• Nenhum resultado encontrado

jornal104janeiro2013

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "jornal104janeiro2013"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

O carnaval está chegando e a

ADEPPE quer compartilhar

com os associados toda a

alegria da festa de Momo.

Venha assistir ao desfile do

Galo da Madrugada na nossa

sede! A 7ª edição do evento

ADEPPE no Galo será no dia

09 de fevereiro, das 10h às

16h, na frente da associação,

na Rua da Aurora.

A brincadeira de carnaval

terá um espaço privativo

e confortável para os

foliões adeppeanos com

palco, mesas e cadeiras. A

a n i m a ç ã o d o s n o s s o s

convidados será feita por

uma orquestra de frevo e

passistas. Uma feijoada vai

ser servida aos associados e

as bebidas poderão ser

compradas no bar que irá

funcionar no local.

P a r a p a r t i c i p a r , b a s t a

adquirir a camisa-ingresso

que será distribuída aos

delegados pela ADEPPE, na

semana pré-carnavalesca.

Participe!

Evento realizado durante o desfile do maior bloco

carnavalesco do mundo chega a 7ª edição

(2)

O Jornal Adeppe segue na campanha pela aprovação da lei Orgânica da Polícia Civil. A ideia é chamar a atenção e buscar o engajamento de diversos setores da sociedade sobre o tema. Além de manter o apelo constante para aprovação da matéria. O selo no JA é permanente: em defesa desse direito da categoria.

Palavra do Presidente

Defesa de conquistas classistas - A ADEPPE, durante as negociações com o Governo, não abriu mão das conquistas serem estendidas a todos os delegados, ativos, aposentados, novos e veteranos. Aposentadoria sem perdas salariais - Graças à nossa forte gestão, Pernambuco continua sendo um dos poucos estados onde o delegado aposentado mantém a integralidade e a paridade da remuneração. Continuaremos firmes neste posicionamento.

Progressão na carreira por tempo de serviço com períodos pré-definidos e critérios mais justos para as promoções por merecimento - Fomos o primeiro estado do país a horizontalizar a carreira, tornando a progressão funcional contínua e acessível, proporcionando chegar ao final da carreira ocupando o último nível desta. Antes, necessitavam-se de vagas e as promoções poderiam ocorrer a critério do governador, com intervalos de até 10 anos.

Adoção de uma formatação mais sindical e menos recreativa à ADEPPE - Realizamos o primeiro movimento para pagamento de horas extras e adicional noturno, cuja mobilização resultou no aumento do valor do PJES de R$ 660 Exmos. Srs. Delegados de Polícia, mais um ano se inicia e devemos prestar

c o n t a s d o s

c o m p r o m i s s o s assumidos pela nossa gestão, reafirmando o desejo em continuar lutando por melhorias para a nossa classe. Confira as conquistas:

para até R$ 2.160. Mas, não estamos satisfeitos. Continuaremos lutando para que as horas extraordinárias sejam pagas na forma da CF/88 e da Lei Estadual Nº 10.466/90. Para isso, estamos reforçando nosso jurídico e ingressando com ações judiciais junto à Procuradoria da República do Trabalho.

Efetiva defesa das prerrogativas dos delegados de polícia - ADEPPE defende o livre desempenho das atividades de Polícia Judiciária em Pernambuco. Destacamos a grande atuação da Comissão de Defesa de Prerrogativas da ADEPPE, dirigida pelo delegado Flávio Tau, o qual combateu com vigor todos os ataques às nossas atribuições e prerrogativas, obtendo importantes resultados. A ADEPPE, através do jurídico e a ADEPOL DO BRASIL, conquistou importantes avanços para a classe. Essa diretoria será ainda mais fortalecida com a futura reforma estatutária.

