• Nenhum resultado encontrado

Soluções BASF para a renovacão e manutenção de instalações industriais

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Soluções BASF para a renovacão e manutenção de instalações industriais"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

Soluções BASF para

a renovacão e manutenção

de instalações industriais

(2)

2

Introdução

A BASF Portuguesa é uma empresa que pertence ao grupo BASF, a maior empresa química do mundo, líder no seu sector, com mais de 110.000 funcionários, 6 grandes com-plexos industriais químicos principais e cerca de outros 385 centros de produção em todo o mundo, que cobrem prati-camente a totalidade das áreas geográficas do planeta. O grupo BASF opera em todas as etapas presentes nos processos de transformação química, para oferecer aos seus clientes uma ampla gama de produtos para a aplica-ção e diversidade de sectores. A segmentaaplica-ção dos produ-tos e os sectores de actividade, compõem as 6 unidades de negócio, sobre as quais se estrutura a empresa e as suas divisões, organizadas de um modo vertical de tal maneira que uma unidade possa servir as matérias-primas funda-mentais utilizadas numa outra unidade. A unidade de Oil e Gás é a primeira da cadeia, que se dedica à extracção e distribuição de combustíveis fósseis para a sua posterior transformação noutros derivados que são sucessivamente transformados, até chegar aos produtos específicos para cada sector em particular, como por exemplo para a divisão Agricultural Solutions focalizada em particular no sector agrícola e por conseguinte a divisão de Construction Chem-icals que fornece produtos ao mercado da construção. A divisão Construction Chemicals da BASF está presente em mais de 50 países e conta com uma equipa de mais de 7.100 pessoas, com numerosos centros de produção e laboratórios de investigação e Desenvolvimento por todo o mundo. A BASF é a única empresa no mundo dedicada à química para construção, que pode participar em toda a cadeia de produção dos produtos que fornece, desde a ex-tracção do petróleo ou gás natural, o seu primeiro proces-samento para fabricar os produtos intermédios até às ulti-mas transformações muito mais especificas para adequar os produtos às necessidades de cada mercado, de cada região em particular e inclusivamente de cada cliente.

A principal missão da divisão Construction Chemicals da BASF, é que os nossos clientes tenham mais êxito no de-senvolvimento dos seus negócios. A nossa gama de produ-tos de qualidade superior, a experiência e dedicação da nossa equipa humana e a nossa rede de aplicadores ho-mologados é o que oferecemos aos nossos clientes para conseguir o objectivo proposto. Fornecemos uma ampla gama de produtos para o mercado da construção, desde adjuvantes químicos para a produção de betão e cimento, até produtos especiais para reparação, protecção e imper-meabilização do betão, assim como sistemas para pavi-mentos industriais e decorativos, que produzimos nos nos-sos centros de produção locais e desenvolvemos nos nossos centros de investigação globais, onde trabalham 9.600 pessoas para desenvolver continuamente novas tec-nologias e inovações ao serviço dos nossos clientes. BASF Portuguesa, com mais de 30 anos presente no sector da construção portuguesa, somos uma equipa com mais de uma dezena de pessoas, com instalações nos dois mais importantes centros urbanos, Lisboa e Porto. Contamos com 3 centros de produção (Marchamalo, Cabanillas e Me-jorada del Campo, perto de Guadalajara e Madrid), 1 labo-ratório I+D em Hospitalet de Llobregat (Barcelona) e tam-bém um laboratório de suporte ao nosso serviço técnico, localizado nas nossas instalações de Mejorada del Campo, para apoiar a divisão Construction Chemicals à escala Ibérica.

De notar, tudo o que a BASF Portuguesa pode oferecer-lhe. Os nossos produtos, o nosso apoio técnico personalizado tanto na fase de execução da obra como na fase de pro-jecto e a nossa rede de aplicadores homologados, são ofe-recidas soluções de garantia para todos os desafios que se possam perguntar, tanto para a nova construção como para a reabilitação e manutenção de estruturas de betão.

(3)

BASF Construction Chemicals

Índice

Soluções BASF para a indústria

REPARAÇÃO, PROTECÇÃO e INJECÇÃO de estruturas de betão.

EMACO®, MASTERSEAL®, CONCRESIVE®

REFORÇO de estruturas de betão. MBrace®

FIXAÇÃO e NIVELAMENTO de equipamentos. MASTERFLOW®

SELAGEM DE JUNTAS em betão. MASTERFLEX®

IMPERMEABILIZAÇÃO de Coberturas, bacias de retenção e pavimentos.

