• Nenhum resultado encontrado

As influências do marketing na implantação de um negócio do setor de turismo: o caso de um Balneário em Ajuricaba RS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "As influências do marketing na implantação de um negócio do setor de turismo: o caso de um Balneário em Ajuricaba RS"

Copied!
25
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DACEC - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS, CONTÁBEIS,

ECONÔMICAS E DA COMUNICAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM MARKETING

AS INFLUÊNCIAS DO MARKETING NA IMPLANTAÇÃO DE UM NEGÓCIO DO SETOR DE TURISMO: O CASO DE UM BALNERÁRIO EM AJURICABA RS

DANIEL MARCELO DALLABRIDA Orientador (a): Lucineia Felipin Woitchunas

RESUMO

O mercado de serviços se enquadra num cenário de acirrada competitividade e de clientes cada vez mais exigentes, o que tem forçado as organizações a adotarem novas estratégias. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo principal analisar as influências do marketing na implantação de um negócio do setor de turismo: o caso de um balneário em Ajuricaba(RS).Os objetivos deste trabalho são identificar os pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças do balneário proposto em Ajuricaba, analisar a percepção dos agentes locais sobre o processo/ato de consumo dos produtos e serviços neste município, propor um conjunto de sugestões a fim de atrair novos clientes e incentivar as vendas no balneário em Ajuricaba. Os resultados nos revelam que 64% dos consumidores não tem suas necessidades atendidas quando estão em um balneário.Outro ponto de extrema importância se refere ao atendimento, sendo ponto vital para os futuros clientes no momento de escolher um local de lazer, representando cerca de 84%, o que revela que os vendedores devem ser bem treinados e sempre devem buscar aperfeiçoamento.Para 82% dos entrevistados, o preço também é uma variável de suma importância no momento de escolher um balneário para se passar o dia, por isso deve-se ter preços competitivos e condizentes com o mercado. Por fim, conclui-se que é importante, ao pensar em estratégias para um balneário, considerar aspectos relevantes como a estrutura, onde as pessoas procuram um lugar com ampla área verde e diversas opções de entretenimento para se passar o dia.

Palavras-chave: Mercado, Estratégias, Implantação, Balneário. ABSTRACT

The service market fits into a scenario of fierce competition and increasingly demanding customers, which has forced organizations to adopt new strategies. Aiming at this, the main objective of this study is to analyze the marketing influences in the implementation of a business in the tourism sector: the case of a beach resort in Ajuricaba (RS). The objectives of the work are to identify the strengths and weaknesses, opportunities and threats of the spa proposed in Ajuricaba, to analyze the perception of the local agents about the process / act of consumption of the products and services in this municipality, to propose a set of suggestions in order to attract new customers and encourage sales in the resort in Ajuricaba. The results tell us that 64% of consumers do not have their needs met when they are in a resort. Another point of extreme importance refers to the service, being the vital point for future clients when choosing a place of leisure, representing about 84%, which tells us that our salespeople should be well trained and always seeking improvement. For 82% of respondents, the price is also a very important variable when choosing a resort to spend the day, so it is necessary to have competitive prices that are consistent with the market. Finally, it is concluded that it is important, when thinking about strategies for a spa, to consider

(2)

relevant aspects such as structure, where people look for a place with ample green space and diverse options of entertainment to spend the day.

Keywords: Marketplace, Strategies, Implantation, Balneary. 1. INTRODUÇÃO

Analisar as influências no marketing e propor estratégias de implantação de um empreendimento é uma das tarefas mais importantes que um empreendedor deve fazer para que o sucesso seja alcançado, assim é possível visualizar os possíveis fracassos e necessidades. Pode servir para a obtenção de financiamentos ou para ser seguido como um instrumento, a fim de evitar que um planejamento seja feito erroneamente. É uma ferramenta onde o empreendedor pode expor suas ideias. No entanto, é um projeto vivo que sempre deve ser mantido atualizado, pois com a expectativa em atender e suprir as exigências do mercado a cada dia que passa a empresa sente-se obrigada a inovar.

É notório que o empreendedorismo cresce vigorosamente em todo o mundo, especialmente no Brasil desde 2011, de acordo com uma pesquisa realizada pelo SEBRAE. Mesmo havendo muitas oportunidades no país, um mau planejamento do negócio leva muitos empreendedores à falência logo nos primeiros anos de existência, mas estratégias bem planejadas, realizadas de maneira eficiente trazem vantagens e melhorias ao desenvolvimento no processo da organização. O objetivo principal de qualquer negócio é obter lucratividade e resultados positivos. Com isso, é necessária a satisfação total do cliente, pois cliente satisfeito faz o marketing da empresa.

Este trabalho objetiva apresentar um estudo das influências do marketing na implantação de um negócio do setor de turismo: o caso de um balneário em Ajuricaba(RS), na localidade da Linha 20 Norte, estrada principal que liga Ajuricaba à Nova Ramada, após observada a existência de um grande potencial no ramo, a disposição dos consumidores em experimentar uma nova opção de entretenimento e lazer durante o verão, também no inverno.

Embora exista um balneário concorrente na cidade, entende-se que não há impedimento à instalação do novo empreendimento, porque há demanda para ambos. O negócio proposto visa abarcar o público em geral em momentos de descontração e lazer, com sua administração baseada no estímulo e no desenvolvimento organizacional de seus colaboradores. A comunidade será estimulada a fazer parte dessa interação e desenvolvimento proposto, sendo os principais personagens, pois sua participação e envolvimento deverá ser o grande diferencial e principal motivador da abertura e funcionamento desta organização.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

O referencial teórico procura dar suporte e sustentação ao estudo, através de consultas e autores relevantes, buscando definições, conceitos acerca de empreendimento, turismo e marketing que são os temas para análise. Estão presentes aqui neste referencial elementos que serão utilizados na realização da análise das influências do marketing na implantação de um negócio no setor de turismo.

2.1 TURISMO

O turismo é uma atividade que envolve o deslocamento de pessoas de um lugar para o outro. É uma mistura complexa de elementos materiais, que são os transportes, alojamentos, atrações e diversões disponíveis; dos fatores psicológicos, que seriam desde uma simples fuga, passando pela concretização de um sonho ou fantasia, até simplesmente a recreação, o descanso, incluindo ainda inúmeros interesses sociais, históricos, culturais e econômicos. Devido a esses elementos, cada vez mais pessoas em todo o mundo encontram nas viagens e espaços de lazer a melhor alternativa para preencher seu tempo livre. Daí as boas perspectivas para o turismo.

(3)

Turismo é uma combinação complexa de inter-relacionamentos entre produção e serviços, em cuja composição integram-se uma prática social com base cultural, com herança histórica, a um meio ambiental diverso, cartografia natural, relações sociais de hospitalidade, troca de informações interculturais. O somatório desta dinâmica sociocultural gera um fenômeno, recheado de objetividade/subjetividade, consumido por milhões de pessoas, como síntese: o produto turístico. (MOESCH, 2002, p. 9).

A prática do turismo envolve o consumo de serviços relativos às práticas de lazer, ao alojamento, ao transporte, a alimentos e bebidas, assim como consumo de bens culturais e a participação em eventos: “a soma dos fenômenos e das relações resultantes da viagem e da permanência de não residentes, na medida em que não leva à residência permanente e não está relacionada a nenhuma atividade remuneratória” (HUNZIKER; KRAPF apud BENI, 2000, p. 36).

A partir do início do século XIX, com o surgimento do termo turismo e na medida em que essa prática registra sua importância socioeconômica e cultural no desenvolvimento dos países, o turismo tem sido fenômeno estudado por diferentes áreas de conhecimento:

[...] e pode-se afirmar que a partir daí foi possível distinguir e agrupar um conjunto de atividades que antes do uso desse termo eram conhecidas por outros nomes. Viagens realizadas por motivos religiosos, terapêuticos, culturais, esportivos ou para participação em feiras existiam há muito tempo, e seus desdobramentos econômicos já eram conhecidos desde a Antiguidade pelos gregos e romanos, e mesmo durante toda a Idade Média. Mas, somente com a criação do termo, e o surgimento da atividade turística propriamente dita, cujo marco é a viagem articulada por Thomas Cook, em 1841, é que um conjunto significativo de fenômenos sociais passaram a ser englobados sob uma mesma palavra – turismo (DIAS, 2008, p. 12).

