• Nenhum resultado encontrado

Cogent Real-Time Systems Inc

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Cogent Real-Time Systems Inc"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Por Paul Benford e Robert McIlvride, Cogent Real-Time Systems Inc.

Porque OPC DataHub?

Atualmente, todos procuram por um diferencial para se destacar no mercado. A redução de uns poucos reais no ciclo de fabricação de um produto pode representar um corte substancial em seu preço final, uma diferença que pode representar o sucesso ou o fracasso de uma empresa. Como as empresas pesquisam todas as formas de melhorar sua produtividade elas estão começando a descobrir um recurso escondido, mas bastante abundante – seus dados de processo.

Escondidos do resto da empresa por “firewalls” e protocolos arcaicos, novos padrões e tecnologias emergentes estão abrindo portas para levar os dados de processo ao resto da empresa. Gerentes de fábrica estão transferindo dados do chão de fábrica para bancos de dados ligados ao sistema de contabilidade da empresa para otimizar a produtividade. Engenheiros estão usando planilhas para rodar modelos complexos com dados dinâmicos. Supervisores de produção estão usando páginas na web e computadores portáteis para acompanhar a produção ou para receber e-mails e alarmes de ocorrências em tempo real.

Por trás dessa tendência, o OPC DataHub aparece como uma das formas mais eficientes de interligar estes dois mundos, os dados de processo e os aplicativos de gerenciamento. Ele pode unir um equipamento industrial moderno, habilitado para operar com OPC, ao mundo Windows – Excel, Internet Explorer, SQL Server e vários outros produtos feitos para o ambiente Windows. O OPC DataHub incorpora ao OPC a capacidade de ser usado em ambiente de rede, permitindo diversas formas nas quais dados de processo possam ser coletados e distribuídos em uma única fábrica, em várias fábricas e até pelo mundo.

Os exemplos a seguir, tirados do mundo real, dão uma idéia do que pode ser feito com o OPC DataHub...

Analisando Dados em Excel e em Sistemas ERP

Uma grande empresa do setor de plásticos, na Noruega, instalou recentemente novos equipamentos, e queria usar dados destas máquinas nas áreas de pesquisa e administração. A empresa escolheu o OPC DataHub para coletar dados de vários Servidores OPC e colocar a disposição de outros aplicativos, estes dados, como um único conjunto de dados. Através do recurso de “data logging” do OPC DataHub, a empresa armazena os dados de processo em um banco de dados SQL na área de administração, os quais podem ser acessados por diferentes aplicativos da

administração da empresa para fins de planejamento e programação da produção. Através do recurso de “tunnelling” do OPC DataHub a empresa fornece dados em tempo real a área de pesquisa. A companhia desenvolveu um

conjunto de planilhas Excel que recebem dados em tempo real dos equipamentos. As análises geradas permitem a empresa melhorar a eficiência e reduzir custos de produção.

(2)

Apresentando dados na Web

A Fielding Chemicals é a maior recicladora de solventes do Canadá. Eles estão usando o OPC DataHub para apresentar dados dinâmicos gerados na fábrica através da internet, de forma que os funcionários possam visualizar dados operacionais de vários pontos, inclusive em casa – pela internet. Os dados do processo são coletados usando um servidor OPC da ABB conectado ao CLP que controla a planta de reciclagem. Um dos engenheiros da empresa desenvolveu uma série de páginas de internet que incluem como plano de fundo imagens do processo de reciclagem. Por cima das imagens o engenheiro inseriu applets Java que se conectam com ao OPC DataHub e apresentam valores atualizados de variáveis do processo.

Apresentando dados OPC na internet

Armazenando Dados em Bancos de Dados SQL Remotos

Uma grande empresa de geração de energia nos EUA precisava coletar e arquivar dados de 73 usinas geradoras regionais. Os requisitos incluíam: coletar dados de um servidor OPC instalado em um computador e armazenar os dados em dois bancos de dados SQL instalados em duas outras estações na rede da empresa. Foi usado o OPC DataHub para coletar os dados do servidor OPC e o recurso de “tunnelling” para se conectar e trocar dados com os outros dois OPC DataHub instalados nas estações de rede com os bancos de dados. Por fim, o recurso de “data logging” do OPC DataHub foi usado para armazenar os dados do processo no banco de dados SQL. Cada vez que o valor de qualquer dado sofre variação em uma das usinas geradoras é criado um novo registro no banco de dados SQL com o nome do ponto, o valor, o carimbo de tempo, e a qualidade em milisegundos. A empresa já armazenou milhões de pontos de dados e não viu qualquer degradação no desempenho do sistema.

(3)

Uma madeireira no Canadá, recentemente, usou o OPC DataHub para enviar mensagens de texto, enviadas por email ou SMS, com alertas a funcionários para notificar a ocorrência de anormalidades na planta. O OPC DataHub lê dados de um servidor OPC e quando uma condição de alarme é detectada, é composta uma mensagem de texto com os valores atualizados das variáveis críticas. Em seguida a mensagem de texto é enviada como email para os supervisores de turno, e é enviada como SMS ao celular da pessoa de manutenção responsável.

OPC DataHub enviando mensagens de email e SMS

Coletando Dados para Sistema MES da Citect

A Energizer Battery Manufacturing está usando o OPC DataHub para fazer “tunnelling” de dados de doze (12) estações Servidor OPC para uma estação coletora de dados do Sistema MES Citect localizado na rede

Administrativa. O uso do OPC DataHub permite a empresa adicionar mais Servidores OPC sem ter que reconfigurar o sistema. A ligação entre o OPC DataHub e o Sistema MES Citect é feita a partir de uma conexão OPC para ODBC.