Engajamento para aprovação da Lei Orgânica d a P o l í c i a C i v i l d e P e r n a m b u c o e reconhecimento da carreira jurídica através da PEC Estadual - Já provocamos, a Chefia de Polícia e o Governo para atualizarmos e encaminharmos o Projeto de Lei Orgânica à ALEPE. Outrossim, realizamos estudo e confeccionamos o Projeto de Emenda à Constituição do Estado, reconhecendo a carreira jurídica dos delegados, a qual foi encaminhada ao chefe de Polícia, a SDS e ao governador, através do chefe da Casa Civil.

Nossa luta está apenas começando, temos um longo caminho a seguir e um projeto a ser concluído, o qual resultará em reconhecimento a todo delegado que trabalhou duro para concretizar uma Polícia Civil de vanguarda.

Foto: Sér

gio Figueir

(3)

ADEPOL entrega Medalha Senador

Delegado Romeu Tuma

Depois de ser eleito vereador de Lajedo, o delegado Rossine Blésmany conquistou o cargo de prefeito do município. “Minha

história em Lajedo começou em março de 2003 quando

assumi a delegacia da cidade. Eu nunca tinha me envolvido em política antes. Mas depois de deixar a delegacia para assumir uma seccional, recebi

insistentes convites de diversos segmentos da sociedade. Em 2008, aceitei o convite e fui o 2º vereador mais bem votado do estado. Este ano, fui convidado para ser o candidato a prefeito pela oposição e, graças a Deus,

t i v e a m a i o r v i t ó r i a d a história do município”, declarou.

A vitória, segundo ele, é atribuída ao trabalho de delegado exercido A Associação dos Delegados de

Polícia do Brasil (ADEPOL/BR) r e a l i z o u e m d e z e m b r o a solenidade de entrega da Medalha Senador Delegado Romeu Tuma, a maior comenda nacional de entidade representativa dos Delegados de Polícia.

O presidente da ADEPOL/BR, Paulo Roberto D' Almeida, presidiu a solenidade. A relação de agraciados elencou 20 pessoas

Delegado Rossine Blésmany é eleito Prefeito de Lajedo

durante quatro anos no lugar. “Sempre exerci essa função com muito amor e dedicação. Sinto muito orgulho de ser delegado da Polícia Civil de Pernambuco, e c o m o p re f e i t o v o u b u s c a r parcerias com o Governo do Estado e com o Governo Federal para melhorar a segurança no município”, afirmou.

q u e p re s t a ra m re l ev a n t e s serviços à entidade e à classe. Entre eles, o Ministro do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio Mello.

O senador Humberto Costa também foi homenageado. Ele recebeu a comenda da vice-presidente da ADEPOL/Região N o r d e s t e , a d e l e g a d a pernambucana Sílvia Renata Araújo.

20 pessoas foram homenageadas com a comenda mais importante de entidade representativa dos delegados de polícia do país.

Há quatro anos na vida pública, ele acredita que conquistou a confiança da população depois de atuar como delegado no município

Foto: Ar

quivo Pessoal

Foto: Ar

(4)

Deputados aprovam

Projeto de Lei sobre

organizações criminosas

A C â m a ra d o s D e p u t a d o s aprovou, no último mês de dezembro, a Proposta de Lei 6.578 de 2009, que dispõe sobre as organizações criminosas. A legislação contempla inúmeras prerrogativas fundamentais para o exercício da investigação criminal feita pelos delegados de polícia. O projeto, agora, retornará ao Senado para apreciação das emendas e, posteriormente, seguirá para sanção da presidente Dilma Rousseff.

Confira o texto na íntegra no site da ADEPPE: www.adeppe.com.br.

PL quer tornar mais duro o combate ao crime organizado

Delegado reverte números da violência

no Cabo de Santo Agostinho

Há menos de um ano de trabalho, equipe do delegado Antônio Resende tem como foco o combate ao tráfico de drogas e homicídios na cidade

Se há oito meses o número médio mensal de mortes no Cabo de Santo Agostinho era 27, hoje é de oito. A redução é resultado de um trabalho de inteligência e eficiente atuação da equipe do delegado Antônio Resende.

