• Nenhum resultado encontrado

QUÍMICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "QUÍMICA"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

PLANO ANUAL DE ENSINO

QUÍMICA

OBJETIVO GERAL DA DISCIPLINA:

O estudo da Química tem como principal objetivo o desenvolvimento do senso crítico e prático do aluno exercitando a sua capacidade de raciocínio, proporcionando melhor entendimento dos elementos comuns que encontramos no nosso dia a dia, bem como o ambiente em que se vive e fazendo assim melhor aproveitamento dele, sem prejuízos ao meio ambiente. Considerando que a química está presente em vários momentos e aspectos do cotidiano e relaciona-se com outras disciplinas como a Biologia, Ciências Ambientais, Física, Medicina e Ciências da Saúde seu entendimento torna-se indispensável na formação do cidadão.

1ª SÉRIE

EMENTA DA 1ª SÉRIE:

Introdução a Química, a matéria e suas propriedades, estrutura atômica, ligações químicas, funções inorgânicas, reações químicas, estequiometria.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA 1ª SÉRIE:

 Analisar a importância da química para enfrentar os desafios da sociedade deste século.

 Compreender que a química é uma ciência experimental e a metodologia científica é sua ferramenta.

 Realizar diagnóstico (revisão) do conteúdo.

 Correlacionar a transitoriedade dos modelos científicos com sua evolução e a exigência de novas teorias.

 Elaborar conceitos sobre as propriedades da matéria, dos materiais abordando a relação entre o uso de diferentes materiais e suas propriedades.

 Aplicar os conhecimentos adquiridos com os conceitos dos elementos químicos na tabela periódica.

 Reconhecer os diversos tipos de ligações químicas que irão ser estudados como a ligação iônica, covalente e metálica.

ESTADO DE SANTA CATARINA

SECRETARIA DE ESTADO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DE JOINVILLE 22ª GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA SANTA CATARINA ENSINO MÉDIO REGULAR

(2)

 Definir a natureza elétrica da matéria, suas combinações estruturais na transformação de diversos materiais.

 Iniciar os estudos em massa atômica e molecular, com o objetivo de usá-los em cálculos de fórmulas e estequiométrico.

 Construir o significado histórico das culturas afro e indígena na formação de nossa cultura brasileira.

 Descrever transformações químicas em linguagens discursivas.  Compreender a simbologia e os códigos da Química.

 Reconhecer o papel da Química nos sistemas produtivos industrial e rural.  Aplicar os conhecimentos adquiridos na Olimpíada Brasileira de Química.

CONTEÚDOS CURRICULARES DA 1ª SÉRIE:

1º TRIMESTRE 2º TRIMESTRE 3º TRIMESTRE

 Introdução à Química e grandezas físicas.  Ética: Atividade envolvendo a Química e a solidariedade: dinâmica “O ponto negro”.  Transformações da Matéria  Propriedades da matéria.  Substância Pura e Misturas (espécie química).  Processos de separação de misturas: filtração, decantação, destilação (simples e fracionada), cristalização, imantação, catação, evaporação, cromatografia em papel, centrifugação, entre outros.  Meio ambiente: Dia 22 de março “Dia internacional  Classificação periódica dos elementos: nome dos elementos químicos, período, coluna, família, grupos.  Propriedades periódicas e Aperiódicas dos elementos químicos: - Raio atômico - Volume atômico - Densidade - Ponto de fusão e ebulição - Potencial ou energia de ionização - Eletroafinidade - Eletropositividade e Eletronegatividade  Construção da Tabela Periódica  Paródia: Os elementos químicos.  Saúde: - Química e Agricultura; - Os elementos químicos e os vegetais;  A geometria molecular  Condutividade elétrica: dissociação e ionização, grau de ionização, soluções eletrolíticas e não eletrolíticas.  Massa atômica e Molecular  Mol e quantidade de matéria. Cálculo do Nóx.  Cultura africana e Afro-brasileira (Lei Federal 11645/08). -Uso cotidiano do ferro na cultura africana  Meio ambiente: Os diversos elementos químicos presentes na natureza, sua importância e utilização pelo homem e o descarte correto ao meio ambiente.

