• Nenhum resultado encontrado

Ó VEM CONOSCO, VEM CAMINHAR, SANTA MARIA VEM!

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ó VEM CONOSCO, VEM CAMINHAR, SANTA MARIA VEM!"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Maio de 2017

www.saomiguelsd.com

“Eis que faço novas todas as coisas.” (Ap 21, 5)

“Ó VEM CONOSCO, VEM

(2)

Amados em Cristo!

Com Maria, a Vocacionada do Pai, vamos ao encontro do Senhor. Neste Ano Mariano, em que no Brasil recordamos os trezentos anos do encontro, nas águas do Rio Paraíba, da Imagem de Nossa Senhora Aparecida e também, os 100 anos das Aparições em Fátima - Portugal - reconhecemos o amor materno do nosso Pai Criador, em sua filha Maria de Nazaré.

Com Maria caminhamos rumo à Pátria definitiva, celebrando a Páscoa do Senhor e aguardamos a realização plena das promessas que o Senhor proporcionará aos que permanecerem fiéis ao Seu projeto de amor. O mês de maio, portanto, torna-se um tempo mariano, pois recordamos mais profundamente a beleza da missão de Maria em no ss a Igreja. Ela qu e é Mãe e intercessora junto ao Seu Filho, olha com misericórdia e acompanha os passos da humanidade, conduzindo seus filhos a uma nova terra. A Virgem Maria é apresentada como modelo de atitude de culto porque sua vida está marcada pela escuta da Palavra, pelo diálogo, pela oferta de sua vida e pela geração de Jesus. De fato, a vida de Maria é marcada pela inspiração e moção do Espírito de Deus. Assim, todo crente e toda a Igreja tem em Maria um ícone de uma pessoa obediente ao Pai, geradora de Cristo no mundo e repleta do Espírito Santo. Todo louvor que fazemos a Ela, na verdade é ao Seu Filho que louvamos. Ela está intimamente ligada a Jesus. Como Maria queremos renovar o nosso "sim" ao projeto do Pai, que aguarda a nossa participação e comunh ão na cons trução do Reino. Louvemos à Maria, com cantos e hinos. Coroamos nossa Rainha, Mãe de Deus e nossa!

Pe João Paulo Teixeira Dias (Administrador da Paróquia São Miguel e Almas)

EDITORIAL

celebrar, fazer memória e

“Ano Mariano é para

agradecer'' diz CNBB

Somos chamados a ser

Apóstolos de Cristo

No dia 3 de maio comemoramos os Apóstolos São Felipe e São Tiago e no dia 14 de maio o Apóstolo São Matias. Jesus hoje reveste os seus apóstolos de poder e autoridade para que, em Seu nome, operem graças no meio da humanidade!

O apóstolo é aquele que, com sua autoridade, não humana, mas divina, expulsa os espíritos malignos, expulsa os demônios que atormentam e tiram a nossa paz interior, que nos desviam do caminho certo e nos conduzem para as trevas.

Todos nós recebemos de Deus o chamado, e quando aceitamos esse chamado Ele nos envia para sermos apóstolos, sermos mensageiros em Seu nome, e existem muitas formas de apostolado: o apostolado do bem, do cuidar do outro, de rezar pelo outro, o apostolado da oração, de sermos intercessores, mediadores; o apostolado da caridade, o apostolado da Palavra, o apostolado litúrgico. Enfim, existem muitos caminhos, meios e maneiras de sermos apóstolos de Jesus! Contudo, no exercício deste apostolado jamais podemos esquecer a Palavra de Deus, por isso precisamos pregá-la para que outros conheçam a verdade.

Quando deixamos o Senhor falar em nós e por intermédio de nós, vamos tocar, atingir e chegar a muitos corações!

Maria Alzira (PASCOM) O Ano Mariano começou na solenidade de Nossa

Senhora Aparecida em comemoração dos 300 anos de sua aparição, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) instituiu o Ano Mariano .

Como no episódio da pesca milagrosa narrada pelos Evangelhos, também os nossos pescadores passaram pela experiência do insucesso. Mas, também eles, perseverando em seu trabalho, receberam um dom muito maior do que poderiam esperar: “Deus ofereceu ao Brasil a sua própria Mãe”. Tendo acolhido o sinal que Deus lhes tinha dado, os pescadores tornam-se missionários, partilhando com os vizinhos a graça recebida. Trata-se de uma lição sobre a missão da Igreja no mundo: “O resultado do trabalho pastoral não se assenta na riqueza dos recursos, mas na criatividade do amor” (Papa Francisco).

