• Nenhum resultado encontrado

SERMÃO: PERMANECER EM JESUS CRISTO. JOÃO 15 : 1-9

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SERMÃO: PERMANECER EM JESUS CRISTO. JOÃO 15 : 1-9"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Sermão Permanecer em Jesus Cristo Página 1

SERMÃO: PERMANECER EM JESUS CRISTO. JOÃO 15 : 1-9

Hino inicial = 13. Hino final = 303. IASD Central = 02/07/2011.

INTRODUÇÃO

Bom dia! Convidamos você a abrir sua Bíblia no Evangelho de São João, capítulo 15.

O tema de estudo dessa manhã é sobre o desejo de Deus em sermos discípulos atuantes através de nos mantermos ligados à Ele. O texto está em S. João 15 que apresenta instruções dadas aos discípulos e que são úteis e válidas também para nós hoje.

Contexto: Últimos conselhos de Jesus para os seus discípulos, na quinta feira da noite da paixão, horas antes da sua prisão e morte. Jesus está caminhando com os discípulos a caminho do jardim do Getsêmani, quando uma videira chama a atenção de Jesus e ele a utiliza como ilustração para trazer um grande ensinamento.

Nos capítulos anteriores e posteriores ao capítulo 15 Jesus apresenta diversas orientações aos seus discípulos, por exemplo:

No capítulo 13 Jesus traz orientações de Jesus quanto ao perdão, à sua traição, à sua partida; No capítulo 14 trata quanto ao céu, quanto ao Advogado, quanto à paz; Na segunda parte do capítulo 15 e no capítulo 16 Jesus trata do mundo, quanto ao Espírito Santo, quanto à segunda vinda.

Veja João 15:1 (Ler). “Eu sou a videira verdadeira, e o meu Pai é o agricultor” (King James) Jesus usa a ilustração da videira. A planta que produz as uvas.

A escritora cristã Ellen White cita em um de seus livros que os judeus haviam sempre considerado a videira como a mais nobre das plantas, e uma imagem de tudo quanto é poderoso, excelente e frutífero. Israel fora representado por uma videira plantada pelo Senhor na terra prometida. Os judeus baseavam sua esperança de salvação em sua ligação com Israel. Mas Jesus diz: Eu sou a Videira verdadeira. Não penseis que, devido à ligação com Israel, podeis tornar-vos participantes da vida de Deus, e herdeiros de Sua promessa. Unicamente por Mim é recebida a vida espiritual. (DTN, p. 675)

A esperança da salvação não ficou só com os judeus. Todos nós podemos fazer parte dessa videira que é Jesus. Diz outro texto.

O renovo é enxertado na videira viva e, fibra por fibra, veia por veia, imerge no tronco. A vida da videira torna-se a vida do ramo. Assim a alma morta em ofensas e pecados recebe vida mediante a ligação com Cristo. Pela fé nEle como Salvador pessoal, forma-se esta união. O pecador une a sua fraqueza à força de Cristo, seu vazio à plenitude dEle, sua fragilidade à perdurável resistência do Salvador. Assim ele possui a mente de Cristo. Sua humanidade tocou a nossa e nossa humanidade tocou a divindade. Assim, pela operação do Espírito Santo, o homem torna-se participante da natureza divina. É aceito no Amado. (DTN, p. 675)

(2)

Sermão Permanecer em Jesus Cristo Página 2

PARTE 1. Desejo de Deus: Sermos discípulos atuantes

Veja João 15:8 (Ler). “O que glorifica meu Pai é que deis fruto em abundância, e assim sereis

verdadeiramente meus discípulos”. (King James)

1.1. QUAL É ESSE FRUTO? O QUE FAZ O VERDADEIRO DISCÍPULO?

Se pudermos resumir, o fruto é viver a semelhança de Jesus. Deixe marcado em sua Bíblia o texto de João, capítulo 15, e veja esses outros textos bíblicos.

Veja Gálatas 5:22 e 23 (Ler). “Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade,

bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.”

Jesus disse que produzir fruto seria uma característica do cristão.

Veja Matheus 7:16, 18 a 21 (Ler). “Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos

espinheiros ou figos dos abrolhos?Assim, toda árvore boa produz bons frutos (...)” (V.18) “Não pode a árvore boa produzir frutos maus, nem (...)(V.20) Assim,pois, pelos seus frutos os conhecereis. (V.21) Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus (...) ”

Normalmente esse texto é usado no estudo bíblico sobre como identificar profetas verdadeiros dos falsos. Mas também pode ser aplicado para o discípulo verdadeiro.

Paulo diz em Romanos:

Veja Romanos 7:4 (citar). “(...) a fim de darmos frutos para Deus”

Antes da conversão, Paulo diz no versículo seguinte desse capítulo de Romanos, que as paixões e pecados operavam em nossos membros a fim de darem fruto para a morte.

