• Nenhum resultado encontrado

Coleção Fábulas Bíblicas Volume 4 - As Histórias Mais Idiotas da Bíblia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Coleção Fábulas Bíblicas Volume 4 - As Histórias Mais Idiotas da Bíblia"

Copied!
198
0
0

Texto

(1)
(2)

Coleção Fábulas Bíblicas Volume 4

AS HISTÓRIAS

MAIS IDIOTAS

DA BÍBLIA

Mitologia e Superstição Judaico-cristã

FOLCLORE CRISTÃO E SERES MITOLÓGICOS BÍBLICOS

JL

(3)

Sumário

1 - Introdução ... 5

2 - Folclore cristão e seres mitológicos bíblicos ... 6

1 - A Cobra falante da Bíblia ... 8

2 - A Jumenta falante da Bíblia ... 10

3 - Os Dragões da Bíblia ... 20

4 - Os Unicórnios da Bíblia >>> ... 37

5 - Os Gigantes de 24 dedos da Bíblia ... 44

6 - Monstros convivendo com pessoas na Bíblia ... 51

1 - Leviatã ... 51

2 - Beemote ... 54

3 - Basiliscos ... 57

7 - Medicina bíblica - casas e roupas com lepra >>> ... 62

1 - Segundo a bíblia, as casas também adoecem (de lepra) ... 62

8 - Homens vivendo dentro de peixes ... 70

1 - Superando todos os absurdos com Jonas e o peixe ... 70

2 - Jonas no reino do absurdo. ... 71

3 – Jonas, comunicações do interior de um peixe ... 77

9 - Zumbis caminhando pelas ruas ... 79

10 - Mares separados e rodas removidas por Deus ... 81

11- Todos os animais dentro de um barco-caixa ... 84

12 - Uma lição para os que humilham os carecas ... 86

13 - Muito cuidado com os canhotos ... 91

14 - O caso de Onã. Ejacular fora é suicídio. ... 93

15 - Como ser um um excelente pai e esposo ... 98

16 - A obsessão de deus por prepúcios ... 103

1 - Davi e suas loucuras por amor. ... 106

2 - Deus desesperado por um prepúcio. ... 108

17 - Jesus idiota e a figueira ... 110

1 - A idiotice do messias com a figueira. ... 111

18 - Deus está orgulhoso de sua bunda. ... 117

19 - Genética bíblica – Jacó e as varas ... 119

20 - A estúpida historia de Uza e a Arca >>> ... 123

1 - Desculpas cristãs engraçadas... 126

2 - Do Deus Ciumento ao Deus Indiferente ... 133

21 - Os filhos de Arão - Uma morte absurda. ... 135

3

(4)

22 - Josué e o Sol. Fodam-se as leis da física! ... 143

23 - A Absurda História do “Rico e Lázaro” ... 152

24 - Os hilariantes porcos endemoniados ... 163

25 - A paixão de Cristo ... 176

26 - Cristo e o lago de Fogo ... 180

27 - Bíblia Sagrada ... 184

28 - Conclusão ... 185

3 - Mais bobagens do Cristianismo >>> ... 187

Mais conteúdo recomendado ... 188

Livros recomendados ... 189

Fontes principais: ... 198

(5)

1 - Introdução

A Bíblia cria controvérsia onde quer que seja mencionada. É claramente um dos livros mais controversos nos tempos modernos, embora não tanto por seu conteúdo, fraquíssimo e sem qualquer classificação literária, mas pelas ações de alguns que a interpretam. Esta lista é apenas uma breve revisão das histórias da Bíblia que envergonhariam qualquer deus de respeito, caso existissem deuses. A imagem abaixo representa o único argumento disponível ao crente cristão, diante da absoluta impossíbilidade de seus amigos imaginários saltarem de seu gibi primitivo para realidade.

(6)

2 - Folclore cristão e seres mitológicos bíblicos

A Bíblia está cheia de contos fascinantes; alguns bons, alguns estranhos e outros bizarros. Vamos analisar aqui alguns dos mais estranhos e incoerentes, além de divertidos, obviamente por se tratarem de fábulas sem qualquer conexão perceptível ou coerente com a realidade. Também analisaremos alguns estranhos personagens mitológicos do mundo mágico bíblico. Os crentes cristãos tentam de todas as maneiras nos convencer e convencer-se de que a sua Bíblia (essa coleção de fábulas que jamais leem) é confiável e contém verdades absolutas. Para qualquer um que já a tenha lido várias vezes, de maneira séria e crítica, é mais do que impossível encontrar nela qualquer coisa além de centenas de barbaridades e idiotices, que são verdadeiramente inexplicáveis para o fim a que se propõe: um

(7)

livro sério e digno de respeito. Respeito que jamais tiveram seus autores (e não têm ainda hoje os parasitas que dela sobrevivem) com todos os que não acreditavam em seus mitos, apesar destes serem simples plágios e adaptações de mitos roubados de outras culturas como a assíria, mesopotâmia e a egípcia. Só um crédulo palerma e ignorante poderia aceitar os absurdos que figuram neste livro ridículo e esperar que lhe levem a sério sem inevitáveis gargalhadas.

A Bíblia é um repositório de histórias idiotas, absurdas e engraçadas, que ficam mais ridículas ainda quando o crente tenta atribuí-las a um ser onisciente e todo-poderoso. Selecionamos aqui apenas as mais insanas de um verdadeiro universo de sandices. É muita asnice num livro só.

(8)

1 - A Cobra falante da Bíblia

Até o surgimento do cristianismo com a criação de novos personagens, como o Diabo, a partir de uma péssima tradução como a Septuaginta, [e seus autores neotestamentários incluírem tal personagem com base no Hades grego e criarem todos os relatos onde o adaptaram com a serpente do Gênesis] no judaísmo não existia dito personagem e a serpente, assim como a burra de Balaão, era simplesmente um animal comum.

De fato, em Gênesis 3:1 se deixa bem claro que esta pertencia a “todos os animais do campo, que o Senhor Deus tinha

(9)

feito.”. Algum crente sempre aparece com absurdos como: “Deus poderia ter-lhe tirado a capacidade de falar quando a amaldiçoou”.

1. Em sua maldição não consta nada sobre isso.

2. O ser humano, por enquanto, é o único mamífero com tal capacidade.

3. O lobo da história de Chapeuzinho Vermelho também fala. Isso significa que devemos acreditar no autor da história? 4. E, sinceramente, se tivesse que escolher entre o burro

bíblico e outro animal de fantasia, certamente ficaria com a eloquência do asno Shrek.

Gênesis 3:1-5

1 - Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais do campo, que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? 2 - Respondeu a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim podemos comer, 3 - mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais. 4 - Disse a serpente à mulher: Certamente não morrereis. 5 - Porque Deus sabe que no dia em que comerdes desse fruto, vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal.

(10)

2 - A Jumenta falante da Bíblia

A Burra de Balaão, a história mais absurda da Bíblia.

Números 22:27-30

(11)

27 - E, vendo a jumenta o anjo do Senhor, deitou-se debaixo de Balaão; e a ira de Balaão se acendeu, e ele espancou a jumenta com o bordão. 28 - Nisso abriu o Senhor a boca da jumenta, a qual perguntou a Balaão: Que te fiz eu, para que me espancasses estas três vezes? 29 - Respondeu Balaão à jumenta: Porque zombaste de mim; oxalá tivesse eu uma espada na mão, pois agora te mataria. 30 - Tornou a jumenta a Balaão: Porventura não sou a tua jumenta, em que cavalgaste toda a tua vida até hoje? Porventura tem sido o meu costume fazer assim para contigo? E ele respondeu: Não.

Balaão está ocupado em seus assuntos, açoitando sua burra; quando de repente se ouve uma voz. É a burra lhe perguntando por que a açoita! Balaão não parece nem um pouco impressionado com o fato da sua burra falar a mesma língua que ele; e diz: "Porque zombaste de mim; oxalá tivesse eu uma espada na mão, pois agora te mataria." A burra, então, lhe dá algumas explicações filosóficas e expõe a natureza de seu relacionamento e como os seus sentimentos foram feridos.

Moral da história?

• Não maltrate os animais. Se eles pudessem falar, então provavelmente lhe diriam como se sentem.

• Poderíamos esperar ensinamento mais maravilhoso do Todo-poderoso criador do universo?

A Bíblia nos brinda com uma série de relatos que nos parecem uma loucura, um monumento à irracionalidade; histórias como os “Zumbis” de Mateus ou o “Dilúvio universal”; são verdadeiramente risíveis; e inclusive a própria criação do mundo e do homem em Gênesis possuem todas as características de históricas cômicas para crianças, como Chapeuzinho Vermelho, Os três Porquinhos e etc. Mas se tivesse que escolher a pior de todas e a mais infantil, absurda, irracional e insana; sem dúvida,

(12)

escolheria “A Burra de Balaão”. Bem, vamos rir um pouco, perdão, analisar esta relevante e educativa história bíblica.