CONIROOF®, MASTERSEAL®

PAVIMENTOS. MASTERTOP®, UCRETE®

Referências de obras Departamento Técnico

Departamento de Especificação Técnicas

4-5

6-7

8-9

10-11

12-13

14-15

16-17

18

19

19

(4)

4

Soluções BASF

para a indústria

Na divisão Construction Chemicals da BASF trabalhamos com os nossos clientes para oferecer-lhes uma ampla gama de matérias-primas e produtos finais, que lhes pro-porcionem as soluções inovadoras, competentes e segu-ras, mais adequadas para a indústria.

A nossa grande experiencia e confiança a nível mundial, cumulada durante décadas, permite-nos por à sua dis-posição um processo de análise e dimensionamento, com-binando produtos individuais com sistemas de soluções completas.

Todos os campos de actuação carecem de requisitos de aplicação elevados, mas é sempre essencial que estes produtos estejam desenvolvidos e dimensionados segundo o uso ao qual se destinam. É por isso que na divisão Con-struction Chemicals da BASF, classificamos as nossas soluções segundo as seguintes linhas de produtos:

5

4

REPARAÇÃO, PROTECÇÃO E INJECÇÃO de Estruturas de betão. EMACO®, MASTERSEAL®,

CONCRESIVE®.

1

2 REFORÇO de estruturas de betão. MBrace®.

3 Sistemas de FIXAÇÃO e NIVELAMENTO em equipamentos. MASTERFLOW®.

4 SELAGEM de JUNTAS em betão. MASTERFLEX®.

5 IMPERMEABILIZAÇÃO de coberturas, bacias de retenção e pavimentos.

CONIROOF® , MASTERSEAL®.

6 PAVIMENTOS

(5)

Soluções BASF

1

1

6

6

6

4

3

3

5

1

4

4

1

2

2

2

(6)

6

REPARAÇÃO, PROTECÇÃO

e INJECÇÃO

de estruturas

de betão

(7)

REPARAÇÃO, PROTECÇÃO e INJECÇÃO

EMACO®: Ampla gama de argamassas de reparação

estrutural e/ou cosmética, necessária para

aumentar a vida útil de uma estrutura de betão que apresente deterioração. Existe um EMACO®

específico para cada necessidade e uso: reparações rápidas de pavimentos, vigas, pilares, lajes e/ou qualquer estrutura de betão armado, em última análise, para toda a actuação vinculada à restituição e/ou substituição de betão defeituoso e como protecção à armadura.

A gama de argamassas técnicas EMACO® está de

acordo com a norma EN 1504. Parte 3 “Reparação estrutural e não estrutural do betão”.

MASTERSEAL®: A gama MASTERSEAL®, engloba

diferentes produtos, sistemas e soluções destinados a aumentar a durabilidade de estruturas

e superfícies de betão, tanto as de nova execução como as reparadas após efectuar trabalhos de manutenção. MASTERSEAL® oferece recobrimentos

anticarbonatação, revestimentos

impermeabilizantes (cimentícios, poliuretano, sintéticos, acrílicos, betuminosos) e primários hidrófobos, ensaiados e caracterizados conforme EN 1504. Parte 2 “Sistemas de protecção superficial do betão”.

CONCRESIVE®: O leque de possibilidades da gama

CONCRESIVE® abarca desde resinas fluídas para

injecção de fissuras e consolidação de estruturas de betão (conforme a EN 1504. Parte 5 “Sistemas para injecção do betão”), até resinas de injecção hidroreactivas para a selagem e/ou controle de vias de água em fundações, caves, etc.

1

EN 1504-5 EN 1504-2 EN 1504-3

(8)

8

REFORÇO

de estruturas

de betão

(9)

MBrace®:Sistema integral à base de adesivos estruturais e fibra de carbono, especialmente desenvolvido, para o aumento ou restauração da capacidade de suporte de uma estrutura de betão. Em geral, em todos aqueles casos nos quais seja necessário aumentar a resposta resistente de um ou vários elementos estruturais, tais como pilares, lajes, vigas, chaminés, silos, etc. Existe uma solução MBrace® para cada um dos casos possivel de

reforço: flexão, cisalhamento ou confinamento. Os reforços com MBrace®, apresentam uma

excelente relação resistência/peso e uma elevada durabilidade em ambientes agressivos. A sua ligeireza, flexibilidade e adaptabilidade a diversas geometrias, permite resolver reforços que não poderiam realizar-se mediante sistemas tradicionais.

Por tudo isto, a utilização de materiais compostos baseados em fibras poliméricas embebidas em resinas (FRP – Fiber Reinforced Polymer), tornou-se uma excelente alternativa de reforço.

