• Nenhum resultado encontrado

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE OSASCO SECRETARIA DE SERVIÇOS E OBRAS NÚCLEO DE PROJETOS ANEXO I MEMORIAL DESCRITIVO CRECHE VILA ADALGISA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE OSASCO SECRETARIA DE SERVIÇOS E OBRAS NÚCLEO DE PROJETOS ANEXO I MEMORIAL DESCRITIVO CRECHE VILA ADALGISA"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

ANEXO I

MEMORIAL DESCRITIVO

CRECHE VILA ADALGISA

Rua Octávio Catelai, s/nº – Vila Adalgisa

Osasco – São Paulo

(2)

1. CONSIDERAÇÕES GERAIS

O presente memorial tem por objetivo estabelecer as condições técnicas essenciais, no que tange a materiais, serviços e instalações, a ser fielmente observada na execução da creche.

Antes do início efetivo das obras, a construtora deverá realizar os seguintes Serviços Técnicos: elaborar novo levantamento topográfico; realizar as sondagens do solo, elaborar os projetos executivos complementares, de estrutura, instalações elétricas e hidráulicas e paisagismo, com os seus respectivos memoriais, compatibilizá-los com o projeto executivo de arquitetura e aprová-los previamente com a Fiscalização da Secretaria de Serviços e Obras – SSO.

2. PREPARAÇÃO DO TERRENO

O terreno deverá ser limpo e nivelado conforme cotas estabelecidas em projeto.

3. QUALIDADE DOS SERVIÇOS

Todos os materiais e sua aplicação ou instalação, devem obedecer ao prescrito pelas Normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), aplicáveis, ou outras, específicas para cada caso.

A aplicação dos materiais será rigorosamente supervisionada pela equipe de Fiscalização da PMO, não sendo aceitas aquelas cuja qualidade seja inferior às especificadas. Em caso de dúvidas a mencionada equipe poderá exigir ensaios ou demais comprovações necessárias a seu critério.

4. SERVIÇOS PRELIMINARES

Realização de instalação de tapumes móveis para isolamento de áreas e limpeza do terreno. Fornecimento e instalação de placa para identificação da obra.

5. FUNDAÇÃO

Execução: deverá obedecer rigorosamente ao projeto e especificações bem como as normas técnicas da ABNT.

Para a fundação profunda do prédio principal deverão ser executadas estacas do tipo raiz com 250 mm de diâmetro, bloco de concreto armado, nas dimensões previstas pelo projetista, após sondagem do terreno;

Fornecimento e colocação de perfis metálicos com altura especificada em projeto; Execução de lançamento e adensamento de concreto Fck = 30Mpa por bombeamento;

Para a fundação do muro de arrimo deverão ser executados tubulões com diâmetros e profundidades especificadas em projeto; escoramentos adequados preservando a segurança e qualidade dos serviços,

(3)

fornecimento e colocação de perfis metálicos especificados em projeto e lançamento e adensamento de concreto Fck = 30 Mpa por bombeamento.

Para peças que apresentarem falhas que comprometam a resistência específica deverão ser impugnadas pela fiscalização e refeitas pela empreiteira.

6. EXECUÇÃO DE TIRANTES

Perfuração Hx de solo/rocha para execução de tirantes, com execução de tirantes CP-190-RB com 5Ø1/2” para até 40t, comprimentos determinados em projeto;

Injeção de calda de cimento;

Depois de receber carga, os tirantes deverão ser travados nas cabeças de ancoragem e essas, protegidas com concreto.

7. ESTRUTURAS

Deverá ser executado muro de arrimo com painéis de concreto pré-moldados, armados com treliças e reforço estrutural com aço CA-50, com pilares em perfis metálicos, preenchidos com concreto Fck = 30Mpa, inclusive dreno nas áreas demarcadas no projeto.

Execução de alvenarias com reforço estrutural por cintas e pilaretes conforme especificações do projeto.

Execução de laje pré-fabricada vigota treliçada unidirecional LT16-300KGF/M²; Lançamento e adensamento de concreto Fck = 30Mpa por bombeamento.

8. VEDAÇÕES

Alvenaria de blocos de concreto estrutural e=14cm.

