• Nenhum resultado encontrado

SEW-EURODRIVE Solução em Movimento

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SEW-EURODRIVE Solução em Movimento"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)

1

Índice

1 Índice ... 3

2 Segurança ... 4

3 Compatibilidade Eletromagnética (EMC) ... 5

4 Instalação Mecânica... 7

5 Instalação Elétrica... 9

6 Interface do Usuário... 11

7 Configuração do Sistema ... 12

8 Fácil Colocação em Operação ... 13

Ref.: Movitrac Port Plus (Remote keypad option module) - LT - BG - 00 - User Guide - Installation and Operating Instructions

(4)

2

Segurança

O Movitrac Port Plus é projetado para ser utilizado com o conversor de fre-qüência MC LTP e é destinado para incorporação nos equipamentos em sistemas completos. O Movitrac Port Plus pode ser utilizado para controlar a operação do MC LTP 3GV, MC LTP VTC ou Micro Compact MC LTP. O conversor deve ser instalado corretamente para evitar riscos de segu-rança. O MC LTP utiliza altas tensões e correntes, possui alto nível de energia elétrica armazenada, e é utilizado para controlar o equipamento que pode causar ferimentos. É necessário atenção à estrutura do sistema e instalação elétrica para evitar riscos em operação normal ou no caso de mau funcionamento do equipamento.

Somente as pessoas que possuem treinamento e experiência necessários devem realizar a configuração do sistema, instalação, colocação em ope-ração e manutenção. Elas devem ler cuidadosamente esta informação de segurança e as instruções neste Guia Rápido e seguir toda a informação com relação a transporte, armazenagem, instalação e utilização do módulo opcional, inclusive as limitações ambientais especificadas. Favor ler as INDICAÇÕES DE SEGURANÇA abaixo, e todos os Avisos contidos neste manual.

Indicações de Segurança

AVISO

Aparece onde há risco de causar ferimentos ou morte nas pessoas. CUIDADO

(5)

Informação Importante de Segurança

Segurança de máquinas, e aplicações críticas de segurança

Os opcionais do Movitrac LT e o hardware e o software do MC LT são pro-jetados e testados a um padrão elevado e as falhas são improváveis. AVISO: O nível de integridade oferecido pelo Movitrac Port Plus / funções de controle MC LTP - por exemplo parada/partida, avanço/retorno e veloci-dade máxima, não é suficiente para uso em aplicações críticas de segu-rança sem meios independentes de proteção. Todas as aplicações onde o mau funcionamento pode causar ferimento ou morte devem estar sujeitas a uma avaliação do risco e proteção adicional fornecidos onde necessário. Dentro da União Européia, todas as máquinas as quais este produto é uti-lizado devem estar em conformidade com a Diretiva 89/392/EEC, Safety of Machinery. Em particular, o equipamento elétrico deve estar em conformi-dade com EN60204-1.

3

Compatibilidade Eletromagnética (EMC)

O MC LTP é projetado para altos padrões de EMC. O dado EMC é forne-cido em uma Folha de Dados separada, disponível sob consulta. Sob con-dições extremas, o produto deve causar ou sofrer distúrbios devido à interação eletromagnética com outro equipamento. Esta é a responsabili-dade do instalador em garantir que o equipamento ou o sistema o qual o produto é incorporado esteja em conformidade com a legislação EMC do país de utilização. Dentro da União Européia, o equipamento o qual este produto é incorporado deve estar em conformidade com 89/336/EEC, Electromagnetic Compatibility.

Quando instalado conforme recomendado neste Guia Rápido, os níveis de emissão irradiados de todos os MC LTPs são menores do que os definidos nas emissões irradiadas Generic padrão EN61000-6-4. Cada MC LTP tem um filtro embutido para reduzir emissões conduzidas. Os níveis de emis-são conduzida emis-são menores do que os definidos nas emissões irradiadas padrão EN61000-6-4 (classe A) para comprimentos especificados do cabo do motor.

(6)

Os tamanhos 1 até 3 do MC LTP podem ser montados com um filtro externo opcional MC LT (filtro HF) para aumentar o desempenho. O MC LT em conformidade com os seguintes padrões

1) Marca CE para diretiva de baixa tensão 2) UL508C Equipamento de conversão de potência

3) IEC 664-1 Coordenação de isolamento para equipamento dentro de sistemas de baixa tensão

4) EN618003 Sistemas de potência elétrica de Velocidade Ajustável -Parte 3 (EMC)

5) EN 61000-6 / -2, -3, -4 Imunidade Genérica / Padrões de emissões (EMC)

Conformidade com os padrões para MC LTP • Marca CE para Diretiva de Baixa Tensão.

