• Nenhum resultado encontrado

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DESPORTIVA DO FUTEBOL DE SANTA CATARINA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TRIBUNAL DE JUSTIÇA DESPORTIVA DO FUTEBOL DE SANTA CATARINA"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DESPORTIVA DO FUTEBOL DE SANTA CATARINA 3° COMISSÃO DISCIPLINAR

Pauta de Julgamento do dia 11/12/2013 EDITAL DE CITAÇÃO/INTIMAÇÃO N° 062/2013

De ordem do Presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol de Santa Catarina, Dr. GIOVANI RODRIGUES MARIOT, com fundamento no art. 78-A, parágrafo nico, e arts. 45, 47 e 48, todos do CBJD, faço publicar o presente Edital em que são CITADAS e INTIMADAS as partes abaixo nominadas para, querendo, defender-se, pessoalmente ou por Advogado formalmente constituído, no processo contra elas movido nesta Justiça Desportiva, tornando p blico, através deste Edital, que,

No dia 11 de Dezembro de 2013 às 19 hora(s), serão julgados NA SEDE DA FESPORTE, LOCALIZADA A RUA COMANDANTE JOSÉ RICARDO NUNES, Nº 79, BAIRRO CAPOEIRAS EM FLORIANÓPOLIS/SC CEP: 88.070-220, os seguintes processos:

1 – PROCESSO 422/2013 - EM TRAMITE AUDITOR RELATOR: JACSON NUNES

CAMPEONATO: ESTADUAL DE NÃO-PROFISSIONAL ADULTO JOGO: AVANTE X CARAVAGGIO – data do jogo: 16/11/2013 DENUNCIADO(S):

1 MATEUS M. ANDRAUS

DENÚNCIA DA PROCURADORIA:

MATEUS M. ANDRAUS, médico da equipe do CARAVAGGIO, CRM/SC 19.617, por infringir a norma do art. 258 do CBJD, pois, conforme relatório da partida, o denunciado ofendeu o árbitro com as seguintes palavras: “Vai tomar no cu, seu louco, não foi falta ladrão..”Assim agindo o denunciado infringiu o artigo acima mencionado.

2 – PROCESSO 423/2013 - EM TRAMITE AUDITOR RELATOR: LUCAS GHISI GARCIA

CAMPEONATO: CATARINENSE DIVISÃO PRINCIPAL JUNIOR JOGO: JOINVILLE X FIGUEIRENSE – data do jogo: 20/11/2013 DENUNCIADO(S):

1 BRUNO ANTONIO DOS SANTOS DENÚNCIA DA PROCURADORIA:

BRUNO ANTONIO DOS SANTOS, atleta do FIGUEIRENSE, inscrição na CBF no. 316.578, por infração ao art. 254-A do CBJD, pois, conforme consta no relatório do árbitro da partida, o denunciado foi expulso de campo aos 32 minutos do segundo tempo de jogo por chutar seu adversário em uma disputa de bola, infringindo desta forma a norma do artigo acima mencionado. 2 JEFERSON NOGUEIRA JÚNIOR

(2)

DENÚNCIA DA PROCURADORIA:

JEFERSON NOGUEIRA JÚNIOR, atleta do FIGUEIRENSE, inscrição na FCF n° 326.522, por infringir a norma do art. 258 do CBJD, pois, conforme relatório do árbitro da partida, o denunciado foi expulso aos 49 minutos do segundo tempo, por dirigir-se ao árbitro de forma acintosa, fazendo o uso das seguintes palavras: “Tu é um ladrão, seu filho da puta, vai te fuder.” Assim agindo o denunciado infringiu a norma do artigo acima mencionado.

3 YAGO FELIPE DA COTA ROCHA DENÚNCIA DA PROCURADORIA:

YAGO FELIPE DA COTA ROCHA, atleta do FIGUEIRENSE, inscrição na FCF n° 303718, por infringir a norma do art. 258 do CBJD, pois, conforme relatório do árbitro da partida, o denunciado foi expulso após o término da partida por dirigir-se ao árbitro da seguinte forma: “Seu filho da puta, tu é um ladrão, um safado, vai tomar no cu.” Não satisfeito, o denunciado ainda se dirigiu até a árbitra assistente e, de dedo em riste, desferiu as seguintes palavras: “Sua puta, tu é muito ruim, sua safada.”. Assim agindo o denunciado infringiu a norma do artigo acima mencionado.

