• Nenhum resultado encontrado

Curriculum Glória Cintra

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Curriculum Glória Cintra"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Curriculum Glória Cintra

________________________________________________________________________ E mail: gloriacintra@hotmail.com

Professora e Coordenadora no Instituto Brasileiro de Psicologia Biodinâmica, desde 2006 em São Paulo.

Psicoterapeuta corporal com formação em: Reich, Biossíntese e Biodinâmica, com enfoque winnicottiano.

Psicóloga clínica, com experiência em Psicopatologia e Psicossomática, no Departamento de Neuropsiquiatria da Faculdade de Medicina de Botucatu, de 1981 a 1987.

Coordenadora executiva das equipes de trabalho do Instituto Brasileiro de Psicologia Biodinâmica desde 2010.

Cursos e especializações

Curso de Extensão Cultural: ”Método e Técnicas do Yoga”, 1980, promovido pelo departamento de Filosofia da PUCSP.

Curso “Massagem e Sensibilização Do In e Shiatsu”, /1982, Ministrado por Armando Austregésilo e Equipe da Associação de Massagem Oriental do Brasil.

Análise do caráter de Reich com o grupo de somaterapia do médico e psiquiatra Roberto Freire - de 1985 a 1988

Formação Ágora em Estudos neorreichianos de terapias corporais, no período de 1994 a 1996.

Psicoterapia Somática da Biossíntese: Foundation Training, durante 3 anos, concluído em 1995, no Instituto Brasileiro de Biossíntese associado ao Center for Biosynthesis

International da Suíça.

Treinamento Avançado em Psicoterapia Somática Biossíntese, no período de 1996 a 1997, no Instituto Brasileiro de Biossíntese.

Especialização em Massagem Biodinâmica, treinamento e prática em 322 horas, em São Paulo, concluído em 1997, pela École de Psychologie Biodinamique Evolutive Bresil-France. Formação em Psicologia Biodinâmica – concluído em 2001, no Instituto Brasileiro de

Psicologia Biodinâmica.

Grupo de estudos sobre Winnicott dirigido pelo psiquiatra e psicanalista Moises Rodrigues de 1998 a 2002.

Mini-curso “O Ethos e o Real”, ministrado pelo Prof.Dr.Gilberto Safra , em 2005 - São Paulo .

Curso: ”Transferência - o estar diante, o estar em, o estar com” – ministrado pelo Prof.Dr. Gilberto Safra em 2007, São Paulo.

Pós Graduação “Lato Sensu”- Especialização em Psicologia Biodinâmica em Curitiba , no período de 05/10/2009 a 05/10/2010, Faculdades Integradas Espírita Projeto Unibem e Atualize Pós Graduação,atendidas as exigências da Resolução do Conselho Nacional de Educação.

(2)

Atividade profissional

Exerce atividades clinicas e didáticas em São Paulo desde 1988.

Responsável pelo curso de Massagem Psicossomática no Espaço Natze, na Vila Mariana, SP, de 1988 a 1992, e no Espaço Magma Integral, na Vila Madalena, SP, 1998 a 2004. Professora do Instituto Brasileiro de Psicologia Biodinâmica, ministrou aulas em Natal, Rio de Janeiro, Curitiba, Talbaté e São Paulo. Coordenou duas turmas do curso de formação emPsicologia Biodinâmica : grupo 1 em Curitiba e grupo 12 em São Paulo.

Professora nos “Cursos de extensão no Instituto Brasileiro de Psicologia Biodinâmica”: O pensamento de Donald Winnicott e a Psicologia Biodinâmica: aulas 6 e 7 “Casos Clínicos” - em 2010.

“Síndrome do Pânico: o desamparo e o medo no corpo”; em 2011;

Donald Winnicott em diálogo com Reich e Gerda Boyesen: “A prática clínica da Psicologia Biodinâmica à luz da teoria psicanalítica de Donald Winnicott”- em 2013. Temas Clínicos - Conexões Reich-Boyesen - “Transtorno de Personalidade

Borderline”- em 2014.