• EN61000-4 EMC Emissões Genéricas Padrão, Nível Industrial. • EN61000-2 EMC Imunidade Genérica Padrão, Nível Industrial. • Proteção do conteúdo, EN60529 IP20, NEMA 250.

• Classificação de inflamabilidade de acordo com UL 94. Especificação geral

Interface do Sinal: Conector RJ11 padrão 6-vias Entrada de alimentação: 10V ... 36VCC, 30 mA

Sinal RS-485: padrão industrial de 2 fios +5V diferencial Ambiente: Operacional 0 ... 50 ºC

Armazenagem -40 ºC ... 60 ºC

Umidade relativa <95% (sem condensação) Grau de proteção: IP54

(7)

4

Instalação Mecânica

AVISO

• Ao instalar o Movitrac Port Plus, todos os MC LTPs devem ser desconectados e ISOLADOS antes de realizar qualquer trabalho nele. Estão presentes altas tensões nos terminais e dentro do con-versor por até 10 minutos após o desligamento da rede elétrica. Os MC LTPs devem ser instalados somente por técnicos especializados e de acordo com as normas locais e nacionais e códigos de prática. • Consultar o manual MC LTP para informações adicionais.

CUIDADO

• Inspecionar cuidadosamente o Movitrac Port antes da instalação para garantir que ele não esteja danificado.

• Armazenar o Movitrac Port em sua caixa enquanto necessário. A armazenagem deve ser limpa e seca. Faixa de temperatura -40ºC até +60ºC.

• Instalar o Movitrac Port em uma superfície plana, resistente a cha-mas e livre de vibração.

(8)

DIMENSÃO

Montagem em painel

O painel o qual o Movitrac Port Plus deve ser montado deve ser recortado de acordo com o diagrama abaixo:

81 66 65 55 21 3 Unit: mm 70 55 Cut Out Unit: mm

(9)

5

Instalação Elétrica

Interface Elétrica

O Movitrac Port Plus utiliza um conector padrão RJ11 6-vias como sua interface elétrica, que oferece solução simples para o usuário para confi-guração do sistema utilizando um cabo de dados padrão RJ11 6-vias. O layout do sinal do conector é dado a seguir:

Exigências do cabo

Os cabos de dados padrão 6-vias com conectores são disponíveis na SEW, sob consulta.

Se o cabo de dados é montado no local, certifique-se que o pino de cone-xão externo esteja correto: Pino 1 para Pino 1, Pino 6 para Pino 6 etc.

CUIDADO

A conexão incorreta do cabo pode danificar o conversor. Deve ser tomado cuidado extra ao utilizar o terceiro grupo de cabo.

RJ11 Interface Signal Layout NC 0V +24V RS485 - / Optibus RS485 + / Optibus NC

RJ11 Layout da Interface de Sinal

6-way ribbon cable with leader

(10)

Configuração do sistema

O MC LTP deve fornecer alimentação +24V ao Movitrac Port Plus através da conexão RJ11. Depois da conexão física ter sido configurada, o sis-tema está pronto para operar. Ver figura abaixo

(11)

6

Interface do Usuário

NAVIGATE:

Utilizado para indicar a informação em tempo real, para acessar e sair do modo de edição de parâmetro e para armazenar mudanças do parâmetro UP:

Utilizado para aumentar a velocidade no modo real-time ou para aumentar os valores do parâmetro no modo de edição

DOWN:

Utilizado para diminuir a velocidade no modo real-time ou para diminuir os valores do parâmetro no modo de edição

RESET / STOP:

Quando o conversor está no modo trip, esta tecla é utilizada para restaurar a operação do conversor. Em aplicação normal, quando no modo controle manual, esta tecla é utilizada para parar um conversor em operação START:

Quando no modo controle manual, a tecla é utilizada para iniciar um con-versor parado ou para inverter o sentido de rotação se o modo controle manual bi-direcional estiver liberado (Para mais informação ver o guia rápido). NAVIGATE START STOP DOWN UP

8.8.8.

8 8 8

(12)

7

Configuração do Sistema

Dependendo da necessidade da aplicação, o Movitrac Port Plus pode ser utilizado de quatro maneiras diferentes:

• Um Movitrac Port Plus com um conversor

• Um Movitrac Port Plus com vários conversores

• Dois Movitrac Port Plus com um conversor

(13)

8

Fácil Colocação em Operação

Configurar o endereço de comunicação

Por padrão, o Movitrac Port Plus tentará comunicar com o conversor que tem endereço 1 na rede após energização pela primeira vez.