3 – PROCESSO 424/2013 - EM TRAMITE

AUDITOR RELATOR: JOÃO JOSÉ MELLO PIONER CAMPEONATO: CATARINENSE DIVISÃO DE ACESSO

JOGO: BLUMENAU X INTERNACIONAL – data do jogo: 24/11/2013 DENUNCIADO(S):

1 ALAN MACHADO SANTANA DENÚNCIA DA PROCURADORIA:

ALAN MACHADO SANTANA, atleta do INTERNACIONAL, RG 50.493.550-1 por infração ao art. 254-A do CBJD, pois, conforme consta no relatório do árbitro da partida, aos 31 minutos do 2º tempo o denunciado chutou seu adversário em lance fora da disputa de bola. Assim agindo o Denunciado infringiu o artigo acima mencionado.

4 - PROCESSO 425/2013 - EM TRAMITE AUDITOR RELATOR: JACSON NUNES CAMPEONATO: INFANTIL LITORAL

JOGO: FIGUEIRENSE X AVAÍ – data do jogo: 23/11/2013 DENUNCIADO(S):

1 RODRIGO TAVARES MARTINS DENÚNCIA DA PROCURADORIA:

RODRIGO TAVARES MARTINS, nº 9, atleta da equipe FIGUEIRENSE FUTEBOL CLUBE;, pois, conforme consta dos documentos oficiais da partida o denunciado foi expulso após agressões mutuas, com os atletas GUILHERME SILVA ELLER nº 8, atleta da equipe FIGUEIRENSE FUTEBOL CLUBE e LUCAS U. DE ANDRADE DE MACEDO, n° 14, atleta da equipe AVAI FUTEBOL CLUBE. Agindo desta forma, responde o Denunciado pela sanção prevista no art. 254-A do CBJD.

2 GUILHERME SILVA ELLER DENÚNCIA DA PROCURADORIA:

(3)

GUILHERME SILVA ELLER nº 8, atleta da equipe FIGUEIRENSE FUTEBOL CLUBE;, pois, conforme consta dos documentos oficiais da partida o denunciado foi expulso após agressões mutuas, com os atletas RODRIGO TAVARES MARTINS, nº 9, atleta da equipe FIGUEIRENSE FUTEBOL CLUBE e LUCAS U. DE ANDRADE DE MACEDO, n° 14, atleta da equipe AVAI FUTEBOL CLUBE. Agindo desta forma, responde o Denunciado pela sanção prevista no art. 254-A do CBJD.

2 LUCAS VINÍCIUS DE ANDRADE DE MACEDO DENÚNCIA DA PROCURADORIA:

LUCAS VINÍCIUS DE ANDRADE DE MACEDO, n° 14, atleta da equipe AVAI FUTEBOL CLUBE;, pois, conforme consta dos documentos oficiais da partida o denunciado foi expulso após agressões mutuas, com os atletas RODRIGO TAVARES MARTINS, nº 9, atleta da equipe FIGUEIRENSE FUTEBOL CLUBE e GUILHERME SILVA ELLER nº 8, atleta da equipe FIGUEIRENSE FUTEBOL CLUBE. Agindo desta forma, responde o Denunciado pela sanção prevista no art. 254-A do CBJD.

