• Nenhum resultado encontrado

FORMULÁRIO DE INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FORMULÁRIO DE INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

STARTOURS FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES INVESTIMENTO NO EXTERIOR Competência: 28/12/2017

Data de Geração: 28/12/2017

Versão: 2.0

CNPJ/MF do FUNDO: 17.998.233/0001-28

Tipo ANBIMA: Ações Investimento no Exterior. Fundos que possuem, no mínimo, 67% (sessenta e sete por cento) da carteira em ações à vista, bônus ou recibos de subscrição, certificados de depósito de ações, cotas de fundos de ações, cotas dos fundos de índice de ações e Brazilian Depositary Receipts, classificados como nível I, II e III, sendo o hedge cambial da parcela de ativos no exterior facultativo ao gestor. Esses fundos podem investir em ativos financeiros no exterior em parcela superior a 40% (quarenta por cento) do patrimônio líquido, nos termos da regulamentação da CVM.

ESTE FORMULÁRIO FOI PREPARADO COM AS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS AO ATENDIMENTO DAS DISPOSIÇÕES DO CÓDIGO ANBIMA DE REGULAÇÃO E MELHORES PRÁTICAS PARA OS FUNDOS DE INVESTIMENTO, BEM COMO DAS NORMAS EMANADAS DA COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS. A AUTORIZAÇÃO PARA FUNCIONAMENTO E/OU VENDA DAS COTAS DESTE FUNDO NÃO IMPLICA, POR PARTE DA COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS OU DA ANBIMA, GARANTIA DE VERACIDADE DAS INFORMAÇÕES PRESTADAS, OU JULGAMENTO SOBRE A QUALIDADE DO FUNDO, DE SEU ADMINISTRADOR OU DAS DEMAIS INSTITUIÇÕES PRESTADORAS DE SERVIÇOS.

ESTE FUNDO UTILIZA ESTRATÉGIAS QUE PODEM RESULTAR EM SIGNIFICATIVAS PERDAS PATRIMONIAIS PARA SEUS COTISTAS, PODENDO INCLUSIVE ACARRETAR PERDAS SUPERIORES AO CAPITAL APLICADO E A CONSEQUENTE OBRIGAÇÃO DO COTISTA DE APORTAR RECURSOS ADICIONAIS PARA COBRIR O PREJUÍZO DO FUNDO.

O INVESTIMENTO DO FUNDO DE QUE TRATA ESTE FORMULÁRIO APRESENTA RISCOS PARA O INVESTIDOR. AINDA QUE O GESTOR DA CARTEIRA MANTENHA SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS, NÃO HÁ GARANTIA DE COMPLETA ELIMINAÇÃO DA POSSIBILIDADE DE PERDAS PARA O FUNDO E PARA O INVESTIDOR.

ESTE FUNDO NÃO CONTA COM GARANTIA DO ADMINISTRADOR, DO GESTOR, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU, AINDA, DO FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITOS – FGC.

A RENTABILIDADE OBTIDA NO PASSADO NÃO REPRESENTA GARANTIA DE RENTABILIDADE FUTURA. AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESSE FORMULÁRIO ESTÃO EM CONSONÂNCIA COM O REGULAMENTO DO FUNDO, MAS NÃO O SUBSTITUEM. É RECOMENDADA A LEITURA CUIDADOSA TANTO DESTE FORMULÁRIO QUANTO DO REGULAMENTO, COM ESPECIAL ATENÇÃO PARA AS CLÁUSULAS RELATIVAS AO OBJETIVO E À POLÍTICA DE INVESTIMENTO DO FUNDO, BEM COMO ÀS DISPOSIÇÕES DO

(2)

FORMULÁRIO E DO REGULAMENTO QUE TRATAM DOS FATORES DE RISCO A QUE O FUNDO ESTÁ EXPOSTO.