A idoneidade técnica do sistema MBrace® está

acreditada (DIT nº 572/11) pelo Instituto de Ciencias da Construção Eduardo Torroja.

Na divisão Construction Chemicals da BASF, dispomos de um software de cálculo próprio via web (www.mbrace.es), para resolver e criar todo o tipo de reforço estrutural.

Os adesivos MBrace®, estão de acordo com a

norma EN 1504. Parte 4 “Aderência estrutural”.

REFORÇO de estruturas

www.mbrace.es

2

EN 1504-4

(10)

10

FIXAÇÃO e NIVELAMENTO

de equipamentos

(11)

FIXAÇÃO E NIVELAMENTO

MASTERFLOW®: Argamassas técnicas de

elevadas prestações e excelente poder autonivelante, tanto em base cimentícia como em base de resina. Foram desenvolvidas especialmente para fixação e nivelamento de elementos estruturais, fixação de armaduras de reforço, apoios de equipamentos, pernos, elementos pré-fabricados, etc.

MASTERFLOW®, oferece um amplo leque de

possibilidades como a execução de fixação e nivelamento de precisão em equipamentos industriais.

Graças à sua fórmula especial, oferece uma elevada resistência à abrasão e a cargas dinâmicas (impactos, vibrações, etc.),

permitindo uma perfeita transmissão de cargas. A gama MASTERFLOW® está de acordo com a

EN 1504. Parte 6 “Ancoragem de barras de aço em betão”.

3

(12)

12

SELAGEM de JUNTAS

em betão

(13)

SELAGEM de JUNTAS

MASTERFLEX®: Uma elevada gama de mástiques

MASTERFLEX® soluciona todos os problemas de

selagem e impermeabilização de juntas de dilatação entre elementos estruturais quer sejam em suportes verticais, tectos ou em pavimentos.

(14)

14

IMPERMEABILIZAÇÃO

Coberturas, bacias de retenção e

pavimentos

(15)

IMPERMEABILIZAÇÃO

CONIROOF®: Os sistemas de impermeabilização CONIROOF®, baseados em resinas de poliuretano

de aplicação in situ, são capazes de proteger estruturas de maneira duradoura, particularmente coberturas de todo tipo de geometrias e suportes, da água e dos agentes atmosféricos.

Referências de obras e ensaios internacionais segundo o guia DITE da EOTA ou do BBA Britânico provam o seu reconhecimento internacional, e que as soluções Construction Chemicals da BASF são de confiança.

(16)

16

PAVIMENTOS

(17)

PAVIMENTOS

UCRETE®: O pavimento por excelência. Os sistemas de pavimentos e revestimentos superficiais UCRETE® têm sido largamente

utilizados na indústria durante mais de 30 anos. Muitos dos primeiros pavimentos realizados ainda continuam em serviço. UCRETE® é

resistente a: • Agressões mecânicas extremas. • Elevado número de compostos químicos agressivos. • Temperaturas de trabalho de -40ºC até +130ºC.

MASTERTOP®: Gama de pavimentos e revestimentos industriais e decorativos, que oferecem um amplo leque de sistemas e

soluções para ambientes exigentes, combinando a aparência estética com as mais elevadas prestações.

(18)

18

BASF Indústria

Referências de obras

ACB-Grupo Arcelor, Sestao (Vizcaya)

Pavimento Industrial Impermeabilização de CoberturaAeroporto de Barcelona Barasoain (Navarra). Pavimento IndustrialFábrica Turbinas Acciona,

Cidade da Cultura. Santiago de Compostela (Galiza). Impermeabilização

Pantalán Petroquímica, Tarragona Reparação Estrutural

Aeroporto de Bilbao Impermeabilização de Coberturas

Central Nuclear, Espanha Selagem de Juntas

Fábrica de Cimento, Barcelona

(19)

Departamento técnico e de Especificações técnicas

Departamento Técnico

Departamento de

Especificações Técnicas

O Departamento Técnico da divisão Construction Chemicals da BASF, é composto por uma equipa de profissionais que, desde distintas ci-dades de Espanha e Portugal, oferecem aos nossos clientes aconsel-hamento com o fim de propor soluções para as diferentes necessi-dades que necessita uma obra, tanto numa nova execução como em reabilitações e/ou reformas, desenvolvendo também formações, onde são transmitidos aos participantes as características e experiências da gama de produtos que oferecem e os seu resultados.

Outros recursos que oferecemos aos nossos clientes são o apoio de um monitor que realiza as tarefas como o arranque das obras, co-labora na hora de efectuar as demonstrações dos materiais durante o desenvolvimento dos cursos de formação e/ou realiza amostras dos produtos, para engenharias, feiras, etc.