5 - PROCESSO 426/2013 - EM TRAMITE AUDITOR RELATOR: LUCAS GHISI GARCIA CAMPEONATO: COPA SANTA CATARINA

JOGO: METROPOLITANO X CANOINHAS – data do jogo: 28/11/2013 DENUNCIADO(S):

1 PAULO H. MARZINOTI DA SILVA DENÚNCIA DA PROCURADORIA:

PAULO H. MARZINOTI DA SILVA, atleta do Canoinhas A. C., inscrito na CBF sob o registro nº 163.877, por praticar ato desleal e desrespeitar o árbitro da partida, incorrendo, assim, nas sanções dos arts. 250 e 258 do CBJD. Isto porque, conforme consta no relatório disciplinar, aos 16 minutos do segundo tempo, foi expulso por “segurar seu adversário impedindo-o de realizar um ataque promissor”, incidindo, desta forma, nas penas do art. 250 do CBJD. Destaca-se que, em que pese a expulsão ter sido decorrente da reincidência em cartão amarelo, a conduta praticada configura infração disciplinar tipificada no CBJD, razão pela qual merece reprimenda perante a Justiça Desportiva. Mas a denunciado foi além! Como se não bastasse, após a expulsão, ofereceu resistência para deixar o campo de jogo e, ainda, proferiu as seguintes palavras ao árbitro da partida: - “tu estás louco, vai tomar no cu, seu palhaço” -, razão pela qual responde, também, pelo disposto no art. 258 do CBJD.

6 – PROCESSO 427/2013 - EM TRAMITE

AUDITOR RELATOR: JOÃO JOSÉ MELLO PIONER CAMPEONATO: CATARINENSE DIVISÃO DE ACESSO

JOGO: INTERNCIONAL X BLUMENAU – data do jogo: 01/12/2013 DENUNCIADO(S):

1 ERLON JOE DOS SANTOS DENÚNCIA DA PROCURADORIA:

ERLON JOE DOS SANTOS, atleta do E. C. Internacional, inscrito na CBF sob registro nº 122.861, por praticar agressão física contra atleta adversário, pois, conforme consta no relatório do árbitro da partida, aos 40 minutos do primeiro tempo, fora expulso, de forma direta, por “dar um

(4)

chute na altura da perna” do segundo denunciado, incorrendo, assim, nas sanções do art. 254-A do CBJD.

2 SILVONEI FERREIRA DE SOUZA DENÚNCIA DA PROCURADORIA:

SILVONEI FERREIRA DE SOUZA, atleta do Blumenau E. C., inscrito na CBF sob registro nº 141.076, por praticar agressão física contra atleta adversário, pois, conforme consta no relatório do árbitro da partida, aos 40 minutos do primeiro tempo, fora expulso, de forma direta, pois, após ter sido agredido pelo primeiro denunciado, “revidou com uma pisada no pé”, incidindo, desta forma, também, nas penas do art. 254-A do CBJD.

7 - PROCESSO 429/2013 - EM TRAMITE AUDITOR RELATOR: JACSON NUNES

CAMPEONATO: CATARINENSE DIVISÃO PRINCIPAL JUNIOR JOGO: JOINVILLE X CRICIÚMA – data do jogo: 03/12/2013 DENUNCIADO(S):

1 BRUNO HENRIQUE LOPES DENÚNCIA DA PROCURADORIA:

BRUNO HENRIQUE LOPES, atleta do Criciúma E. C., inscrito na CBF sob registro nº 310.101, por praticar agressão física contra atleta adversário, pois, conforme consta no relatório do árbitro da partida, aos 24 minutos do segundo tempo, fora expulso, de forma direta, por trocar “socos após uma disputa de bola, estando ainda a bola em jogo” com o segundo denunciado, incorrendo, assim, nas sanções do art. 254-A do CBJD.

2 CAIQUE PAULO SANTOS GOULART DENÚNCIA DA PROCURADORIA:

CAIQUE PAULO SANTOS GOULART, atleta do Joinville E. C., inscrito na CBF sob registro nº 365.590, por praticar agressão física contra atleta adversário, pois, conforme consta no relatório do árbitro da partida, aos 24 minutos do segundo tempo, fora expulso, de forma direta, por trocar “socos após uma disputa de bola, estando ainda a bola em jogo” com o primeiro denunciado, incidindo, desta forma, nas penas do art. 254-A do CBJD.

