• Nenhum resultado encontrado

PERFIL DE BRUNO DE CARVALHO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PERFIL DE BRUNO DE CARVALHO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1

PERFIL DE BRUNO DE CARVALHO

Bruno Miguel Azevedo Gaspar de Carvalho, 41 anos de idade e conhecido publicamente como Bruno de Carvalho é um empreendedor, empresário e gestor de empresas. Actualmente entre outras funções é o Presidente da Fundação de Solidariedade Social Aragão Pinto que tem como missão principal o apoio, desenvolvimento e integração social de crianças e jovens carenciados e deficientes, suas famílias e idosos.

A sua formação de base a nível académico (primeiro ciclo) é o Curso Superior de Gestão tendo lhe sido conferida a licenciatura pelo ISG - Instituto Superior de Gestão que veio posteriormente a completar com os estudos do segundo ciclo do ensino superior, com o Mestrado em Gestão do Desporto de Organizações Desportivas, pela Faculdade de Motricidade Humana e pelo ISEG -Instituto Superior de Economia e Gestão.

Do ponto de vista mediático, é mais conhecido pela ligação ao seu clube do coração, o Sporting Clube de Portugal, tendo sido candidato à Presidência do Conselho Directivo no último acto eleitoral, tendo sido o candidato que reuniu o maior número de votantes. É sócio desde 1986 e accionista da SAD, tendo também participado no empréstimo obrigacionista através da compra de obrigações.

Para se perceber melhor quem é Bruno de Carvalho, enquanto pessoa, a sua dedicação e amor pelo Sporting, a sua determinação e coragem nas causas que abraça, para além de se analisar o seu percurso de vida temos que remeter igualmente para as suas relações familiares, onde sobressaem duas figuras de vulto: o Avô Eduardo de Azevedo, escritor e autor de A História e Vida do Sporting Clube de Portugal - um trabalho profundo, com pormenores ímpares desde o nascimento do Clube até à década de sessenta – e o Tio-Avô, Almirante Pinheiro de Azevedo, figura ímpar da nossa história recente que integrou p.e. a Junta de Salvação Nacional, foi Primeiro-Ministro e candidato à Presidência da República e que ficou conhecido como o “Almirante sem Medo”.

Amante e praticante da actividade desportiva desde tenra idade, Bruno de Carvalho praticou futebol, rugby e luta livre, até à idade de 18 anos. A sua paixão pelo desporto levou-o a adquirir novos conhecimentos, frequentando e concluindo o Curso de Treinador de Futebol da Associação de Futebol de Lisboa Nível I, o Curso de Treinador de Futebol UEFA – Nível II, a que se junta a experiência de

(2)

Vice-2

Presidente da Secção de Hóquei em Patins do Sporting Clube de Portugal, durante três épocas e duas como patrocinador.

Percurso profissional

No seu currículo profissional sobressai o seu espírito empreendedor e a sua experiência de cerca de 20 anos na gestão empresarial, em áreas como a Construção Civil e a importação/exportação, com o desenvolvimento de negócios em diversos países, entre os quais se destacam, a Rússia e Moçambique.

A actividade profissional de Bruno de Carvalho iniciou-se ainda enquanto estudante da licenciatura em Gestão de Empresas, tendo sido Director Comercial da Reviloc (1992-1994), empresa dedicada à comercialização e instalação de pavimentos, cozinhas, carpintarias, obras de construção civil, arquitectura e decoração.

Posteriormente a sua veia de empreendedor emerge do ponto de vista profissional e torna-se empresário em nome individual (1994-1996), desenvolvendo por conta própria a actividade que exercia anteriormente por conta de outrem. Daí até criar a sua primeira empresa foi um ápice, fundando a “Bruno de Carvalho, Revestimentos, Soluções de Interior e Representações Comerciais”, empresa da qual foi sócio– gerente e que manteve entre 1996 e 2009.