A participação dessa atividade na economia e na sociedade brasileira vem crescendo à medida que registra sua importância no desenvolvimento territorial como instrumento de geração de divisa, responsável por investimentos em outros segmentos produtivos que possibilitam a geração de emprego e renda e sua crescente participação no Produto Interno Bruto (UMBELINO; SILVA, 2010).

Cruz (2000) enfatiza que a atividade se utiliza de parte do espaço geográfico e o consumo dos territórios pelo turismo é intermediado por inúmeras formas representadas pelo uso de hotéis e pousadas, meios de transporte, estabelecimentos de alimentos e bebidas e pelo uso de equipamentos de lazer. Segundo a autora, essa amplitude do turismo é a razão que o torna capaz de reorganizar o território.

Essa estreita relação da atividade turística com o território é explicada por Dias (2008, p. 37): “o território é um elemento básico do desenvolvimento turístico, pois abriga os recursos ambientais e culturais”, além de ser o espaço em que infraestrutura e equipamentos se instalam para o uso dos visitantes. O turismo se apropria desses espaços, reordenando territórios e gerando modificações na vida das pessoas e nos locais em que elas vivem (HALL, 2001), e esses impactos muitas vezes não serão positivos para a população e para o futuro da atividade naquela localidade:

[...]É contundente a manifestação de autores (ARRONES, 1992; URRY, 2000; KRIPEENDORF, 2003) alertando para o caráter depredador e colonizador do turismo, uma atividade insustentável, autofágica, que destrói as culturas dos povos e as reservas ambientais (TOMAZZONI, 2009, p. 14).

A saturação de meios de transporte e da infraestrutura básica, as modificações culturais e prejuízos ambientais são exemplos de problemas que podem ocorrer no

(4)

desenvolvimento do turismo sem planejamento. Becker (2002) caracteriza o turismo como uma atividade híbrida que tanto pode trazer desenvolvimento socioeconômico como tem potencial para a degradação ambiental e social e que esses impactos podem ser evitados, algumas vezes, com uma regulação para o setor.

Hall (2001, p. 17) completa que “para cada notícia de sucesso parece haver outras dez de fracasso ou, pelo menos, um maior reconhecimento do impacto negativo exercido pelo turismo”. O turismo tem o potencial de facilitar o desenvolvimento socioeconômico de um local, mas para isso, antes de atender às necessidades dos turistas, a organização do território deve atender o cotidiano da comunidade local e respeitar o direito a um ambiente público de lazer (YÁGIZI, 2009).

Atualmente, em consequência dos números já apresentados pela atividade na economia, o turismo despertou o interesse de gestores locais que não possuem produto turístico consolidado. Áreas com falta de infraestrutura turística e atrações competitivas “olham avidamente para o turismo como caminho para diversificação” (RIBEIRO; MARQUES, 2001, apud CHURCH, 2004, p. 621).

Contudo, as iniciativas podem representar benefícios para as economias se o turismo for desenvolvido através de um planejamento da atividade em âmbito nacional, estadual e municipal e gerido de uma maneira a minimizar os possíveis impactos negativos.

2.2.ESTRATÉGIAS DE MARKETING

Kotler e Keller (2006, p.54) definem que estratégia é um plano de ação para atingir as metas que a empresa deseja alcançar. De mesmo modo, conforme descrito por Pride e Ferrell (2001, p.35), as estratégias de marketing explicitam como a empresa alcançará os objetivos de marketing anteriormente definidos, referindo-se ao modo como a empresa se relacionará com seus clientes, criando vantagem sobre os concorrentes.

Churchill e Peter (2000, p.03) explicam que a estratégia de marketing se baseia na escolha de mercados-alvo e dos compostos de marketing para atendê-los. Para Pride e Ferrell (2001, p.35), a seleção do mercado-alvo deve ser realizada no plano de marketing com uma delimitação bem clara, seja em termos de demografia, geografia, perfis psicológicos ou de outros fatores. Isto é importante, pois sabendo bem definidamente qual o público-alvo que se deseja atingir, melhor será determinado o mix de marketing1 que atenderá as necessidades dos clientes. Após essa seleção do mercado, deve ser desenvolvido um mix de marketing com a determinação de como seus elementos atuarão para atingir os objetivos da empresa.

Para Aaker (2001), conforme os objetivos são definidos é necessário pensar de que forma eles serão atingidos. A maneira de agir para que sejam atingidos os objetivos de marketing é denominada estratégia de marketing, ou seja, é a escolha de como competir.

Para Kotler

“As metas indicam aquilo que a unidade de negócios deseja alcançar; estratégia é um plano de ação para chegar lá. Para atingir suas metas, todos os negócios devem preparar estratégias, as quais consistem em uma estratégia de marketing, uma estratégia de tecnologia e uma estratégia de busca de recursos compatíveis.” (KOTLER, 2006, p.54).

Segundo Ferrell e Hartline (2005), é nessa etapa de elaboração do plano de marketing que a empresa dará detalhes de como irá obter vantagem competitiva fazendo algo melhor do que a concorrência. Seus serviços, por exemplo, devem ser de melhor qualidade do que os ofertados pela concorrência; seus preços, mais coerentes com o nível de qualidade; seus

1O Marketing Mix é um conjunto de variáveis controláveis que influenciam a forma como os consumidores respondem ao mercado e consiste naquilo que a empresa pode fazer no sentido de influenciar a procura pelo seu produto, visando alcançar o nível desejado de vendas junto do seu mercado-alvo.

(5)

métodos de distribuição devem ser tão eficientes quanto possível; e suas promoções, mais eficazes na comunicação com o público-alvo. Ou seja, a estratégia de marketing diz respeito ao modo como a empresa irá gerenciar seu relacionamento com os consumidores, de maneira e levar vantagem sobre a concorrência.

Para Hooley (2005), o estabelecimento de uma estratégia eficaz de marketing começa com uma avaliação detalhada e criativa tanto das capacidades da empresa – seus pontos fortes e fracos em relação a concorrência – quanto das oportunidades e ameaças apresentadas pelo ambiente. Com base nessa análise, a estratégia central da empresa será escolhida, identificando os objetivos de marketing e o foco amplo para realizá-los.

De maneira geral, as estratégias de marketing apontam como a organização atingirá seus objetivos e metas, combinando de forma correta os elementos (produto, preço, promoção e praça) do composto de marketing. É com base nessas estratégias que serão elaborados os planos de ação.

2.3. MARKETING TURÍSTICO

A partir da década de 50 do século XX introduziu-se o novo conceito de marketing na comercialização do turismo. Este novo conceito surge a partir da entrada de uma série de empresas no negócio turístico. O crescimento da indústria turística tem sido acompanhado pelo aumento da importância atribuída ao marketing turístico.

O turismo é diferente de outras indústrias ou atividades, pois o serviço prestado constitui uma amálgama que pode incluir componentes como o transporte, alojamento, comida, bebida, atrações e visitas culturais, que geralmente são fornecidas por diferentes empresas e instituições. Estes componentes podem ser vendidos direta e separadamente aos turistas ou combinadas em pacotes (Baker & Cameron, 2008; Cooper & Hall, 2008).

A Organização Mundial do Turismo (O.M.T.) (2003) definiu o marketing turístico como a área de estudo que abrange todas as atividades envolvidas em colocar compradores e vendedores juntos, num relacionamento de troca. Os produtos turísticos resumem-se quase exclusivamente a serviços, e a prestação desses serviços costuma ser difícil de se ajustar com rapidez, porque a procura turística é elástica e o produto turístico é, na realidade, uma combinação de muitos produtos diferentes.

O marketing turístico representa um meio de conceber uma situação orientada para o equilíbrio entre a satisfação das necessidades dos turistas e as necessidades e os interesses dos destinos ou das organizações (Papadopoulos, 2004).

