• Nenhum resultado encontrado

Núcleo de Pós-Graduação Centro Universitário UniDomBosco. Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Penal e Processual Penal

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Núcleo de Pós-Graduação Centro Universitário UniDomBosco. Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Penal e Processual Penal"

Copied!
29
0
0

Texto

(1)

1

Núcleo de Pós-Graduação

Centro Universitário UniDomBosco

Pós-Graduação Lato Sensu em Direito

Penal e Processual Penal

(2)

2 1 INTRODUÇÃO

O presente documento compõe um projeto institucional, que é parte de um sistema de educação integrado à sociedade.

Nesse sentido, este Projeto Pedagógico define perfis profissionais, objetivos, conteúdos, metodologia, recursos didáticos, avaliação, enfim, coordena os esforços em direção a objetivos e compromissos para os cursos de pós-graduação da Escola Paulista de Direito.

2 PERFIL INSTITUCIONAL

2.1 HISTÓRICO

A Faculdade Escola Paulista de Direito, desde seu projeto original, tem como escopo oferecer um ensino superior em Direito diferenciado e interdisciplinar, abrangendo uma formação de conhecimentos que propicie a formação de novos profissionais com senso crítico, espírito científico e consciência social do Direito como importante instrumento de transformação. A Faculdade Escola Paulista de Direito, constituída em 2004, com limite de atuação, sede e foro no Município de São Paulo, Estado de São Paulo é um estabelecimento particular de ensino superior mantido pela Instituição Escola Paulista de Ensino Superior – IEPES, entidade jurídica de direito privado, de natureza educacional, cultural e social. Em sua história, a Instituição vem desenvolvendo projetos pedagógicos e institucionais voltados para os interesses e necessidades da comunidade local e regional. Sua missão educacional é a de formar profissionais juristas aptos a servir à comunidade, guiados pelos princípios éticos e democráticos que orientam os parâmetros pedagógicos e cultural da Instituição.

Levando em consideração uma linha político-pedagógica que entende a educação como atividade ético-social, conduzida pela obrigação de formar cidadãos profissionalmente capacitados para atuar de forma contextualizada e eticamente comprometida com os valores sociais da liberdade, da igualdade e da dignidade, a Faculdade Escola Paulista de Direito tem como primazia a consolidação de um plano estratégico proposto para oferecer um ensino superior de qualidade, promovendo para a região paulistana um importante centro de conhecimento capaz de levar, de modo eficaz, o alcance de excelência do desenvolvimento socioeconômico e político do Estado de São Paulo, propiciando sempre o bem-estar e a inclusão de toda a sociedade, em equilíbrio com os objetivos constituídos no meio institucional.

(3)

3

Projetada inicialmente no formato de uma Instituição de Pós-Graduação em Direito, em treze anos de funcionamento nos moldes mencionados, a Faculdade Escola Paulista de Direito tornou-se referência nacional e internacional na formação de pós-graduandos.

Na Pós-Graduação Stricto Sensu, a Instituição oferece o Curso de Mestrado Acadêmico em Direito, no seguinte formato: Área de Concentração em "Soluções alternativas de controvérsias empresariais"; Linhas de Pesquisa em 1) Princípios e Mecanismos do Sistema Nacional de Soluções extrajudiciais de controvérsias e 2) Sistemas Internacionais de soluções extrajudiciais de controvérsias.

Posteriormente, despertada pelo padrão de referência alcançado pela Instituição em seu formato de Pós-Graduação, a ampla demanda do público externo para a configuração de um programa de Graduação, tornou imprescindível que a Faculdade Escola Paulista de Direito, em sua gestão, tomasse a iniciativa por implementar o novo formato e, no ano de 2013, oficializasse a integração do programa de Graduação em Direito aos serviços disponibilizados pela Instituição.

Com a aprovação do programa realizada no ano anterior, como projeto pedagógico inicial do curso de Graduação em Direito, a Instituição gravitou seus objetivos em torno do intuito de formar profissionais capacitados para atuar nas diversas áreas jurídicas, tendo, porém, como objetivo central o de propiciar ao aluno o entrosamento com experiências de leitura, debate e pesquisa que, reunidas, concentram as habilidades e competências necessárias para uma atuação jurídica norteada pelo desenvolvimento contínuo de um senso de responsabilidade, da ética e da excelência no que sempre esteve proposta a realizar.

2.2 MISSÃO

A proposta educacional da EPD é formar pessoas comprometidas em identificar e resolver os problemas que as cercam e gerar valores para sociedade, enquanto tornam-se protagonistas de seus aprendizados através da plena participação em sala de aula.

Nosso corpo docente é constantemente avaliado a fim de garantir a transmissão efetiva do seu conhecimento e proporcionar o ambiente propício ao despertar do interesse do estudante pelo saber, através de reflexões e aprofundamentos teóricos e práticos, nas diversas áreas do conhecimento jurídico.

A EPD tem por missão produzir e difundir conhecimentos, transformando-os em valores, através da pesquisa, da cultura e das ciências jurídicas, visando à formação humanística de seus alunos. Como centro de excelência em estudos pós-graduados em Direito e áreas correlatas, a EPD segue três conceitos fundamentais:

(4)

4

1. Aliança estratégica entre teoria e prática;

2. Dinamismo didático de um corpo docente de primeiro nível;

3. Linhas de pesquisa marcadas pela qualidade e pela modernidade.

Com esta filosofia de trabalho, a EPD tem formado profissionais que se tornam referências no segmento jurídico e áreas afins.

3. APRESENTAÇÃO DO CURSO

A Escola Paulista de Direito – EPD é reconhecida como um dos principais centros de pós-graduação em Direito atualmente, propiciando aos especializandos um quadro de professores das mais diversas áreas do direito e ciências interdisciplinares. São professores especialistas, mestres, doutores e pós-doutores pelas melhores faculdades do Brasil e do exterior que se dedicam ao trabalho científico de qualidade, publicando livros e artigos. Na EPD, o curso de Direito Penal e Direito Processual Penal vem ganhando, cada vez mais, espaço frente à sociedade atual, globalizada. A freqüente mudança de comportamento do crime e do criminoso faz com que os profissionais da área busquem atualizar sua área de atuação ou pesquisar as tendências e novos campos de trabalho, tornando o Direito Penal um campo rico em desenvolvimento e pesquisas.

A EPD se destaca na Pós-Graduação por permitir e incentivar a integração do estudo das áreas correlatas ao Direito Penal. Por isso ministram aulas filósofos, psiquiatras, sociólogos, dentre outros profissionais, como uma forma de complementar o estudo e propiciar melhor visão sobre o crime e o criminoso.

Com o incessante avanço tecnológico e, assim, com a chamada "sociedade de risco", bem como as constantes alterações de valores anteriormente aceitos, cabe ao intérprete do Direito, mais especificamente o das ciências penais, diuturnamente, acompanhar tais variações e questionar se o Direito Penal e o Direito Processual Penal, nos moldes em que nos são apresentados, atingem seus respectivos fins e aqueles estabelecidos pela Constituição Federal.

O estudo é focado nos princípios constitucionais e ordinários orientadores das disciplinas e o corpo docente é constituído de mestres e doutores, autores de obras sobre os temas em que se especializaram. A visão constitucional, a discussão de temas atuais e a experiência e formação dos professores são os marcos diferenciados que tornam o curso de Especialização em Direito Penal e Processual Penal da Escola Paulista de Direito - EPD único dentre os que se facultam a cumprir tal mister.

