• Nenhum resultado encontrado

AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO NA ESCOLA CHIRYU HIGASHI-SHOU 2016 I. PROMOÇÃO DE MELHORIA NO ENSINO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO NA ESCOLA CHIRYU HIGASHI-SHOU 2016 I. PROMOÇÃO DE MELHORIA NO ENSINO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO NA ESCOLA CHIRYU HIGASHI-SHOU 2016

I. PROMOÇÃO DE MELHORIA NO ENSINO

Enquete com alunos, pais e professores

Diretrizes para o ano 2017

Enquete com os Pais

1. Conforme as perguntas 1, 2 e 4

Acima de 95% dos pais aprovam a eficácia das aulas de matemática e língua japonesa, divididas por níveis. E acima de 94% concordam com a realização das atividades de leitura etc.

1. Dar continuidade, revisando e

melhorando os métodos de ensino separado por nível, da matemática e língua japonesa e as atividades de leitura. 2. Conforme a pergunta 3

Cerca de 90,0% dos pais aprovam as aulas da Classe Masu Masu que é feita com a colaboração da Faculdade de Educação, que tem como alvo a 2ª e 3ª série e que a partir do ano passado, tanto os alunos estrangeiros como os japoneses passaram a ser alvo de participação.

2. Pretendemos revisar o ensino da Classe Masu Masu todos os anos, para um melhor aproveitamento dessa parceria com a faculdade.

3. Conforme a pergunta 5 e 7

96% dos pais avaliaram que os professores estão ensinando com dedicação, aumentou 3% em relação ao ano passado. E que as aulas são divertidas ou fáceis de entender, aumentou em torno de 10%.

3. Promover aulas mais divertidas e fáceis de entender, elaborar métodos de ensino e dar continuidade nas pesquisas da

carreira educacional, desenvolvendo

materiais de estudos que aproveitem a capacidade individual.

4. Conforme a pergunta 6

77% dos pais acham que as crianças estão「estudando em casa ou fazendo as tarefas」aumentou em 4%, porém espera-se que estudem mais.

4. Revisar o conteúdo das tarefas e entrar em contato com os pais, para fazer que as crianças cumpram os deveres diários.

Enquete com os Alunos

5. Conforme as perguntas 1, 2 e 3

Acima de 90% dos alunos acham que conseguiram progredir nos estudos da matemática e língua japonesa, os efeitos estão surtindo. E aumentou em 5% os alunos que acham que a leitura lhes trouxe benefícios.

5. Igual ao item 1, acima. 6. Conforme as perguntas 4 e 6

Diminuiu um pouco, 90% dos alunos responderam que os professores ensinam dedicadamente; porém, 89% acham que as aulas são divertidas e fáceis de entender. Aumentou um pouco em relação ao ano passado.

6. Igual aos itens 3, acima.

7. Conforme a pergunta 5

Cerca de 86% dos alunos responderam que「fazem as tarefas ou estudam

em casa」,aumentou 6% em relação ao ano anterior. Precisa melhorar.

7. Igual ao item 4, acima.

Enquete com os Professores

8. Conforme as perguntas 1, 2 e 4

Os professores sentem a eficácia das aulas de matemática e língua japonesa diferenciadas por níveis, do horário de leitura e outras medidas adotadas pela escola, mas acham que ainda podem ser melhoradas.

8. Igual ao item 1, acima. 9. Conforme a pergunta 3

A Classe Masu Masu, principal parceria com a faculdade, agora direcionada também aos alunos japoneses, foi avaliada positivamente por os alunos se motivarem estudando em ambiente diferente de sempre.

9. Igual ao item 2, acima.

10. Conforme a pergunta 6

46% dos professores acham que as crianças não estão estudando o suficiente em casa. Percebe-se que a situação está mais crítica que no ano passado.

10. Igual aos itens 4, acima. 11. Conforme a pergunta 5,7

Sobre o grau de satisfação com as aulas, os professores avaliaram mais duramente que os pais e os alunos, mas quanto as atitudes, 96% dos professores responderam que se empenham nas aulas, mais que os pais e alunos acham. (Os funcionários que não responderam, não são professores)

11. Igual aos itens 3, acima.

Conclusão (Elevação do nível de conhecimento)

 Continuar e evoluir mais os métodos de ensino por nível, da matemática e língua japonesa e estudar outras formas eficazes de orientação. Por ter alcançado a faixa de 60% de estrangeiros, e considerando que pode aumentar, é preciso pensar num método mais eficaz do reforço na língua japonesa.