Paralelamente cria duas novas empresas, passando a sócio-gerente, da “Polibuild, Construção Civil” (2001-2005) e da “Soluções Atelier, Carpintaria Mecânica” (2002-2005). A Polibuild nos anos em que operou foi uma das empresas mais bem sucedidas ao nível da carteira de encomendas no sector da habitação em Lisboa. Um dos projectos desenvolvidos pela Polibuild foi o “Jardim Real”, obra orçada em 30 milhões de euros, com 5 edifícios, com cerca de 200 fracções e em que participaram mais de 600 trabalhadores. Para além desta, outra obra da carteira, foram os empreendimentos que a Globurban detinha na zona da Expo, em Lisboa e que envolveu mais de 500 fracções.

A “Soluções Atelier” surge mais tarde, mantendo actualmente a sua actividade em pleno, através da prestação de serviços de fornecimento e de aplicação para interiores, bem como obras de remodelação, contando com um importante portfolio.

Em síntese, a actividade empresarial desenvolvida sobretudo no ramo da construção (1994 a 2008) proporcionou-lhe um período de trabalho intenso possibilitando-lhe atingir da sua independência financeira. Posteriormente e tendo presente a crise que afectou o sector da construção, passou a dedicar-se fundamentalmente à consultoria estratégica e de apoio à internacionalização, casos da Rússia e Moçambique, para a partir de 2009 se dedicar de alma e coração à Fundação Aragão Pinto.

(3)

3

Actualmente, para além de manter a actividade de empresário, grande parte do seu tempo é dedicado à Fundação de Solidariedade Social Aragão Pinto, IPSS, em que é Fundador e Presidente da Direcção e cuja missão é o apoio, desenvolvimento e integração social de crianças e jovens carenciados e deficientes, através do desporto como ferramenta de inclusão social. Embora pouco conhecida esta vertente da sua vida por parte do grande público, ela assume uma importância substancial na sua vida e na sua forma de ver o mundo e de interagir humana e socialmente na comunidade.

No âmbito da sua actividade na Fundação Aragão Pinto é membro fundador do Fórum sobre os Direitos da Criança e Jovem, membro fundador do Fórum Nacional do Álcool e Saúde, fundador e responsável da Rede de Voluntariado - Movimento de Integração Social pelo Desporto e Cultura, coordenador para Portugal da campanha europeia contra a pobreza infantil End Child Poverty Now! (Eurochild), membro do Grupo Executivo das 24 horas de combate contra a Pobreza e Exclusão Social inserido no Ano Europeu contra a Pobreza e Exclusão Social, representante da Fundação Aragão Pinto na Plataforma da Defesa dos Direitos das Crianças.

A Fundação desenvolve um conjunto de actividades de grande relevo e significado, em que se destacam as seguintes:

- Espaço Jovem da Quinta do Lavrado: inaugurado a 13 Setembro de 2011, com o financiamento pelo Programa Escolhas - 4ª Geração, e em consórcio com a CPCJ Lisboa - Centro e OUTGREEN XXI, o Espaço Jovem - Quinta do Lavrado representa o alargar da intervenção e possibilitar actuar de forma directa com as crianças, jovens e famílias num dos bairros de zona urbana sensível da cidade de Lisboa.

- Liga Escolhas: Projecto desportivo facilitador sucesso escolar, designado

por Liga Fundação Aragão Pinto Escolhas, que consiste num Torneio de Futebol de 7 apadrinhado pelo jogador do Sporting Clube de Portugal, André Martins, constituída por equipas mistas, destinada a todas as crianças com idades compreendidas entre os 10 e 14 anos, pertencentes a consórcios do Programa Escolhas.

- Movimento de Integração Social pelo Desporto e pela Cultura: Eventos mensais, realizados nos Municípios de Lisboa, Amadora, Sintra e Seixal, com estações desportivas de rugby, futebol, karaté, basquetebol, boccia, desporto adaptado e andebol, palestras sobre temáticas de cidadania, drogas e violência, tertúlias e jogos de valores e de intervenção cívica, que envolvem 5.000 crianças e jovens por ano.

(4)

4

- Tu És Uma Estrela: As crianças e jovens em risco inscrevem os seus desejos e necessidades na plataforma da Galáxia dos Desejos, no sítio oficial da Fundação. Após verificação, pela equipa técnica, da relevância, para a sua integração social, é iniciado o processo para a sua realização, através da procura de apoios que permitam o mesmo.

- Treinos Desportivos Regulares: Treinos desportivos semanais de 137 crianças e jovens em risco, organizados e com qualidade, porforma a permitir a sua evolução técnica.