Paralelamente conta com um laboratório de betão e argamassa que dispõe de equipamento necessário para o desenvolvimento de dife-rentes ensaios com a finalidade de procurar soluções mais adequadas segundo os variados tipos de agregados e/ou cimentos das centrais de betão.

O Departamento de especificação Técnica da divisão Construction Chemicals da BASF, é composto por uma equipa de profissionais que dão soluções aos problemas que se apresentem aquando da elabo-ração de um projecto ou preparar documentação técnica para espe-cificações.

A função principal do Departamento de Especificação, é o aconselha-mento técnico aos projectistas (Engenharia, Arquitectura e Donos de Obra) na criação de projectos ou na elaboração de especificações. Para isso, é fornecida documentação técnica evidenciando o êxito na aplicação dos produtos da BASF: fichas técnicas, referências de ob-ras, detalhes construtivos, especificações e soluções baseadas na experiência dos profissionais técnicos em obras singulares e em dificuldade particular.

Outra das funções do Departamento de Especificações, é a realização de seminários de formação em escolas profissionais, Donos de Obra ou Projectistas, estes seminários na sua grande maioria são acom-panhados de uma demonstração de material(is) e/ou sistema(s) abor-dados.

Por tudo isto, o Departamento de Especificação da divisão Construc-tion Chemicals da BASF, está totalmente orientado para solucionar problemas que surjam na hora da criação de projectos e apoia com diferentes acções de formação aos seus clientes.

(20)

Qualquer que seja o problema de construção, qualquer que seja a

estrutura a construir, a divisão Construction Chemicals da BASF possui

uma solução inteligente para o ajudar no seu sucesso.

As nossas marcas líderes de mercado oferecem uma ampla gama de

tecnologias desenvolvidas para o ajudar a construir um mundo melhor.

CONCRESIVE

®

- Argamassas à base de resina. Adesivos e sistemas

de injecção.

CONIDECK

®

- Revestimentos para pavimentos em parques de

estacionamento (deck parques).

CONIROOF

®

- Sistemas para coberturas à base de PU.

EMACO

®

- Sistemas de reparação de betão.

MBRACE

®

- Sistemas compósitos de reforço.

MASTERFLEX

®

- Selagem de juntas.

MASTERFLOW

®

- Grouts para enchimentos estruturais e de precisão.

MASTERSEAL

®

- Revestimentos e impermeabilizações.

MASTERTOP

®

- Soluções para pavimentos decorativos e industriais.

PCI

®

- Sistemas para a colocação de cerâmicas e sistemas de

impermeabilização.

UCRETE

®

- soluções de pavimentos com elevadas prestações, para a

indústria.

BASF Portuguesa, S.A.

Sede: Rua 25 de Abril, nº 1 2689-538 PRIOR VELHO Tel: 219 499 900 Fax: 219 499 945 Delegação Norte:

R. Manuel Pinto de Azevedo, 626 4100-320 PORTO Tel: 226 159 600 Fax: 226 106 702 Encomendas EBE: Tel: 219 158 556 Fax: 219 158 552 encomendas-ebeportugal@basf.com www.basf-cc.pt www.basf.pt geral-ebeportugal@basf.com

Soluções inteligentes da

Referências

Documentos relacionados

No sentido de reverter tal situação, a realização deste trabalho elaborado na disciplina de Prática enquanto Componente Curricular V (PeCC V), buscou proporcionar as

O INSTITUTO EUVALDO LODI – IEL/CE, na qualidade de Agente de Integração de Estágio, responsável pelo Processo Seletivo de ESTAGIÁRIOS do TRIBUNAL DE JUSTIÇA

Para esse fim, analisou, além do EVTEA, os Termos de Referência (TR) do EVTEA e do EIA da Ferrogrão, o manual para elaboração de EVTEA da empresa pública Valec –

Requiring a realignment of the EVTEA with its ToR, fine-tuning it to include the most relevant socio-environmental components and robust methodologies for assessing Ferrogrão’s impact

• A falta de registro do imóvel no CAR gera multa, impossibilidade de contar Áreas de Preservação Permanente (APP) na Reserva Legal (RL), restrição ao crédito agrícola em 2018

• Não garantir condições dignas e saudáveis para os trabalhadores pode gerar graves consequências para o empregador, inclusive ser enquadrado como condições análogas ao

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

Penalidades: suspensão imediata da conduta vedada, quando for o caso; multa no valor de R$ 5.320,50 a R$ 106.410,00 aos agentes responsáveis, aos partidos políticos, às