O Toque na psicoterapia Massagem Biodinâmica – “Massagem e as ideias de Donald Winnicott”- em 2015.

Professora no Curso de Massagem Biodinâmica nos processos de psicoterapia corporal, no Espaço Casa Jaya, em Pinheiros, SP, 2015.

Professora no Curso de Expansão: Massagem Biodinâmica, no Instituto Sedes Sapentiae, SP, em 2015.

Publicações

Cintra, Glória , "Rematernagem: uma experiência de simbiose construtiva", artigo publicado na Revista Reichiana , número 7, São Paulo, 1998

Cintra , Glória, "Gerda Boyesen a mãe suficientemente boa descrita por Winnicott" , artigo publicado na Revista Reichiana número 11, São Paulo, 2002.

Cintra , Glória, "Massagem Biodinâmica: uma forma de tocar que respeita a singularidade de cada um", artigo publicado no livro "O toque na psicoterapia Massagem Biodinâmica", 1a. Edição, KBR Editora Digital Ltda., Petrópolis, RJ, 2014 Cintra , Glória, "Massagem Suave de Contorno e LimitesCorporais", artigo publicado no livro"O toque na psicoterapia Massagem Biodinâmica", 1a. Edição, KBR Editora Digital Ltda., Petrópolis, RJ, 2014

(3)

Cintra , Glória´"Remothering: An Experience of Constructive Symbiosis" ,artigo publicado no International Journal of Biosynthesis, Energy and Character, setembro, 1999,.

Participação e Apresentação de trabalhos

Conferência “Sexualidade e neo sexualidades”, por Joyce McDougall, São Paulo, em 1999 II Congresso Brasileiro e V Encontro Paranaense de Psicoterapias Corporais, como congressista e apresentação do trabalho “Gerda Boyesen a mãe suficientemente boa descrita por D.W. Winnicott”, Curitiba-PR, em 2000.

II Congresso Internacional de Biossíntese, como congressista e apresentou a Comunicação teórica: “Rematernagem: uma experiência de simbiose construtiva “, Salvador, BA, em 2000.

I Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, como congressista e na Mesa Redonda/Simpósio: “A Psicologia Biodinâmica: O Corpo está incluído na Terapia”.

Promovido pelo Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira, USP, São Paulo, em 2002.

Participação no “Treinamento para Terapeutas em Biossíntese”, ministrado pelo Dr. David Boadella, São Paulo, em 2003.

Apresentação da palestra “Aprendendo com os erros e incorporando novos conhecimentos”, na IV Jornada Biodinâmica, São Paulo, em 2003.

7º Congresso Internacional de Psicoterapia Corporal, como congressista e Expositora do Workshop: ”O tratamento da Síndrome do Pânico através da psicoterapia corporal”, São Paulo, em 2005.

XIX Jornada Reich no Sedes – “Clínica e Política: Problematizando a neutralidade de nossas teorias e práticas”, São Paulo, Instituto Sedes Sapientiae, em 2006.

XII Encontro Paranaense , VIII Congresso Brasileiro e II Convenção Brasil – Latino-América de Psicoterapias Corporais, promovido pelo Centro Reichiano, como participante e

conferencista ministrando o Seminário: “O Tratamento da Síndrome do Pânico através da psicoterapia corporal”, Curitiba-PR, em 2008.

Apresentação de comunicação no XIII Colóquio Winnicott - Os casos clínicos de Winnicott, organizado pela Sociedade Brasileira de Psicanálise Winnicottiana e pela Sociedade

Brasileira de Fenomenologia, realizado em 2008, na PUCSP :

“Manejo suficientemente bom da relação mãe/bebê em sala de parto baseado nos conceitos de Winnicott. Relato de Caso” e “O tratamento da Síndrome do Pânico através de técnicas corporais e de procedimentos baseados nos conceitos de D.W. Winnicott”.

(4)

Apresentação da palestra: “Prática Clínica da Psicologia Biodinâmica” para os alunos do curso de Psicologia da Universidade Ibirapuera, São Paulo, em 2008.

