• Nenhum resultado encontrado

O USO DA MÍDIA NA SALA DE AULA DO ENSINO MÉDIO: OS DITOS DOS PROFESSORES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O USO DA MÍDIA NA SALA DE AULA DO ENSINO MÉDIO: OS DITOS DOS PROFESSORES"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

O USO DA MÍDIA NA SALA DE AULA DO ENSINO MÉDIO: OS DITOS DOS PROFESSORES

*Mayrla Marla Lima Sarmento (mayrlamarla@hotmail.com) * Natália Gonçalves Dantas de Santana (nataliamgds@hotmail.com)

* Acadêmicos de Pedagogia (UAE,/CFP-UFCG)

RESUMO

Este trabalho apresenta discussões sobre a relação entre mídias e educação no ensino médio. Para isto foi realizada uma pesquisa com três professoras do ensino médio, identificadas como A, B e C, com intuito de esclarecer a forma como esses recursos midiáticos são utilizados, quais os benefícios que o mesmo proporciona para o professor e para o aluno em relação à aprendizagem e às facilidades que os recursos oferecem ao trabalho do professor, analisando se a escola dispõe de recursos midiáticos e quais as dificuldades na qual os professores têm em trabalhar com esses recursos. Através do questionário realizado, podemos perceber que as respostas das professoras foram semelhantes em vários aspectos, as mesmas demonstraram que utilizam os recursos midiáticos de formas semelhantes e acreditam nos benefícios que a utilização da mídia proporciona ao aluno no contexto da sala de aula. Apesar de algumas escolas apresentarem problemas de infra-estrutura, as professoras fazem o possível para trabalhar com todos os recursos midiáticos que a instituição oferece.

(2)

INTRODUÇÃO

O presente trabalho sob o título o uso da mídia na sala de aula do ensino médio: os ditos dos professores trata-se de um trabalho de campo, realizado na disciplina Sociologia da Educação II, com objetivo de conhecer a partir das questões elaboradas, qual a influência da mídia no ensino médio e como ela é trabalhada em sala de aula com os recursos midiáticos.

Na perspectiva de obter informações necessárias sobre os recursos midiáticos utilizados em sala de aula, realizamos uma entrevista com perguntas fechadas a três professoras, formados em Pedagogia e atuantes na rede pública da cidade de Uiraúna-PB, Santa Cruz-Uiraúna-PB, Paraná-RN. O objetivo é compreender de que forma estes recursos facilitam a aprendizagem dos alunos. Foi entregue a cada docente, uma folha contendo cinco perguntas objetivas, as quais eles responderam em suas residências.

A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

A influência da mídia na escola vem sendo detectada há décadas e ganhando espaço na sala de aula permitindo a utilização de recursos midiáticos que contribuem para a formação e o desenvolvimento do educando. Isso aconteceu através dos avanços tecnológicos, que permitiu a inserção de artefatos midiáticos que colaboraram para transmissão dos conteúdos, modificando assim o modelo pedagógico tradicional. Segundo Dorigoni e Silva (apud Babin, 1989) a perspectiva que se abre no campo educacional, indo do livro e do quadro de giz, à sala de aula informatizada ao on-line, leva o professor a uma perplexidade, despertando insegurança frente aos desafios que representa a incorporação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no espaço escolar. Talvez, sejamos ainda os mesmos educadores, mas certamente, nossos alunos já não são os mesmos.

A escola, como todo o sistema educacional, passa por modificações constantes e provenientes da velocidade em que as diferentes mídias vêm ganhando espaço na sala de aula. Neste contexto, o trabalho passa por modificação, o professor como elemento importante no processo de ensino passa por adaptação, aprendendo como utilizar esses recursos no contexto pedagógico. A mídia deve ser integrada no processo de educação viabilizando a melhoria da qualidade de ensino, facilitando o trabalho do professor,

(3)

sendo elas, aliadas no processo de socialização do saber. Partindo desse pressuposto apresentaremos a seguir as análises dos resultados obtidos.

No que se refere à pergunta: “De que forma os recursos são utilizados na sala de aula?”. Tivemos os seguintes resultados: A professora A afirmou que “Nas aulas expositivas, aberta ao debate, na apresentação de seminários”. A mesma pergunta foi feita a professora B destacando que

Os recursos midiáticos são utilizados nas aulas como situação de aprendizagem, buscando firmar um trabalho criativo e crítico, e competente através da leitura de imagem, dos códigos áudios-visuais, de comparação de obras literárias com filmes produzidos sobre eles, percebendo suas diferenças com o trabalho com jornais, telejornais, documentários, séries, internet, etc.[...] Precisam ser compreendidas, só assim as atividades pensadas e elaboradas poderão levar os alunos a refletirem e entenderem a realidade representá-la de formas diversas, trocarem percepções e experiências, trabalhar em interação e intervir em seu meio social.

