• Nenhum resultado encontrado

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA (REACH) Data de revisão: 06/03/2008 Pág. 1 / 8

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA (REACH) Data de revisão: 06/03/2008 Pág. 1 / 8"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA

1.1 Descrição do artigo:

PETRÓLEO DE ILUMINAÇÃO

Código: V8071000

1.2 Utilizações previstas: Combustível p/ pequenos motores e para sistemas de iluminação 1.3 Empresa:

SOCIEDADE PORTUENSE DE DROGAS, S.A.

Rua da Cavada, nº 550 - S.Cosme - 4424-909 Gondomar

Telefone: 22 4660600 - Fax: 22 4660698 - s.p.d@mail.telepac.pt 1.4 Telefone de emergência: 808250143 (24 h.) (Centro de Informação Antivenenos) 2. IDENTIFICAÇÃO DOS PERIGOS

2.1 Classificação CE: Xn:R65 | Xi:R38 | R52-53 2.2 Efeitos adversos:

Nocivo: pode causar danos nos pulmões se ingerido. Irritante para a pele. Nocivo para os organismos aquáticos. Pode causar efeitos nefastos a longo prazo no ambiente aquático.

3. COMPOSIÇÃO/INFORMAÇÃO SOBRE OS COMPONENTES 3.1 Descrição química:

Keroseno (petróleo), dessulfurizado 3.2 Componentes:

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

> 99 % Keroseno (petróleo), dessulfurizado EC 294-799-5 Index No. 649-427-00-X

Xn:R65 | Xi:R38 | R52-53 CAS 91770-15-9 ATP22

(2)

4. PRIMEIROS SOCORROS

Em caso de dúvida, ou quando persistirem os sintomas do mal-estar, procurar cuidado médico. Nunca administrar nada pela boca a pessoas em estado de inconsciência.

4.1 Por inalacão:

Transportar o acidentado para o ar livre fora da zona contaminada. Se a respiração estiver irregular ou parada, aplicar a respiração artificial. Se está inconsciente, colocar em posição de segurança apropriada. Manter coberto com roupa de abrigo enquanto se procura assistência médica.

4.2 Por contacto com a pele:

Remover a roupa contaminada. Lavar a fundo as zonas afectadas com abundante água fria ou morna e sabão neutro, ou com outro produto adequado para limpeza da pele.

4.3 Por contacto com os olhos:

Remover as lentes de contacto. Lavar por irrigação os olhos com água limpa abundante e fresca pelo menos durante 15 minutos, mantendo as palpebras afastadas, até que a irritação diminua. Procurar imediatamente assistência médica especializada.

4.4 Por ingestão:

Em caso de ingestão, requerer assistência médica imediata. Se houver contacto com a boca, lavar unicamente com grande quantidade de água. Não provocar o vómito, devido ao risco da aspiração. Se produz o vómito espontaneamente, manter livres as vias respiratórias.

4.5 Nota para o médico:

O tratamento deve dirigir-se ao controlo dos sintomas e das condições clínicas do paciente. O produto aspirado durante o vómito pode causar lesões pulmonares. Em consequência, o vómito não deve ser provocado nem mecânica nem

farmacologicamente. Se é necessária a evacuação do estômago, deve realizar-se com tanto que a possibilidade de causar a aspiração do produto seja mínima. Se a ingestão é importante, há a possibilidade de recorrer a uma lavagem gástrica e se fora necessário, uma entubação endotraqueal. Em caso de pneumonia por agentes químicos, deve ser considerada terapia com antibióticos e cortico-esteróides. A administração de parafina líquida medicinal pode reduzir a absorção pelo aparelho digestivo.

5. MEDIDAS DE COMBATE A INCÊNDIO 5.1 Meios de extinção:

Extintor de pó ou CO2. Em caso de incêndios mais graves usar também espuma resistente ao álcool e água pulverizada. Não usar para a extinção: jacto directo de água.

5.2 Perigos específicos:

O fogo pode produzir um denso fumo preto. Como consequência da combustão e da decomposição térmica, podem formar-se produtos perigosos: monóxido de carbono, dióxido de carbono, óxidos de enxofre. A exposição aos produtos de combustão ou decomposição pode ser prejudicial para a saúde.