- Grandes Partidas Solidárias Gillette: Actividade regular semanal

Treinos semanais, a realizar no Campo da Quinta do Lavrado, com crianças, jovens e respectivos pais do Bairro da Quinta do Lavrado. Evento mensal - Inserir o Ténis no evento Movimento de Integração Social pela Cultura e pelo Desporto, organizado pela Fundação, que se realiza mensalmente. Evento final - Conclusão da época com a realização um evento com a presença de Embaixadores da Fundação, crianças, jovens, pais, monitores/colaboradores da Fundação de Solidariedade Social Aragão Pinto e representantes da Gillette.

- Sports For All: Todo o Programa está vocacionado para actividades de apoio ao desenvolvimento e integração e consiste na comunicação e aprendizagem de técnicas pessoais que permitem uma partilha e assimilação de regras e valores, um aumento da auto-estima e da mobilidade e um crescimento constante virado para as práticas socialmente aceites e abrangidas pelas politicas da juventude, incrementando o seu sentimento de justiça e oportunidades iguais do Grupo de Jovens, mostrando aos participantes que são cidadãos iguais aos outros, com deveres e direitos iguais e que envolvidos em programas de afecto e educação podem viver como cidadãos de pleno direito, activos e responsáveis.

- Academias de Futebol Aragão Pinto: Treinos semanais de futebol, com a preocupação de desenvolver, não apenas as capacidades técnicas e tácticas do desporto, mas a criação de regras e valores individuais e colectivos, que lhes permitam um saudável desenvolvimento como indivíduos inseridos numa sociedade.

- Aprender para Valorizar: Protocolo de colaboração da Fundação Aragão Pinto com o Grupo Ensinus que permitirá, por processo de candidatura definido pela Fundação, que 3 jovens apoiados pela mesma possam frequentar gratuitamente a Pós-Graduação em Gestão Desportiva pelo ISG - Instituto Superior de Gestão. - Conhecer Portugal: De 3 em 3 meses efectuar uma visita de estudo a crianças e jovens em risco. Essa visita será realizada por camioneta ou comboio e incluirá transporte e refeições.

(5)

5

- Cultura para Todos: Esporadicamente levamos crianças e jovens em risco a peças de teatro, concertos, cinema, jogos desportivos e visitas a museus.

- Recolha Alimentar e Vestuário: Semanalmente com o apoio da equipa técnica e voluntários fazemos a recolha dos produtos alimentares e de vestuário oferecidos e fazemos a entrega às instituições apoiadas bem como às crianças e jovens carenciados que beneficiam directamente dos nossos projectos.

- Formação Teatral: Aulas semanais de teatro, envolvendo 40 crianças e jovens em risco, no bairro da Quinta do Lavrado, em Lisboa, dirigidas pelos actores profissionais Guilherme Barroso e Erica Rodrigues, por forma a ajudar o desenvolvimento das capacidades de comunicação e de inter-relação, promovendo também encontros onde os jovens participam em sketches e peças teatrais.

- Academia Social e Desportiva de Moçambique: Alerta para as circunstâncias e necessidades de muitas crianças e jovens em Moçambique, a Fundação abraçou com empenho o objectivo de tentar fazer algo em prol da mudança. Assim nasceram as Academias Sociais e Desportivas Moçambique.

Referências

Documentos relacionados

A abordagem não cirúrgica atualmente não é um tratamento eficaz a longo prazo para a maioria dos doentes, uma vez que existem diversos fatores biológicos, psicológicos e sociais

Bom, eu penso que no contexto do livro ele traz muito do que é viver essa vida no sertão, e ele traz isso com muitos detalhes, que tanto as pessoas se juntam ao grupo para

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo

Se tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários não indicados neste folheto, fale como o seu médico ou farmacêutico4. O que precisa de saber antes

Dos docentes respondentes, 62,5% conhe- cem e se sentem atendidos pelo plano de carreira docente e pelo programa de capacitação docente da instituição (que oferece bolsas de

As análises serão aplicadas em chapas de aços de alta resistência (22MnB5) de 1 mm de espessura e não esperados são a realização de um mapeamento do processo

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o