De acordo com a resposta da professora A podemos perceber que os recursos midiáticos quando utilizados com freqüência têm-se um grande aproveitamento em sala de aula, com isso é importante destacar que a presença da mídia facilita o ensino do docente e a aprendizagem do discente, desde que a mesma esteja contida no conteúdo trabalhado como meios de aprendizagem. Já a professora B utiliza com mais freqüência a mídia em sala de aula, trabalhando de formas diversas, tendo um bom êxito, fazendo com que os alunos se tornem críticos da realidade que os cerca.

Outra questão foi à seguinte: “A utilização da mídia facilita o trabalho do professor?”. A professora A afirmou; “Com certeza, além de trazer mais informações, facilita o trabalho do professor no sentido de organizar as idéias, chamando a atenção dos alunos, motivando a aprendizagem”. Corroborando com a idéia da professora A, a professora B, afirma que

Sim. Nos dias atuais não podemos ignorar o fato da mídia esta internamente ligada à vida das pessoas, sobretudo dos estudantes. E como professores não podem ficar alheios a essas questões, pois desconsiderar essa realidade de estarmos fadados ao tradicionalismo a uma pratica mecânica, distante da vivencia cotidiana de nossos alunos. [...] Enquanto professor não pode impor opiniões, mas sim reconstruir e socializar visões.

(4)

Diante dos depoimentos obtidos, constatamos que a mídia influencia sim na vida do estudante e na sua cultura. Por isso torna-se fundamental investir na qualificação do professor para que estes trabalhem de maneira adequada com as novas tecnologias. Os recursos midiáticos se usados de forma correta, podem ser poderosos aliados no processo de ensino/aprendizagem.

Mediante a terceira pergunta, “Quais os benefícios que a mídia traz para o ensino e aprendizagem e como esses recursos ajudam na aprendizagem de seus alunos?”, as professoras A e C não corresponderam com clareza ao que foi proposto na questão. Já a professora B respondeu de forma clara,

Já é de fato sabido por muitos que o produto midiático surge no contexto de sala de aula, como mola propulsora para muitas atividades desde que bem pensadas e planejadas. Ele é útil para o ensino aprendizagem, pois estimula a leitura crítica do aluno, e o significado da sua compreensão da realidade, instigando a prática da leitura, enfim, proporciona situações de aprendizagem que extrapolam a sala de aula. [...] Tendo sempre a consciência de que não estamos para expor “nossas” posições, mas esclarecer todas as posições possíveis.

A professora revela que a mídia trabalhada de forma planejada, apresenta resultados positivos em sala de aula, estimulando o desenvolvimento e a capacidade intelectual dos alunos. E enquanto auxílio ao ensino-aprendizagem desenvolve a interação no meio escolar, quando são exploradas com objetividade pode ajudá-los a desenvolver sua criticidade. As professoras, também, foram questionadas sobre “A escola oferece recursos a serem utilizados, e quais as dificuldades de trabalhar com os mesmos?”. A professora B relatou:

A nossa escola oferece alguns recursos como sala de multimídia, onde o docente pode trabalhar com uma gama de opções: curta e longa metragem, ficções, documentária e animações, filmes etc. Oferecem ainda laboratório de informática para realização de pesquisa e trabalho, livros literários e outros fazem assinaturas de revistas voltadas as disciplinas [...] A nossa escola criou um blog objetivando trabalhar com algumas mídias, ao mesmo tempo em que divulga as produção dos alunos e informa sobre a funcionamento da instituição.

