• Nenhum resultado encontrado

c) Qual é a porcentagem em massa de THC na mistura sólida preparada pelo farmacêutico? Mostre

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "c) Qual é a porcentagem em massa de THC na mistura sólida preparada pelo farmacêutico? Mostre"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Aula n

o

. 17

01.(UNICAMP – SP) – Algumas misturas gasosas podem ser importantes em ambientes hospitalares, assim como na prática de esportes, como mergulho autônomo a grandes profundidades. Uma dessas misturas, denominada Trimix, contém 16% de oxi-gênio, 24% de hélio e 60% de nitrogênio (porcenta-gem em volume). Suponha um cilindro de Trimix mantido à temperatura ambiente e a uma pressão de 9000 kPa.

a) Escreva as fórmulas dos gases da mistura. b) Qual é a pressão parcial do hélio no cilindro?

Mos-tre os cálculos.

c) Qual é a massa molar média da mistura? Mostre os cálculos.

Dado: R = 8,3 kPa L mol–1K–1

02.(UNICAMP – SP/2006) – O tetraidrocanabinol (THC) vem sendo utilizado, mediante controle legal, como coadjuvante para o tratamento de náuseas; enjôos e ânsia de vômito de pacientes que se submetem a tratamento quimioterápico; para interromper ou reverter a perda de peso de portadores de AIDS e para combater o aumento da pressão ocular (glau-coma). Essa substância é encontrada na planta Cannabis sativa, conhecida popularmente como maconha. O skank, um tipo de maconha cultivada

c) Qual é a porcentagem em massa de THC na mis-tura sólida preparada pelo farmacêutico? Mostre os cálculos.

03.(UFF) –

O Brasil é um dos países líderes em reciclagem de latinhas de alumínio. O alumínio usado na fabricação dessas latas pode ser obtido a partir da eletrólise ígnea (na ausência de água) de Al2O3na presença de criolita. A equação simplificada da reação eletrolítica do Al2O3 é:

Al2O3(s) → 2Al(l)+ 3/2 O2(g) ∆H = 1650 kJ.mol–1 De acordo com o exposto, pode-se afirmar que: a) são necessários 3 mols de Al2O3para produzir 5

mols de alumínio;

b) a reação de obtenção de Al conforme a reação mostrada acima é endotérmica;

c) a reação de obtenção de Al conforme a reação acima é de dupla troca;

d) o oxigênio produzido tem número de oxidação –2; e) os números de oxidação para o alumínio e o

(2)

04.(UNICAMP – SP) – Fogos de artifício foram utiliza-dos na abertura e no encerramento da Olimpíada de Beijing. Um dos principais efeitos visuais desses fogos é a cor emitida. Frequentemente, a substância responsável pela coloração é um sólido iônico con-tendo um íon de metal alcalino ou alcalino terroso. O sal, a partir da explosão, recebe energia e sofre várias transformações. Inicialmente o sal passa para o estado gasoso, com a posterior separa-ção dos íons. Depois, esses íons no estado gasoso se transformam em espécies neutras, sendo as espécies neutras provenientes dos cátions as res-ponsáveis pelo efeito visual.

a) Equacione a sequência de transformações que o cloreto de bário sofreria em fogos de artifício, con-forme destacado no texto.

b) Observaram-se várias cores na queima de fogos na abertura dos Jogos Olímpicos, entre elas a ala-ranjada (mistura de amarelo e vermelho). Supo-nha que alguém explicasse que essa cor foi obtida pelo uso do composto iônico Na2Sr. De acordo com o conhecimento químico e as infor-mações dadas, essa explicação seria correta ou não? Justifique.

Dados:

Elemento sódio estrôncio

Cor de emissão amarelo vermelho

05.(UNICAMP – SP) – As provas de natação da Olim-píada de Beijing foram realizadas no complexo aquático denominado “Water Cube”. O volume de água de 16.000 m3 desse conjunto passa por um duplo sistema de filtração e recebe um tratamento de desinfecção, o que permite a recuperação quase total da água. Além disso, um sistema de ventilação permite a eliminação de traços de aromas das super-fícies aquáticas.

a) O texto acima relata um processo de separação de misturas. Dê o nome desse processo e expli-que expli-que tipo de mistura ele permite separar. b) A desinfecção da água é realizada por sete

06. (VUNESP – SP) – Ozonizador é um aparelho ven-dido no comércio para ser utilizado no tratamento da água. Nesse aparelho é produzido o ozônio (O3) a partir do oxigênio do ar (O2), que mata os micro-organismos presentes na água. A reação de obtenção do ozônio a partir do oxigênio pode ser representada pela equação:

3 O2(g) 2 O3(g) ∆H = +284 kJ

Com base nessa equação, e considerando a trans-formação de 1.000 g de O2(g) em O3(g), a quanti-dade de calor envolvida na reação é

a) 2.958,33 kJ e a reação é endotérmica. b) 1.479,16 kJ e a reação é exotérmica. c) 739,58 kJ e a reação é exotérmica, d) 369,79 kJ e a reação é endotérmica. e) 184,90 kJ e a reação é endotérmica.