Com o foco no combate ao tráfico de drogas, responsável por boa parte dos homicídios, os policiais vem d e s a r t i c u l a n d o várias organizações criminosas. Entre a s o p e r a ç õ e s r e a l i z a d a s , d e s t a q u e p a r a : A f ro d i t e I e I I , Operação Suape, O p e ra ç ã o N ov a

Salvador, Operação Asfixia e Operação Esparta.

Ao todo, cerca de 150 pessoas foram presas suspeitas de atuarem como traficantes, estupradores e homicidas .A investigação policial também merece destaque.

A d e l e g a c i a c o n s e g u i u desvendar, prender suspeitos e concluir inquéritos de grande repercussão, como o que apurou o assassinato do dono de uma grande madeireira na cidade. “Mudamos e trocamos vários policiais e começamos um trabalho de combate ao crime. A delegacia de mera recebedora de flagrantes da PM passou a ser a equipe policial que mais prendeu na história do Cabo”, afirmou o delegado. O bom desempenho em favor da segurança da população tem sido reconhecido pelos moradores do lugar.

No último dia 26 de dezembro, o delegado Antônio Resende recebeu Monção de Aplausos e o Título de Cidadão Cabense na Câmara dos Vereadores. “Na polícia penso ter uma missão e para cumprir essa missão tenho que quebrar ovos e ter uma coragem que poucos têm”, concluiu.

Foto: Ar

quivo Pessoal

(5)

Sociedade mobilizada pede a volta de Nely Queiroz

“A defesa animal do Brasil está de luto com a saída da delegada de Meio Ambiente do Estado de Pernambuco.” Assim começa o t e x t o d o a b a i x o - a s s i n a d o organizado por entidades de defesa animal e defensores autônomos do todo o país a favor do retorno da delegada Nely Queiroz à Delegacia do Meio Ambiente (DEPOMA). A petição pública pede que as autoridades r e c o n h e ç a m a i m p o r t a n t e

atuação dela em defesa da natureza e dos direitos dos animais. Confira alguns pontos destacados pelo movimento: *Operação/Vistoria Sexta-Feira Treze - comandada pela delegada Nely Queiroz, nas dependências do Centro de Vigilância Ambiental do Recife em janeiro de 2012, foi a primeira ação no Brasil que resultou na prisão em flagrante de um diretor de um Centro de Controle de Zoonoses. Ação que repercutiu em todo o Brasil, i n c l u s i v e m u d a n d o a l g u n s protocolos do próprio Conselho Federal de Medicina Veterinária; *Comprometimento – a referida Delegada vinha acompanhando de perto, e tentando resolver denúncias graves de maus tratos contra os animais, como ocorreu no Centro de Zoonoses de Caruaru e no Zoológico de Vitoria d e S a n t o A n t ã o ; * Pacto Pela Vida Animal - a

Entidades de defesa animal e defensores anônimos de todo o Brasil recolhem

assinaturas pedindo o retorno da delegada para a Delegacia do Meio Ambiente

Delegada elaborou e lançou, juntamente com entidades de defesa animal, a OAB-PE e o Ministério Público, o documento mais importante e significativo para a criação de políticas públicas de proteção e bem estar dos animais, inclusive vinha levantando essa bandeira não só em Pernambuco, mas em todo o Brasil;

* CPI - a Delegada Nely Queiroz, por meio de ofício, provocou a OAB-PE e obteve êxito, no sentido de que fosse oficializado pela ordem, um pedido de CPI para investigar o funcionamento e atuação de todos os CCZ's do Brasil, considerando Parecer Jurídico elaborado por aquela e n t i d a d e d e c l a s s e . Em novembro do ano passado, a delegada foi dispensada das funções na Delegacia do Meio Ambiente, e designada como adjunta da Gerência de Polícia da Criança e o Adolescente (GPCA).

