• Nenhum resultado encontrado

ACONTE. Desafio de precocidade sexual Página 2. Pesquisa inédita em. informativo carlos viacava nº - 11 Maio Página 4.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ACONTE. Desafio de precocidade sexual Página 2. Pesquisa inédita em. informativo carlos viacava nº - 11 Maio Página 4."

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

ACONTE

informativo carlos viacava nº- 11 • Maio 2015

(2)

Brasil 2015

D

epois de uma eleição muito disputada, o Brasil atravessa agora uma fase difícil da economia e da política, pagando um preço alto para tirar a sujeira escondida debaixo do tapete e corrigir os exageros de uma governança voltada apenas para vencer a disputa eleitoral.

Estamos vivendo estagnação econômica, inflação, de-semprego e agitação política e social.

Contudo, o agronegócio, que nos últimos anos sus-tentou o balanço de pagamentos e garantiu níveis mais baixos de inflação, vê-se numa situação de continuar a contribuir fortemente para o saneamen-to de nossa economia.

A correção da política cambial, iniciada em março deste ano, se confirmada e continuada nos próximos meses, não só vai permitir uma recuperação de nosso setor industrial como permitir uma expansão de nos-sas exportações de grãos, carnes, suco de laranja, açúcar, café e demais produtos do agronegócio. As restrições estarão nas deficiências de nossa in-fraestrutura, carente de investimentos em energia, transportes, armazenagem, enfim, em logística de uma forma geral.

Acredito que nosso trabalho vem contribuindo para o progresso do Brasil, buscando elevar a produtividade da pecuária, aumentando o desfrute através de ani-mais férteis e precoces e de olho na sustentabilidade através dos investimentos no programa de integração l avo u ra - p e c u á r i a .

Nossas fazendas vão produzir mais tour-inhos e novilhas ao mesmo tempo em que produzirão soja e milho, melhorando a qualidade e a con-servação dos solos. Vamos cumprir nosso papel e trabalhar para ajudar o Brasil a retomar seu cresci-mento em paz e com justiça social.

Mãos à obra!

Carlos Viacava

Avaliação Genética Genômica

C

om o avanço das tecnologias do CLARIFIDE da Zoetis, estamos melhorando a qualidade da informação, elevando substancialmente as acurácias das DEPs. Por meio da leitura do DNA dos animais foi possível constatar a presença ou ausência de determinadas combinações genéticas, informação que, associada às DEPs tradicionais, permite aumentar, em muito, a confiança na informação. DEPs como a MP120, que indicaria a habilidade materna (leiteira) que um touro pode transferir para suas filhas, só podem ser confirmadas depois da desmama de seus netos e netas, ou seja, depois de cinco anos da utilização de seu sêmen. Por isso, as acurácias são geralmente baixas, em torno de 20 a 25%. Com as DEPs genômicas, essa acurácia passa para algo em torno de 60%.

Por isso, estamos nos empenhando, especialmente neste ano de 2015, com o trabalho de análise do DNA pelo CLARIFIDE da Zoetis, para selecionar as melhores novilhas, matrizes do plantel ou doadoras, além dos melhores reprodutores para testes da Reprodução Programada ou para dar uma informação mais precisa aos nossos clientes, especialmente quando se fala de touros para Central ou repasse em rebanhos exigentes.

Desafio de precocidade sexual

H

á alguns anos, a marca CV tem trabalhado um pequeno núcleo de novilhas para o desafio de precocidade sexual. Na última estação de monta, decidimos ampliar este desafio a todas as bezerras nascidas na Fazenda São José.

As bezerras entraram no desafio com idade entre 10 e 14 meses e terminaram a estação entre 14 e 18 meses. Os resultados foram surpreendentes: 80,4% de prenhez no desafio precoce. O que mais chamou atenção foi que o desafio foi 100% a campo e demonstra o potencial genético que tem o rebanho CV para essa característica, que é de alta herdabilidade.

“A importância econômica desta característica é muito grande, pois ela praticamente elimina a recria das novilhas, e estas começam a retornar o investimento um ano mais cedo, melhorando muito o fluxo de caixa da propriedade. São muito mais bezerros por ano com a mesma quantidade de matrizes disponíveis”, destaca Ricardo Viacava.

editorial

Divulgação L eonar do Anjo s

(3)

Pesquisa inédita envolve redução do intervalo entre

gerações e aumento do ganho genético

Reprodução Programa

com DEP Genômica

Treinamento PAINT na

Fazenda Santa Gina

E

m pesquisa iniciada no começo deste ano, a marca CV, em parceria com a empresa In Vitro Brasil e a Universidade de São Paulo (USP), foi possível realizar a produção in vitro de embriões em fêmeas que ainda não atingiram a idade reprodutiva, com apenas dois meses de idade.

