• Nenhum resultado encontrado

CURSO: Enfermagem PRODUÇÃO TEXTUAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CURSO: Enfermagem PRODUÇÃO TEXTUAL"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

INTERDISCIPLINAR

EM GRUPO – PTG

CURSO: Enfermagem

ADQUIRA ESTE TRABALHO CONOSCO –

TEMOS A PRONTA ENTREGA

WHATSAPP: (91)988309316

(2)

Curso: Enfermagem Semestre: 7º/ 6º FLEX Disciplinas:

Urgência e Emergência;

Enfermagem na Saúde da Criança e do Adolescente; Saúde do Trabalhador;

Enfermagem na Saúde do Idoso.

Professores

Danieli Garbuio Tomedi; Angélica da Mata Rossi;

Dayane Aparecida Scaramal; Franciely Midori Bueno de Freitas.

Competências: • Atuar nos diferentes cenários da prática profissional considerando os pressupostos dos modelos clínico e epidemiológico;

• Intervir no processo de saúde/doença responsabilizando-se pela qualidade da assistência/cuidado de enfermagem em seus diferentes níveis de atenção à saúde, com ações de promoção, prevenção, proteção e reabilitação à saúde, na perspectiva da integralidade da assistência;

• Prestar cuidados de enfermagem compatíveis com as diferentes necessidades apresentadas pelo indivíduo, pela família e pelos diferentes grupos da comunidade;

• Gerenciar o processo de trabalho em enfermagem com princípios de ética/bioética, com resolutividade tanto a nível individual como coletivo em todos os âmbitos de atuação profissional;

(3)

Habilidades: Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as seguintes competências e habilidades:

• Possibilitar o desenvolvimento de trabalhos em grupo, promovendo a capacidade de adaptação, comunicação e integração do espírito de equipe.

• Fornecer sólida formação humanística e visão global que habilite o acadêmico a compreender os meios social, político, cultural e econômico.

• Promover formação teórico-prática possibilitando a vivência concreta nas organizações, estimulando uma postura investigativa e de análise crítico-reflexiva.

• Formar profissionais com visão integral, capacidade de adaptação e flexibilidade, que atuem de forma interdisciplinar.

• Capacitar para que os indivíduos possam tomar decisões complexas com ética e responsabilidade.

Objetivos da A produção textual é um procedimento metodológico de ensino Aprendizagem: aprendizagem que tem por objetivos:

• Favorecer a aprendizagem.

• Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz.

• Promover o estudo dirigido a distância.

• Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o auto aprendizado.

(4)

• Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pela Diretriz Curricular do Curso.

• Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão.

• Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual.

Prezados alunos,

Sejam bem-vindos a este semestre!

Esta proposta de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) possibilitará a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre.

Inicialmente, é importante que você realize a leitura atenta da situação descrita para, na sequência, seguir as orientações apresentadas em cada uma das etapas subsequentes de modo a organizar suas ideias para a conclusão, com qualidade, deste trabalho.

ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL

Formação dos grupos

O trabalho será realizado em grupos compostos por no mínimo 2 e, no máximo, 7 integrantes. A formação dos grupos é de responsabilidade dos alunos; no entanto, solicitamos que sigam

as orientações passadas pelo tutor sobre a formação dos grupos.

A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos ao de outros alunos ou grupos.

É importante que você leia os materiais disponíveis das disciplinas do semestre;

A Produção Textual deverá ser desenvolvida inteiramente dentro das Normas da ABNT (Capa, Folha de rosto, Sumário, Desenvolvimento, Conclusão, Referências, etc).

(5)

Leitura e interpretação da SGA

Na Produção Textual em Grupo (PTG) vocês deverão, num primeiro momento, conhecer a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA).

Num segundo momento, vocês deverão se envolver com a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA), inserindo-se nesse contexto para realizar as tarefas previstas. Para realizar essas tarefas, sigam as orientações fornecidas nesse material e em fundamentações teóricas diversas (livros das disciplinas, teleaulas, web aulas e outros materiais complementares, sejam estes indicados pelos professores ou pesquisados por vocês).

Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)

Ângela, sexo feminino, 66 anos, aposentada, possui HAS, colesterolemia, e realiza uso correto dos medicamentos: Captopril 25 mg 2x/ dia, Hidroclorotiazida 25 mg 2x/ dia e Sinvastatina 40 mg 1x/ dia. Durante o período matutino, Ângela é responsável por cuidar de sua neta Valentina, 3 anos de idade, pois a tarde a criança frequenta a escola.