“Balaão e a burra”. Rembrandt van Rijn 1626

(13)

Quando os Israelitas, em suas múltiplas matanças, venceram os Amoritas, o povo de Moabe se atemorizou muito, então seu rei Balaque manda chamar Balaão para amaldiçoar os Israelitas. A Bíblia nos relata o que acontece na sequência dos “fatos”:

Números 22:7-35

7 - Foram-se, pois, os anciãos de Moabe e os anciãos de Midiã, com o preço dos encantamentos nas mãos e, chegando a Balaão, referiram-lhe as palavras de Balaque. 8 - Ele referiram-lhes respondeu: Passai aqui esta noite, e vos trarei a resposta, como o Senhor me falar. Então os príncipes de Moabe ficaram com Balaão. 9 - Então veio Deus a Balaão, e perguntou: Quem são estes homens que estão contigo? 10 - Respondeu Balaão a Deus: Balaque, filho de Zipor, rei de Moabe, mos enviou, dizendo: 11 - Eis que o povo que saiu do Egito cobre a face da terra; vem agora amaldiçoar-mo; porventura poderei pelejar contra ele e expulsá-lo. 12 - E Deus disse a Balaão: Não irás com eles; não amaldiçoarás a este povo, porquanto é bendito. 13 - Levantando-se Balaão pela manhã, disse aos príncipes de Balaque: Ide para a vossa terra, porque o Senhor recusa deixar-me ir convosco. 14 - Levantaram-se, pois, os príncipes de Moabe, vieram a Balaque e disseram: Balaão recusou vir conosco. 15 - Balaque, porém, tornou a enviar príncipes, em maior número e mais honrados do que aqueles. 16 - Estes vieram a Balaão e lhe disseram: Assim diz Balaque, filho de Zipor: Rogo-te que não te demores em vir a mim, 17 - porque grandemente te honrarei, e farei tudo o que me disseres; vem pois, rogo-te, amaldiçoar-me este povo. 18 - Respondeu Balaão aos servos de Balaque: Ainda que Balaque me quisesse dar a sua casa cheia de prata e de ouro, eu não poderia ir além da ordem do Senhor meu Deus, para fazer coisa alguma, nem pequena nem grande. 19 - Agora, pois, rogo-vos que fiqueis aqui ainda esta noite, para que eu saiba o que o Senhor me dirá mais. 20 - Veio, pois, Deus a Balaão, de noite, e disse-lhe: Já que esses homens te vieram chamar, levanta-te, vai com eles; todavia, farás somente aquilo que eu te disser. 21 - Então levantou-se Balaão pela manhã, albardou a sua jumenta, e partiu com os príncipes de Moabe. 22 - A ira de Deus se acendeu, porque ele ia,

13

(14)

e o anjo do Senhor pôs-se-lhe no caminho por adversário. Ora, ele ia montado na sua jumenta, tendo consigo os seus dois servos. 23 - A jumenta viu o anjo do Senhor parado no caminho, com a sua espada desembainhada na mão e, desviando-se do caminho, meteu-se pelo campo; pelo que Balaão espancou a jumenta para fazê-la tornar ao caminho. 24 - Mas o anjo do Senhor pôs-se numa vereda entre as vinhas, havendo uma sebe de um e de outro lado. 25 - Vendo, pois, a jumenta o anjo do Senhor, coseu-se com a sebe, e apertou contra a sebe o pé de Balaão; pelo que ele tornou a espancá-la. 26 - Então o anjo do Senhor passou mais adiante, e pôs-se num lugar estreito, onde não havia caminho para se desviar nem para a direita nem para a esquerda. 27 - E, vendo a jumenta o anjo do Senhor, deitou-se debaixo de Balaão; e a ira de Balaão se acendeu, e ele espancou a jumenta com o bordão. 28 - Nisso abriu o Senhor a boca da jumenta, a qual perguntou a Balaão: Que te fiz eu, para que me espancasses estas três vezes? 29 - Respondeu Balaão à jumenta: Porque zombaste de mim; oxalá tivesse eu uma espada na mão, pois agora te mataria. 30 - Tornou a jumenta a Balaão: Porventura não sou a tua jumenta, em que cavalgaste toda a tua vida até hoje? Porventura tem sido o meu costume fazer assim para contigo? E ele respondeu: Não. 31 - Então o Senhor abriu os olhos a Balaão, e ele viu o anjo do Senhor parado no caminho, e a sua espada desembainhada na mão; pelo que inclinou a cabeça, e prostrou-se com o rosto em terra. 32 - Disse-lhe o anjo do senhor: Por que já três vezes espancaste a tua jumenta? Eis que eu te saí como adversário, porquanto o teu caminho é perverso diante de mim; 33 - a jumenta, porém, me viu, e já três vezes se desviou de diante de mim; se ela não se tivesse desviado de mim, na verdade que eu te haveria matado, deixando a ela com vida. 34 - Respondeu Balaão ao anjo do Senhor: pequei, porque não sabia que estavas parado no caminho para te opores a mim; e agora, se parece mal aos teus olhos, voltarei. 35 - Tornou o anjo do Senhor a Balaão: Vai com os homens, somente a palavra que eu te disser é que falarás. Assim Balaão seguiu com os príncipes de Balaque:

Bem, depois de ler esta história não sei se rio ou se choro... Rir do ridículamente grotesco que é, ou lamentar que ainda existam

14

(15)

pessoas que defendem a sua veracidade. Como diria Jack, o estripador, vamos por partes:

1 - A Burra

• 28 - Nisso abriu o Senhor a boca da jumenta, a qual perguntou a Balaão: Que te fiz eu, para que me espancasses estas três vezes?

Segundo o que lemos aqui, os animais podem e têm a capacidade de falar e de nos comunicar seus sentimentos, e não o fazem apenas porque Deus NÃO lhes permite abrir a boca para articular palavras. Neste caso, Deus “abriu” a boca do animal e ele pôde expressar-se. Ao que disse a burra: Que te fiz eu, para que me espancasses estas três vezes? Isso nos demonstra que é ela e não Deus ou um anjo que a utiliza como intermediário. Mas realmente curiosa é a posterior resposta de Balaão, que em vez de ficar surpreso por ver e ouvir sua burra falar (como se fosse a coisa mais normal do mundo) simplesmente lhe responde:

• 29 - Respondeu Balaão à jumenta: Porque zombaste de mim; oxalá tivesse eu uma espada na mão, pois agora te mataria.

A burrita lhe retruca de maneira suplicante, demonstrando que é um animal de grande capacidade de expressão e intelectualidade sumamente alta:

• 30 - Tornou a jumenta a Balaão: Porventura não sou a tua jumenta, em que cavalgaste toda a tua vida até hoje? Porventura tem sido o meu costume fazer assim para contigo? E ele respondeu: Não.

(16)

Sejamos sensatos amigo leitor crente judaico-cristão, você realmente acredita que uma burra pode falar? Você acredita que os animais não falam apenas porque Deus não permite? E NÃO ME VENHA COM A DESCULPA DE QUE DEUS FALOU ATRAVÉS DA BURRA! Podemos ler claramente no texto que era a burra quem falava e não uma simples marionete de Deus: “(30) Porventura não sou a tua jumenta, em que cavalgaste toda a tua vida até hoje?” Deus não poderia estar fazendo-se passar pela burra, já que isso seria uma mentira e como bem sabemos “Deus não mente”! (Sim, claro…).

2 - O Anjo

Também é muito estranho o comportamento do anjo que impede a passagem do animal:

• 32 - Disse-lhe o anjo do senhor: Por que já três vezes espancaste a tua jumenta?

• Por acaso o anjo não sabe a resposta? • Que tipo de pergunta idiota é esta?

Ela lembra a famosa frase de Deus perguntando a Caim o paradeiro de seu irmão: Gênesis 4:9 E disse o SENHOR a Caim: Onde está Abel, teu irmão? Deus não é onisciente? Acredito que o amigo leitor cristão deve reavaliar essa “qualidade” de seu deus. Também a incapacidade do anjo de deter a burra é digna de nota. Como um anjo todo-poderoso de Deus não consegue parar o animal, a tal ponto que precisa tentar três vezes? Além disso, por que não apareceu logo a Balaão de uma só vez? Assim teria evitado a surra que a pobre burra levou. Coisas difíceis de explicar e entender

(17)

3 - Deus.

E por fim, o mais engraçado de toda esta história é o comportamento de Deus. O crente sabe melhor que ninguém, que deus é imutável, ou seja, não muda de opinião e sua palavra permanece para sempre. Pois esta historieta nos mostra que Deus poderá ser tudo, menos imutável. É impressionante a quantidade de vezes que Deus muda de opinião, como se estivesse se divertindo com o pobre Balaão. Vejamos:

• No versículo 12 Deus diz: “E Deus disse a Balaão: Não irás com eles; não amaldiçoarás a este povo, porquanto é bendito”.

• Mas no versículo 20 Deus muda de opinião: “Veio, pois, Deus a Balaão, de noite, e disse-lhe: Já que esses homens te vieram chamar, levanta-te, vai com eles; todavia, farás somente aquilo que eu te disser”.

• E assombrosamente muda de opinião de novo no versículo 22. Ao ver que Balaão cumpre o que ele lhe havia ordenado, fica vermelho de raiva: “A ira de Deus se acendeu, porque ele ia, e o anjo do Senhor pôs-se-lhe no caminho por adversário. Ora, ele ia montado na sua jumenta, tendo consigo os seus dois servos”.

• Diante disso Balaão lhe responde no versículo 34: “Respondeu Balaão ao anjo do Senhor: pequei, porque não sabia que estavas parado no caminho para te opores a mim; e agora, se parece mal aos teus olhos, voltarei”. • Ao que o anjo reverte outra vez sua decisão e diz no

versículo 35: “Tornou o anjo do Senhor a Balaão: Vai com os homens, somente a palavra que eu te disser é que falarás”.