O marketing em turismo pode ser definido como um processo de gestão através do qual as organizações de turismo identificam os seus clientes alvo, presentes e potenciais, e comunicam com eles (consoante o grau de intermediação) para compreender e influenciar as suas necessidades, desejos e motivações a nível local, regional, nacional e internacional, com o objetivo de conceber e adaptar os seus produtos turísticos em concordância com o objetivo de atingir o ótimo da satisfação turística e cumprir os objetivos da organização (Beni, 1998).

As necessidades e motivações dos consumidores ou utilizadores não são, contudo, permanentes ou imutáveis. Por isso, as empresas deverão dispor de sistemas de observação, informação e interpretação que facilitem não apenas a “leitura” das necessidades atuais como, sobretudo, prever o que pode acontecer a curto ou médio prazo, tendo em conta o período de antecipação provável e o tempo necessário para, a partir desse conhecimento prévio, transformar ideias, objetivos, projetos, planos ou programas em novos equipamentos, produtos e/ou serviços, a colocar à disposição dos consumidores ou utilizadores quando se confirmar a existência dessas novas necessidades e motivações (Cooper & Hall, 2008).

O marketing visto como uma associação a localidades e regiões tem se tornado uma atividade central na gestão regional, pois consegue gerar vantagens competitivas. Essas

(6)

vantagens passam por uma diferenciação do destino, valorizando o intangível e tornando único o que dele procede (Baker & Cameron, 2008 e Cooper & Hall, 2008).

De acordo com Cooper & Hall (2008), um destino é mais que um produto ou que o somatório dos seus produtos, é antes o espaço físico onde o turismo tem lugar, onde as comunidades vivem e trabalham e está imbuído com símbolos e imagens de cultura e história. Portanto, os destinos ricos em história e tradições são mais facilmente percebidos como autênticos, porque a história é a garantia de verdade e não algo que é artificialmente construído, diz Yeoman, et al., 2007).

O turismo tem sido descrito como a forma mais óbvia de globalização, diz Meethan (2001) e uma interação social impulsionada pela própria globalização, para a compreensão da definição feita por este autor há que ter em consideração que foi necessária a reestruturação dos espaços turísticos aliada à contingência temporal dos viajantes/turistas, realidades que denunciam, por si, uma necessidade intrínseca, por parte dos operadores turísticos, em oferecer os melhores produtos no mais curto espaço de tempo possível.

2.4. MATRIZ SWOT

A concorrência no mercado faz com que as organizações tenham que rever suas estratégias para se manterem competitivas e, neste contexto, torna-se importante a adoção de metodologias para analisar informações relevantes sobre mercado e traçar estratégias para as organizações e também para trabalhar com diferentes variáveis que norteiam os processos de decisão.

Neste contexto, é explicitada a metodologia chamada Matriz SWOT. Do inglês, ela significa: Forças (Strenghts), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). De acordo com Medeiros (2010), no Brasil está abordagem é interpretada com F.O.F.A, seguindo a mesma ordem das palavras em português citadas acima.

Como descreve Porter (1986), a formulação de uma estratégia competitiva envolve considerar quatro fatores básicos que determinam os limites de atuação de uma organização. Os pontos fortes e fracos são os ativos e qualificações de uma organização perante seus concorrentes. Para o autor a combinação dos pontos fortes e pontos fracos com os valores da empresa determinam os seus limites internos da estratégia a ser adotada pela organização.

As ameaças e as oportunidades de uma organização definem seu meio competitivo, no qual Porter (1986) cita que as expectativas da sociedade refletem o impacto, sobre a organização, de diversas questões como políticas governamentais, interesses da sociedade, dentre outros.

2.5.GRÁFICO DE ISHIKAWA

O Diagrama de Causa e Efeito, também conhecido como Diagrama de Ishikawa ou Diagrama de Espinha de Peixe, pode ser utilizado sempre que há necessidade em conhecer as causas primárias e secundárias de um problema Behr et al. (2008). Esta ferramenta é capaz de "apresentar a relação existente entre um resultado de um processo (efeito) e os fatores (causas) do processo que por razões técnicas, possam afetar o resultado considerado” (WERKEMA, 1995, p. 101). Na maioria dos casos em que é utilizado, o diagrama é capaz de atuar como um direcionador das possíveis causas fundamentais do problema para que medidas corretivas e preventivas sejam adotadas para resolver o problema.

Para construção do diagrama, o primeiro passo é definir o problema a ser estudado. Nesta etapa, Behr et al. (2008) e Werkema (1995) citam a importância de se ter as pessoas envolvidas e que detêm maior conhecimento sobre os processos relacionados, para que seja feito um “brainstorming”, com intuito principal de que as pessoas possam gerar um maior número de ideias possíveis, dentro de um determinado espaço de tempo, para definição concreta do problema a ser analisado.

(7)

3. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Com relação aos procedimentos metodológicos, pode-se classificar esta pesquisa quanto aos fins, como exploratória e descritiva e quanto aos meios, como survey.

Para Beuren (2004, p. 81), “explorar um assunto significa reunir mais conhecimento e incorporar características inéditas, bem como buscar novas dimensões até então não conhecidas”.

Deste modo, uma pesquisa exploratória normalmente ocorre quando existe pouco conhecimento sobre o assunto abordado, envolvendo levantamentos bibliográficos, entrevistas e análises de exemplos, e “tem como principal finalidade desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e ideias, tendo em vista, a formulação de problemas mais precisos ou hipóteses pesquisáveis para estudos posteriores” (GIL, 1999, p. 43). Portanto, pode-se dizer que uma pesquisa descritiva tem a principal preocupação de identificar, observar, registrar e interpretar os fatos.

A coleta de dados se deu a partir de uma pesquisa quantitativa. O método quantitativo, de acordo com Oliveira (1999), é caracterizado por quantificar opiniões, dados, nas formas de coletas de informações, como o emprego de recursos e técnicas estatísticas desde a mais simples, até as de uso mais complexo. O recurso utilizado foi o levantamento, ou survey, que se trata de um dos principais métodos empregados em pesquisas descritivas. Pela definição de Malhotra (2001, p.179), “um questionário estruturado dado a uma amostra de uma população e destinado a provocar informações específicas dos entrevistados”. Esse tipo de questionário é baseado num interrogatório, onde se foram feitas perguntas acerca de comportamento de consumo em balneários, opiniões dos clientes em potencial.

Os questionários foram entregues impressos, bem como enviados por e-mail,

WhatsApp e Facebook aos respondentes para que retornassem posteriormente. Os

participantes foram definidos através de amostra não probabilística por conveniência, onde a seleção ficou a cargo do pesquisador, não sendo utilizado um processo aleatório. Cerca de 50 questionários foram aplicados, sendo que 43 retornaram respondidos, sendo considerados válidos. O período de pesquisa foi de janeiro a março de 2018.

Foram realizados levantamentos, sendo que os dados coletados junto ao mercado consumidor, bem como junto aos possíveis fornecedores e principais concorrentes, foram importantes para o planejamento do balneário, objeto deste estudo.

Na elaboração deste trabalho de pesquisa foram coletados diversos dados indispensáveis para aproximar ao máximo o resultado da pesquisa à realidade. Com isso foi possível avaliar as influências do marketing e as estratégicas de implantação do balneário, identificação das carências dos clientes para criar um empreendimento diferenciado, capaz de se sobressair à concorrência e ganhar a preferência dos consumidores, além de permitir um estudo acerca dos fornecedores e dos produtos que serão comercializados.

O quadro 1 na sequência representa a metodologia usada para alcançar os objetivos do estudo.

Quadro 1 - Objetivos específicos x metodologia

Objetivos Específicos Metodologia

 Analisar percepções dos agentes sociais envolvidos no funcionamento do balneário.

 Através dos resultados coletados na pesquisa que foi efetuada com potenciais clientes, concorrentes e fornecedores.

 Identificar oportunidades, ameaças, forças e fraquezas do futuro empreendimento.

 Aplicação de questionário para potenciais consumidores, o único concorrente em Ajuricaba.

 Propor ações estratégicas para a implantação do empreendimento.