Desde 2014 as dioceses do Brasil se preparam para esta comemoração, recebendo a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Para os bispos do Brasil, os gestos de percorrer cidades e periferias lembra aos pobres e abandonados que eles são os prediletos no coração misericordioso de Deus

O Ano Mariano vai, certamente, fazer crescer ainda mais o fervor desta devoção e da alegria em fazer tudo o que Ele disser (cf. Jo 2,5).

A companhia e a proteção maternal de Nossa Senhora Aparecida nos ajude a progredir como discípulas e discípulos, missionárias e missionários de Cristo!

Anna Karolina Mendes (PASCOM)

13 de maio - Solenidade de Nossa Senhora de Fátima

Peça com fé a graça de que você tanto precisa

Santíssima Virgem, que nos montes de Fátima vos dignastes revelar a três pastorinhos os tesouros de graças contidos na prática do vosso santo Rosário, incuti profundamente em nossa alma o apreço em que devemos ter esta devoção, a vós tão querida, a fim de que, meditando os mistérios da Redenção, que neles se comemoram, nos ap roveitemos de seus precio sos fru tos e alcancemos a graça (….) que vos pedimos, se for para a glória de Deus e proveito de nossas almas. Assim seja.

Pai-nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.

1º de maio dia de São José

Operário e do Trabalhador

Ó Deus, criador do universo, que destes

aos homens a lei do trabalho,

concedei-nos, pelo exemplo e proteção de São José,

cumprir as nossas tarefas e alcançar os

prêmios prometidos. Amém! São José rogai

por nós e por todos os trabalhadores.

Produção: Pastoral da Comunicação

Responsável: Pe. João Paulo T. Dias Correspondência: Praça Cesário Alvim n°

49 - Centro Santos Dumont-MG cep: 36240000-(32) 3251-4839 - e-mail:

saomiguelsd@hotmail.com

Diagramação, revisão, editoração, arte final e impressão: Pastoral da

Comunicação

Periodicidade: Mensal Tiragem: 1000 exemplares

(3)

Quantas “dores” sentidas, realmente, ao deixarem esta terra mãe, berço de grandes, eternos e inesquecíveis amigos... Dores ao abandonarem um rincão onde cresceram famílias, no entorno de uma pracinha, aos pés das torres da Matriz, nas ruelas aconchegantes, onde pareciam uma só família. Oh, dor... Ao deixarem para trás suas raízes de vidas que ali foram fecundadas pois, em resposta ao tempo, foram “convidados” a sair de seu aconchego para darem lugar a um futuro por nós inquestionável. Apenas lhes pediu que doassem a ele seu cantinho, seu sossego, sua vontade de que ali ficassem e fossem felizes até o dia que o Pai os chamasse. Mas assim não aconteceu e buscaram, devido às circunstâncias, abrigo num novo lugar onde seriam novas as esperanças, mas mesmo assim levariam com eles as suas dores, doídas, mas renomeadas de Nova’s Dores. E assim aconteceu. Foi sofrido, mas foi devido. Sofrido também para o líder dessa comunidade, o saudoso Frei Justino, que lutou junto a esse povo, confiante de que os traria para um lugar digno e seguro, o que, com a graça de Deus, se concretizou.

E hoje, nas comemorações dos 130 anos da criação da Paróquia de Nossa Senhora das Dores, com o coração saltitando dentro do peito, voltamos a essas origens, mais precisamente ao seu Santuário, para uma Celebração Eucarística e para prestarmos uma homenagem à nossa Mãe Santíssima e Senhora das Dores que

Dores do Paraibuna - “Velha Dores” - Santuário Ecológico de Nossa Senhora das Dores

certamente esteve junto em toda essa trajetória e que se compadece e nos abençoa porque sabe que a ela rendemos sempre toda a honra e toda a glória.

Aproveitando a Campanha da Fraternidade de 2017, cujo tema é “Biomas brasileiros e defesa da vida”, nada mais coerente do que celebrarmos a Eucaristia dentro da Igreja da Velha Dores que, teimosa, insiste em sobreviver à força das águas que, apagando histórias e levando pra longe muitas vidas, trouxe, entretanto, novos rumos para o abastecimento hídrico de cidades vizinhas. Velha Dores se foi, mas para dar lugar às águas de um rio fecundo e à uma natureza abundante. Dia 02 de Abril, com esta celebração, foi um domingo de muita festa, com o retorno do povo à Igreja da Velha Dores, ficando esse dia abençoado, marcado para sempre em nossa memória.

