• Nenhum resultado encontrado

O ENSINO DE HISTÓRIA ATRAVÉS DE BIOGRAFIAS DE PERSONAGENS NEGRAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O ENSINO DE HISTÓRIA ATRAVÉS DE BIOGRAFIAS DE PERSONAGENS NEGRAS"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

O ENSINO DE HISTÓRIA ATRAVÉS DE BIOGRAFIAS DE

PERSONAGENS NEGRAS

Autora: Marcio Carvalho Orientadora: Profª. Joceneide

Cunha

Resumo

O presente projeto tem como finalidade o aprendizado de história em uma escola, pautado em produções intelectuais e biográficas de personagens negras durante o Brasil republicano . Buscamos como referências algumas dissertações no campo do ensino de história como a intitulada As Marias

da Conceição de Carla de Moura, que aponta a importância da produção e ensino de história negras.

Para pensar Gênero e raça, bem como uma educação mais transgressora utilizamos a bell hooks que discute classe, gênero, raça e educação. hooks classificou alguns quesitos para despertar o entusiasmos dos alunos, um deles é valorizar o a experiência de vida dos alunos nas aulas.

O projeto é voltando para o 9º ano do ensino fundamental, para ser aplicado na disciplina de história, na Escola Municipal Almerindo Alves Dos Santos, situada na cidade de Eunápolis, Bahia. A abordada para o desenvolvimentos da biografia na elaboração das aulas foi uma negra , Laudelina de Campo Melo. E, para construir uma biografia para ser usada como recurso didático utilizamos a dissertação de Elisabete A. Pintor que narra a trajetória da personagem citada. Também escolhemos alguns recortes da entrevista de Laudelina, cordel, vídeos e recortes de jornais. Assim esperamos aproximar a personagem dos alunos e sabemos que as fontes históricas contribuem para o ensino de história, possibilitando que os alunos possam ler a história. Conforme mencionado a personagem que trataremos nesse resumo é Laudelina Melo, e ela foi escolhida para tratarmos da Era Vargas, com o foco nas lutas trabalhistas das empregadas domésticas. A trajetória de Laudelina evidencia a luta trabalhista e contra o preconceito racial.

Acreditamos que essa mulher negra aproximará a história do cotidiano dos alunos, pois muitos são filhos de empregadas domésticas negras. Através dela traremos uma protagonista negra para o ensino de história. Contudo o projeto está em andamento, e a biografia está concluída , e as fontes (jornais, contos, crônicas, literatura, fotos, entrevista e biografia ) já foram reunidas para a elaboração das aulas.

Palavras-chave: Biografia ,Ensino , História

(2)

INTRODUÇÃO:

O presente artigo tem como finalidade apresentar o desenvolvimento do uso de uma biografia em sala de aula do nono ano. A prática do ensinar e aprender utilizando livro didático está presente corriqueiramente em sala de aula, logo o projeto estabelece a proposta de um método diferenciado visando a inclusão de temas através do uso da biografia no ensino de história . Contudo pautado em um que pode ser visto por alguns como transgressor, e buscando estimular o pensamento crítico dos alunos do 9 ano do ensino fundamental , pensando as questões atuais a partir do Brasil republicano.

O desenvolvimento da biografia se baseou na vida de Laudelina de Campos Mello , durante a Era Vargas, destacando a atuação da personagem na luta pelos direitos trabalhistas. Além de suprir uma carência do ensino, que é a biografia de personagens negros ,esses que muitas vezes estão na margem do ensino. Essa personagem foi pensada em decorrência de uma possível alto identificação dos alunos com o seu cotidiano. Pois Laudelina era uma mulher negra, domestica de profissão possibilitando assim essa identificação já que temos entre os discentes uma larga maioria de negros e muitos desses filhos de mulheres empregadas domésticas. O desenvolvimento das aulas com a biografia foi baseada em alguns fundamentos teóricos, da dissertação as Marias da Conceição de Carla de Moura ,com o foco no trabalho com os alunos e os aspectos relevantes para os próprios presente no meio em que tal vivem .Os métodos utilizados pela Carla de Moura foram adaptados através da pesquisa-ação transformando o métodos dela de acordo com as necessidades dos alunos pensando em devolver mudança na trajetória desses meninos e meninas. Trabalhando gênero ,raça e educação ,bell hooks foi introduzida para dialogar a situação dos negros, pensar uma educação transgressora que incluísse e ouvisse esses negros.

Carla de Moura em sua dissertação intitulada As Marias da Conceição defende que o ensino de História deva ser situado. Assim ela propõe um experimento pedagógico explorando o cotidiano dos alunos e locais específicos com ligações com os alunos e

(3)

a comunidade ao redor do colégio E.E.E.F Santa Luzi. Moura dividiu os alunos em grupos, visando a produção de conteúdos pelos próprios, cada grupos produziu uma pesquisa relacionada a um dos locais de referência da comunidade ,os alunos tiveram que visitarem arquivos públicos em Minas Gerais ,em uma pesquisa seletiva na busca de fragmentos históricos em Jornais ligado ao passado dos locais .