5.3 Equipamento de protecção contra-incêndios:

Dependendo da magnitude do incêndio, pode ser necessário usar vestuário de protecção contra o calor, equipamento de respiração autónomo, luvas, óculos protectores ou viseiras de segurança e botas.

5.4 Outras recomendações:

Arrefecer com água os tanques, cisternas ou recipientes próximos da fonte de calor ou fogo. Observar a direcção do vento. Evitar que os produtos utilizados no combate contra-incêndios, passem para esgotos ou cursos de água.

6. MEDIDAS A TOMAR EM CASO DE FUGAS ACIDENTAIS 6.1 Precauções individuais:

Eliminar as possíveis fontes de ignição e se necessário, ventilar a área. Não fumar. Evitar o contacto directo com o produto. Evitar respirar os vapores. No controlo da exposição e medidas de protecção individual ver secção 8.

6.2 Precauções ambientais:

Evitar a contaminação de esgotos, águas superficiais ou subterrâneas e do solo. Em caso de se produzirem grandes derrames ou se o produto contaminar lagos, rios ou esgotos, informar as autoridades competentes, de acordo com a legislação local. 6.3 Métodos de limpeza:

Recolher o derrame com materiais absorventes não-combustíveis (terra, areia, vermiculite, terra de diatomáceas, etc..). Guardar os resíduos num recipiente fechado. Para a posterior eliminação dos resíduos, seguir as recomendações da secção 13.

(3)

7. MANUSEAMENTO E ARMAZENAGEM 7.1 Precauções no manuseamento:

Cumprir com a legislação em vigor sobre segurança e higiene no trabalho. - Recomendações gerais:

Evitar todo tipo de derrame ou fuga. Não deixar os recipientes abertos. - Recomendações para prevenir riscos de incêndio e explosão:

Os vapores são mais pesados do que o ar, podem deslocar-se pelo chão a distâncias consideráveis e podem formar com o ar misturas que ao alcançar fontes de ignição afastadas podem inflamar-se ou explodir. Devido à inflamabilidade, este material só pode ser utilizado em zonas livres de fontes de ignição e afastado das fontes de calor ou eléctricas. Desligar os telemóveis e não fumar. Se o produto e utiliza numa instalação industrial, as zonas com risco da explosão devem ser marcadas. Usar os instrumentos, os sistemas e o equipamento protector adequados à classificação das zonas, de acordo com a legislação vigente sobre segurança industrial e higiene no trabalho, em conformidade com as Directivas 94/9/CE e 99/92/CE. O equipamento eléctrico deve estar protegido de forma adequada. Não utilizar ferramentas que possam provocar faíscas. Os pavimentos devem ser condutores e os operários deveriam vestir roupa e calçados antiestáticos. Elaborar o documento 'Protecção contra as explosões'.

- Ponto de inflamação : 60. ºC

- Temperatura de auto-ignição : 220. ºC

- Intervalo de explosividade : 0.6 - 7.0 % Volume 25ºC

- Requerimento de ventilação : 171. m3/l Ar/Preparação Para manter abaixo de 1/10 do limite de explosividade inferior.

- Recomendações para prevenir riscos toxicológicos:

Não comer, beber ou fumar durante o manuseamento. Depois do manuseamento, lavar as mãos com água e sabão. No controlo da exposição e medidas de protecção individual ver secção 8.

- Recomendações para prevenir a contaminação do meio ambiente:

Evitar qualquer derrame para o meio ambiente. Ter especial atenção na água de limpeza. No caso de derrames acidentais, seguir as instruções da secção 6.

7.2 Condições de armazenagem:

Proibir o acesso a pessoas não autorizadas. Manter fora do alcance das crianças. O produto deve armazenar-se afastado de fontes de calor e eléctricas. Não fumar na área de armazenagem. Se é possível, evitar a incidência directa de radiação solar. Evitar condições de humidade extremas. Para evitar derrames, os recipientes que forem abertos, devem ser cuidadosamente fechados e mantidos na posição vertical. Para maior informação, ver secção 10.1.

- Classe do armazém : Conforme as disposições vigentes. - Tempo máximo do armazenagem : Não aplicável

- Intervalo das temperaturas : min: 5. ºC, max: 40. ºC - Matérias incompatíveis:

Conservar longe de agentes oxidantes, ácidos. - Tipo de embalagem:

Conforme as disposições vigentes.

