• Nenhum resultado encontrado

Escola Bíblica Dominical 28 de março de 2021

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Escola Bíblica Dominical 28 de março de 2021"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

Escola Bíblica Dominical

28 de março de 2021

Mar. 2021 | Volume 2 | nº 13

Encontros com o Senhor Jesus

Parte IV - A Mulher Samaritana

A

publicação desta

se-mana apresenta os pontos principais tra-tados na Escola Bíbli-ca DominiBíbli-cal de 28 de março de 2021.

No Brasil tivemos um total de 45.551 participações através de respostas enviadas por igrejas de cidades de todos os 26 esta-dos do Brasil, além do Distrito Federal.

Do Exterior, tivemos 1.878 parti-cipações recebidas dos nossos irmãos em 35 países.

Tivemos ainda o recebimento de 355 vídeos com a gravação das respostas, sendo 155 com a participação de crianças, in-termediários e adolescentes. Foram recebidos 22 vídeos do exterior e 333 do Brasil.

As principais participações do Brasil (por Estado) e do Exterior (por país) foram registradas, em percentuais, e estão ilustra-das nas tabelas ao lado.

Vídeos: 355 vídeos com a grava-ção das respostas, sendo 155 de participação de Crianças, Inter-mediários e Adolescentes.

Vídeos do Exterior: 22 Vídeos do Brasil: 333

Participações por Continentes Participações por País

América do Sul 922 Estados Unidos 755

América do Norte 765 Bolívia 511

Europa 127 Venezuela 84

América Central 49 Argentina 82

África 12 Peru 80

Oceania 15 Chile 47

Ásia 10 Portugal 45

Itália 43

Colômbia 38

Fonte: Portal Presbitério - EBD

Parcipações 28 de março de 2021

Brasil Exterior

Estado Participação País Participação

Espírito Santo 26,05% Estados Unidos 40,10%

Minas Gerais 18,87% Bolívia 26,94%

São Paulo 18,14% Venezuela 4,47%

Rio de Janeiro 15,00% Argentina 4,37%

Bahia 5,51% Peru 4,26% Alagoas 3,26% Chile 2,50% Pará 2,57% Portugal 2,40% Ceará 2,20% Itália 2,29% Pernambuco 1,94% Colômbia 2,02% Paraíba 1,33% Uruguai 1,76%

Clique aqui para baixar o apêndice com os nomes e contribuições enviadas para esta EBD.

(2)

Encontros com o Senhor Jesus

Parte IV - A Mulher Samaritana

Síntese da palavra do

presidente

A

Escola Bíblia Domini-cal do dia 28 de março de 2021 foi realizada ao vivo, com a participa-ção dos pastores Gilson Sousa e Gedelti Gueiros.

Palavra inicial do Pr. Gilson Sousa:

Saudamos a todos com a paz do Senhor!

Vamos dar sequência ao assun-to que estamos abordando na Escola Bíblica Dominical: os en-contros do Senhor Jesus com pessoas, grupos e multidões. Neste domingo, estaremos tra-tando acerca do encontro de Jesus com a mulher samarita-na, no poço de Sicar.

Foi apresentada, pelo Pr. Gil-son, a geografia do local. Pos-teriormente, a palavra foi dada pelo Pr. Gedelti. A finalização foi feita pelo próprio Pr. Gilson, o qual apresentou as respostas provenientes de vários locais do Brasil e do exterior.

Palavra do Pr. Gedelti Gueiros:

A paz do Senhor a todos! Agra-decemos, mais uma vez, a Deus

por essa oportunidade.

Antes de entrar no assunto, é importante lembrar acerca do momento difícil pelo qual es-tamos passando. O vírus é bem agressivo, pois é uma mutação. O mundo não sabe como lidar com isso.

É importante que os pastores estabeleçam em suas igre-jas um período de jejum para que, em grupos, todos estejam orando neste sentido.

O grande problema não reside nestes fatos ou nestes sinais. O problema está em não ob-servar os sinais e não levar em conta os sinais. Aqueles que le-vam em conta os sinais vão ser

preparados, porque depois de-les virão os juízos que ocorre-rão quando a Igreja for retirada. Porque a promessa do Senhor é preservar a Igreja. A Igreja está vendo os sinais e está fir-mada em uma promessa:

“Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mun-do, para tentar os que habitam na terra.” Apocalipse 3:10

Jesus sempre falou sobre a ob-servação dos sinais. A multidão gosta de ouvir e falar sobre muitas coisas, mas não sabe dos sinais que estão patentes aos olhos de todos para falar do momento profético que antecede o arrebatamento da Igreja. Estes sinais estão sendo dados para que o homem seja preparado.

