• Nenhum resultado encontrado

1. APRESENTAÇÃO 2. CONTEXTUALIZAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1. APRESENTAÇÃO 2. CONTEXTUALIZAÇÃO"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

NÚCLEO DE SAÚDE PÚBLICA

1. APRESENTAÇÃO

Este Programa/Projeto constitui uma ação inter-setorial, pois envolve a participação de instituições do nível federal (Universidade Federal de Pernambuco), do nível estadual (Secretaria de Educação) e do nível municipal (Secretaria de Educação), e interdisciplinar, pois contempla alunos de várias áreas (saúde, serviço social e educação). O alvo deste Programa/Projeto recai nas escolas públicas das redes municipal e estadual de educação da cidade do Recife, pois lá se encontra uma energia potencial de exercício da plena cidadania que poderá dar impacto na redução dos acidentes que constitui um significativo problema de saúde em nosso meio. O desenvolvimento deste Programa/Projeto prevê a sua sustentabilidade, quando houver o afastamento, após dez meses, dos agentes que o fomentaram, pois pretende criar estruturas que permaneçam (com a finalidade de prevenir acidentes e prestar primeiros-socorros) na próprio escola como as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e a criação dos Sistemas de Informação.

2. CONTEXTUALIZAÇÃO

O Programa/Projeto se insere no ideário da promoção da saúde, vinculado ao movimento difundido mundialmente de Cidades Saudáveis. Segundo Hancock & Duhl (1988), uma cidade saudável “é uma cidade que aperfeiçoa continuamente o seu ambiente físico e social e que utiliza os recursos da comunidade a fim de tornar seus cidadãos aptos a se ajudarem mutuamente na realização de suas atividades correntes e a desenvolver o seu pleno potencial” .

Os acidentes e a violência cada vez mais constituem objeto de preocupação para os órgãos públicos. Através da Portaria n.º 737/GM 16 de maio de 2001, o Ministro de Estado

(2)

da Saúde, interino, no uso de suas atribuições, expressa a necessidade de definição, no setor saúde, de uma política decisiva no sentido da redução da morbimortalidade por Acidentes e Violências que inclui a “difusão de conhecimentos e recomendações sobre práticas, hábitos e estilos saudáveis por parte dos munícipes, mobilizando, para tanto, os diferentes segmentos sociais locais”.

No contexto do movimento Cidades Saudáveis, a escola constitui um parceiro imprescindível para que as metas que em última instância fortalecem a cidadania e elevam a qualidade de vida sejam cumpridas.

3. JUSTIFICATIVA

O acidente é um evento não intencional e evitável, causador de lesões físicas e ou emocionais no âmbito doméstico ou nos outros ambientes sociais, como o do trabalho, do trânsito, da escola, de esportes e o de lazer.

Os acidentes e as violências configuram, assim, um conjunto de agravos à saúde, que pode ou não levar a óbito, no qual se incluem as causas ditas acidentais - devidas ao trânsito, trabalho, quedas, envenenamentos, afogamentos e outros tipos de acidentes - e as causas intencionais (agressões e lesões autoprovocadas). Esse conjunto de eventos consta na Classificação Internacional de Doenças - CID (OMS, 1985 e OMS, 1995) - sob a denominação de causas externas. Quanto à natureza da lesão, tais eventos e ou agravos englobam todos os tipos de lesões e envenenamentos, como ferimentos, fraturas, queimaduras, intoxicações, afogamentos, entre outros.

Entre 1996 e 1998, a mortalidade proporcional por causas externas em relação ao total de óbitos, em Pernambuco, cresceu de 12,88% para 14,36%. Em 1998, Pernambuco ocupou a 11a posição em relação à magnitude da mortalidade proporcional por causas externas, quando se compararam todos os estados brasileiros.

P MORTALIDADE PROPORCIONAL. ernambuco - 1998.

86%

14%

Causas Externas Demais Causas

(3)

Em 1998, a mortalidade proporcional por agressões em relação ao total de óbitos por causas externas, em Pernambuco, foi de 59%, constituindo a primeira causa. Em segunda posição encontram-se os acidentes de transportes (21%); em terceira, os afogamentos e as submersões acidentais (13%); em quarta, as lesões autoprovocadas voluntariamente.