4. CARACTERÍSTICAS ESPECÍFICAS DO CURSO

Título do Curso

Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Penal e Processual Penal Modalidade

Presencial

Área de Concentração

Ciências Sociais Aplicadas

Coordenadoria/Instituição/Órgão Proponente

(5)

5 Coordenador do curso

Professor Fernando França Magri

Carga Horária Total

360 horas

Público Alvo

Advogados, defensores públicos, membros do Ministério Público e da Magistratura, professores, consultores, acadêmicos, servidores públicos e demais profissionais que atuam em assuntos que envolvam o Direito Penal e o Direito Processual Penal

Número de Vagas 160

Turno de Funcionamento

Matutino ( ) Vespertino ( ) Noturno ( x ) Integral ( x )

Período de oferecimento

Turmas iniciando em março ou agosto

Dias da semana em que serão ministradas as aulas

Sabado e Terça/Quinta

Duração 18 meses

4.1 Inscrição/Seleção/Matrícula

4.1.1 Inscrição e matrícula

Local: Site da Faculdade Escola Paulista de Direito ou presencialmente na Avenida da Liberdade, 956, São Paulo/SP.

Período e Horário

De segunda a sexta, das 8h às 21h e sábado das 8h às 13h.

Documentação exigida

- Cópia do diploma da graduação; - Cópia do histórico escolar;

- Cópia da certidão de nascimento ou casamento; - Cópia do RG;

- Cópia do CPF;

- Cópia do comprovante de residência (conta de luz, telefone).

4.2 JUSTIFICATIVA DO CURSO

(6)

6 social, sendo sua aplicação rotineiramente evidenciada pelos mais diversos meios de comunicação e debatida pela sociedade, com constantes propostas de alterações legislativas. Não por acaso, a este ramo se busca atribuir uma proficuidade especial, tendência esta que impacta diretamente o dia a dia dos profissionais que militam nesta área, de modo que este curso visa atender a esta demanda pelo aprofundamento e atualização no conhecimento.

4.3 OBJETIVOS

4.3.1 Objetivos Gerais

Contribuir para uma elevação das oportunidades profissionais na área do Direito Penal e Processual Penal, suprindo as lacunas do mercado; instrumentalizar os operadores para a condução de questões específicas, com ênfase em casos concretos, e isso no contexto das mais diversas carreiras, públicas ou privadas; rever e aprofundar os conhecimentos sobre ramos conexos com o Direito Penal e o Direito Processual Penal, como, por exemplo, Criminologia, Sociologia Criminal, Direito Constitucional, Filosofia do Direito, Segurança Pública, Medicina Legal, Criminalística, entre outros, provendo ferramentas para uma análise interdisciplinar.

4.3.2 Objetivos Específicos

Oferecer subsídios para a formação de uma visão crítica e profunda sobre a evolução do Direito Penal e Processual Penal; estruturar os alicerces teóricos do direito material, com vistas à compreensão e discussão de alterações legislativas, bem como a aplicação diária dos mandamentos legais; instrumentalizar a condução e desenvolvimento dos atos processuais, bem como o manejo dos expedientes recursais, de modo a operacionalizar a atuação dentro da seara processual penal; proporcionar conhecimento para o exercício prático das questões jurídicas inovadoras, sempre sob ditames éticos.

4.4 ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO

No Quadro 1 estão rel aci onadas as disciplinas e suas respectivas cargas horárias.

MATRIZ CURRICULAR Direito Penal e Processual Penal

1º MODULO - Direito Penal Carga Horária 100 Horas

Base principiológica e Evolução do Direito Penal 25

Teoria Geral do Delito 25

Responsabilidade Penal 25

Punibilidade, participação da vítima e crimes em espécie 25

TOTAL: 100 Disciplinas

2º MÓDULO –

Direito Processual Penal

Carga Horária 100 Horas

(7)

7

Teoria Geral da Prova e Cautelares 25

Atos, procedimentos e nulidades 25

Teoria Geral dos Recursos e Recursos em Espécie 25

TOTAL: 100 Disciplinas

3º MODULO -

Legislação Penal Especial

Carga Horária 100 Horas

Globalização e Leis Penais 25

Direito Penal Econômico 25

Temas Contemporâneos de Direito Penal I 25

Temas Contemporâneos de Direito Penal II 25

TOTAL: 100 Disciplinas

Disciplinas complementares (modalidade à distância) Carga Horária 60 horas

METODOLOGIA CIENTIFICA DA PESQUISA JURÍDICA 30

DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR 30

TOTAL: 02 Disciplinas

TOTAL DE HORAS MÍNIMAS 360

4.5 Programas de Ensino

Os Programas de Ensino do Curso de Especialização Lato Sensu em Di rei to Penal e Processual Penal são organizados em consonância com a proposta do curso, desta forma, é possível verificar a adequação e atualização de ementas, conteúdos programáticos e bibliografias adotadas.

4.6 Qualificação Docente

No Quadro 3 estão relacionados os docentes do curso e sua respectiva titulação.

Quadro 3 – Docentes e titulação.

Docentes Titulação

FERNANDO FRANÇA MAGRI - MESTRANDO EM DIREITO PENAL PELA USP ALEXANDRE MORAIS DA ROSA DOUTOR

AMILTON BUENO DE CARVALHO DOUTOR

(8)

8

CASSIANO RICARDO ZORZI ROCHA ESPECIALISTA

DANIEL PACHECO PONTES DOUTOR

EDUARDO HENRIQUE BABINO PASQUA ESPECIALISTA

EDUARDO LUIZ MICHELAN CAMPANA MESTRE

EVERTON LUIZ ZANELLA DOUTOR

FABIO AGUIAR MUNHOZ SOARES MESTRE

FERNANDO CALIX COELHO DA COSTA DOUTORANDO

FERNANDO VERNICE DOS ANJOS MESTRE

FLAVIO KATINSKAS DOUTOR

GUILHERME MADI REZENDE MESTRE

GUSTAVO OCTAVIANO DINIZ JUNQUEIRA DOUTOR

IVAN LUÍS MARQUES DA SILVA MESTRE

JAMIL CHAIM ALVES DOUTOR

JOÃO PAULO ORSINI MARTINELLI DOUTOR

JOSÉ CARLOS ABISSAMRA FILHO DOUTORANDO

JULIA GEBARA GOMES MESTRA

JULIANA GARCIA BELLOQUE DOUTORA

JORGE COUTINHO PASCHOAL MESTRE

JULIANO AUGUSTO DESSIMONI VICENTE MESTRE

LUIZ ROBERTO UNGARETTI DE GODOY DOUTOR

MARCIO CURSINO DOS SANTOS MESTRE

MARCO AURÉLIO PINTO FLORÊNCIO FILHO DOUTOR

MATHEUS HERREN FALIVENE DE SOUSA DOUTOR

RAFAEL BARONE ZIMMARO MESTRE

RAFAEL FOLADOR STRANO DOUTORANDO

RICARDO ANTONIO ANDREUCCI DOUTOR

ROBERTA MASTROROSA DACORSO MESTRE

ROBERTO BEIJATO JUNIOR DOUTORANDO

RODRIGO DE CAMPOS COSTA DOUTOR

RODRIGO DOMINGUES DE CASTRO CAMARGO ARANHA MESTRE

RODRIGO JOSÉ FUZIGER DOUTOR

ROGÉRIO LUIS ADOLFO CURY MESTRE

SILVANA AMNERIS RÔLO PEREIRA BORGES MESTRANDA

(9)

9

VICTOR VALENTE MESTRE

YURI FELIX PEREIRA DOUTOR

4.7 Recursos Didático-Pedagógicos

Apresentações de roteiros em slides, exercícios para fixação do conteúdo, material de leitura complementar e bibliografia básica e complementar indicada pela coordenação acadêmica, além da proposta de debates, estudos de casos, entre outras ferramentas, inclusive metodologias ativas. São aulas expositivo-dialogadas, com proposta de estudo que visa a articulação dos saberes teóricos aos saberes práticos dos atores envolvidos no processo.