As paredes serão executadas com blocos de concreto 14x19x39cm e 09x19x39cm, de características e dimensões uniformes, de acordo com as normas da ABNT, faces planas e arestas vivas, assentadas com juntas amarradas.

Alvenaria de elementos vazados ref.? Neo-Rex 16 e 23.

As alvenarias resultantes deverão apresentar uniformidade de assentamento, regularidade quanto à textura dos blocos e dimensões dos rejuntamentos. Todo respingo de argamassa deverá ser limpo durante a execução.

9. TELHADO

Cobertura em telhas de concreto nas dimensões 42x33 cm; cumeeiras de concreto apropriadas para as telhas especificadas e execução de estrutura metálica. Obedecer a inclinação de projeto, imáx=30%. A

montagem das peças deverão ser de baixo para cima e no sentido contrário ao dos ventos dominantes (iniciada do beiral à cumeeira).

(4)

Seguir recomendações e manuais técnicos dos fabricantes, especialmente quanto aos cuidados relativos a transporte, manuseio, armazenamento, montagem e recobrimento mínimo das peças, além de todas as especificações quanto a comprimento e largura, espaçamento, nivelamento da face superior, paralelismo das terças.

Calhas, Rufos e Pingadeiras

As calhas, rufos e pingadeiras deverão ser executadas em chapa galvanizada nº. 24.

10. IMPERMEABILIZAÇÕES

A execução das impermeabilizações com manta asfáltica (4mm) compreenderá desde a preparação das superfícies a serem impermeabilizadas, a execução da regularização da base, proteção mecânica, aplicação de resina acrílica plastificante, cantos boleados, proteções, caimentos, e testes de estanqueidade quando for o caso, todos os arremates junto a pilares, muretas, contra-marcos, chumbadores, rebaixos do box, ralos, soleiras, platibandas, rufos, etc. Estes critérios e procedimentos fixarão claramente a responsabilidade total da construtora para a execução destes serviços.

11. REVESTIMENTOS

Condições Gerais

Os revestimentos deverão apresentar parâmetros perfeitamente desempenados, prumados, alinhados e nivelados com as arestas vivas.

A areia usada será do tipo média lavada, de rios, e com granulometria apropriada, não se permitindo o uso de areia de cava ou salitrada.

Antes da execução de qualquer tipo de argamassa, as superfícies de aplicação deverão estar isentas de poeira, crostas de argamassa endurecida, manchas de óleo ou graxa, e estarem devidamente umedecidas.

Azulejos

Os azulejos deverão obedecer às prescrições da NBR 5644.

Os azulejos deverão ser bisotados, de primeira qualidade, brancos, perfeitamente “esquadrejados” e isentos de fissuras, trincas, falhas e defeitos de fabricação.

O revestimento deverá ser executado no sentido ascendente, partindo do nível do piso até a altura determinada no Projeto, e partindo dos vãos abertos e das esquadrias para os cantos das paredes. Nos cantos (encontros azulejos) deverão receber perfil em alumínio 1”x1”x1/8”.

Todas as áreas molhadas deverão receber azulejos até a laje (cozinha, área de serviço, sanitários).

Alvenarias

Nas paredes externas, internas e nas lajes serão aplicadas argamassa de cimento, cal e areia peneirada (sobre base de chapisco, traço 1:3), no traço 1:2. A aplicação e o desempeno serão feitos

(5)

simultaneamente, com desempenadeira de madeira. Aplicar massa acrílica antes da pintura nas paredes externas e massa corrida nas internas.

12. PISOS

Recomendações gerais

Os pisos laváveis serão executados com pequeno declive (mínimo de 0,1%) de modo a permitir o fácil escoamento das águas de lavagem em direção aos ralos, soleiras ou portas externas. A declividade deve ser dada no lastro ou em alguns casos, quando a dimensão do ambiente o permitir, no próprio piso. Execução de piso cerâmico esmaltado antiderrapante PEI-5 para áreas internas, assentado com argamassa mista, inclusive rodapé.

Execução de piso em ladrilho hidráulico podotátil de 25x25x2,5cm, assentado com argamassa mista. Execução de revestimento em granito com 3cm de espessura, assentado com massa.