Uma das responsáveis pelo projeto, a mestranda Bruna Martins Guerreiro, conta que essas jovens fêmeas apresentam elevada produção de folículos presentes nos ovários, fato que pode favorecer o desempenho dessa categoria animal na PIVE. “A utilização de bezerras de dois a quatro meses de idade como doadoras em programas de PIVE promove rápido ganho genético através da redução do intervalo de geração dos rebanhos”, conta.

Foram aspiradas 30 bezerras de dois a quatro meses de idade, que tiveram um número de oócitos recuperados de 16,4 por bezerra, num total de 364. O número de embriões produzidos foi de 2,4 por bezerra, num total de 67, todos vitrificados. Ricardo Viacava, diretor da seleção CV, acredita na técnica, pois a mesma viabiliza a redução do intervalo entre gerações e o aumento do ganho genético. “Gostamos de estar na vanguarda da tecnologia e contribuir para uma pecuária mais avançada e sustentável”, relata.

O projeto está em fase final e fica agora apenas no aguardo do diagnóstico de gestação, que será realizado ainda em abril. “Mostramos que é possível produzir embriões in vitro de fêmeas com apenas dois meses de idade, quando essas doadoras atingirem idade reprodutiva já vão ter filhos nascidos dentro do plantel”, finaliza Bruna.

A

Reprodução Programada (RP) da ANCP completa 20 anos em 2015. Para comemorar a data, a Entidade incorporou uma nova tecnologia no processo de seleção do teste de progênie, a DEP Genômica. Com a mudança, além de passarem pelos filtros genéticos e vistoria, os participantes serão genotipados. “Ao incorporar a DEP Genômica, a ANCP busca identificar com maior confiabilidade os machos que apresentam maior potencial genético”, destaca o zootecnista Luís Gustavo Figueiredo, pesquisador da ANCP. A Zoetis é a empresa responsável pela genotipagem dos animais. Entre os touros da

RP 2015 estão Veterano FIV de CV e Zodíaco FIV de CV.

N

os dias 24 e 25 de março, foi realizado o treinamento dos técnicos do PAINT, programa de melhoramento genético da CRV Lagoa para bovinos de corte. Participaram 25 técnicos avaliadores para padronização de conceitos e treinamento. “O objetivo deste treinamento é mostrar, na teoria e na prática, as evoluções do PAINT, bem como atualizar os técnicos sobre as inovações e resultados concretos obtidos com o uso da seleção genômica e da gestão inteligente do rebanho”, ressalta Ricardo Abreu, gerente de contas Corte e do PAINT.

Para completar a programação, foram realizadas atividades práticas das avaliações de Conformação, Precocidade, Musculosidade, Umbigo e Temperamento de 400 animais entre desmama e sobreano no criatório CV Nelore Mocho, do parceiro Carlos Viacava, na Fazenda São José, em Paulínia (SP) parceiro do programa PAINT.

Veterano FIV de CV

Zodíaco FIV de CV

Divulgação

Divulgação

(4)

Plantando e colhendo

Dia de campo na Fazenda Campina demonstrou vantagens da integração lavoura-pecuária

E

m parceria com a Embrapa (Empresa Brasileira de

Pesquisa Agropecuária), Unoeste (Universidade do Oeste

Paulista) e Cocamar, foi realizado no dia 10 de abril, na

Fazenda Campina, em Caiuá, próximo a Presidente Venceslau

(SP), o primeiro Dia de Campo “Sistemas Agropecuários para

os Solos Arenosos”, para demonstração do projeto Integração

Lavoura-Pecuária que vem sendo realizado há dois anos.

A região possui solos arenosos, geralmente impróprios para

a agricultura, porém, com a utilização de tecnologias e

integrando com a pecuária, é possível torná-los altamente

produtivos. Para comprovar a eficácia da ILP, o projeto foi

demonstrado em quatro estações: “Uso Sustentável de

Solos Arenosos”, “Colheita de Soja e Ganhos da Pecuária”,

“Importância da Soja na ILP” e “Desempenho Pecuário em

Solos Arenosos”.