MORTALIDADE PROPORCIONAL

POR CAUSAS EXTERNAS.

Pernambuco - 1998.

21%

3%

4%

59%

13%

Acidentes de transporte Afogamento e submersões acidentais Lesões autoprovocadas voluntariamente Agressões Demais causas externas

Infelizmente, não se dispõe de dados sobre a magnitude dos acidentes não fatais, mas se sabe que é significativa. Os indicadores apresentados anteriormente poderiam ser diferentes, caso a prática de execução de primeiros-socorros fosse incorporada no pleno exercício da cidadania, pois a sobrevida das pessoas que sofrem algum tipo de acidente ou trauma depende fundamentalmente das ações realizadas nas primeiras horas. Os primeiros socorros são procedimentos simples, porém muito efetivos, que podem oferecer à vítima o suporte de vida básico para aliviar-lhe o sofrimento, diminuir o tempo de invalidez e, sobretudo, salvar sua vida. Apesar de serem simples, as técnicas de primeiros-socorros são desconhecidas da maioria das pessoas. Além de efetivos, os primeiros socorros são também

(4)

eficientes, pois reduzem os custos com serviços e procedimentos de alta complexidade, uma vez que diminuem as complicações.

O ambiente escolar constitui um locus onde ocorrem com muita freqüência acidentes que implicam prejuízos no desempenho do aluno, mas por outro lado, contém um potencial humano, alunos, professores e pessoal de apoio, que pode ser utilizado, após capacitação adequada, na prevenção e prestação de primeiros-socorros às vítimas de acidentes, tenham eles ou não ocorrido no âmbito da escola.

O estabelecimento da parceria Universidade-Escola contribui efetivamente com a qualidade de vida dos cidadãos, caminhando em consonância com o ideário das “Cidades Saudáveis”, pois a Escola tornar-se-ia um amplificador de hábitos e atitudes saudáveis, e mais: despertaria virtudes como a compaixão que necessariamente traz consigo o cuidado com os seres humanos.

4. OBJETIVOS

GERAL:

Implantar um Programa de Prevenção de Acidentes e Execução de Primeiros-Socorros em escolas públicas da rede estadual de educação, vinculadas ao DERE – Sul, na cidade do Recife.

ESPECÍFICOS

• Qualificar, através de capacitação técnica, professores e alunos para identificar, abordar e agir em relação às vítimas que necessitam de primeiros socorros ou cuidados imediatos, seja prevenindo complicações, seja prestando tratamento imediato, tendo como meta fundamental a salvação de vidas.

• Despertar a necessidade para que todos se tornem agentes multiplicadores dos conhecimentos e atitudes que salvam vidas, ampliando assim a cidadania, dentro e fora da escola;

(5)

• Construir em cada uma das escolas um sistema de informação sobre acidentes, construindo os instrumentos de coleta, o processamento e análise das informações; • Contribuir com a formação em cada escola das Comissões Internas de Prevenção de

Acidentes – CIPA.

5. METODOLOGIA / ESTRATÉGIA DE AÇÃO

5.1. ÁREA DE ATUAÇÃO

O Programa será desenvolvido em escolas públicas das redes estadual e municipal de educação, pertencentes à Diretoria Executiva Regional de Educação (DERE-Sul) e localizadas no Distrito Sanitário IV da Cidade do Recife:

Olinto Victor

Rua Afonso Olindense,153 - Várzea Fone: 3453-3551

Senador Novaes Filho

Rua Maria Lacerda, s/n - Várzea Fone: 3226-6725

Escola Lions João Prutchansky

Rua João Sales de Menezes, 04 - Brasilit Fone: 3454-6050

Escola Padre Dehon Av. Caxangá, 3560 Fone: 3453-3126 Escola Barros Carvalho

Rua Honório Correia, 167 - Cordeiro Fone: 3445-2105

Escola Joaquim Távora

Rua Real da Torre, s/n - Madalena Fone: 3227-0832

Escola Leal Barros

(6)