3 ARLINDO VOLTOLINI

DENÚNCIA DA PROCURADORIA:

ARLINDO VOLTOLINI, massagista do Joinville E. C., inscrito no RG sob o nº 1.352.737 SSP/SC, por ofender em sua honra o árbitro da partida, pois, conforme consta no relatório disciplinar, aos 41 minutos do segundo tempo, fora expulso por proferir as seguintes palavras ao árbitro: - “Seu safado! Veio aqui para roubar a gente! Vai tomar no cu seu ladrão! Vagabundo!” -, incorrendo, assim, nas sanções do art. 243-F do CBJD, com a necessária aplicação do disposto no § 1º do mesmo dispositivo.

4 GABRIEL EDUARDO SAUERBECK DENÚNCIA DA PROCURADORIA:

GABRIEL EDUARDO SAUERBECK, atleta do Joinville E. C., inscrito na CBF sob registro nº 365.448, por agredir fisicamente, ofender em sua honra e ameaçar o árbitro assistente da partida, incorrendo, assim, nas sanções dos arts. 254-A, 243-F e 243-C, todos do CBJD. Isto porque, conforme relatório disciplinar, aos 48 minutos do segundo tempo, após a anulação de um gol a favor

(5)

de sua equipe, o denunciado partiu em direção ao assistente nº 01, Sr. Eder Alexandre, e o empurrou, o que configura a prática da infração disciplinar tipificada no art. 254-A do CBJD, com a necessária observância do disposto no § 3º do mesmo dispositivo. Além disso, consta que, não contente em agredir fisicamente o árbitro assistente, o denunciado ainda proferiu as seguintes palavras a ele direcionadas: - “Ah não! Você está maluco? Seu merda! Tá inventando! Seu filho da puta!” -, razão pela qual reponde pelo previsto no art. 243-F do CBJD, com a necessária aplicação do seu § 1º. Como se não bastasse, ainda disse: - “vai apanhar” -, o que configura a ameaça, pelo que, também, incide na conduta tipificada no art. 243-C do CBJD.

5 FERNANDO CESAR GIL

DENÚNCIA DA PROCURADORIA:

FERNANDO CESAR GIL, técnico do Joinville E. C., inscrito no CREF sob registro nº 011127-G/SC, por agredir fisicamente e ofender em sua honra o árbitro assistente da partida, incorrendo, assim, nas sanções dos arts. 254-A e 243-F, ambos do CBJD. Isto porque, conforme relatório disciplinar, aos 48 minutos do segundo tempo, após a anulação de um gol a favor de sua equipe, o denunciado partiu em direção ao assistente nº 01, Sr. Eder Alexandre, e o empurrou, o que configura a prática da infração disciplinar tipificada no art. 254-A do CBJD, com a necessária observância do disposto no § 3º do mesmo dispositivo. Consta ainda que, além de agredir fisicamente o árbitro assistente, o denunciado proferiu as seguintes palavras: - “Tá de sacanagem! Veio fuder nosso time! Onde você viu impedimento! Você não vai dormir hoje! Bandido! -, incorrendo, assim, nas sanções do art. 243-F do CBJD, com a necessária aplicação do seu § 1º. Destaca-se que “foi necessário (sic) a intervenção do policiamento para proteger a arbitragem e aguardar a saída dos indivíduos expulsos de campo”.

6 FÁBIO FAGUNDES DE OLIVEIRA DENÚNCIA DA PROCURADORIA:

FÁBIO FAGUNDES DE OLIVEIRA, treinador de goleiros do Joinville E. C., inscrito no RG sob o nº 1.479.559/0, por agredir fisicamente e ofender em sua honra o árbitro assistente da partida, incorrendo, assim, nas sanções dos arts. 254-A e 243-F, ambos do CBJD. Isto porque, conforme relatório disciplinar, aos 48 minutos do segundo tempo, após a anulação de um gol a favor de sua equipe, o denunciado partiu em direção ao assistente nº 01, Sr. Eder Alexandre, e o empurrou, o que configura a prática da infração disciplinar tipificada no art. 254-A do CBJD, com a necessária observância do disposto no § 3º do mesmo dispositivo. Consta ainda que, além de agredir fisicamente o árbitro assistente, o denunciado proferiu as seguintes palavras: - “Tá de sacanagem! Veio fuder nosso time! Onde você viu impedimento! Você não vai dormir hoje! Bandido! -, incorrendo, assim, nas sanções do art. 243-F do CBJD, com a necessária aplicação do seu § 1º. Destaca-se que “foi necessário (sic) a intervenção do policiamento para proteger a arbitragem e aguardar a saída dos indivíduos expulsos de campo”.

