• Nenhum resultado encontrado

4x = x 2 + 3x + 6. x 6 = x. AB = x 2 = 12 2 = 6

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "4x = x 2 + 3x + 6. x 6 = x. AB = x 2 = 12 2 = 6"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

1 COC Resoluções – Avaliação Nacional 4/2012 – 7o ano – EF – Tipo A

MATEMÁTICA

1.

Alternativa C

A área desse losango será:

A = D·d

2 ⇒A = 20 · 102 ⇒A = 100 cm2 2.

Alternativa A

A área destacada equivale à área do terreno menos a área das duas casas. Assim:

A = A A A

A = 40·2

sombreada terreno casa maior casa menor sombreada − − 00 20·10 6·3 A = 800 200 18 A = 582 m sombreada sombreada 2 − − − − 3. Alternativa A Número de torneiras Volume de água (em litros)

Tempo (em horas)

3 5.000 5

x 6.000 3

O número de torneiras e o volume de água são grandezas diretamente proporcionais e o número de torneiras e o tempo são grandezas inversamente proporcionais. 3 x = 5.000 6.000· 3 5⇒x = 6 torneiras 4. Alternativa D J = C · i · t 100 J = 140.000 · 20 · 2 100 J = 56.000 M = C + J M = 140.000 + 56.000 M = 1196.000

Assim, daqui a dois anos, Marcos terá um imóvel com valor estimado em R$ 196.000,00.

5.

Alternativa C

Desenhando a figura em questão, temos:

x x x x + x + x = 180° 3x = 180° x = 60° 6. Alternativa D

A soma dos ângulos internos de um trapézio é 360°, então:

3x + 3x + 2x + 4x = 360° 12x = 360°

x = 30°

O maior ângulo será 4x = 4 · 30° = 120°

7.

Alternativa E

Como o losango tem os quatro lados iguais, pode-se escrever: P = P x + x + x + x = x 2+ x + x + 10 + x 4 4x = x 2+ 3x + 6 x 6 = x losango quadrilátero − − 22 2x 12 = x x = 12 −

Assim, os lados do quadrilátero serão:

AB = x

2= 122 = 6 BC = x = 12

CD = x + 10 = 12 + 10 = 22 AD = x 4 = 12 4 = 8− −

(2)

8.

Alternativa B

Convertendo 29% em número decimal, obtém-se:

29% = 29 100 = 0, 29 9.

Alternativa E

O preço de venda da obra de arte em relação ao preço de custo será:

100% + 20% = 120%

120%

100%= 14.400x ⇒x = 12.000 10.

Alternativa B

Se 10 gramas são de hidrogênio, 80 gramas são de oxigênio, pois são 90 gramas de água.

Assim, a porcentagem de oxigênio é dada por:

80

(3)

3 COC Resoluções – Avaliação Nacional 4/2012 – 7o ano – EF – Tipo A

CIÊNCIAS

11.

Alternativa A

A metamorfose produz um indivíduo adulto que tem respiração cutânea e pulmonar. Os sapos adultos possuem uma pele fina, úmida e vascularizada, além de excretar ureia. Os répteis botam ovos com casca e possuem uma pele espessa e queratinizada.

12.

Alternativa D

Todos os vertebrados possuem crânio e coluna vertebral. Os vertebrados terrestres são os anfíbios, os répteis, as aves e os mamíferos.

13.

Alternativa C

Os animais que produzem calor suficiente para manter a temperatura constante são denominados endotérmicos, e aqueles que não o produzem, ectotérmicos.

14.

Alternativa B

O animal mostrado na imagem é um réptil crocodiliano. Das características citadas, ele apresenta: coração com quatro câmaras, pele impermeável com placas ósseas, fecundação interna e respiração pulmonar.

15.

Alternativa D

Os itens II, III e IV constituem características que favorecem o voo das aves.

(4)

16.

Alternativa B

Para esta questão, o aluno deve compreender que o termo “os pequenos” refere-se aos filhos e que “ele” refere-se ao filho, que lê o jornal e fica em dúvida sobre o significado de plebiscito.

17.

Alternativa A

No contexto, o termo “prosa” significa conversador e convencido.

18.

Alternativa D

No contexto dado, a expressão “não tem remédio” significa que o senhor Rodrigues não vê outro jeito, não encontra outra forma de se safar e tem de abrir os olhos.

19.

Alternativa C

“Enfezar” significa “irritar, impacientar, enfadar”.

20.

Alternativa E

A partir das falas da personagem, pode-se afirmar que a mãe desconfiava de que o pai não sabia o significado da palavra “plebiscito”.

21.

Alternativa B

Seu Rodrigues, para expor a resposta ao filho (e a toda família), apresenta a definição da palavra, baseado na leitura que havia feito no dicionário.

