• Nenhum resultado encontrado

ASM - Angola School of Management PADE 2011 PROGRAMA DE ALTA DIRECÇÃO DE EMPRESAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ASM - Angola School of Management PADE 2011 PROGRAMA DE ALTA DIRECÇÃO DE EMPRESAS"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

PADE

2011

ASM - Angola School of Management

(2)
(3)

Angola regista hoje desde o alcance da paz, uma dinâmica de crescimento da economia que constitui um enorme desafio e oportunidade para os gestores com responsabilidade de alta direcção. Efectivamente, a consolidação da paz, a maior estabilidade macro económica, proporcionam condições para que Angola seja hoje um espaço de enorme potencial económico.

Os incentivos e apreciação positiva que nos chegam dos participantes dos anteriores Programas de Alta Direcção de Empresas (PADE) aumentam o compromisso da Angola School of Management – ASM, de participar e contribuir nesta etapa crucial de desenvolvimento de Angola, de experiencias de aprendiza-gem baseadas no estudo de casos, dinamizadas por um conjunto de professores com grande experiencia internacional. Esta experiencia de aprendizagem irá constituir para os futuros participantes do PADE uma oportunidade de reflexão e aprimoramento dos seus processos de decisão.

A heterogeneidade na formação, diversidade nos sectores de actividade e a experiência trazida por cada um dos participantes, é um factor enriquecedor no processo de aprendizagem.

O PADE, é assim um espaço de partilha de conhecimento e experiencias particularmente enriquecedor. Tenho a honra de convidá-lo a integrar o distinto grupo de executivos de alta direcção que terão a oportuni-dade de fazer esta experiencia de aprendizagem e aprimoramento dos seus processo de análise e decisão. Eng. José Maria Wanassi,

Director do Programa

Mensagem do

Director do PADE

(4)

«O PADE, é muito relevante para alta direc-ção e recomenda-se a todos dirigentes de topo das empresas e instituições, públicas e privadas, por sua importância, valor e in-fluência positiva na nossa forma de gerir negócios, bem como na implementação das estratégias de actuação dentro e fora das organizações.

A informação e discussão técnica dos ca-sos de estudo” (método amplamente utili-zado pela Harvard Business School e várias Universidades Americanas, Inglesas,

Espa-nholas etc.), reflectem factos tão reais que desafiam permanentemente qualquer diri-gente de topo a reflectir nas suas atitudes a nível das operações e estratégias da sua organização/instituição.

Urge, depois, aplicar os conhecimentos e experiências adquiridas, para o bem da ges-tão das empresas, em particular e no desen-volvimento económico do país em geral.» FRANCISCO AGOSTINHO ITEMBO

(5)

Objectivos do Programa

Aprofundar e actualizar os conheci-1.

mentos e capacidades directivas na óptica de Alta Direcção;

Aperfeiçoar as capacidades directivas, 2.

nomeadamente ao nível da melhoria do processo de tomada de decisões e ao nível da capacidade de eficazmente trabalhar em equipa;

Estimular a capacidade de iniciativa e 3.

de empreendedorismo;

Debater ideias e valores na óptica da 4.

empresa como parte integrante da so-ciedade angolana;

Reflectir sobre as tendências e desa-5.

fios que influenciam a economia e a sociedade.

Porquê fazer o PADE?

O PADE - Programa de Alta Direcção de Empresas - é o espaço privilegiado de re-flexão e aprendizagem, onde os empresá-rios e gestores poderão aprofundar ques-tões fundamentais associadas à missão da organização, pensar que futuro construir e qual a sua responsabilidade nesse proces-so. O PADE constitui uma abordagem inte-grada e multidisciplinar da gestão das or-ganizações, numa óptica de Alta Direcção, com uma forte perspectiva internacional. Permite ainda o desenvolvimento dos co-nhecimentos e competências nas diferen-tes áreas funcionais das organizações de forma relevante, rigorosa e coerente. Esta é uma abordagem que tem presente o ca-rácter prudencial da Alta Direcção, tendo por isso particular atenção ao desenvolvi-mento pessoal dos participantes.