O professor da Unoeste, Edemar Moro, explica que, no Brasil,

há uma vasta quantidade de áreas de solos arenosos – a

estimativa é que esse número é superior a 100 milhões de

hectares. É uma área que, possivelmente, já possui pecuária,

e que, por isso, a inserção do processo de agricultura seria

muito mais fácil. “Não é preciso desmatar mais. Se utilizarmos

metade dessas áreas, já dobraríamos a capacidade do País de

produzir grãos”, afirma.

O pesquisador da Embrapa, João Kluthcouski, defende que

a integração é o método mais sustentável de se explorar

a agropecuária. “Você consegue trabalhar com culturas

anuais, tipo soja e milho, intercalando com pastagens e

aproveitando o mesmo espaço”, explica. Ele defende que

as pastagens tropicais, especialmente as braquiárias,

regeneram o solo, e que essa combinação de pasto com

Carlos Viacava (de chapéu), junto com Ricardo Viacava (segundo da direita para esquerda), recebem

pecuaristas e técnicos em Dia de Campo na Fazenda Campina em Presidente Venceslau, SP.

L

eonar

do Anjo

(5)

grãos faz com que a agricultura deixe resíduos de adubo

para o pasto crescer adequadamente. O pasto cobre o solo,

inibindo o estabelecimento de plantas daninhas, e corrige os

problemas físicos para que a agricultura vá melhor. “É um

efeito sinérgico”, finaliza.

Na Fazenda Campina, dos 2.000 hectares disponíveis

anteriormente apenas para a pecuária, foram separados,

no primeiro ano (safra 2013/2014), 300 hectares para a

integração. Mesmo apesar dos primeiros resultados não

serem favoráveis, devido a um período extremamente atípico,

com veranicos de 35 dias, foi possível conseguir uma média

de 25 sacas por hectares.

O benefício, no entanto, foi sentido na pecuária, com a

silagem do milho, transformada em carne, possibilitando

ganhos de 700 a 800 gramas dia animal, no período da seca

durante o inverno.

Na atual safra (2014/2015), são 450 hectares, com previsão

de aumento para 750 hectares no terceiro ano do projeto. O

gerente da propriedade, Juliano Roberto da Silva, acredita

que o investimento é totalmente viável para a compensação

da pecuária. “Melhorar o desempenho dos animais em época

de seca é uma das maiores vantagens. O pecuarista não sabe

o tamanho do potencial da fazenda, quando se implanta um

projeto de Integração Lavoura-Pecuária”, defende.

Para Carlos Viacava, “estar na vanguarda da tecnologia e contribuir

para uma agropecuária sustentável é de grande valia. Reformar a

pastagem da fazenda e, ainda, produzir grãos, vai muito além dos

lucros, já que consiste em se transformar uma cultura”.

Estações do Projeto ILP/CV: público presente e atento ao modelo de Integração Lavoura/Pecuária praticado pela marca CV.

L eonar do Anjo s L eonar do Anjo s L eonar do Anjo s L eonar do Anjo s L eonar do Anjo s

(6)

55º Leilão Nelore Mocho CV

sinop/mt

O

55º Leilão Nelore Mocho CV será promovido no dia 13

de junho, a partir das 14 horas, em Sinop (MT), durante a

Exponop. Neste ano, serão comercializados 90 touros, além

de uma oferta especial de lotes de 1.000 animais para recria

e engorda de criadores da região. O remate terá transmissão

ao vivo pelo Canal do Boi para todo o Brasil e organização da

Programa Leilões MT.

A maioria, 80 touros, tem idade entre 30 e 32 meses, com 700

kg a 800 kg de peso. Também foram escolhidos pelo Ricardo

Viacava 10 touros da geração 2013, muito bem avaliados com 20

a 24 meses de idade e pesando em torno de 600 kg.

São animais rústicos, criados e recriados a pasto, filhos de

grandes reprodutores como Backup, Jaguarari, C 8288 da MN

(Jamanta), Erug de Naviraí, Ilópolis, Quibelo, Oficial, Tecelão e

Abel, entre outros. Em média, contam com avaliação genética

que os classifica como Top 7%, ou seja, estão incluídos no grupo

dos 7% melhores touros do programa da ANCP.