 Com base no referencial teórico e nos dados coletados, será feita a análise e a interpretação dos mesmos, sendo possível

(8)

propor um conjunto de sugestões. Fonte: Pesquisa 2018

Após a obtenção dos dados necessários à pesquisa, estes foram apurados para que se transformassem em informações úteis e a partir destas, foram elaboradas planilhas, tabelas e gráficos com a finalidade de dar sustentabilidade ao estudo de influências e estratégias de implantação de um balneário, permitindo o alcance das respostas esperadas e o propósito do trabalho atingido.

Quanto à fase de interpretação dos dados, Gil (1999) comenta que “tem como objetivo a procura do sentido mais amplo das respostas, o que é feito mediante sua ligação a outros conhecimentos obtidos”, ou seja, os dados obtidos são correlacionados à base teórica anteriormente construída, sendo imprescindível que isto seja feito de forma clara e objetiva, confirmando ou refutando as hipóteses investigadas.

4. ANÁLISE DOS RESULTADOS

Este capítulo apresenta os resultados dos dados coletados por meio de questionários aplicados com os consumidores, também foram utilizadas as respostas do roteiro de entrevista utilizado com o empresário do ramo de balneário e o prefeito de Ajuricaba.

De acordo com o que foi proposto nos objetivos específicos, o estudo buscou analisar percepções dos agentes sociais envolvidos no funcionamento do balneário. Além disso, identificar oportunidades, ameaças, forças e fraquezas do futuro empreendimento, para posteriormente propor um conjunto de ações para a implantação do empreendimento em Ajuricaba.

4.4.A PERCEPÇÃO DO PREFEITO SOBRE O TURISMO EM AJURICABA

Dada a importância do cargo de prefeito no município, Exmo. Sr. Ivan Chagas, foi realizada uma entrevista no dia 19 de fevereiro de 2018, tendo como tempo de duração cerca de 30 minutos. O objetivo foi saber a sua percepção sobre o turismo em Ajuricaba.

O primeiro questionamento foi sobre as possíveis ações que a Prefeitura, juntamente com a ACI (Associação Comercial e Industrial), poderiam realizar com o objetivo de fortificar o setor turístico em Ajuricaba. O prefeito respondeu que seriam cursos de aperfeiçoamento para promotores de turismo e guias turísticos, apoio com infraestrutura como estradas, elaboração de um roteiro turístico para valorizar o que tem de bom e bonito e divulgação através de folhetos e em sites dos pontos turísticos do município.

Ao analisar as percepções do prefeito verificou-se que o município possui diversidade de pontos turísticos, porém precisa melhorar a divulgação. A prefeitura se mostra disponível a colaborar no que for necessário de modo a fortalecer este setor e está promovendo um curso de capacitação para empresários locais sobre viabilidade de implantação de novos empreendimentos. Para Beni (2003) o marketing turístico é um processo administrativo através do qual as empresas e outras organizações de turismo identificam seus clientes (turistas), reais e potenciais, e com eles se comunicam para conhecerem e influenciarem suas necessidades, desejos e motivações nos planos local, regional, nacional e internacional em que atuam, com o objetivo de formular e adaptar seus produtos para alcançar a satisfação ótima da demanda.

A segunda pergunta questionou se a autoridade considera interessante a implantação de uma área de recreação (salão para eventos, pesque pague, passeios a cavalo, campos de futebol, quadra de vôlei, cancha de bocha, toboáguas, piscina térmica com ondas, espaço para trilha, cart, ampla área de camping e restaurante) em um balneário. O prefeito então ressaltou que é de extrema importância, pois hoje o turista procura locais de sossego, com ampla área e com diversas opções de lazer para passar dias diferentes de sua rotina.

(9)

Atualmente, as pessoas de um modo geral, não buscam apenas o básico, mas alguma coisa a mais, diferente dos demais, sendo assim, os empreendimentos que conseguirem atingir este objetivo de surpreender as pessoas, com certeza irão obter muito sucesso no futuro e, consequentemente, irão se destacar mais entre os seus concorrentes.

A questão seguinte interrogou se um novo empreendimento no ramo turístico ajudaria no desenvolvimento do município no cenário regional. A resposta foi afirmativa, pois com isso o turista movimentaria o comércio da cidade.

A partir deste paradigma podemos observar e prever todos os benefícios que poderão contribuir para o sucesso nos negócios, pois um novo empreendimento, ao mesmo tempo em que irá agradar as pessoas em seu momento de lazer, também irá ajudar no desenvolvimento do município financeiramente, onde virão novos turistas conhecer e consumir, colaborando no reconhecimento da cidade de Ajuricaba na região.

A última questão perguntava se um novo balneário ajudaria na diminuição da migração de munícipes à procura de lazer em outras cidades. Novamente o prefeito respondeu afirmativamente, explicando que, no entanto, deve ter uma infraestrutura boa e com condições de tráfego em qualquer dia. O turista é exigente e não se importa em pagar mais, mas quer uma infraestrutura ampla para passar dias diferentes do seu cotidiano.

Nesta última questão o prefeito, Exmo. Sr. Ivan Chagas, revela que além de ter um novo empreendimento com atrações diferenciadas, deve-se prezar muito pela parte da infraestrutura, que deve ser adequada no tamanho, de modo a evitar transtornos futuros e ao mesmo tempo acolher mais pessoas com segurança. As estradas devem ter condições de tráfego, independente se tiver sol ou chuva, se for dia ou noite, pois as pessoas estão dispostas pagar um pouco mais por um local que ofereça excelentes condições, tanto para o banho, como para passar um dia com a família.

4.5.A PERCEPÇÃO DO CONCORRENTE SOBRE O TURISMO EM AJURICABA

Nos dias atuais é valioso conhecer o mercado onde a empresa atua ou irá atuar, nesse sentido, o presente estudo buscou identificar a percepção do único concorrente em potencial localizado em Ajuricaba.

O primeiro questionamento objetivou saber a opinião do concorrente sobre o que falta no seu balneário para que se torne mais atrativo e reconhecido regionalmente. A resposta dada pelo empresário foi de que o sítio já possui o reconhecimento regional, pois os clientes são na maioria de cidades da região e não do município. Contudo, as condições de acesso, sinalizações e divulgação são cruciais para que haja maior procura.

Sua resposta remete a um questionamento, como citado pelo proprietário do sítio, eles já possuem reconhecimento regional, sendo assim, pensando na proposta deste trabalho, que pretende implantar um novo empreendimento no ramo, esse fato abre uma porta para os clientes da cidade de Ajuricaba, pois estes clientes estão indo buscar lazer em outras cidades, pelo fato de não encontrarem no único balneário localizado em Ajuricaba, serviços diferenciados, que por sua vez, os balneários da região oferecem com qualidade superior. A partir deste paradigma, o balneário proposto tem como foco principal conquistar estes clientes, de modo que permaneçam no município, já que a proposta é inovar no setor turístico através de um balneário mais atrativo e com condições de agradar tanto os munícipes quanto os turistas.

A segunda pergunta procurou saber a visão dos proprietários sobre os pontos fortes e fracos, além de oportunidades e ameaças do balneário. A resposta foi de que o empreendimento ao longo de sua existência se moldou para atender a um público familiar que buscasse descanso e lazer em um local com natureza e tranquilidade. Segundo o proprietário, esse diferencial é o que estaria trazendo as pessoas até o balneário. Novamente citou as condições de acesso, sinalização pública e divulgação como pontos fracos.

(10)

Nesse sentido, foi possível notar que os pontos fracos explanados pelo proprietário vêm sendo um empecilho para o desenvolvimento do balneário. Acredita-se que se as estradas do interior fossem um pouco mais conservadas e a divulgação, como citado anteriormente, fosse maior, com certeza iriam ajudar muito a alavancar ainda mais o setor turístico no município.

A questão seguinte foi com o intuito de saber que ações a Prefeitura juntamente com a ACI poderia realizar com o objetivo de fortificar o setor turístico de Ajuricaba. A resposta foi de fomentar e incentivar os empreendimentos e os locais que atraem pessoas. Dar condições de acesso, sonorização, divulgação e investimentos para aquecer esse setor que consequentemente poderá movimentar o comércio. Assim irá se obter reconhecimento, valorização e criação de rotas turísticas com estrutura e inclusão da sociedade.

