• Nenhum resultado encontrado

ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS BRASILEIROS AMB ATA DA REUNIÃO DAS DIRETORIAS DE ESPORTES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS BRASILEIROS AMB ATA DA REUNIÃO DAS DIRETORIAS DE ESPORTES"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS BRASILEIROS – AMB

ATA DA REUNIÃO DAS DIRETORIAS DE ESPORTES

Aos cinco de março do ano de dois mil e nove, às nove horas, na sala de reuniões da sede da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), na cidade de Brasília-DF, inicialmente sob a presidência do Presidente da AMB, Doutor Airton Mozart Valadares Pires e direção dos Excelentíssimos Senhores Arnóbio Amorim Araújo Júnior, Diretor de Tênis da AMB, e José Antônio Azambuja Flores, Diretor de Esporte da Associação de Magistrados do Rio Grande do Sul; secretariados por mim, Luiz Alberto Moro Cavalcante, Diretor de Adjunto de Tênis da AMB e Diretor de Tênis da Associação Paulista de Magistrados (APAMAGIS), e contando com a presença e participação de todos os Diretores de Esportes das entidades vinculadas à AMB, realizou-se a reunião das Diretorias de Esportes, objetivando definir o calendário de esportes para o ano de 2009, nas categorias de tênis e futebol, promover alterações nos regulamentos dos torneios de ambos os esportes e abordar assuntos gerais de grande importância.

O Presidente da AMB, Doutor Airton Mozart Valadares Pires declarou abertos os trabalhos da reunião, agradeceu a presença de todos e, inicialmente fez uma rápida abordagem das questões associativas da AMB para o ano de 2009, destacando os reflexos da crise econômica, que implicam em dificuldade de se conseguir patrocínio para os eventos, inclusive para o Congresso Nacional da Magistratura, a ser realizado na cidade de São Paulo-SP; disse que é preciso debater temas relativos às nomeações de Ministros dos Tribunais, as quais tem comprometido a independência do Poder Judiciário, principalmente quando as nomeações são pelo critério do merecimento; disse que este ano é muito importante para a AMB, porquanto a Associação completa 60 (sessenta) anos de existência; disse que quer ouvir críticas, pois isto possibilita melhorar a sua gestão frente à AMB; desculpou-se por não ter tido possibilidade de comparecer nos eventos esportivos de 2008, mas realçou que sempre apoiou as atividades esportistas da AMB; que tem apreço pelos esportes e participou como jogador; que agora, como Presidente da AMB, participará como “cartola”; que quer estar presente em alguns eventos de esportes deste ano; em seguida, abriu a palavra aos presente.

Walter da Silva, Diretor de Esportes da Associação Paulista de Magistrados (APAMAGIS), disse que alguns torneios regionais de futebol, em face do número de equipes participantes, são tão onerosos quanto o campeonato nacional, por isso propõe

(2)

A seguir, Rodrigo, da Associação do Estado do Piauí, reforço a proposta do Walter, dizendo que o regional do nordeste deve ter tratamento diferenciado.

Respondendo aos dois, o Presidente Mozart disse que iria se reunir com o Arnóbio, o Bonfim e o Clistenis (os dois últimos, da Diretoria de Finanças), na próxima segunda-feira, 9 de março de 2009, a fim de verificar se é possível aumentar a verba destinada aos eventos esportivos. Disse que, com certeza o aumento virá quando forem aumentados os subsídios da magistratura, na mesma proporção, mas que se for possível dar algum aumento agora, isto será feito.

Atualmente os valores são: R$ 12.200,00 (doze mil e duzentos reais) para os eventos regionais e R$ 24.400,00 (vinte e quatro mil e quatrocentos reais) para as competições nacionais. E a forma de liberação das verbas é: 50% (cinqüenta por cento) 1 (um) mês antes do início da competição e os outros 50% (cinqüenta por cento), 5 (cinco) dias antes.

Em seguida, o colega Flores indagou ao Presidente qual era a situação do Diretor de Esportes Márcio Mendes, ausente na reunião. Gutmann, do Estado do Paraná, complementou as palavras do Flores, dizendo que estivera no dia anterior com o Márcio, e que gostaria muito que ele continuasse à frente dos esportes da AMB, no que foi corroborado pelos colegas presentes na reunião.

O Presidente disse, então, que estava de viagem para Curitiba e que lá contataria o Márcio, objetivando a sua continuidade na Diretoria de Esportes.