O GESTOR DESTE FUNDO ADOTA POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLEIAS, QUE DISCIPLINA OS PRINCÍPIOS GERAIS, O PROCESSO DECISÓRIO E QUAIS SÃO AS MATÉRIAS RELEVANTES OBRIGATÓRIAS PARA O EXERCÍCIO DO DIREITO DE VOTO. TAL POLÍTICA ORIENTA AS DECISÕES DO GESTOR EM ASSEMBLEIAS DE DETENTORES DE ATIVOS QUE CONFIRAM AOS SEUS TITULARES O DIREITO DE VOTO.

Periodicidade mínima para divulgação da carteira do FUNDO

Mensalmente, até 10 (dez) dias após o encerramento do mês a que se referir, observada a possibilidade de omissão de ativos financeiros nos termos da regulamentação em vigor.

Local de Divulgação

Podem ser encaminhadas por meio físico ou por meio de canais eletrônicos ou por outros meios expressamente previstos na regulamentação em vigor e utilizados pelo ADMINISTRADOR, incluindo a rede mundial de computadores.

Forma de Solicitação

Como regra geral, realizada ao Serviço de Atendimento ao Cotista.

Riscos

Mercado: oscilações nos preços dos ativos financeiros em função de notícias econômicas/ políticas

Liquidez: impossibilidade de efetuar, dentro do prazo estabelecido no regulamento, pagamentos de resgates

Concentração: a concentração em emissores pode aumentar a exposição aos riscos

Sistêmicos e Operacionais: perdas resultantes de falha/deficiência/inadequação de processos internos, pessoas e sistemas

Restrição de Negociação: ativos podem estar sujeitos a restrições de negociação por bolsas de valores/centrais depositárias/órgãos reguladores

Crédito: capacidade dos emissores dos ativos financeiros em honrar os compromissos de pagamento

Derivativos: a realização de operações no mercado de derivativos poderá acarretar variações no valor do patrimônio líquido

Precificação: critérios e procedimentos de registro e avaliação que poderão ocasionar variações nos valores Regulatório: alterações nas normas aplicáveis podem causar um efeito adverso relevante no preço dos ativos financeiros

Natureza Jurídica: fundos de investimento no Brasil são condomínios, de forma que os cotistas respondem por eventual patrimônio líquido negativo do FUNDO

Não Obtenção do Tratamento Tributário Perseguido: ainda que o FUNDO busque manter a carteira enquadrada como longo prazo, não há compromisso nem garantia de que receberá o referido tratamento Resgate Compulsório: o FUNDO poderá realizar o resgate compulsório das cotas nos casos previstas no Regulamento

(3)

Cambial: condições econômicas nacionais/internacionais podem afetar o mercado e resultar em alterações nas taxas de juros e câmbio

Investimento no Mercado Externo: alterações nas condições política/econômica/social nos países investidos FATCA: pagamentos recebidos pelo FUNDO aos quais possa se atribuir fonte de renda americana poderão se sujeitar à tributação pelo imposto de renda americano na fonte, à alíquota de 30%

Para maiores informações sobre os fatores de risco do FUNDO, vide Regulamento do FUNDO. Política de Voto

De acordo com sua política de exercício do direito de voto em assembleias gerais, a qual se encontra

disponível para consulta na página do ADMINISTRADOR na internet

(www.jpmorgan.com/pages/jpmorgan/brazil/pt/home

)

, o ADMINISTRADOR, tendo em vista o público alvo

do FUNDO, tem como política não participar e não exercer seu direito de voto em assembleias gerais dos emissores de títulos e valores mobiliários integrantes da carteira. No entanto, a seu exclusivo critério, o ADMINISTRADOR poderá comparecer às referidas assembleias gerais e exercer o direito de voto em nome do FUNDO.