Em outro texto, Paulo cita: Filipenses 1:11 (citar). O crente deve ser “Cheios do fruto de justiça, o qual vem

por meio de Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus”

Paulo ora pela sua igreja em Colossences 1:10 (citar). “a fim de viverdes de modo digno do Senhor, para o

seu inteiro agrado, frutificando em toda a boa obra e crescendo no pleno conhecimento de Deus”.

E da onde vem o poder para a produção desse fruto?

Veja Tiago 3:17 e 18 (citar). “A sabedoria, porém, lá do alto é, primeiramente, pura, depois pacífica,

moderada, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento. Ora, é em paz que se semeia o fruto da justiça, para os que promovem a paz”.

1.2. O DISCÍPULO VERDADEIRO DEVE DAR MUITOS FRUTOS

Vamos voltar para o texto principal de João 15.

Veja João 15:2 (Ler). “Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, Ele retira; e todo que dá fruto, Ele

limpa, para que dê mais fruto ainda.” (King James)

(3)

Sermão Permanecer em Jesus Cristo Página 3 Veja João 15:6 (Ler). “Se alguém não permanecer em mim, será como o ramo que é jogado fora e seca.

Então, esses ramos são juntados, lançados ao fogo e queimados.” (King James)

O ramo da videira sem fruto não serve para nada. Não serve para artesanato, para construção, ou cerca, etc. Serve apenas para ser queimado.

Veja João 15:2 (Voltar ao verso 2. Ler). “(...)e todo que dá fruto, Ele limpa, para que dê mais fruto ainda.” (King James)

Sobre a poda para produzir mais frutos ainda.

Você já se sentiu podado? Cortado? Imagino que deva ser um processo doloroso, mas que serve para crescimento da planta, e no caso, também para o nosso crescimento.

Veja Provérbios 3:11 e 12 (citar). “Filho meu, na rejeites a disciplina do Senhor (...) Porque o Senhor

repreende a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem.”

Por amor a nós, Deus não nos dá tudo o que pedimos ou o que desejamos, e isso é para o nosso bem. Estou lendo um famoso livro sobre educação de filhos com o título: “Limite sem traumas”. Lembra que todos nós, principalmente as crianças, precisam de limites. Amar não é deixar o filho fazer o que quiser... por isso o corte ou poda pode ser necessário.

Também saímos sempre mais fortes e experientes quando passamos por provações, dificuldades, dores e lutas, ao lado de Deus.

Exercitamos a fé. Buscamos dependência de Deus.

Aliás, muitos hoje não estariam nos caminhos do Senhor, se não tivessem enfrentado lutas na sua vida, não é verdade?

Deus não é o responsável pelos sofrimentos, morte ou problemas da vida, mas Ele usa esses meios para nos chamar.

1.3. O DISCÍPULO VERDADEIRO DEVE SER OBEDIENTE

Veja João 15:10 (Ler). “Se obedecerdes aos meus mandamentos, permanecereis no meu amor, exatamente

como Eu tenho obedecido às ordens do meu Pai e permaneço em seu amor.” (King James)

Em diversas passagens Jesus lembrava a seus discípulos da importância de guardar os mandamentos de Deus. Não que isso possa nos salvar. Ninguém é salvo pelas obras. Mas como demonstração do nosso amor por Deus, deveríamos guardar os mandamentos Dele.

1.4. O DISCÍPULO VERDADEIRO DEVE SER PERSERVERANTE

Veja João 8:31 (Ler). “(...) Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos" Ser discípulo é viver tudo o que Jesus ensinou nos seus três anos e meio de ministério nessa Terra. Ele é o nosso modelo, nosso exemplo.

Veja 1 João 2:6 (citar). “Aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como Ele

(4)

Sermão Permanecer em Jesus Cristo Página 4 Se pudermos resumir essa primeira parte do sermão:

DEUS quer que cada um aqui seja discípulo que dê muitos frutos. Ele quer discípulos produtivos. Já lemos que esse poder vem do Alto. Deus é quem nos capacita, Ele nos poda e nos ajuda, nos direcionada. Ele quer que sejamos perseverantes e obedientes aos seus ensinos.

Todos nós temos um trabalho a fazer para Deus. Na igreja, no trabalho, em casa, com nossos amigos e familiares. Seja através de nosso testemunho, através de nossas orações, através de estudos bíblicos, sermões, ajuda ao próximo e amor desinteressado pelas pessoas. A pergunta que fica para todos:

Como conseguir ser esse discípulo atuante e produtivo? A resposta está nesse capítulo 15 do evangelho de João.

Só nos primeiros versos do capítulo 15, em 10 vezes aparece o verbo PERMANECER. E esse é o segredo. “Permanecer em Cristo”.