 Aprimorar os métodos de orientação dos conhecimentos básicos para tornar as aulas mais fáceis de entender e apoiar o aluno individualmente, conforme seu nível, e manter o contato com os pais.

 Enriquecer o conteúdo e continuar com os horários de leitura, leituras de estórias etc.

(2)

AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO NA ESCOLA CHIRYU HIGASHI-SHOU 2016

II. COOPERAÇÃO E COEXISTÊNCIA

Enquete com alunos, pais e professores

Diretrizes para o ano 2017

Enquete com os Pais

1. Conforme a pergunta 8

93,8% dos pais acham que o ensino de reforço de japonês é importante tanto para os japoneses como para os estrangeiros, verifica-se que o ensino do reforço japonês está sendo bem aceito, e que ainda podem serem melhorados.

1. Revisar a composição das classes de estudos por nível de entendimento, conforme a situação dos alunos para melhorar o rendimento do ensino.

2. Conforme as perguntas 9, 10, 12 e 13

Em relação ao ano passado, aumentou em vários itens, a avaliação que as crianças desenvolveram o 「 sentimento de colaboração 」、

「generosidade」、「compaixão」、「associação」. A tendência geral não

é ruim, mas ainda há muito que se melhorar.

2. Incluir de forma planejada nas aulas de Educação Moral e outras atividades, o programa educacional sobre os direitos humanos e coexistência.

3. Conforme a pergunta 11

Teve alta aceitação, 96,9% dos pais acham importante fazer as atividades de inglês desde a 1ª série.

3. Revisar o plano anual de atividades de inglês, enriquecer o conteúdo e adequar à tendência do Inglês se tornar uma matéria do currículo escolar.

Enquete com os Alunos

4. Conforme a pergunta 7

94% dos alunos responderam que é「bom ter as classes de reforço de japonês」, sabem da importância e acham que é normal assistir aulas nessas classes.

4. Igual ao item 1, acima

5. Conforme as perguntas 8, 9, 11, 12

Exceto a pergunta 11, aumentou em relação ao ano passado, os alunos que colaboram, são amigáveis e se dão bem com os colegas. Acredita-se que ainda pode ser melhorado.

5. Igual ao item 2, acima

6. Conforme a pergunta 10

82,6% dos alunos responderam que gostam de fazer a conversação nas Atividades de Inglês. Aumentou 13,5% em relação ao ano pasado, os

alunos que sentiram a alegria da comunicação. 6. Igual ao item 3, acima.

Enquete com os Professores

7. Conforme a pergunta 8

96,2% dos professores responderam que as aulas de reforço de japonês são importantes e necessárias, mas apontam que há fatores que dificultam o aprendizado, como o interesse das crianças estrangeiras em aprender o nihongo e a linguagem usada no ambiente familiar etc.

7. Igual ao item 1, acima.

8. Conforme as perguntas 9, 10, 12 e 13

88,5% dos professores responderam que os alunos maiores são atenciosos com os menores e 100%, que os professores e alunos tem bom relacionamento. 96,2% dos professores acham que há o espírito de colaboração, e 88,4% que os alunos japoneses e estrangeiros se dão bem, o resultado é um pouco baixo, comparando com as respostas dos pais e alunos, verificamos que está distante da meta dos professores.

8. Igual ao item 2, acima.

9. Conforme a pergunta 10

Difere das opiniãos dos pais e alunos, 69% dos professores concordam com a necessidade das atividades de inglês para todas as séries. Questiona se a prioridade seria aprender o Inglês e a convivência multicultural ou o nihongo e a língua materna.

(3)

AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO NA ESCOLA CHIRYU HIGASHI-SHOU 2016

II. COOPERAÇÃO E COEXISTÊNCIA (continuação)

Enquete com alunos, pais e professores

Diretrizes para o ano

2017

Enquete com os Pais

10. Conforme a pergunta 14

84% dos pais acham que as crianças estão cumprimentando as pessoas da comunidade, mas ainda há muito que melhorar.

10.Promover meios como campanhas de cumprimentos no bairro sob a liderança do comitê dos alunos, contar com a ajuda dos pais e fazer as crianças sentirem como é bom cumprimentar.