4.8 Avaliação

O modelo proposto inclui o acompanhamento da aprendizagem, do comportamento e do impacto, considerando como objetos do processo de avaliação, concomitantemente, o desempenho do aluno e o próprio programa de formação. Para tal, são utilizados recursos tradicionais e instrumentos complementares de acompanhamento, como questionários, provas discursivas e seminários, bem como a elaboração de artigos científicos.

5. CONTROLE ACADÊMICO

O controle dos resultados das avaliações será realizado pela Secretaria da Pós-Graduação da Instituição, que os arquivará.

6 CERTIFICADO DE CONCLUSÃO

Após o cumprimento de todas as disciplinas e sendo aprovado em todas as etapas, o pós-graduando recebe o título de especialista.

7. TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Devido à nova resolução do MEC (N.01/06.04.2018), a entrega do Trabalho de Conclusão de Curso e realização da defesa presencial deixaram de ser obrigatórios para os cursos de Pós-Graduação lato sensu.

(10)

10

Assim, a EPD, passa a adotar a nova diretriz do Ministério da Educação, deixando a entrega do trabalho e defesa presencial opcionais, a partir dos ingressantes de Março/2017 e para os concluintes a partir de janeiro de 2019.

Contudo, é preciso levar em consideração algumas informações e passo a passo para solicitação da dispensa do TCC. Segue:

1. A solicitação da dispensa do TCC, deve ser realizada exclusivamente pelo aluno via Requerimento de Dispensa TCC;

2. A dispensa corresponde apenas ao TCC, as disciplinas de Didática do Ensino Superior e Metodologia do Trabalho Científico continuam sendo avaliadas computadas na carga horária total do curso. A partir de abril de 2019, estas disciplinas passaram a ser ofertadas na modalidade online.

8 EMENTÁRIOS E REFERÊNCIAS

O detalhamento das ementas e das referências básicas e complementares tem por objetivo apresentar as informações relativas a cada disciplina constante do curso de pós-graduação. Porém, vale ressaltar que tanto os ementários como as bibliografias descritas não devem ser consideradas produtos acabados, mas sim, como instrumentos de revisão constantes em relação às transformações sociais, pedagógicas e institucionais.

(11)

11 PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA

NOME DA DISCIPLINA: Base Principiológica e Evolução do Direito Penal Carga horária: 25h.

EMENTA

Estado Democrático de Direito e Direito Penal. Princípios Fundamentais de Direito Penal. Criminologia. Escolas e Movimentos Penais.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Unidade 1. Estado Democrático de Direito. Adequação e orientações do Direito Penal.

Atividade hermenêutica conforme o modelo constitucional de Estado. Princípio da Dignidade da Pessoa Humana e Direito Penal. Direitos, Garantias e Liberdades Constitucionais. Os Direitos Fundamentais e o Direito Penal.

Unidade 2. Princípios Fundamentais de Direito Penal. Princípio da Legalidade. Anterioridade. Irretroatividade da Lei Penal. Intervenção Mínima, Subsidiariedade e Fragmentariedade. Princípio da Culpabilidade. Princípio da Humanidade. Individualização da Pena. Adequação Social. Insignificância e Ofensividade.

Unidade 3. Criminologia. Evolução histórica. Teorias do homem delinquente.

Sociedade criminógena. Lei descriminalizadora e neocriminalizadora. Papeis sociais (Polícia, MP e Tribunais). Política criminal. Criminologia dialética ou crítica. Objeto de estudo (crime, criminoso, vítima e controle social). Método de estudo: Empirismo x Dogmática.

Unidade 4. Escolas Penais e movimentos criminógenos. Escolas Clássica e Positiva. Positivismo Determinista ou Criminológico e Positivismo Jurídico. Neokantismo. Estruturas sistemáticas do pensamento penal. Finalismo. Adequação Social. Funcionalismo. Teoria da Sociedade do Risco. Direito Penal na atualidade.

BIBLIOGRAFIA Bibliografia Básica

FERRAJOLI, Luigi. Direito e razão: Teoria do Garantismo Penal. Tradução: Ana Paula Zomer Sica et al. 3. ed. rev. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2010. 925p.

MENDES, Gilmar Ferreira; COELHO, Inocêncio Mártires; BRANCO, Paulo Gustavo Gonet. Curso de Direito Constitucional. 5. ed. rev. e atual. São Paulo: Saraiva, 2010. PLATÃO. Apologia de Sócrates. Tradução: Edson Bini. 1. ed. São Paulo: Edipro, 2011. 95p.

Bibliografia Complementar

SHECAIRA, Sérgio Salomão. Criminologia. 6. Ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2014.

SILVA, José Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo. 30. ed. rev. e atual. São Paulo: Malheiros, 2011.

(12)

12 PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA

NOME DA DISCIPLINA: Teoria Geral do Delito Carga horária: 25h.

EMENTA

Bem jurídico-penal. Conceito Analítico de Crime. Elementos Subjetivos do Crime. Ilicitude. Culpabilidade. Imputação Objetiva.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Unidade 1. Bem jurídico. Conceito e aplicação. Origem no Direito. Origem no Direito

Penal. Objeto da conduta. Bem Jurídico e sua relação com a missão do Direito Penal. Teorias acerca da função do Direito Penal. Assegurar a vigência da norma ou a proteção subsidiária de bens jurídicos. Bem Jurídico individual e transindividual.

Unidade 2. Conceitos de Crime Material, Formal e Analítico. Elementos e Estrutura. Influências das Escolas Penais e das demais estruturas sistemáticas do pensamento penal. Análise das condutas Ação e Omissão. Resultado. Nexo de Causalidade. Tipicidade e Tipo. Composição e relevância na aferição do ajuste fático.

Unidade 3. Crime Doloso. Teorias antiga, atual e moderna, fundamentadoras do dolo.

Composição do Dolo. Espécies de Dolo. Crime Culposo. Terminologia para denominação do tipo. Espécies de culpa. Elementos integrantes da culpa. Crimes Preterdolosos e Crimes Qualificados pelo Resultado. Princípio da Proporcionalidade.

Unidade 4. Antijuridicidade x Ilicitude. Conceito. Causas de Justificação. Proporcionalidade no sacrifício do bem jurídico-penal. Os excessos doloso e culposo nas excludentes. Consentimento do ofendido e suas implicações práticas no âmbito da responsabilidade penal.Conceito e teorias sobre a contrariedade ao Direito.

Unidade 5. Culpabilidade. Causas dirimentes. Discussões constitucionais, legais e

práticas sobre a redução ou não da maioridade penal. Causas de Isenção e de Redução de Pena. Causas Supralegais. A Imputação Objetiva. Origens da Teoria. Conceitos. Critérios de Aplicação. A Imputação Objetiva e o Direito Penal Brasileiro.

BIBLIOGRAFIA Bibliografia Básica

NUCCI, Guilherme de Souza. Código Penal Comentado. São Paulo: Forense, 2015. criminal nas sociedades pós-industriais. Trad. Luiz Otavio de Oliveira Rocha; rev. Luiz

(13)

13

NUCCI, Guilherme de Souza. Manual de Direito Penal. São Paulo: Forense, 2015. PRADO, Luiz Regis. Bem jurídico-penal e Constituição. 5. ed. rev. e atual. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2011.