Hoje chegamos a quase 48 mil participações*. No entanto, es-tamos observando que há uma possibilidade muito maior de crescimento. Na medida que os pastores, os obreiros, e os membros se interessarem e, assim, participarem das

respos-* A participação dos estados do Brasil e dos diversos países está registrada no Editorial e nas seções específicas deste Boletim.

(3)

Encontros com o Senhor Jesus

Parte IV - A Mulher Samaritana

tas, lendo a Bíblia, teremos um acréscimo maior. Isso é impor-tante pelo aspecto doutrinário. Não queremos que os irmãos ouçam apenas pregações.

A mulher samaritana

Quando se traz um assunto di-rigido, vamos ver, nos encon-tros de Jesus, a doutrina. Onde está a doutrina nos encontros de Jesus com pessoas e mul-tidões no Seu ministério terre-no? Onde está o ensiterre-no? Está na questão doutrinária do pro-jeto de salvação.

Estamos mostrando que cada irmão precisa entender este projeto. O quadro mostrado ao lado mostra o projeto de salva-ção.

Do lado direito, vê-se a palavra “eternidade”. É o lugar onde Deus estabelece todo o seu projeto. Deus estabelece todo o seu projeto na eternidade, pela Sua soberania porque Deus é soberano.

No ato alguns aspectos estão envolvidos. O primeiro ato é que Deus nos elege. Vem de cima para baixo.

Onde está a soberania de Deus no ato? Em primeiro lugar, é Deus que nos elege. A religião traz o entendimento de que o homem elege a Deus. Mas a salvação opera ao contrário do entendimento humano: Deus elege o homem.

“Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espí-rito, para a obediência e aspersão

do sangue de Jesus Cristo: graça, e paz vos sejam multiplicadas.” I Pedro 1:2

Deus elege o homem antes do seu nascimento. Você foi eleito antes de nascer. Você não sa-bia. Isso é um ato da soberania de Deus. Depois de um tempo, você teve um encontro com Je-sus, ou seja, o chamado. No caso da mulher samarita-na, onde encontramos o ato de Deus na eleição? Onde encon-tramos a menção a este ato? Jesus saiu da Sua glória para nos salvar. Jesus saiu de Jeru-salém para aquela região de Samaria. Era necessário passar por Samaria. A palavra

“neces-sário” mostra o ato da sobera-nia de Deus. Jesus fez aquilo que o Pai já havia determinado. A salvação é isso. O homem é tocado e, nesse momento, des-cobre o projeto de salvação. Je-sus sabia do lugar onde havia de encontrar aquela mulher. Ele sabia onde estava Zaqueu. Ele sabia que atrás dele estava uma mulher pecadora na casa de Simão, fariseu. Deus é so-berano. Isso se chama eleição. Posteriormente, temos o cha-mado. Como foi o chamado de Jesus àquela mulher? Ele deu início a uma conversa. Para ela, aquela conversa de Jesus não fazia sentido. Os judeus e os samaritanos não se

comu-Pr. Gedelti Gueiros realizando a síntese do estudo da Escola Bíblica Dominical

Clique aqui para assistir, na íntegra, à Escola Bíblica

Dominical, no canal oficial da ICM no YouTube.

(4)

Encontros com o Senhor Jesus

Parte IV - A Mulher Samaritana

nicavam. Os samaritanos re-ceberam uma forte influência gentílica e, por isso, os judeus os distinguiam.

No Pentecostes, a ordem do Senhor para Pedro foi para que fosse para Samaria. E lá, Pe-dro encontrou um centurião que era gentio. Uma das por-tas aberpor-tas para a salvação foi para os gentios. Quando passa, antes do Pentecostes, em Sa-maria, Jesus estava mostran-do que iria salvar também os samaritanos. Era necessário que ele passasse por Samaria. É preciso, portanto, meditar. A palavra “necessário” está ligada ao profético, àquilo que já esta-va determinado na eternidade. No dia do seu encontro com Jesus, foi da mesma forma. Ele foi te buscar, falou com você. Ele conhecia a mente da mu-lher samaritana. Ela não tinha a revelação. O compromisso era com a religião dela. O que vamos entender aqui é que, na salvação, Jesus se revela. Ele se revelou quando ela disse que o poço era fundo que ele não ti-nha como tirar a água. E Jesus respondeu: “se tu soubesses quem fala contigo, ele te daria água da vida”.