Alguns citam “ruínas”, mas eu prefiro dizer: “restos de saudade, pedaços de histórias”, pois, para nós, a Igreja está ali, do jeito que a tivemos tempos atrás. Não em toda a sua estrutura física, mas completa, inteira na nossa memória e no nosso coração. E um fato curioso aconteceu: de uma árvore plantada por Frei Justino, ao lado da Igreja, inexplicavelmente pingavam gotículas geladas, que segundo os presentes, seria um milagre atribuído à Nossa Senhora, que derramava sobre o povo as suas bênçãos, através das “lágrimas” do frei, que estaria ali também, na memória e nos corações, olhando e intercedendo por seus amados. Abençoado domingo. Para onde olhávamos víamos rostos com semblantes saudosos, porém serenos, pois estavam revivendo ali a história daquele lugarejo. A Santa Missa foi Presidida por Dom Gil Antônio, Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, que fez questão de estar presente a este ato de fé e confraternização e concelebrada por Pe Fransérgio, Pe João Paulo, Pe Dione, Pe Celso e Pe José Custódio. Emocionantes momentos foram vividos neste dia, ao olharmos para aquela Igreja e recordarmos que ali muitas vidas foram consagradas à Deus nas águas do batismo e também muitas uniões conjugais seladas... Mas emoção maior foi quando, conduzida nas águas que mudaram a história do local - as mesmas águas que levaram aqueles sonhos trouxeram de novo a esperança - quando vimos a imagem de Nossa Senhora chegar para retornar à Igreja, seu santuário, e de lá continuar a abençoar o povo dorense que, emocionado, se comprometeu a voltar, sempre que possível, para venerá-la. Mãe Maria, neste Ano Mariano, recompense com inúmeras graças a todo esse povo que, humildemente, foi lhe prestar essa bonita homenagem. Abençoe o Padre Fransérgio, em especial, que foi o escolhido por Deus para ser “guardião” desse lugar e da fé de seu povo. Obrigada, Deus, pelo privilégio de poder viver esse momento sagrado. Obrigada, Frei Justino, por ter acolhido esse povo como filhos e por ter vivido essa bonita história. Que Deus o tenha na glória da vida eterna. Obrigada, Mãe das Dores, pela paz que nos trouxe ao coração. Amém.

(4)

Domingo de Ramos - 09/04/17 Sermão do Encontro - 11/04/17

Visitação ao Senhor morto- 14/04/17 Via Sacra - 12/04/17 Caminhada Penitencial - 14/04/17

Missa com Unção para os enfermos - 12/04/17

Procissão do Enterro - 14/04/17

Sábado Santo - 15/04/17 Domingo da Páscoa - 16/04/17 Procissão do Triunfo de Maria - 16/04/17 Ação Litúrgica - Beijo da Santa Cruz - 14/04/17 Sermão do Descendimento da Cruz - 14/04/17

(5)

Cantinho da Criança. 1° de Maio São José Operário

“E quando eu for elevado na terra, atrairei todos os homens a mim” (Jo 12, 32) DOMINGO: 28 DE MAIO

 