(18)

Resumindo: Primeiro disse: "Não irás com eles"... Em seguida disse: "levanta-te, vai com eles; todavia, farás somente aquilo que eu te disser ““... depois deus ficar furioso porque Balaão vai cumprir sua última ordem e manda o anjo impedir sua passagem ficando visível só para a coitada burra que leva uma surra de graça, e por fim mandou o anjo dizer que: Vai com os homens, somente a palavra que eu te disser é que falarás". Quantas vezes Deus mudou de opinião? Três? Quatro vezes? É assombroso que os crentes ainda dizem que Deus é imutável! Como confiar em um Deus com essa atitude?

Como acabamos de ler (sem rir muito obviamente, afinal a Bíblia Sagrada é séria) e comprovar, esta história da burra Balaão é um clássico exemplo de como as escrituras bíblicas podem ser absurdas e incoerentes; mas o cúmulo do inadmissível é que existam em pleno século XXI pessoas que pensem e divulguem

18

(19)

aos “quatro ventos” (quatro ventos é outro absurdo bíblico) a veracidade dessa história. Agora falemos sério amigo crente cristão. Você deseja verdadeiramente que as escolas ensinem aos seus filhos que as “burras falam”? Como pode uma criança no futuro ser um profissional, engenheiro, médico ou um presidente da república, se acredita que as “burras falam”? Se você deseja crer nessas sandices é problema seu, mas pelo menos tenha respeito com seus filhos pequenos e dê a eles a oportunidade de pensarem com clareza e de serem racionais. No futuro eles te agradecerão.

(20)

3 - Os Dragões da Bíblia

(21)

Ao longo da bíblia este personagem é mencionado com como se fosse apenas outro ser vivo real. Nos evangelhos apócrifos Jesus aparece sendo adorado por eles.

Alguém poderia pensar que isso não pertence às crenças cristãs atuais, mas mesmo hoje em dia, podemos observar que este animal mitológico está presente não só na bíblia, mas nos rituais desta seita. Nas imagens acima e abaixo podemos ver

uma procissão católica onde se vê a imagem da Tarasca.

(22)

Antigo postal da Festa de Santa Marta em Tarascon.

Esta procissão da Semana Santa acontece em muitos lugares da Espanha: Granada, Catalunha, Valência, Madri, Galicia, Toledo, etc. e é baseada em uma lenda associada à Santa Marta, que supostamente teria encantado e amansado dito Dragão, para finalmente trazê-lo para a cidade, onde os cidadãos o mataram. Algo semelhante ao que Jesus supostamente faz ao dragão no Evangelho apócrifo de Mateus (Pseudo-Mateus (27)).

(23)

Tarascada procissão de Corpus Cristi de 1963, em Madri.

(24)

Recentemente foi visto em uma procissão em Moguer (Huelva), uma imagem de Jesus lutando contra um dragão. É de se perguntar, depois de ouvir os comentários de crentes, quando eles afirmam que a Bíblia é diferente de outras mitologias porque tem fatos reais, se eles a leram com atenção, se levaram em conta essas histórias ou as omitem descaradamente?

Deuteronômio 32:32-34(Bíblia Reina Valera)

32 - Porque de la vid de Sodoma es la vid de ellos, Y de los sarmientos de Gomorra: Las uvas de ellos son uvas ponzoñosas, Racimos muy amargos tienen. 33 - Veneno de dragones es su vino, Y ponzoña cruel de áspides. 34 - ¿No tengo yo esto guardado, Sellado en mis tesoros?

Deuteronômio 32:32-34(Bíblia da Sociedade Bíblica Britânica)

32 - Pois a sua vide é da vide de Sodoma, E dos campos de Gomorra; As suas uvas são uvas de veneno, Os seus cachos são amargos; 33 - O seu vinho é fel de répteis, E peçonha cruel de serpentes. 34 - Não é isso depositado comigo, Selado nos meus tesouros?

Deuteronômio 32:32-34(Nova versão Internacional)

32 - A vinha deles é de Sodoma e das lavouras de Gomorra. Suas uvas estão cheias de veneno, e seus cachos, de amargura. 33 - O vinho deles é a peçonha das serpentes, o veneno mortal das cobras. 34 - "Acaso não guardei isto em segredo? Não o selei em meus tesouros?

Nehemias 2:12-14(Bíblia Reina Valera)

12 - Levantéme de noche, yo y unos pocos varones conmigo, y no declaré á hombre alguno lo que Dios había puesto en mi corazón que hiciese en Jerusalem; ni había bestia conmigo, excepto la cabalgadura

24

(25)

en que cabalgaba. 13 - Y salí de noche por la puerta del Valle hacia la fuente del Dragón á la puerta del Muladar; y consideré los muros de Jerusalem que estaban derribados, y sus que puertas estaban consumidas del fuego. 14 - Pasé luego á la puerta de la Fuente, y al estanque del Rey; mas no había lugar por donde pasase la cabalgadura en que iba.

Neemias 2:12-14 (Bíblia da Sociedade Bíblica Britânica)

12 - Levantei-me de noite, eu e uns poucos homens comigo; e não disse eu a ninguém o que o meu Deus me pôs no coração para fazer em benefício de Jerusalém. Não havia comigo animal algum senão o em que eu estava montado. 13 - Saí de noite pela entrada do vale, em direção à fonte do dragão, e até a entrada do esterco (monturo,

esterqueira) e contemplava os muros de Jerusalém, que estavam demolidos, e as suas portas, que tinham sido consumidas do fogo. 14 - Passei à entrada da fonte, e à piscina do rei; porém não havia lugar por onde pudesse passar o animal em que ia montado.

Jó 30:28-30 (Bíblia Reina Valera)

28 - Denegrido ando, y no por el sol: Levantádome he en la congregación, y clamado. 29 - He venido á ser hermano de los dragones, Y compañero de los buhos. 30 - Mi piel está denegrida sobre mí, Y mis huesos se secaron con ardentía.

Jó 30:28-30 (Bíblia da Sociedade Bíblica Britânica)

28 - Denegrido ando, porém não do sol: Levanto-me na assembleia, e clamo por socorro. 29 - Sou irmão dos chacais, E companheiro de avestruzes. 30 - A minha pele enegrece, e se me cai, E os meus ossos estão queimados do calor.

(26)

Jó 30:28-30 (Nova versão Internacional)

28 - Perambulo escurecido, mas não pelo sol; levanto-me na assembléia e clamo por ajuda. 29 - Tornei-me irmão dos chacais, companheiro das corujas. 30 - Minha pele escurece e cai; meu corpo queima de febre.

Salmos 44:18-20 (Bíblia Reina Valera)

18 - No se ha vuelto atrás nuestro corazón, Ni tampoco se han apartado nuestros pasos de tus caminos. 19 - Cuando nos quebrantaste en el lugar de los dragones, Y nos cubriste con sombra de muerte, 20 - Si nos hubiésemos olvidado del nombre de nuestro Dios, O alzado nuestras manos á dios ajeno,

Salmos 44:18-20 (Almeida Corrigida e Revisada Fiel)

18 - O nosso coração não voltou atrás, nem os nossos passos se desviaram das tuas veredas; 19 - Ainda que nos quebrantaste num lugar de dragões, e nos cobriste com a sombra da morte. 20 - Se nós esquecemos o nome do nosso Deus, e estendemos as nossas mãos para um deus estranho,

Salmos 44:18-20 (Versão Católica)

18 - Nosso coração não se desviou de vós, nem nossos passos se apartaram de vossos caminhos, 19 - para que nos esmagueis no lugar da aflição e nos envolvais de trevas... 20 - Se houvéramos olvidado o nome de nosso Deus e estendido as mãos a um deus estranho,

Salmos 44:18-20 (Almeida Revisada Imprensa Bíblica)

18 - O nosso coração não voltou atrás, nem os nossos passos se desviaram das tuas veredas, 19 - para nos teres esmagado onde

26

(27)

habitam os chacais, e nos teres coberto de trevas profundas. 20 - Se nos tivéssemos esquecido do nome do nosso Deus, e estendido as nossas mãos para um deus estranho,

Salmos 91:12-14 (Bíblia Reina Valera)

12 - En las manos te llevarán, Porque tu pie no tropiece en piedra. 13 - Sobre el león y el basilisco pisarás; Hollarás al cachorro del león y al dragón. 14 - Por cuanto en mí ha puesto su voluntad, yo también lo libraré: Pondrélo en alto, por cuanto ha conocido mi nombre.

Salmos 91:12-14 (Versão Católica)

12 - Eles te sustentarão em suas mãos, para que não tropeces em alguma pedra. 13 - Sobre serpente e víbora andarás, calcarás aos pés o leão e o dragão. 14 - Pois que se uniu a mim, eu o livrarei; e o protegerei, pois conhece o meu nome.

Salmos 91:12-14 (Almeida Corrigida e Revisada Fiel)

12 - Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra. 13 - Pisarás o leão e a cobra; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente. 14 - Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome.