(6)

«Gostaria de parabenizar a Angola Scho-ol of Management, por ter introduzido no nosso universo de formação, um método tão inovador como é o método do caso, usado já em várias das melhores escolas de negócios do mundo. Para mim, como empresário sem uma formação formal em economia ou gestão de empresas, o cur-so revelou ser um eye opener experience uma vez que o método usado permitiu de maneira muito fácil a assimilação dos

princípios e normas da gestão empresa-rial. Posso com toda a certeza afirmar que o PADE é o tipo de formação que os membros da alta direcção tanto de em-presas públicas como de emem-presas pri-vadas precisam, para criar e desenvolver organizações capazes de competir no pla-no nacional, mas principalmente pla-no plapla-no internacional.»

ANTÓNIO CRISTOVÃO

(7)

A quem se dirige

O PADE destina-se a empresários e dirigentes de empresas com um mínimo de 10 anos de experiência de gestão em posições de Alta Direcção e Direcção Geral que procuram:

Encontrar novas ou melhores formas de dirigir; 1.

Encarar e tirar partido da globalização da econo-2.

mia, que cria modelos de concorrência em mutação constante;

Conhecer e aproveitar as novas tecnologias, não ape-3.

nas as que se orientam para o negócio, mas também as que afectam a vida da sociedade em geral; Abrir-se a novos mercados e a novos clientes com 4.

produtos e serviços mais adaptados às necessidades dos seus clientes;

Apostar no seu próprio aperfeiçoamento, quer nas 5.

capacidades técnicas e na actualização de conheci-mentos, quer nas competências pessoais, nomeada-mente naquelas que permitem uma melhor lideran-ça e uma maior compreensão de todos aqueles com quem trabalham.

Empresas cujos colaboradores

participaram no PADE 2010:

Assembleia Nacional

ATLAS GROUP

Banco Caixa Geral Totta de Angola Banco Keve

Banco Millennium Angola Banco Privado Atlântico BDA

BPC CASSAFORMA

Comissão Mercado Capitais Conselho Nacional de Carregadores Direcção Regional Alfândegas EDEL

Empresa Nacional de Electricidade ENANA - EP

ENSA EPAL - EP MCA, Couto Vias Ministério do Ambiente Ministério dos Transportes NOVA SOTECMA, SA Porto de Cabinda Porto de Luanda RITEK TAAG UNICARGAS

(8)

«O PADE constituiu, desde o início, um de-safio para a minha formação pessoal e tradu-ziu-se numa motivação forte para o aperfei-çoamento da prática das minhas funções. A estrutura, o método de ensino, o nível pro-fissional do corpo docente e os objectivos traçados são reflexo de uma organização de valor, muito bem estruturada e focada em resultados concretos.

A dimensão humana que generosamente foi compartilhada com o grupo, enriqueceu certamente cada um dos participantes, e no

meu caso em particular contribuiu para um aperfeiçoamento pessoal que de forma natu-ral se alargou ao nível profissional e organi-zacional da minha actuação.

Concluída esta etapa, sublinho que se trata de uma experiência que recomendo a todos os que desempenhem funções de gestão. Trata-se de um investimento pessoal com efeitos imediatos na organização, e em espe-cial muito inspirador na consolidação do pre-sente e no desenho inovador do seu futuro.» HÉLDER MORAIS

(9)

A análise dos casos tem três fases: ESTUDO INDIVIDUAL:

O participante estuda previamente o Caso, o que lhe exige cerca de 2 horas de traba-lho pessoal, procurando tomar as decisões que a situação lhe pede.

TRABALHO DE GRUPO:

As conclusões de cada participante são, depois, discutidas numa reunião de oito a dez pessoas. O encontro de diferentes pontos de vista – correspondentes ao ba-ckground de cada membro do grupo, às suas características pessoais e aos seus modelos de direcção – acrescentam valor à análise individual e do grupo.

SESSÃO GERAL:

Finalmente, em plenário, o professor co-ordena o debate e sintetiza os aspectos principais do Caso, atendendo às várias alternativas de solução e aos possíveis cri-térios de decisão.

Ao exame e discussão dos Casos, une-se o estudo da documentação científica e técnica proporcionada e elaborada pela AESE, e também a participação em con-ferências-colóquio.