Execução de soleiras em granito.

Execução de cimentado desempenado e alisado queimado em áreas externas.

A execução dos pisos só poderá ser iniciada após a conclusão dos revestimentos das paredes.

12.1 PISOS DRENANTES

Fornecimento e instalação de piso intertravado permeável, 100% drenante, fabricado em concreto poroso, também conhecido como piso ecológico; possui alta resistência e alta aderência, conforto térmico e permite macrodrenagem das águas pluviais.

13. FORROS

Fornecimento e instalação de forro de gesso acartonado inclusive a estrutura de sustentação.

14. ESQUADRIAS

Todos os materiais, tipo e bitolas e sua aplicação ou instalação obedecerão ao prescrito pelas Normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Os caixilhos deverão ser de ferro basculantes; caixilhos de ferro fixos com ventilação permanente com grades de proteção de ferro pintados e tela de proteção com arame galvanizado ondulado-requadro de ferro.

Fornecimento e instalação de vidro temperado incolor.

Portas em madeira

Fornecimento e instalação de porta em madeira compensada lisa 72x210cm e 82x210cm;

Porta lisa especial/sólida para portadores de deficiência física – 82x210cm; porta de sarrafeado maciço para boxes l=62cm – completa; porta de madeira macho-fêmea 92x210cm.

(6)

Portas metálicas

Fornecimento e instalação de porta de abrir em alumínio; porta/portão de correr em chapa cega dupla; porta em chapa de ferro galvanizado l=82cm; portão em chapa de aço; porta de ferro com bandeira para hall de elevador l=90cm. Batentes em chapa dobrada para portas.

15. SANITÁRIOS, BANCADAS E ACESSÓRIOS

Peças sanitárias e acessórios

Fornecimento e instalação de bacia sifonada de louça branca com assento e bacia para sanitário acessível;

Fornecimento e instalação de lavatório de louça branca sem coluna, lavatório para sanitário acessível e lavatório e bebedouro de chapa de aço inox chapa 18;

Fornecimento e instalação de mictório de louça sifonado auto aspirante branco e mictório coletivo de aço inoxidável;

Fornecimento e instalação de bebedouro elétrico com capacidade de 40 l;

Fornecimento e instalação de tanque de louça sem coluna de 30L e tanque em aço inoxidável; Fornecimento e instalação de cuba em aço inoxidável simples de 500x400x300mm e cuba de aço inoxidável dupla de 715x400x140mm.

As bancadas em geral serão em granito polido.

Os metais e acessórios de fixação, bem como válvulas e ralos deverão ser cromados.

No sanitário acessível deverão ser instaladas barras de apoio em latão cromado, conforme normas e legislação pertinente.

Os materiais a serem empregados na obra deverão ser de primeira linha e de mesma procedência.

16. PINTURAS

Fornecimento e aplicação de tinta acrílica em concreto ou reboco sem massa corrida; verniz anti-pichação e esmalte em estruturas metálicas.

As tintas utilizadas deverão ser do tipo “preparada e pronta para o uso”, de primeira qualidade.

17. INSTALAÇÕES ELÉTRICAS, DE TELEFONIA E REDE

As caixas de distribuição deverão ser lisas, com ventilação na porta e fundo de madeira. As tubulações poderão ser de PVC rígido, ferro galvanizado ou PVC semi-rígido de alta densidade, com paredes de 2mm de espessura.

Deverá ser prevista no orçamento toda a instalação elétrica, telefonia e pontos para computador. O sistema de iluminação deverá ser composto por luminárias para lâmpadas fluorescentes 1x32W e 2x32W; luminárias tipo drops, leitosa para duas lâmpadas de 60W, inclusive base de ferro; luminária com formato tipo globo para lâmpadas até 200W; luminária industrial, corpo refletor repuxado em chapa de alumínio anodizado e selado – flange de fixação em liga de alumínio fundido para lâmpada de

(7)

vapor de mercúrio até 400W; projetor de alumínio fundido com vidro para lâmpada até 500W; luminária blindada em alumínio fundido tipo tartaruga até 200W.

