e as comissões pagas pelo empregador. As importâncias, ainda que habituais, pagas a título de ajuda de custo, auxílio-alimentação, vedado seu pagamento em dinheiro, diárias para viagem, prêmios e abonos não integram a remuneração do empregado, não se incorporam ao contrato de trabalho e não constituem base de incidência de qualquer encargo trabalhista e previdenciário. Considera-se gorjeta não só a importância espontaneamente dada pelo cliente ao empregado, como também o valor cobrado pela empresa, como serviço ou adicional, a qualquer título, e destinado à distribuição aos empregados. Consideram-se prêmios as liberalidades concedidas pelo empregador em forma de bens, serviços ou valor em dinheiro a empregado ou a grupo de empregados, em razão de desempenho superior ao ordinariamente esperado no exercício de suas atividades.

É facultado ao empregado converter 1/3 (um terço) do período de férias a que tiver direito em abono pecuniário, no valor da remuneração que lhe seria devida nos dias correspondentes. O abono de férias deverá ser requerido até 15 (quinze) dias antes do término do período aquisitivo. Tratando-se de férias coletivas, a conversão a que se refere este artigo deverá ser objeto de acordo coletivo entre o empregador e o sindicato representativo da respectiva categoria profissional, independendo de requerimento individual a concessão do abono.

(12)

03. Extinção do contrato de trabalho: Plano de Demissão Voluntária ou Incentivada, para

dispensa individual, plúrima ou coletiva, previsto em convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho, enseja quitação plena e irrevogável dos direitos decorrentes da relação empregatícia, salvo disposição em contrário estipulada entre as partes.

O processo de homologação de acordo extrajudicial terá início por petição conjunta, sendo obrigatória a representação das partes por advogado. As partes não poderão ser representadas por advogado comum. Faculta-se ao trabalhador ser assistido pelo advogado do sindicato de sua categoria. No prazo de quinze dias a contar da distribuição da petição, o juiz analisará o acordo, designará audiência se entender necessário e proferirá sentença.

04. Contrato individual de trabalho – 468 e 469, da CLT: Contrato de aprendizagem é o

contrato de trabalho especial, ajustado por escrito e por prazo determinado, em que o empregador se compromete a assegurar ao maior de 14 (quatorze) e menor de 24 (vinte e quatro) anos inscrito em programa de aprendizagem formação técnico-profissional metódica, compatível com o seu desenvolvimento físico, moral e psicológico, e o aprendiz, a executar com zelo e diligência as tarefas necessárias a essa formação. O contrato de aprendizagem não poderá ser estipulado por mais de 2 (dois) anos, exceto quando se tratar de aprendiz portador de deficiência. A idade máxima prevista no caput deste artigo não se aplica a aprendizes portadores de deficiência.

Nos contratos individuais de trabalho só é lícita a alteração das respectivas condições por mútuo consentimento, e ainda assim desde que não resultem, direta ou indiretamente, prejuízos ao empregado, sob pena de nulidade da cláusula infringente desta garantia. Não se considera alteração unilateral a determinação do empregador para que o respectivo empregado reverta ao cargo efetivo, anteriormente ocupado, deixando o exercício de função de confiança. A alteração de que trata o § 1o deste artigo, com ou sem justo

motivo, não assegura ao empregado o direito à manutenção do pagamento da gratificação correspondente, que não será incorporada, independentemente do tempo de exercício da respectiva função.

(13)

Ao empregador é vedado transferir o empregado, sem a sua anuência, para localidade diversa da que resultar do contrato, não se considerando transferência a que não acarretar necessariamente a mudança do seu domicílio. Não estão compreendidos na proibição deste artigo: os empregados que exerçam cargo de confiança e aqueles cujos contratos tenham como condição, implícita ou explícita, a transferência, quando esta decorra de real necessidade de serviço. É lícita a transferência quando ocorrer extinção do estabelecimento em que trabalhar o empregado. Em caso de necessidade de serviço o empregador poderá transferir o empregado para localidade diversa da que resultar do contrato, não obstante as restrições do artigo anterior, mas, nesse caso, ficará obrigado a um pagamento suplementar, nunca inferior a 25% (vinte e cinco por cento) dos salários que o empregado percebia naquela localidade, enquanto durar essa situação.