Às 10h17, o Presidente Mozart teve que se ausentar, porquanto estava de viagem marcada para Curitiba, e passou a Presidência da reunião ao Arnóbio, que tratou logo de decidir o Calendário de Esportes de 2009.

Inicialmente, após debates e oitiva das propostas dos colegas, e aprovação da sugestão do Presidente da Reunião, o colega Arnóbio, de dividir as competições da região do Nordeste da região do Nordeste em três sub-regiões, como foram disputados em 2007, foi elaborado o Calendário de Esportes, futebol e tênis, para este ano, conforme anexo I, o qual é parte integrante desta Ata.

Em razão da divisão da região do Nordeste, foi feita alteração no Artigo 9º do Regulamento do Futebol e também, no seu §1º, que passaram a ter a seguinte redação:

(3)

“Art. 9º Nas três categorias estarão classificados para o campeonato nacional os campeões dos regionais e sub-regionais (sete), os 2º colocados das Regiões Norte, Sudeste e Centro-oeste (três), o campeão nacional do ano anterior (um) e o Estado da Associação que sediar o encontro (um). Totalizando 12 (doze) equipes. Art. 9º Nas três categorias estarão classificados para o campeonato nacional os campeões dos regionais e sub-regionais (sete), os 2º colocados das Regiões Norte, Sudeste e Centro-oeste (três), o campeão nacional do ano anterior (um) e o Estado da Associação que sediar o encontro (um). Totalizando 12 (doze) equipes.”

Feito o Calendário, Arnóbio questionou aos presentes sobre propostas de alteração do regulamento do futebol.

Por proposta aprovada por unanimidade, acolhendo sugestão do colega Rodrigo, do Estado do Piauí, foi decidida a inclusão dos dois parágrafos abaixo transcritos no Art. 1º do Regulamento. A saber:

§ 1º. O associado deverá jogar pela Associação do Estado onde exerce ou por último exerceu sua jurisdição, com exceção dos Magistrados Trabalhistas e Federais, que poderão participar por equipe própria ou por qualquer Estado da região à qual são vinculados.

§ 2º. O associado Magistrado Federal ou Trabalhista, após optar por Associação Estadual de sua região no torneio regional, ficará vinculado à mesma para o torneio nacional, conforme regra do Art. 9º, § 8º.

Após, por unanimidade, acatando proposta do colega Flores, foi alterada a redação do Art. 27 do Regulamento, nos seguintes termos:

Art. 27. Os traslados dos atletas serão feitos por equipe, exclusivamente, e somente dos hotéis ao local dos jogos e vice-versa, a fim de não onerar os custos, observadas as recomendações de até três hotéis da Associação que estiver realizando o evento.

Em seguida, também por unanimidade, foi aprovada alteração do § 4º, do Art. 10, substituindo a expressão maior saldo por melhor saldo e incluindo a frase saldo positivo ou negativo. Assim ficou a redação:

(4)

Também por votação unânime, foi acolhida a proposta do colega Flores, no sentido de incluir um parágrafo (§ 7º) no Art. 10 do Regulamento, nos seguintes termos:

§7º. Nas semifinais, na final e na disputa de terceiro lugar, em caso de empate, a decisão será por pênalti, com cinco cobranças alternadas, por equipe. Persistindo o empate, seguem-se as cobranças alternadas, até que ocorra o desempate. Um atleta somente poderá repetir a cobrança, após todos os atletas de sua equipe inscritos para o jogo terem batido, exceto os expulsos ou impossibilitados por lesão indiscutível.

Dando seqüência às alterações, foi aprovada a mudança na redação do Parágrafo único do Art. 24, substituindo a expressão goleiro menos vazado por melhor goleiro, ficando assim a regra:

Parágrafo único. Deverão receber troféus, ainda, o artilheiro, o melhor goleiro e o melhor jogador de cada categoria, eleitos pela Comissão Disciplinar e a equipe mais disciplinada.