- Quantidades límite, de acordo a Directiva 96/82/CE~2003/105/CE (Seveso III): Não aplicável.

7.3 Utilizações específicas:

(4)

8. CONTROLO DE EXPOSIÇÃO/PROTECÇÃO PESSOAL 98/24/CE (DL.290/2001)

8.1 Valores limite de exposição (TLV) TLV-TWA TLV-STEL Ano AGCIH 2006 (NP 1796:2004) ppm mg/m3 ppm mg/m3

Keroseno (petróleo), dessulfurizado 200. A3 Vapores

Vía dérmica 2003

TLV - Valor Límite Umbral, TWA - Media Ponderada no Tempo, STEL - Límite Exposição Curta Duração. A3 - Carcinogéneo nos animais.

8.2 Controlo da exposição profissional, Directiva 89/686/CEE (DL.128/93~DL.139/95):

Providenciar uma ventilação adequada. Para isto, deve-se realizar uma muito boa ventilação no local, usando um bom sistema de extracção geral.

- Protecção do sistema respiratório: Evitar a inalação de solventes. - Máscara:

Não, a não ser que a ventilação não seja suficiente. Em presença de concentrações de vapor elevadas, utilizar um equipamento respiratório autónomo.

- Protecção dos olhos e face:

Instalar fontes oculares de emergência nas proximidades da zona de utilização. - Óculos:

Óculos de segurança com protecções lateráis contra salpicos dos líquidos (EN166). - Viseira de segurançã: Não.

- Protecção das mãos e da pele:

Instalar chuveiros de emergência nas proximidades da zona de utilização. O uso de cremes protectores pode ajudar a proteger as áreas expostas da pele. Não devem ser aplicados cremes protectores depois da exposição.

- Luvas:

Luvas de borracha de nitrilo (EN374). Luvas de PVC (EN374).

- Botas: Não.

- Avental: Não.

- Fato macaco:

Deveriam ser usadas roupas anti-estáticas feitas com fibras naturais ou de fibras sintéticas resistentes a altas temperaturas. Lavar a roupa de trabalho contaminada antes de usar outra vez.

8.3 Controlo da exposição ambiental:

(5)

9. PROPRIEDADES FÍSICAS E QUÍMICAS

- Estado físico : Líquido.

- Cor : Incolor.

- Odor : Característico.

- Ponto de ebulição : 150. ºC a 760 mmHg

- Ponto de inflamação : 60. ºC

- Pressão do vapor : 1. mmHg a 20ºC

- Pressão do vapor : 1.1 kPa a 50ºC

- Massa específica : 0.8 g/cc a 20ºC

- Viscosidade : 3.1 mPa.s a 20ºC

- Viscosidade : 1.1 mPa.s a 40ºC

- Tensão superficial : < 33 din/cm a 25ºC

- Velocidade de evaporação : 20.6 nBuAc=100 25ºC Relativa

- Peso Molecular (numérico) : 180. g/mol MWn

Para maior informação sobre propriedades físicas e químicas relativas a segurança e meio ambiente, ver as secções 7 e 12. 10. ESTABILIDADE E REACTIVIDADE

10.1 Condições a evitar:

Estável dentro das condições recomendadas de armazenagem e manuseamento. - Calor: Manter afastado de fontes de calor.

- Luz: Se é possível, evitar a incidência directa de radiação solar. - Ar: Não aplicável.

- Humidade: Evitar condições de humidade extremas. - Pressão: Não aplicável.

- Choques: Não aplicável. 10.2 Matérias a evitar:

Possível reacção perigosa com agentes oxidantes, ácidos. 10.3 Decomposição térmica:

Como consequência da decomposição térmica, podem formar-se produtos perigosos: monoxido de carbono. 11. INFORMAÇÃO TOXICOLÓGICA

11.1 Efeitos toxicológicos:

· O contacto com os olhos causa avermelhemento, dor e conjuntivite. A inalação da névoa de pulverizado ou partículas em suspensão pode causar irritação das vias respiratórias. Também pode causar graves dificuldades respiratórias, alteração do sistema nervoso central e em casos extremos inconsciência. Em casos extremos de exposição podem produzir sintomas de debilidade muscular e convulsões. A ingestão, pode causar irritações na boca, garganta e no esófago. Em caso de ingestão em grandes doses, pode provocar náuseas, vómitos, dores abdominais, coma e paralisia. A ingestão pode provocar pneumotomia por aspiração, que pode ser fatal. O contacto repetido ou prolongado pode provocar a eliminação da gordura natural da pele, dando como resultado dermatites de contacto não alérgica e absorção através da pele. Em condições de higiene pessoal deficiente, a exposição excessiva pode originar irritação, acne, foliculitis e desenvolvimento de verrugas que posteriormente podem tornar-se malignas.