Bibliografia Complementar

PRADO, Luiz Regis. Curso de Direito Penal Brasileiro. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2015.

REALE JÚNIOR, Miguel. Instituições de Direito Penal: parte geral. 3. ed. Rio de Janeiro, 2011.

ROXIN, Claus. A proteção de bens jurídicos como função do Direito Penal. Tradução: André Luís Callegari; Nereu José Giacomolli. 2. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2011.

PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA NOME DA DISCIPLINA: Responsabilidade Penal

Carga horária: 25h. EMENTA

Consumação e Tentativa. Do Erro. Concurso de Pessoas. Das Penas. Funções da Pena. Medidas de Segurança.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Unidade 1. Etapas de Realização do Crime. Crime Consumado. Crime Tentado.

Teorias que justificam a punição mais branda em caso de tentativa. Crime Impossível e suas ocorrências práticas. Desistência Voluntária e Arrependimento Eficaz. Arrependimento Posterior. Requisitos para o ajuste. Responsabilidade penal.

Unidade 2. Erro e Ignorância. Erro de Tipo. Erro de Proibição. Aberratio Ictus e

Aberratio Criminis. Descriminantes Putativas e seus efeitos. Erro Culposo e Crime

Culposo. Desconhecimento da Lei e Erro quanto à Ilicitude. Origem, conceitos e teorias justificantes. Reflexos no âmbito da responsabilidade penal.

Unidade 3. Teorias sobre Autoria, Coautoria e Participação. Circunstâncias

Incomunicáveis. Concurso de Pessoas e Teoria do Domínio do Fato. Aplicação na jurisprudência brasileira. Autoria Mediata Colateral e Autoria Incerta. Participação de Menor Importância. Reflexos no âmbito da responsabilidade penal.

(14)

14 Unidade 4. Origens. Sistema de penas no Direito Penal Brasileiro. Espécies e

Regimes de Cumprimento. Discussões acerca da aplicação das penas restritivas de direito. O Direito Constitucional e as Restrições Legais. Aplicação das Penas. Circunstâncias gerais e específicas. Agravantes e atenuantes. Causa de aumento e de diminuição. Qualificadoras. Concurso de Crimes. Suspensão Condicional da Pena e Livramento Condicional. Conceito. Natureza Jurídica. Requisitos. Condições. Causas de Revogação. Efeitos da Condenação. Reabilitação.

Unidade 5. Orientações Penológicas. Função e finalidade. Teorias da Pena. Teorias

Absolutas/Retribucionistas: Kant e Hegel. Teorias Relativas/Prevencionistas. Prevenção Geral e Prevenção Especial. Teorias ecléticas. Conceito e Aplicação. Medida de Segurança e Pena. Princípio da Legalidade. Prazo de Duração. Substituição da Pena por Medida de Segurança. Medidas de segurança.

BIBLIOGRAFIA Bibliografia Básica

BICUDO, Tatiana Viggiani. Por que punir?: Teoria Geral da Pena. São Paulo: Saraiva, 2010. 196p.

BITENCOURT, Cezar Roberto. Falência da pena de prisão: causas e alternativas. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

QUEIROZ, Paulo. Funções do Direito Penal: legitimação versus deslegitimação do sistema penal. 3. ed. rev. e atual. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2011.

Bibliografia Complementar

NUCCI, Guilherme de Souza. Código Penal Comentado. São Paulo: Forense, 2015. SALVADOR NETTO, Alamiro Velludo. Finalidades da pena: conceito material de delito e sistema penal integral. São Paulo: Quartier Latin, 2010.

ZAFFARONI, Eugenio Raúl. Em busca das penas perdidas: a perda de legitimidade do sistema penal. 5. ed. Rio de Janeiro: Revan, 2011.

PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA

NOME DA DISCIPLINA: Punibilidade, participação da vítima e crimes em espécie Carga horária: 25h.

(15)

15 EMENTA

Causas Extintivas da Punibilidade. Vitimologia. PLS nº 236/2012. Dos Crimes Contra a Pessoa. Dos Crimes Contra o Patrimônio. Dos Crimes Contra a Administração Pública.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Unidade 1. Causas extintivas da punibilidade. Morte do agente. Anistia, Graça e Indulto. Abolitio Criminis. Decadência e Perempção. Renúncia e Perdão. Retratação e Perdão Judicial.

Prescrição. Fundamentos. Espécies. Termos iniciais. Causas modificadoras. Prescrição superveniente, retroativa e virtual.

Unidade 2. Vitimologia. Vitimodogmática e a Autocolocação da Vítima em Risco. Reflexos no

âmbito da responsabilidade penal do agente. Projeto de Lei do Senado nº 236/2012.Fase de tramitação do Projeto de Lei do Novo Código Penal. Dinâmica da elaboração legislativa. Modificações. Tendências. Controvérsias. Pontos para debate.

Unidade 3. Questões e discussões mais importantes sobre os crimes contra a pessoa. Bem

jurídico tutelado. Dos Crimes contra a Vida. Questões e discussões mais importantes sobre os crimes de Lesão Corporal. Dos Crimes contra a Honra. Dos Crimes contra a Liberdade Individual. Constrangimento Ilegal. Ameaça. Sequestro e Cárcere Privado.

Unidade 4. Crimes contra o patrimônio. Origem da tutela do bem jurídico-penal correspondente.

Aspectos mais importantes acerca dos crimes de furto e de roubo, com a análise de todas suas especificidades. Questões e discussões mais importantes sobre os crimes de extorsão, extorsão mediante sequestro e estelionato.

Unidade 5. Crimes contra a Administração Pública. Origem da tutela do bem jurídico-penal

correspondente. Sua alocação e relevância no âmbito do Código Penal vigente. Principais questões e discussões acerca dos crimes dos artigos 312 a 359 do Código Penal. Efeitos da condenação no âmbito funcional.

BIBLIOGRAFIA Bibliografia Básica

CRESPO, Marcelo Xavier de Freitas (coord.). Crimes Contra a Administração Pública: Aspectos polêmicos. São Paulo: Quartier Latin, 2010.

NUCCI, Guilherme de Souza. Código Penal Comentado. São Paulo: Forense, 2015. NUCCI, Guilherme de Souza. Manual de Direito Penal. São Paulo: Forense, 2015.

Bibliografia Complementar

PIERANGELI, Jose Henrique. Manual de direito penal brasileiro: parte especial. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2011.

PRADO, Luiz Regis. Curso de Direito Penal Brasileiro. 14. Ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2015.

ZAFFARONI, Eugenio Raul. Manual de direito penal brasileiro: parte geral. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2011.

(16)

16 PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA

NOME DA DISCIPLINA: Processo Penal Constitucional e suas fases Carga horária: 25h.

EMENTA

A Constituição Federal de 1988 e o Processo Penal Constitucional. Princípios Fundamentais de Direito Processual Penal. A Fase Pré-Processual: Inquérito Policial. Ação Penal. Jurisdição e Competência.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Unidade 1. A teoria e a dimensão dos direitos fundamentais. A norma jurídica como expressão

dos direitos fundamentais. Conceitos de soberania, cidadania, dignidade da pessoa humana e pluralismo político. Acesso à Justiça e Estado Democrático de Direito. Concretização de garantias constitucionais. O processo penal como satisfação de pretensão social. Os fundamentos do Processo Penal na atualidade.