É nessa temática, que é possível afirmar que a Ressureição de Cristo é a vitória sobre a morte e a Ascenção do Senhor é a nossa esperança como cristão, de ter um lugar no céu de acordo com nossas obras aqui na terra. Já que Cristo antes de ser elevado ao céu, deu a seguinte ordem ao seus discípulos: “Vão pelo mundo inteiro anunciar a Boa Notícia, quem acreditar e for batizado será salvo, quem não acreditar será condenado.” Em relação com Ascenção do Senhor, Paulo em sua Carta aos colossenses enfatiza que não estamos sozinhos e que devemos procurar as coisas do Alto. “Se vocês foram ressuscitados com Cristo, procurem as coisas do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus. Pensem nas coisas do alto, e não nas coisas da terra”(Col 3-1,3). Na oração do Credo, afirma-se que Jesus foi crucificado, morto e sepultado, ressuscitou ao terceiro dia, subiu ao céu e está sentado à direita de Deus Pai todo Poderoso. O que significa contemplar Jesus sentado à direita do Pai? Significa, que Jesus desceu à terra passou pelas dores e aflições dos seres humanos, morreu pelos nossos pecados, venceu a morte e ao completar o seu tempo Jesus sobe para o céu em sua glória e esplendor, tornando-se mediador entre Deus e o povo redimido através de sua morte, para dar-nos a certeza de glória imortalidade. Após sua ressurreição, Jesus permaneceu na companhia de seus discípulos quarenta dias instruindo-lhes sobre o Reino do céus e sobre a missão de levar seus ensinamentos a todas as pessoas, principalmente aqueles que estão desanimados, aflitos, passando por tribulações. A cada um de nós foi dada essa ordem, mas será que temos conhecimento e consciência do que é ser discípulo de Cristo? Sobretudo nos dias de hoje, em que impera o individualismo e a cultura do ter e não do ser. Jesus subiu aos céus, deixando para nós o ensinamento de que se tivermos fé e mudarmos nossa conduta, teremos condições de realizar sinais semelhantes aos Dele, porém se não abrirmos o coração, nos tornaremos iguais aos fariseus e doutores da lei, que eram muito entendidos das leis, mais pouco entediam da misericórdia divina. Contemplando a glória e Ascenção de Jesus, possamos assumir o compromisso da fidelidade a Deus e a seus preceitos, tornando-nos anunciadores da palavra de Deus.  

Patrícia Honório - PASCOM

Maio, Mês de Maria, das Mães e Coroações

O mês de Maio é dedicado às mães e a Igreja Católica o dedica à Maria, Mãe de Jesus. Há muitos anos a Paróquia São Miguel e Almas ma n té m viva e st a tr a diç ã o realizando, durante todo o mês de Maio, a s c or oa ç ões a Nossa Senhora, fazendo parte da história de Santos Dumont. Homenagear Maria através das Coroações é uma forma de devoção. Maria é a Mãe de Deus! Celebrar o Mês de Maria é devotar o nosso amor à Mãe de Deus e a nossa. O que forma o catolicismo é a Eucaristia, Maria e o Papa. Devotar um mês a Maria é dizer que Maria é também nossa Mãe e companheira de caminhada. Co r oa r No ssa Se n hor a é demonstrar que a reconhecemos como Rainha.

Marcus (PASCOM)

Tema: «“Não tenhas medo, que Eu estou contigo” (Is 43, 5).

Comunicar esperança e confiança, no nosso tempo» [28 de maio de 2017]. O dia Mundial das Comunicações Sociais é realizado anualmente na solenidade da Ascensão do Senhor que é a Festa da Comunicação, do encontro e do diálogo entre o humano e o divino, o cumprimento da Aliança de relacionamento entre Deus e àqueles que O reconhecem como Deus. Ao celebrar o Dia Mundial das Comunicações Sociais, a Igreja declara ao mundo a sua clara vocação pela valorização da comunicação através da mídia. O comunicador cristão busca se educar e se reeducar, cotidianamente, para vivenciar o modelo de comunicação revelado por Jesus Cristo: ir ao encontro, ouvir, valorizar a pessoa do interlocutor.

Marcus PASCOM

A administração do Hospital de Misericórdia entregou ao Grupo de Palhaçaria E.A.C (Encontro de Adolescentes com Cristo) da Paróquia São Miguel e Almas, uma carta de reconhecimento pelo trabalho realizado voluntariamente na instituição. Nela o provedor Dr° Salomão autoriza a entrada do grupo para realizações de apresentações na instituição sem restrição de dias e horários. O Grupo recebeu com imensa alegria esta carta que mostra a importância de levar a alegria da nossa fé e confiança, que aprendemos através da vida de Jesus Cristo nos ensina encontrar em cada momento da nossa vida a esperança e a alegria de nos entregar a vontade de Deus. Levar este Sopro de Esperança com sorrisos a todos aqueles que precisam de atendimento em nosso hospital é uma grande alegria e por isso agradecemos a todos os funcionários que sempre nos receberam com tanto carinho e à administração pela confiança.