- Efeitos cancerígenos:

O contacto local e repetido, em função das condições de exposição, pode causar uma reacção carcinogénica. Estudo de aplicação dérmica, ratos: causa tumores da pele.

- Genotoxicidade:

Não é considerado um perigo mutagénico. - Toxicidade para a reprodução:

Não prejudica a fertilidade. Não prejudica o desenvolvimento do feto.

11.2 Doses e concentrações letais : DL50 Oral DL50 Cutânea CL50 Inalação

mg/kg mg/kg mg/m3.4horas

(6)

12. INFORMAÇÃO ECOLÓGICA 12.1 Ecotoxicidade: Não disponível 12.2 Mobilidade: Não disponível. - Derrames no solo:

Evitar a penetração no terreno. - Derrames na água:

Nocivo para os organismos aquáticos. Pode causar efeitos nefastos a longo prazo no ambiente aquático. Não se deve permitir que o produto entre nos esgotos nem em linhas de água.

- Emissões na atmosfera:

Debido a la volatilidad, se pueden producir emisiones a la atmósfera durante la manipulación y uso, en especial cuando se utiliza como disolvente. Evitar a emissão de solventes na atmosfera.

- Hidrocarbonetos alifáticos : 100.0 % Peso

- COV (subministração) : 100.0 % Peso

12.3 Persistência e degradabilidade:

Não é facilmente biodegradável. Persiste em condições anaeróbicas. - Fotodegradabilidade:

Oxida-se na atmosfera por reacções fotoquímicas, pela influência da luz solar. 12.4 Potencial de bioacumulação:

Pode bioacumular-se.

- Partição octanol/água : 5. (como log Pow) 12.5 Resultados da avaliação PBT:

Não disponível. 12.6 Outros efeitos adversos:

Não disponível.

13. CONSIDERAÇÕES RELATIVAS À ELIMINAÇÃO

13.1 Manuseamento dos resíduos, Directiva 75/442/CEE~91/156/CE (DL.310/95):

Tomar todas as medidas que sejam necessárias para evitar ao máximo a produção de resíduos. Analisar possíveis métodos de revalorização ou reciclagem. Não efectuar a descarga no sistema de esgotos ou no ambiente; entregar num local autorizado para recolha de resíduos. Os resíduos devem manipular-se e eliminar-se de acordo com as legislações locais e nacionais vigentes. No controlo da exposição e medidas de protecção individual ver secção 8.

13.2 Eliminação dos recipientes vazios, Directiva 94/62/CE (DL.366-A/97 e Portaria nº 29-B/98):

Os recipientes vazios e embalagens devem eliminar-se de acordo com as legislações locais e nacionais vigentes. 13.3 Procedimentos da neutralização ou destruição do produto:

(7)

14. INFORMAÇÕES RELATIVAS AO TRANSPORTE QUEROZENO

14.1 Transporte rodoviário, Directiva 94/55/CE (ADR 2007): Transporte ferroviário, Directiva 96/49/CE (RID 2007):

Classe: 3 Grupo de embalagem: III UN 1223 Documento do transporte: Documento do transporte. Instruções escritas: 30-F1-1223-PT

14.2 Transporte vía marítima (IMDG 33-06):

Classe: 3 Grupo de embalagem: III UN 1223 Ficha de Emergência (EmS): F-E,S-E

Guia de Primeiros Socorros (MFAG): 311 Poluente marinho: Não.

Documento do transporte: Conhecimento do embarque. 14.3 Transporte vía aérea (ICAO/IATA 2007):

Classe: 3 Grupo de embalagem: III UN 1223 Documento do transporte: Conhecimento aéreo. 15. INFORMAÇÃO SOBRE REGULAMENTAÇÃO

15.1 Etiquetagem CE:

Xn

O produto é etiquetado como NOCIVO de acordo com a Directiva 67/548/CEE~2004/73/CE (DL.82/95~DL.27-A/2006)

- Frases R:

R38 Irritante para a pele.