11. Conforme a pergunta 15 e 16

As atividades realizadas junto com a comunidade estão sendo bem aceitas e mostraram resultados positivos. Mais de 96% avaliou bem, principalmente a Gincana e Higashikko carnival.

11.Promover campanhas e continuar a fazer e desenvolver mais atividades escolares, culturais, etc. em conjunto com o bairro para firmar laços de união da comunidade. 12. Conforme a pergunta 17 e 18

Cerca de 95% dos pais responderam que lêem os informativos da Escola. Observa-se que há 5% de pais que não recebem todas as informações ou recebem, mas não lêem porque não conseguem.

12.Enviar informações que cheguem ao alvo, através de reuniões explicativas sobre a Escola, reuniões de pais e mestres, envio de informativos, e-mail, principalmente, melhorar e facilitar a consulta da homepage da Escola. 13. Conforme a pergunta 19

Cerca de 83% dos pais participaram nos eventos escolares. Aumentou em relação ao ano passado.

13. Em diversas ocasiões, divulgar e fornecer informações, para que haja mais interesse pelas atividades da Escola e da APM.

Enquete com os Alunos

14.Conforme a pergunta 13 e 15

87% das crianças responderam que cumprimentam, melhorou um pouco em relação ao ano passado. Mas os guardas da escola dizem algumas crianças que cumprimentam em voz alta, mas a muitos falam em voz baixa. E 94,6% das crianças dizem que sentem protegidos com a presença dos guardas da escola, em demonstração de gratidão a eles, deveriam cumprimentá-los mais.

14.Orientar os alunos para cumprimentarem direito as pessoas conhecidas ou que os ajudam, dizendo: Bom dia! Obrigado! Tchau!

15. Conforme a pergunta 16

91,2% dos alunos dizem que entregam os informativos da Escola aos pais, aumentou 3% em relação ao ano passado. Porém há pais que perguntam coisas que já foram informadas ou dizem não ter recebido as informações.

15.Insistir em orientar as crianças a entregar direito as informações da Escola aos pais.

Enquete com os Professores

16. Conforme as perguntas 14

Apenas 40% dos professores acham que as crianças cumprimentam direito as pessoas conhecidas. A diferença com as respostas dos pais e alunos é grande, percebe-se que os professores esperam que as crianças cumprimentem mais.

16.Idem ao item 4 acima

17. Conforme as perguntas 15 e 16

Mais de 94% dos professores acham que a Escola mantém um bom relacionamento e promovem ativamente atividades junto com a comunidade.

17.Idem ao item 13, acima 18. Conforme as perguntas 17 e 18

Os professores responderam não ter certeza que os recados e informativos escolares estão sendo entregue aos pais, devido eles não estarem cientes de certas coisas que foram informados. Difere muito das respostas dos pais (item 12) e dos alunos (item 15).

18.Idem ao item 14, acima

19. Conforme as perguntas 19

Cerca de apenas 60% dos professores avaliaram que os pais participam das atividades escolares. Percebe-se que os professores esperam poder contar mais com os pais.

19.Divulgar as informações e continuar com o projeto de realização de uma escola mais cativante que desperte mais o interesse dos pais pelas atividades escolares.

Conclusão (Cooperação e coexistência)

 Continuar promovendo e melhorar as atividades escolares em conjunto com o bairro e participar ativamente nos eventos para firmar laços de união com a comunidade.

 Estimular a educação profissional, dando continuidade na promoção de uma escola mais cativante, desenvolvendo atividades educacionais que despertem mais o interesse dos pais pela escola.

 Incluir no programa educacional, atividades que desenvolvam a percepção dos direitos humanos e espírito de coexistência.  Através de campanhas, orientar e incentivar os alunos a cumprimentar em casa e na escola, para que sintam como é

agradável fazer os cumprimentos.

 Encontrar métodos mais eficientes de enviar as informações, para aumentar o interesse pelas atividades educacionais.  Continuar insistido para que os pais recebam e leiam sem falta, os informativos enviados pela Escola.