“Jesus respondeu e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz – Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.” João 4:10

O mundo, que aí está, entende que o Evangelho é material, so-cial, político e religioso.

Mas o poço é fundo. Jesus sa-bia disso. Ele desceu ao Hades, desceu à profundidade. Foi o Pai celestial que cavou o poço fundo, aproximadamente 40 metros, que foi o período de sua prova. Ele desceu, morreu, mas ressurgiu e trouxe a água

da vida. E agora a água que ele tinha para dar era a salvação, a vida eterna.

E agora, a mulher iria entender claramente o que Jesus estava falando. Ela estava tateando, como muitos. Estava vivendo para a carne.

Mas, ela fez um pedido a Jesus: “Dá-me desta água”. Ela estava pensando na água como H20, pois não sabia que aquela água era a água da vida.

Qual foi o momento em que a mulher foi tocada? Quando Je-sus entregou a revelação. Sal-vação, nesta hora, sem revela-ção não existe. Se você estiver em comunhão com o Senhor, Deus vai revelar a necessida-de necessida-de todos que entrarão na igreja. A mulher samaritana foi convencida pelo Espírito e dei-xou o cântaro, pois agora tinha a água da vida. Sua preocupa-ção não era tão somente beber a água que todo mundo bebe. Porque ela agora tinha uma água que dessedentava a sua vida espiritual.

E ela fez uma pergunta: “salva-ção é só em Jerusalém?” Só na igreja tal? Jesus respondeu:

“Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.” João 4:23

Aqui está o corpo de Cristo. São aqueles que estão em vol-ta de um projeto, não de um líder, mas na comunhão do Espírito Santo. A Igreja, nesta hora, mais do que nunca, pre-cisa entender isso. É preciso ter uma experiencia e um com-promisso. As pessoas querem Jesus, mas não querem largar o cântaro. Aquela mulher dei-xou tudo. Quando ela deidei-xou o

cântaro, deixou o compromisso dela com o mundo.

Há muitas coisas a dizer acer-ca deste texto e das partici-pações**. Sabemos de onde viemos, onde estamos e para onde vamos. Estamos empe-nhados em seguir este rumo que é o rumo da eternidade. Você é um participante da dou-trina que crê e prega, e precisa viver isso na sua própria vida. Não podemos acomodar. Os grupos que estão acomodados serão incomodados pelo ad-versário. Se falta corpo, se falta doutrina, é preciso rever.

Deixo o nosso abraço fraternal e que Deus nos abençoe.

Pr. Gedelti Victalino Teixeira Gueiros Presidente da Igreja Cristã Maranata

** A participação dos estados do Brasil e dos diversos países está registrada no Editorial e nas seções específicas deste Boletim.

(5)

Perguntas da Semana

29 de março a 04 de abril de 2021

Pergunta 1 - Adolescentes

Leia no capítulo 12, de Êxodo, os textos dos versículos abaixo e responda:

a) No verso 11, qual é o nome da festa?

b) Nos versos 3 a 5 e no verso 21, qual era o animal que serviria de alimento para aquela festa? Diga o nome.

c) Nos versos 7 ao 13 e no verso 23, diga o motivo e onde o san-gue do cordeiro deveria ser passado.

Pergunta 1 - Pastores, Obreiros e Professoras

Qual o sentido profético que pode ser aplicado à Igreja no tem-po do preparo para sua saída, que está nos versos 7 a 13 e no verso 23 do capítulo 12 de Êxodo.

Pergunta 1 - Todos

Tendo por base os quatro últimos estudos da nossa Escola Bíbli-ca DominiBíbli-cal, marBíbli-cados pelos encontros do Senhor Jesus com: a) Zaqueu (Lucas 19:2 a 10);

b) A mulher pecadora (Lucas 7:37 a 50); c) O filho da viúva de Naim (Lucas 7:11 a 15); d) A mulher samaritana (João 4:3-28).

Identifique a doutrina de salvação em um só desses ensinos de Jesus, identificando a “eleição”, o “chamado” e o “processo”.

Pergunta 2 - Pastores, Obreiros e Professoras

Por que Jesus não comemorou a Páscoa com ervas amargosas?

Pergunta 1 - Pequeninos

Como se chama o “animalzinho” que era usado para festejar a Páscoa? Marque com um “x”.

a) O coelho; b) O cordeiro.

(6)

Perguntas da Semana

29 de março a 04 de abril de 2021

Como envio minha participação para a Escola Bíblica Dominical?

