• Nenhum resultado encontrado

CURSO: ENGENHARIA MECÂNICA EMENTAS PERÍODO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CURSO: ENGENHARIA MECÂNICA EMENTAS PERÍODO"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

CURSO: ENGENHARIA MECÂNICA

EMENTAS 2019.1

3° PERÍODO

DISCIPLINA: CÁLCULO II

EMENTA:

DISCIPLINA: FÍSICA II

EMENTA:

DISCIPLINA: PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA

EMENTA:

DISCIPLINA: MECÂNICA DOS SÓLIDOS

EMENTA:

DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À ECONOMIA

EMENTA:

Estudo dos conceitos de antiderivadas, equações diferenciais e áreas. Estudo das integrais e suas técnicas de integração. Estudo das aplicações de integração.

Estudo das oscilações. Estudo das ondas. Estudo da temperatura. Definição de calor e apresentação da primeira lei da termodinâmica. Análise da teoria cinética dos gases. Definição de entropia e análise da segunda lei da termodinâmica.

Introdução à análise explanatória de dados. Fundamentação de medidas de tendência central e de dispersão. Estudo de probabilidade. Estudo de distribuição binomial. Estudo de distribuição exponencial. Apresentação da curva normal.

Equilíbrio de Forças e Momentos e Carga Distribuída. Tração e Compressão. Sistemas Estaticamente Indeterminados.

Treliças Planas.

Introdução a Ciência Econômica. Estudo das Estruturas e Mecanismos básicos do Mercado. Estabelecimento de Relações entre Inflação e Emprego.

(2)

DISCIPLINA: CÁLCULO NUMÉRICO

EMENTA:

DISCIPLINA: ALGEBRA LINEAR

EMENTA:

4° PERÍODO

DISCIPLINA: CÁLCULO III

EMENTA:

DISCIPLINA: FÍSICA III

EMENTA:

DISCIPLINA: RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS

EMENTA:

Introdução e análise sobre aritmética de ponto flutuante e erros. Aplicação dos métodos de resolução de funções reais e sistemas lineares algébricas. Determinação do polinômio interpolador.

Estudo e resoluções de sistemas de equações lineares. Estudo e resolução de matrizes e determinantes. Detalhamento de ortogonalidade.

Equações Diferenciais, números complexos, Coordenadas polares, Integral Dupla, Integral Tripla.

Estudo de campo elétrico. Estudo de potencial elétrico. Estudo e estabelecimento de relações entre corrente e resistência elétrica. Demonstração de campo magnético. Estudo da lei de Amper. Estudo da lei de Farady.

Estudo de tensão e deformação dos materiais. Estudo das propriedades mecânicas dos materiais. Estudo de torção e flexão dos materiais.

(3)

DISCIPLINA: FENÔMENOS DE TRANSPORTE

EMENTA:

DISCIPLINA: REPRESENTAÇÃO GRÁFICA

EMENTA:

5°PERIODO

DISCIPLINA: DESENHO TÉCNICO MECANICO

EMENTA:

Estudo das propriedades dos fluidos e da estática dos fluidos. Análise de escoamentos incompressíveis em regime permanente. Fundamentação da transferência de calor.

Estudo e construção de desenhos e esboços ortográficos. Estudo e construção de figuras geométricas. Estudo do plano. Demonstração e aplicação de perspectivas. Demonstração e aplicação de vistas em corte. Estudo e aplicação do sistema de cotagem.

Instrumentação, normas técnicas, convenções e padronizações, fases do projeto (croquis, desenho preliminar e desenho definitivo); Sistemas de representação, primeiro e terceiro diedros, projeção ortogonal de peças simples; Perspectivas axométrica, isométrica, bimétrica e cavaleira; Cortes e secções, cotagem, proporções, escalas e indicações de tolerância de forma e geométrica; Esboço a mão livre de elementos de máquinas, elementos de união e desenhos de conjunto com a utilização de instrumentos de precisão (paquímetro, micrômetro, escalas de aço e relógio comparador); Leitura e interpretação de desenhos de tubulação, hidráulicos e estruturais civis e metálicos; Desenvolvimento de superfícies e intersecções de sólidos.

