• Nenhum resultado encontrado

O objetivo desse E-book é apresentar informações coletadas entre os Profissionais que já desenvolvem a atividade há alguns anos.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O objetivo desse E-book é apresentar informações coletadas entre os Profissionais que já desenvolvem a atividade há alguns anos."

Copied!
12
0
0

Texto

(1)
(2)

desenvolvem a atividade há alguns anos.

Entendemos que esse segmento de atuação - Limpeza e Tratamento de Água de

Piscina - é muito promissor. Conhecemos muitas pessoas que conseguem excelentes

resultados financeiros desenvolvendo essa atividade.

Afirmamos que mesmo atuando nessa área a busca por conhecimento, informações

atualizadas (técnicas, equipamentos e produtos) deve ser constante. Ou seja, um

Profissional deve reservar uma parte do seu dia para aprendizado.

Outra indicação é procurar ofertar diferenciais em seus serviços, que nem sempre estão

atrelados a valores e sim a benefícios como: sugestões de economia de produtos, de

proteção (capas e acessórios que podem prevenir inclusive acidentes) e outras ideias e

experiências que você tenha.

(3)

Quando devo trocar a areia do filtro?

O ideal seria trocar a areia do filtro em 2 anos e quando volta a sujeira pode ser a grepina do filtro.

Faço tratamento de uma piscina que frequentemente fica verde, eu já coloquei o cobre ao invés do algicida choque e fiz todos os procedimentos, mas a água não se abre.

Coloca o sulfato para fazer a decantação e começa o tratamento com algicida após a limpeza

A claridade da água e o brilho também estão ligados ao cloro? Uso um floculante e depois a água da piscina fica cheia de floquinhos boiando, não gostei do resultado. Este produto também é clarificante e decantador?

Pela minha experiência, isso ocorre devido ao tempo que a piscina fica em repouso e sem aspiração após um tratamento de clarificação. Os resíduos também ficam menos densos que a água e acabam flutundo.

(4)

Tenho um cliente que a piscina dele só fica verde, pois o espaço que ele tem faz eventos e aí fiz o tratamento com cobre e a água da piscina não fica transparente, o que devo fazer?

Ajustar o ph, fazer uma super cloração, em seguida colocar algicida de choque e clarificante. Deixar filtrar por 3 horas e decantar por 6 horas. Se caso não resolver, repetir o processo e deixar filtrar por 12 horas. Caso não resolva, pode ser areia no filtro.

A piscina que cuido, sempre está com sujeira no fundo, a areia já foi trocada. É necessário retrolavar mais ou alguma outra sugestão ?

Tenta lavar 2 vezes a areia, pode ser excesso de produtos também. Existe um produto no mercado que se chama HTH REDUZ ASPIRAÇÃO, ele forma uma película protetora antes da areia do filtro para que nenhuma sujeira ultrapasse.

(5)

Tenho uma piscina de 30 mil litros e apareceu um fundo verde, está tudo correto, cloro e ph. Então fiz o tratamento com algicida choque, mas mesmo assim tem um pouco de verde, posso repetir o

procedimento? Usei 6ml/ 1000 litros.

Caso somente o fundo estiver verde, não repetir o procedimento, basta aspirar. Porém se a piscina estiver tomada por algas, deverá repetir o processo. Se for preciso, novamente usar o algicida choque ultra clear da

hth que este produto mata e decanta todas as algas e resolve seu problema.

Qual é a importância da Dureza Cálcica?

Sim, ela é muito importante para o tratamento da água de piscina, não decanta dependendo da situação.

(6)

Cuido de uma piscina de vinil e ela está com a borda toda amarela de protetor solar, o que devo fazer?

Tem várias opções, sabão de coco, barrilha, redutor e etc. Tem um procedimento também, primeiro passe o eliminador de oleosidade, tire o excesso com água e depois limpe as bordas com uma esponja macia, a cada metro lavado, lave a esponja em outro lugar (balde fora da piscina) assim que terminar a limpeza caso a sujeira não foi removida, será necessário subir o volume da água da piscina cobrindo a parte afetada e deixar por alguns dias monitorando sem que a piscina transborde, para que evite a entrada de água por trás do vinil. O bom também seria baixar o ph para 6.8 ppm, com alcalinidade em torno de 70 ppm, depois de tudo isso, caso resolvido e é só voltar a rotina de tratamento normalmente.