O Movitrac Port Plus indicará “SCAN..” após energizar, o que indica que o Movitrac Port Plus está procurando o conversor com o endereço correto na rede. Uma vez o conversor ter sido encontrado, a mensagem “Load..” será indicada na janela de display do Movitrac Port Plus, que indica que o Movitrac Port está lendo a informação de configuração do conversor. Nor-malmente gastará de 1 a 2 segundos para o Movitrac Port Plus ler esta informação. Após os dados terem sido carregados, o Movitrac Port Plus indicará o estado do conversor em tempo real.

Se o Movitrac Port Plus não encontra o conversor na rede, isto é, há somente um conversor na rede e seu endereço não é igual a 1, o ende-reço de comunicação do Movitrac Port Plus será indicado na janela de monitoração como “Adr-01”. O usuário pode então ajustar o endereço de 1 até 63 utilizando as teclas UP ou DOWN no Movitrac Port Plus.

Depois que o endereço foi mudado para um valor para combinar com o do conversor, a tecla STOP deve ser pressionada para liberar o Movitrac Port Plus para procurar novamente o conversor.

Depois que a comunicação entre o Movitrac Port e o conversor tiver sido estabelecida, o usuário pode mudar o endereço do Movitrac Port para estabelecer comunicação com outro conversor na mesma rede a qualquer momento.

Pressionando junto as teclas STOP e DOWN resulta na mensagem “Adr-XX”, onde “XX” representa o endereço atual. Utilizando a tecla UP ou

DOWN para selecionar o endereço do conversor desejado. Após

selecio-nar o novo endereço, pressionando novamente junto as teclas STOP e

DOWN resultará no estabelecimento de comunicações do Movitrac Port

(14)

Configurar o número do dispositivo Movitrac Port Plus

Conforme desejado, o usuário pode utilizar 2 Movitrac Ports dentro da mesma rede de conversor para comunicar com o mesmo conversor ou com conversores diferentes.

Ao utilizar dois Movitrac Ports com o mesmo conversor, o usuário precisa mudar o número do dispositivo Movitrac Port Plus no segundo Movitrac Port para garantir operação correta. Todos os Movitrac Port Plus são ajus-tados de fábrica para dispositivo 1.

Para mudar o número do dispositivo, pressionar junto as teclas

NAVI-GATE, STOP e DOWN. Será indicada a mensagem “Port-X (x = 1 ou 2).

Depois o usuário pode utilizar as teclas UP ou DOWN para mudar o número do dispositivo para 1 ou 2 conforme desejado. Pressionar nova-mente junto as teclas NAVIGATE, STOP e DOWN para voltar a operação normal.

Observe:

• Depois que o usuário ajustou o Movitrac Port Plus como dispositivo 2, o OptiStore Plus não pode ser utilizado na mesma rede de conversor. • Se o endereço do dispositivo Movitrac Port Plus for ajustado para 2, deve haver um segundo Movitrac Port Plus com endereço de dispo-sitivo 1 na rede.

Operação em tempo real

Depois da comunicação ter sido estabelecida entre o conversor e o Movi-trac Port Plus, o usuário pode controlar o MC LTP Plus utilizando as teclas de controle na parte dianteira do painel do Movitrac Port.

Monitorar ou mudar um valor de parâmetro

Pressionar e segurar a tecla NAVIGATE por mais de 1 segundo quando o conversor está indicando “StoP”. O display muda para P1-01, indicando parâmetro 1 no grupo de parâmetro 1.

Pressionar e liberar a tecla NAVIGATE para indicar o valor deste parâmetro.

Mudar o valor desejado utilizando as teclas UP e DOWN.

Pressionar e liberar mais uma vez a tecla NAVIGATE para armazenar a mudança.

Pressionar e segurar a tecla NAVIGATE por mais de 1 segundo para voltar ao modo real-time. O display mostra “StoP” se o conversor

(15)

estiver parado ou a informação real-time (po ex. velocidade, corrente ou potência) se o conversor estiver em funcionamento.

Mudar o grupo de parâmetro

Garantir que o acesso ao menu ampliado esteja liberado. O código de acesso padrão do menu ampliado é 101 e ele deve ser colocado no P1-14 para permitir que o menu ampliado seja acessado.