Maria Alzira (PASCOM)

Um sopro de Alegria e Esperança

51º DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES

SOCIAIS / 2017

Coroação Nossa Senhora com as mães na Matriz de São Miguel e Almas. 05/16

(6)

Dia 01 - 1ª Segunda

19h - Cel. nos Passos

19h - Terço dos Homens na Matriz

Dia 02 - 1ª Terça

7h - Missa e Novena

9h - Missa e Novena - Pe João de Souza

14h - Novena Diác. Hélio 15:30h - Novena Diác. Roque 17h - Novena Diác. Paulo 19h - Novena

Dia 03 - 1ª Quarta

19h - Missa Passos

19h - Formação MESC no Salão Paroquial

Dia 04 - 1ª Quinta

15h - Missa no Hospital - Pe Celso 18h - Adoração na Matriz

19h - Missa na Matriz 20h - Mulheres que Oram

Dia 05 - 1ª Sexta

14h - Adoração na Matriz

15h - Missa na Matriz - Pe João de Souza 18h - Adoração - Matriz 19h - Missa Matriz Dia 06 - 1º Sábado Encontro do EAC 14h - CPP no Salão Paroquial 19h - Missa na Barra, com Casamento Pe JP

19h - Missa Passos

20:30h - Casamento Passos - Diác. Roque

Dia 07 - 1º Domingo

Encontro do EAC

Encontro da Pastoral Familiar 8h - Missa Matriz

10h - Missa Santa Rita com Batizados

10h - Cel. na Matriz - Diác. Adelmo 11:30h - Batizados na Matriz - Diác. Adelmo

16:30h - Cel. nos Passos 18h - Adoração Matriz 19h - Missa Matriz

Dia 08 - 2ª Segunda

19h - Cel. nos Passos

19h - Terço dos Homens na Matriz

Dia 09 - 2ª Terça

9h - Reuniã o da P rovíncia Eclesiástica em JF

7h - Novena - Diác. Jorge 9h - Missa e Novena 14h - Novena - Diác. Hélio 15:30h - Novena Diác. Roque 17h - Novena Diác. Paulo 19h - Novena

19h - Missa na Comunidade Nossa Senhora de Fátima - Pe JP

Dia 10 - 2ª Quarta

9h - Missa Educandário 19h - Missa Passos

19h - Formação MESC no Salão Paroquial

Dia 11 - 2ª Quinta

15h - Missa Hospital - Pe Celso 18h - Adoração Matriz

19h - Missa Matriz

19h - Missa Área Missionária São Brás

20h - Mulheres que Oram

Dia 12 - 2ª Sexta

19h - Missa Rosa Mística 19h - Cel. na Matriz

Dia 13 - 2º Sábado

19h - Missa nos Passos - Pe João de Souza, com a presença das Mulher e s que Ora m, e m comemoração ao segundo ano do Grupo

19h - Missa São Pedro

19h - Casamento Matriz - Diác. Hélio

Dia 14 - 2º Domingo

Novena de Santa Rita 8h - Missa Matriz

8h - Missa São Cristóvão 10h - Missa Matriz 10h - Missa Patrimônio 16:30h - Cel Passos 18h - Adoração Matriz

19h - Missa na Matriz em Ação de Gra ç as pelo se xto ano da Ordenação Presbiteral do Pe João Paulo

Dia 15 - 3ª Segunda

Novena de Santa Rita 19h - Cel Passos

19h - Terço dos Homens na Matriz

Dia 16 - 3º Terça

Novena de Santa Rita 7h - Novena - Diác. Jorge 9h - Novena

14h - Missa e Novena

15:30h - Novena Diác. Roque 17h - Novena Diác. Paulo 19h - Novena

Dia 17 - 3ª Quarta

Novena de Santa Rita 19h - Missa nos Passos 19h - Reunião com a Pastoral Familiar no Salão Paroquial

Dia 18 - 3º Quinta

Novena de Santa Rita

15h - Missa Hospital - Pe Celso 18h - Adoração Matriz

19h - Missa Matriz 20h - Mulheres que Oram

Dia 19 - 3ª Sexta

Novena de Santa Rita

19h - Reunião com Setor São Cristóvão na Comunidade da Barra 19h - Missa na Matriz

Dia 20 - 3º Sábado

Novena de Santa Rita

14h - Reunião com o CPAE no Salão Paroquial

17h - Missa com a Juventude no Salão Paroquial

19h - Missa Passos com Batizado 19h - Missa Santo Expedito 19h - Casamento Matriz - Diác. Paulo