05. Direito Coletivo – art. 611-A e 611-B: A convenção coletiva e o acordo coletivo de

trabalho têm prevalência sobre a lei quando, entre outros, dispuserem sobre: pacto quanto à jornada de trabalho, observados os limites constitucionais; banco de horas anual; intervalo intrajornada, respeitado o limite mínimo de trinta minutos para jornadas superiores a seis horas; modalidade de registro de jornada de trabalho; enquadramento do grau de insalubridade;

Grupo econômico

Sempre que uma ou mais empresas, tendo, embora, cada uma delas, personalidade jurídica própria, estiverem sob a direção, controle ou administração de outra, ou ainda quando, mesmo guardando cada uma sua autonomia, integrem grupo econômico, serão responsáveis solidariamente pelas obrigações decorrentes da relação de emprego. Não caracteriza grupo econômico a mera identidade de sócios, sendo necessárias, para a configuração do grupo, a demonstração do interesse integrado, a efetiva comunhão de interesses e a atuação conjunta das empresas dele integrantes.

Teletrabalho

Considera-se teletrabalho a prestação de serviços preponderantemente fora das dependências do empregador, com a utilização de tecnologias de informação e de comunicação que, por sua natureza, não se constituam como trabalho externo. O

(14)

comparecimento às dependências do empregador para a realização de atividades específicas que exijam a presença do empregado no estabelecimento não descaracteriza o regime de teletrabalho. A prestação de serviços na modalidade de teletrabalho deverá constar expressamente do contrato individual de trabalho, que especificará as atividades que serão realizadas pelo empregado. Poderá ser realizada a alteração entre regime presencial e de teletrabalho desde que haja mútuo acordo entre as partes, registrado em aditivo contratual. Poderá ser realizada a alteração do regime de teletrabalho para o presencial por determinação do empregador, garantido prazo de transição mínimo de quinze dias, com correspondente registro em aditivo contratual. As disposições relativas à responsabilidade pela aquisição, manutenção ou fornecimento dos equipamentos tecnológicos e da infraestrutura necessária e adequada à prestação do trabalho remoto, bem como ao reembolso de despesas arcadas pelo empregado, serão previstas em contrato escrito.

Estabilidade Gestante

A confirmação do estado de gravidez advindo no curso do contrato de trabalho, ainda que durante o prazo do aviso prévio trabalhado ou indenizado, garante à empregada gestante a estabilidade provisória prevista na alínea b do inciso II do art. 10 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias. O mesmo aplica-se ao empregado adotante ao qual tenha sido concedida guarda provisória para fins de adoção.

Direito Processual do Trabalho – Marcos Scalercio

01. Partes/ procuradores: O jus postulandi das partes, estabelecido no art. 791 da CLT,

limita-se às Varas do Trabalho e aos Tribunais Regionais do Trabalho, não alcançando a ação rescisória, a ação cautelar, o mandado de segurança e os recursos de competência do Tribunal Superior do Trabalho

02. Execução: A execução será promovida pelas partes, permitida a execução de ofício

pelo juiz ou pelo Presidente do Tribunal apenas nos casos em que as partes não estiverem representadas por advogado.

(15)

03. Procedimento: Compete à Justiça estadual processar e julgar a ação de cobrança

ajuizada por profissional liberal contra cliente.

04. Atos: Os atos processuais serão públicos salvo quando o contrário determinar o

interesse social, e realizar-se-ão nos dias úteis das 6 (seis) às 20 (vinte) horas., ja as audiências serão públicas e realizar-se-ão na sede do Juízo ou Tribunal em dias úteis

previamente fixados, entre 8 (oito) e 18 (dezoito) horas, não podendo ultrapassar 5 (cinco) horas seguidas, salvo quando houver matéria urgente.

05. Recursos: São isentos do depósito recursal os beneficiários da justiça gratuita, as

Referências

Documentos relacionados

Os maiores coeficientes da razão área/perímetro são das edificações Kanimbambo (12,75) e Barão do Rio Branco (10,22) ou seja possuem uma maior área por unidade de

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

O objetivo desse estudo é realizar uma revisão sobre as estratégias fisioterapêuticas utilizadas no tratamento da lesão de LLA - labrum acetabular, relacionada à traumas

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

Neste tipo de situações, os valores da propriedade cuisine da classe Restaurant deixam de ser apenas “valores” sem semântica a apresentar (possivelmente) numa caixa

Detalhe da montagem no interior do forno para a produção de amostras de espumas sintáticas por infiltração: (A) discos da liga AA2011; (B) termopares de controle; (C) pré-forma

Após a realização de todas as atividades teóricas e práticas de campo, pode-se concluir que não há grande erosão do conhecimento popular e tradicional de plantas medicinais, que