(4)

AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO NA ESCOLA CHIRYU HIGASHI-SHOU 2016

III. SAÚDE E SEGURANÇA

Enquete com alunos, pais e professores

Diretrizes para o ano 2017

Enquete com os Pais

1. Conforme a pergunta 20 e 21

97,4% dos pais acham que as corridas das quartas-feiras e as copas Higashikkos, favorecem o desenvolvimento físico, mas é baixa a taxa de 82,1% dos pais que acham que as crianças estão exercitando o físico ativamente.

1. Continuar fazendo atividades esportivas divertidas como a Copa Higashikko e procurar formas para dar continuidade nos exercícios de acondicionamento físico. 2. Conforme a pergunta 22 e 23

82% responderam que os filhos「dormem e acordam cedo」、aumentou 6% em relação ao ano passado, 83% respondeu que as crianças「tomam café da manhã」,não mudou muito em relação ao ano passado, precisa melhorar.

2. Fornecer informações e procurar aliar-se aos pais em promover a educação sobre saúde.

3. Conforme a pergunta 24

Cerca de 96% dos pais responderam que acham importante os treinamentos contra calamidades e treinamento de entrega das crianças, ainda pode melhorar.

3. Planejar formas de treinamento e fornecer

informações aos pais como fazer a prevenção contra calamidades e crimes. 59% dos pais que responderam que conhecem as regras básicas contra o

ijime, aumentou em 9%, mas a taxa é baixa. É baixa também a taxa de 77,4% de pais que responderam não saber se as medidas contra o ijime estão sendo tomadas, por não conhecer as regras.

4. Informar os pais sobre as regras básicas contra o ijime e aliar-se a eles para que isso não aconteça.

Enquete com os Alunos

4. Conforme a pergunta 17 e 18

93,9% dos alunos acham que as corridas das 4ªs feiras e a copa higashikko ajudam a desenvolver um físico mais saudável, a taxa é menor que dos pais. E 85,8% dos alunos, acham que estão exercitando ativamente o físico, a taxa é maior que dos pais.

5. Idem ao item 1, acima.

5. Conforme a pergunta 19 e 20

80% dos alunos responderam que「dorme e acorda cedo」e 84% que 「toma café da manhã」、não é um resultado muito alto.

6. Idem ao item 2, acima. 6. Conforme a pergunta 21

Cerca de 93,5% responderam que fazer os treinamentos de segurança e refúgio e treinamento de entrega das crianças aos pais, fez aumentar a consciência sobre os desastres naturais, aumentou um pouco em relação ao ano passado.

7. Idem ao item 3, acima.

Enquete com os Professores

7. Conforme a pergunta 20 e 21

100% dos professores responderam que as corridas matinais, recreio de 40 minutos e a Copa Higashikko contribuem para o desenvolvimento físico. E 88,5% acham que os alunos estão exercitando ou brincando bastante no pátio e acham deve se continuar realizando essas atividades.

8. Igual ao item 1, acima.

8. Conforme a pergunta 22 e 23

Quase a metade dos professores acham que os alunos「não estão levando uma vida regrada」 e que a 「consciência sobre a alimentação」 ainda é baixa. Os professores acham que para melhorar os estudos é preciso melhorar os costumes da vida diária.

9. Igual ao item 2, acima.

10.Conforme a pergunta 24

100% dos professores responderam que fazer os treinamentos contra calamidades e treinamento de entrega dos alunos, ajuda aumentar a consciência sobre os desastres naturais. Aumenta a cada ano.

10.Igual ao item 3, acima. 11.Conforme a pergunta 25 e 26

90% dos professores responderam estar cientes das regras e que toma as devidas providências contra o ijime, essa diferença é uma questão a se resolver.

11.Realizaremos treinamentos para que todos os funcionários conheçam e possam estar seguros em tomar as providências de acordo com as regras básicas contra o ijime.

Conclusão (Saúde e Segurança)

 Dar continuidade e melhorar as atividades atuais (corridas matinais, recreio de 40 minutos e copa Higashikko).

 Continuar realizando nas aulas de educação física e recreios, atividades que desenvolvam a capacidade física e procurar métodos que motivem os alunos a se exercitarem.

 Continuar educando sobre a saúde e fornecer informações, aliando-se aos pais para melhorar os costumes da vida diária e promover.

(5)

AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO NA ESCOLA CHIRYU HIGASHI-SHOU 2016

IV. OUTROS

Enquete com alunos, pais e professores

Diretrizes para o ano 2017

Enquete com os Pais

1. Conforme a pergunta 27

92,8% dos pais responderam que os filhos acham a escola divertida, aumentou 5% em relação ao ano passado.