A experiência pedagógica que o Ensino de História Situado propõe, por evidenciar os sentidos que a comunidade escolar atribui ao Patrimônio Local e refletir sobre como os discursos históricos são marcados pela raça, gênero e classe, ocorre em consonância com reivindicações dos grupos marcados pela diferença.(Moura,2018,p32.)

O resultado da pesquisa se desenvolveu com intuito de reforçar os laços dos alunos e alunas para com a comunidade ,além de ressaltar o contato do professor valorizando o patrimônio que está vinculado com as características que definem quem são aquelas pessoas situadas na região e a importância dos locais de destaques no cotidiano dos indivíduos. Por esses elementos buscamos personagens que comungassem com os interesses dos discentes e para isso aplicamos um questionário para sabermos quem era esse discente e os seus interesses. E assim definimos os personagens afim de aproximar esse ensino dos discentes, tornando-o um pouco situado.

Para a aplicação do projeto em sala de aula pensamos no método de pesquisa-ação. Um método que consistiu em utilizar a pesquisa como meio para a aprimorar práticas metodológicas já executadas, com um viés que melhora e aprimora o ensino ,logo sua base estava ligada em um círculo divididos em duas etapas , a primeira se desenvolve a partir da ação ,ou seja o planejamento e às melhoria da práticas e o Agir que seria a aplicação do projeto ,que ativa a segunda etapa a investigação ,onde a o monitoramento da ação avaliando os resultados. Com tudo o uso da biografia no ensino necessita se vinculou em uma pesquisação social ,onde a partica do esnsinar esta imbuída de criticas relacionadas a presença dos negros no ensino ,com intuito de expor e apresentar um fato social que necessita de mudanças .

O projeto foi pensado para ser realizado em uma escola periférica ,com aluno do novo ano do ensino fundamental. E a ideia era abordar o ensino de história

(4)

enfatizando os conceitos de raça, gênero e classe porque assim poderíamos produzir um ensino antirracista. o temas foram pautados de acordo necessidade de diálogo para com os alunos, para isso aplicamos questionários nos alunos, para traçarmos um perfil ,

Escolhemos que uma das personagens a serem biografadas seria de Laudelina de Campos Mello , seria/ será aplicado em três aulas ,que tem a necessidade de serem consecutivas ,para avaliara aprendizagem dos alunos ,notando os traspassar das barreiras que bloqueia o pensamento crítico dos alunos .A biografia será utilizada para lecionar o período Vargas ,porque que nesse período Laudelina lutou para conquistar a inclusão da empregadas doméstica nas leis trabalhistas.

Laudelina e a luta das Domésticas:

Optamos por trabalhar com negro ou negras que resisiiram de alguma maneira, que produziram. grande açoess , Mas que ainda assim estaria marginalizado e excluído do ensino didático ,logo a personagem escolhida foi a ilustre Laudelina de Campos Mello . Suaeu escolha partiu do perfil dos alunos que há no novo ano da escola escolhida. Uma escola majoritariamente negra e que muitas dessas crianças/adolescentes eram filhos de empregada doméstica.

Constuimos a biografia utilizando a dissertação de Fernada Nascimento Crespo e Elisabete Aparecida Pinto que abordava a trajetória de Laudeina.

Laudelina nasceu em Poços de Caldas ,com uma infância humilde, foi babá dos seu irmãos desde os 7 anos de idade ,após a morte de seu Pai ,uma garota de temperamento explosiv ,reivindicava quaisquer ofensa direcionada a si.

Laudelina cuidava dos irmãos, estudava ,depois de algum tempo passou a trabalhar como empregada doméstica ,até seu casamento ,onde passou a morar em Santos no estado de São Paulo, Lugar queparticipou de organizações voltadas para os negros ,pois durante a Era Vargas o Brasil estava em um contexto onde havia uma segregação velada ,logo eventos como bailes ou quaisquer atividade estava direcionada apenas para o brancos ,Laudelina promovia festar e bailes voltados para

(5)

os negros ,o mais famoso foi o Pérola Negra ,um Baile de gala, que foi escolhido a primeira pérola negra de Campinas .

Sua atuação para com as Domésticas progrediu de uma pequena associação apoiada pelo partido Comunista cassado durante a Ditadura milita,para o então fundado Sindicato das Empregadas Doméstica que realizava comício e atuava arduamente no apoio da empregadas .

As possíveis semelhanças da trajetória de Laudelina com a das mães dos alunos facilitou pode ser uma estratégia que busque o interesse, crie empatia, facilitando a aprendizagem histórica dos discentes. ,Alunos que são filhos de empregadas ,negras e pobres. Apartir da leitura realizada do livro Ensinando a Transgredir da escritora negra bell hooks ,Laudelina dá suporte para discussões de gênero, raça e classe; em seu livro bell hooks ressalta o estudo como um ato de resistência ao racismo . O o objetivo do ensino utilizando a biografia da Laudelina propor é realizar uma educação transgressora, antirracista, que os alunos tenham seu conhecimento valorizado e ,onde a o compartilhamento de informações da vivencias de todos em um ambiente que todos estejam à vontade para socializar e discutir sua igualdades e diferenças entre si e com Laudelina.