Enquanto Ângela preparava o almoço, o telefone tocou, e ao atender, se descuidou de Valentina, que alcançou o cabo da panela no fogão, fazendo com que o conteúdo da panela caísse em seu membro superior direito (MSD). Ao ouvir o grito da criança, a avó se desesperou e foi tentar ajudá-la, após, acionou o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

O SAMU encaminhou a criança para o Hospital Geral, único com atendimento a queimados na região. A enfermeira Lúcia, do pronto socorro, admitiu a criança e constatou que ela apresentava lesão por queimadura em MSD, com comprometimento de epiderme e derme, além da presença de flictenas (bolhas). Observou, ainda, que o acesso venoso periférico realizado durante o atendimento pré-hospitalar não estava pérvio, necessitando de uma nova punção. Ao tentar puncioná-la, a criança apresentou agitação devido dor intensa, sendo necessário solicitar ajuda da avó e de uma técnica de enfermagem, que acabou se acidentando com o dispositivo agulhado utilizado no procedimento, perfurando o 2º dedo da mão D.

(6)

Após o procedimento ter sido concluído, a enfermeira Lúcia observou que dona Ângela apresentava quadro de disartria, desvio de rima e alteração na marcha, dessa forma, solicitou avaliação imediata do médico e dirigiu a senhora para a sala de emergência para que recebesse os devidos cuidados.

Diante dessa situação-problema, reflitam e elaborem um texto com os seguintes desafios:

DESAFIO 1: Enfermagem na saúde da criança e do adolescente

Na situação problema, Valentina é uma criança de 5 anos que teve um acidente doméstico, que provocou uma lesão por queimadura. O aspecto da lesão em MSD apresentava comprometimento da epiderme e da derme e a presença de flictenas (bolhas). Essas características sugerem qual classificação e extensão da queimadura? Quais cuidados de enfermagem podem ser prestados à essa criança? Quais condutas de enfermagem podem ser lançadas para prevenir acidentes domésticos com crianças?

DESAFIO 2: Enfermagem na Saúde do Idoso

Dona Ângela foi avaliada pela equipe médica na sala de emergência pois apresentou os seguintes sintomas: disartria, desvio de rima e alteração na marcha, indicativos de um provável diagnóstico de Acidente Vascular Encefálico (AVE). Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o AVE é a principal causa de incapacidade no Brasil com uma incidência anual de 108 para cada 100 mil habitante. Diante desse fato, descreva a fisiopatologia do AVE hemorrágico e isquêmico, bem como os diferentes tipos de AVE e seus principais sinais e sintomas.

DESAFIO 3: Urgência e Emergência em Enfermagem

O Acidente vascular encefálico hemorrágico é classificado como uma das principais emergências clínicas neurológicas. Devido a sua gravidade, torna-se imprescindível que o enfermeiro saiba realizar

(7)

o atendimento de forma rápida e eficiente, atentando-se a todos os sinais e sintomas apresentados. Assim, descreva como deve ser realizada a conduta na sala de emergência, bem como os cuidados de enfermagem diante do quadro apresentado por dona Ângela.

DESAFIO 4: Saúde do Trabalhador

Em decorrência do acidente de trabalho, o gestor de enfermagem do pronto-socorro deve tomar algumas providências em relação ao acidentado, além de propor medidas preventivas. Embora, cada instituição tenha um protocolo específico para os acidentes ocupacionais com material biológico, algumas medidas são padronizadas. Em relação a esta temática, responda os questionamentos a seguir:

1) Quais os cuidados imediatos com a área exposta?

2) Quais documentos devem ser preenchidos para que haja registro do ocorrido? Explique a importância desses documentos para a saúde ocupacional.

REFERÊNCIAS SUGERIDAS:

BRASIL. Ministério da Saúde. Protocolos da atenção básica: saúde da criança / Ministério da Saúde, Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa. Brasília: Ministério da Saúde, 2016.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Especializada. Manual de rotinas para atenção ao AVC. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2013. Disponível em: https://bit.ly/2uZ3iwC. Acesso em 03 fev. 2020.

BRUNNER & SUDDARTH: manual de enfermagem médico-cirúrgica / revisão técnica Sonia Regina de Souza - 14. ed. - Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2019. 804 p.

(8)

CARDOSO, M. G. et al. Seguimento clínico laboratorial de trabalhadores que sofreram acidente com material biológico em instituições hospitalares. Rev. Enferm. UFSM, Santa Maria, v. 9, n.51, p.1-16, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/36110/pdf. Acesso em: 03 fev. 2020.

FIGUEIREDO, W. M. et. al. Acidentes ocupacionais por material de risco biológico: estudo etnográfico. Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 4, n. 7; p. 4500-4518, nov. 2018. Disponível em: http://www.brjd.com.br/index.php/BRJD/article/view/690. Acesso em: 28 jan. 2020.

NUNES, E. Enfermagem na saúde da criança e do adolescente. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018.

OLIVEIRA-FILHO, J. et al. Guidelines for acute ischemic stroke treatment: part I. Arq.