Unidade 2. Princípios fundamentais de Direito Processual Penal. Princípios da defesa e da

justiça universal. Princípio do devido processo legal e o devido processo penal. Princípios do contraditório e da ampla defesa. Princípio do estado de inocência e in dubio pro reo Princípios da imparcialidade, da persuasão racional do juízo e do juiz natural. Princípios da obrigatoriedade e da oportunidade.

Unidade 3. Ampla defesa e inquérito policial. Direitos da vítima e do investigado. Súmula

Vinculante nº 14. Inquérito policial como meio de prova. Validade jurídica da matéria probatória no inquérito policial. Contraditório restrito no inquérito policial. Constrangimento legal e estado de inocência no inquérito policial.

Unidade 4. Ação penal e inquérito policial. Direito de petição. O Estado e o direito de punir. Titularidade da ação penal. Legitimação ao direito de agir. Princípios orientadores da ação penal. Ação penal pública. Espécies. Ação penal privada. Ação penal privada subsidiária da pública. Prazos e requisitos.

Unidade 5. O Estado Juiz. Investidura, inafastabilidade, indelegabilidade e improrrogabilidade.

Princípios da inércia, da definitividade e do juiz natural. Elementos da jurisdição - notio,

judictium, vocatio, coertio e executio. Vinculação do juízo ao processo. Jurisdição e

competência. Critérios de fixação material, funcional, em razão do local da infração e por prerrogativa de função. Conexão e continência. Prevenção. Prorrogação e Delegação. Conflito de competência. Jurisdição penal extraordinária.

(17)

17 BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

ALMEIDA, Joaquim Canuto Mendes de. Princípios fundamentais do processo penal. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2011.

BEDAQUE, José Roberto dos Santos. Direito e processo: influência do direito material sobre o processo. São Paulo: Malheiros Editores, 2011.

CARNELUTTI, Francesco. As Misérias do Processo Penal. Campinas: Servanda, 2011.

Bibliografia Complementar

CINTRA, Antônio Carlos de Araújo; GRINOVER, Ada Pellegrini; DINAMARCO, Cândido Rangel. Teoria geral do processo. São Paulo: Malheiros, 2011.

FERNANDES Antonio Scarance. Processo penal constitucional. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2011.

TOURINHO FILHO, Fernando da Costa. Manual de Processo Penal. 16. Ed. São Paulo: Saraiva, 2013.

PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA NOME DA DISCIPLINA: Teoria Geral da Prova e Cautelares Carga horária: 25h.

EMENTA

Questões Prejudiciais e Processos Incidentes. Teoria Geral da Prova no Processo Penal. Provas em Espécie. Prisões Cautelares. Outras Medidas Cautelares Pessoais e Liberdade Provisória.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Unidade 1. Questões prejudiciais. Exceções. Conflito de Jurisdição. Espaço para arguição.

(18)

18

falsidade. Incidente de insanidade mental: conceito, cabimento, previsões no Código de Processo Penal e em Leis Especiais.

Unidade 2. O direito à prova e a CF. Exigências legais e constitucionais. Princípios orientadores

da atividade probatória. Restrição e limitações à produção probatória e provas urgentes. Objetos de prova, meios de prova e sujeitos de prova. Valoração da prova. Produção de provas urgentes: cabimento e previsões legais. O ônus da prova. Orientação do sistema jurídico pátrio, inversão do ônus da prova e previsão legal. Os poderes instrutórios do juiz e iniciativa da atividade probatória. A verdade processual penal. Provas ilícitas e provas lícitas. Provas ilícitas por natureza e por derivação.

Unidade 3. Prova Pericial: conceito, natureza jurídica, espécies, requisitos e procedimentos. O

contraditório na prova pericial. A prova testemunhal: testemunhas referidas ou do juízo, procedimento e valor probatório da prova testemunhal produzida no IP e em juízo. O reconhecimento de pessoas e coisas. Reconstituição do crime, inspeção judicial e acareação. Prova documental. Provas indiciárias: conceito, finalidade e previsão legal. Busca e apreensão. Providências cautelares para apreciação da prova: busca domiciliar e busca pessoal. O interrogatório. A confissão. A ampla defesa e o contraditório no interrogatório.

Unidade 4. Direito de liberdade e direito de punir. Segurança social e liberdade individual. Prisão

e o direito à liberdade. Influência do modelo constitucional de Estado. Prisão pena e prisão cautelar. Requisitos. Espécies. Prisão em flagrante, temporária e preventiva. Prisão Civil e Prisão Administrativa.

Unidade 5. Medidas cautelares pessoais diversas da prisão. Modalidades e critérios de fixação.

A liberdade provisória. Inafiançabilidade. Crimes Hediondos. Cálculo do valor da fiança, cassação e quebra. Liberdade provisória nas descriminantes putativas. A prisão provisória e a possibilidade de execução provisória da pena.

BIBLIOGRAFIA

. Bibliografia Básica

GRECO FILHO, Vicente. Manual de Processo Penal. São Paulo: Saraiva, 2015.

LOPES JR., Aury. Direito Processual Penal e sua Conformidade Constitucional. 7. Ed. V. 1. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2011.

NUCCI, Guilherme de Souza. Manual de Processo Penal e Execução Penal. São Paulo: Forense, 2015.

Bibliografia Complementar

NUCCI, Guilherme de Souza. Código de Processo Penal Comentado. São Paulo: Forense, 2015. TOCCHETTO, Domingos. Balística Forense: Aspectos técnicos e jurídicos. 5. Ed. Campinas: Millennium, 2010.

TOURINHO FILHO, Fernando da Costa. Manual de Processo Penal. 16. Ed. São Paulo: Saraiva, 2013.

(19)

19 PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA

NOME DA DISCIPLINA: Atos, procedimentos e nulidades Carga horária: 25h.

EMENTA

Atos Processuais. Atos Jurisdicionais. Procedimentos. Procedimento do Tribunal do Júri. Nulidades no Processo Penal.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Unidade 1. Atos processuais. Cumprimento da finalidade. A citação como ato de comunicação

processual. Espécies. Garantia, normatização e excesso de prazos. O processo penal constitucional e o Pacto de São José da Costa Rica. O direito ao conhecimento prévio da acusação e a um julgamento célere.

Unidade 2. Atos jurisdicionais. A suspensão do processo e do prazo prescricional. A revelia.

Notificação e intimação. Sentença. Espécies. Limites da coisa julgada. A necessária observância do princípio da correlação entre o pedido e a sentença. Emendatio e Mutatio Libelli. Procedimentos. Persecução penal e persecução judicial. Conceito, natureza jurídica, pressupostos processuais, princípios constitucionais e princípios legais, classificação e espécies.

Unidade 3. Processo e procedimento. Processo inquisitivo e processo acusatório.

Procedimento Ordinário e Procedimento Sumário. Juizados Especiais Criminais. Previsão Constitucional. Princípios orientadores. Infrações de menor potencial ofensivo. Definição. Funcionamento e instalação na Justiça Estadual e na Justiça Federal.

Unidade 4. Procedimento do Tribunal do Júri. Direito Constitucional do Júri. O Júri como órgão

do Poder Judiciário. Natureza e competência. Requisitos fundamentais. Instrução processual do juízo singular. A soberania dos veredictos e as nulidades. O julgamento perante o Tribunal do Júri. Funções do Juiz, do Ministério Público e do Jurado. Quesitos e suas formulações.

Unidade 5. Nulidades e pressupostos de existência e validade das relações jurídicas

processuais. Nulidades absolutas e nulidades relativas. Conceituação, espécies e critérios diferenciadores. Prejuízo. Invalidade e ineficácia dos atos processuais. Renovação e retificação de atos processuais. Provocação e concorrência para a nulidade.