(28)

Salmos 148:6-8 (Bíblia Reina Valera)

6 - Y las hizo ser para siempre por los siglos; Púso les ley que no será quebrantada. 7 - Alabad á Jehová, de la tierra Los dragones y todos los abismos; 8 - El fuego y el granizo, la nieve y el vapor, El viento de tempestad que ejecuta su palabra;

Salmos 148:6-8 (Almeida Corrigida e Revisada Fiel)

6 - E os confirmou eternamente para sempre, e lhes deu um decreto que não ultrapassarão. 7 - Louvai ao SENHOR desde a terra: vós, baleias, e todos os abismos; 8 - Fogo e saraiva, neve e vapores, e vento tempestuoso que executa a sua palavra;

Salmos 148:6-8 (Versão Católica)

6 - Tudo estabeleceu pela eternidade dos séculos; fixou-lhes uma lei que não será violada. 7 - Na terra, louvai o Senhor, cetáceos e todos das profundezas do mar; 8 - fogo e granizo, neve e neblina; vendaval proceloso dócil às suas ordens;

Salmos 148:6-8 (Nova Versão Internacional)

6 - Ele os estabeleceu em seus lugares para todo o sempre; deu-lhes um decreto que jamais mudará. 7 - Louvem o Senhor, vocês que estão na terra, serpentes marinhas e todas as profundezas, 8 - relâmpagos e granizo, neve e neblina, vendavais que cumprem o que ele determina,

Salmos 148:6-8 (Almeida Revisada Imprensa Bíblica)

6 - Também ele os estabeleceu para todo sempre; e lhes fixou um limite que nenhum deles ultrapassará. 7 - Louvai ao Senhor desde a terra, vós, monstros marinhos e todos os abismos; 8 - fogo e saraiva, neve e vapor; vento tempestuoso que escuta a sua palavra;

(29)

Isaías 27:1-3 (Bíblia Reina Valera)

27 EN aquel día Jehová visitará con su espada dura, grande y fuerte, sobre leviathán, serpiente rolliza, y sobre leviathán serpiente retuerta; y matará al dragón que está en la mar. Nota: O dragão a que se refere este versículo é o Leviatã. Um ser marinho que solta fogo pela a boca e vive no mar. 2 - En aquel día cantad de la viña del vino rojo. 3 - Yo Jehová la guardo, cada momento la regaré; guardaréla de noche y de día, porque nadie la visite.

Isaías 27:1-3 (Almeida Revisada Imprensa Bíblica)

1 - Naquele dia o Senhor castigará com a sua dura espada, grande e forte, o leviatã, a serpente fugitiva, e o leviatã, a serpente tortuosa; e matará o dragão, que está no mar. 2 - Naquele dia haverá uma vinha deliciosa; cantai a seu respeito. 3 - Eu, o Senhor, a guardo, e a cada momento a regarei; para que ninguém lhe faça dano, de noite e de dia a guardarei.

Isaías 27:1-3 (Nova Versão Internacional)

1 - Naquele dia, o Senhor com sua espada severa, longa e forte, castigará o Leviatã, serpente veloz, o Leviatã, serpente tortuosa; matará no mar a serpente aquática. 2 - Naquele dia, cantem sobre a vinha frutífera: 3 - "Eu, o Senhor, sou o seu vigia, rego-a constantemente e a protejo dia e noite para impedir que lhe façam dano.

Isaías 51:8-10(Bíblia Reina Valera)

8 - Porque como á vestidura los comerá polilla, como á lana los comerá gusano; mas mi justicia permanecerá perpetuamente, y mi salud por

29

(30)

siglos de siglos. 9 - Despiértate, despiértate, vístete de fortaleza, oh brazo de Jehová; despiértate como en el tiempo antiguo, en los siglos pasados. ¿No eres tú el que cortó á Rahab, y el que hirió al dragón? 10 - ¿No eres tú el que secó la mar, las aguas del grande abismo; el que al profundo de la mar tornó en camino, para que pasasen los redimidos?

Isaías 51:8-10(Almeida Corrigida e Revisada Fiel)

8 - Porque a traça os roerá como a roupa, e o bicho os comerá como a lã; mas a minha justiça durará para sempre, e a minha salvação de geração em geração. 9 - Desperta, desperta, veste-te de força, ó braço do SENHOR; desperta como nos dias passados, como nas gerações antigas. Não és tu aquele que cortou em pedaços a Raabe, o que feriu ao chacal? 10 - Não és tu aquele que secou o mar, as águas do grande abismo? O que fez o caminho no fundo do mar, para que passassem os remidos?

Isaías 51:8-10(Nova Versão Internacional)

8 - Pois a traça os comerá como a uma roupa; o verme os devorará como à lã. Mas a minha retidão durará para sempre, a minha salvação de geração a geração. " 9 - Desperta! Desperta! Veste-te de força, ó braço do Senhor; acorda, como em dias passados, como em gerações de outrora. Não foste tu que cortaste o Monstro dos Mares em pedaços, que traspassaste aquela serpente aquática? 10 - Não foste tu que secaste o mar, as águas do grande abismo, que fizeste uma estrada nas profundezas do mar para que os redimidos pudessem atravessar? porque a traça os comerá como uma vestimenta, e os vermes das traças os roerão como lã. Mas minha vitória subsistirá sempre e meu triunfo persistirá de geração em geração.

Isaías 51:8-10(Versão católica)

8 - porque a traça os comerá como uma vestimenta, e os vermes das traças os roerão como lã. Mas minha vitória subsistirá sempre e meu triunfo persistirá de geração em geração. 9 - Desperta, braço do Senhor, desperta, recobra teu vigor! Levanta-te como nos dias do passado, como nos tempos de outrora. Não foste tu que esmagaste

30

(31)

Raab e fendeste de alto a baixo o Dragão? 10 - Não foste tu que secaste o mar e estancaste as águas do grande abismo? Tu que abriste no fundo do mar um caminho, para por aí passarem os resgatados?

Jeremías 51:33-35 (Bíblia Reina Valera)

33 - Porque así ha dicho Jehová de los ejércitos, Dios de Israel: La hija de Babilonia es como parva; tiempo es ya de trillarla: de aquí á poco le vendrá el tiempo de la siega. 34 - Comióme, desmenuzóme Nabucodonosor rey de Babilonia; paróme como vaso vacío, tragóme como dragón, hinchió su vientre de mis delicadezas, y echóme. 35 - Sobre Babilonia la violencia contra mí y mi carne, dirá la moradora de Sión; y mi sangre sobre los moradores de Caldea, dirá Jerusalem.

Jeremias 51:33-35 (Almeida Revisada Imprensa Bíblica)

33 - Pois assim diz o Senhor dos exércitos, o Deus de Israel: A filha de Babilônia é como a eira no tempo da debulha; ainda um pouco, e o tempo da sega lhe virá. 34 - Nabucodonosor, rei de Babilônia, devorou-me, esmagou-me, fez de mim um vaso vazio, qual monstro tragou-me, encheu o seu ventre do que eu tinha de delicioso; lançou-me fora. 35 - A violência que se lançou-me fez a mim e à minha carne venha sobre Babilônia, diga a moradora de Sião. O meu sangue caia sobre os moradores de Caldéia, diga Jerusalém.

Jeremias 51:33-35 (Nova Versão Internacional)

33 - Assim diz o Senhor dos Exércitos, Deus de Israel: "A cidade de Babilônia é como uma eira a época da colheita logo chegará para ela. 34 - "Nabucodonosor, rei da Babilônia, devorou-nos, lançou-nos em confusão, fez de nós um jarro vazio. Tal como uma serpente ele nos engoliu e encheu seu estômago com nossas finas comidas e então nos

31

(32)

vomitou. 35 - Que a violência cometida à nossa carne esteja sobre a Babilônia", dizem os habitantes de Sião. "Que o nosso sangue esteja sobre aqueles que moram na Babilônia", diz Jerusalém.

Jeremias 51:33-35 (Versão Católica)

33 - Porque eis o que falou o Senhor dos exércitos, Deus de Israel: Assemelha-se a filha de Babilônia à eira do tempo do apisoamento, ainda por um pouco, e para ela logo virá o tempo da colheita. 34 - Tragou-me, partiu-me Nabucodonosor, rei de Babilônia, deixou-me qual vaso vazio. Engoliu-me, como o faria um dragão, enchendo o ventre do que de melhor eu possuía, e expulsou-me. 35 - Recaia sobre Babilônia a nossa carne dilacerada!, dizem os habitantes de Sião; E sobre a Caldéia o meu sangue derramado!, diz Jerusalém.

Apocalipse 12 (Almeida Revisada Imprensa Bíblica)

1 - E viu-se um grande sinal no céu: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos seus pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça. 2 - E estando grávida, gritava com as dores do parto, sofrendo tormentos para dar à luz. 3 - Viu-se também outro sinal no céu: eis um grande dragão vermelho que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre as suas cabeças sete diademas; 4 - a sua cauda levava após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra; e o dragão parou diante da mulher que estava para dar à luz, para que, dando ela à luz, lhe devorasse o filho. 5 - E deu à luz um filho, um varão que há de reger todas as nações com vara de ferro; e o seu filho foi arrebatado para Deus e para o seu trono. 6 - E a mulher fugiu para o deserto, onde já tinha lugar preparado por Deus, para que ali fosse alimentada durante mil duzentos e sessenta dias. 7 - Então houve

32

(33)

guerra no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão. E o dragão e os seus anjos batalhavam, 8 - mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou no céu. 9 - E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo; foi precipitado na terra, e os seus anjos foram precipitados com ele. 10 - Então, ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e o poder, e o reino do nosso Deus, e a autoridade do seu Cristo; porque já foi lançado fora o acusador de nossos irmãos, o qual diante do nosso Deus os acusava dia e noite. 11 - E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até a morte. 12 - Pelo que alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Mas ai da terra e do mar! porque o Diabo desceu a vós com grande ira, sabendo que pouco tempo lhe resta. 13 - Quando o dragão se viu precipitado na terra, perseguiu a mulher que dera à luz o filho varão. 14 - E foram dadas à mulher as duas asas da grande águia, para que voasse para o deserto, ao seu lugar, onde é sustentada por um tempo, e tempos, e metade de um tempo, fora da vista da serpente. 15 - E a serpente lançou da sua boca, atrás da mulher, água como um rio, para fazer que ela fosse arrebatada pela corrente. 16 - A terra, porém acudiu à mulher; e a terra abriu a boca, e tragou o rio que o dragão lançara da sua boca. 17 - E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra aos demais filhos dela, os que guardam os mandamentos de Deus, e mantêm o testemunho de Jesus. 18 - E o dragão parou sobre a areia do mar.