Liderar é um processo construtivo, onde a prática, a experiência e o talento ser-vem de base para a tomada de decisão. O Método do Caso é a base desta formação. Com a análise de um caso – estudo de um problema real, semelhante ao que um executivo ou dirigente encontra na sua vida profissional, com complexidade, al-tos riscos e desafios – as capacidades de

liderança dos participantes são desenvol-vidas de uma forma prática, real e ines-timável, transformando efectivamente a aprendizagem de competências, técnicas e ferramentas, em decisões ponderadas e eficazes. O programa do PADE, baseado no Método do Caso utilizado na Harvard Business School, representa uma estimu-lante experiência formativa.

(10)

«Participar no PADE, constituiu, uma mais-valia para a minha actividade profis-sional, enquanto Administradora de uma Empresa de grande dimensão.

Por outro lado permitiu complementar co-nhecimentos adquiridos durante o MBA em Negócios.

O PADE é um programa estimulante, ba-seado no método do caso, partilhando experiências, e conhecimento na

comu-nidade de Executivos e em particular no grupo. A Organização do curso conseguiu juntar Professores de Alta Qualidade, com bastante pedagogia e que souberam emprestar o seu saber aos formandos. É um programa de aperfeiçoamento profis-sional, que ajuda a melhorar a forma de ser, de pensar, de agir, isto é, dar uma forma à vida.»

EMÍLIA ROSA DE JESUS

(11)

POLÍTICA DE EMPRESA [20 sessões] Responsável: Prof. Luis Manuel Calleja

• Desenvolve o ponto de vista da Alta Direcção, integrando as operações que constituem a di-nâmica empresarial, como um todo harmónico para conseguir resultados justos e eficazes; • Aprofunda, especialmente, as decisões de governo da empresa, contemplando:

• A escolha e a realização do negócio; • A estrutura executiva e os sistemas de convi-vência na organização;

• A configuração institucional dos poderes e das iniciativas pessoais permite tanto o desen-volvimento de capacidades da Alta Direcção, como as dos seus colaboradores imediatos.

POLÍTICA COMERCIAL E MARKETING [19 sessões] Responsável: Prof. Ramiro Martins

• Dedica-se ao conhecimento dos clientes ou potenciais clientes e da concorrência e, a partir dele, ao desenvolvimento de uma estratégia e ao estabelecimento de políticas comerciais, tão inovadoras quanto possível.

• Estuda as variáveis do marketing-mix, procu-rando elaborar planos comerciais que definam uma oferta diferenciada das da concorrência, isto é, acrescentando mais valor na satisfação das necessidades dos clientes.

ECONOMIA E FINANÇAS [17 sessões] Responsável: Prof. Pedro Pimentel

• Análise e diagnóstico financeiro, da gestão do circulante;

• Financiamento a curto prazo;

• Estudo de investimentos e do estabelecimen-to de políticas financeiras a longo prazo (dívida, dividendos e auto-financia mento, etc.). • Incorporam-se também os elementos que acres-centaram novas dimensões à gestão financeira.

FACTOR HUMANO NA ORGANIZAÇÃO [26 sessões] Responsável: Prof. Eugénio Viassa Monteiro

• Enriquece a Direcção de Recursos Humanos com a elaboração de um esquema conceptual da organização, fundado na análise das motiva-ções humanas;

• Estudo de alguns problemas habituais, como os relativos à comunicação, autoridade, delega-ção, conflitos interpessoais, etc.; nas diferentes estratégias que os podem solucionar;

• Análise da figura do Dirigente, e suas dimen-sões (nomeadamente a da liderança), e os as-pectos deontológicos da sua tarefa;

• Aborda a ética, como parte nuclear da acção empresarial, fundamenta-se numa perspectiva realista, destacando o primado da pessoa sobre as coisas.

OPERAÇÕES E INOVAÇÃO [22 sessões] Responsável: Prof. José Ramalho Fontes

• As operações são apresentadas na perspecti-va da Direcção-Geral, integradas numa cadeia de valor centrada na satisfação do cliente, e como base para aumentar a competitividade empresarial.

• As primeiras sessões abordam as variáveis da acção e as relações com fornecedores e clien-tes, particularmente nas empresas de serviços. • Num segundo grupo analisa-se o papel do conhecimento na resolução de problemas, pro-blem driven management.