Inserir o modo de edição de parâmetro com o número de parâmetro PX-XX indicado. Pressionar a tecla NAVIGATE e depois pressionar e liberar simultaneamente a tecla UP ou DOWN para mudar o número do grupo de parâmetro até o grupo de parâmetro desejado ser indicado.

Observe:

Para lista de parâmetro detalhada e configuração das funções, favor con-sultar o Guia Rápido MC LTP correspondente

Acesso de travamento aos parâmetros

• Para evitar acesso não autorizado aos parâmetros através do Movi-trac Port Plus, ajustar P2-38 = 1. Depois que este parâmetro for ajus-tado, o acesso aos parâmetros através do Movitrac Port Plus será impedido.

• A informação operacional (velocidade, corrente, potência, etc) ainda pode ser acessada normalmente e o conversor ainda pode ser con-trolado a partir do controle manual.

• Destravar o acesso ao parâmetro, mudar P2-38 de volta para 0 dire-tamente através do controle manual do conversor.

Pré-definindo a velocidade de destino no modo controle manual Ajustar P1-12 = 1 ou 2 para liberar o controle manual, assegurando que P2-19 = 1 ou 3 para permitir ao conversor partir da valocidade pré-defi-nida.

Enquanto o conversor está parado, pressionar a tecla STOP. Será mos-trado o valor do potenciômetro digital, indicando a velocidade desejada. Utilizar as teclas UP e DOWN para selecionar a velocidade desejada.

(16)

Pressionar a tecla STOP para voltar ao display real-time mostrando “StoP”, ou a tecla START para iniciar a aceleração do conversor à veloci-dade desejada.

Observação:

A liberação do hardware no conversor deve estar presente ao utilizar o modo controle manual.

Variar a velocidade em tempo real no modo controle manual

Pressionar a tecla START. O conversor acelerará para a velocidade pré-definida ajustada no potenciômetro digital (assumindo P2-19 = 1) Pressionar UP para aumentar a velocidade.

O conversor avançará, aumentando a velocidade até a tecla UP ser libe-rada.

A velocidade máxima é a velocidade ajustada em P1-01. Pressionar DOWN para diminiuir a velocidade.

O conversor diminuirá a velocidade até a tecla STOP ser liberada. A velo-cidade mínima é a velovelo-cidade ajustada em P1-02.

Pressionar a tecla STOP para parar o conversor (supondo que P2-19 = 1) O conversor desacelerará para parar na rampa de desaceleração selecio-nada.

O display finalmente mostrará “StoP” no ponto que o conversor é inibido. Pressionando a tecla START mais uma vez resulta na operação do con-versor de volta à velocidade que ele estava funcionando anteriormente (valor do potenciômetro digital) (supondo que P2-19 = 1)

(17)

Inverter o sentido de rotação com P1-12 = 2

Pressionar a tecla START. O conversor acelera para a velocidade pré-defi-nida conforme ajustado no potenciômetro digital (supondo que P2-19 = 1). Pressionar UP ou DOWN para aumentar ou diminuir a velocidade. Pressionar novamente a tecla START. O motor inverterá seu sentido de rotação.

Pressionar a tecla STOP para desacelerar o motor até parar.

Sempre que o conversor é iniciado, ele partirá com uma velocidade posi-tiva a menos que o sentido seja invertido pelas entradas digitais nos termi-nais do usuário.

Entendendo as mensagens do display

O Movitrac Port Plus utiliza várias mensagens do display para indicar dife-rentes estados de trabalho. Para mais informação, ver tabela a seguir.

Mensagem Explicação

SCAN.. O Movitrac Port Plus está procurando pelo conversor na rede.

LOAD.. O Movitrac Port Plus encontrou o conversor na rede e está carregando a informação de inicialização do con-versor.

Err-id Indica que o Movitrac Port Plus detectou outro Movitrac Port Plus na mesma rede com o mesmo número de dis-positivo.

Err-SC O Movitrac Port Plus perdeu o vínculo de comunicação com o conversor.

Adr-XX Indica o endereço do Movitrac Port Plus, onde XX = 1...63

Port-X Esta mensagem mostra o número do dispositivo Movi-trac Port Plus X = 1 ou 2

(18)

Verificação de problemas Mensagem Explicação ‘Adr-XX’ indi-cado após a mensagem ‘Scan..’

O Movitrac Port Plus falhou ao encontrar o conversor com o endereço especificado na rede.