(3)

da água”  Pluralidade

cultural: O uso dos procedimentos de medição e classificação e explicação dos fenômenos químicos pelos diferentes grupos socioculturais; -Cultura Indígena (Lei Federal 10639/03).  Conceitos de Reações química.  Átomos e moléculas  Notação científica  A evolução dos modelos atômicos.  Introdução à estrutura atômica  A natureza elétrica da matéria: íons (cátions e ânions)  Níveis e Subníveis de energia.  Distribuição eletrônica  Vídeo: O mundo macro e microscópico.  As ligações químicas.  Ligação iônica, eletrovalente  Ligação covalente, molecular ou compartilhada.  Casos de exceções à regra do octeto  Estabilidade e regra do octeto.  Tipos de fórmulas químicas das ligações.  Ligação metálica: estrutura dos metais, propriedades dos metais  Ligas metálicas.  Filme: “Uma dobra

no tempo” (2018)  Olimpíada Brasileira de Química (Agosto)

2ª SÉRIE

EMENTA DA 2ª SÉRIE:

Soluções, propriedades coligativas, termoquímicas, cinética química, equilíbrios químicos homogêneos e heterogêneos, eletroquímica, estudo dos gases.

(4)

 Analisar a importância da química para enfrentar os desafios da sociedade deste século.

 Compreender que a química é uma ciência experimental e a metodologia científica é sua ferramenta.

 Revisar e compreender as ligações químicas.

 Compreender a introdução de ácidos, bases e sais inorgânicos e seus diversos tipos.

 Estudar os diversos tipos de óxidos inorgânicos e depois com a introdução das equações iônicas, balanceamento das equações e classificá-las.

 Conceituar e calcular a massa atômica e molecular dentro das reações químicas.  Conceituar, definir, classificar e caracterizar dispersões.

 Perceber a existência de diferentes tipos de soluções e a diversidade na utilização delas na prática.

 Entender o processo de classificação das soluções.

 Compreender os processos de evaporação e de condensação por meio do equilíbrio dinâmico existentes entres eles.

 Perceber que o estudo das quantidades de calor, liberadas ou absorvidas durante as reações químicas, auxiliam na compreensão de fatos observados no dia-a-dia.  Compreender as condições necessárias para a ocorrência de uma reação química por meio dos conceitos de contato e afinidade química entre os reagentes.  Entender o que é equilíbrio químico, por meio dos conceitos de velocidade direta e inversa de uma reação química.

 Definir eletroquímica.

 Compreender que a oxidação, a redução e, consequentemente, a reação de oxirredução envolvem transferências de elétrons, definindo agentes oxidantes e redutor.

 Conceituar as propriedades Coligativas das soluções e identificar sua importância no equilíbrio e manutenção do meio ambiente.

 Construir o significado histórico das culturas afro e indígena na formação de nossa cultura brasileira.

 Aplicar no cotidiano o estudo dos gases como estado, volume, temperatura e pressão.

 Reconhecer o papel da Química nos sistemas produtivos industrial e rural.

 Demonstrar através de experimentos simples o funcionamento das pilhas e baterias, bem como o uso correto.

 Identificar a presença da Química e dos elementos químicos nas substâncias do dia-a-dia, nos produtos de limpeza, de higiene, no lixo e na alimentação.

 Aplicar os conhecimentos adquiridos na Olimpíada Brasileira de Química.

CONTEÚDOS CURRICULARES DA 2ª SÉRIE:

1º TRIMESTRE 2º TRIMESTRE 3º TRIMESTRE

 Introdução à

Química Inorgânica

Ácidos: definição, classificação dos ácidos, fórmulas dos ácidos,

 Massa atômica e Molecular (Revisão)

 Cálculo

estequiométrico (Revisão)

Meio ambiente: Poluição das águas e gestão dos recursos hídricos.

(5)

nomenclatura dos ácidos

Bases ou

hidróxidos: definição, classificação das bases, fórmulas das bases, nomenclatura das bases  Comparação entre

ácidos e bases

(propriedades funcionais).  Sais: conceito, fórmula dos sais normais,

nomenclatura e solubilidade  Outros tipos de sais: - ácidos ou hidrogeno-sais -básicos ou hidroxi-sais, - duplos ou mistos, - hidratados ou hidratos  Óxidos: Definição de óxido.

- Fórmula geral dos óxidos.

- Óxidos básicos (nomenclatura dos óxidos básicos).

- Óxidos ácidos ou anídricos (nomenclatura dos óxidos ácidos).

- Peróxidos.  Trabalho e consumo: O impacto do uso excessivo de substâncias químicas inorgânicas.  Meio ambiente: Dia 22 de março “Dia internacional da água”  Soluções

 Dispersões.

 Classificação das soluções: relação entre soluto e solução  Estudo da concentração das soluções:  Cálculos químicos: - Reagentes em excesso - Rendimento

- Pureza dos reagentes  Propriedades

coligativas das soluções: tonoscopia, ebulioscopia, crioscopia e osmoscopia.  Trabalho e consumo: produtos químicos domésticos perigo disfarçado.  As Reações e equações Químicas.  Balanceamento das equações químicas.  Classificação das reações químicas: - reações síntese ou adição -análise ou de decomposição, - deslocamento ou de simples troca, - de dupla troca  Meio ambiente: Exemplos de sais que limpam: A Química dos sabões e detergentes.  Paródia: Ácidos e Bases, Reações químicas.