- Para enviar uma participação escrita, aces-se o endereço https://www.igrejacristama-ranata.org.br/ebd/participacoes/

- Para participação em vídeo, envie um e-mail para contato@radiomaanaim.com. br

Clique aqui para enviar sua

contribuição

Onde acesso o Boletim Informativo para download?

Você pode baixar pelos endereços https:// www.igrejacristamaranata.org.br/noticia/ category/boletim-ebd/ ou https://institu- toicm.org.br/category/escola-biblica-do-minical/

Clique aqui para acessar

Pergunta 3 - Pequeninos

Leia para eles o texto de Êxodo 12:8 e pergunte: a festa da Pás-coa era comemorada com chocolate, torta ou com ervas amar-gosas?

Pergunta 2 - Pequeninos

(7)

Canais Oficiais

Site Oficial da Igreja Cristã Maranata

Você encontra neste site as informações sobre os cultos, Escola Bíblica Dominical, Boletins Informativos, informações sobre os Maanains, e muitas outras informações.

Instituto Bíblico da Igreja Cristã Maranata

Neste site, você encontra as informações dos cursos ministrados pelo Instituto, os Boletins da Escola Bíblica Dominical, os temas doutrinários tratados em seminários, além da livraria virtual.

Site de Crianças, Intermediários e Adolescentes

Você encontra neste site as aulas mensais e orientações para o trabalho de crianças, intermediários e adolescentes, além de lou-vores, coletâneas e gestos dos hinos.

Louvor ICM

No site do Departamento de Louvor da Igreja Cristã Maranata são encontrados áudios, partituras e vídeos de hinos com imagens. A história dos hinos e várias animações estão também disponíveis.

Rádio Maanaim

Você encontra no site da Rádio Maanaim os programas, quadros, pedidos de oração, Escola Bíblica Dominical e conteúdos espe-ciais da TV Web.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR CLIQUE AQUI PARA ACESSAR CLIQUE AQUI PARA ACESSAR CLIQUE AQUI PARA ACESSAR CLIQUE AQUI PARA ACESSAR

(8)

Informe Semanal

22 a 28 de março de 2021

Programa Anunciando o Evan-gelho Eterno

Ocorreu, no último final de se-mana, o programa “Anuncian-do o Evangelho Eterno”.

O programa desta semana abordou, no quadro “Lições do Maanaim”, o assunto “Encon-tros com o Senhor Jesus”. O programa é exibido na Rede TV todos os sábados, às 8h, e

todos os domingos, às 14h.

Veículo de Comunicação Local Dias e Horários*

YouTube Mundo Sexta-feira (21h)

RedeTV Brasil Sábado (08h) | Domingo (14h)

TV Capixaba Espírito Santo Sábado (09h)

Rede Brasil Brasil Domingo (14h)

Band FM (FM 94,9) Grande Vitória (ES) Sexta-feira (17h) | Domingo (08h) Rádio SIM (FM 89,7) São Domingo do Norte (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 96,1) Pedro Canário (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 96,7) São Mateus (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 97,9) Anchieta (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 102,1) Pinheiros (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 105,3) Santa Teresa (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 106,1) Linhares (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 107,3) Aracruz (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 107,7) Cachoeiro de Itapemirim (ES) Domingo (08h)

Rádio Mania FM (FM 104,9) Região de Manhuaçu (MG) Sexta-feira (17h) | Domingo (08h) Rádio Extremo Sul (AM 830) Itamaraju (BA) Sábado (13h) | Domingo (13h)

Rádio 88 FM Barra Mansa (RJ) Sábado (10h) | Domingo (10h)

Rádio Mais Vida (FM 102,3) Muriaé (MG) Sábado (10h) Rádio Imparsom (FM 100,1) Governador Valadares (MG) Domingo (08h) Rádio Mais FM (FM 97,9) Porto Alegre (RS) Domingo (15h30) Rádio Luz (FM 97,1) Guiné Bissau - África Sábado (18h)

Rádio SIRT FM (FM 104,5) Tete/Moçambique - África Sexta (07h) | Domingo (14h) Rádio SIRT FM (FM 90,3) Manica e Sofala/Moçambique - África Sexta (07h) | Domingo (14h) Rádio Braz USA (AM 1360) Massachusetts - EUA Domingo (14h)

*Horário de Brasília

Clique aqui para assistir o programa Anunciando o Evangelho Eterno no canal oficial da ICM no YouTube.