Qual o produto ideal para usar em tempos chuvosos? Seria melhor aumentar as dosagens de cloro? Usar algecidas ou os dois em dias diferentes?

(7)

Quando a piscina está em uso, é necessário deixar a bomba funcionando em alguma posição do registro?

Filtrar a piscina é necessário, aumenta o oxigênio, retém as partículas submersas e consequentemente, melhora a qualidade da água. A posição dos registros: dreno, coadeira, retornos abertos: posição da válvula filtrar e os outros registros fechados. Você também pode determinar o tempo de filtrar através do timer.

Os ralos do fundo da piscina devem ficar sempre fechados?

Devem ficar sempre abertos, se forem os ralos anti- turbilhão. Sendo assim, não tem nenhum risco para o uso.

(8)

Dreno e ralo do fundo são semelhantes?

Os dois não são a mesma coisa. Ralo do fundo fica sempre no fundo da piscina e o dreno sempre na lateral. O dreno você vai abrir somente quando for aspirar a piscina. Uma informação muito importante, nunca esquecer o ralo de drenar aberto, mesmo se tiver proteção, ou seja, sempre deixar o registro da casa de máquinas fechado. Os ralos de fundo sempre abertos, pois eles não tem perigo, vem com proteção. Mas o dreno sempre fechado, pois esse sim corre riscos. O dreno serve para a água ir para a bomba e filtro e assim fazer a limpeza da água.

Você pode independentemente da marca da piscina dizer qual a posição da alavanca do filtro e a posição dos registros?

Infelizmente não há como, pois a posição da válvula varia de acordo com o modelo e a marca do filtro. Aconselho verificar no manual de instruções ou, se preferir, entrar em contato com a empresa que lhe forneceu o equipamento.

(9)

Coloquei cloro líquido na piscina inflável 2300 litros e a água ficou escura cor de coca cola.. achei estranho pois a agua estava limpa. Por que escureceu?

Não recomendo o Cloro Líquido, pois ele é instável, mais volátil, se degrada muito facilmente com a ação do sol e de difícil manuseio. Existem ainda pesquisas “recentes” que sugerem que seus sub-produtos

aumentam a chance de desenvolvimento de câncer.

Contudo, existem certas fontes de água que possuem metais que podem reagir facilmente com o cloro. Se for este o problema, você precisará utilizar um redutor de metais na piscina.

Com que periodicidade se deve ligar a bomba da piscina? (Horas diárias, semanais …)?

A bomba da piscina deve ficar ligada tempo suficiente para fazer passar todo o volume da piscina pelo filtro diariamente. O valor exato de horas você precisa verificar de acordo com o tamanho do filtro e da piscina. Entretanto, geralmente de 6 a 8 horas é suficiente…

(10)

Porém sabemos que o conhecimento técnico formal, ou seja, elaborado por um

Profissional é de muito valor e fundamental nessas atividades.

(11)

Química. É, também,um Consultor Ambiental e

Especialista em Tratamento de Águas de Piscinas.

Trabalhou muitos anos nessa Área e além de seu

Curso, realiza Cursos Presenciais e Consultorias pelo

Brasil.

(12)

Referências

Documentos relacionados

Como já destacado anteriormente, o campus Viamão (campus da última fase de expansão da instituição), possui o mesmo número de grupos de pesquisa que alguns dos campi

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

Assim procedemos a fim de clarear certas reflexões e buscar possíveis respostas ou, quem sabe, novas pistas que poderão configurar outros objetos de estudo, a exemplo de: *

Considerando que, no Brasil, o teste de FC é realizado com antígenos importados c.c.pro - Alemanha e USDA - USA e que recentemente foi desenvolvido um antígeno nacional

By interpreting equations of Table 1, it is possible to see that the EM radiation process involves a periodic chain reaction where originally a time variant conduction

O desenvolvimento desta pesquisa está alicerçado ao método Dialético Crítico fundamentado no Materialismo Histórico, que segundo Triviños (1987)permite que se aproxime de