Romance policial, Catracas Púrpuras, ficou entre os cinco melhores e recebeu o selo editorial de um dos programas culturais mais disputados do Brasil

Livro de Delegado é finalista do Bolsa Funarte

de Criação Literária

O romance policial Catracas

Púrpuras, do escritor e delegado

de polícia Pablo de Carvalho, foi um dos cinco finalistas do Bolsa Funarte de Criação Literária, do M i n i s t é r i o d a C u l t u ra . U m programa cultural que reuniu seis mil projetos.

A obra do alagoano, que há cinco anos atua como delegado no Recife, foi a única nordestina entre os melhores. Como prêmio,

Catracas Púrpuras recebeu o

prestigiado selo editorial do programa. Pablo de Carvalho também é autor do romance

Iulana (2006), publicado pela

Universidade Federal de Alagoas, e dos livros O Eunuco (2002) e O

Canteiro de Quimeras (2000).

Acompanhe as crônicas no blog: www.pablodecarvalho1.blogspot. com.br

Foto: Ar

(6)

Artigo - Programa de proteção a vítimas

e testemunhas ameaçadas

Quem

colabora

ganha

prêmio!

O delegado Tancredo Loyo foi o vencedor da promoção “Quem colabora ganha prêmio” do Jornal da ADEPPE. Ele teve o nome sorteado, entre os demais participantes, durante a festa da II Edição do Prêmio ADEPPE Inovação e levou para casa uma TV de 32''. Parabéns ao nosso colaborador!

Os associados que colaborarem com o Jornal em 2013 também vão concorrer a uma TV LED. O sorteio será realizado na confraternização de fim de ano, em dezembro. Mande já a sua colaboração para o e-mail: jornaladeppe@yahoo.com.br. A delegada Gleide Ângelo já está concorrendo.

No cenário nacional, o temor das vítimas e testemunhas prestarem depoimentos é muito grande. Tal f a t o s e d e v e a m u i t a s testemunhas que são ameaçadas de morte pelos seus algozes. Com isso, a impunidade impera, pois quase que a totalidade das i n v e s t i g a ç õ e s d o s c r i m e s hediondos é embasada em depoimentos das testemunhas. I n c l u s i v e , m u i t a s d e s s a s testemunhas participam da criminalidade, e por diversos motivos, resolvem denunciar todo o grupo criminoso.

A reflexão acerca desses fatores fez com que o Governo Federal pensasse em uma política pública na qual o Estado protegesse as vítimas e testemunhas que estivessem sendo ameaçadas por causa dos testemunhos delas. O marco legal foi a Lei Federal 9807 de 13 de julho de 1999 que instituiu o Programa Federal de A s s i s t ê n c i a a V í t i m a s e a Testemunhas Ameaçadas. Na baila da Lei Federal, os Estados membros foram criando os próprios Programas Estaduais de Proteção.

No Estado de Pernambuco, o Programa de Proteção a Vítimas e Testemunhas Ameaçadas

-PROVITA/PE foi criado por meio da Lei Estadual nº13371 de 19 de novembro de 2007. O PROVITA/PE é de competência d a S e c r e t a r i a d e Desenvolvimento Social e D i r e i t o s H u m a n o s , e é executado por uma Organização Não Governamental, por meio d e c o n v ê n i o . A e n t i d a d e e x e c u t o r a n o E s t a d o d e Pernambuco é o Gabinete de A s s e s s o r i a P o l í t i c a à s Organizações Populares – GA JOP.

O PROVITA é apenas para v í t i m a s , t e s t e m u n h a s e colaboradores ameaçados de morte. Esta ameaça tem que ser e m d e c o r r ê n c i a d o s e u depoimento que deverá ser relevante para o inquérito policial e/ou processo judicial. A medida a ser adotada dependerá do caso concreto q u e s e rá a n a l i s a d o p e l o Conselho Deliberativo que decidirá quais medidas serão a d o t a d a s . O i n g re s s o n o PROVITA poderá ser solicitado por diversas pessoas, dentre elas: pelo próprio interessado, pelo juiz, pelo promotor, pela autoridade policial, etc. Quando a solicitação for realizada pela autoridade policial, esta deverá

encaminhar um Ofício para PROVITA/PE, expondo todos os f a t o s q u e e n s e j a r a m a necessidade de inclusão no programa. Estas informações são relevantes para que os t é c n i c o s d o G A J O P, q u e acompanham as testemunhas, saibam a abrangência do grupo, para fazer uma análise do local em que pode abrigar as t e s t e m u n h a s c o m segurança.