(9)

Informe Semanal

22 a 28 de março de 2021

Seminário Internacional

- A Palavra

Nesta semana foi dada conti-nuidade ao 1º Seminário Inter-nacional da Igreja Cristã Ma-ranata, transmitido pelo canal oficial no YouTube, que agora passa a ser transmitido somen-te às somen-terças-feiras, a partir das 19h.

Foi disponibilizado o episódio 22 (vinte e dois) no dia 23/03, que abordou o tema “O San-gue”.

Transmissão especial

para as Igrejas do Brasil

Às 15h00 (hora de Brasília), no domingo, dia 28 de março de 2021, ocorreu a transmissão es-pecial para as igrejas do Brasil, com a participação dos pasto-res, obreiros, jovens e senhoras. A apresentação foi feita pelo Pr. Valter Babo.

Nesta edição, responderam às perguntas, formuladas pela Escola Bíblia Dominical, os se-guintes irmãos:

Primeira pergunta: Esta per-gunta foi respondida pelo ado-lescente João Batista Patriota de Lagoa Seca, Paraíba.

Segunda pergunta: A segunda pergunta foi respondida pela professora Maria Fabiana Brito de Itabaiana, Paraíba.

Terceira pergunta: Esta per-gunta foi respondida por Suyan Amorim Quaresma de Campi-na Grande, Paraíba.

Quarta pergunta: Respondeu a esta pergunta Yasmin de Sou-za da Silva de Xerém, Duque de Caixas, Rio de Janeiro.

Quinta pergunta: Esta pergun-ta foi respondida por Matheus de Souza de Xerém, Duque de

Caxias, Rio de Janeiro.

Sexta pergun-ta: A jovem Re-beca Leal de Xerém, Duque de Caxias, Rio de Janeiro, res-pondeu a essa pergunta. Sétima per-gunta: O diá-cono Daniel Bellini de Vista Alegre, Campi-nas, São Paulo, respondeu a essa pergunta. Oitava pergun-ta: Esta per-gunta foi res-pondida por

Pedro Henrique Panizzo de Ja-guariúna, São Paulo.

Nona pergunta: Respondida pelo diácono Maxwell Anacleto de Paulínia, São Paulo.

Décima pergunta: Esta per-gunta foi respondida pelo di-ácono José Lúcio Milagres de Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

Décima primeira pergunta: Respondeu a essa pergunta o diácono Dojacy Madeira Santos de Campo Grande, Mato Gros-so do Sul.

As transmissões foram realiza-das por meio dor canal digital oficial do YouTube da Igreja Cristã Maranata.

(10)

Informe Semanal

22 a 28 de março de 2021

Transmissão especial

para as igrejas do

Exterior

A

transmissão especial para as igrejas do ex-terior ocorreu neste domingo, 28 de mar-ço de 2021, às 12h. Durante a reunião, foram transmitidos os testemunhos de vários irmãos, jovens, obreiros, senhoras e pastores sobre a Escola Bíblica Dominical e os seus resultados na vida das igrejas.

Nesta edição foi apresentados os testemunhos de algumas das nossas igrejas na Bolívia em razão da farta participação das igrejas em diversas cida-des. A Bolívia é um dos países da América do Sul que tem es-tado na vanguarda das partici-pações na EBD todos os fins de semana.

A apresentação foi realizada pelo pastor Gilson Souza.

Pastor Wilson Pozo

Galdo

Bolívia

Cochabamba

Saudamos a todos os irmãos com a Paz do Senhor Jesus. Meu nome é Wilson Poso Gal-do, estou como pastor em Bo-lívia, cidade de Cochabamba e La Paz. E nos tem pedido nes-sa oportunidade compartilhar um pouco sobre as bênçãos atingidas através da Escola Bí-blica. Queremos talvez de uma maneira muito resumida con-tar que, dividimos a igreja em grupos, temos reuniões marca-das nas segunmarca-das com jovens, senhoras, obreiros, diáconos, varões, de maneira tal que cada grupo se reúne em diferentes horários. Ali lemos as

pergun-tas e ao mesmo tempo lemos a palavra e entre todos naquela reunião procuramos responder cada uma das perguntas da Escola Bíblica. Ali a bênção tem sido derramada pela ação do Espírito Santo, que vai visitando a um ou outro e o grupo é en-riquecido. As contribuições são preciosas, são maravilhosas, os irmãos e irmãs estão amando ler a palavra, estão amando es-tudar e esquadrinhar a palavra do Senhor. Isto tem trazido as vidas, as famílias um renovo, uma fortaleza, porque a pala-vra nos fortalece, isto tem trazi-do aos jovens claridade no seu caminhar, ânimo de continuar num tempo tão difícil como este que estamos vivendo. A Es-cola Bíblica está sendo de mui-ta bênção neste tempo porque a palavra está sendo colocada diante de cada um dos irmãos e irmãs e está nos alimentando e fortalecendo, e está realmen-te nos transformando ainda mais nos preparando para o dia maravilhoso da volta do Senhor Jesus. Que o Senhor Abençoe a toda sua igreja, através da sua Escola Bíblica. A Paz do Senhor Jesus.