(4)

DISCIPLINA: TERMODINAMICA APLICADA

EMENTA:

DISCIPLINA: MECANICA DOS FLUIDOS

EMENTA:

DISCIPLINA: ELETROTÉCNICA

EMENTA:

DISCIPLINA: RESISTENCIA DOS MATERIAIS II

EMENTA:

Conceitos básicos da Termodinâmica. Lei zero da Termodinâmica. Propriedades de substâncias puras. Primeira Lei da Termodinâmica para sistemas e volumes de controle. Conservação da massa. Entalpia, energia interna e calores específicos. Segunda Lei da Termodinâmica. Ciclos de Carnot e eficiência térmica teórica máxima. Entropia. Experimentos e demonstrações em laboratório.

Definição de fluido. Viscosidade. Descrição e classificação dos escoamentos. Formação da camada limite. Estática dos fluidos. Equações integrais da conservação da massa e da variação da quantidade de movimento. Equações diferenciais da conservação da massa e da variação da quantidade de movimento.

Circuitos Lineares: conceitos, leis básicas, circuitos resistivos e amplificadores. Circuitos em corrente alternada. Capacitores e indutores, indutância mútua e circuitos acoplados magneticamente. Transitório em circuitos elétricos. Impedância e análise fasorial de circuitos monofásicos e trifásicos. Transformadores. Projeto básico de circuitos residenciais e industriais. Máquinas elétricas rotativas. Máquinas síncronas, motores de indução e motores de corrente contínua.

Deflexões devido à flexã. Instabilidade estrutural. Introdução ao projeto mecânico. Dimensionamento mecânico quanto ao carregamento estático. Dimensionamento mecânico quanto ao carregamento variável.

(5)

DISCIPLINA: PROJETO INTEGRADOR DE MECÂNICA

EMENTA:

6° PERIODO

DISCIPLINA: TERMODINAMICA II

EMENTA:

DISCIPLINA: MECANICA APLICADA

EMENTA:

DISCIPLINA: PROCESSOS DE FABRICAÇÃO

EMENTA:

Irreversibilidade, energia e análise de Segunda Lei. Ciclos de geração de potência. Ciclos de refrigeração. Misturas de gases ideais e psicrometria. Misturas reativas e combustão. Equilíbrio químico e de fase. Experimentos e demonstrações em laboratório.

Introdução. Sistemas articulados. Cinemática das máquinas. Cames. Equilíbrio dinâmico.

Fundição: fenômenos de solidificação. Moldagem em areia: modelos e moldes. Moldagem em casca: shell molding. Fundição em coquilha. Fundição sob pressão. Fundição por centrifugação. Fundição de precisão. Soldagem: processos e aplicações. Processos de conformação mecânica: laminação, forjamento, estampagem, extrusão, estampagem e outros processos de conformação mecânica.

Realização de Projetos Integradores vinculados às disciplinas do período, procurando a ampliação de situações e desenvolvimento de atividades práticas, em grupos de estudos, de maneira reflexiva, além de participação em palestras, seminários, cursos de treinamentos e workshops para demonstração prática e relatos dos ensinamentos e conhecimentos adquiridos durante o período em curso.

(6)

DISCIPLINA: SISTEMAS TÉRMICOS

EMENTA:

DISCIPLINA: MECÂNICA DOS FLUÍDOS II

EMENTA:

DISCIPLINA: PROJETOS DE CONSTRUÇÃO DE MÁQUINAS

EMENTA:

Mecanismos básicos de transferência de calor. Conservação de energia em transferência de calor por mecanismos combinados. Equação geral da transferência de calor por condução. Condução unidimensional e permanente. Resistência térmica. Condução de calor com geração de energia térmica. Superfícies estendidas. Condução de calor em regime transiente. Solução de problemas de condução de calor por diferenças finitas. Transferência de calor por convecção. Camadas limite térmica e de concentração. Equações gerais da transferência de calor por convecção. Troca térmica por radiação. Trocadores de Calor. Experimentos e demonstrações em laboratório.

Semelhança, análise dimensional e modelos físicos. Equação de Bernoulli. Medidas de pressão e vazão. Cálculo de perda de carga. Análise de redes de tubulações. Arrasto e sustentação em corpos imersos. Transição e turbulência. Introdução ao escoamento compressível. Experimentos e demonstrações em laboratório.