Apocalipse 13:3-5 (Almeida Revisada Imprensa Bíblica)

3 - Também vi uma de suas cabeças como se fora ferida de morte, mas a sua ferida mortal foi curada. Toda a terra se maravilhou,

(34)

seguindo a besta, 4 - e adoraram o dragão, porque deu à besta a sua autoridade; e adoraram a besta, dizendo: Quem é semelhante à besta? quem poderá batalhar contra ela? 5 - Foi-lhe dada uma boca que proferia arrogâncias e blasfêmias; e deu-se-lhe autoridade para atuar por quarenta e dois meses.

Apocalipse 13:10-12 (Almeida Revisada Imprensa Bíblica)

10 - Se alguém leva em cativeiro, em cativeiro irá; se alguém matar à espada, necessário é que à espada seja morto. Aqui está a perseverança e a fé dos santos. 11 - E vi subir da terra outra besta, e tinha dois chifres semelhantes aos de um cordeiro; e falava como dragão. 12 - Também exercia toda a autoridade da primeira besta na sua presença; e fazia que a terra e os que nela habitavam adorassem a primeira besta, cuja ferida mortal fora curada.

Apocalipse 16:12-14 (Almeida Revisada Imprensa Bíblica)

12 - O sexto anjo derramou a sua taça sobre o grande rio Eufrates; e a sua água secou-se, para que se preparasse o caminho dos reis que vêm do oriente. 13 - E da boca do dragão, e da boca da besta, e da boca do falso profeta, vi saírem três espíritos imundos, semelhantes a

34

(35)

rãs. 14 - Pois são espíritos de demônios, que operam sinais; os quais vão ao encontro dos reis de todo o mundo, para os congregar para a batalha do grande dia do Deus Todo-Poderoso.

Apocalipse 20:1-3 (Almeida Revisada Imprensa Bíblica)

1 - E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo e uma grande cadeia na sua mão. 2 - Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e o amarrou por mil anos. 3 - Lançou-o no abismo, o qual fechou e selou sobre ele, para que não enganasse mais as nações até que os mil anos se completassem. Depois disto é necessário que ele seja solto por um pouco de tempo. Nota: Esta é uma invenção puramente cristã, pois a serpente do Gênesis era um animal comum como qualquer outro “do campo”, é o próprio Deus bíblico quem afirma. A serpente do Gênesis jamais foi relacionada a Satanás e muito menos a um dragão, os cristãos inventaram isso (e inventaram Satanás) mais de 1000 anos depois da escritura do VT. É só mais uma das descaradas mentiras cristãs.

Pseudo-Mateus 18(Apócrifos)

(36)

Tendo chegado a uma gruta, e querendo repousar ali, Maria desceu da sela, e sentou-se, com Jesus no colo. Três rapazes viajavam com José, e uma jovem com Maria. E eis que de repente saiu da caverna uma multidão de dragões, e quando viram, as crianças gritaram de terror. Então Jesus desceu do colo de sua mãe, se colocou na frente dos dragões e eles o adoraram e se foram. E assim foi cumprida a profecia de Davi, Louvado seja o Senhor na terra, os dragões, vós e todos os abismos. 2. E o menino Jesus, caminhando diante deles, ordenou-lhes para não prejudicarem os homens. Mas José e Maria temiam que a criança fosse ferida pelos dragões. E Jesus lhes disse: Não temas, e não olhe para mim como uma criança, porque eu sempre fui um homem adulto, e é preciso de todas as bestas dos bosques se amansem diante de mim.

(37)

4 - Os Unicórnios da Bíblia >>>

Sabemos que os unicórnios não existiram e não existem. Mas como os textos sagrados devem ser considerados como reais para um crente (judeu, cristão ou suas infinitas variantes; e já que os

37

(38)

muçulmanos creem que o deus de Abraão também os endossará), a afirmação bíblica da existência de unicórnios deveria ser levada a sério, (da mesma forma que serpente falante, peixes gigantes com homens vivendo dentro deles, mortos que ressuscitam, anjos em arbustos em chamas, mares separados, etc.) apesar de serem criaturas mitológicos que nunca existiram e isso pareça absurdo. Portanto vamos analisar e ver o que a bíblia nos diz sobre isso.

Jó 39:9-10

• Septuaginta versão dos LXX (primeira tradução feita do Antigo Testamento ao Grego). 280 AEC a 200 AEC.

• 9boulhvsetai dev soi “monovkerw” douleu`sai h] koimhqh`nai ejpi; favtnh” sou

A palavra grega “monovkerw” (monokeros) significa “um só corno”, que era a palavra utilizada para descrever o Unicórnio.

• Versão da Vulgata Latina (Principios do século V)

• 9 - numquid volet rinoceros servire tibi aut morabitur ad praesepe tuum

• 10 - numquid alligabis rinocerota ad arandum loro tuo aut confringet glebas vallium post te

A palavra “rinoceros” significa Unicórnio em Latim. • Bíblia do Rei Tiago, “King James Version” (1611)

• 9 - Will the unicorn be willing to serve thee, or abide by thy crib?

• 10 - Canst thou bind the unicorn with his band in the furrow? or will he harrow the valleys after thee?

(39)

• Reina-Valera (Antiga Versão de Casiodoro de Reina (1569) Revisada por Cipriano de Valera (1602)) 1602.

• 9 - ¿Por ventura querrá el unicornio servirte a ti, ni quedar a tu pesebre?

• 10 - ¿Atarás tú al unicornio con su coyunda para el surco? ¿Labrará los valles en pos de ti?

• Reina-Valera Antiga (versão Revisada por “Sociedades Bíblicas Unidas” en 1909) 1909.d.s.C.

• 9 - (39-12) ¿Querrá el unicornio servirte á ti, Ni quedar á tu pesebre?

• 10 - (39-13) ¿Atarás tú al unicornio con su coyunda para el surco? ¿Labrará los valles en pos de ti?

Aqui não é possível falar em descontextualização, pois em cada versículo de Jó 39 se mostram diferentes animales reais como exemplos, e o unicórnio é um deles.

• Jó 39:9-10 (Almeida Corrigida e Revisada fiel)

• 9 - Ou, querer-te-á servir o boi selvagem? Ou ficará no teu curral?

• 10 - Ou com corda amarrarás, no arado, ao boi selvagem? Ou escavará ele os vales após ti?

Deuteronômio 14:4-5

• Deuteronômio 14 (Reina-Valera Antiga)

• 4 - Estos son los animales que comeréis: el buey, la oveja, y la cabra,

• 5 - El ciervo, el corzo, y el búfalo, y el cabrío salvaje, y el unicornio, y buey salvaje, y cabra montés.

• Deuteronômio 14:4-5 (Almeida Revisada Imprensa Bíblica)

39

(40)

• 4 - Estes são os animais que comereis: o boi, a ovelha, a cabra,

• 5 - o veado, a gazela, o cabrito montês, a cabra montesa, o antílope, o órix e a ovelha montesa.

• Deuteronômio 14:4-5 (Nova Versão Internacional)

• 4 - São estes os animais que vocês podem comer: o boi, a ovelha, o bode,

• 5 - o veado, a gazela, a corça, o bode montês, o antílope, o bode selvagem e a ovelha montês.

Mas se ainda não está convencido...

Números 23:22

• Septuaginta versão dos LXX (primeira tradução feita do Antigo Testamento ao Grego). 280 AEC a 200 AEC.

• 22 - qeo” oJ exagagwn autou” exAiguptou, w” doxamonokevrwto” autw`/.

• Versão da Vulgata Latina (Principios do século V)

• 22 - Deus eduxit eum de Aegypto cuius fortitudo similis est rinoceroti

• Bíblia do Rei Tiago, “King James Version” (1611)

22 - God brought them out of Egypt; he hath as it were the strength of an unicorn

• Reina-Valera (Antiga Versão de Casiodoro de Reina (1569) Revisada por Cipriano de Valera (1602)) 1602.

• 22 - Dios los ha sacado de Egipto; tiene fuerzas como de unicornio.

(41)

• Reina-Valera Antiga (versão Revisada por “Sociedades Bíblicas Unidas” en 1909) 1909.d.s.C.

22 - Dios los ha sacado de Egipto; Tiene fuerzas como de unicornio.

Em uma clara intenção de corrgir esta falha, as revisiões posteriores e as que hoje possuimos, sustituiram esse ser mitológico inexistente por outro mais comum e existente, apesar de que em algumas bíblias ainda aparece a palavra “unicórnio”.

• Reina-Valera Antiga (versão Revisada por “Sociedades Bíblicas Unidas” en 1909) 1909.d.s.C.