Verificar se a conexão do cabo de dados RJ11 está cor-reta. Verificar se o conversor com endereço XX está dis-ponível na rede inteira.

Se XX > 1 e somente um Movitrac Port Plus é conec-tado, verificar o número de dispositivo do Movitrac Port Plus, certifique-se que o número seja 1.

Indica ‘Err-id’ na energi-zação

Isto ocorre normalmente quando há dois Movitrac Port Plus na mesma rede e ambos têm o mesmo número de dispositivo. Verificar e mudar o número de dispositivo de um Movitrac Port Plus.

Indica ‘Err-id’ durante ope-ração normal

Isto ocorre normalmente quando o usuário conecta um segundo Movitrac Port Plus na rede. Mudar o número de dispositivo de um dos Movitrac Port Plus.

Indica

‘Err-SC’ Verificar a conexão elétrica, e certificar se o cabo está conectado corretamente entre o Movitrac Port Plus e o conversor. Pressionar a tecla ‘STOP’ para permitir que o Movitrac Port Plus procure novamente o conversor.

(19)

Código de ativação do conversor

Para informação detalhada sobre a verificação de problemas, favor consultar o Guia Rápido correspondente.

Mensagem

de ativação Explicação

“P-dEF” Parâmetros padrão carregados.

“O-I” Sobrecorrente na saída do conversor ao motor. “I.t-trP” Ativação de sobrecarga do conversor. “O-Uolt” Sobretensão na rede CC.

“U-Uolt” Ativação de sub tensão.

“Ol-b” Sobrecorrente no circuito do resistor de frenagem. “OL-br” Sobrecarga do resistor de frenagem.

“O-t” Ativação de sobretemperatura. “U-t” Ativação de subtemperatura.

“PS-trP” Erro de classificação do estágio de potência. “dAtA-F” Erro de checksum nos dados de memória internos. “P-LOSS” Perda de uma fase da rede de entrada trifásica. Ph-lb” Desigualdade na tensão de entrada trifásica. “SC-trP” Perda de ligação de comunicação do conversor. “E-triP” Ativação externa (conectado à entrada digital 3). “At-Fxx” Falha do ajuste automático com código de erro.

(20)

Motoredutores \ Redutores Industriais \ Produtos Eletrônicos \ Automação \ Service

Como movimentar o mundo

Com pessoas que pensam rapidamente e que desenvol-vem o futuro com você. Com a prestação de serviços integrados acessíveis a todo momento, em qualquer localidade. Com sistemas de acionamentos e controles que potencializam automaticamente o seu desempenho. Com o conhecimento abrangente nos mais diversos segmentos industriais. Com elevados padrões de qualidade que simplificam a automatização de processos.

SEW-EURODRIVE Brasil Ltda. Avenida Amâncio Gaiolli, 50 Rodovia Presidente Dutra, Km 208 Com idéias inovadoras

que antecipam agora as soluções para o futuro.

Com uma rede global de soluções ágeis e especificamente desenvolvidas.

Com a presença na internet, oferecendo acesso constante às mais novas informações e atualizações de softwares de aplicação.

SEW-EURODRIVE Solução em Movimento

Referências

Documentos relacionados

A tipologia de acidente envolvendo motociclos com o maior número de acidentes com vítimas em 2010 e à qual está também associado o maior número de vítimas mortais e feridos

Os conversores de frequência MOVITRAC ® B foram concebidos para serem instalados e integrados como componentes em máquinas e sistemas e cumprem a norma de pro- dutos EMC EN

Definição de fábrica: Potência nominal do motor em kW correspondendo à potência nominal do conversor Em caso de ligação de um motor com um tamanho inferior ou superior

Aviso Indicar falha • O sensor de vibração emite um aviso (consulte as instruções de operação &#34;Unidade de Diagnóstico DUV10A&#34;). • Determine a causa da vibração,

• Tome as medidas de precaução adequadas para garantir que o motor não entre involuntariamente em funcionamento quando o conversor for ligado.. 2.2 Operação

Para garantir uma ventilação suficiente, deixar espaço mínimo livre de 100 mm (4 in) acima e abaixo de cada unidade. Não é necessário deixar espaço livre

O variador tecnológico MOVIDRIVE ® MDX61B e o conversor de frequência MOVITRAC ® B permitem usar a opção DFE32B PROFINET IO como interface de ligação a controladores programáveis

Para tal, durante a colocação em operação é necessário selecionar o modo de opera- ção VFC ou VFC &amp; frenagem de corrente contínua no item