Organização dos desenhos técnicos. Princípios gerais de cotagem. Estudo dos princípios gerais de ajustagem mecânica. Organização do sistema ABNT de tolerâncias e ajustes. Tolerâncias de fabricação para peças isoladas. Sistema furo base. Sistema eixo base. Sistema misto. Métodos para a escolha do sistema. Ajustes de conjuntos pelas folgas no sistema ABNT. Ajustes de chavetas. Ajustes de rolamentos. Ajuste seletivo. Estudo da variação das folgas de ajustagem. Calibradores. Estabelecimento das folgas de conjuntos móveis. Estabelecimento das interferências para conjuntos furo eixo. Força para desmontagem de conjuntos montados com interferência. Rugosidade superficial. Tolerâncias geométricas. Demonstração Laboratório informática (Software – Auto Cad).

(7)

DISCIPLINA: PROJETO INTEGRADOR DE MECÂNICA I

EMENTA:

7° PERIODO

DISCIPLINA: MAQUINAS DE FLUXO E EQUIPAMENTOS DE PROCESSO

EMENTA:

DISCIPLINA: SISTEMAS FLUIDODINAMICO

EMENTA:

Realização de Projetos Integradores vinculados às disciplinas do período, procurando a ampliação de situações e desenvolvimento de atividades práticas, em grupos de estudos, de maneira reflexiva, além de participação em palestras, seminários, cursos de treinamentos e workshops para demonstração prática e relatos dos ensinamentos e conhecimentos adquiridos durante o período em curso.

Classificação das máquinas de fluxo. Noções sobre ventiladores, compressores e bombas de vácuo, e agitadores. Turbinas. Classificação e Descrição de bombas. Escolha da bomba. Potência necessária ao acionamento. Curvas características. Associação em série e paralelo. Escorva. Cavitação. NPSH. Máxima altura estática de aspiração. Fundamentos do projeto das bombas centrífugas. Principais tipos de bombas e aplicações. Válvulas. Golpe de aríete em instalações de bombeamento. Ensaio de bombas.

Descrição, classificação e princípio de funcionamento das máquinas de fluxo e volumétricas. Quedas, potências e rendimentos. Bombas centrífugas. Bombas de deslocamento. Sistemas de bombeamento. Turbinas hidráulicas. Ventiladores. Sistemas de ventilação. Atuadores hidráulicos e pneumáticos. Aspectos ambientais. Experimentos e demonstrações em laboratório.

(8)

DISCIPLINA: ELEMENTOS DE MÁQUINAS

EMENTA:

DISCIPLINA: INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE DE SISTEMAS

DINÂMICOS

EMENTA:

DISCIPLINA: MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA

EMENTA:

Princípios Gerais. Revisão do projeto ao escoamento para tensões combinadas. Critérios de resistência para diversas classes de materiais. Dimensionamento à fadiga sob cargas complexas. Método S-N, linha de Woeler. Diagrama de Goodman. Regra de Palmgreen-Miner. Fadiga oligocíclica. Regra de Coffin-Manson. Fundamentos das mecânicas da fratura. Fator de intensidade de tensão. Tenacidade à fratura. Propagação de trincas de fadiga. Comportamento a altas temperaturas. Regra de Norton-Arrhenius. Principais mecanismos de dano a altas temperaturas. Introdução ao projeto mecânico. Demonstrações em laboratório.

Classificação de Instrumentos de Medição. Simbologia em Instrumentação Industrial. Características Estáticas e dinâmicas dos instrumentos. Medidores de Vazão. Medidas de Temperatura. Instrumentação Analítica. Componentes Básicos dos Sistemas de Controle. Clássica realimentação em malha única do Projeto de Controle. Técnicas de Controle Adicional. Modelamento e simulação do Processo de Sistemas de Controle. Automação Aplicada - PLC e Redes Industriais. Protocolos de Comunicação Field Bus. Introdução aos sistemas de controle automático. Simulações de processos. Utilização softwhare Matlab como ferramenta de análise e projeto de sistemas de controle. Representação de sistemas dinâmicos. Demonstrações em laboratório.