Dia 21 - 3º Domingo

Novena de Santa Rita 8h - Missa Matriz

10h - Cel na Matriz - Diácono 10h - Missa São Judas

16:30h - Cel. nos Passos

15h - Missa da Misricórdia - Matriz 18h - Adoração na Matriz

19h - Missa na Matriz

Dia 22 - 4ª Segunda

Festa de Santa Rita 19h - Cel. nos Passos

19h - Terço dos Homens na Matriz

Dia 23 - 4ª Terça

Reunião do Clero

19h - Forma ç ão pa r a os Paroquianos, Ano Mariano no Salão Paroquial 7h - Novena 9h - Novena 14h - Novena 15:30h - Novena 17h - Novena 19h - Novena Dia 24 - 4ª Quarta 9h - Missa Educandário 19h - Forma ç ão pa r a os Paroquianos. Ano Mariano no Salão Paroquial

19h - Missa nos Passos

Dia 25 - 4ª Quinta

Reunião da Forania para Padres e Diáconos

19h - Forma ç ão pa r a os Paroquianos. Ano Mariano no Salão Paroquial

15h - Missa na Capela doHospital Pe Celso

18h - Adoração Matriz 19h - Missa na Matriz

Dia 26 - 4ª Sexta

19h - Forma ç ão pa r a os Paroquianos. Ano Mariano no Salão Paroquial

19h - Cel Matriz

Dia 27 - 4º Sábado

19h - Missa Passos - Pe João de Souza

19h - Missa Variante

19h - Casamento Matriz - Diác. Hélio

Dia 28 - 4º Domingo

8h - Missa na Matriz 8h - Missa Santa Edwiges 10h - Missa Matriz 15h - Missa Soledade

17h - Missa e Festa Mariana da Forania São Miguel na Rua da Feira em comemoração ao Ano Mariano

Dia 29 - 5ª Segunda

19h - Missa na Igreja dos Passos com Consagração a São Miguel e Almas, Jubileu da nossa Paróquia (150 anos)

19h - Terço dos Homens na Matriz

Dia 30 - 5ª Terça

7h - Novena - Diác. Jorge 9h - Novena

14h - Novena - Diác. Hélio 15:30h - Novena Diác. Roque 17h - Novena Diác. Paulo 19h - Missa e Novena

Dia 31 - 5ª Quarta

19h - Missa Passos

20h - Primeira Reunião da Festa de São Miguel 2017 no Sa lã o Paroquial

Calendário das Celebrações / MAiO / Ano Jubilar e Mês Mariano / 2017

* Todas as terças: Novena Perpétuo Socorro: 7h, 9h, 14h, 15:30h, 17h e 19h * Todos os domingos: Missa das crianças às 10h na Matriz

* Todas as segundas: Terço dos Homens às 20h na Matriz * Todas as quintas: Mulheres que Oram às 20h na Matriz

* Grupo de Oração Arcanjo Rafael às 15h todas as terças do mês na sede da RCC e Grupo de Oração Operários da Messe do Senhor às 19:30h todas as quartas na sede da RCC.

* Convite da RCC: Grupo de Oração Beata Elena Guerra todas segundas do mês às 7h na sede da RCC.

*´Todas as segundas às 18:30h: Reunião do Movimento das Domésticas Unidas no Centro Comunitário.

* 2º Domingo de cada mês: Plantão da Pastoral do Dízimo na Matriz. Venha particiapar da Família Dizimista e seja um Dizimista fiel.

Referências

Documentos relacionados

interlocução entre os professores/as de escolas públicas da Educação Básica e o Ensino Superior acerca das questões de gênero e sexualidade? É notória a existência de

O KTAX-COMPLIANCE TRIBUTÁRIO executa análises digitais sobre os arquivos de dados do cliente (validação, cruzamentos, conciliações, relatórios gerenciais, indicadores e

Nesse sentido, o presente estudo objetivou avaliar 30 integrantes de um coral adulto da cidade de Maringá- PR, especificando o tempo máximo de fonação por meio de medição em

Não existem dados disponíveis ensaiados do produto. O contacto repetido ou prolongado com o produto, pode causar a eliminação da gordura da pele, dando lugar a uma dermatite de

A teoria sobre sistemas de equações lineares sugere que para problemas de grande porte esses sistemas podem ser resolvidos através de métodos diretos e iterativos com o

CAN YOU FEEL THE LOVE TONIGHT ELTON JOHN. CAN’T STOP LOVING YOU

Trata-se no campo religioso como o grau máximo dentro da raiz de Pai Guiné, ou seja, na umbanda esotérica propugnada por Pai Matta e Silva (RIVAS NETO, 2003, p.. da Matta e

Aponta-se como hipótese para este estudo a modelagem matemática como estratégia no desenvolvimento do aprendizado de tópicos de estatística, destinada a formação