Tendo em vista que o FUNDO pode investir seus recursos em cotas de outros Fundos de Investimento administrados e/ou geridos pelo ADMINISTRADOR ou ligadas, caso venha a ser convocada assembleia geral dos FUNDO investidos para a destituição do ADMINISTRADOR ou ligadas, o ADMINISTRADOR convocará assembleia geral do FUNDO para que os cotistas instruam o ADMINISTRADOR sobre o voto a ser proferido na referida assembleia geral.

Tributação

Cotistas: O FUNDO busca manter a carteira enquadrada como de renda variável para fins da legislação tributária em vigor. Nesse caso, o Imposto de Renda na Fonte incidirá sobre os rendimentos e ganhos de capital distribuídos pelo FUNDO aos Cotistas, quando do resgate por ocasião da liquidação do FUNDO ou amortização das cotas, à alíquota de 15% (quinze por cento). Ainda que o FUNDO busque manter a carteira enquadrada como de renda variável para fins da legislação tributária em vigor, não há garantia de que este FUNDO receberá o tratamento tributário aplicável para fundos de renda variável, o que poderá sujeitar seus Cotistas à tributação aplicável a um fundo de investimento regido por norma geral, classificado como longo ou curto prazo, conforme o caso, e, portanto, menos benéfica. IOF/Títulos: Os resgates ocorridos em um prazo inferior a 30 dias da data de aplicação no Fundo sofrerão incidência do IOF/Títulos à alíquota de 1% ao dia sobre o valor do resgate, limitado ao rendimento da operação, conforme tabela decrescente em função do prazo prevista na regulamentação em vigor. A partir do 30º dia de aplicação, a alíquota passa a zero.

Fundo: A atual legislação fiscal estabelece que a carteira do Fundo não está sujeita à incidência de imposto de renda (IR). A atual legislação fiscal estabelece que os recursos do Fundo não estão sujeitos à incidência do IOF/Títulos.

(4)

Os riscos do FUNDO são gerenciados por áreas independentes à gestão de recursos através da utilização de sistemas de risco especializados e/ou controles desenvolvidos internamente.

Risco de Mercado: O gerenciamento de risco do FUNDO é feito por meio do uso de diversas medidas de risco, aplicáveis de acordo com a política de investimento de cada FUNDO. As métricas de risco possuem metodologia e parâmetros definidos por área independente à gestão.

Risco de Liquidez: Utiliza-se como base a análise da liquidez dos diferentes ativos investidos com o objetivo de cumprir as obrigações do FUNDO. O grau de liquidez será gerenciado de forma a ser compatível com os prazos previstos neste Formulário de Informações Complementares para pagamento dos pedidos de resgate, observado, no entanto, política de investimento do FUNDO. Caso o FUNDO invista em cotas de outros fundos de investimento serão considerados para a análise da liquidez: o volume investido em cada fundo investido e as regras de pagamento de resgate dos fundos investidos. Outras medidas podem ser utilizadas internamente para monitorar o grau de liquidez dos ativos do FUNDO.

Risco de Crédito: A qualidade de crédito dos emissores e contrapartes é monitorada periodicamente, de forma a gerenciar o risco de inadimplemento e reduzir a probabilidade de perdas financeiras para o FUNDO.

Risco Decorrente do Uso de Derivativos: o monitoramento é efetuado de forma a verificar que operações com derivativos, quando realizadas, sejam consistentes com a política de investimentos de cada FUNDO. Risco Operacional: gerenciamento realizado mediante processos de controle, monitoramento e governança internos.

Os métodos utilizados pelo ADMINISTRADOR para gerenciar os riscos aos quais o FUNDO está sujeito, não constituem garantia contra eventuais perdas patrimoniais que possam ser incorridas FUNDO, inclusive perda total ou mesmo perdas superiores ao capital investido, com a ocorrência de patrimônio líquido negativo. O ADMINISTRADOR não poderá, em hipótese alguma, ser responsabilizado por qualquer resultado negativo na rentabilidade do FUNDO, depreciação dos ativos da carteira ou por eventuais prejuízos em caso de liquidação do FUNDO ou resgate de cotas com valor reduzido, sendo o ADMINISTRADOR responsável tão somente por perdas ou prejuízos resultantes de comprovado erro ou má-fé de sua parte.