3 Bios: Bioenergética, Biossíntese , Biodinâmica – em Campos do Jordão-SP Apresentações: :

em dezembro de 2007 - Mesa Redonda: “Grounding na psicoterapia”

em dezembro de 2009 - Oficina teórico-vivencial:”O Mal e a Reparação na Clínica Corporal Winnicottiana”;

em dezembro de 2010 - Oficina teórico-vivencial: “Música: Poesia em Movimento”; em dezembro de 2013 – Mesa Redonda: “Casos Clínicos”.

III Congresso Brasileiro: Psicologia Ciência e Profissão, apresentando o trabalho: "O tratamento da Síndrome do Pânico através da Psicoterapia Corporal”, São Paulo, 2010

2º Simpósio Internacional de Medicinas Tradicionais e Práticas Contemplativas, Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina, São Paulo, em 2010. Participaçãoem treinamentos realizados pelo

IBPB Instituto Brasileiro de Psicologia Biodinâmica:

Workshop Internacional de Treinamento em Psicologia Biodinâmica – “Do Reencontro com o Pai à Autonomia”, ministrado por François Lewin, promovido pelo Instituto Brasileiro de Psicologia Biodinâmica, São Paulo, 15 a 17 de outubro de 2010.

Workshop Internacional de Treinamento em Psicologia Biodinâmica –“Análise Segmentar e o Mapa Corporal Emocional”, ministrado por Ebba Boyesen, Instituto Brasileiro de Psicologia Biodinâmica, São Paulo, 28 e 29 de maio de 2011.

Vivência de Massagem Biodinâmica: “O toque suave e não invasivo”, ministrado por Ebba Boyesen, Instituto Brasileiro de Psicologia Biodinâmica, São Paulo, 30 de maio de 2011. Workshop Internacional de Treinamento em Psicologia Biodinâmica –“Psicoenergética”, ministrado por Ebba Boyesen, Instituto Brasileiro de Psicologia Biodinâmica, São Paulo, 4 e 5 de junho de 2011.

Workshop Internacional de Treinamento em Psicologia Biodinâmica- “Experiências Clínicas”- ministrado por Clover Southwell em 26 e 27 de novembro de 2011.

Participou da organização técnica e científica do Workshop Internacional de Treinamento em Psicologia Biodinâmica – “Corpo e Essência: o medo de ser você mesmo”, ministrado por Alberto D’Enjoy, Instituto Brasileiro de Psicologia Biodinâmica, São Paulo, 5, 6 e 7 de abril de 2013.

(5)

Treinamento em Drenagem Profunda ministrado por Alberto d ‘Enjoy em 8 de abril de 2013.

Referências

Documentos relacionados

Desta forma, concluiu-se que o abuso sexual é uma violência ainda vigente no Brasil, sendo as crianças e adolescentes sujeitos de direitos perante o Estatuto da Criança e do

Tuy tình trạng khó khăn của nền kinh kế đã tạm đi qua, tỷ lệ lạm phát ổn định ở mức một con số ; một doanh nghiệp ,công ty muốn tồn tại và phát triển là điều

Desenvolver as atribuições comuns a todos os membros da equipe na qual estiver inserido, bem como as atribuições específicas de acordo com o disposto em protocolos e normativas

O experimento foi conduzido no campo experimental da Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí, envolvendo famílias de meios irmãos de duas populações, designadas

Logo, tenho que os fundamentos postos na sentença não podem ser confirmados por essa Corte de Justiça, pois, em consonância com o quanto disciplina o artigo 373, II, do novo CPC,

Mesmo que tenha pedido para falar com Tohka, a única resposta que recebeu foi que ela estava submetida á exames, então, até o final, ele não foi capaz nem de olhar

O projeto Guimarães mais Floresta é um projeto ambicioso de cariz transversal que pretende consciencializar para a temática da FLORESTA AUTÓCTONE e a importância da sua

De acordo com Mitry foi Thomas Ince quem mais sistematicamente resolveu essa liberação da concentração dramática ao dissociar teatro e dramaticidade, buscando no drama não mais