• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO PROARQ Programa de Pós-Graduação em Arquitetura EDITAL 2009

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO PROARQ Programa de Pós-Graduação em Arquitetura EDITAL 2009"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

EDITAL 2009

O Diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Professor Gustavo da Rocha-Peixoto, de acordo com o Regulamento do PROARQ - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, torna público que se encontram abertas, na Secretaria PROARQ, as inscrições para o processo seletivo dos candidatos às vagas dos Cursos de Mestrado e Doutorado em Arquitetura.

I – DAS INSCRIÇÕES:

As inscrições para o processo seletivo poderão ser realizadas no período de 15 a 24 de outubro de 2008, no horário de 10:00 às 15:00 horas, na secretaria do PROARQ, localizada no 4º andar, sala 433, do Prédio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Avenida Pedro Calmon, 550 - Cidade Universitária - Ilha do Fundão - Rio de Janeiro - RJ, CEP 21.941-590. Telefone (0XX21) 2598-1661/1662, http://www.proarq.fau.ufrj.br . Poderão inscrever-se arquitetos e outros profissionais de áreas pertinentes, que apresentem diploma de graduação de curso devidamente reconhecido pelo CFE.

II - TAXA DE INSCRIÇÃO - Boleto bancário do Banco do Brasil, a ser retirado na Secretaria do PROARQ,

no valor de R$110,00 (cento e dez reais).

Os servidores com matrícula da UFRJ têm direito à isenção de taxa de inscrição, devendo comprovar a situação no ato da inscrição.

III – CALENDÁRIO:

1ª ETAPA - (Mestrado e Doutorado)

Inscrição e entrega dos documentos e anteprojeto: 15/10/2008 a 24/10/2008 Horário: 10:00h às 15:00h

2ª ETAPA - (Mestrado e Doutorado)

Prova de conteúdo específico: 30/10/2008 - Horário: 9:00h ( Mestrado e Doutorado) Prova de língua estrangeira: 31/10/2008 - Horário: 9:00h (Mestrado e Doutorado)

Resultado da 2ª etapa: 04/11/2008 – Relação dos aprovados para a análise de currículos / anteprojetos 3ª ETAPA - (Mestrado e Doutorado)

Análise currículos/anteprojetos: 04/11/2008 a 10/11/2008

Resultado da 3ª etapa: 11/11/2008 – Relação dos aprovados para as entrevistas 4ª ETAPA - (Mestrado e Doutorado)

Entrevista com os candidatos a partir de 17/11/2008 - Horário: 9:00h às 17:00h Resultado Final (lista de aprovados): 25/11/2008

IV – DOCUMENTOS PARA INSCRIÇÃO:

No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar ficha de inscrição preenchida, acompanhada da seguinte documentação:

4.1 - Cópia do diploma de graduação (para o Doutorado apresentar, também, cópia do diploma do Mestrado). Candidatos portadores de diplomas expedidos por instituições estrangeiras deverão ter esses documentos reconhecidos por instituição pública nacional. Candidatos com sobrenome diferente nos diplomas devem apresentar a respectiva certidão.

4.2 - Histórico escolar completo do curso de graduação e do curso de Mestrado (para o Doutorado);

4.3 – Cópia do Currículo Lattes (preenchido através do site www.cnpq.br) do candidato, com cópia dos documentos comprobatórios dos itens que constam do currículo.

(2)

4.4 - No caso de candidato ao Doutorado, este deverá ter, no mínimo, um artigo publicado em Livro, Congresso ou Periódico da área. O artigo de maior relevância deverá ser anexado, na íntegra, ao currículo. 4.5 - Carta do candidato com vínculo empregatício, informando sobre a concordância do empregador quanto à liberação de horário para cursar o mestrado ou doutorado.

4.6 – Anteprojeto de pesquisa de dissertação de Mestrado ou Projeto de pesquisa de tese de Doutorado segundo modelo deste edital (anexo 1). Para o Doutorado, apresentar Projeto de Pesquisa em 2 (duas) vias. A pesquisa deverá estar vinculada a um enfoque das linhas de pesquisa do PROARQ.