Por fim, novamente aprovando proposta do colega Flores, foram alterados os parágrafos 10 e 11, do Art. 9º, conforme segue:

§ 10. Os Campeonatos Nacionais com 12 (doze) equipes serão disputados por uma das fórmulas abaixo, a ser decidida pela Comissão Disciplinar e pelos representantes de cada equipe, no Congresso Técnico:

I - em três chaves de quatro equipes. Dentro das chaves, todos jogam entre si. O vencedor de cada chave e o 2º colocado com melhor índice técnico das três chaves - definido pelos critérios do Art. 10 - se classificam para as semifinais. O melhor no índice técnico dos vencedores jogará a semifinal com o 2º melhor colocado. Os vencedores das semifinais disputarão o título de campeão e os perdedores, o de terceiro lugar.

II - em quatro chaves de três equipes. Dentro das chaves, todos jogam entre si. O vencedor e o segundo colocado de cada chave se classificam para as quartas-de-final e os vencedores desta etapa, para as semifinais. Os vencedores das semifinais disputarão o título de campeão e os perdedores, o de terceiro lugar.

(5)

§ 11. Não havendo doze equipes, a forma do campeonato será decidida pela Comissão Disciplinar e pelos representantes de cada equipe, no Congresso Técnico.

Não foram aprovadas as alterações propostas por alguns colegas, referente ao Art. 3º, à Comissão Disciplinar, ao § 8 do Art. 16 e ao Art. 24.

Feitas as alterações, foi elaborado o novo Regulamento do Futebol, conforme anexo II, que também é parte integrante desta Ata.

Em relação aos eventos esportivos com datas indefinidas, conforme calendário abaixo, ficou o compromisso por parte dos respectivos Diretores das Associações que irão sediá-los, noticiar à AMB, no prazo de dez dias, as datas exatas de cada certame, a fim de que possa a associação nacional retransmiti-las às associações.

Por fim, colega Arnóbio encerrou a reunião, às 13h, orientando a todos, por sugestão de um dos presentes, que nas próximas reuniões da Diretoria de Esportes os representantes de cada associação deverão enviar eventuais propostas de alteração do Regulamento, com pelo menos 10 (dez) dias de antecedência, para facilitar os trabalhos, e determinou a mim que consignasse em ata todas as deliberações.

Por ser expressão da verdade, firmo o presente documento que também é assinado por eles.

Brasília, 05 de março de 2009.

Arnóbio Amorim Araújo Júnior, Presidente da Reunião.

José Antônio Azambuja Flores, auxiliar do Presidente da Reunião. Luiz Alberto Moro Cavalcante, Secretário da Reunião.

(6)

ANEXO I

CALENDÁRIO DE ESPORTES DA AMB – 2009

FUTEBOL

CAMPEONATOS REGIONAIS Região Sul (Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e a AMATRA 12) -

23º LIVRE, 21º MASTER, 12º SÊNIOR – data: 24 a 26 de abril; local: Curitiba, PR. Região Sudeste (São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo) - 17º LIVRE, 17º MASTER e 12º SÊNIOR – data: indefinida; local: São Paulo, SP. Região Centro-Oeste (Tocantins, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul) 18º LIVRE, 14º MASTER e 10º SÊNIOR – data: 10 a 14 de junho; local: Palmas, TO.

Região Nordeste I (Alagoas, Sergipe e Bahia) 8º MASTER, 4º SÊNIOR e 8º LIVRE – data a ser definida; local: Maceió ou Maragugi, AL.

Região Nordeste II (Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco) 8º MASTER, 4º SÊNIOR e 8º LIVRE – data: 23 a 26 de julho; local: João Pessoa, PB. Região Nordeste III (Maranhão, Piauí e Ceará) 8º MASTER, 4º SÊNIOR e 8º LIVRE – data a ser definida; local: é a vez do Estado do Ceará.

Região Norte (Acre, Amazonas, Pará, Amapá, Rondônia e Roraima) - 10º LIVRE e 10º MASTER – data: em junho dias a serem definidos; local: Belém, PA.

CAMPEONATO NACIONAL (FUTEBOL):

(7)

SÊNIOR (13º): data: 09 a 13 de dezembro; local: Salvador, Bahia. MASTER (16º): data: 26 a 30 de agosto; local: Brasília, DF.

LIVRE (17º): data: 23 a 27 de setembro; local: Rio Grande do Sul (cidade a ser definida).

TÊNIS

CAMPEONATOS REGIONAIS

Copa Sul de Tênis (21ª) - data: a ser definida; local: Curitiba, PR.

Região Norte-Nordeste de tênis (10º) – data: 14 a 17 de maio; local: Aracaju, SE.