(20)

20 Bibliografia Básica

GRECO FILHO, Vicente. Manual de Processo Penal. São Paulo: Saraiva, 2015.

LOPES JR., Aury. Direito Processual Penal e sua Conformidade Constitucional. 7. Ed. V. 1. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2011.

NUCCI, Guilherme de Souza. Manual de Processo Penal e Execução Penal. São Paulo: Forense, 2015.

Bibliografia Complementar

GOMES FILHO, Antônio Magalhães; Grinover, Ada Pellegrini; Fernandes, Antonio Scarance; Gomes, Luiz Flávio. As nulidades no processo penal. 12. Ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2011.

NUCCI, Guilherme de Souza. Código de Processo Penal Comentado. São Paulo: Forense, 2015. TOURINHO FILHO, Fernando da Costa. Manual de Processo Penal. 16. Ed. São Paulo:

Saraiva, 2013.

PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA

NOME DA DISCIPLINA: Teoria Geral dos Recursos e Recursos em Espécie Carga horária: 25h.

EMENTA

Teoria Geral dos Recursos. Recursos em Espécie. Recursos Constitucionais em Matéria Penal. Jurisdição Constitucional das Liberdades. Direito Penal do Inimigo. PLS nº 156/2009.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Unidade 1. Teoria Geral dos Recursos. Princípio constitucional do duplo grau de jurisdição. Necessidade

jurídica e necessidade psicológica dos recursos. Pressupostos recursais objetivos e subjetivos. Efeitos recursais. Requisitos, condições e peculiaridades. Reformatio in pejus e reformatio in mellius.

Unidade 2. Recursos em Espécie. Apelação. Recurso em Sentido Estrito. Embargos (de declaração, de

divergência, infringentes e de nulidade). Carta Testemunhável. Agravo em Execução. Correição Parcial. Prazos e requisitos. Matérias cabíveis e procedimentos para formação e julgamento dos expedientes

(21)

21

recursais.

Unidade 3. Recursos Constitucionais. Recurso Ordinário Constitucional. Recurso Especial. Recurso

Extraordinário. Jurisdição Constitucional das Liberdades. Habeas Corpus e o direito de liberdade. Habeas

Corpus preventivo. Postulação e legitimidade. Mandado de Segurança e Direito Penal. Direito líquido e

certo em matéria penal. Previsão legal e previsão constitucional.

Unidade 4. Direito Penal do Inimigo. Conceito. Origem. Cidadão x inimigo. Críticas. Teorias que o

justificam. Fundamento, função e fins do Direito Penal do Inimigo. Os caracteres positivos próprios do Direito Penal do Inimigo. Supressão de garantias constitucionais. Percepção de traços no âmbito do Direito Penal brasileiro.

Unidade 5. Projeto de Lei do Senado nº 156/2009. Fase de tramitação do Projeto de Lei do Novo Código

de Processo Penal. Modificações estruturais. Tendências percebidas e seu grau de probabilidade de incidência. Controvérsias e a análise da evolução ou retrocesso em pontos determinados. Pontos para debate.

BIBLIOGRAFIA Bibliografia Básica

GRECO FILHO, Vicente. Manual de Processo Penal. São Paulo: Saraiva, 2015.

LOPES JR., Aury. Direito Processual Penal e sua Conformidade Constitucional. 7. Ed. V. 1. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2011.

NUCCI, Guilherme de Souza. Manual de Processo Penal e Execução Penal. São Paulo: Forense, 2015.

Bibliografia Complementar

NUCCI, Guilherme de Souza. Código de Processo Penal Comentado. São Paulo: Forense, 2015. OLIVEIRA, Eugênio Pacelli de. Curso de Processo Penal. 19. Ed. São Paulo: Atlas, 2015.

TOURINHO FILHO, Fernando da Costa. Manual de Processo Penal. 16. Ed. São Paulo: Saraiva, 2013.

PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA NOME DA DISCIPLINA: Globalização e Leis Penais

(22)

22 EMENTA

Globalização e Direito Penal e Processual Penal. Lei de Drogas. Direito Penal Digital. Crimes Falimentares. Lei de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher. Direito Penal Ambiental. Medicina Legal.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Unidade 1. Criminalidade moderna. Macrocriminalidade e microcriminalidade. Princípios de

cooperação judicial internacional. Soberania, Direitos Humanos e os limites da jurisdição penal internacional. Garantias constitucionais e suas possíveis relativizações. Influências do modelo constitucional de Estado.

Unidade 2. Lei de Drogas. Introdução. Antecedentes Históricos. Caminhos para enfrentamento.

Prevenção/Repressão. O uso para consumo pessoal e a análise da constitucionalidade da incriminação. Debate acerca da descriminalização e da legalização. Tráfico ilícito de entorpecentes e as espécies típicas. Procedimento. Pontos para debate.

Unidade 3. Direito Penal Digital. Introdução: Direito e Tecnologia. A Era da Informação. Conceito

de Crime Digital. Classificação das Condutas Incriminadas e Incrimináveis. Sujeitos Ativos dos Delitos. Novos Paradigmas do Direito Penal. Diretivas e recomendações de organismos internacionais. Propostas Legislativas. Do Direito Estrangeiro. Crimes Falimentares. Introdução. Antecedentes Históricos. Recuperação Judicial e Extrajudicial. Crimes. Procedimento. Pontos para debate.

Unidade 4. Lei de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. Introdução. Antecedentes

Históricos. Proteção Constitucional. Medidas protetivas de urgência. Pontos para debate. Direito Penal Ambiental. Introdução. Antecedentes Históricos. Proteção Constitucional. A responsabilidade penal da pessoa jurídica. Crimes. Procedimento. Pontos para debate.

Unidade 5. Medicina Legal. Introdução. Conceito. Definições. Perícia Médico-Legal. Documentos

Médico-Legais. Antropologia Médico-Legal. Identidade e Identificação: Espécie, Raça, Sexo, Idade, Estatura. Identificação Judiciária: Sistema dactiloscópico de Vucetich. Tanatologia Médico-Legal. Conceito. Critérios. Diagnóstico da realidade da morte. Fenômenos abióticos imediatos e mediatos. Fenômenos Transformativos.

Unidade 6. Traumatologia Médico-Legal. Energias de ordem mecânica. Lesões produzidas por

ações diversas. Energias de ordem física. Temperatura, pressão atmosférica, eletricidade, radioatividade. Energias de ordem físico-química. Asfixia em geral. Asfixia em espécie. Toxicofilias. Tipos de tóxicos. Sexologia Forense. Impedimentos matrimoniais. Impotências:

coeundi e generandi. Gravidez. Sinais de parto pregresso. Estupro. Caracterização da Violência.

Ruptura himenal. Aborto. Infanticídio. Docimácias. Psicopatologias Forenses. Definições e histórico. Código Penal e imputabilidade.

BIBLIOGRAFIA Bibliografia Básica

AKAOUI, Fernando Reverendo Vidal. Compromisso de Ajustamento de Conduta Ambiental. 3. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2010.

ANDREUCCI, Ricardo Antonio. Legislação Penal Especial. 10. ed. São Paulo: Saraiva, 2015. BRITO, Auriney. Direito Penal Informático. São Paulo: Saraiva, 2013.

(23)

23 Bibliografia Complementar

GONÇALVES, Victor Eduardo Rios; BALTAZAR JUNIOR, José Paulo; LENZA, Pedro (coord.). Legislação Penal Especial Esquematizado. São Paulo: Saraiva, 2015.