Agência Classificadora de Risco

Não há.

Apresentação do Administrador

O Banco J.P. Morgan S.A., por meio do seu segmento de Private Banking, é administrador e gestor da carteira do FUNDO, inscrito no CNPJ/MF nº 33.172.537/0001-98, autorizado conforme Ato Declaratório CVM 1.820/1991, com sede na Avenida Brigadeiro Faria Lima, n.º 3729 – 13º, 14º e 15º andares, São Paulo, SP, associado a ANBIMA - Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (“ADMINISTRADOR”).

(5)

O ADMINISTRADOR pertence ao conglomerado J.P. Morgan Chase & Co., o qual oferece, no Brasil, serviços em diversas áreas, incluindo, Corporate and Investment Bank, Asset Management, Private Banking e Treasury & Securities Services, proporcionando aos clientes uma ampla gama de serviços integrados, combinando conhecimento técnico especializado e alavancando sua posição de liderança nestes negócios. O ADMINISTRADOR tem forte presença local com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Belo Horizonte.

A equipe de gestão do ADMINISTRADOR responsável pelo FUNDO está inserida em um time internacional de mais de 600 pessoas espalhadas pelo globo, que acompanham os principias desenvolvimentos geopolíticos e econômicos de suas respectivas regiões formando uma visão global, consolidada e bem informada do cenário atual e suas implicações para as carteiras de investimento dos clientes. No Brasil, o time conta com dois gestores sêniores, dois analistas de gestão, dois analistas de fundos de investimento e cinco analistas especialistas nos mercados de renda fixa, ações, moedas, crédito e derivativos. Estes profissionais tem média superior a 10 anos de experiência em mercados financeiros.

No processo de análise e seleção de ativos, buscando identificar as melhores oportunidades de investimento que atendam o objetivo e a política de investimento do FUNDO, o ADMINISTRADOR poderá utilizar, principalmente, mas não se restringindo somente a elas, as seguintes estratégias: (i) ineficiência em preços e volatilidade de ações, taxa de juros, taxa de câmbio, títulos da dívida pública; (ii) compra de ativos cujo preço esteja subavaliado, segundo critério de análise do ADMINISTRADOR; (iii) estratégias que se beneficiem da redução ou do aumento de volatilidade de um determinado ativo, através de instrumentos derivativos; (iv) análise e posição de valor relativo entre ativos de empresas relacionadas; (v) análise de possíveis eventos corporativos; (vi) análise e posição de valor relativo em diversos vértices da curva de juros em moeda local ou moeda estrangeira; e (vii) análise de crédito e posicionamento em instrumentos complexos sob aspecto financeiro e jurídico.

Prestadores de serviços

Distribuição: Banco J.P. Morgan S.A.

Custódia e Escrituração de Cotas: Itaú Unibanco S.A. Auditoria Independente: PricewaterhouseCoopers

Política Distribuição

As cotas do FUNDO são distribuídas exclusivamente pelo ADMINISTRADOR e somente para os seus clientes de Private Banking. No desempenho de suas funções, o ADMINISTRADOR é remunerado diretamente pelo Fundo, via taxa de administração. Não há outras instituições contratadas para esta atividade. Como distribuidor, o ADMINISTRADOR tende a oferecer, preponderantemente, fundos de investimento próprios aos seus clientes – caso haja interesse por alguma estratégia de investimento oferecida por terceiros, o ADMINISTRADOR busca constituir um fundo de investimento em cotas próprio que investirá junto a terceiros, para ser ofertado aos clientes de Private Banking.

(6)

Limite Mínimo para Aplicação Inicial: R$1.000.000,00. Limite Máximo para Aplicação Inicial: Não há.

Limite Mínimo para Permanência: R$1.000.000,00. Limite Mínimo para Movimentações Adicionais: Não há. Limite Máximo para Movimentações Adicionais: Não há.