Região Sudeste-Centro-Oeste de tênis (9º) – data: 11 a 14 de junho; local: Cuiabá, MT.

CAMPEONATO NACIONAL DE TÊNIS (15º) – data: a ser definida; local: Belo Horizonte, MG.

Brasília, 05 de março de 2009.

Arnóbio Amorim Araújo Júnior, Presidente da Reunião.

José Antônio Azambuja Flores, auxiliar do Presidente da Reunião. Luiz Alberto Moro Cavalcante, Secretário da Reunião.

(8)

ANEXO II

ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS BRASILEIROS

CAMPEONATOS DE FUTEBOL – NACIONAIS E REGIONAIS

CATEGORIAS: LIVRE, MASTER, SÊNIOR E SUPER SÊNIOR.

REGULAMENTO

Art. 1º. Nos campeonatos Nacionais e Regionais de Futebol, que têm por finalidade primordial promover a integração dos Magistrados Brasileiros poderão participar apenas os associados da AMB.

§ 1º. O associado deverá jogar pela Associação do Estado onde exerce ou por último exerceu sua jurisdição, com exceção dos Magistrados Trabalhistas e Federais, que poderão participar por equipe própria ou por qualquer Estado da região à qual são vinculados.

§ 2º. O associado Magistrado Federal ou Trabalhista, após optar por Associação Estadual de sua região no torneio regional, ficará vinculado à mesma para o torneio nacional, conforme regra do Art. 9º, § 8º.

Art. 2º. Na categoria LIVRE poderão participar Magistrados de qualquer idade. Na categoria MASTER, Magistrados com a idade mínima de 38 anos, completados no ano da competição. Na categoria SÊNIOR, Magistrados com a idade mínima de 48 anos, completados no ano da competição. Na categoria SUPER SÊNIOR Magistrados com a idade mínima de 55 anos, completados no ano da competição, exceto o goleiro, que poderá ter a idade mínima de 38 anos.

(9)

Art. 3º. O atleta SÊNIOR e SUPER SÊNIOR pode participar das competições das categorias MASTER e LIVRE. O atleta MASTER pode participar das competições da categoria LIVRE. A participação do goleiro é livre, indistintamente, nas três categorias. Porém, quando participar da categoria de idade superior, não poderá ultrapassar a linha divisória do meio de campo, nem bater pênalti. Somente o Magistrado, da ativa ou aposentado. associado da AMB, está autorizado a participar das competições.

Art. 4º. A utilização de atleta com idade incompatível com a determinada no Artigo 2º, ou irregular, nos termos do Artigo 3º, parte final, sujeitará a equipe infratora à perda dos pontos do(s) jogo(s) em que esse fato tenha ocorrido, independentemente de qualquer justificativa. O placar do jogo será de derrota por 1x0, nos termos previstos no Parágrafo Único do Artigo 18.

Art. 5º. A devida comprovação da idade e da condição de Magistrado sócio da AMB será efetuada com a apresentação da carteira funcional ao Conselho Disciplinar, no inicio da competição, ou quando solicitada.

Art. 6º. Cada equipe será formada por oito (8) atletas, incluindo-se goleiro. Art. 7º. Não será permitido que atletas portadores de aparelho de gesso ou similar participem dos jogos.

Art. 8º. Para disputa dos campeonatos nacionais de SÊNIOR e MASTER, será permitida a fusão de equipes das regiões que não possuam número suficiente de atletas para a categoria. Porém, se um Estado possuir equipe completa na categoria e se inscrever para o regional, será ele o representante da região para o campeonato nacional. Embora seja permitida a fusão nos campeonatos regionais, a equipe não concorrerá ao titulo em disputa.

Art. 9º. Nas três categorias estarão classificados para o campeonato nacional os campeões dos regionais e sub-regionais (sete), os 2º colocados das Regiões Norte, Sudeste e Centro-oeste (três), o campeão nacional do ano anterior (um) e o Estado da Associação que sediar o encontro (um). Totalizando 12 (doze) equipes.

§ 1º. Se o campeão nacional do ano anterior for o campeão regional do ano em que disputa, estará classificado para o nacional o vice-campeão regional.

(10)

§ 2º. Se o campeão nacional do ano anterior não puder participar, estará classificado para o certame o vice – campeão nacional do ano anterior.