Acredita-se que a Prefeitura juntamente com a ACI são pilares de extrema importância no que tange ao desenvolvimento do setor turístico, apoiando cada um de sua maneira, pois possuem muita influência em tal aspecto cultural e com certeza ajudariam nosso município a se desenvolver ainda mais frente ao mercado regional que está cada vez mais competitivo e acirrado.

Por fim, foi indagado ao proprietário, se houve algo de que não foi perguntado na pesquisa, mas que entendesse que fosse relevante para melhorar os balneários em Ajuricaba. Como resposta este salientou que por ser o único empreendimento turístico de Ajuricaba e depender do clima e de uma temperatura alta, encontram-se muitas dificuldades em obter retorno financeiro e condições de investir e melhorar. Há demanda, mas esse tipo de negócio depende de muitas variáveis envolvidas, as quais não são controláveis. Todo o investimento foi fruto do retorno direto das atividades do sítio e se não há investimento e fomento, não há como implantar novos negócios, nem planejar expansão.

Um ponto muito importante é elencado acima, pois como citado pelo proprietário, as variáveis envolvidas não são controláveis, como o tempo. São necessários muitos dias de sol, com boa temperatura, de modo a estimular os banhos de piscina e o consumo de lanches e bebidas.

Quando indagado sobre a possibilidade de expansão, o empreendedor relatou que há inúmeras possibilidades, porém não as detalhou. Já com relação aos pontos fortes da organização, este salientou que é um empreendimento familiar, tendo aptidão do local para o turismo rural com abundância de água e sombra. No que se refere aos pontos fracos citou a ausência de sinal de internet, telefone, sinalização (placas) e mão de obra.

Em relação aos pontos fracos, no que tange à internet e telefone, no novo balneário seria implantado uma antena para melhorar o sinal e também disponibilizar a internet via wireless para os clientes ficarem conectados tanto com seus familiares em outras cidades tanto em compromissos de trabalho.

Quanto à sinalização, esta poderia ser feita através da implantação de um outdoor no trevo de acesso à Ajuricaba e também algumas placas informativas na cidade, indicando o caminho. Além disso, poderia ser feito um trabalho através da divulgação de mídia, com aplicativos como Facebook, WhatsApp e outros meios de comunicação como, rádios, jornais e folhetos.

As oportunidades elencadas pelo proprietário foram de que há demanda e procura por locais de lazer na região, que proporcione descanso e vivências no âmbito do turismo rural, para público em geral, escolas e entidades sociais.

Como ameaças foram citadas o clima, a economia, e burocracia para adequação das legislações.

Quanto à mão de obra destacou ser basicamente familiar, com a atuação de cinco pessoas. Reafirmou que há falta de incentivo e fomento para o turismo, manutenção da

(11)

estrutura e sazonalidade do negócio, que depende do clima. A dificuldade de investimento e incentivo também é fator que impossibilita melhorias e expansão.

Quando questionado sobre o que espera para o futuro, o proprietário citou o crescimento e a expansão do negócio, pois já possui uma área para eventos, bar que oferece lanches e bebidas diversas, área de camping e churrasqueiras, campo de futebol sete e locais para lazer e esportes.

A partir da percepção do concorrente podem-se notar muitos aspectos de grande valia para o futuro empreendimento, que ajudarão no desenvolvimento do mesmo. Em seguida será abordada a percepção dos consumidores sobre um potencial balneário em Ajuricaba.

4.6.A PEREPÇÃO DOS CONSUMIDORES SOBRE A PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE UM BALNEÁRIO NA CIDADE DE AJURICABA

A população do município é de 7.255 habitantes, conforme dados do IBGE (CENSO 2010). Para o estudo dos consumidores foi aplicado um questionário para uma amostra de 50 pessoas, a fim de identificar e analisar a percepção desses consumidores sobre a proposta de implantação de um balneário na cidade de Ajuricaba.

A seguir serão apresentados os resultados obtidos, a partir dos questionários aplicados para a população em potencial.

4.6.1. Perfil dos Respondentes

Gráfico 1 - Gênero

Fonte: Pesquisa 2018.

Em relação ao gênero, o IBGE (CENSO 2010) aponta que havia 3.585 homens e 3.670 mulheres no município de Ajuricaba, o qual mostra praticamente uma igualdade entre os gêneros. Por outro lado, na pesquisa realizada, através do Gráfico 1, é possível visualizar a predominância de 61% de consumidores do gênero feminino e 39% do gênero masculino.

Gráfico 2 - Faixa etária

Fonte: Pesquisa 2018.

61% 39%

Feminino Masculino

(12)

Pela análise do Gráfico 2 observou-se uma predominância maior de consumidores que se encontram na faixa etária dos 31 a 40 anos de idade, com um percentual de 25%. Após, a faixa etária dos 41 a 50 anos de idade, mostrando 23% dos pesquisados. Em seguida, aparecem os consumidores na faixa etária de 21 a 30 anos, representando 21% dos pesquisados. Já para os clientes das demais faixas etárias é praticamente igual o percentual dos que se enquadram em cada faixa.

Gráfico 3 - Renda mensal aproximada

Fonte: Pesquisa 2018.

Referente à renda mensal para o município em estudo, o IBGE (CENSO 2010) aponta que de 1 a 2 salários mínimos há 1.401 pessoas; de 2 a 3 salários mínimos há 468 pessoas; de 3 a 5 salários mínimos totalizam 430 pessoas e de 5 a 10 salários mínimos 350 pessoas. Tratando-se dos consumidores pesquisados, 75% estão na faixa de 1 a 2 salários mínimos, relacionando com os dados apontados pelo IBGE a maioria enquadra-se nessa faixa salarial, 14% na faixa de 3 a 4 salários mínimos, o restante enquadra-se na faixa acima de 5 salários mínimos.

Com relação a questão, se o consumidor reside em Ajuricaba, a pesquisa mostrou que todos residem no município.

Gráfico 4: Você frequenta balneários?

Fonte: Pesquisa 2018.

Conforme apresentou a pesquisa, 78% dos consumidores frequentam balneários em Ajuricaba ou região. Para estes, os relatos são os mais variados como, por exemplo, por ser um lugar para se passar o dia com a família, área de lazer, para sair com os amigos e praticar esportes.

Já para os que não frequentam, um dos principais motivos seria a falta de tempo, outros alegam não ter muitas opções, falta de infraestrutura compatível com o negócio e falta de qualidade nos serviços. Salientam também que poderia existir almoço, janta e festas. Para outros o banho comunitário não é muito agradável, ainda há aqueles que alegam não ter

75% 14% 11% De 1 a 2 salários De 3 a 4 salários Acima de 5 salários 78% 22% Sim Não

(13)

balneários perto de suas casas e outros que não frequentam mais por estarem com falta de locomoção e problemas de saúde.

Gráfico 5: Os balneários locais atendem suas necessidades e desejos?

Fonte: Pesquisa 2018.

Ao analisar o Gráfico 5 percebeu-se que 36% dos respondentes da pesquisa sentem que suas necessidades e desejos são atendidos, os demais 64%, representando a maioria, fizeram críticas a respeito da falta de manutenção nas piscinas, falta de área de camping, banheiros mais limpos e falta de toboáguas. Além disso, destacam que as piscinas são muito pequenas para o fluxo de pessoas, faltam alternativas para diversão no local, mais segurança para os banhistas e maior cuidado com a qualidade da água.

Para aumentar as vendas e satisfazer os clientes, entende-se que é preciso compreender como os consumidores respondem às diferentes práticas de preços, oferecendo um amplo mix de produtos. Além disso, proporcionar um bom atendimento e realizar ações de marketing.

A complexidade do cenário empresarial, frente a incertezas, faz com que as organizações busquem técnicas e ferramentas que auxiliem na gestão, principalmente na tomada de decisões. Uma ferramenta é estudar o comportamento de compra dos consumidores (SARTUR; ORTIGARA, 2011).

Quando questionados sobre a possibilidade e implantação de uma área de recreação em um balneário, contendo salão para eventos, pesque e pague, passeios a cavalo, campos de futebol, quadra de vôlei, cancha de bocha, toboáguas, piscina térmica com ondas, espaço para trilha, cart, ampla área de camping e restaurante, as pessoas se mostram com muito interesse e ainda acrescentam sugestões como, por exemplo, instalar quiosques com churrasqueiras individuais e investir também em uma ampla área verde, pois a maioria das pessoas gosta de estar perto da natureza.