• Na terceira parte, estudam-se as operações na perspectiva da sua melhoria contínua.

ANÁLISE SOCIAL E ECONÓMICA PARA A DIRECÇÃO [4 sessões] Responsável: Prof. Pedro Pimentel

• Apresenta-se a visão cristã da economia e da empresa, de acordo com a Doutrina Social da Igreja, com especial ênfase nos problemas actu-ais e na responsabilidade social do empresário. A Análise Social e Económica para a Direcção estuda os diferentes aspectos do enquadramen-to (social, económico – nacional e internacio-nal – laboral, sindical, etc.) na medida em que afectam a vida da empresa.

• Aborda-se esta análise em dois níveis: con-juntural e estrutural, facilitando a compreensão das complexas situações que a sociedade ofere-ce, assim como as suas repercussões, directas ou indirectas, na empresa.

CONTROLO E CONTABILIDADE [9 sessões] Responsável: Prof. Rafael Franco

• Ocupa-se dos processos de obtenção, análise e utilização de dados quantificáveis na empre-sa, do ponto de vista da direcção;

• Estuda-se a Contabilidade Financeira, onde se revêem os conceitos fundamentais, bem como a Contabilidade de Gestão, em sentido próprio, mediante uma breve panorâmica da contabilidade de custos e da análise económica e das decisões;

• Examinam-se as questões relacionadas com a avaliação de desempenho da empresa, dos vários departamentos e dos responsáveis, e a sua conexão com o processo de planeamento, com a implementação da estratégia e com a motivação dos intervenientes.

O Programa terá um total de 120 sessões de 1h15 cada, distribuídas segundo as seguintes áreas:

O Programa é ainda constituído por um total de 54 horas de trabalho de grupo, distribuídas em 24 sessões de 2h15.

No 3º PADE inclui-se um encontro com o PADE da AESE, durante a realização da semana de trabalho, em Lisboa.

(12)

Sandiatum nim zzriure ea facincipit num-sandigna facin velendrem irilisi euguerci-dunt lut ip exeraessim do coreet, quis alis eraesti scipit pratisim velis niamcon exer sit irillaor sent autpat veliquat, cortio dipit aut iriustrud magna feuis exeros aliquat accum nit la feu faccum in hendreet illa consectet, sum del digniatueros essenis-modit iusto con vulla conse faccum vero eu faci ting exerostie dui blan heniat nos num il duisl ut accummo dolummo

loree-tue dolorper alismolum ex eugiam iustisi scilla alit at, consed ercipsu scidunt lore core facidunt nibh eum dolore dolenibh enim dip estinci tat velisi ea con vulpu-tpat, veratum dolorperit ing et augue do-lorer aestrud tat. Nulla feumsan dignit aut vendrem vullam, si.

ABEL ANTÓNIO COSME jafkadfhsuh jsdfhksdf, fsfsdfshd

(13)

A semana internacional de trabalho, uma componente fundamental do programa do 3º PADE, dá a conhecer a cada participante diferentes culturas organizacionais, novas formas de pensar e fazer os negócios e no-vos modos de abordar os problemas. Em Madrid, no IESE, os participantes terão a oportunidade de desenvolver as áreas de política de empresa, operações e enquadra-mento socioeconómico.

Em Lisboa, na AESE, os participantes terão

rentes sectores de actividade, bem como, desenvolver as áreas de ética e gestão de conhecimento.

O programa das semanas internacionais em Business Schools de referência permite o contacto com contextos empresariais para-digmáticos diferentes, e as conferências da-das por professores locais, proporciona aos participantes do PADE o enquadramento macroeconómico dos mercados visitados.

Semana Internacional

(14)

PROFESSORES

E CONFERENCISTAS

MANUEL AGUIAR

PDE (AESE); MBA (EGP); PAGE (UCP); Lic. em Direito (UCP). LUIS MANUEL CALLEJA

MBA (IESE); Lic. em Física (U. Complutense de Madrid).

VASCO BORDADO

PADE (AESE); Lic. em Engenharia Civil (IST).

ADRIÁN CALDART

PhD (IESE, U. Navarra); MSc (IESE, U. Navarra); MBA (ESEADE, Buenos Aires); BA (UCA, Buenos Aires).