§ 3º. A equipe que não comunicar por escrito a sua ausência na competição para a qual estiver classificada, com antecedência mínima de 30 (trinta) dias, ficará excluída de participar no ano seguinte, mesmo que seja a campeã da região, salvo motivo justificado, a exclusivo critério do Conselho Disciplinar.

§ 4º. A desistente será substituída pela equipe que a seguiu na classificação do Regional.

§ 5º. Enquanto todas as regiões não tiverem equipe sênior, a AMB poderá destinar mais uma vaga para a região que tiver pelo menos três associações participando da categoria, respeitando o limite de vagas (doze).

§ 6º. Nesse caso, se o número de candidatos for superior ao de vagas, proceder-se-á a sorteio.

§ 7º. Caso a equipe que vier a sediar o Campeonato Nacional tenha se classificado na seletiva regional, se classificará automaticamente a equipe seguinte, com melhor colocação na região.

§ 8º. A associação com menos de 300 (trezentos) associados do sexo masculino classificada para disputar o Campeonato Nacional, em qualquer categoria, poderá inscrever até 2 (dois) atletas de outras associações, da mesma região, para participar do Campeonato. Se a associação tiver menos de 150 (cento e cinqüenta) associados masculinos, poderá inscrever até 3 (três) atletas. Em qualquer caso, deverá comunicar à Diretoria de Esportes da AMB antes do inicio dos jogos.

§ 9º. A punição do atleta que estiver representando outra associação será cumprida na competição em que ele foi punido, e o que exceder será cumprido na associação a que ele pertencer. Neste caso fica vedada a sua participação em outra equipe, enquanto ele não cumprir a pena.

§ 10. Os Campeonatos Nacionais com 12 (doze) equipes serão disputados por uma das fórmulas abaixo, a ser decidida pela Comissão Disciplinar e pelos representantes de cada equipe, no Congresso Técnico:

I - em três chaves de quatro equipes. Dentro das chaves, todos jogam entre si. O vencedor de cada chave e o 2º colocado com melhor índice técnico das três

(11)

chaves - definido pelos critérios do Art. 10 - se classificam para as semifinais. O melhor no índice técnico dos vencedores jogará a semifinal com o 2º melhor colocado. Os vencedores das semifinais disputarão o título de campeão e os perdedores, o de terceiro lugar.

II - em quatro chaves de três equipes. Dentro das chaves, todos jogam entre si. O vencedor e o segundo colocado de cada chave se classificam para as quartas-de-final e os vencedores desta etapa, para as semifinais. Os vencedores das semifinais disputarão o título de campeão e os perdedores, o de terceiro lugar.

§ 11. Não havendo doze equipes, a forma do campeonato será decidida pela Comissão Disciplinar e pelos representantes de cada equipe, no Congresso Técnico. Art. 10. Será proclamada campeã a equipe que somar o maior numero de pontos ganhos durante a competição.

§ 1º. A vitória valerá 2 (dois) pontos e o empate somente 1 (um).

§ 2º. Havendo empate na soma dos pontos ganhos, será proclamada campeã a equipe que tiver vencido o confronto direto com a outra equipe empatada.

§ 3º. Persistindo o empate, será considerado o maior número de vitórias. § 4º. Persistindo, ainda, o empate, será considerado o melhor saldo de gols, saldo positivo ou negativo.

§ 5º. Persistindo, mesmo assim, o empate, será considerado o maior número de gols marcados.

§ 6º. Se finalmente persistir o empate, a decisão será por sorteio.

§ 7º. Nas semifinais, na final e na disputa de terceiro lugar, em caso de empate, a decisão será por pênalti, com cinco cobranças alternadas, por equipe. Persistindo o empate, seguem-se as cobranças alternadas, até que ocorra o desempate. Um atleta somente poderá repetir a cobrança, após todos os atletas de sua equipe inscritos para o jogo terem batido, exceto os expulsos ou impossibilitados por lesão indiscutível.

(12)

Art. 12. As regras para os jogos serão da International Board, com as seguintes exceções:

A - não há impedimento;

B – as faltas serão batidas com tiro livre direto, com barreira, exceto no caso da oitava falta em diante de cada tempo, que será cobrada por qualquer jogador da equipe que sofreu a falta, sem barreira e com todos jogadores atrás da linha da bola, menos o goleiro, numa distância de 12 metros da linha do gol.

C - a reposição da bola que estiver saído pela linha de fundo só poderá ser feita pelo goleiro e com a mão.