Isso seria interessante também para o município, pois além de privilegiar os munícipes, ao mesmo tempo alcançaria pessoas de outras cidades. Além disso, poder-se-ia trazer atrações variadas em períodos que não fosse verão. Acham muito interessante a ideia de uma piscina térmica coberta para os dias de inverno e dias de chuva.

Com relação aos produtos consumidos num dia de lazer em um balneário, dentre as pessoas entrevistadas, 100% afirmaram consumirem algum tipo de lanche. No gráfico abaixo podemos observar aproximadamente o valor gasto por pessoa em um dia de lazer.

Gráfico 6: Que valor aproximadamente você gasta em um dia de lazer em um balneário?

36%

64% Sim

(14)

Fonte: Pesquisa 2018.

O Gráfico 6 demonstra que a grande maioria das pessoas que frequentam um balneário gasta em média de R$ 51,00 a R$ 100,00 ao dia, representando em torno de 52% dos pesquisados, enquanto cerca de 30% afirma gastar de R$ 21,00 a R$ 50,00 ao dia.

Gráfico 7: O que mais lhe influencia no momento de escolher um balneário para passar o dia?

Fonte: Pesquisa 2018.

A partir do Gráfico 7 pode-se observar que a grande maioria das pessoas preza, em primeiro lugar, por um bom atendimento, depois por preços atrativos com o mercado e, em seguida, está a preocupação com a estrutura. Em seguida, preza por uma piscina grande que comporte o público esperado de forma confortável, área de camping com bastante sombra e água fresca para enfrentar os dias de forte calor, toboáguas que chamem atenção de todos, tanto crianças como adultos, quadras de esportes como, campo de futebol, quadra de vôlei e quadra de areia.

Tudo isso mostra que o fator distância, que vem logo após, não é um empecilho para um empreendimento obter sucesso, pois o que vale mesmo é um bom atendimento com preços compatíveis com o mercado e uma boa estrutura.

4.7.ANALISE SWOT DAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING COM FOCO NA IMPLANTAÇÃO DE UM BALNEÁRIO NO INTERIOR DO MUNICIPIO DE AJURICABA/RS

Quadro 3: Análise Swot

Pontos Fortes 1. Serviços de qualidade. 2. Diversidade de atrações. 3. Localização. 4. Inovação. 5. Atendimento.

6. Pelo porte do município o consumidor é mais conhecido.

7. Estrutura.

Pontos Fracos

1. Inadimplência.

2. Não ter acesso asfáltico há alguns municípios próximos.

3. Altos custos.

4. Estacionamento limitado. 5. Falta de fornecedor.

6. Falta de pessoal qualificado.

2% 29% 52% 14% 3% Até 20,00 De 21,00 a 50,00 De 51,00 a 100,00 De 101,00 a 200,00 Acima de 200,00 84% 82% 73% 55% 41% 39% 25% 21% 14% 12% 7% Atendimento Preços Estrutura Piscina Área de camping Toboáguas

(15)

8. Turismo rural.

9. Fonte de água natural. 10. Novos produtos potenciais. 11. Capacitação de pessoal. 12. Possibilidade de expansão.

Oportunidades

1. União com a ACI e Prefeitura de modo a estimular o turismo no município.

2. Possibilidade de focar no atendimento personalizado.

3. Demanda por lazer.

4. Atrair clientes de cidades próximas.

Ameaças

1. Preços altos no geral expulsam os clientes do município.

2. Clima.

3. Dependência do setor agropecuário. 4. Concorrência.

5. Novas regulamentações na lei. 6. Juros altos e impostos.

Fonte: Pesquisa 2018.

De acordo com a FOFA existem algumas preocupações que devem ser sanadas ou diminuídas consideravelmente para o bom desenvolvimento do novo negócio como, por exemplo, a inadimplência, que afeta diariamente o comércio e pode ser considerada uma das mais importantes causadoras de falência de empresas nos dias atuais. Muitas estratégias podem ser traçadas para evitar tais fatos, mas apenas serão de grande valia e obterão resultados positivos se trabalhados de uma forma consciente, com ética e responsabilidade, sempre prezando pelo cliente, pois este sim é o bem maior da organização.

No que se refere à inadimplência que poderá ocorrer no balneário foram traçadas estratégias que podem ajudar neste processo como, por exemplo, estimular a venda através de cartões de crédito e em dinheiro, com alguma margem de desconto para o consumidor, evitar vendas no crediário e antes de efetuar a venda através de cheque, sempre consultar em órgãos de proteção ao crédito como, o SPC e a Serasa.

Outro ponto de grande importância é quanto a empréstimos, onde devemos evitar o máximo possível sua utilização, pois se não administrado de forma responsável também pode ser um causador de falência. A ideia principal e inicial do negócio proposto não será a obtenção de empréstimos, pois nossa família possui recursos financeiros para dar início às atividades básicas propostas. No entanto, se no decorrer do tempo, necessitar de maiores investimentos, o ideal é utilizar apenas o necessário e ao mesmo tempo buscar a melhor taxa do mercado, efetuando os pagamentos no curto prazo, de modo a evitar valores abusivos do mercado financeiro.

Quanto à falta de pessoal qualificado entende-se que é preciso investir em treinamentos, de modo a evitar constrangimentos futuros, pois a gestão de pessoas é um ponto crucial de um negócio. Muitas pessoas acabam voltando à empresa pelo bom atendimento prestado anteriormente e como o empreendimento proposto é no setor de serviços, fica ainda mais necessário este diferencial, pois pode ser o divisor entre o sucesso e o fracasso. A empresa irá prezar por um atendimento diferenciado, no qual o cliente possa se sentir literalmente em “casa”, oferecendo-lhe vantagens como descontos nos produtos e brindes com o intuito de fidelizar a relação, pois um cliente satisfeito é o grande ponto de uma empresa de sucesso.

Com relação ao estacionamento, o empreendimento proposto já possui uma estrutura pequena, que com o passar do tempo, com o aumento das atividades poderá ser ampliada, pois as pessoas buscam, além de um bom atendimento e diversão, um lugar onde possam deixar seus veículos em segurança e onde não precisem se locomover muito. O balneário proposto também terá um vigilante, sendo este responsável pelo estacionamento, deixando assim os

(16)

clientes tranquilos quanto à proteção de seus veículos, podendo aproveitar ao máximo as atrações que o empreendimento lhes oferece.

Considerando os fornecedores, se deve perceber que estes também são de grande importância no desenvolvimento do negócio, pois sua escolha remete a obtenção de preços atrativos com o mercado, onde devemos prezar sempre por produtos de qualidade e com preços compatíveis. As formas de pagamento também são relevantes, pois se deve prezar pelas empresas que ofereçam descontos maiores à vista ou com curto prazo de pagamento. As empresas fornecedoras já estão sendo contatadas, a partir daí, será feito um levantamento de preços, prazos de pagamento e produtos oferecidos, para então escolher o fornecedor ideal para este ramo de serviços.

Existe também um problema que não se dirige apenas a Ajuricaba, que é o acesso asfáltico aos demais municípios da região, acreditamos que iria melhorar muito o consumo no nosso município, pois a localização de Ajuricaba é bem próxima aos municípios de Nova Ramada, Condor e Panambi. Estas vias são de grande fluxo de veículos e as estradas em geral estão muito precárias, assim, com investimentos neste setor os municípios ganhariam e os consumidores poderiam aproveitar mais algumas atrações das cidades vizinhas. O balneário em destaque seria muito bem visto na região e com certeza iria obter resultados muito mais promissores.

A localização do empreendimento proposto é muito interessante e promissora, pois fica apenas a 1.500 metros da cidade de Ajuricaba, aproximadamente 5 minutos de veículo, sendo considerada um ponto forte com relação ao concorrente, este que, por sua vez fica localizado a aproximadamente 7,5 km da cidade de Ajuricaba, levando cerca de 20 minutos para se chegar até o local.