Será a terceira versão do Nelore Mocho CV em Sinop, onde a

família Viacava conquistou novos amigos e pode expandir seu

universo de clientes.

O Professor Raysildo B. Lôbo, presidente da ANCP, prestigiou

o leilão e retornará à Sinop em 2015 para mais uma edição da

Exposição Genética desenvolvida há três anos no parque de

exposições da Acrinorte, onde ministrará mais uma palestra aos

O criador Marcio Braga, da Fazenda Beira Rio, de Pontes e

Lacerda (MT), conta que tem se surpreendido com o que está

ao pé das vacas após aquisição de exemplares no leilão de 2013.

“Fiz um investimento em 16 animais e a prole do CV, como foi

criada a campo, não sentiu nada, chegou trabalhando e só tem

melhorado”, explica.

Na edição do ano passado, foram vendidos 144 touros. Com

faturamento total de R$ 827 mil, o remate teve média de R$

5.743,33 por cabeça.

Divulgação

(7)

56º Leilão Nelore Mocho CV

Paulínia/sP

N

este ano, o 56º Leilão Nelore Mocho CV, realizado em

Paulínia (SP), acontecerá no dia 26 de julho, na Fazenda

São José. O evento, que terá cobertura completa pelo Canal

do Boi, ofertará 250 touros PO e 40 novilhas PO com prenhez

confirmada. Como sempre a organização estará por conta de

Paulo Horto, da Programa Leilões.

Será a 18ª versão do leilão da fazenda São José, onde a família

Viacava recebe todos os anos mais de 800 convidados de todo

Brasil e até do exterior para conhecer o trabalho da seleção CV,

que neste ano reúne quase 300 cabeças de animais classificados

entre os 5% melhores animais do Programa da ANCP.

As novilhas são da safra 2012 e vão parir entre agosto e

dezembro. Já os touros são da safra 2013 e contam com

18 a 26 meses de idade. Muitos deles contam com CEIP

(Certificado Especial de Identificação e Produção), sendo

muito bem avaliados na ANCP – média Top 5%. São animais

rústicos, criados e recriados a campo, com fertilidade

garantida e com preparação de 90 dias para o leilão. Filhos

de Quadradão, Jaguarari, 7308 PO Perdizes, Bacana,

Avesso, Backup, Quibelo, Abel e Oceano, entre outros.

Muitos deles são touros para central de inseminação ou

para repasse nos mais exigentes plantéis de Nelore Mocho.

Para manter a tradição dos últimos 4 anos novamente será

oferecida quota de 50% de touro escolhido pela equipe da CRV

Lagoa, que estará contratado para a especialíssima bateria de

touros daquela Central. No ano passado foi o Veterano de CV,

em 2013 Tanto de CV, em 2012 Abel de CV e em 2011 foi a vez

do Quibelo de CV.

O criador Paulo Cesar Gonçalves, da Fazenda Janaina, de

Nioaque (MS), que adquiriu alguns exemplares da seleção CV,

se diz muito contente e acredita que trabalhar com genética

melhorada impacta muito no resultado final. “A bezerrada

melhor que tem na fazenda é a do Viacava”, ressalta.

Na edição do ano passado foi contabilizado um total de R$ 1,8

milhão em vendas, sendo R$ 1.552.799,76 dos 192 machos e R$

245.040,00 das 32 fêmeas, com uma média de R$ 8.008,19 por

cabeça. Somando-se a venda de sêmen, o resultado geral do

remate foi de R$ 1.822.169,76.

Com 55 compradores de nove diferentes Estados, o lote

que mais se destacou foi do reprodutor Veterano FIV de CV,

contratado para integrar a bateria Nelore Mocho da CRV Lagoa.

O reprodutor é Top 0,5%, com MGT de 19,12 e continuidade

genética do consagrado Jaguarari do CV.

(8)

Quem usa a genética CV, sente na carne

Referências

Documentos relacionados

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

19 e 20 Escola Catequética Vinde e Vede – Formação com Catequistas Catequistas Paroquiais Santo Antonio da Platina Catequese 19 e 20 Escola Catequética Vinde e Vede –

São considerados custos e despesas ambientais, o valor dos insumos, mão- de-obra, amortização de equipamentos e instalações necessários ao processo de preservação, proteção

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo

Este estudo tem o intuito de apresentar resultados de um inquérito epidemiológico sobre o traumatismo dento- alveolar em crianças e adolescentes de uma Organização Não

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se