(3)

07.(UFRGS – RS) – Num processo de produção de ácido acético, borbulha-se oxigênio no acetaldeído (CH3CHO), a 60oC, na presença de acetato de man-ganês (II) como catalisador:

2 CH3CHO (1) + O2(g)→ 2 CH3COOH (I) Num ensaio de laboratório para esta reação, opera-se no vaso de reação com 22,0 gramas de CH3CHO e 16,0 gramas de O2. Quantos gramas de ácido acético são obtidos nesta reação a partir des-tas massas de reagentes e qual o reagente limitante, ou seja, o reagente que é completamente consu-mido?

Massa de

CH3COOH obtida Reagente limitante

a) 15,0 g CH3CHO

b) 30,0 g O2

c) 30,0 g CH3CHO

d) 60,0 g O2

e) 120,0 g CH3CHO

08.(FURRN) – No alto de uma montanha, o termômetro marca 15 oC e o barômetro, 600 mmHg. Ao pé da montanha, a temperatura é de 25oC, e a pressão é 760 mmHg. A relação entre os volumes ocupados pela mesma massa de gás no alto da montanha e no pé da montanha é: a) 2,1 b) 2 c) 12 d) 2 e) 1,2

09.(FUVEST – SP) – Coletou-se água do Rio Tietê, na cidade de São Paulo. Para oxidar completamente toda a matéria orgânica contida em 1,00 L dessa amostra, micro-organismos consumiram 48,0 mg de oxigênio (O2). Admitindo que a matéria orgânica possa ser representada por C6H10O5e sabendo que sua oxidação completa produz CO2 e H2O, qual a massa de matéria orgânica por litro de água do rio? a) 20,5 mg

b) 40,5 mg c) 80,0 mg d) 160 mg e) 200 mg

10.(FUVEST – SP) – Duas das reações que ocorrem na produção do ferro são representadas por:

2C(s) + O2(g)→ 2 CO(g)

Fe2O3(s) + 3 CO(g)→ 2 Fe(s) + 3 CO2(g) O monóxido de carbono formado na primeira reação é consumido na segunda. Considerando apenas essas duas etapas do processo, calcule a massa aproximada, em quilogramas, de carvão consumido na produção de 1 tonelada de ferro (massas atômi-cas: Fe 56; C = 12; O = 16).

(4)

24

100 0,24

.

a) O THC não combate o virus da AIDS, ele simples-mente interrompe ou reverte a perda de peso de portadores de AIDs.

b) a massa total da mistura é igual a 64,3 g. c) A mistura apresente uma porcentagem de THC

igual a 7%.

5

2 (a alternativa A está incorreta) H = + 1659 kJ.mol–1 H > 0 ( H + )

.

Os metais sódio (Na) e estrôncio (Sr) pertencem respectivamente ao Grupo 1 e Grupo 2 da Tabela Periódica.

A cor, é proveniente (ganho de elé-trons) sofrida pelo cátion.

divulgada no texto está correta! O composto iônico Na Sr não existe, pois o metal estrôncio (Sr), não forma ânion.

O sódio (Na ), ao ser reduzido, produz a cor amarela e o cátion estrôncio (Sr ) a cor ver-melha.

A cor alaranjada (mistura de vermelho a amarelo) poderia ser formada por uma mistura de sais, um deles contendo o estrôncio (Sr ) e o outro o sódio (Na )

da redução A explicação não cátion dois cátion cátion 2 + 2+ 2+ +

(5)

07. c 06. a

Multiplicidade a equação I por 3, a equação II por 2 e somando:

I. 2 C + O 2 CO

II. Fe O + 2 CO 2 Fe + 3 CO

(s) 2(g) (g)

2 3(s) (g) (s) 2(g)

 2  2 * Massas Molares (g/mol)

C = 12 Fe = 56

Referências

Documentos relacionados