Para um melhor desenvolvimento dos municípios da região pode-se iniciar uma união com os governantes para se mobilizar e traçar estratégias e projetos que promovam a ligação entre as cidades seja com vias que utilizem calçamento ou até mesmo planos mais avançados. Um bom exemplo seria o acesso asfáltico, onde este traria um grande impacto positivo na economia da região.

Um balneário depende muito do clima, pois um dia ensolarado leva muitas pessoas a buscar um lugar para passar o dia perto da natureza. Pensando neste fator, resolveu-se adotar uma medida e ao mesmo tempo uma proposta ambiciosa para o município de Ajuricaba. A ideia consiste na implantação de uma piscina térmica com ondas, em uma área fechada, de modo a ser utilizada principalmente nos dias de inverno, onde o movimento cai drasticamente neste ramo de serviço. Desse modo, em dias chuvosos as pessoas também poderiam aproveitar esse meio de lazer. Além disso, disponibilizar-se-ia de um salão para festas, formaturas, eventos em geral em um ambiente agradável e tranquilo.

O município depende muito da agricultura. A partir deste paradigma pode-se notar que a safra de soja movimenta a região, onde uma boa colheita estimula as pessoas a consumir mais e, consequentemente, fazer nosso comércio girar recursos financeiros de forma rápida. Já uma safra frustrada remete as pessoas a um tempo de crise econômica, onde acabam recuando no consumo. Por conseguinte, em pouco tempo depois, o comércio poderá enfrentar inúmeras dificuldades para se manter no mercado, sendo que algumas empresas acabam fechando as portas por falta de capital de giro.

A concorrência sempre está de olho em nossos produtos e serviços, por isso devemos nos antecipar e buscar subsídios para superá-los. Para o negócio proposto existe apenas um concorrente no município, já com algum tempo de experiência no ramo, assim buscou-se conhecer um pouco de suas atividades e o funcionamento de sua administração. A partir deste ponto foram elaboradas algumas sugestões para a implantação do futuro balneário como, a construção de um salão para eventos em geral, funcionando todos os dias do ano, uma pista de

(17)

pague e passeios a cavalo com guias para crianças. Nos dias atuais, o administrador que souber trabalhar com ideias claras e objetivas, com eficiência, efetividade e sempre buscando a inovação nos negócios, isto posto, irá obter sucesso profissional e ser um empreendedor requisitado no mercado.

Novas leis e regulamentações também estão presentes neste processo de criação de um novo empreendimento, principalmente em um balneário, onde se precisa muito da natureza e seus recursos disponíveis, onde tudo deve estar minuciosamente de acordo com as normas. As leis estão sempre se atualizando, por isso deve-se seguir à risca todos estes processos, de modo a sempre seguir as normas propostas, pois quem não os fizer corre um grande risco de falência e processos de grande monta. O empreendimento irá adotar responsabilidade social, sempre buscando estar atualizado com novas regulamentações propostas e ao mesmo tempo estimulando o ecologicamente correto dentro da organização e do município.

Maximiano (2004, p. 250) acredita que: “Diferentes pessoas reagem de forma diferente ao mesmo estímulo. Assim, a realidade percebida provoca percepções diferentes conforme muda o observador”. A partir dessa base entende-se que cada pessoa processa informações e constrói uma ideia da realidade, tudo isso através da percepção de cada um.

4.8.ESTRATÉGIAS E AÇÕES A SEREM REALIZADAS

Sob a perspectiva do Meio Socioeconômico, o empreendimento proposto visa atingir o público regional, abrangendo cerca de 8 municípios, sendo eles Ijuí, Catuípe, Santo Augusto, Nova Ramada, Bozano, Condor, Panambi e Ajuricaba, onde será sua localização, totalizando juntos cerca de 162.000 pessoas, de acordo com o censo 2010.

Como estratégias propostas para atingir este público, podemos elencar os meios digitais, através do Facebook, Whatsapp, E-mail, Rádios. Podemos também usufruir de anúncios em Jornais locais e regionais, Outdoor no acesso a cidade de Ajuricaba, bem como em cidades vizinhas e placas informativas indicando sua localização.

Com relação ao balneário proposto pode-se buscar uma união com o comércio local de modo a estimular as pessoas em tempos de crise, propiciando descontos tanto no consumo quanto na entrada, oferecendo-lhes vantagens como, descontos em lojas da cidade e sorteios de brindes. Como uma forma de parceria, as lojas também poderiam oferecer entrada gratuita para seus clientes, de modo a estimular também a compra de seus produtos.

Os preços altos sempre estarão dentre as mais importantes ameaças ao administrador, a partir daí deve-se trabalhar com esse problema constantemente de forma eficaz e efetiva. Além disso, tentar diminuir ao máximo os custos desnecessários dentro do empreendimento proposto, contratando apenas a equipe necessária. É importante também fazer pesquisa de empresas que forneçam produtos de qualidade a preços compatíveis com o mercado e que ofereçam formas variadas de pagamento.

Com relação ao marketing pretende-se buscar também investimentos em propaganda, mas tudo conforme os recursos disponíveis, tentando sempre estimular as pessoas e fidelizar esta relação oferecendo preços promocionais na entrada de acordo com os dias da semana. Também efetuar a compra do estoque sem muito exagero, pois se pode ter risco de vencimento de produtos ou até mesmo de estagnar.

O balneário proposto será implantado de modo que se diferencie dos seus concorrentes, através de ideias inovadoras e estratégias bem elaboradas, para a abertura do empreendimento, a ideia principal é de lançar preços diferenciados como citado anteriormente, como por exemplo estabelecer R$ 10,00 a entrada, sendo que os balneários concorrentes trabalham com preços na faixa de R$ 12,00 até R$ 15,00.

(18)

4.9. SUGESTÕES PARA CONQUISTAR NOVOS CLIENTES

Através da coleta e análise dos dados da pesquisa foi possível ampliar o leque de sugestões, a fim de conquistar novos clientes e melhorar as vendas, visando a obtenção de lucro no balneário em Ajuricaba.

Para a construção desse conjunto de sugestões foi usada a ferramenta Diagrama de Ishikawa, que possui a forma de uma espinha de peixe, seu objetivo é identificar quais são as causas de um efeito. Na sequência tem-se o quadro 4, onde o mesmo aponta as sugestões para manter os clientes e aumentar as vendas do empreendimento.

Quadro 4: Sugestões para o balneário em Ajuricaba

Fonte: Pesquisa 2018.

Conforme mostra a pesquisa, a grande maioria dos participantes afirmou que os preços dos produtos consumidos nos balneários (local e regional) são elevados. Nesse sentido, considera-se importante que as empresas revejam o preço de venda de seus produtos, pois de nada adianta uma margem de lucro alta se o mercado não aceita e este cliente vá em busca de satisfazer sua necessidade comprando em outro município.

No entendimento de Moreira (2007, p. 43), “para o profissional de vendas, o preço permite expressar o valor do produto e gerar receita. Já para o consumidor, o preço é um padrão de medida usado para julgar o valor e o potencial de satisfação”. Uma empresa bem-sucedida precisa gerar lucros e satisfazer seus clientes.

Estabelecer parcerias de negócios com fornecedores onde exista confiança e comunicação entre as partes pode-se tornar um diferencial para a empresa. No momento em que o empresário compartilha suas necessidades e expectativas, quer seja sobre a entrega de mercadorias, qualidade dos produtos ou preços praticados, ele faz com que o fornecedor tente encontrar maneiras de atender as suas exigências. Por isso, é preciso comprar bem, muitas vezes o volume de compras permite uma condição de preço diferenciada, é isso que as empresas devem buscar para ter a opção de oferecer boas condições de preços aos seus clientes.

(19)

A sugestão seguinte para manter os clientes e aumentar as vendas é melhorar o atendimento. As pessoas gostam de ser bem atendidas, por isso, o vendedor deve ser eficaz e ao mesmo tempo simpático, não basta ter um bom mix de produtos se os vendedores não possuírem habilidades. Satur e Ortigara (2011, p. 317) acreditam que “[...] ser bem atendido pode estar ligado a sutilezas do atendimento, tais como: simpatia, disponibilidade de tempo, calma, tranquilidade, segurança”. É fundamental treinar a equipe responsável pelo contato direto com os consumidores, a partir de reuniões mensais com o gestor e equipe, a fim de passar ensinamentos e experiências vividas, conversar sobre produtos, concorrentes e clientes. Investir em um atendimento com excelência é o caminho para fidelizar os clientes e alcançar o sucesso.