A iluminação de emergência será composta por luminárias autônomas com lâmpadas fluorescentes de 9W e 15W.

18. INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS

Em todas as instalações deverão ser empregados materiais atendendo às normas aprovadas ou recomendadas, especificações e métodos de ensaio, conforme ABNT, se houver, ou a métodos internacionais aceitos pela Fiscalização.

Todas as tubulações deverão ser embutidas.

Fornecimento e instalação de abrigo e cavalete de 1” completo 85x65x30cm e reservatórios de fibra de vidro – capacidade de 1000 litros cada;

Fornecimento e instalação de abrigo e entrada completa para gás GLP com 4 cilindros de 45Kg.

19. EQUIPAMENTOS DE COMBATE A INCÊNDIO

Fornecimento e instalação de extintores manuais de CO2 com capacidade de 4Kg e 6Kg; extintores manuais de água pressurizada capacidade de 10 l; extintores manuais de pó químico seco com capacidade de 4Kg, inclusive setas para sinalização destes equipamentos.

20. PAVIMENTAÇÃO

Execução de revestimento de concreto asfáltico com imprimação betuminosa; Execução de sarjeta ou sarjetão de concreto Fck=25Mpa; inclusive base de concreto;

Fornecimento e assentamento de guias tipo PMSP 100, inclusive encostamento de terra Fck=30Mpa.

21. PAISAGISMO

Fornecimento e instalação de: Grama esmeralda;

Orla de separação em concreto;

Banco de concreto e banco de concreto com balanço 40cm; Grelha de concreto para pisos gramados.

21.1 BRINQUEDOS

Fornecimento e instalação de: Mini anfiteatro; Amarelinha;

(8)

Fortinhos;

Placas de E.V.A. espessura 30 mm para uso interno;

Playground de madeira, casa do Tarzan com rampa escalada, escorregador, ponte e escada marinheiro; escorregador; gangorra dupla e balanço duplo.

22. COMPLEMENTAÇÃO DA OBRA

Execução de abrigo para lixo;

Execução de corrimãos simples e duplo em aço galvanizado com pintura esmalte; Fornecimento e instalação de exaustor;

Execução de gradil e portão de ferro perfilado, tipo parque;

Demarcação de vagas de estacionamento para portadores de deficiência física; Fornecimento e instalação de bate pneu em tubo de aço galvanizado D=3” C=2,5m; Limpeza para entrega da obra.

Observação:

- Sempre que necessário, deve-se conferir medidas no local, principalmente para a confecção das esquadrias.

- As cores em geral e especificação dos materiais que não estiverem especificados em projeto deverão ser indicados pela Fiscalização.

- Ao final das obras da creche, como parte dos Serviços Técnicos, a construtora deverá apresentar o “as

built” da construção, impresso em papel sulfite (um jogo) devidamente assinado e acompanhado de um

Referências

Documentos relacionados

Toxicidade sistêmica para órgãos-alvo específicos - exposição repetida dados não disponíveis. Perigo de aspiração dados

Capítulo 7 – Novas contribuições para o conhecimento da composição química e atividade biológica de infusões, extratos e quassinóides obtidos de Picrolemma sprucei

Para discutir os desafios do cenário brasileiro e as principais ações para atrair os investimentos e impulsionar os projetos em infraestrutura e logística do setor privado,

Grau de Maturidade do Modelo de “Gestão de Riscos” Identificação e Controle de Riscos Mensuração e Mitigação de Riscos Mecanismos de Análise e Correlação

As únicas duas alternativas para que esse investimento seja, no longo prazo, mais turbinado são: a economia brasileira (empresas) passar a apresentar resultados melhores e

si la adopción de la Agroecología como paradigma científico y técnico-práctico para la producción agrícola constituyen una esperanza hacia la adaptación al cambio climático y

A necessidade de aprofundamento no tema avaliação de AVAs, definiu os objetivos deste trabalho , que foi avaliar e comparar, a partir da análise de questionários e

Em Mariana, o Ministério Público de Minas Gerais move, desde o rompimento, ações válidas apenas para o território: uma Ação Cautelar garantiu o bloqueio de R$300 milhões das