• Job 39:9-10

9 ¿Querrá el búfalo servirte a ti, O quedar en tu pesebre? 10 ¿Atarás tú al búfalo con coyunda para el surco? ¿Labrará

los valles en pos de ti?

• Jó 39:9-10 (Almeida Corrigida e Revisada fiel)

• 9 - Ou, querer-te-á servir o boi selvagem? Ou ficará no teu curral?

• 10 - Ou com corda amarrarás, no arado, ao boi selvagem? Ou escavará ele os vales após ti?

• Números 23:22 (Reina Valera Antiga)

• 22- Dios los ha sacado de Egipto; Tiene fuerzas como de búfalo.

• Números 23:22 Nova Versão Internacional)

• 22 - Deus os está trazendo do Egito; eles têm a força do boi selvagem.

• Números 23:22 (Versão católica)

• Deus os retirou do Egito e lhes deu o vigor do búfalo.

(42)

Alguns crentes estarão pensando que os textos “originais” se referem ao rinoceronte, negando-se a aceitar que seu livro mais importante e prova da existência de seu deus, mencione a um animal místico inexistente (como se os demais mitos bíblicos fossem mais aceitáveis e racionais).

(43)

Para este tipo de “crédulo incrédulo” devemos esclarecer vários pontos:

1. O texto deixa claro que possuía um só chifre. Sendo a palavra de Deus; este dado não pode ser analisado de outra forma que não seja “dado literal e correto”.

2. Em tais versículos se coloca o unicórnio junto a outros animais reais. Isso transforma o unicórnio em um animal real aos olhos do autor.

3. Os versículos falam do unicórnio como um animal domesticado. Não há dados históricos de que o rinoceronte tivesse sido domesticado alguma vez pela cultura hebraica. (Nem por qualquer outra cultura mesopotâmia).

4. Todos os rinocerontes com os quais pôde manter contato a população mesopotâmia ou a grega (das quais se conhecem diversas lendas sobre unicórnios) possuem dois chifres. A bíblia fala de um animal de um só chifre.

5. Os únicos rinocerontes de um só chifre e pelo lanudo (mais parecidos à imagem do cavalo), Elasmotherium sibiricum, não foram domesticados; se extinguiram há 10.000 anos e eram originários das estepes russas e da Ásia central. E como o relato mais antigo que a bíblia narra é a criação do mundo no Gênesis, e este a situa a tão só 3500 ou 4004 anos antes do suposto Cristo; torna este rinoceronte inválido para a história que nos contam os autores da bíblia.

(44)

5 - Os Gigantes de 24 dedos da Bíblia

Isto não é o simples caso de se mencionar pessoas de determinada altura, mas que na Bíblia, seus autores, afirmam com clareza que são uma raça concreta (Nephilim) e que pouco a pouco foi ficando sem descendência, se extinguindo. O crente atual não pode negar ou tentar omitir isso e, como crédulo que é (há tempos e graças a um concurso de fotografia onde se mostravam escavações com ossos de gigantes enterrados) este assumiu que esses ossos digitalizados eram reais e que, além disso, se encontravam concretamente na Grécia. Benditos contos e bendito Photoshop, como conseguem revelar o ignorante e o palerma de plantão!

Gênesis 6:4

(45)

Havia naqueles dias gigantes na terra; e também depois, quando

os filhos de Deus entraram às filhas dos homens e delas geraram filhos; estes eram os valentes que houve na antiguidade, os homens de fama.

Números 13:33

Também vimos ali gigantes, filhos de Enaque, descendentes dos

gigantes; e éramos aos nossos olhos como gafanhotos, e assim também éramos aos seus olhos.

Deuteronômio 1:28

Para onde subiremos? Nossos irmãos fizeram com que se derretesse o nosso coração, dizendo: Maior e mais alto é este povo do que nós, as cidades são grandes e fortificadas até aos céus; e também vimos ali filhos dos gigantes.

Deuteronômio 2:19-22

(46)

19 - E chegando até defronte dos filhos de Amom, não os molestes, e com eles não contendas; porque da terra dos filhos de Amom não te darei herança, porquanto aos filhos de Ló a tenho dado por herança. 20 - (Também essa foi considerada terra de gigantes; antes nela

habitavam gigantes, e os amonitas os chamavam zamzumins; 21 - Um povo grande, e numeroso, e alto, como os gigantes; e o

SENHOR os destruiu de diante dos amonitas, e estes os lançaram fora, e habitaram no seu lugar; 22 - Assim como fez com os filhos de Esaú, que habitavam em Seir, de diante dos quais destruiu os horeus, e eles os lançaram fora, e habitaram no lugar deles até este dia;

Deuteronômio 3:11-13

11 - Porque só Ogue, o rei de Basã, restou dos gigantes; eis que o seu leito, um leito de ferro, não está porventura em Rabá dos filhos de Amom? De nove côvados, o seu comprimento, e de quatro

côvados, a sua largura, pelo côvado comum. 12 - Tomamos, pois,

esta terra em possessão naquele tempo: Desde Aroer, que está junto ao ribeiro de Arnom, e a metade da montanha de Gileade, com as suas cidades, tenho dado aos rubenitas e gaditas. 13 - E o restante de Gileade, como também todo o Basã, o reino de Ogue, dei à meia tribo de Manassés; toda aquela região de Argobe, por todo o Basã, se

chamava a terra dos gigantes.

Deuteronômio 9:2

Um povo grande e alto, filhos de gigantes, que tu conheces, e de

que já ouviste. Quem resistiria diante dos filhos dos gigantes?

(47)
(48)

Josué 15:8

Y sube este término por el valle del hijo de Hinnom al lado del Jebuseo al mediodía: esta es Jerusalem. Luego sube este término por la cumbre del monte que está delante del valle de Hinnom hacia el occidente, el cual está al cabo del valle de los gigantes al norte:

Josué 15:8

Sobe ainda pelo vale de Ben-Hinom, até a saliência meridional do monte jebuseu {isto é, Jerusalém}; sobe ao cume do monte que está fronteiro ao vale de Hinom para o ocidente, na extremidade do vale

dos refains para o norte;

1 Samuel 17:51

Mas corrió David y púsose sobre el Filisteo, y tomando la espada de él, sacándola de su vaina, matólo, y cortóle con ella la cabeza. Y como los Filisteos vieron su gigante muerto, huyeron.

1 Samuel 17:51

Correu, pois, Davi, pôs-se em pé sobre o filisteu e, tomando a espada dele e tirando-a da bainha, o matou, decepando-lhe com ela a cabeça.

Vendo então os filisteus que o seu campeão estava morto,

fugiram.

2 Samuel 21

1 - Nos dias de Davi houve uma fome de três anos consecutivos; pelo que Davi consultou ao Senhor; e o Senhor lhe disse: E por causa de Saul e da sua casa sanguinária, porque matou os gibeonitas. 2 - Então o rei chamou os gibeonitas e falou com eles {ora, os gibeonitas não eram dos filhos de Israel, mas do restante dos amorreus; e os filhos de Israel tinham feito pacto com eles; porém Saul, no seu zelo pelos filhos de Israel e de Judá, procurou feri-los}; 3 - perguntou, pois, Davi aos gibeonitas: Que quereis que eu vos faça. e como hei de fazer expiação, para que abençoeis a herança do Senhor? 4 - Então os gibeonitas lhe disseram: Não é por prata nem ouro que temos questão com Saul e com a sua casa; nem tampouco cabe a nós matar pessoa alguma em Israel. Disse-lhes Davi: Que quereis que vos faça? 5 -

48

(49)

Responderam ao rei: Quanto ao homem que nos consumia, e procurava destruir-nos, de modo que não pudéssemos subsistir em termo algum de Israel, 6 - de seus filhos se nos dêem sete homens, para que os enforquemos ao Senhor em Gibeá de Saul, o eleito do Senhor. E o rei disse: Eu os darei. 7 - O rei, porém, poupou a Mefibosete, filho de Jônatas, filho de Saul, por causa do juramento do Senhor que entre eles houvera, isto é, entre Davi e Jônatas, filho de Saul. 8 - Mas o rei tomou os dois filhos de Rizpa, filha de Aías, que ela tivera de Saul, a saber, a Armoni e a Mefibosete, como também os cinco filhos de Merabe, filha de Saul, que ela tivera de Adriel, filho de Barzilai, meolatita, 9 - e os entregou na mão dos gibeonitas, os quais os enforcaram no monte, perante o Senhor; e os sete caíram todos juntos. Foi nos primeiros dias da sega que foram mortos, no princípio a sega da cevada. 10 - Então Rizpa, filha de Aías, tomando um pano de cilício, estendeu-o para si sobre uma pedra e, desde o princípio da sega até que a água caiu do céu sobre os corpos, não deixou que se aproximassem deles as aves do céu de dia, nem os animais do campo de noite: 11 - Quando foi anunciado a Davi o que fizera Rizpa, filha de Aías, concubina de Saul, 12 - ele foi e tomou os ossos de Saul e os de Jônatas seu filho, aos homens de Jabes-Gileade, que os haviam furtado da praça de Bete-Seã, onde os filisteus os tinham pendurado quando mataram a Saul em Gilboa; 13 - e trouxe dali os ossos de Saul e os de Jônatas seu filho; e ajuntaram a eles também os ossos dos enforcados. 14 - Enterraram os ossos de Saul e de Jônatas seu filho, na terra de Benjamim, em Zela, na sepultura de Quis, seu pai; e fizeram tudo o que o rei ordenara. Depois disto Deus se aplacou para com a terra. 15 - De novo tiveram os filisteus uma guerra contra Israel. E desceu Davi, e com ele os seus servos; e tanto pelejara contra os filisteus, que Davi se cansou. 16 - E Isbi-Benobe, que era dos filhos do gigante, cuja lança tinha o peso de trezentos, siclos de bronze, e que cingia uma espada nova, intentou matar Davi. 17 - Porém, Abisai, filho de Zeruia, o socorreu; e, ferindo ao filisteu, o matou. Então os homens de Davi lhe juraram, dizendo: Nunca mais sairás conosco à batalha, para que não apagues a lâmpada de Israel. 18 - Aconteceu depois disto que houve em Gobe ainda outra peleja contra os filisteus; então Sibecai, o husatita, 19 - Houve mais outra peleja contra os