4.7 - Carta de aceite do professor responsável pelo enfoque (ver anexo 2);

4.8 – Cópia do documento de identidade, CPF, título de eleitor e certificado de reservista; 4.9 – Duas fotos 3x4;

4.10 – Comprovante de pagamento da taxa de inscrição; (boleto bancário a ser retirado na Secretaria do PROARQ ).

4.11 – Os candidatos às vagas oferecidas nos enfoques 2 (dois), 4 (quatro), 6 (seis) e 7 (sete), 18 (dezoito) e 22 (vinte e dois), constantes do anexo 2, deverão apresentar portifolio contendo a produção artística e/ou arquitetônica e/ou técnica.

4.12 - Comprovante de conhecimento de uma língua estrangeira (inglês ou francês) para o Mestrado e duas línguas estrangeiras para o Doutorado, sendo uma delas obrigatoriamente o Inglês e a segunda, dependendo da orientação de cada linha de pesquisa para seus enfoques, estará dentre as seguintes opções: francês, italiano e espanhol.

4.12.1 - O resultado da prova de conhecimento de língua estrangeira feita por ocasião do ingresso em curso de Mestrado será válido para a admissão no Curso de Doutorado. Deverá ser apresentada declaração do curso onde o candidato fez o Mestrado.

V - DA SELEÇÃO:

5.1 - O candidato ao Curso de Mestrado e/ou Doutorado em Arquitetura deverá optar, no ato da inscrição, por um dos enfoques das Linhas de Pesquisas constantes do quadro anexo (anexo 2).

5.2 - A Comissão de Seleção, constituída por professores do PROARQ, é responsável pelo cumprimento do presente Edital.

5.3 - A seleção dos candidatos será realizada em etapas, sendo cada uma eliminatória, à exceção da Prova de Conteúdo para o Doutorado, que tem caráter informativo, complementando a análise das outras etapas. Somente os candidatos aprovados em uma etapa poderão realizar a etapa seguinte.

5.3.1 - Serão realizadas as seguintes etapas:

1ª etapa: Inscrição - verificação dos documentos entregues

2ª etapa: Prova de Conteúdo e Prova de Língua Estrangeira (Mestrado e Doutorado); 3ª etapa: Análise da documentação, do projeto de pesquisa e do currículo Lattes . 4ª etapa: Entrevista.

5.3.2 – A Comissão de Seleção atribuirá a cada quesito abaixo, um valor de 0 a 10 pontos, exceto para prova de língua estrangeira, para a qual serão atribuídos os conceitos suficiente ou insuficiente, e para a Prova de Conteúdo Específico de Doutorado.

5.3.2.1 – Prova de avaliação de Conteúdo Específico para o Mestrado, constando de redação de texto, versando sobre questões fornecidas na hora da prova. Três horas de duração.

5.3.2.2 – Prova de avaliação de Conteúdo Especifico de Doutorado, constando de redação de texto, versando sobre questão fornecida na hora da prova, e servirá de informação complementar às etapas subseqüentes. Três horas de duração.

5.3.2.3 – Prova de Conhecimento de Língua estrangeira: o candidato poderá apresentar comprovante de conhecimento de língua estrangeira, o qual deverá ser avaliado pela Comissão de Seleção. A Comissão de Seleção se reserva o direito de aplicar prova de conhecimento de língua estrangeira, para aqueles candidatos que não apresentem comprovante acima citado e/ou não tiverem seus comprovantes aceitos pela Comissão. A prova terá três horas de duração e será permitido o uso de dicionário.

5.3.2.4 - Avaliação de anteprojeto de dissertação de Mestrado e projeto de Pesquisa de tese de Doutorado, apresentado no ato da inscrição.

(3)

5.3.2.6 - Entrevista com o candidato.

VI - DO ANTEPROJETO DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO E PROJETO DE PESQUISA DE TESE DE DOUTORADO

6.1 - No ato de inscrição, o candidato deverá apresentar um projeto de pesquisa respeitando rigorosamente a estrutura constante do anexo 1.

6.2 - Cada Projeto será avaliado pela Comissão de Seleção do presente edital que atribuirá nota entre 0 (zero) e 10 (dez).

6.3 – A avaliação do projeto de pesquisa de Doutorado terá como critérios básicos a Coerência e Metodologia; Originalidade e Relacionamento com a proposta acadêmica do Programa e pertinência às suas linhas de pesquisa.