Enfim, essa é uma grande conquista contra a impunidade e em prol da dignidade da pessoa humana. Afinal, não é razoável que um cidadão cumpra com o seu dever legal de dizer a verdade e seja ameaçado de morte, passando a viver com destino ignorado, fugindo dos algozes. O objetivo da Lei é que o Estado cumpra com o dever de p r o t e g e r a s v í t i m a s e testemunhas e preservar a vida delas e dos familiares. Com isso, as pessoas não terão mais temor d e d e n u n c i a r o s c r i m e s , ocasionando uma efetividade processual, onde os acusados serão julgados, condenados e presos, concorrendo para a tão

Gleide Ângelo

(7)

Entrevista – Darcom Araújo

Delegado de polícia há quase 13 anos, Darcom Araújo já passou por diversas delegacias em Pernambuco. Do sertão a capital, ele adquiriu experiência e conquistou a confiança de todos. Hoje, atuando como delegado na Corregedoria Geral da SDS, o também professor de Direito da Faculdade Joaquim Nabuco, falou ao Jornal da ADEPPE sobre a carreira e a paixão pela escrita. Por que escolheu a profissão de delegado de polícia? Por incentivo do meu cunhado, o delegado de polícia aposentado, Antônio Nicéas. Desde o final do meu curso em Direito, já estava estudando para o concurso de delegado. Desde a minha adolescência tinha em mente que a atividade policial é indispensável para a sociedade, sem ela, há o caos. Portanto, era necessário existir pessoas corajosas que estivessem dispostas a colocar a vida em risco em prol da justiça.

O que o faz continuar na profissão?

O sentimento de fazer justiça é o combustível para continuar na profissão e me faz dormir em paz.

O senhor é autor do livro A Instituição do Processo Misto dos Crimes Falimentares no B ra s i l . P o r q u e d e c i d i u escrevê-lo?

O livro foi minha dissertação de mestrado, sendo escrito como requisito para a obtenção do título de Mestre em Direito. Tal obra é fundamental para que o delegado de polícia tome ciência da história da nossa instituição, contendo os marcos legais da criação do cargo e do inquérito policial, “ipsis litteris”, dos diplomas legais pesquisados na Biblioteca Nacional. O objeto do estudo é demonstrar que o s i s t e m a p ro c e s s u a l p e n a l falimentar é, em regra, misto, onde a apuração preliminar faz-se na fafaz-se pré-processual por intermédio da Polícia Civil, e a a p u r a ç ã o d e f i n i t i v a d a imputação é realizada na fase processual por meio do Poder Judiciário Estadual. Por via reflexa, também o sistema processual penal brasileiro é, em princípio, misto.

Jornal da Adeppe - A obra é destinada a que público?

O público principal é o jurídico, mas é muito interessante pra quem gosta de estudar a história do Direito, principalmente a história da polícia.

O senhor pretende escrever outros livros?

Sim, sou um apaixonado pela Ciência Jurídica, principalmente as questões jurídicas que envolvem a atividade policial. Qual a relação entre delegado e escritor?

Só sou escritor porque sou delegado, as controvérsias jurídicas relacionadas à atividade policial são o meu objeto de investigação para produção literária jurídica.

E m p o u c a s p a l a v r a s , responda: quem é Darcom? Darcom é uma pessoa simples que gosta de ficar em casa nos dias de folga com a família e os amigos e busca a Deus na igreja. Nos dias de folga, Darcom gosta de caminhar e ler. Entre as leituras preferidas está a da Bíblia, a qual considera como f o n t e f u n d a m e n t a l d o conhecimento dele.