ADOLFO GONZÁLEZ

PDE (AESE); Lic. em Engenharia Mecânica (U. Minho).

LLUÍS G. RENART

Doutor em Gestão (IESE); MBA (U. Chicago)

RAMIRO MARTINS

PADE (AESE); PDA (II San Telmo); Lic. em Engenharia Química (U. Porto).

RAFAEL FRANCO

Executive MBA (AESE/IESE); Lic. em Economia (U. Nova de Lisboa). J. MIGUEL PINTO DOS SANTOS Doutor em Economia (U. Hiroshi-ma); MBA (U. Nova de Lisboa). JUAN TORÍBIO

Doutor em Economia (U. Chicago); ITP em Business Admnistration (Harvard University).

PEDRO PIMENTEL

Doutor em Economia (U. Nova de Lisboa); Mestre em Engenharia Estru-tural (FEUP); Lic. em Engenharia Ae-ronáutica (U. Politécnica de Madrid).

POLÍTICA DE EMPRESA

POLÍTICA COMERCIAL E MARKETING

ECONOMIA, FINANÇAS, CONTROLO E CONTABILIDADE

(15)

MARIA DE FÁTIMA CARIOCA

PDE (AESE); Mestre em Matrimónio Y Fa-mília (U. Navarra); Mestre em Engenharia de Sistemas e Computadores (IST); Lic. em Engenharia Electrotécnica (IST). JOÃO MARTINS DA CUNHA

Mestre em Comunicação nas Organiza-ções (U. Complutense de Madrid); PDE (AESE); PDA (I.I. San Telmo); Lic. em En-genharia Civil (IST).

JOSÉ FONSECA PIRES

Executive MBA (AESE/IESE); Lic. em Me-dicina (U. Porto).

RAUL DINIZ

PADE (AESE); SPSN (John F. Kennedy School of Government, Harvard Universi-ty); Lic. em Direito (U. Coimbra). EUGÉNIO VIASSA MONTEIRO

Doutor em Filosofia da Acção e Direc-ção de Organizações (U. Navarra); PADE (AESE); SMG (John F. Kennedy School of Government, Harvard University); Lic. em Engenharia Electrotécnica (IST).

JORGE RIBEIRINHO MACHADO Executive MBA (AESE/IESE); Mestre em Planeamento Urbano (U. Porto); Lic. em Engenharia Civil (U. Porto).

BEATRIZ MUÑOZ-SECA

PADE (IESE); Doutora em Ciências da Educação (U. Navarra); Mestre em Edu-cação – Comportamento nas Organiza-ções (U. Harvard).

JOSEP RIVEROLA

Doutor em Investigação Operacional (Stanford University); Mestre em Investi-gação Operacional (Stanford University); Doutor em Engenharia Industrial (E.T.S.I.I Terrassa).

JOSÉ RAMALHO FONTES

Director-Geral da AESE; PADE (AESE); Lic. em Engenharia Mecânica (U. do Porto).

EDUARDO NELUMBA

Ministro-adjunto do Primeiro Ministro 1998- 2002; Governador do Banco Na-cional de Angola 1997-1998; Presidente da Comissão Executiva do BAI 1992-1997; Conselheiro Especial do Presiden-te do Banco Africano de Desenvolvimen-to, 1990-1992; Ministro das Finanças; Mestre em Direito Económico; Lic. em Direito.

MANUEL ALVES DA ROCHA

Conferencista; Investigador e consultor económico; Professor Associado na Uni-versidade Católica de Angola; Lic. em Economia (ISEG), Pós-graduações (mo-delos económicos e práticas económicas restritivas - França).

FACTOR HUMANO NA ORGANIZAÇÃO

ANÁLISE SOCIAL E

ECONÓMICA PARA A DIRECÇÃO OPERAÇÕES E INOVAÇÃO

(16)

A estreita colaboração entre a AESE e o IESE, traduz-se no intercâmbio de profes-sores, na elaboração de casos e progra-mas conjuntos de investigação, bem como deslocações de formação no âmbito dos Programas de formação de executivos, tal como nos programas de formação da Alta Direcção em Angola. O IESE Busi-ness School é a escola de pós-graduação em gestão de empresas da Universidade de Navarra. O seu reconhecido prestígio internacional deve-se, não só à sua

pre-sença constante nos lugares cimeiros dos rankings das melhores Business Schools do mundo, mas também aos seus 32.000 Alumni, espalhados por mais de 100 pa-íses, reconhecidos pela sua excelência profissional, integridade e visão. O factor determinante do seu reconhecimento, e base de sucesso dos seus programas de formação de executivos é a dedicação da Universidade ao desenvolvimento e enri-quecimento do indivíduo.