VII - DO JULGAMENTO:

7.1 - O processo seletivo e julgamento dos candidatos será efetuado por Comissão de Seleção especialmente designada para este fim.

7.2 - Todas as etapas serão eliminatórias, à exceção da Prova de Conteúdo Específico para os candidatos a Doutorado que terá caráter informativo.

7.3 - Em nenhum dos quesitos julgados, o candidato poderá ter menos que 7 (sete) pontos, com exceção da Prova de Língua Estrangeira, em que o resultado será fornecido com o critério de suficiente e insuficiente, e da Prova de Conteúdo Específico para o Doutorado, que terá caráter informativo.

7.4 - O resultado final corresponde à média dos pontos atribuídos a cada uma das etapas.

7.5 - Para efeito de administração, a Comissão de Seleção elaborará relatório final com a classificação dos candidatos em cada Linha de Pesquisa.

7.6 - O processo de seleção será encerrado no dia 251/11/2008.

7.7 – O resultado final da seleção será afixado no quadro de avisos da Secretaria do PROARQ. VIII- DA MATRÍCULA:

8.1 - Serão matriculados nas vagas, conforme as Linhas de Pesquisa previamente escolhidas, os candidatos habilitados pelo processo seletivo, que constarem do relatório final da Comissão de Seleção.

IX - DISPOSIÇÕES FINAIS:

9.1 - Em nenhuma hipótese, haverá devolução da taxa de Inscrição. 9.2 - Não haverá 2ª chamada ou revisão de provas.

9.3 -Os candidatos não aprovados poderão retirar os documentos apresentados, após o encerramento do processo de seleção.

9.4 - Os casos omissos deste Edital serão submetidos à Comissão de Seleção. 9.5 - A Comissão de Seleção é soberana em seus atos.

(4)

Bibliografia Geral para Seleção do Mestrado BRUAND, Yves. Arquitetura contemporânea no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 1981.

FRAMPTON, Kenneth. História crítica da arquitetura moderna. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

MONTANER, Josep Maria. Depois do movimento moderno - Arquitetura da segunda metade do século XX. Barcelona: Gustavo Gili, 2001.

SANTOS Paulo - Quatro séculos de arquitetura no Brasil. São Paulo: Perspectiva. 1981. Bibliografia Específica das Linhas de Pesquisa para Seleção do Mestrado LINHA DE PESQUISA: CULTURA, PAISAGEM E AMBIENTE CONSTRUÍDO

DEL RIO, Vicente, DUARTE, Cristiane Rose e RHEINGANTZ, Paulo Afonso (Org). Projeto do Lugar - Colaboração entre Psicologia, Arquitetura e Urbanismo. Contracapa: Rio de Janeiro, 2002.

JURAN, J. M. A qualidade desde o projeto: novos passos para o planejamento da qualidade de produtos e serviços. São Paulo: Pioneira, 1992.

SANTOS, Milton. Pensando o espaço do Homem. São Paulo, Hucitec, 1982.

TUAN, Yi-Fu. Espaço e Lugar: a perspectiva da experiência. [Trad. Lívia de Oliveira]. São Paulo: Difel, 1983 LINHA DE PESQUISA: ENSINO DE ARQUITETURA

BOUTINET, Jean-Pierre. Antropologia do Projeto. Porto Alegre: ArtMed, 2003.

LARA, Fernando; MARQUES, Sonia. Projetar: desafios da pesquisa e do ensino de projeto. Rio de Janeiro: Editora Virtual Científica, 2003.

MARTÍNEZ, Alfonso Corona. Ensaio sobre o Projeto. Editora da UNB, 2000. SCHÖN, Donald. Educando o Profissional Reflexivo. Porto Alegre: ArtMed, 2000. LINHA DE PESQUISA: RESTAURAÇÃO E GESTÃO DO PATRIMÔNIO

BRANDI, Cesare. Teoria da restauração. Trad.: Beatriz M. Kuhl. São Paulo: Ateliê Editorial, 2004. CHOAY. Françoise. Alegoria do Patrimônio. São Paulo: Estação Liberdade, Unesp, 2001 LINHA DE PESQUISA: TEORIA, HISTÓRIA E CRÍTICA

Apenas os livros constantes da bibliografia Geral.