Fone: 3453-2079 Fernanda Vieira Av. Caxangá, 3995 Fone: 3227-6722 5.2. ESTRATÉGIAS a) Primeiro Momento:

Abordagem de natureza exploratória realizada mediante observação e entrevistas com diretor, professores, alunos e funcionários de cada uma das 8 escolas visando explicar a importância do Programa, selecionar os multiplicadores que farão parte do curso de capacitação e realizar um primeiro levantamento sobre a ocorrência de acidentes nos referidos locais.

b) Segundo Momento:

A segunda etapa compreende a realização de oficinas teórico-práticas. Nas aulas teóricas do curso, serão utilizados recursos audiovisuais, incluindo cartazes, transparências e vídeos e a parte prática será realizada mediante simulação envolvendo os próprios alunos e modelos anatômicos (manequins).

Conteúdo Programático: Módulo 1

• Fundamentos dos primeiros socorros • Qualidades do socorrista

• Abordagem da vítima e avaliação primária do trauma • Seqüência das principais atividades a serem realizadas • Ressuscitação cardiorrespiratória

• Transporte da vítima

(7)

Módulo 2

• Panorâmica dos principais eventos que envolvem primeiros-socorros • Condutas frente aos eventos:

• Hemorragia e choque;

• Fraturas, entorses, luxações e contusões • Queimaduras, incluindo choque elétrico; • Afogamento (água doce e salgada) • Crise convulsiva;

• Asfixia;

• Ferimentos (prevenção do tétano)

• Agressões de animais (prevenção da raiva humana ); • Intoxicações

• Outros Detalhamento Módulo 1

1.Fundamentos dos primeiros socorros

Objetivo: Compreender a necessidade da realização dos primeiros socorros como etapa imprescindível em relação à salvação de vidas.

Atividade: Aula expositiva; Discussão em grupos 2. Qualidades do socorrista

Objetivo: Descrever as principais características e atitudes da pessoa que presta os primeiros-socorros

Atividade: Aula expositiva

3. Abordagem da vítima e avaliação primária do trauma

Objetivo: Compreender as principais técnicas de abordagem da vítima e aprender a fazer uma avaliação inicial da situação em que a vítima se encontra (história e exame)

Atividade: Aula expositiva e prática simulada

4. Seqüência das principais atividades a serem realizadas

Objetivo: Realizar na seqüência correta de atividades que ajudem a preservar a vida da vítima ou a evitar ou minimizar as seqüelas.

Atividade: Aula expositiva e prática simulada 5.Ressuscitação cardiorrespiratória

Objetivo: Compreender e realizar as técnicas de respiração boca-a-boca e massagem cardíaca.

Atividade: Aula expositiva e prática simulada 6.Transporte da vítima

Objetivo: Compreender e realizar corretamente a imobilização e o transporte da vítima Atividade: Aula expositiva e prática simulada.

(8)

7. Comunicação do acidente à família, aos serviços de saúde, corpo de bombeiros e polícia Objetivo: Informar corretamente o acidente às autoridades e/ ou serviços de saúde

Atividade: Aula expositiva Módulo 2.

1.Panorâmica dos principais eventos que envolvem primeiros-socorros

Objetivo: Identificar e agir corretamente frente aos eventos que envolvem primeiros-socorros

Atividade: Aula expositiva e prática simulada 2.Condutas frente aos eventos:

2.1 – Hemorragia e choque

2.2 – Fraturas, Entorses, Luxações e contusões 2.3 – Queimaduras, incluindo choque elétrico 2.4 – Afogamento (água doce e salgada) 2.5 – Crise convulsiva;

2.6 – Asfixia;

2.7 – Ferimentos (prevenção do tétano)

2.8 – Agressões de animais (prevenção da raiva humana ) 2.9 – Intoxicações

2.10 – Outros

Objetivo: Identificar, abordar e agir corretamente, mediante a utilização de técnicas ou condutas adequadas, frente aos principais eventos.