Em relação a uma ameaça do avanço da internet, propõe-se que as empresas a usem a seu favor, pois além de ser uma ferramenta de baixo custo, é um espaço onde as pessoas estão ligadas diariamente. Na visão de Moreira (2007, p. 246), “como cada vez mais a internet estará presente em nossa vida, em agendas eletrônicas, celulares, pagers e relógios, as vendas via rede só tendem a crescer cada vez mais”.

Nesse sentido, as empresas devem aproveitar o expressivo número de usuários de redes sociais, por exemplo, o Facebook, e tornar visível suas promoções de vendas e atrações do empreendimento. As atualizações precisam ser diárias, quando não há promoções de vendas ou produtos novos pode ser divulgado algo diferenciado, dessa maneira o consumidor vê e desperta seu desejo de frequentar e usufruir desse diferencial da empresa.

Outra ferramenta para manter os clientes é o cartão fidelidade, que deve ser bem planejado e divulgado como, por exemplo, durante um determinado tempo, o cliente acumulará pontos em suas compras e serviços utilizados. Assim, poderá trocar por produtos ou descontos em novas compras, sendo esta, uma maneira de fazer o cliente voltar ao balneário para trocar os pontos acumulados e, consequentemente, consumir novos produtos. Outra ideia é, no aniversário do cliente, presenteá-lo com um desconto em sua compra ou entrada gratuita.

Mais uma proposta para tornar o comércio mais atrativo, para que os consumidores optem em realizar suas compras e momentos de lazer no município, seria se retornasse um percentual do valor gasto em descontos nos impostos, por exemplo, IPTU. Com relação a isso, o poder público deveria ver a possibilidade de encaminhar uma proposta para a Câmara de Vereadores.

CONCLUSÃO

Diante do mercado competitivo não é mais possível abrir uma empresa sem planejar, sem estruturar, sem fazer uma análise da atratividade do negócio, uma análise do mercado atual, das oportunidades e riscos que este lhe oferece. Vivenciamos diariamente empresas sendo abertas sem nenhum conhecimento por parte de seus gestores do mercado concorrentes, somente na ânsia de dar certo, mas muitas vezes em pouco tempo acabam se frustrando e não tendo condições de mantê-las abertas.

Foi isso que se buscou nesse trabalho, analisar e elaborar uma proposta estratégica para contribuir na implantação da empresa, onde se conclui a partir deste estudo que é uma excelente ferramenta, o qual descreve passo a passo as ações para alcançar os objetivos propostos e ajuda a concluir se o negócio é viável. Através dele é possível fazer um planejamento do que será a empresa, seus objetivos, como será sua estrutura, como desenvolverá suas operações administrativas, comerciais e de gestão, o desenvolvimento de suas estratégias de marketing.

A respeito da Análise SWOT do balneário proposto foi possível elencar entre os pontos fortes, ou seja, são as vantagens que o balneário possui serviços de qualidade, diversidade de atrações, localização privilegiada, atendimento diferenciado, estrutura, pelo

(20)

porte do município o consumidor é mais conhecido. Por outro lado, os pontos fracos que prejudicam de alguma maneira o negócio das empresas, entre eles, inadimplência, não ter acesso asfáltico há alguns municípios próximos, altos custos, falta de fornecedores, falta de pessoal qualificado.

Com o poder de influenciar positivamente o desenvolvimento das empresas e as oportunidades, foi identificado no comércio local, possibilidade de focar no atendimento personalizado, união com a ACI e Prefeitura de modo a estimular o turismo no município, demanda por lazer e atrair novos clientes de cidades próximas. E as ameaças, preços altos em geral expulsam os clientes do município, clima, dependência do setor agropecuário, concorrência, novas regulamentações da lei, juros altos e impostos, todos esses desafios precisam ser enfrentados pelas empresas.

A respeito das ações que a Prefeitura, juntamente com a AC,I poderia realizar com o objetivo de fortificar o setor turístico foram identificados: cursos de aperfeiçoamento para promotores de turismo e guias turísticos, apoio com infraestrutura, com o cuidado e manutenção de estradas, elaboração de um roteiro turístico para valorizar o que tem de bom e bonito no município e divulgação através de folhetos e/ou em sites dos pontos turísticos existentes.

Ao analisar o ato de comprar no município em estudo, percebeu-se que cerca de 36% dos consumidores sentem que suas necessidades e desejos são atendidos. Por outro lado, a grande maioria, que representa cerca de 64% dos entrevistados, fizeram críticas a respeito da falta de manutenção nas piscinas, falta de área de camping, banheiros limpos e falta de toboáguas. Além disso, destacam que as piscinas são muito pequenas para o fluxo de pessoas, faltam alternativas para diversão no local, mais segurança para os banhistas e maior cuidado com a qualidade da água.

A pesquisa apontou que grande parte dos consumidores compra com frequência bebidas e algum tipo de lanche, sendo que o valor gasto pela grande maioria vai de R$ 51,00 a R$ 100,00. Já com relação ao que mais influência uma pessoa na escolha de um balneário para passar o dia, são destacados atendimento, preços, estrutura e piscina.

Mediante informações coletadas com os sujeitos da pesquisa sob análise a partir do referencial teórico foi possível desenvolver o estudo e atender aos objetivos propostos pelo mesmo e criar um conjunto de sugestões a fim de atrair novos clientes e incentivar as vendas do balneário em Ajuricaba.

O conjunto de sugestões referiu-se à: preços praticados, cadastro positivo de clientes, atendimento, fornecedores irregulares, internet, diversidade de produtos e serviços, programa de incentivo fiscal e promoções de vendas.

Estabelecer parcerias de negócios com fornecedores onde exista confiança e comunicação entre as partes pode-se tornar um diferencial para a empresa. No momento em que o empresário compartilha suas necessidades e expectativas, quer seja sobre a entrega de mercadorias, qualidade dos produtos ou preços praticados, ele faz com que o fornecedor tente encontrar maneiras de atender as suas exigências. Por isso, é preciso comprar bem, muitas vezes o volume de compras permite uma condição de preço diferenciada, é isso que as empresas devem buscar para ter a opção de oferecer boas condições de preços aos seus clientes.

Nesse sentido, as empresas devem aproveitar o expressivo número de usuários de redes sociais, por exemplo, o Facebook, e tornar visível suas promoções de vendas e atrações do empreendimento. As atualizações precisam ser diárias, quando não há promoções de vendas ou produtos novos pode ser divulgado algo diferenciado, dessa maneira o consumidor vê e despertar seu desejo de frequentar e usufruir desse diferencial da empresa. Outra possibilidade é, no aniversário do cliente, presenteá-lo com um desconto em sua compra ou entrada gratuita.

Referências

Documentos relacionados

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Na apropriação do PROEB em três anos consecutivos na Escola Estadual JF, foi possível notar que o trabalho ora realizado naquele local foi mais voltado à

Pensar a formação continuada como uma das possibilidades de desenvolvimento profissional e pessoal é refletir também sobre a diversidade encontrada diante

Declaro que fiz a correção linguística de Português da dissertação de Romualdo Portella Neto, intitulada A Percepção dos Gestores sobre a Gestão de Resíduos da Suinocultura:

O score de Framingham que estima o risco absoluto de um indivíduo desenvolver em dez anos DAC primária, clinicamente manifesta, utiliza variáveis clínicas e laboratoriais

Desde logo, a nossa compreensão e interpretação da importância funcional e ritual das lamentações públicas das carpideiras e dos carpideiros egípcios é sublinhada pelo

Entre as atividades, parte dos alunos é também conduzida a concertos entoados pela Orquestra Sinfônica de Santo André e OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São

A regulação da assistência, voltada para a disponibilização da alternativa assistencial mais adequada à necessidade do cidadão, de forma equânime, ordenada, oportuna e