R65 Nocivo: pode causar danos nos pulmões se ingerido.

R52/53 Nocivo para os organismos aquáticos, podendo causar efeitos nefastos a longo prazo no ambiente aquático. - Frases S:

S2 Manter fora do alcance das crianças. S23 Não respirar os vapores, aerossóis. S24 Evitar o contacto com a pele.

S62 Em caso de ingestão, não provocar o vómito. Consultar imediatamente um médico e mostrar-lhe a embalagem ou o rótulo.

- Componentes perigosos: Keroseno (petróleo), dessulfurizado EC No. 294-799-5

15.2 Restrições à comercialização e utilização, Directiva 76/769/CEE (DL.47/90): Não aplicável.

15.3 Outras legislações CE: Não aplicável

15.4 Outras legislações: Não disponível

(8)

16. OUTRAS INFORMAÇÕES

Texto das Frases R cujo numero aparece nas secções 2 e 3:

R38 Irritante para a pele.

R65 Nocivo: pode causar danos nos pulmões se ingerido.

R52/53 Nocivo para os organismos aquáticos, podendo causar efeitos nefastos a longo prazo no ambiente aquático.

Texto das Notas cujo numero aparece na secção 3:

Nota H : La clasificación y el etiquetado que figura para esta sustancia sólo se aplica a la propiedad o propiedades peligrosas indicadas por la frase de riesgo en combinación con la categoría o categorías enumeradas.

Regulações sobre Fichas de Segurança:

Ficha de Dados de Segurança em conformidade com o Anexo II do Regulamento (CE) nº 1907/2006 (REACH). Principais fontes bibliográficas:

· European Chemicals Bureau: Existing Chemicals, http://ecb.jrc/existing-chemicals/ · Industrial Solvents Handbook, Ibert Mellan (Noyes Data Co., 1970).

· Threshold Limit Values, (AGCIH, 2006).

· Acordo europeo sobre transporto rodoviário internacional de mercadorías perigosas, (ADR 2007). · International Maritime Dangerous Goods Code IMDG including Amendment 33-06 (IMO, 2006). Histórico:

Versão: Provisório Data da impressão: 06/03/2008

As informações contidas nesta Ficha de Dados de Segurança, tem como base o melhor do nosso conhecimento sobre o produto e as leis em vigor na Comunidade Europeia, dado que as condições de trabalho do utilizador estão para além do nosso conhecimento e controlo. O produto não deve ser usado com outro propósito senão o especificado. É sempre exclusivamente da responsabilidade do utilizador seguir todos os passos necessários de maneira a cumprir o estabelecido nas leis e regras vigentes. As informações constantes desta Ficha de Dados de Segurança são apenas a descrição dos cuidados a ter para utilizar com segurança o nosso produto: não poderão em caso algum ser consideradas como uma garantia das propriedades do produto.

Referências

Documentos relacionados

A Faculdade SENAI CETIQT possui autonomia para ministrar as atividades acadêmicas, ou parte delas, em Unidade diferente daquela previamente estabelecida para o

Por se tratar de plano de benefícios estruturado na modalidade Contribuição Definida (CD), tanto na fase de capitalização como na fase de percepção dos benefícios, a obrigação

Densidade de vapor Nenhuma informação disponível densidade relativa Nenhuma informação disponível Ponto de Fulgor.. Solubilidade em água Nenhuma informação disponível

Com base em indicadores de mortalidade e morbilidade, a 53.ª Assembleia Mundial de Saúde considerou as doenças respiratórias crónicas como uma das quatro

Nunca utilize o produto com o cordão elétrico ou o plugue danificados, a fim de evitar acidentes, como choque elétrico, curto- circuito, queimadura ou mesmo incêndios.. Para

Isto posto, este artigo propõe uma discussão sobre as qualidades da música pós-minimalista e suas contribuições para a composição de uma cena do filme canadense Closet Monster

No item que trata sobre a existência de uma supervisão mais frequente do adulto nas atividades escolares da criança, observou-se que aumentou o uso do meio “verbal”

Nos  casos  de  acidente  de  trabalho,  o  pagamento  do  salário  do  empregado  acidentado,  será