NERY, Ana Luiza de Andrade. Compromisso de Ajustamento de Conduta: Teoria e análise de casos práticos. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2010.

NUCCI, Guilherme de Souza. Leis Penais e Processuais Penais Comentadas. São Paulo: Forense, 2014.

PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA NOME DA DISCIPLINA: Direito Penal Econômico

Carga horária: 25h. EMENTA

Direito Penal Econômico. Crime Organizado. Lavagem de Capitais. Crimes Contra o Sistema Financeiro. Crimes Contra a Ordem Econômica e a Ordem Tributária. Crimes Licitatórios.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Unidade 1. Crime Organizado. Conceito de Organização Criminosa. Meios de prova e técnicas

especiais de investigação. Recentes alterações legislativas, suas motivações e adequações. Colaboração Premiada. Ação controlada e entrega vigiada. Influências dos ordenamentos estrangeiros.

Unidade 2. Lavagem de Capitais. Teorias acerca do bem jurídico-penal tutelado. Origem dos

ativos. Etapas da lavagem de capitais. Os paraísos fiscais na atualidade. Os tipos penais da Lei n° 9.613/1998. Crimes antecedentes e as recentes alterações legislativas (Lei nº 12.683/2012). Mecanismos de controle.

Unidade 3. Crimes contra o Sistema Financeiro Nacional. Introdução. Antecedentes Históricos.

Proteção Constitucional. Aferição do bem jurídico-penal objeto de tutela. Figuras típicas e suas especificidades concretas. Requisitos para o ajuste típico. Procedimento específico. Pontos para debate.

(24)

24 Unidade 4. Crimes contra a Ordem Econômica e a Ordem Tributária. Introdução. Antecedentes

Históricos. Proteção Constitucional. Aferição do bem jurídico-penal objeto de tutela. Figuras típicas e suas especificidades concretas. Requisitos para o ajuste típico. Procedimento específico. Pontos para debate.

Unidade 5. Crimes Licitatórios. Introdução. Antecedentes Históricos. Proteção Constitucional.

Conceitos. Hipóteses de Dispensa e Inexigibilidade. Aferição do bem jurídico-penal objeto de tutela. Figuras típicas e suas especificidades concretas. Requisitos para o ajuste típico. Procedimento específico. Pontos para debate.

BIBLIOGRAFIA Bibliografia Básica

BADARÓ, Gustavo Henrique; BOTTINI, Pierpaolo Cruz. Lavagem de Dinheiro: Aspectos penais e processuais penais. 2. Ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2013.

BITENCOURT, Cezar Roberto; BREDA, Juliano. Crimes Contra o Sistema Financeiro Nacional & Contra o Mercado de Capitais. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2010.

BRAGA, Romulo Rhemo Palitot. Lavagem de Dinheiro: Fenomenologia, Bem Jurídico Protegido e Aspectos Penais Relevantes. 2. Ed. Curitiba: Juruá, 2013.

Bibliografia Complementar

GRECO FILHO, Vicente. Dos Crimes da Lei de Licitações. São Paulo: Editora Saraiva, 2012.

NUCCI, Guilherme de Souza. Leis Penais e Processuais Penais Comentadas. São Paulo: Forense, 2014.

PRADO, Luiz Regis. Direito Penal Econômico. 6. Ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2014.

PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA NOME DA DISCIPLINA: Temas Contemporâneos de Direito Penal I

(25)

25 Carga horária: 25h.

EMENTA

Direito Penal Juvenil. Crimes Contra a Dignidade Sexual. Bioética e Transplante de Órgãos. Estatuto do Desarmamento. Tortura e Abuso de Autoridade. Lei de Proteção à Vítima e Testemunhas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Unidade 1. Direito Penal Juvenil. Introdução. Antecedentes Históricos. Proteção Constitucional. O

Estatuto da Criança e do Adolescente. Atos Infracionais e Medidas Socioeducativas. Procedimento. Crimes. Debate sobre a constitucionalidade e legalidade da redução da maioridade penal. Pontos para debate.

Unidade 2. Crimes contra a Dignidade Sexual. O comportamento sexual na sociedade

contemporânea. Direito Penal Sexual: a sexualidade humana e seu controle social. O conceito de bem jurídico no Direito Penal Sexual. A perspectiva do bem jurídico através das reformas legislativas do Direito Penal Sexual brasileiro e estrangeiro. O comportamento da vítima. A imputação objetiva como um instituto essencial de análise dogmática. Autocolocação da vítima em risco. As condições de validade do consentimento.

Unidade 3. Bioética e Transplante de Órgãos. Introdução. Antecedentes Históricos. Conceitos

técnicos e fundamentais. Aferição do bem jurídico objeto de tutela. Análise sob o prisma constitucional. Figuras típicas e seus ajustes fáticos. Procedimento. Responsabilidade médica. Conflito entre o conceito de ética e o direito à vida.

Unidade 4. Estatuto do Desarmamento. Introdução. Antecedentes Históricos. O SINARM. O

SIGMA. Designações de cada um desses sistemas. Do Porte. Do Registro. Figuras típicas e suas adequações práticas. Procedimento em caso de perda e extravio de arma de fogo ou acessório. Pontos para debate.

Unidade 5. Tortura e Abuso de Autoridade. Introdução. Antecedentes Históricos. As Leis nº

9.455/97 e 4.898/65. Fundamentação Constitucional. O uso de algemas. Crimes. Procedimentos. Pontos para debate. Lei de Proteção à Vítima e Testemunhas. Introdução. Antecedentes Históricos. Procedimento. Benefícios. Pontos para Debates.

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

FONSECA, Antonio Cezar Lima da. Direitos da Criança e do Adolescente. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2015.

GOMES, Olegário Gurgel Ferreira. Justiça Juvenil: Socioeducação como prática da liberdade. Curitiba: Juruá, 2014.

GRECO, Alessandra Orcesi Pedro e RASSI, João Daniel. Crimes contra a Dignidade Sexual. São Paulo: Editora Atlas, 2010.

(26)

26 Bibliografia Complementar

NUCCI, Guilherme de Souza. Leis Penais e Processuais Penais Comentadas. São Paulo: Forense, 2014.

ROSA, Alexandre Morais da; LOPES, Ana Christina Brito Lopes. Introdução Crítica ao Ato Infracional: princípios e garantias constitucionais. 2. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2011.

SHECAIRA, Sérgio Salomão. Sistema de Garantias e o Direito Penal Juvenil. 2. ed. rev. atual. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2015.

PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA NOME DA DISCIPLINA: Temas Contemporâneos de Direito Penal II Carga horária: 25h.

EMENTA

Crimes de Trânsito. Lei de Interceptação Telefônica. Crimes de Discriminação Racial. Crimes Hediondos. Execução Penal.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Unidade 1. Crimes de Trânsito. Introdução. Antecedentes Históricos. Figuras típicas. Incidência do elemento culposo. Procedimento. Lei nº 11.705/08, a chamada “Lei Seca” – Recentes alterações legislativas. Observâncias das normas de segurança viária. Vigência do princípio da confiança. Pontos para debate.

Unidade 2. Lei de Interceptação Telefônica. Introdução. Antecedentes Históricos. Conceitos de

interceptação telefônica, escuta telefônica e gravação clandestina. Diferenças e permissividades. Questões técnicas procedimentais. Proteção Constitucional. Figuras típicas decorrentes da violação. Pontos para debate.