 Estudo dos gases: o gás ideal

 Volume, pressão e temperatura dos gases.  As leis físicas dos gases: - Lei de Boyle-Mariotte - Lei de Gay-Lussac - Lei de Charles  Equação de  Equilíbrios moleculares  Equilíbrio químico dinâmico: - O que é equilíbrio químico? - Como calcular a constante de equilíbrio Kc e Kp  Equilíbrio químico iônico: - Constante de ionização ou dissociação iônica - Lei de diluição de Ostwald - Constante de equilíbrio da água - pH e pOH  Saúde: O fenômeno da radioatividade, riscos à saúde e acidentes ocorridos na história.  Termoquímica: o que estuda.  Ética: O uso da termoquímica no processo de reciclagem de pneus para utilização como matéria-prima para combustíveis;  Calor e temperatura.  Escrevendo equações termoquímicas.  Relação entre entalpia e estado físico.  Entalpia da reação

 A entalpia-padrão de formação e de combustão.

(6)

- Concentração em g/L -Concentração em mol/L - Saturada, insaturada e supersaturada.  Densidade e molaridade  Concentração expressas em porcentagem - Titulação  Diluição de soluções.  Misturas de soluções.  Cultura Indígena (Lei Federal 10639/03) -Cultura africana e Afro-brasileira (Lei Federal 11645/08). - Os processos de combustão envolvidos na a cultura indígena e afro-brasileira.

Clapeyron e equação geral dos gases.

 Reações

endotérmicas e

exotérmicas.

 Cinética química: - Velocidade das reações químicas

- Energia de ativação - Superfície de contato - Catalisadores

 Filme: “Uma dobra no tempo” (2018)  Olimpíada

Brasileira de Química (Agosto)

 Cálculos de ∆H usando a Lei de Hess.

 Energia de

ligação.

 Condições para que uma reação ocorra.  Fatores que influenciam a taxa de desenvolvimento das reações  Processos de oxirredução.  Oxidação e Redução: definição  Eletroquímica: celas galvânicas  A pilha de Daniell: montagem e funcionamento  Força eletromotriz  Pilha seca  Como medir a voltagem de uma pilha.

 Trabalho e consumo: O funcionamento do bafômetro de dicromato de potássio através de processos de oxirredução.  Eletroquímica: celas eletrolíticas  O que é eletrólise e o que acontece na eletrólise?  Eletrólise ígnea  Eletrólise em solução aquosa  Galvanoplastia  Aplicações da eletrólise  Experimentos: - pilhas caseiras de batata, de limão, de maçã - eletrólise do iodeto de

(7)

potássio

3ª SÉRIE

EMENTA DA 3ª SÉRIE:

Hidrocarbonetos, alcanos, alcenos, alcinos, alcadienos, funções orgânicas Oxigenadas e Nitrogenadas, Isomeria, a Química da saúde e da beleza.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA 3ª SÉRIE:

 Analisar a importância da química orgânica para enfrentar os desafios da sociedade deste século.

 Compreender que a química é uma ciência experimental e a metodologia científica é sua ferramenta.

 Realizar um diagnóstico (revisão) do conteúdo.

 Apresentar a introdução à Química Orgânica, suas considerações sobre a análise orgânica.

 Abordar nas características do carbono, sua tetravalência, várias formas de ligações, números de vizinhos.

 Classificar os tipos de cadeias carbônicas, sua fórmula estrutural e molecular.  Trabalhar os hidrocarbonetos, suas fórmulas e os tipos de funções Orgânicas (oxigenadas e nitrogenadas).

 Reconhecer que o Petróleo é uma mistura de hidrocarbonetos, sua importância como fonte de energia e matéria-prima para a fabricação de vários materiais.

 Formular e nomear os principais hidrocarbonetos usando a nomenclatura usual e a recomendada pela IUPAC.

 Construir o significado histórico das culturas afro e indígena na formação de nossa cultura brasileira.

 Compreender os códigos, símbolos e moléculas próprios da Química atual.  Compreender a Isomeria do Carbono para a construção das cadeias carbônicas.  Reconhecer ou propor a investigação de uma problema relacionado à Química.  Conhecer a importância de uma alimentação saudável para se ter uma qualidade de vida melhor.

 Analisar e compreender as fórmulas químicas dos produtos nas bulas de remédio e nos rótulos.

 Aplicar os conhecimentos adquiridos na Olimpíada Brasileira de química.