Usando o “tunnelling” do DataHub para conectar o MES do Citect a Servidores OPC

Conectando com Linux

A Goulston Technologies, USA, precisava integrar seu sistema de CLPs proprietário a uma rede Windows. O engenheiro da fábrica configurou o OPC DataHub no ambiente Windows para espelhar dados de um Cascade DataHub em um ambiente Linux. Depois, usando a API Cogent em Linux o engenheiro escreveu um programa interface para conectar a rede de CLPs diretamente ao Cascade DataHub. Com o programa em operação, a empresa pode ler dados dos CLPs diretamente a partir de aplicativos Cliente OPC em Windows.

(4)

Personalizando o DataHub com Scripts

A Coca Cola Ltd tem uma engarrafadora na Irlanda que usa o OPC DataHub para resolver um problema interessante. Eles precisam gerar relatórios, a partir de códigos de alarme enviados pelos CLPs da planta, para a gerência. As descrições dos códigos de alarme ficam em uma planilha Excel e de vez em quando estas descrições são alteradas. O OPC DataHub foi usado para criar uma solução personalizada que casa o código de alarme lido do PLC, através de um Servidor OPC, com a descrição do código de alarme lido da planilha Excel. Em intervalos periódicos, durante o turno, o OPC DataHub produz um relatório com os alarmes ocorridos no período casando o código à descrição do alarme. A Coca Cola declarou que: “Com o uso da linguagem de script do OPC DataHub foi possível produzir um relatório que atendeu exatamente as nossas expectativas. Não teria sido possível fazer isto com outro produto.”

Geração de relatórios personalizados usando o OPC DataHub com Scripts.

Conectando com Sistemas “Embedded”

A NORCAT, uma empresa de tecnologia na área de mineração do norte do Canadá está baseada no OPC DataHub para futuras missões espaciais. Sob supervisão da NASA e da Canadian Space Agency, a NORCAT está

desenvolvendo um robô para perfurar rochas duras, na Lua e em Marte, capaz de retirar amostras sob condições extremas, sem supervisão humana. A NORCAT precisava conectar a interface de operação RSView, baseada em OPC, a um controlador de robôs com Linux “embedded”. Para conseguir isto, o engenheiro da NORCAT decidiu escrever um programa interface no controlador com Linux “embedded” para se conectar, através de rede com o OPC DataHub rodando em Windows, no computador de testes. Só foi necessário conectar a interface de operação

RSView ao OPC DataHub para que ela pudesse ler e escrever dados do controlador do robô com Linux “embedded”. A NORCAT constatou que o OPC DataHub simplificou bastante a interface entre os computadores de teste e os controladores dos robôs, economizando desta forma algumas semanas de esforço de desenvolvimento.

(5)

O que todas estas estórias têm em comum? Em cada exemplo, a empresa envolvida tenta tirar proveito de um recurso gratuito – seus dados de processo. Com o uso do OPC DataHub elas estão colocando seus dados de processo, antes escondidos e presos ao chão de fábrica, a disposição do resto da empresa. Usando seus dados de processo elas se tornam mais eficientes, lucrativas e mais capazes de competir na economia global.

Acerca da Cogent Real-Time Systems Inc.

Fundada em 1995, a Cogent Real-Time Systems é a líder na integração de dados em tempo real entre plataformas Windows, Linux e QNX. Alguns de nossos clientes são: Bank of Canada, Cadbury Chocolate e a European Space Agency. A Cogent usa sua experiência na comunicação de dados em tempo real para alavancar o uso da nova geração de produtos baseados na tecnologia OPC.

Acerca da Exata Sistemas de Automação Ltda.

Fundada em 1984, a Exata Sistemas de Automação é um distribuidor de produtos para os Setores de Automação Industrial, Predial e de Energia. Alguns de nossos clientes são: Usiminas, Vale, ArcelorMittal e a Zillor. A Exata usa sua experiência de 25 anos no mercado de automação para apresentar as melhores soluções para o seu problema.

Referências

Documentos relacionados

No sentido de reverter tal situação, a realização deste trabalho elaborado na disciplina de Prática enquanto Componente Curricular V (PeCC V), buscou proporcionar as

60 Figura 15 – Acelerâncias para o caso de excitação do bloco no ponto B1 (direção z) e obtenção de resposta no ponto B3 (direção y). 60 Figura 16 – Representação dos

Considerando a necessidade de construção de políticas públicas de forma participativa para o desenvolvimento de ações que buscam cumprir a Agenda 2030 em seus 17

No presente estudo, as áreas das clareiras variam de 204,20 a 1044,58 m 2 e até o quinto ano após o plantio não houve diferença significativa no crescimento entre os tamanhos

Methods: Patients diagnosed with Dupuytren’s contracture and surgically treated with regional selective fasciectomy at our insti- tution with adequate follow-up data were included

A HQ só pode ser utilizada para com pessoas já inseridas no meio escolar e possivelmente apenas no ensino médio, essa HQ não seria muito útil para usá-la com pessoas leigas para com a

Quando um fóton com a energia certa colide com um elétron que se encontra num dado nível de energia, a energia do fóton é transmitida ao elétron fazendo com que ele suba a um nível

O número médio diário de usuários pode ser dividido pelo número de assentos (para que haja mais espaço) ou pela lotação dos ônibus (para ter menos carros