Sou um apaixonado

pela Ciência Jurídica,

principalmente as

questões jurídicas

que envolvem a

atividade policial.

(8)

Dia 02

Maria José Rodrigues Fonseca Paulo Algusto Coelho Dias

Dia 03

Marivan Bezerra Lola Severino Cesario Vieira da Silva

Dia 04

José Petronio de Goes Sylvio Roberto Hoully Lellys

Dia 05

Genezil Aguiar Coelho de Moura

Dia 7

Ariosto Esteves

Carlos Eduardo Pereira de Araújo

Dia 8

Antônio Freire Marinho Falcão

Dia 9

José de Oliveira Silvestre Junior

Dia 11

Darley Kléber Timóteo Florêncio José Rivelino da Silva

Ricardo Cysneiro de Araújo Pessoa

Dia 12

Tito José Pereira de Oliveira

Dia 13

Newson Motta Costa Junior Zanelli Gomes Alencar

Dia 16

Flávio Marcel Sorolla

Dia 17

Francisca Polyanna da Silva Neri Guaracy de Brito Sobrinho Reinaldo Lima de Barros e Silva José Carlos Alves Pereira

Dia 18

Paulo Fernando Barbosa

Dia 19

Eduardo Machado de Oliveira Josinaldo Correia de Almeida Fernando de Assis Gibson Cunha

Dia 20

Guilherme R. Mesquita de Freitas Raimundo Pedro da Silva

Dia 21

Augusto Carlos Diniz Costa Edva Magalhães Lyra Lima José Izolino Neto

Dia 23

Jeanete Pinheiro Muniz João de Andrade Arraes Manoel Carneiro Soares Cardoso

Dia 25

Marcos Antônio da Silva Admilsom Pereira de Figueiredo

Dia 26

Jaidete Lima Ferreira Mendes Aécio Francisco Coelho

Dia 27

Alcides Prazeres

Débora Bandeira de Melo Tenório José da Silveira Távora

Orlando José dos Santos

Sara Elibia Rodrigues da R.F.Machado

Dia 29

Vera Lúcia Freire

Dia 30

João Batista de B. Alves Filho

Dia 31

Dione Neves Casa Nova Gisela Torres de Lima Luciano do Rego Costa Mário de Souza Leão

Dia 01

Paulo Álberes de Lucena Neto

Dia 02

Irene Maria Just de Andrade

Dia 04

Igor Tenório Leite José Barbosa da Silva José Vieira Filho

Liana Maria da Fonseca Paraíba Marcelo Cabral da Cunha Cavalcanti Wilson Nogueira da Silva

Dia 05

José Carlos Cavalcante Pires Severino Ivo da Silva

Dia 06

Tito Aureliano

Dia 08

Gilmar Rodrigues dos Santos Jair Cruz da Silva

Mariluce Ferreira Coelho

Dia 09

Alfredo Jorge Santos Araújo

Dia 10

Esdras Marques da Cunha Marcelo Almeida Guerra Paulo Jeann Barros Silva

Dia 12

Cícera Maria de Souza Canuto

Dia 15

Giovani Gomes da Silva José Cândido de Souza Ferraz

Dia 16

José Ramos da Cunha Pedrosa Renato Márcio Rocha Leite

Dia 17

Fernando Antônio Alves Moreira

Dia 18

Antônio de Moraes A. Neto Bruno Márcio de Amorim Magalhães Eliane Caldas Lira

José Luzia Correia Filho Roberto Geraldo Pereira Vera Lucia Rego Melo Carlos Afonso Ferreira

Dia 19

José Flávio Pessoa Paulo José Pereira de Morais

Dia 20

Antônio Carlos Cavendish Moreira Fábio Gaudêncio de Melo Fernando José de Souza Filho Maria de Fátima Duarte Eiras

Paixão de Cristo 2013

No último dia 09, uma comissão de delegados participou do planejamento da Paixão de Cristo 2013 que acontece em março na cidade de Fazenda Nova, no Agreste do Estado. A reunião foi realizada na pousada da Paixão, no Teatro de Nova Jerusalém.