Elaboramos uma pequena biografia em especial de figuras negras que não estão presente no meio educacionano seguinte projeto foi utilizados Laudelina de Campos Mello ,a biografia necessitou ser restringida a três páginas com o foco no período específico, no caso de Laudelina a Era Vargas ,o número de páginas foram limitadas de acordo com o tempo de aula ,para aplicação seria necessário 3 aulas consecutiva ,pois além da aula há vídeos ,fotos e recortes de jornais ,para reforçar a produção histórica negras.

Nesse projeto foi utilizado apenas uma figura de destaque ,com tudo a quantidade fica de acordo pela pessoa que está elaborando o projeto .A Escola Municipal Almerindo Alves Dos Santos foi escolhida pela sua localização ,pois foi erguida em terra que antes era de fazendeiro locais , que pagou os funcionários da fazenda com

(6)

terrenos onde se situa o local da Escola no Bairro Stela Reis em Eunápolis -BA ,logo a maioria dos alunos são netos o tem alguma relação com esse funcionários que fundaram o bairro . Com tudo o projeto trata essa discussão de classe através de Laudelina.

O projeto valorizou o aluno como ser pensante , logo o 9 ano e um ano crucial para o desenvolvimento dos alunos ,então a turma foi escolhida pensando em seu futuro ,pois o objetivo é dar ênfase na valorização dos alunos ao seu meio e a que são ,questionando a estrutura da sociedade antes da entrada no ensino e médio e superior ,pondo os próprios e locais de destaques.A última etapa e a observação e cruzamentos de informação ,durante a aula ,é necessário observar e anotar cada ato relacionado ao projeto que o aluno expose ,e após a aula o posicionamento dos alunos ,identificando as mudanças que tal se depois a desenvolver através do projeto. O período desse projeto foi de 12 meses ,entre pesquisa e construção .

(7)

O uso da biografia no ensino de história , ativou o pensamento crítico ,já existente nos alunos questionado a estruturas da sociedade ,e valorizando as práticas os locais inseridos no seu cotidiano.

A apresentarção de negros protagonistas e produtores de histroria ,afeta o desenvolvimento dos alunos ,logo que esse são periféricos e pobres e sua maioria negros ,necessita de uma figura transformadora ,uma figura que estabeleceria e dar uma saida tirando os alunos do caminho de preesintente que a sociedade impoem para esses alunos . Os efeitos são apresentados durante as aulas seguinte , a apresentação e exposição de si próprio e do seu cotidiano ,as relações com os colegas de acordo com os questionamentos que os próprios tende a se fazer durante atividade corriqueiras do dia .

Com tudo o efeito desejado e de longo prazo ,e possibilita que os aluno cheguei ao ensino superior utilizando e sintetizando para vida ,valorizando o meio e todo presentes neles.

Então, o projeto está em desenvolvimento e decorrer do período que vivemos ,as escola estão fechada impossibilitando mais avanços do projeto.

Referências:

CRESPO ,FernandaNascimento.O Brasil de Laudelina:udo da biografia no ensino de historia.2016.Dissdertção ,Mestrado .Profissional.

(8)

PINTO, Elisabete aparecida.Etnicidade gênero e re educação :A trajetória de vida de Laudelina de campos Mello(1904-1991).1993.Dissertação(Mestrado em

educação,ciência sociais aplicadas e educação)-universidade Estadual de Campinas.1993.

GLAVÃO,JeronimoAdelmoPereira Cismeiro .Biografia e ensino de Historia:Possibilidade na construção de saberes históricos em sala de aula de aula.Xll Encontro estadual de História da ANPUH-PE.2018.

MOURA ,Carla de .As Marias da Conceição:Por um Ensino de História Situado ,Decolonial e Intersecciobal.2018.Mestrado profissional.

HOOKS, Bell. O feminismo é para todo mundo: políticas arrebatadoras. 1° ed. Rio de janeiro: Rosas dos Tempos, 2018.

TRIPP, David . Pesquisa-ção : Uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005.

VALLE, Hardalla Santos do .A Utilização de fontes no ensino de história:A Imprennsa na construção do conhecimento. Momento, Rio Grande, 20 (1): 59-72, 2010.

Referências

Documentos relacionados

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

Dessa maneira, os resultados desta tese são uma síntese que propõe o uso de índices não convencionais de conforto térmico, utilizando o Índice de Temperatura de Globo Negro e

In response to vaccine, Curraleiro Pé-duro showed greater ability to respond specifically to BCG, generating resistance profile (Th1), evidenced by greater number of antigen

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do

Neste tipo de situações, os valores da propriedade cuisine da classe Restaurant deixam de ser apenas “valores” sem semântica a apresentar (possivelmente) numa caixa

Shojaie preparou e caracterizou uma série de filmes de híbridos de acetato de celulose (AC) com sílica preparada in situ pelo método sol-gel, usando TEOS como

Tendo este trabalho como objectivo, ilustrar os vários aspectos da relação de Simone de Beauvoir com o nosso país, abordámos, com esse intuito, as visitas efectuadas por esta