Art. 13. Para todas as categorias, o tempo total dos jogos será de 60

minutos, divididos em dois tempos de 30 minutos, com intervalo de 10 minutos, com exceção da categoria super sênior, cujo tempo será de 50 (cinqüenta) minutos,

divididos em dois tempos de 25 minutos, com intervalo de 10 minutos.

§ 1º. O intervalo mínimo entre partidas de uma mesma equipe deverá ser de 6 (seis) horas, cabendo ao Conselho Disciplinar decidir sobre casos excepcionais. § 2º. Cada equipe terá direito a um tempo técnico por etapa da partida, cada um com duração máxima de um minuto.

Art. 14. Todos os atletas deverão usar nas competições, obrigatoriamente, o calçado próprio para a prática do futebol society.

Parágrafo único. A inobservância implica na expulsão do atleta, com suspensão automática para o próximo jogo, sem perda de pontos para a equipe.

Art. 15. Na arbitragem serão utilizados exclusivamente árbitros da Federação de Futebol do Estado sede, sendo obrigatória a presença de 2 (dois) deles em cada partida.

Art. 16. A arbitragem deverá utilizar cartões amarelo, azul e vermelho. O primeiro, para advertência; o segundo, para desclassificação do atleta da partida, com possibilidade da sua equipe colocar outro em substituição; e o terceiro, para expulsão do atleta.

(13)

§ 1º. O atleta punido com cartão vermelho fica suspenso, automaticamente, para a partida seguinte.

§ 2º. O Conselho Disciplinar, quando imediatamente provocado, examinará todas as punições impostas pelos árbitros, podendo revê-las, inclusive as automáticas, mantê-las ou agravá-las, após ouvir as partes diretamente envolvidas no fato, dentro de 10 minutos contados do término da partida, consignando-se em documento escrito os termos do recurso, as contra-razões e decisão exarada.

§ 3º. Caberá, ainda, ao Conselho Disciplinar o exame de todo ato ou manifestação que atente contra a dignidade da Magistratura, punindo o atleta inconveniente, ainda que esteja fora do jogo, ou, mesmo, após o encerramento da partida;

§ 4º. A punição corresponderá à suspensão pelo número de partidas que o Conselho determinar;

§ 5º. Caso a suspensão exceda o número de partidas do evento, a pena restante deverá ser cumprida na competição seguinte, regional ou nacional;

§ 6º. O atleta punido ou suspenso deverá cumprir a penalidade na categoria em que foi punido, sem prejuízo de participar em outras categorias.

§ 7º. Caberá, ainda, ao Conselho Disciplinar, coibir eventuais excessos por parte de componentes da delegação, agindo junto ao diretor da associação envolvida, a qual, a partir de então, responderá pelos excessos.

§ 8º. Eventual punição, nesses casos, poderá corresponder a simples advertência, ou perda dos pontos da partida, ou suspensão coletiva para a partida seguinte, a exclusivo critério do Conselho Disciplinar.

§ 9º. Comunicada a punição ao Diretor de Esportes ou representante da associação que teve o atleta penalizado, e mencionada na súmula, eventual pedido de reconsideração, deverá ser feito pelo Diretor de Esportes ou pessoa que represente a associação, no máximo em 10 (dez) minutos após a comunicação.

§ 10º. Da decisão do pedido de reconsideração mencionado no parágrafo anterior não cabe qualquer recurso.

(14)

I - não se apresentar em campo para início do jogo, no horário e tolerância previstos, com número mínimo de cinco (05) jogadores;

II - deixar de ter o número de jogadores indicados no inciso anterior no decorrer da partida;

III – abandonar o campo de jogo por qualquer motivo.

Parágrafo único. Em qualquer dos casos, a fim de que as demais equipes participantes não sejam prejudicadas, todos os resultados anteriores da associação faltosa serão considerados como derrota por 1x0, inclusive a partida onde o fato ocorreu, independentemente do placar que estivesse, computando-se, contudo, somente para efeito de premiação de artilheiro e goleiro menos vazado, os gols marcados naquelas partidas.

Art. 18. Haverá tolerância de 15 (quinze) minutos para entrada das equipes em campo e início da partida, contados a partir do horário marcado para o início do jogo, cabendo ao Conselho Disciplinar a decisão sobre eventual ocorrência de fato impeditivo relevante.