IESE BUSINESS SCHOOL

A AESE, a mais antiga Escola de Negó-cios em Portugal, dedica-se, desde 1980, à formação e ao aperfeiçoamento dos líderes empresariais, segundo uma pers-pectiva cristã do Homem e da Sociedade. O seu reconhecimento no mundo empre-sarial advém da formação de já mais de 3500 dirigentes, que, com a AESE, aper-feiçoaram os seus conhecimentos em ges-tão e desenvolveram a sua capacidade de tomada de decisões. A visão internacional, a cultura da aprendizagem participativa, o respeito pelos valores humanos e éticos e a investigação rigorosa e actualizada são alguns dos princípios essenciais da

acti-vidade da AESE, tornando-a numa escola única. Desde 2006 que é Membro Hono-rário da Ordem de Mérito, reconhecimen-to concedido pelo Presidente da República de Portugal por actos e serviços meritórios em favor do colectivo. A participação da AESE na ASM traduz-se não só em ter-mos programáticos, a par de numerosos especialistas angolanos das mais diversas áreas de actividade, mas no know-how do seu corpo docente, académicos e dirigen-tes empresariais que compõem em grande parte o painel de professores e conferen-cistas do 3º PADE Angola.

AESE - ESCOLA DE DIRECÇÃO E NEGÓCIOS

EMPRESAS PATROCINADORAS DA AESE:

A ASM – Angola School of Management, é uma iniciativa de quadros e instituições públicas e privadas, angolanas e estran-geiras, comprometidos com a criação em Angola de uma Escola de Negócios de referência, baseada no método do caso, com elevados padrões de exigência e ex-celência, capaz de competir com o que de melhor se faz no mundo, ao nível da Alta Direcção de empresas. A ASM garante

uma formação completa vocacionada para a alta performance, transversal e integral, ao nível da alta administração de pessoas e organizações.

Para além de uma Business School, a ASM pretende posicionar-se como um centro de investigação, de geração de conhecimento competitivo sobre a empresa e como pólo de criação de relações empresariais.

(17)

«Ter tido a oportunidade de participar neste programa foi uma honra e um pri-vilégio tendo em consideração todos os participantes, desde os professores á organização, passando por todos os co-legas, que em conjunto tornámos estes dias em verdadeiras experiências de vida pela troca de experiências ocorrida, bem como sobretudo por através do método

do caso sermos “obrigados” a colocarmo--nos nos papéis dos próprios decisores e interrogarmo-nos sobre o caminho a se-guir e as decisões a tomar. Bem hajam pela iniciativa!»

RUI MADUREIRA

(18)

«O PADE, através da utilização do método do Caso, permite-nos adquirir conhecimento e capa-cidade, para que, nas nossas empresas, possa-mos definir estratégias e tomarpossa-mos decisões de forma sustentável, de modo a não comprometer-mos o futuro da instituição.

Este método é de tal modo atractivo que nos sus-cita o interesse de participarmos, no futuro, em programas de continuidade.»

MARIA CLARA SANCHES Administradora, EDEL, EP

(19)
(20)

QUINTA-FEIRA 13h15 » 14h30 Almoço 14h30 » 16h30 Trabalho de Grupo 16h45 » 18h00 Sessão 1 18h15 » 19h30 Sessão 2 SEXTA-FEIRA 09h00 » 10h15 Sessão 3 10h30 » 11h45 Sessão 4 12h00 » 13h15 Sessão 5 13h15 » 14h30 Almoço 14h30 » 16h15 Trabalho de Grupo 16h45 » 18h00 Sessão 6 18h15 » 19h30 Sessão 7 SÁBADO 09h00 » 10h15 Sessão 8 10h30 » 11h45 Sessão 9 12h00 » 13h15 Sessão 10