LINHA DE PESQUISA: SUSTENTABILIDADE, CONFORTO AMBIENTAL E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Corbella, O.; Yannas, S. Em busca de uma arquitetura sustentável para os trópicos. Rio de Janeiro: Ed. Grevan, 2003.

GAUZIN-MULLER, Dominique. Arquitetura ecológica. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2001.

Ademe.Qualité environnementale des bâtiments. Manuel a l'usage de la maitrise d'ouvrage et des acteurs du batiment. France: Ademe, 2002.

(5)

ANEXO I

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO ANTEPROJETO DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO E DO PROJETO DE PESQUISA DE TESE DE DOUTORADO 1 - Conteúdo:

1.1 - Título: definição clara e precisa do título da dissertação contendo as principais questões do trabalho; evitar títulos genéricos/pouco explícitos; recomenda-se a utilização de sub-título.

1.2 - Introdução: delimitação do assunto, situando no tempo e no espaço, na discussão teórica ou prática de sua área de conhecimento.

1.3 - Problema: o princípio organizador da pesquisa; identificação clara e precisa da questão a ser estudada, definindo o enfoque do assunto/tema proposto.

1.4 - Objetivos: o que se pretende alcançar com a pesquisa: propósitos, para quê e para quem, ênfase em resultados ou em produtos. Podem haver objetivos gerais e específicos.

1.5 - Justificativa: motivos de ordem teórica/prática que justificam a pesquisa e qual será a sua utilidade para a arquitetura e para o autor; análise da situação que a pesquisa pretende modificar;

demonstração de como modificará a situação analisada. Na justificativa devem ser explicitados os pressupostos conceituais (proposições aceitas sem contestação) do trabalho.

1.6 -Metodologia: indicação dos métodos e técnicas (levantamentos em arquivos, medições, observações, entrevistas, ensaios, etc.) a serem utilizados em todas as todas as fases da pesquisa.

1.7-Cronograma: distribuição no tempo de fases e tarefas previstas no projeto, apresentado preferencialmente na forma de gráfico de barras contendo, nas linhas, as atividades e, nas colunas,

a unidade de tempo (mês ou semana), numerados em ordem seqüencial. 1.8 - Bibliografia: bibliografia básica.

OBS.: Para o projeto de pesquisa de Doutorado, além dos itens acima, deverá constar um item relacionado à hipótese a ser estudada.

2 - Apresentação:

• A primeira página do ante-projeto deve conter: título, nome do aluno, Linha de Pesquisa escolhida, ênfase e nome do orientador, e o ano da prova de seleção;

• O trabalho deverá ser datilografado em formato A4, com fonte Times New Roman 12, em entrelinhas 1,5 e com margens: superior e inferior 2,0cm, esquerda 2,5cm e direita 2,0cm.

• Para o anteprojeto de dissertação de Mestrado, o trabalho deverá ter no máximo 6 (seis) páginas.

• Para o projeto de pesquisa de Doutorado, o trabalho deverá ser elaborado e apresentado em um mínimo de 5000 e no máximo 8000 palavras, incluindo bibliografia.

Referências

Documentos relacionados

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

On the one hand, the AML has been a place of experimentation, although with several inconsistencies in implementation, as evident in some policies: community

* D S DomoSystem: barramento de comunicação por linha de potência PLC Sistema domótico constituído por dois condutores para a alimentação de 12 V e a transmissão dos dados de

O presente estudo foi desenvolvido numa indústria de produtos de higiene pessoal (HP) e produtos de limpeza doméstica (LD), onde está implementada uma estação de tratamento

Tem leccionado nos cursos de Gestão e Produção das artes do espectáculo organizados pelo Forum Dança, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa -Estudos de Teatro - Programa

Há um hiato nos estudos sobre Helvécia, que deve ser preenchido por um estudo de caráter eminentemente antropológico, pois se para se tornar um rema- nescente quilombola houve um

1.8 Levantamento geral dos créditos inscritos em Dívida Ativa, pelo departamento de tributação confrontando- os com a revisão geral do cadastro de contribuintes,

A análise morfodinâmica das praias oceânicas da cidade do Rio de Janeiro foi realizada a partir da confirmação da hipótese que ondas previstas para alto-mar respondem