7 JOINVILLE ESPORTE CLUBE DENÚNCIA DA PROCURADORIA:

JOINVILLE ESPORTE CLUBE, entidade de prática desportiva filiada à FCF, por deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir desordem em sua praça de desportos e o arremesso de objetos no campo de jogo, incorrendo, assim, nas sanções do art. 213, I e III do CBJD. Isto porque, conforme consta no relatório disciplinar, aos 48 minutos do segundo tempo, “objetos foram arremessados para dentro do campo, por parte da torcida do Joinville E. C., tanto em direção à equipe do Criciúma E. C., quanto em direção à equipe de arbitragem”. De acordo com o árbitro da partida, foram arremessados 01 chinelo, 02 latas de cerveja, 01 lata de refrigerante e 02 garrafas de água mineral, conforme objetos encaminhados e juntados aos autos. Além disso, “o delegado do jogo, Sr. Edgar Moretti da Silva, foi atingido por diversas cusparadas que partiram da torcida do Joinville E. C. localizada acima dos bancos de reserva. Também foi arremessada uma lata de cerveja na direção do assistente nº 02, Sr. Sandro Rocha, sendo este atingido pelo líquido da mesma”. Diante das condutas dos atletas, membros de comissão técnica e torcedores, merece a entidade denunciada severa e exemplar reprimenda por parte da Justiça Desportiva, como forma a

(6)

desestimular a reiteração de tais atitudes. Sendo assim, ante a desordem instalada na praça desportiva e o arremesso de objetos no campo de jogo, aliados à evidente ausência de medidas capazes de prevenir e reprimir situações desta natureza, incide a denunciada nas condutas previstas no art. 213, I e III do CBJD, estando recomendada, diante da elevada gravidade dos fatos, a incidência da hipótese estampada no § 1º do mesmo dispositivo.

8 – PROCESSO 430/2013 - EM TRAMITE

AUDITOR RELATOR: JOÃO JOSÉ MELLO PIONER

CAMPEONATO: CATARINENSE DIVISÃO PRINCIPAL JUVENIL JOGO: FIGUEIRENSE X CRICIÚMA – data do jogo: 29/11/2013 DENUNCIADO(S):

1 ANATAN MACARINI

DENÚNCIA DA PROCURADORIA:

ANATAN MACARINI, gandula da partida, por praticar atitude contrária à ética desportiva, pois, conforme relatório disciplinar, aos 39 minutos do segundo tempo, fora expulso por “esconder a bola e demorar excessivamente na reposição de bola", incorrendo, assim, nas sanções do art. 258 do CBJD.

2 FIGUEIRENSE FUTEBOL CLUBE DENÚNCIA DA PROCURADORIA:

FIGUEIRENSE FUTEBOL CLUBE, entidade de prática desportiva vinculada à FCF, tendo em vista os fatos praticados pelo gandula do jogo, denunciado nos termos da alínea "a" desta peça acusatória (“esconder a bola e demorar excessivamente na reposição de bola"). Neste contexto, em razão da atitude contrária à ética desportiva praticada pelo gandula por ela indicado, deve responder, também, a entidade a que está vinculado, razão pela qual incide nas penas do art. 258-D do CBJD. 3 MATHEUS DOS SANTOS NUNES

DENÚNCIA DA PROCURADORIA:

MATHEUS DOS SANTOS NUNES, atleta do Criciúma E. C., inscrito na CBF sob o registro nº 380.137, por agredir fisicamente e desrespeitar o árbitro da partida, incorrendo, assim, nas sanções dos arts. 254-A e 258, ambos do CBJD. Isto porque, conforme relatório disciplinar, após o término da partida, o denunciado partiu em direção ao árbitro e o empurrou, o que configura a prática da infração disciplinar tipificada no art. 254-A do CBJD, com a necessária observância do disposto no § 3º do mesmo dispositivo. Consta ainda que, além de agredir fisicamente o árbitro, o denunciado, com o dedo em riste, apontando para o rosto do árbitro, ainda proferiu as seguintes palavras: - “Tá de sacanagem! Seu vadio! Só cinco minutos? Tá de brincadeira!” -, incorrendo, assim, nas sanções do art. 258. Destaca-se que “o mesmo só se afastou após ser contido por jogadores e membros da comissão técnica de sua equipe”.