Irmã Rebeca Espinosa

Bolívia

Grupo de Jovens, Cochabamba

A paz do Senhor Jesus Irmãos. O trabalho que é realizado na minha cidade com as pergun-tas da Escola Bíblica Dominical é feito da maneira seguinte: a gente se reúne um dia na se-mana no qual resolvemos dú-vidas, esclarecemos pergunta por pergunta, e depois desta reunião cada jovem trabalha por sua parte para depois en-viar a sua contribuição. Ao lon-go de todo este tempo que temos estado trabalhando nas perguntas da Escola Bíblica Dominical as bênçãos, expe-riencias e benefícios que tem sido trazido a nossa vida são muitos, são incontáveis e glori-ficamos a Deus por isso. – apelo para os jovens: animo a todos os jovens a continuar partici-pando neste trabalho que tem sido encomendado por Deus. A Paz do Senhor Jesus.

Irmã Lurdes Quispe

Bolívia

Gupo de Jovens, igreja Central em La Paz

(11)

Informe Semanal

22 a 28 de março de 2021

Para responder as perguntas da EBD nos reunimos todas as segundas por grupos de jovens, senhoras, varões, por Zoom, com nosso Pastor e é também uma alegria poder comparti-lhar com eles e sobretudo po-der aprenpo-der da palavra do Se-nhor. Tenho visto que quando priorizarmos as coisas do Se-nhor, o Senhor não esquece, e nos da libertação de investidas, cuida das nossas famílias e nos da vitória. Agradeço aos irmãos a todos A Paz Senhor Jesus.

Irmã Mirian Claros

Bolívia

Nova convertida da igreja em La Paz

A paz do Senhor. Dou Graças a Deus porque tenho recebido muito amor e cuidado de parte dos pastores e irmãos da minha igreja, a cada dia me alimento e fortaleço com a oração na ma-drugada, com os cultos que são transmitidos através de Youtu-be e também por Zoom. Com a Escola bíblica Dominical não somente estou aprendendo os fatos históricos, mas também estou chegando a entender muito a mais o aspecto profé-tico da salvação. Neste tempo tão difícil e complicado para todos nós, tenho visto o mover o Espirito santo, tenho visto mi-lagres de vida, sanidade e tam-bém de salvação. Nosso Senhor Jesus é nestes momentos o meu sustento e o sustento da minha família, por tudo isto lhes dou graças, graças por me escutar. A Paz do Senhor!

Irmã Vania Chuquímia

Bolívia

Grupo de Senhoras, La Paz

A Paz do Senhor Jesus Irmãos!

Nós chegamos na Obra Mara-nata no momento preciso, em que nossas vidas precisavam de um alimento espiritual. Hoje estamos muito agradecidos ao Senhor por nos ter escolhido para seu projeto de salvação. Nossas experiencias com o Espirito Santo são muitas. Es-pecialmente com os ensinos da Escola Bíblica Dominical, já que pela riqueza que há na palavra nossas vidas mudaram, fazendo que posamos nos fir-mar na obra em particular nas respostas da Escola Bíblica Do-minical. Temos saciado nossa alma e engrandecido a nossa fé, graças a isso podemos in-centivar a nossos filhos a par-ticipar dos cultos e buscar a cada dia comunhão com o Es-pírito Santo. Temos sido batiza-dos com dons espirituais nesta caminhada para a Eternidade, e mesmo que a luta tem sido muita o Senhor não nos tem abandonado em momento al-gum. Por isto estamos agrade-cidos e glorificamos seu Santo Nome. MARANATA, O Senhor Jesus Vem! A paz do Senhor Je-sus, irmãos!