EXPEDIENTE

O Dia Mundial da Paz é comemorado no mês de janeiro.

Conselho editorial:

Presidente Flaubert Queiroz; 1º Vice Gileno Siqueira; 2º Vice Francisco Rodrigues

Gestão Editorial:

Dueto Comunicação

O Jornal ADEPPE é de propriedade e o r i e n t a ç ã o d a A s s o c i a ç ã o d o s Delegados de Polícia de Pernambuco. Os anúncios e artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não representam necessariamente o pensamento da ADEPPE. Todos os direitos reservados.

Jornalistas responsáveis:

Adriana Nolasco – DRT 4054/PE; Priscila Assis – DRT 3914/PE

Projeto Gráfico e Diagramação:

Q.I Genial Comunicação

Revisão de texto:

Francisco Rodrigues

Impressão:

Brascolor Gráfica & Editora

Tiragem:

2.000 exemplares

ADEPPE – Rua da Aurora, 387, Boa Vista, Recife/PE. Tel.: (81) 3221.2925 – 3423.4319 - site: www.adeppe.com.br - email: jornaladeppe@yahoo.com.br

Janeiro

Dia 21

Maria Helena Couto Fazio

Dia 22

Antônio Luiz Pereira Dutra Mário Pereira Lima Roldão Joaquim dos Santos Soraia Souto Arruda

Dia 24

Clóvis Ferreira de Menezes João Paulo dos Santos

Osías Tibúrcio Fernandes de Melo Walter Medeiros de Albuquerque

Dia 26

Julieta Pillar Japiassú Rivaldo Ribeiro Cavalcanti

Dia 27

Beatriz Gibson Cunha de Santana Luiz Roberto F.Bruto da Costa

Dia 28

Ildefonso Antônio G.Cavalcanti Nadir Ribeiro Gadelha

Dia 29

Florenildo Monte da Cunha

Fevereiro

...

Festa das Delegadas

Comandada pela Delegada Fátima Câmara, a tradicional Confraternização da Delegadas de Polícia de Pernambuco foi realizada no dia 14 de dezembro no restaurante Varanda, na Ilha do Retiro.

Referências

Documentos relacionados

1867 RODRIGO RODRIGUES VICTOR DE CARVALHO Não Não 2013 ROSANGELA MARIA FERREIRA DA COSTA E SILVA Não Não 1920 RUI CARLOS MEDEIROS ALVES SOBRINHO Não Não. 1927 TATIELLE PEREIRA

Ana Vitoria Lima Amorim Cicera Adriana Lima da Silva Beatriz Barros Amaro de Souza Paula Roberta Pereira Barros João Artur Pinheiro de Freitas Sabrina Pinheiro da Silva

Luan Pereira Lima; André Pontes- Silva; Gênesis Reis Sobrinho; Erika da. Silva Maciel BENEFÍCIOS

HORTÊNCIA ALVES NOGUEIRA ANA CAROLINA PEREIRA DA SILVA DAMARIS BARROS DO NASCIMENTO JADE JAQUELINE COELHO COSTA MARCIA MARIA BARROS DE MOURA MARIA JAIANE FERREIRA DA SILVA.

Gráfico 2 – Total de comentários das postagens realizadas pelos fãs na fanpage do Jovem Nerd, entre os dias 24 de novembro de 2014 e 3 de março de 2015 linha horizontal de

Assistência Social, habilitação, recebimento de propostas, quais os processos que precisam ser abertos, para evitar descontinuidade dos serviços e atendimentos a população –

Os valores dos bilhetes ou trechos não utilizados pelo CRCRS serão restituídos, no prazo máximo de 30(trinta) dias corridos, contados da data da solicitação do reembolso

Sendo assim, surgiu a necessidade de alguns questionamentos relativos à problemática sobre o tema em estudo: As dificuldades dos estudantes na transposição de informações dos