(50)

filisteus em matou Safe, que era dos filhos do gigante. Gobe; e El-Hanã, filho de Jaaré-Oregim, o belemita, matou Golias, o giteu, de cuja lança a haste era como órgão de tecelão. 20 - Houve ainda também outra peleja em Gate, onde estava um homem de alta estatura, que tinha seis dedos em cada mão, e seis em cada pé, vinte e quatro por todos; também este era descendente do

gigante. 21 - Tendo ele desafiado a Israel, Jônatas, filho de Simei,

irmão de Davi, o matou. 22 - Estes quatro nasceram ao gigante

em Gate; e caíram pela mão de Davi e pela mão de seus servos.

1 Crônicas 20:4

E, depois disto, aconteceu que, levantando-se guerra em Gezer, com os filisteus, então Sibecai, o husatita, feriu a Sipai, dos filhos do

gigante; e ficaram subjugados.

(51)

6 - Monstros convivendo com pessoas na Bíblia

1 - Leviatã

Tiamat, personificando a Yam, filho de El, equivalente ao Leviatã

bíblico.

(52)

Atualmente muitos religiosos tentam mostrar um lado científico nas historias bíblicas que relatam a existência deste “monstro marinho”. Uns alegam que o povo hebreu possivelmente se referira à baleia e outros alegam que possivelmente seria a um dinossauro sobrevivente à extinção de sua espécie. Apenas lorotas para idiotas, pois tanto para os primeiros quanto para os segundos, a refutação se encontra dentro da própria bíblia. No relato bíblico esse monstro é descrito praticamente como um dragão marinho. (Dentes enormes, fumaça saindo de seu nariz e fogo de sua boca). Nunca existiu um animal com tais características, exceto na mitologia (que é precisamente onde se encaixa a Bíblia). E obviamente, nenhum dinossauro conseguiria sobreviver centenas de milhões de anos sem reproduzir-se, aumentando com isso sua espécie, até chegar ao século V AEC, quando começaram a escrever o livro de Jó. Parece-me absurdo ter explicar isto sendo tão óbvia a inexistência deste ser. Mas como há gente palerma que acredita em mitos e lendas, que se há de fazer?

Jó 41:1-34

1 - "Você consegue pescar com anzol o leviatã ou prender sua língua com uma corda? 2 - Consegue fazer passar um cordão pelo seu nariz ou atravessar seu queixo com um gancho? 3 - Pensa que ele vai lhe implorar misericórdia e lhe vai falar palavras amáveis? 4 - Acha que ele vai fazer acordo com você, para que você o tenha como escravo pelo resto da vida? 5 - Acaso você consegue fazer dele um bichinho de estimação, como se ele fosse um passarinho, ou pôr-lhe uma coleira para as suas filhas? 6 - Poderão os negociantes vendê-lo? Ou reparti-lo entre os comerciantes? 7 - Você consegue encher de arpões o seu couro, e de lanças de pesca a sua cabeça? 8 - Se puser a mão nele, a luta ficará em sua memória, e nunca mais você tornará a fazê-lo. 9 - Esperar vencê-lo é ilusão; só vê-lo já é assustador. 10 - Ninguém é suficientemente corajoso para despertá-lo. Quem então será capaz de resistir a mim? 11 - Quem primeiro me deu alguma

52

(53)

coisa, que eu lhe deva pagar? Tudo o que há debaixo dos céus me pertence. 12 - "Não deixarei de falar de seus membros, de sua força e de seu porte gracioso. 13 - Quem consegue arrancar sua capa externa? Quem se aproximaria dele com uma rédea? 14 - Quem ousa abrir as portas de sua boca, cercada com seus dentes temíveis? 15 - Suas costas possuem fileiras de escudos firmemente unidos; 16 - cada um está tão junto do outro que nem o ar passa entre eles; 17 - estão tão interligados, que é impossível separá-los. 18 - Seu forte sopro atira lampejos de luz; seus olhos são como os raios da alvorada. 19 - Tições saem da sua boca; fagulhas de fogo estalam. 20 - Das suas narinas sai fumaça como de panela fervente sobre fogueira de juncos. 21 - Seu sopro faz o carvão pegar fogo, e da sua boca saltam chamas. 22 - Tanta força reside em seu pescoço que o terror vai adiante dele. 23 - As dobras da sua carne são fortemente unidas; são tão firmes que não se movem. 24 - Seu peito é duro como pedra, rijo como a pedra inferior do moinho. 25 - Quando ele se ergue, os poderosos se apavoram; fogem com medo dos seus golpes. 26 - A espada que o atinge não lhe faz nada, nem a lança nem a flecha nem o dardo. 27 - Ferro ele trata como palha, e bronze como madeira podre. 28 - As flechas não o afugentam, as pedras das fundas são como cisco para ele. 29 - O bastão lhe parece fiapo de palha; o brandir da grande lança o faz rir. 30 - Seu ventre é como caco denteado, e deixa rastro na lama como o trilho de debulhar. 31 - Ele faz as profundezas se agitarem como caldeirão fervente, e revolve o mar como pote de ungüento. 32 - Deixa atrás de si um rastro cintilante; como se fossem os cabelos brancos do abismo. 33 - Nada na terra se equipara a ele; criatura destemida! 34 - Com desdém olha todos os altivos; reina soberano sobre todos os orgulhosos".

Salmos 74:14

Esmagaste as cabeças do Leviatã e o deste por comida às criaturas do deserto.

Salmos 104:25-26

25 - Eis o mar, imenso e vasto. Nele vivem inúmeras criaturas, seres vivos, pequenos e grandes. 26 - Nele passam os navios, e também o Leviatã, que formaste para com ele brincar.

(54)

Isaías 27:1

Naquele dia, o Senhor com sua espada severa, longa e forte, castigará o Leviatã, serpente veloz, o Leviatã, serpente tortuosa; matará no mar a serpente aquática.

2 - Beemote

O mesmo que acontece com o Leviatã, acontece com Behemoth. Estes vigaristas especialistas em fraudes e com muita lábia para enganar crédulos e palermas ignorantes, chegam a afirmar que este monstro mitológico seja um Diplodoco ou um Braquiossauro. Talvez tenham se impressionado com Jurassic Park e pensaram que se no filme os dinossauros podiam, mais ou menos, conviver com pessoas, por que não seria certo o conto de Jó? Com 7 bilhões

54

(55)

de pessoas circulando pelo planeta de um lado para outro, com milhões sites na web, documentários e livros de estudos sobre paleontologia, arqueologia, biologia e zoologia, e ainda não se informaram de algo que se estuda na escola primária: os dinossauros já se extinguiram e isto aconteceu milhões de anos antes do aparecimento do Homo sapiens. (Ainda assim podemos ver esses vigaristas tentando vender aos idiotas, em seu museu criacionista, que um Velociraptor podia ser a mascote de uma criança ou que um tricerátopo podia ser o cavalo, com arreios incluídos, do seu papai, um pastor hebreu nômade do Oriente próximo.) Depois disso, quem conhece melhor a realidade? Um grupo de investigadores, professores com doutorado, naturalistas, espeleólogos, etc. ou um pastor hebreu que viveu na Judeia do século V AEC? Todos nós sabemos que naquela época os conhecimentos eram “muuuuuito” avançados e sua cosmovisão bem completa…

Jó 40:15-24

15 - Contemplas agora o beemote, que eu fiz contigo, que come a erva como o boi. 16 - Eis que a sua força está nos seus lombos, e o seu poder nos músculos do seu ventre. 17 - Quando quer, move a sua cauda como cedro; os nervos das suas coxas estão entretecidos. 18 - Os seus ossos são como tubos de bronze; a sua ossada é como barras de ferro. 19 - Ele é obra-prima dos caminhos de Deus; o que o fez o proveu da sua espada. 20 - Em verdade os montes lhe produzem pastos, onde todos os animais do campo folgam. 21 - Deita-se debaixo das árvores sombrias, no esconderijo das canas e da lama. 22 - As árvores sombrias o cobrem, com sua sombra; os salgueiros do ribeiro o cercam. 23 - Eis que um rio transborda, e ele não se apressa, confiando ainda que o Jordão se levante até à sua boca. 24 - Podê-lo-iam porventura caçar à vista de seus olhos, ou com laços lhe furar o nariz?

(56)
(57)

3 - Basiliscos

Com o basilisco acontece o mesmo que aos outros. E mais ainda se a esta infalível bíblia se acrescenta imagens como essas acima, (a da direita, do século XIII, com o arcanjo Miguel lutando contra um). Algum crente palerma poderia alegar que os basiliscos existem atualmente. Claro que existem, um naturalista do século XVIII, que descobriu um lagarto mais ou menos parecido com estas representações medievais teve a genial ideia de denominar a esse réptil de “basiliscus” (e que para rematar é chamado de “lagarto Jesus Cristo” porque, graças às suas patas providas de lóbulos dérmicos, pode caminhar sobre a água) Notará o crédulo palerma que este só habita na América?