Tipos de texto científico para Trabalho de Conclusão de Curso. Partes que compõem um trabalho de monografia, artigo científico e apresentação técnica de produto. Fundamentação Teórica.

(9)

DISCIPLINA: PROJETO INTEGRADOR DE MECÂNICA II

EMENTA:

8° PERÍODO

DISCIPLINA: MÁQUINAS TÉRMICAS

EMENTA:

DISCIPLINA: VENTILAÇÃO, REFRIGERAÇÃO E CONDICIONAMENTO

TÉRMICO

EMENTA:

Realização de Projetos Integradores vinculados às disciplinas do período, procurando a ampliação de situações e desenvolvimento de atividades práticas, em grupos de estudos, de maneira reflexiva, além de participação em palestras, seminários, cursos de treinamentos e workshops para demonstração prática e relatos dos ensinamentos e conhecimentos adquiridos durante o período em curso.

Ciclo de Rankine. Ciclo Regenerativo. Cogeração. Ciclos de Potência Padrões de Ar. Ciclo Brayton. Turbina a Gás com Regenerador. Propulsão a Jato. Ciclo Otto. Ciclo Diesel. Motores de Combustão Interna. Caldeiras; Condensadores; Ciclos de potência a vapor; Turbinas a vapor; Turbinas a gás. Noções de sustentabilidade e impactos ambientais das máquinas térmicas. Demonstrações em laboratório.

Processos de refrigeração e suas aplicações. Compressão mecânica. Processos de condicionamento de ar. Tipos de instalações. Aplicação de psicrometria. Principais transformações do ar úmido. Tabelas. Dimensionamento de instalações de ar condicionado. Ventilação Geral. Psicrometria. Ventilação Geral Diluidora Obtida Mecanicamente. Cálculo da Carga Térmica.Ventilação Geral Diluidora para Redução de Calor Sensível. Dados para Projetos de Instalações de Ar Condicionado. Ventilação Industrial Diluidora. Ventilação Local Exaustora. Dutos para condução de Ar. Ventiladores. Purificação do Ar. Demonstração Laboratório.

(10)

DISCIPLINA: SISTEMAS HIDRAÚLICOS E PNEUMÁTICOS

EMENTA:

DISCIPLINA: TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I

EMENTA:

DISCIPLINA: SISTEMAS MECÂNICOS

EMENTA:

DISCIPLINA: PROJETO INTEGRDOR DE MECÂNICA III

EMENTA:

Características Físicas da Pneumática e Hidráulica. Redes de Ar Comprimido. Sistemas Hidráulicos. Atuadores (Elementos de Trabalho) Hidráulicos e Pneumáticos. Válvulas Pneumáticas e Hidráulicas. Lógica de Comando. Circuitos Intuitivos Pneumáticos e Hidráulicos. Circuitos Pneumáticos e Hidráulicos com Processamento Elétrico. Demonstrações em laboratório.

Tipos de texto científico para Trabalho Final de Curso. Partes que compõem um trabalho de monografia, artigo científico e apresentação técnica de produto. Fundamentação Teórica.

Juntas soldadas. Lubrificação. Mancais de rolamento. Mancais de Deslizamento. Engrenagens cilíndricas. Engrenagens helicoidais, cônicas e parafuso sem fim. Embreagens, freios e acoplamentos. Elementos de transmissão flexíveis.

Realização de Projetos Integradores vinculados às disciplinas do período, procurando a ampliação de situações e desenvolvimento de atividades práticas, em grupos de estudos, de maneira reflexiva, além de participação em palestras, seminários, cursos de treinamentos e workshops para demonstração prática e relatos dos ensinamentos e conhecimentos adquiridos durante o período em curso.

(11)

9° PERÍDODO

DISCIPLINA: VIBRAÇÕES MECÂNICAS

EMENTA:

DISCIPLINA: MECÂNICA AUTOMOBILISTICAS

EMENTA:

DISCIPLINA: MÁQUINAS DE ELEVAÇÃO E TRANSPORTE

EMENTA:

DISCIPLINA: TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

EMENTA:

Introdução ao Estudo das Vibrações. Vibrações em Sistemas com dois ou mais Graus de Liberdade. Análise de Vibrações Medidas e Diagnósticos. Análise de Velocidade e Aceleração em Mecanismos. Análise de Forças em Mecanismos. Balanceamento de Máquinas.