As professoras (A e C) relatam respostas bem parecidas. As duas responderam que “sim, a infra-estrutura da escola deixa a desejar”. Ao indagarmos sobre “Que tipo

(5)

de recursos que você utiliza, e com que objetivo?” as três professoras (A, B e C) responderam que usam de diversos recursos como “filmes, séries, ficção, documentários, telejornais, internet e outros”. E uma delas complementa: “todavia, essas atividades não são trabalhadas alheias as necessidades dos alunos, visam oferecer um clima prazeroso e significativo [...] instigando-o a desvendar, descobrir, interpretar, atribuindo sentindo ao contexto em que vive”. Segundo Dorigoni1 - em seu artigo tratando sobre mídia e educação, p. 12 - citando Kalink (1999, p.15) e reforçando o que foi explicitado neste trabalho, apresenta que:

Os avanços tecnológicos estão sendo utilizados praticamente por todos os ramos do conhecimento. As descobertas são extremamente rápidas e estão a nossa disposição com uma velocidade nunca antes imaginada. A internet, os canais de televisão a cabo e aberta, os recursos de multimídia estão presentes e disponíveis na sociedade. Estamos sempre a um passo de qualquer novidade. Em contrapartida, a realidade mundial faz com que nossos alunos estejam cada vez mais informados, atualizados, e participantes deste mundo globalizado.

De acordo com as respostas podemos observar que a escola oferece recursos que podem estimular nos alunos a curiosidade para se aprofundarem nos assuntos, ampliando seus conhecimentos.

Diante das respostas das três professoras ficou claro que elas utilizam recursos midiáticos, com o objetivo de proporcionar um ensino de qualidade, tendo em vista a reflexão crítica em sala de aula, trabalhando a realidade do aluno, auxiliando a aprendizagem e desenvolvimento de habilidades. Assim sendo, os recursos midiáticos utilizados nas aulas, tornam-se, uma importante ferramenta, pois influenciam na formação de um aluno ciente do seu papel na percepção do mundo a sua volta, vivendo nele e transformando-o significativamente.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Atualmente, o grande desafio do professor é favorecer um ensino mais problematizante, garantindo uma aprendizagem eficaz e produtiva, com o intuito de

1

Artigo sobre Mídia e educação: o uso das novas tecnologias no espaço escolar dos autores Gilza Maria Leite Dorigoni e João Carlos da Silva. Ela Licenciada em Pedagogia pela UNIOESTE-PR. E ele Doutor em História, filosofia da educação/UNICAMPI.

(6)

viabilizar um caráter crítico-investigativo por parte dos alunos. O professor deve conhecer as novas abordagens nas suas atualizações contemporâneas.

Constatamos que os professores entrevistados, reconhecem a importância do uso dessas tecnologias em sala de aula e que sua utilização como meio para inovar suas aulas trazem benefícios para o ensino e aprendizagem, desde que seja trabalhada de forma planejada, pois ela possibilita a ampliação das informações, através da visualização de imagens. O que implica numa aprendizagem mais dinâmica, proporcionando um ensino de melhor qualidade, na medida em que proporcione aos alunos o desenvolvimento de sua criticidade.

REFERÊNCIAS

ARAÚJO, Maria Silva e outros. Sociologia: um olhar critica. São Paulo: contexto, 2009

SCHMIDT, Sarai. Em pauta: aliança mídia e educação. Disponível em. http://www.alaic.net/ponencias/UNIrev_Schmidt.pdf Acesso em 07/09/2011

DORIGONI, Leite Maria Gilza; SILVA, João Carlos da, Mídia e educação: o uso das

novas tecnologias no espaço escolar. Disponível em. http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/11702.pdf?PHPSESSID=20 09071614562546. Acesso em 06/09/2011

Referências

Documentos relacionados

Entretanto, é evidenciado uma menor quantidade de células CD4+ e CD8+ nos pulmões dos animais P2X7RKO infectados com a cepa Beijing 1471 em relação àqueles dos camundongos

Fonte: elaborado pelo autor. Como se pode ver no Quadro 7, acima, as fragilidades observadas após a coleta e a análise de dados da pesquisa nos levaram a elaborar

(2009) sobre motivação e reconhecimento do trabalho docente. A fim de tratarmos de todas as questões que surgiram ao longo do trabalho, sintetizamos, a seguir, os objetivos de cada

O objetivo deste estudo consistiu em descrever, explicar e analisar as manifestações de estresse ocupacional em professores universitários de uma instituição privada na região do

O caminho trilhado para compreender o fenômeno possui referências teóricas embasadas em autores como: Artaxo (2014), sobre as transformações planetárias; Victor

This development scenario implies that both the MaaS Integrator and Operator roles are absorbed by the private sector such as Transport service providers.. The Public

produtos e não há investimentos para uma cobertura mais aprofundada do campo 2. Ou seja, não se leva em consideração outros programas de entretenimento cujo foco

We approached this by (i) identifying gene expression profiles and enrichment terms, and by searching for transcription factors in the derived regulatory pathways; and (ii)