Diác. Alvaro Everth

Punma Patiño

Bolívia

Oruro

A paz do Senhor Jesus, como igreja da cidade de Oruro, Bo-lívia, queremos dar graças a Deus, cumprimentar ao Pastor Gedelti, Presidente da Igreja Cristã Maranata, a todos os pas-tores e funcionários do presbi-tério, que fazem possível atra-vés das diferentes plataformas de YouTube, Instagram, TV web Rádio Maanaim, e também a plataforma de Zoom, fazem possível os cultos e a Escola Bíblica Dominical. Que nestes

tempos difíceis, do Covid 19, tem sido e ainda serão nosso sustento e fortalecimento espi-ritual, além de nos brindar um maior entendimento da doutri-na e a palavra revelada. Nestes últimos dias temos nos reu-nido, com a amada Igreja, em cultos semipresenciais, con-tando com todos os protocolos orientados. Saudamos a todos com A Paz do Senhor Jesus.

Irmã Lucila Mamani

Espino

Bolívia

Grupo de Senhoras, Oruro

A todos os saúdo com A paz do Senhor Jesus! Sou da Igreja Cristã Maranata, aqui em Oru-ro, Bolívia. Quero agradecer a todos os pastores por todos os cultos realizados através das diferentes plataformas como Youtube, Zoom e também que-ro agradecer por todos os cul-tos realizados na Escola Bíblica Dominical, que aprendemos muito da palavra do Senhor, já que estamos vivendo nestes tempos do breve. Assim como também estamos nos cultos Semi presenciais com todos os protocolos de Bio segurança que tem orientado os pastores. A todos os saúdo com A Paz do Senhor Jesus, Amém.

(12)

Informe Semanal

22 a 28 de março de 2021

Assistência 0800

Durante este período de pan-demia e de isolamento social, a Igreja Cristã Maranata está realizando os cultos de forma virtual, por meio do seu canal do YouTube. Uma estrutura especial para o atendimento

e assistência aos visitantes e convidados foi disponibilizada por meio do telefone 0800-7073076.

As tabelas, a seguir ilustradas, demonstram os dados estatís-ticos dos atendimentos reali-zados. Motivo % Espiritual 37,45 Enfermidade 31,41 Familiares 12,35 Conjugal 5,91 Profissional 3,81 Vida Secular 3,02 Livramento 1,84 Outros 1,71 Sentimental 1,71 Litígio Justiça 0,53 Inf. Sobre a ICM 0,26

Total Geral 100

Período de apuração: 14/03 a 20/03/2021 Fonte: Relatório de Assistência ICM -

Plantão 24 horas

A pandemia COVID-19

A situação da evolução da pan-demia do Coronavirus (CO-VID-19) tem sido motivo de grande preocupação por parte da Igreja Cristã Maranata.

A Igreja Cristã Maranata, por meio de Comunicado Oficial emitido em 8 de outubro de 2020, renovou aos pastores e membros de forma geral, a

ne-cessidade de seguir as orienta-ções já transmitidas, desde o início da pandemia de Covid-19, quanto aos cuidados indispen-sáveis para o momento. O co-municado advertiu que devem ser evitadas aglomerações em qualquer circunstância, face aos perigos de circulação do vírus.

Ressaltou-se a orientação quanto a não realização de

reu-niões com aglomeração, em observância às orientações da-das pelas autoridades sanitá-rias e de saúde, mantendo as orientações de distanciamento e proteção. A situação do qua-dro COVID-19 dos membros da Igreja Cristã Maranata, no Bra-sil e Exterior, está representada pelas tabelas específicas.

Brasil Infectados Curados Enfermos

Total 4.813 3.212 1.456

Exterior Infectados Curados Enfermos

Total 186 94 86

Apuração: 27/03/2021 Fonte: Portal Presbitério - COVID 19

37,45% 31,41% 12,35% 5,91% 3,81% 3,02% 1,84% 1,71% 1,71% 0,53% 0,26% Espiritual Enfermidade Familiares Conjugal Profissional Vida Secular Livramento Outros Sentimental Litígio Justiça Inf. Sobre a ICM

(13)

Revista Maranata

Lançamento da 1ª

Edição da Revista

Maranata

“E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha, e quem quiser, tome de graça da água da vida.” Apocalipse 22:17

Foi publicada no dia 13/01, a Revista Maranata. A Revista Maranata, com periodicidade trimestral, vem, neste momen-to, para informar aos membros da Igreja Cristã Maranata e à sociedade em geral, as ações referentes ao anúncio do evan-gelho no Brasil e Exterior, ao fortalecimento da doutrina bíblica no seio da Igreja Cristã Maranata, bem como as ações sociais, missões, testemunhos e demais atividades que com-põem o trabalho da Instituição. Os assuntos abordados na Re-vista Maranata estão organi-zados nos diversos temas, tais como: A Obra no Brasil, a Obra no Exterior, A Missão Amazô-nia, Escola Bíblica Dominical, Trabalho de Crianças, Interme-diários e Adolescentes, Organi-zação e Método, Acessibilidade, Ciência e Fé, dentre outros.