Diagnosticas falhas e realizar e realizar manutenção preventiva e corretiva de veículos automotores, seguindo normas específicas, técnicas, de segurança, qualidade e meio ambiente.

Normas Técnicas e Critérios de Cálculo; Determinação da Potência de Translação. Dimensionamento da Estrutura.; Projeto do Sistema de Acionamento; Meios de Elevação; Mecanismos de Translação; Estrutura Metálica das Máquinas de Levantamento; Transportadores de Correia; Outros Transportadores Contínuos; Exemplo de Dimensionamento de um Transportador.

Tipos de texto científico para Trabalho de conclusão de Curso. Partes que compõem um trabalho de monografia, artigo científico e apresentação técnica de produto. Fundamentação Teórica. Conclusão de trabalho de conclusão de curso. Apresentação física e oral do TCC.

(12)

DISCIPLINAS OPTATIVAS

DISCIPLINA: LIBRAS

EMENTA:

DISCIPLINA: PLANEJAMENTO E GESTÃO DE PROJETOS

EMENTA:

DISCIPLINA: TÓPICOS ESPECIAIS

EMENTA:

DISCIPLINA: PLANEJAMENTO E GESTÃO DA QUALIDADE

EMENTA:

LIBRAS e educação especial: histórico, contextualização e o papel político-pedagógico da escola. O papel do professor de LIBRAS. A linguagem e a surdez. Estrutura linguística da LIBRAS. Introdução à Gramática de LIBRAS.

Tipos de Projetos. Natureza e Objetivos da Gestão de Projetos. Gestão do Conhecimento no Processo de Projeto. Aspectos Financeiros na Gestão do Projeto. Modelagem de Processos. Ambientes Computacionais de Suporte a Gestão do Projeto. Planejamento e Programação das Atividades. Acompanhamento de Projetos. Gestão da Mudança. Fechamento do Projeto.

Assuntos variáveis na área de engenharia mecânica aprovados pelo Colegiado de Curso, quando da oferta ou Atividades Complementares aprovadas pelo Colegiado. O aluno será Responsável em escolher as unidades curriculares dentro do curso ou em outra instituição.

Evolução da qualidade. Definições. Dimensões e visões. Qualidade e produtividade. Qualidade e gestão: importância estratégica. Custos da qualidade. Qualidade em serviços. Modelos e ferramentas de gestão: TQM, ISO 9000, PNQ, BSC, 6 SIGMA. Gestão do Conhecimento e aprendizagem como fatores de crescimento e melhoria.

Referências

Documentos relacionados

A educação em saúde tem papel primordial no processo de prevenção e reabilitação, pois, o diálogo e a troca de informações entre o paciente, o profissional e sua

demonstraram que: 1 a superfície das amostras tratadas com o glaze pó/líquido foram as que apresentaram uma camada mais espessa de glaze, com superfícies menos rugosas; 2o grupo

Sendo assim, o programa de melhoria contínua baseado no Sistema Toyota de Produção, e realizado através de ferramentas como o Kaizen, poderá proporcionar ao

Na tentativa de avaliar a confiabilidade das medidas lineares realizadas em radiografias panorâmicas, comparando-as com imagens obtidas por meio de TC, Nishikawa et al., 2010

Leite 2005 avaliou duas hipóteses: a diferentes tempos de condicionamento com AFL não influenciariam nos valores de resistência de união entre uma cerâmica e um cimento resinoso; b

A revisão das produções sobre matriciamento em saúde mental apontou os seguintes eixos: dificuldades na articulação da rede de cuidados e fatores que dificultam o desenvolvimento

O presente estudo tem como objetivo avaliar se o uso de um munhão personalizado é capaz de facilitar a remoção do excesso de cimento após a cimentação de

Na Nova Zelândia em sistemas pastoris as vacas produzem em média 17 litros de leite ao dia, enquanto nos produtores analisados neste estudo a média de