Conversão de Cotas em Aplicações: Dia Útil da disponibilidade de recursos do cotista.

Conversão de Cotas em Resgates e Pagamento de Resgate: ao final do prazo de duração do FUNDO, que é de 30 (trinta) anos, contados a partir da data da primeira integralização e cotas do FUNDO.

Para maiores informações sobre condições de aplicações e resgates, vide Regulamento do FUNDO.

Forma de Comunicação com os Cotistas: As informações ou documentos para os quais o Regulamento, este Formulário de Informações Complementares ou a regulamentação em vigor exijam a “comunicação”, “acesso”, “envio”, “divulgação” ou “disponibilização” podem, a exclusivo critério do ADMINISTRADOR: (i) ser encaminhadas por meio físico aos cotistas; ou (ii) ser comunicados, enviados, divulgados ou disponibilizados aos cotistas, ou por eles acessados, por meio de canais eletrônico ou por outros meios expressamente previstos na regulamentação em vigor, incluindo a rede mundial de computadores (em conjunto, “Comunicação Eletrônica”).

As comunicações exigidas são consideradas efetuadas na data de sua disponibilização.

Admite-se, nas hipóteses em que o Regulamento, este Formulário de Informações Complementares ou a regulamentação em vigor exijam a “ciência”, “atesto”, “manifestação de voto” ou “concordância” dos cotistas, que estes se deem por meio eletrônico, observados os procedimentos do ADMINISTRADOR. Serviço de Atendimento ao Cotista: O ADMINISTRADOR disponibiliza aos investidores o Serviço de Atendimento ao Cotista, para fins de esclarecimentos de dúvidas, solicitação de informações ou recebimento de reclamações, o qual pode ser acessado por meio de correspondência enviada para o ADMINISTRADOR, na Avenida Brigadeiro Faria Lima, n.º 3.729, 13º andar, CEP 04538-905, por meio de telefone n.º (011) 4950-3700 ou por meio de endereço eletrônico: private.b.bank@jpmorgan.com.

O ADMINISTRADOR disponibiliza aos Cotistas o serviço de Ouvidoria, por meio do telefone: 0800-7700847 e do E-mail: ouvidoria.jp.morgan@jpmorgan.com Este serviço é oferecido aos clientes que já recorreram aos canais ordinários de comunicação com o ADMINISTRADOR, tais como o Serviço de Atendimento ao Cotista, e não se sentiram satisfeitos com a solução ou esclarecimentos prestados por meio do Serviço de Atendimento ao Cotista.

Referências

Documentos relacionados

Através deste Guia Médico, você terá acesso a nossa rede de Parcerias Médicas e Laboratórios que concedem especialmente aos nossos associados descontos de até 50% em consultas e

Deve trabalhar-se as potências de expoente racional, aplicando as propriedades respectivas, bem como aproveitar as mesmas para a introdução do conceito de radical e, por

O modelo conceitual procura mostrar quais são os elementos de informação tratados pelo sistema, para que mais adiante se possa mostrar ainda como essa informação é transformada pelo

As contribuic¸˜oes relacionadas a abordagem proposta podem ser resumidas como: a) determinac¸˜ao de uma sequˆencia de ajustes a serem executados nos dispositivos de con- trole;

Dessa maneira, foi possível comparar os valores dos dados referentes à QoE, que foram obtidos através das medições (valores reais) e submetidos a fase de tratamentos de

Para avaliar o comportamento de alguns parˆametros de QoS (jitter, perda de pacotes, atraso de pacotes e PMOS) versus distˆancia, duas situac¸˜oes foram consideradas: a rede sozinha,

O presente estudo foi realizado e conduzido no Laboratório de Hidráulica do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM - MG), localizado no município de

Estabelecida a comunicação com o sistema de monitorização, o processamento e gestão dos registos obtidos assenta num software que acumula as funções de actualização da