Clique aqui para ler a Revista Maranata na íntegra.

(14)

Agenda da Semana

28 de março a 04 de abril de 2021

Cultos Virtuais Data: Todos os dias Horário: 20h Local: YouTube

Clique aqui para assistir os cultos

Anunciando o Evangelho Eterno Data: 02/04 (Sexta-feira)

Horário: 21h Local: YouTube

Clique aqui para assistir o programa

Escola Bíblica Dominical Data: 04/04 (Domingo) Horário: 10h

Local: YouTube

Clique aqui para assistir a EBD

Aulas para CIAs

Data: 01/04 (Quinta-feira) Horário: 16h

Local: YouTube

Clique aqui para assistir as aulas

Transmissão Especial - Exterior Data: 04/04 (Domingo)

Horário: 12h Local: YouTube

Clique aqui para assistir a transmissão

Transmissão Especial - Toda Igreja Data: 04/04 (Domingo)

Horário: 15h Local: YouTube

(15)

Agenda da Semana

28 de março a 04 de abril de 2021

Seminário Internacional - A Palavra Data: 30/03 (Terça-feira)

Horário: 19h Local: YouTube

(16)

Retorno aos Cultos Presenciais

Orientações e cuidados

Ao sair de casa, use a máscara de

proteção facial de maneira correta e

leve uma reserva.

Ao chegar na

igreja, afira sua

temperatura na

entrada do templo.

Cada igreja já definiu sua ocupação

máxima do templo, seguindo todos os

protocolos de segurança. É importante

que os irmãos respeitem essa

determinação

Higienize sempre

as mãos e evite

levá-las ao rosto.

Devido à pandemia, o uso de máscara

é obrigatório para sua segurança e de

todos os irmãos.

Cumprimente à

distância.

Não compartilhe

Bíblia, coletânea

ou outros objetos

pessoais.

Está com sintomas de gripe? Procure um

médico imediatamente.

Atenção: ao apresentar qualquer sinal

de doença, não vá ao culto presencial,

(17)

Está com sintomas de gripe? Procure um

médico imediatamente.

Atenção: ao apresentar qualquer sinal

de doença, não vá ao culto presencial,

assista-o pelo YouTube.

Use o

banheiro

da igreja

apenas

se for

realmente

necessário.

Leve sua

própria

garrafa de

água.

Evite

aglomeração

após o culto.

Ao chegar

em casa,

continue

mantendo

os cuidados

necessários.

O templo deverá permanecer com as janelas

abertas para a ventilação natural do ambiente

durante os cultos.

Idosos maiores de 60 anos, crianças menores

de 12 anos e pessoas consideradas do grupo

de risco, permaneçam em casa e assistam aos

cultos pelo YouTube.

Oração e assistência após

os cultos serão realizadas de

maneira breve e a distância.

Faça a sua parte! Ajude a

preservar a sua saúde e a

Referências

Documentos relacionados

Assim, considerando que um percurso escolar de sucesso pressupõe o pleno desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita nos anos iniciais do Ensino

Curvas de rarefação (Coleman) estimadas para amostragens de espécies de morcegos em três ambientes separadamente (A) e agrupados (B), no Parque Estadual da Ilha do Cardoso,

CENTROS ECORREGIONAIS: Embrapa Amazônia Ocidental; Embrapa Cerrados; Embrapa Clima Temperado; Embrapa Acre; Embrapa Amapá; Embrapa Rondônia; Embrapa Roraima; Embrapa Meio-Norte;

Este trabalho objetivou com auxílio da fotointerpretação e da análise multivariada analisar os parâmetros dimensionais da rede de drenagem através de 12 microbacias de 3 a ordem

Medição de Radiação Térmica com Modulador Sigma-Delta Termoresistivo Tese de Doutorado em Engenharia Elétrica - Valter Rosa - UFBA-SET2016.. Figura 4.9 Foto da bancada de testes

A Tabela 6 identifica as categorias de CI mais empregadas nos estudos investigados. Percebe-se que as categorias empregadas referem-se a categorias que mesclam a

Tem a maior dificuldade de se concentrar no que está fazendo e não consegue guardar suas idéias só para você: precisa compartilhar tudo com os

[r]