22.

Alternativa B

Nesta questão, somente a afirmativa II está de acordo com o texto.

23.

Alternativa D

Em D é apresentado o vocativo “papai”.

24.

Alternativa C

Em C, observa-se a estrutura verbo auxiliar + gerúndio em “estão treinando”.

25.

Alternativa A

Em A, a forma nominal “fazer” é um exemplo de infinitivo.

(5)

5 COC Resoluções – Avaliação Nacional 4/2012 – 7o ano – EF – Tipo A

26.

Alternativa C

A mais importante bandeira de contrato foi a comandada por Domingos Jorge Velho, responsável pela queda do Quilombo de Palmares. A bandeira de sertanismo de contrato prestava serviços a fazendeiros ou outros que a contratavam, como, por exemplo, o de perseguir e capturar escravos fugidos.

27.

Alternativa E

As bandeiras podiam ser de caça ao índio, de busca de metais preciosos ou de sertanismo de contrato. Entre os seus objetivos, destaca-se a caça ao índio, a ser vendido como escravo, por exemplo, na região Nordeste, e a busca por metais preciosos, encontrados nas regiões de Minas Gerais e Goiás.

28.

Alternativa A

A Guerra dos Mascates envolveu principalmente os fazendeiros de Olinda vinculados à produção açucareira, endividados desde a expulsão dos holandeses e o início da concorrência antilhana, contra os privilégios que os mercadores de Recife – de origem portuguesa – possuíam em termos econômicos e políticos.

29.

Alternativa D

I. Verdadeira – Uma das características da época da mineração foi o desenvolvimento do mercado interno, favorecendo indiretamente o comércio, o artesanato e a pecuária.

II. Verdadeira – O Estado português exerceu forte controle político e fiscal sobre as atividades na região.

III. Verdadeira – Os primeiros mineradores traba-lhavam individualmente, sem a necessidade de técnicas apuradas.

IV. Verdadeira – A mineração promoveu maior diversificação socioeconômica, ampliou a imigra-ção e estimulou atividades paralelas e a transfe-rência da capital da colônia para o Rio de Janeiro.

30.

Alternativa A

O Iluminismo representa a ideologia da burguesia, em oposição ao “Antigo Regime”. A preocupação em contestar os valores de origem medieval, que garantiam privilégios à nobreza e ao clero, deu suporte às novas ideias, baseadas no racionalismo e no desenvolvimento do senso crítico, fortalecendo uma visão antropocêntrica baseada no mérito e não mais na tradição.

(6)

GEOGRAFIA

31.

Alternativa A

Um dos fatores responsáveis pela degradação da mata Atlântica foi a expansão urbana.

32.

Alternativa B

A afirmativa I está errada, pois os mangues se encontram altamente explorados pela atividade humana.

33.

Alternativa C

A foto mostra uma área de extrativismo mineral, na qual os recursos extraídos são utilizados como matéria-prima nas indústrias siderúrgicas e metalúrgicas.

34.

Alternativa A

A afirmativa III refere-se a um fator de vital importância para a instalação de usinas hidrelétricas. Nesse contexto, o mais importante é a existência de rios com quedas-d´água que garantam essa geração de energia.

35.

Alternativa B

As ilhas de calor são causadas pela falta de cobertura vegetal nos centros urbanos das médias e grandes cidades, o que gera elevação da temperatura nessas áreas.

Referências

Documentos relacionados

O presente texto sobre a expansão dos cursos de Serviço Social e a inserção dos assistentes sociais formados pela modalidade de ensino à distância no mercado de trabalho no

É possível notar que as pressões de fechamento da coluna (SIDPP) e do espaço anular (SICP) são maiores quanto maior é a diferença de pressão para o reservatório.. Entretanto,

Nesse contexto, objetivo deste artigo é classificar alternativas de sistemas de janela estáticos e dinâmicos quanto a indicadores de desempenho de iluminação natural

Enquanto instituição de supervisão financeira, a Autoridade Monetária de Macau, por um lado, realizou supervisão contínua às instituições financeiras, para garantir a segurança e

Segundo Camargos (2002), a avaliação psicológica da criança com SA é conduzida de acordo com cada criança, a princípio existem critérios básicos a serem utilizados no tratamento,

Com relação ao preparo para identificar pacientes com delirium, durante o pré-teste a maior parte dos enfermeiros não se sentia preparado (87,5%), eles atribuíram essa demanda

cocoamidopropil betaina hidrogenada Dados não disponíveis aminas, C12-14 (numeração par)- alquildimetil, N-óxidos Dados não disponíveis alquil poliglucoside Dados não

Sessão focada para empresas, serão abordados de que forma as iniciativas em Big Data podem criar soluções para trazer mais resultados para a empresa. Como utilizar novas