9 – PROCESSO 431/2013 - EM TRAMITE

AUDITOR RELATOR: JOÃO JOSÉ MELLO PIONER

CAMPEONATO: CATARINENSE DIVISÃO PRINCIPAL JUNIOR JOGO: CRICIÚMA X JOINVILLE – data do jogo: 30/11/2013 DENUNCIADO(S):

(7)

DENÚNCIA DA PROCURADORIA:

IGOR OTAVIANO DA SILVA RODRIGUES, atleta da Joinville E. C., inscrito na CBF sob registro nº 314.461, por praticar jogada violenta, pois, conforme consta no relatório disciplinar da partida, aos 31 minutos do segundo tempo, fora expulso, por “calçar seu adversário nº 14, na disputa de bola, atingindo o tornozelo de forma temerária”, incorrendo, assim, nas sanções do art. 254 do CBJD. Em que pese a expulsão ter sido decorrente da reincidência em cartão amarelo, a conduta praticada configura infração disciplinar tipificada no CBJD, razão pela qual merece reprimenda perante a Justiça Desportiva.

2 EDY BUENO DE MENEZES NETO DENÚNCIA DA PROCURADORIA:

EDY BUENO DE MENEZES NETO, atleta da Criciúma E. C., inscrito na CBF sob registro nº 361.724, por desrespeitar o árbitro da partida, pois, conforme consta no relatório disciplinar, aos 44 minutos do segundo tempo, fora expulso, de forma direta, por dirigir-se ao árbitro dizendo “vai tomar no cu”, o que configura a prática da infração disciplinar tipificada no art. 258 do CBJD. 3 MAURICIO GUSTAVO THO DACORÉGIO

DENÚNCIA DA PROCURADORIA:

MAURICIO GUSTAVO THO DACORÉGIO, auxiliar técnico do Criciúma E. C., inscrito no CREF sob registro nº 8673-G/SC, por reclamar desrespeitosamente contra as decisões da arbitragem, pois, conforme consta no relatório disciplinar, aos 44 minutos do segundo tempo, fora expulso por “protestar com gestos e palavras as decisões da arbitragem”, incorrendo, assim, nas sanções do art. 258 do CBJD.

Referências

Documentos relacionados

FRONTEIRAS CULTURAIS: OS SABERES RECONHECIDOS PELO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ- UEPA. 23/11/2017 14H

• As folhas de texto definitivo são os únicos documentos válidos para avaliação da prova discursiva. • Os espaços para rascunho, contidos no caderno de provas, são de

Pôde-se constatar que o aumento da condutividade elétrica da solução de irrigação reduziu de modo linear a área foliar e quantidade de massa seca da parte aérea para

Assim, o título de Subespecialidade de Reumatologia Pediátrica poderá ser concedido, também, aos médicos que, após adquirirem a especialidade de Pediatria ou de

Nota Fiscal Eletrônica (NF-e): O projeto da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) foi implantado em 2006 para empresas participantes do Projeto Piloto em cinco

A vida de mulheres e homens trans – transexuais, travestis e transgêneros – parece apresentar a transformação do corpo como crucial na sua produção, que pode ser realizada por

Na análise dos retornos anormais decorrentes do ajuste dos preços com betas variáveis (caso base), constatou-se um retorno anormal médio positivo de 2,76% na data ex-dividends. Cerca

3 — O valor das propinas devidas pela inscrição em ciclo de estudo conducente ao grau de mestre, à exceção dos indicados no ponto 4 deste artigo, é fixado pelo conselho geral