PARTE 2. Permanecer em Cristo

Permanecer = Segundo o dicionário é manter-se; demorar-se em determinado lugar; perseverar; persistir. Não é algo passageiro, momentâneo. É ficar online 24 horas por dia, sem interrupções.

Alguns jovens têm a impressão errada do significado de “ficar”. Hoje essa palavra é associada a não ter compromisso com outro jovem, a não criar vínculos, etc. Mas o texto bíblico usa o verdadeiro sentido da palavra PERMANECER / PERSEVERAR / PERSISTIR / FICAR.

Veja João 15:4, 5, 7 e 9 (Ler). “Permanecei em mim, e Eu permanecerei em vós. Nenhum ramo pode

produzir fruto por si mesmo, se não estiver ligado à videira. Vós igualmente não podeis dar fruto por vós mesmos, se não permanecerdes unidos à mim.” (v.5) “Eu Sou a videira. Vós os ramos. Aquele que permanece em mim, e Eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim não podeis realizar obra alguma.” (v.7)

“Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que desejardes, e vos será concedido”. (v.9) “Assim como o Pai me amou, Eu da mesma forma vos amei. Permanecei no meu amor.” (King James)

Essa é uma verdade: SEM CRISTO, nada podeis fazer.

Com Ele, você pode pedir o que quiser, e vos será feito, conforme consta no versículo 7.

2.1. COMO PERMANECER EM CRISTO NA PRÁTICA?

2.1.1. Fugir do pecado;

Veja 1 João 3:6 (Ler). “Todo aquele que permanece nele não vive pecando...”

Precisamos conhecer a Cristo no dia a dia para termos prazer em permanecer Nele... e para conhecer é necessário:

2.1.2. Estudar diariamente a Palavra de Deus;

Veja João 5:39 (citar). “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas

(5)

Sermão Permanecer em Jesus Cristo Página 5 2.1.3. Orar / falar mais com Deus;

Veja Salmos 145:18 (citar). “Perto está o Senhor de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em

verdade”

Veja Tiago 4:8 (citar). “Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vos outros...” Veja 1 Tessalonicenses 5:17 (citar). “Orai sem cessar”

2.1.4. Devemos seguir a sequência de nos arrepender, converter e confessar os nossos pecados. Veja Atos 3:19 (citar). “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados...” Arrepender é não querer mais praticar coisas erradas. É muito mais do que remorso. Conversão é mudar de vida. Mudar os hábitos e gostos.

Veja 1 João 1:9 (citar). “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e

nos purificar de toda injustiça.”

Veja Provérbios 28:13 (citar). “O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as

confessa e deixa alcançará misericórdia.”

Veja Salmos 34:18 (citar). “Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito

oprimido.”

2.1.5. Devemos ser batizados

Veja Atos 2:38 (citar). “(...) Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para

remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.”

2.1.6. Devemos nos congregar, fazer parte da igreja.

Veja Mateus 18:20 (citar). “Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio

deles.”

Veja Hebreus 10:25 (citar). “Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns...”

CONCLUSÃO E APELO

:

Veja João 15:16 (citar). “Não fostes vós que me escolhestes; ao contrário, Eu vos escolhi a vós e vos

designei, para irdes e dardes fruto, e fruto que permaneça. Sendo assim, seja o que for que pedirdes ao Pai em meu Nome, Ele o concederá a vós.” (King James)

Veja Apocalipse 3:20 (Ler). “Eis que estou a porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta,

entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.”

Veja Mateus 24:13 (Ler). “Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo”.

Referências

Documentos relacionados

Nesse contexto, em face do narrado na denúncia, tem- se, no caso ora em exame, que o suposto uso dos documentos contrafeitos teria ocorrido em momento posterior à

Jesus disse sobre os seus discípulos: Assim como eu não sou do mundo, eles também não são, João 17.16.. A oposição entre Deus e o mundo é tão grande que Tiago declarou: Será

Jesus disse sobre os seus discípulos: Assim como eu não sou do mundo, eles também não são, João 17.16.. A oposição entre Deus e o mundo é tão grande que Tiago declarou: Será

Jesus disse sobre os seus discípulos: Assim como eu não sou do mundo, eles também não são, João 17.16!. A oposição entre Deus e o mundo é tão grande que Tiago declarou:

Numa organização conjunta entre o CECS – Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade – da Universidade do Minho, da Mediascópio – Associação para a Promoção das

Na versão V1.0 básica toda a estrutura de desenvolvimento do sistema OBS foi mon- tada, na qual além dos ingredientes básicos contidos na versão V0.0 inicial (diga-se um pacote de

No Evangelho de João, em seus últimos momentos com os discípulos, Cristo faz contundentes afirmações sobre o amor de Deus Pai por nós: “Porque Deus amou o mundo de

Tóxico para os organismos aquáticos, podendo causar efeitos nefastos a longo prazo no ambiente aquático.. Elementos