Atividade: Aula expositiva e prática simulada

As oficinas acontecerão durante o período de um mês em cada turma, com duração de 1h30min cada aula, com periodicidade de duas vezes por semana.

c) Terceiro Momento

Após a realização da capacitação serão realizadas reuniões no sentido de criar a Comissão Internas de Prevenção de Acidentes, composta por representantes de professores, alunos e funcionários, além de estruturar o Sistema de Informação sobre Acidentes.

(9)

6. RESULTADOS ESPERADOS

• Realização de 8 cursos de capacitação em primeiros-socorros; • Implantação de 8 Comissões Internas de Prevenção de Acidentes; • Criação de 8 bancos de dados sobre acidentes;

• Mudança no nível de conhecimento e nas atitudes dos 160 multiplicadores capacitados;

7. PÚBLICO BENEFICIADO (DIRETA E INDIRETAMENTE)

O público-alvo será constituído pelos professores, alunos e funcionários das escolas. Em cada uma delas se espera que sejam selecionados 20 participantes (multiplicadores) entre as três categorias elencadas (total = 160). Indiretamente, serão beneficiadas as pessoas de outros ambientes que tenham contato com o multiplicador (ambiente doméstico, amigos, transeuntes, idosos, áreas de lazer etc.)

8. PARCERIAS EXTERNAS À UFPE • Prefeitura do Recife

• Secretaria de Educação

• Secretaria de Saúde (Distrito Sanitário IV) • Governo de Pernambuco

• Secretaria de Educação (DERE Sul)

9. INDICADORES / MEIOS DE VERIFICAÇÃO Quantitativos:

Número de cursos de primeiros-socorros realizados;

Número de Comissões Internas de Prevenção de Acidentes implantadas; Número de pessoas capacitadas na prestação de primeiros-socorros; Número de bancos de dados implantados sobre ocorrência de acidentes;

Número de pessoas capacitadas que apresentam conhecimento e conduta adequada frentes a acidentes;

(10)

Qualitativos:

Análise de depoimentos das pessoas capacitadas sobre mudança de atitude frente a ocorrência de acidentes em diversos ambientes

10. SISTEMÁTICA DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO

O Programa será desenvolvido em 10 meses. Com freqüência trimestral, serão realizadas reuniões com representantes das instituições envolvidas no sentido de monitorar o cronograma de atividades e o desempenho do público-alvo, também ali incluído.

11. CRONOGRAMA EXECUTIVO

Atividade Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Jan Fev Mar Levantamento

Bibliográfico;

X X

Participação em Reuniões de

Professores e direção da escola; X X Levantamento de dados de

acidentes no distrito IV; X X Cursos de capacitação X X X X X X X X

Criação das CIPA X X X X X X X X Criação dos Bancos de Dados X X X X X X X X Processo de Avaliação do

Referências

Documentos relacionados

As relações hídricas das cultivares de amendoim foram significativamente influenciadas pela a deficiência hídrica, reduzindo o potencial hídrico foliar e o conteúdo relativo de

Em primeiro lugar, faremos uma análise pontuando algumas considerações acerca do marco da Assistência Social dentro do contexto da Constituição Federal de 1988, destacando a

Raichelis 1997 apresenta cinco categorias que na sua concepção devem orientar a análise de uma esfera pública tal como são os conselhos: a visibilidade social, na qual, as ações e

Derivaram de ações capazes de interferir no dimensionamento desta unidade, especialmente que atuassem sobre as vazões e qualidades de água a demandar e

Se pensarmos nesse compromisso de engajamento como fator primordial para o exercício de ativismo pelas narrativas artísticas, a proposta de divisão dos conceitos

Justificativa: Como resultado da realização da pesquisa de Mestrado da aluna foram encontradas inconsistências na informação sobre o uso de Fitoterápicos pelos

Segundo ainda o autor, ver o Estado como centro da decisão, voltar à família patriarcal, voltar à religião e a Deus como fundamento, combater a corrupção e tudo

A interação treinamento de natação aeróbico e dieta rica em carboidratos simples mostraram que só treinamento não é totalmente eficiente para manter abundância