Unidade 3. Crimes de Discriminação Racial. Introdução. Antecedentes Históricos. Conceitos

fundamentais (preconceito, raça, etnia, discriminação, etc). Análise do bem jurídico-penal objeto de tutela. Análise direta da Lei nº 7.716/89. Figuras típicas. Influências da ordem estrangeira. Pontos para debate.

(27)

27 Unidade 4. Crimes Hediondos. Introdução. Antecedentes Históricos. Figuras típicas.

Compreensão das figuras típicas equiparadas. Possibilidade de extensão e redução do rol. Análise da adequação do princípio da proporcionalidade em razão do grau acentuado de lesividade. Procedimento. Pontos para debate.

Unidade 5. Execução Penal. Princípios orientadores. Características sistemáticas. Natureza

jurídica, espécies de penas, sistemas de aplicação e formas de cumprimento. Progressão de regime. Institutos da execução. Suspensão condicional da pena, livramento condicional, detração e remição penal. Processo administrativo para a apuração de falta no cumprimento da pena.

BIBLIOGRAFIA Bibliografia Básica

ANDREUCCI, Ricardo Antonio. Legislação Penal Especial. 10. ed. São Paulo: Saraiva, 2015.

FRANCO, Alberto Silva, Crimes Hediondos. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2011.

GRECO FILHO, Vicente. Interceptação Telefônica. 3. Ed. São Paulo: Saraiva, 2015

Bibliografia Complementar

NUCCI, Guilherme de Souza. Manual de Processo Penal e Execução Penal. São Paulo: Forense, 2015.

NUCCI, Guilherme de Souza. Leis Penais e Processuais Penais Comentadas. São Paulo: Forense, 2014.

SANTOS, Christiano Jorge. Crimes de Preconceito e Discriminação. São Paulo: Max Limonad, 2010.

PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA

NOME DA DISCIPLINA: Metodologia Cientifica da pesquisa jurídica Carga horária: 30h.

EMENTA

Filosofia. Ciência e Pesquisa. Conhecimento. O pesquisador e a Comunicação Científica. Metodologia. Método e tipos de Métodos. Projeto de Pesquisa. Tipos de monografias. Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Filosofia. Ciência e pesquisa. Conhecimento. Comunicação cientifica. Dogmatismo. Pensador

crítico. Tipos de conhecimento. Metodologia e Método. Ciência e Pesquisa. Tipos de Métodos – Métodos de Procedimentos ou Métodos Auxiliares: a) Método Comparativo, b) Método Histórico, c) Método estatístico. Métodos de Abordagem: A) Método indutivo, b) Método dedutivo, c) Método Hipotético-dedutivo.

2. Tipos de monografia. Monografia de compilação. Monografia de pesquisa de campo. Monografia

(28)

28 3. Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT. Projeto de pesquisa. Tema. Delimitação do

tema. Problema. Hipótese de estudo. Objetivo geral. Objetivo específico. Justificativa. Fundamentação teórica.

4. Metodologia Aplicada à Área do conhecimento: Construção do tema e título do trabalho.

Construção prévia do sumário. Indicação de Referências Bibliográficas. Quadro sistematizado do trabalho científico.

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

1. Duilio de Ávila; Fernandes, Brena Paula Magno. Métodos e técnicas de pesquisa – modelando as ciências empresariais, Saraiva, 2012.

2. Berni, Henriques, Antonio Henriques; Medeiros, João Bosco. Monografia No Curso de Direito, 2014

3. Monteiro, Claudia Servilha / Mezzaroba, Orides. Manual de Metodologia da Pesquisa No Direito - 7ª Ed. Saraiva, 2017.

Bibliografia complementar

1. Galuppo, Marcelo Campos. Da Idéia À Defesa: Monografias e Teses. Belo Horizonte: Mandamentos, 2003

2. Boaventura, Edivaldo. Metodologia Da Pesquisa: Monografias, Dissertações e Teses. São Paulo: Atlas, 2004.

3. Barral, Welber Oliveira. Metodologia da Pesquisa Jurídica - 5ª Ed. Del Rey, 2016.

PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA NOME DA DISCIPLINA: Didática do ensino superior

Carga horária: 30h. EMENTA

Didática e suas relações. O processo ensino e aprendizagem: fundamentos. Abordagens do processo ensino-aprendizagem. Tendência pedagógica/formação/área de ensino. Metodologia do Ensino Superior. Planos de ensino. Planejamento de disciplina e de aula e de ensino. Análise da Lei 9.394/96 (LDB). Ética.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Didática. Retrospectiva histórica. Dimensões da Didática: pressupostos teóricos e objetivos de

ensino. A relação: Didática/ Didática do Ensino Superior. Diferentes abordagens do processo ensino-aprendizagem: tradicional comportamental.

2. Diferentes abordagens do processo ensino-aprendizagem Humanística, cognitivista,

sócio-cultural. Implicações das abordagens no Ensino Superior.

3. Tendência pedagógica/formação/área de ensino.

3.1. Conhecimentos específico-pedagógico e geral: qualidade de formação e formação continuada. Docência e compromisso político-pedagógicos.

3.2. Qualidade de formação e sua continuidade. 3.3. Docência e compromisso político-pedagógicos

4. Plano de ensino e Planejamento de disciplina e de aula.

4.1 Conceitos e características.

4.2 Elementos estrutural-objetivos; conteúdos.

4.3 Elementos estruturais-procedimentos e recursos.

4.4 Planejamento: conceito. Planejamento de disciplina e de aula: conceitos e características. 4.5 Planejamento integrado: abordagem interdisciplinar dos conteúdos programáticos.

(29)

29

4.6 Elaboração de planejamento de aula.

BIBLIOGRAFIA Bibliografia Básica

Gil, Antonio Carlos. Didática do Ensino Superior. Atlas, 2006.

Olivieri, Marisa aparecida; Ballaben, Carlos Roberto. Didática e práticas do ensino superior. São Paulo: Globus Editora, 2013.

Pimenta, Selma Garrido; Anastásio, Leão das Graças Camargos. Docência No Ensino Superior - 5ª Ed. Col. Docência Em Formação. Cortez, 2014.

Bibliografia Complementar

Fava, Rui. Educação 3.0. São Paulo: Saraiva, 2014.

Litto, Fredrici M; Formiga, Marcos. Educação a Distância - O Estado da Arte. Pearson Education – Br.

Referências

Documentos relacionados

O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito: Empresarial é certificado pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas e atende às determinações

Participam professores da UNIFESP – Escola Paulista de Medicina (Dermatologia, Microbiologia, Imunologia, Parasitologia), da Universidade de São Paulo (Ciências

Este projeto pedagógico tem como finalidade servir como um manual do aluno do nosso curso de pós-graduação em Direito Processual Penal, veiculando informações gerais e

(d.4.1) candidatos cujos diplomas ainda não tiverem sido expedidos pela Instituição de Ensino Superior (IES) no ato da inscrição para o processo seletivo poderão se inscrever desde

Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Portugal (2008), mestrado em Direito Civil (subdivisão em Responsabilidade Civil Ambiental)

A nova Codifcação, orientada pelo princípio da celeridade processual, optou por extnguir os embargos infringentes, adotando em substtuição uma nova sistemátca para o julgamento

(d.4.1) candidatos cujos diplomas ainda não tiverem sido expedidos pela Instituição de Ensino Superior (IES) no ato da inscrição para o processo seletivo, poderão se inscrever,

Consoante a percebida crise do ensino jurídico no Brasil nas últimas décadas, e com o compromisso de oferecer um curso de excelência na área de Direito Tributário,