Neuro-Psiquiatr., São Paulo, v. 70, n. 8, p. 621-629, ago. 2012. Disponível em: https://bit.ly/2OmKeiQ.

Acesso em 03 fev. 2020.

RODRIGUES, E. M. S. SILVA, A. L. SOUZA, J. R. M. LUCIO, S. R. VIEIRA, M. H.F. GOES, F. G. B. RODRIGUES, D. P. BRAGA, A. L. S. Acidentes domésticos infantis: as ações do enfermeiro como ferramenta para prevenção. Revista Enfermagem UFPE On Line, Recife, v. 7, n. 12, p. 6747-54, dez. 2013. DOI: 10.5205/reuol.2950-23586-1-ED.0712201304. Acesso em: 02 fev. 2020.

Agora é com vocês!

ORIENTAÇÕES

Após a realização das tarefas, elabore um relatório contemplando todos os estudos realizados, organizando-o com base nos seguintes critérios:

(9)

Introdução: você deve apresentar um texto que contemple os objetivos da produção textual,

bem como os principais assuntos que serão discutidos ao longo do trabalho. Desenvolvimento: será composto pelos textos realizados nas:

Desafio 1 Desafio 2 Desafio 3 Desafio 4

Considerações finais: você deve apresentar um texto que retome os objetivos da produção

textual, apresentando as principais reflexões desenvolvidas a partir da temática em estudo. O texto elaborado deve conter entre uma e duas páginas.

Referências: apresentar todas as referências utilizadas na elaboração da produção de acordo

com as normas da ABNT.

Anexos: apresentar os anexos, se houver.

Além dos elementos citados acima, o relatório final deve conter capa e folha de rosto.

NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL

a) Abra um documento no Word seguindo as normas da ABNT. Acesse a Biblioteca Digital, clique em “Padronização” e escolha as opções “Capa, Trabalhos acadêmicos e Normas para Dissertação”, depois na aba “Modelos de capas e trabalhos acadêmicos” baixe o arquivo Modelo para elaboração de Trabalho Acadêmico.

b) Este relatório deverá ser redigido na seguinte estrutura: capa de abertura, descrição separada de cada um dos itens solicitados na SP, acompanhada do detalhamento solicitado para cada um desses itens.

c) Ao definir quem serão os participantes do grupo, informe seu tutor presencial. Isto é importante para ele acompanhar e saber quem são os grupos que já estão formados. Lembre-se que é responsabilidade do aluno acompanhar o cadastro do grupo pelo aluno responsável (aluno líder), bem como acompanhar a inserção da atividade.

(10)

d) Quando o aluno responsável pelo cadastro do grupo e pelo cadastro de atividade não realiza os procedimentos dentro do prazo devido, todo o grupo fica prejudicado.

e) A postagem do arquivo final relacionado a PTG no AVA deve ser em um único arquivo, preferencialmente no formato Word, pelo aluno líder.

f) Salientamos que todos os alunos devem acompanhar a formação do grupo e a inserção da atividade direta de sua área restrita.

g) Em caso de dúvida para elaboração do trabalho, você deverá buscar orientações com o tutor presencial e o seu tutor à distância.

h) Atenção aos prazos de postagens!

Um ótimo trabalho!

Referências

Documentos relacionados

O procedimento pode ser associado à IPE e está indicado para doentes com capacidade funcional 0, 1 ou 2 (escala de Zubrod), com tumor ocupando menos de 50% do volume hepático, com

Intracranial  pressure  monitoring  in  severe  head  injury:  compliance  with  Brain   Trauma  Foundation  guidelines  and  effect  on  outcomes:  a  prospective

Sendo assim o trabalho aconteceu na semana do dia 05 de junho, dia em que se comemora o dia do Meio Ambiente, onde foi realizado uma atividade prática com alunos do Ensino Médio da

Para pacientes com doença avançada, a quimioterapia paliativa demonstrou ser melhor do que medidas de suporte exclusivas em pelo menos duas revisões sistemáticas, com impacto

O acréscimo de danazol em dose baixa (100mg/dia) em esquema de tratamento cirúrgico mais análogo do GnRH mostrou melhora dos sintomas dolorosos e manteve controle da dor por 12 e

Por isso, o Ministério da Saúde recomenda uma série de ações voltadas para a prevenção e o controle da anemia, tais como: incentivo à amamentação exclusiva até o sexto mês

“A estrutura curricular do Curso Técnico em Meio Ambiente, voltado para a população do cam- po, busca formar trabalhadores/as rurais para a identificação e enfrentamento

O Ministério da Saúde atualiza o Diagnosticar para Cuidar com o PLANO NACIONAL DE EXPANSÃO DA TESTAGEM PARA COVID-19 (PNE-Teste) que tem a finalidade de expandir o diagnóstico da