CONTEÚDOS CURRICULARES DA 3ª SÉRIE:

1º TRIMESTRE 2º TRIMESTRE 3º TRIMESTRE

 Introdução à Química Orgânica  O elemento carbono.  Derivados de ácidos carboxílicos – sal orgânico,  Reações Orgânicas: - de adição

(8)

 Classificação do átomo de carbono nas cadeias.  Classificações de cadeias carbônicas  Prefixos de nomenclatura.  Classificação dos Hidrocarbonetos: - Alcanos e Alcenos - Alcinos e Alcadienos - Ciclanos, Ciclenos, Aromáticos.  Meio ambiente : Combustíveis fósseis e o meio ambiente. A relação da química orgânica com o Lixo.  Os principais Hidrocarbonetos como fontes de energia e combustíveis: - Petróleo - Hulha - Carvão mineral - Xisto betuminoso - Gás natural  Paródia: sobre cada tipo de Hidrocarboneto.  Pluralidade cultural: O trabalho da Petroquímica incluindo as desigualdades raciais e de gênero.  Filme: “Uma dobra no tempo” (2018)  Introdução às Funções Orgânicas: - Álcool. - Fenol. - Aldeídos. - Cetonas. - Ácidos carboxílicos.  Anidrido e Cloreto de ácido  Haletos  Compostos com mais de um grupo funcional, cadeia mista.  Ética: Desenvolvimento e produção de cosméticos e o padrão atual de beleza  Funções Nitrogenadas: - Aminas - Amidas - Nitrilos - Nitrocomposto  Filme: O óleo de Lourenzo  Propriedades físicas e químicas dos compostos orgânicos.  Síntese de medicamentos  O que é isomeria? - Isomeria plana. - Isomeria geométrica. - Isomeria óptica.  Trabalho de pesquisa: Aplicações dos Álcoois e Fenóis.  Olimpíada Brasileira de Química (Agosto) - de eliminação - de substituição - de combustão.  Os Ésteres e a reação de esterificação.  Saúde : Os importantes analgésicos na história da medicina: morfina e ácido acetilsalicílico.  Polímeros sintéticos: nailon, aramidas, PET, baquelite.  Usos e aplicações ambientais dos Polímeros sintéticos.  Compostos orgânicos presentes em seres vivos: - Biomoléculas - Polímeros - Carboidratos. - Proteínas. - Propriedades dos aminoácidos. - Ácidos nucléicos. - Lipídios. - Química orgânica e o ambiente.  Hábitos alimentares que previne doenças.

 Trabalho e

consumo: A Química orgânica presente nas Indústrias de Cerveja, Alimentícia e de Tintas.  Detergentes sintéticos: sabão, xampu, condicionadores e detergentes

(9)

- Éteres - Esteres

REFERÊNCIAS:

MORTIMER, F. Eduardo. Química. Volume único, 1ª. Ed. SP: Scipione2005. FELTRE, Ricardo. Química. VU. 1. 6 ed. SP: Moderna, 2004.

FONSECA, M. Martha. Química Integral. Vol. Único. Ed. FTD, 2004. REGA. S. Olímpio. Química. VU. 1 ed. SP: Ática,2008.

USBERCO, S. João. Química. VU. 5 ed. SP: Saraiva, 2002.

FONSECA, Martha Reis Marques. Química. Vol. 1,2,3. ed. SP: Ática,2016.

WILDSON, Luis Pereira dos Santos. Química Cidadã. Vol. 1,2,3. 3 ed. SP: AJS, 2016.

Referências

Documentos relacionados

Também é importante salientar que os átomos de metais envolvidos nesses compostos possuem uma eletrosfera muito mais volumosa que os átomos presentes em

No seminário de avaliação do projecto de promoção externo de 2010, organi- zado pela APICCAPS e AICEP, no Centro Tecnológico do Calçado de Portugal, em São João da Madeira,

821-05-07 módulo de gestão de rede de transmissão.. (em sinalização

Áreas (conceitos) de aplicação da Química Analítica moderna Bioquímica analítica Técnicas genéticas Química ambiental Química forense Química verde Diagnóstico médico.

Uma vez que já ocorreu a primeira fase da palavra, segundo alguns autores (MARANTZ, 2001; ARAD, 2003), não há mais como negociar o significado da raiz, por isso o significado

O presente estudo compreendeu a relação de poder entre os personagens Charles Foster Kane e Susan Alexander como eixo para discutir, sob o aval da teoria da dominação masculina

Toxicidade sistêmica para órgão-alvo - Exposição única: não há dados disponíveis.. Toxicidade sistêmica para órgão-alvo - Exposições repetidas: não há

A equação de Levich descreve a condição de reação no EDR em que o controle do processo ele- troquímico ê exercido pela etapa de transporte de massa (eta pa limitante da