HORÁRIO TIPO

(21)

A distribuição das sessões pelas áreas faz-se a título representativo. * Semana Internacional em Lisboa (AESE) e Madrid (IESE)

** Número de sessões diferente do habitual

CALENDÁRIO DAS SESSÕES

5 sessões

5 sessões

5 sessões

5 sessões

5 sessões

5 sessões

2 sessões

3 sessões

1 sessão

5 sessões

6 sessões

5 sessões

5 sessões

1 sessão

5 sessões

5 sessões

5 sessões

5 sessões

5 sessões

5 sessões

5 sessões

5 sessões

5 sessões

5 sessões

1 sessão

5 sessões 5 sessões

FEVEREIRO 24, 25, 26

MARÇO

10, 11, 12

24, 25, 26

ABRIL

04 a 08 *

27, 28, 29 **

MAIO

12, 13, 14

26, 27, 28

JUNHO

08, 09, 10

22, 23, 24

JULHO

06, 07, 08 **

20, 21, 22

OPERAÇÕES E TECNOLOGIA POLÍTICA COMERCIAL E MARKETING CONTABILIDADE E SISTEMAS DE CONTROLO DE GESTÃO COMPORTAMENTO HUMANO

NA ORGANIZAÇÃO E ÉTICA FINANÇAS

POLÍTICA DE EMPRESA

CONFERÊNCIAS DE ENQUADRAMENTO

(22)

O Programa é compatível com o traba-lho profissional, requerendo a presença dos participantes em todas as sessões de trabalho. O PADE realiza-se no Hotel Alvalade, na Avenida Comandante Gika, em Luanda.

Gabinete de Admissões: José Maria Wanassi

Telefone [+244] 222 338 202 Fax [+244] 222 339 618 Telemóvel [+244] 924 843 882 email: asm@nexus.ao

PREÇO TOTAL: 26.900,00 USD * * O preço inclui os custos de estadia e deslocação entre Lisboa e Madrid. Não inclui as deslocações Luanda- -Lisboa e Lisboa-Luanda.

(23)

ÍNDICE

03 MENSAGEM DO DIRECTOR

05 PORQUÊ FAZER O PADE 05 OBJECTIVOS DO PROGRAMA 07 A QUEM SE DIRIGE

07 QUEM JÁ PARTICIPOU NO PADE

09 O MÉTODO DO CASO

11 PLANO DE ESTUDOS

13 SEMANA INTERNACIONAL

14 PROFESSORES E CONFERENCISTAS 16 ASM - ANGOLA SCHOOL OF BUSINESS 16 AESE - ESCOLA DE DIRECÇÃO E NEGÓCIOS 16 IESE BUSINESS SCHOOL

19 PERFIL DOS PARTICIPANTES 20 HORÁRIO TIPO

21 CALENDÁRIO DAS SESSÕES

(24)

ASM - Angola School of Management Rua General Roçadas Nº 37,

Bairro Ingombotas, Luanda - Angola Telefone [+244] 222 338 202 Fax [+244] 222 339 618 PROMOTORES:

Design Gráfico

Referências

Documentos relacionados

Outro ponto importante referente à inserção dos jovens no mercado de trabalho é a possibilidade de conciliar estudo e trabalho. Os dados demonstram as

Todavia, nos substratos de ambos os solos sem adição de matéria orgânica (Figura 4 A e 5 A), constatou-se a presença do herbicida na maior profundidade da coluna

There may be two explanations for the greater reactivity of the mouthrinses prepared in Pharmacies B, C and E in relation to the positive control: (1) these products would have a

O NUPENS/USP e o IDEC promoveram pesquisa para “avaliar a cobertura de uma nova rotulagem frontal para alimentos embalados comercializados no Brasil utilizando diferentes

Por concentrar esforços na reflexão da abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade, presente em um contexto de formação continuada de professores, esta pesquisa situa-se,

É importante que você continue tomando montelucaste de sódio diariamente, como prescrito por seu médico, mesmo quando você não apresentar sintomas ou ainda que você tenha uma crise

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

13 Além dos monômeros resinosos e dos fotoiniciadores, as partículas de carga também são fundamentais às propriedades mecânicas dos cimentos resinosos, pois