Art. 19. Todas as equipes devem comparecer aos jogos com 2 (dois) uniformes diferentes, no mínimo, podendo usar coletes de cores diferenciadas, se necessário.

Art. 20. Não haverá limitação do número de integrantes das delegações e nem de atletas para as partidas.

Art. 21. O local dos jogos nacionais, das três categorias, será determinado pela AMB, mediante escolha do Conselho de Representantes.

Art. 22. Cada região poderá homenagear pessoas que tenham prestado relevantes serviços para o esporte das Associações, incluindo as que já faleceram, criando troféus alusivos aos feitos.

Art. 23. A AMB poderá fazer a cobertura fotográfica dos eventos, dando às fotos dos participantes e das respectivas equipes a mais ampla divulgação.

(15)

Art. 24. A premiação, a cargo da Associação anfitriã, corresponderá a troféus e medalhas pelo menos até o terceiro (3º) lugar, observada a classificação final do campeonato.

Parágrafo único. Deverão receber troféus, ainda, o artilheiro, o melhor goleiro e o melhor jogador de cada categoria, eleitos pela Comissão Disciplinar e a equipe mais disciplinada.

Art. 25. O sorteio dos jogos ocorrerá no congresso técnico do evento. As equipes melhores colocadas no ranking serão as cabeças de chave.

Parágrafo único. O ranking será elaborado pela diretoria de esportes da AMB, com base nos resultados dos últimos cinco anos.

Art. 26. Os campos deverão medir setenta por cinqüenta metros (70 m x 50 m), no máximo, e sessenta por quarenta metros (60 m x 40 m), no mínimo.

Parágrafo único. As balizas terão no mínimo dois metros e trinta centímetros (2,30 m) de altura, por cinco metros (5 m) de extensão.

Art. 27. Os traslados dos atletas serão feitos por equipe, exclusivamente, e somente dos hotéis ao local dos jogos e vice-versa, a fim de não onerar os custos, observadas as recomendações de até três hotéis da Associação que estiver realizando o evento.

Art. 28. Os casos omissos ou duvidosos serão resolvidos pela Comissão Organizadora, observadas as regras da Internacional Board e do CBDF.

§ 1º. A Comissão será formada por um representante de cada delegação, indicado no início do Campeonato.

§ 2º. Em caso de empate na votação da Comissão. A decisão caberá ao Conselho Disciplinar.

§ 3º. As reclamações relacionadas com casos omissos ou duvidosos poderão ser apresentadas até, no máximo, 10 (dez) minutos após o jogo.

§ 4º. Encerrado o Campeonato, não caberá qualquer tipo de recurso.

(16)

Brasília, 05 de março de 2009.

Arnóbio Amorim Araújo Júnior, Presidente da Reunião.

José Antônio Azambuja Flores, auxiliar do Presidente da Reunião. Luiz Alberto Moro Cavalcante, Secretário da Reunião.

Referências

Documentos relacionados

Conclusão: Os testes para determinação da concentração mínima inibitória, em meio líquido, utilizando indicadores de oxi-redução, são rápidos e podem se utilizados

Clinical features of pulmonary disease caused by rapidly growing mycobacteria: an analysis of 154 patients. Clinical factors on cavitary and nodular bronchiectatic types in

isoladas no Instituto Adolfo Lutz - Regional de São José do Rio Preto, no período entre 1996 e 2005. avium); CLA: (micobactéria de) crescimento lento acromógena; CLE: (micobactéria

Foram objetivos deste estudo avaliar o diagnóstico laboratorial obtido por estes serviços diante da suspeita de TB pulmonar em pacientes infectados pelo HIV, comparando

<http://www.senado.gov.br/noticias/senado-aprova-regime-diferenciado-de-contratacoes- publicas-rdc.aspx>. Senado aprova Regime Diferenciado de Contratações Públicas... do

VI - arquivos geoespacializados associados aos estudos espeleológicos; VII - proposta técnica de outras formas de compensação espeleológica, com detalhamento de todas as

O presente contrato coletivo tem por objeto a prestação continuada, dentro dos limites estabelecidos para cada evento nestas Condições Gerais, obedecendo aos parâmetros

O Executivo Municipal deliberou ratificar o Protocolo celebrado entre a Câmara Municipal de Aveiro e a Associação Desportiva e Cultural de São Jacinto no passado dia 14 de julho para