(58)

Basiliscus plumifrons

Dragão de komodo

(59)

Partindo da mesma base, os dragões também existiriam porque outro naturalista teve a ideia de denominar a outro réptil como “dragão de komodo” (e não porque ele solta fogo pela boca, mede mais de 6 metros e voa como tampouco habitou e habita a Europa e Oriente Próximo).

Para argumentar que a Bíblia fala de um animal real, primeiro devemos analisar, sem descontextualizar o que diz, que o basilisco de que trata é um animal que se parece com uma cobra (Provérbios 23:32), vive em cavernas (Isaías 11:8), pode vir da cobra, mas não é uma (Isaías 14:29 e 59:5), morde e não pode ser derrotado nem com os encantamentos. (Jeremias 8:17).

Salmos 91:13 (Bíblia Reina Valera)

13 - Sobre el león y el basilisco pisarás; Hollarás al cachorro del león y al dragón.

Salmos 91:13 (Almeida Corrigida e Revisada Fiel)

Pisarás o leão e a cobra; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente.

Salmos 91:13 (Nova Versão Internacional)

Você pisará o leão e a cobra; pisoteará o leão forte e a serpente.

Proverbios 23:32 (Bíblia Reina Valera)

Mas al fin como serpiente morderá, Y como basilisco dará dolor:

Proverbios 23:32 (Almeida Corrigida e Revisada Fiel) No fim, picará como a cobra, e como o basilisco morderá.

Proverbios 23:32 (Nova Versão Internacional)

No fim, ele morde como serpente e envenena como víbora.

(60)

Isaías 11:8 (Bíblia Reina Valera)

Y el niño de teta se entretendrá sobre la cueva del áspid, y el recién destetado extenderá su mano sobre la caverna del basilisco.

Isaías 11:8 (Almeida Corrigida e Revisada Fiel)

E brincará a criança de peito sobre a toca da áspide, e a desmamada colocará a sua mão na cova do basilisco.

Isaías 11:8 (Nova Versão Internacional)

A criancinha brincará perto do esconderijo da cobra, a criança colocará a mão no ninho da víbora.

Isaías 14:29 (Bíblia Reina Valera)

No te alegres tú, Filistea toda, por haberse quebrado la vara del que te hería; porque de la raíz de la culebra saldrá basilisco, y su fruto, ceraste volador.

Isaías 14:29 (Almeida Corrigida e Revisada Fiel)

Não te alegres, tu, toda a Filístia, por estar quebrada a vara que te feria; porque da raiz da cobra sairá um basilisco, e o seu fruto será uma serpente ardente, voadora.

Isaías 14:29 (Nova Versão Internacional)

Vocês, filisteus, todos vocês, não se alegrem porque a vara que os feria está quebrada! Da raiz da cobra brotará uma víbora, e o seu fruto será uma serpente veloz.

Isaías 59:5(Bíblia Reina Valera)

Ponen huevos de áspides, y tejen telas de arañas: el que comiere de sus huevos, morirá; y si lo apretaren, saldrá un basilisco.

Isaías 59:5(Almeida Corrigida e Revisada Fiel)

Chocam ovos de basilisco, e tecem teias de aranha; o que comer dos ovos deles, morrerá; e, quebrando-os, sairá uma víbora.

(61)

Isaías 59:5(Nova Versão Internacional)

Chocam ovos de cobra e tecem teias de aranha. Quem comer seus ovos morre, e de um ovo esmagado sai uma víbora.

Jeremias 8:17 (Bíblia Reina Valera)

Porque he aquí que yo envío sobre vosotros serpientes, basiliscos, contra los cuales no hay encantamiento; y os morderán, dice Jehová.

Jeremias 8:17 (Almeida Corrigida e Revisada Fiel)

Porque eis que envio entre vós serpentes e basiliscos, contra os quais não há encantamento, e vos morderão, diz o SENHOR.

Jeremias 8:17 (Nova Versão Internacional)

"Vejam, estou enviando contra vocês serpentes venenosas, que ninguém consegue encantar; elas morderão vocês, e não haverá remédio", diz o Senhor.

(62)

7 - Medicina bíblica - casas e roupas com lepra >>>

1 - Segundo a bíblia, as casas também adoecem (de lepra)

Levítico 14:33-34

33 - Disse mais Jeová a Moisés e a Arão: 34 - Quando entrardes na terra de Canaã, que eu vos hei de dar a vós em possessão, e eu puser a praga da lepra numa casa da terra da vossa possessão;

Vemos como, segundo a própria Bíblia, é Deus (onisciente, onipotente, além de benevolente, justo e misericordioso) que confessa ser o culpado por colocar lepra nas pessoas. Ao que parece, o deus literário (que segundo a própria bíblia é o culpado pelas doenças nas pessoas), dá uma série de protocolos a seguir para determinar se é lepra ou não, para curá-la com rituais bizarros e proteger seu “eleito” (o sacerdote que fala por ele) de ser exposto a ela.

Levítico 14:35

O dono da casa irá e informará ao sacerdote, dizendo: Parece-me que há como praga em minha casa.

O sacerdote, com toda a autoridade que lhe concede sua “relação pessoal com Yahvé (Deus)”, deverá inspecionar a casa tal como faria com um enfermo. (Veja-se Levítico 13).

Levítico 14:36-57

36 - O sacerdote ordenará que despejem a casa, antes que entre para examinar a praga, para que não fique imundo tudo o que está na casa. Depois entrará para examinar a casa; 37 - examiná-la-á, e, se a praga estiver nas paredes da casa em cavidades verdes ou vermelhas e

(63)

parecer mais funda que a parede, 38 - o sacerdote sairá da casa até a porta dela, e a fechará por sete dias. 39 - Voltará ao sétimo dia, e a examinará. Se a praga se tiver espalhado nas paredes da casa, 40 - ele ordenará que se arranquem as pedras em que está a praga, e que as lancem fora da cidade num lugar imundo. 41 - Fará raspar a casa por dentro ao redor, e a argamassa que houverem raspado deitarão fora da cidade num lugar imundo; 42 - tomarão outras pedras, e as porão no lugar dessas pedras; tomará outra argamassa, e rebocará a casa. 43 - Se a praga voltar a brotar na casa, depois de arrancadas as pedras, raspada a casa e de novo rebocada; 44 - o sacerdote entrará e a examinará. Se a praga se tiver espalhado na casa, é lepra roedora na casa: é imunda. 45 - Derrubar-se-á a casa, as suas pedras e a sua madeira, e toda a argamassa da casa; e se levará para fora da cidade a um lugar imundo. 46 - Também aquele que entrar na casa, enquanto estiver fechada, será imundo até a tarde. 47 - Aquele que se deitar na casa lavará os seus vestidos; e quem comer na casa lavará os seus vestidos. 48 - Porém, se o sacerdote entrar e a examinar, e a praga não se tiver espalhado na casa, depois que tiver sido rebocada; declará-la-á limpa, porque a praga está curada. 49 - Para purificar a casa, tomará duas aves, e pau de cedro, e escarlata e hissopo. 50 - Matará uma das aves num vaso de barro sobre águas vivas; 51 - tomará o pau de cedro, e o hissopo, e a escarlata e a ave viva, e os molhará no sangue da ave morta, e nas águas vivas, e aspergirá a casa sete vezes. 52 - Purificará a casa com o sangue da ave, com as águas vivas, com a ave viva, com o pau de cedro, com o hissopo e com a escarlata; 53 - mas soltará a ave viva para fora da cidade sobre a face do campo. Assim fará expiação pela casa; e será limpa. 54 - Esta é a lei de toda a sorte de praga de lepra e de tinha; 55 - da lepra dos vestidos e das casas; 56 - das inchações, das pústulas e das manchas lustrosas; 57 - para ensinar quando for imundo, e quando for limpo: esta é a lei da lepra.

1 - A realidade

Referências

Documentos relacionados

Haverá aproveitamento das carências proporcional ao período cumprido na operadora de origem limitado ao grupo A, exceto para doenças e

Esse material nao podera ser comercializado ou redistribuido sem autorizacao http://concursoprepara.com.br Noções de Direito Administrativo / Controle da administração pública

No compartimento congelador poderá guardar durante vários meses, a uma temperatura de armazenamento de -18°C ou inferior (a partir de um ajuste de temperatura de 5°C),

Obrigações Perpétuas Subordinadas com Juros Condicionados, que não terão uma maturidade designada, as Obrigações não podem ser reembolsadas antes da

A análise dos dados meteorológicos foi dividida em três etapas a partir de um esquema de decomposição temporal-cronológica, iniciando pela série de dados de longo

1º Este Ato regulamenta o Sistema de Deliberação Remota do Senado Federal (SDR), criado pelo Ato da Comissão Diretora nº 7, de 2020, promovendo adequações para

Como exemplo, cita-se a falha categorizada como A1- Injeção: as falhas de injeção, tais como injeção de SQL, de Sistema Operacional (SO) e de LDAP, ocorrem quando

a) Identificar o seu papel como Investigador dentro da Instituição e no contexto da sociedade. b) Propiciar conhecimentos fundamentais para que o Investigador da