1.Planejar e promover atividades educacionais mais atrativas para que as crianças levem uma vida escolar mais plena.

2. Conforme a pergunta 28 e 30

Cerca de 94% dos pais acham que as crianças tem consciência das normas. E 96,4% acham que os professores orientam as crianças adequadamente, percebe-se que há a aprovação em relação as atitudes dos professores.

2. Promover uma conscientização maior sobre cumprir com as regras básicas e obter a compreensão mútua entre professores, pais e alunos.

3. Conforme a pergunta 29 e 31

Acima dos 95% dos pais responderam afirmativamente que os professores tratam bem, tanto as crianças como os pais.

3.Construir a confiança na Escola, dos pais e comunidade.

Enquete com os Alunos

4. Conforme a pergunta 22 e 24

Diminuiu 5% em relação ao ano passado, 86,6% das crianças acham a escola divertida e aumentou 6%, 88,9% responderam estarem satisfeitos com a maneira que os professores falam com eles, pretendemos melhorar a taxa.

4. Além do citado no item 1 acima, trocar informações entre os funcionários da escola e estar preparado para proteger para que as crianças tenham uma vida escolar tranquila.

5. Conforme a pergunta 23 e 25

86,6% dos alunos responderam que cumprem com as regras, horas e compromissos, aumentou um pouco em relação ao ano passado. E cerca de 90% responderam que procuram obedecer ou seguir as orientações dos professores. Aumentou 5% em relação ao ano passado. Os professores continuarão insistindo para que melhorem.

5. Igual ao item 2, acima.

Enquete com os Professores

6. Conforme a pergunta 27 e 29

100% dos professores acham que as crianças gostam de vir à Escola, aproxima-se ao resultado dos pais mas difere um pouco com o das crianças do item 4. E 100% dos professores responderam que tem carinho e falam de forma adequada com as crianças.

6. Desenvolver atividades educacionais que despertem o interesse das crianças que não acham a Escola divertida. Observar e trocar informações, estruturando a escola no geral, para que os alunos possam ter uma vida escolar tranquila.

7. Conforme a pergunta 28 e 30

100% dos professores responderam que estão conscientes das regras e orientam as crianças adequadamente, mas 1/4 respondeu que as crianças não estão suficientemente conscientes das regras, percebe-se que professores esperam mais em relação aos alunos.

7. Igual ao item 2, acima.

8. Conforme a pergunta 31 e 32

100% dos professores responderam estar agindo com integridade e 93% respondeu que está se esforçando para elevar sua capacidade de orientar.

8. Revisar o conteúdo dos cursos e programar

treinamentos para atualização dos

professores para elevar a capacidade de orientação.

Conclusão (

OUTROS

)

 Estimular a educação profissional, dando continuidade na promoção de uma escola mais cativante, desenvolver atividades escolares que as crianças possam vir contentes à escola e desenvolvam a auto-afirmação e a capacidade de comunicação. E fornecer aos pais informações fáceis de entender, para que se interessem pela educação dos filhos.

 Continuar orientando e contar com a ajuda dos pais, para aumentar a consciência das crianças sobre o cumprimento das normas e regras.

Referências

Documentos relacionados

Este artigo analisa a relação entre criminalidade no entorno das escolas e a proficiência escolar de alunos de 4 a e 8 a séries (5º e 9º anos) do ensino fundamental no município

e à sociedade em geral o documento de Referências Técnicas para a Prática de Psicólogas(os) no Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS, produzido

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Com a mudança de gestão da SRE Ubá em 2015, o presidente do CME de 2012 e também Analista Educacional foi nomeado Diretor Educacional da SRE Ubá e o projeto começou a ganhar

Quando Goffman (1985) fala em palco e cenário, atores e platéia, papéis e rotinas de representação, necessidade, habilidades e estratégias dramatúrgicas,

Atualmente existem em todo o mundo 119 milhões de hectarS destinados a plantações florestais, dos quais 8,2 milhões na América do Sul. No Brasil, em 1997 havia cerca de 4,7 milhões

dois gestores, pelo fato deles serem os mais indicados para avaliarem administrativamente a articulação entre o ensino médio e a educação profissional, bem como a estruturação