• Nenhum resultado encontrado

QUESTÕES DE BIOLOGIA 2º FASE e ENEM PROFESSORA: JOSIANY COSTA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "QUESTÕES DE BIOLOGIA 2º FASE e ENEM PROFESSORA: JOSIANY COSTA"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

1. (ENEM 2005) Entre 1975 e 1999, apenas 15 novos produtos foram desenvolvidos para o tratamento da tuberculose e de doenças tropicais, as chamadas doenças negligenciadas. No mesmo período, 179 novas drogas surgiram para atender portadores de doenças cardiovasculares. Desde 2003, um grande programa articula esforços em pesquisa e desenvolvimento tecnológico de instituições científicas, governamentais e privadas de vários países para reverter esse quadro de modo duradouro e profissional.

Sobre as doenças negligenciadas e o programa internacional, considere as seguintes afirmativas: I. As doenças negligenciadas, típicas das regiões subdesenvolvidas do planeta, são geralmente associadas à subnutrição e à falta de saneamento básico.

II. As pesquisas sobre as doenças negligenciadas não interessam à indústria farmacêutica porque atingem países em desenvolvimento sendo economicamente pouco atrativas.

III. O programa de combate às doenças negligenciadas endêmicas não interessa ao Brasil porque atende a uma parcela muito pequena da população.

Está correto apenas o que se afirma em A) I.

B) II. C) III. D) I e II. E) II e III.

2. Na embalagem de um antibiótico, encontra-se uma bula que, entre outras informações, explica a ação do remédio do seguinte modo: O medicamento atua por inibição da síntese proteica bacteriana. Essa afirmação permite concluir que o antibiótico

A) impede a fotossíntese realizada pelas bactérias causadoras da doença e, assim, elas não s alimenta e morrem

B) altera as informações genéticas das bactérias causadoras da doença, o que impede manutenção e reprodução desses organismos. C) dissolve as membranas das bactérias responsáveis pela doença, o que dificulta o transporte de nutrientes e provoca a morte delas. D) elimina os vírus causadores da doença, pois não conseguem obter as proteínas que seriam produzidas pelas bactérias que parasitam.

E) interrompe a produção de proteína das bactérias causadoras da doença, o que impede sua multiplicação pelo bloqueio de funções vitais. 3. O botulismo, intoxicação alimentar que pode levar à morte, é causado por toxinas produzidas por certas bactérias, cuja reprodução ocorre nas seguintes condições: é inibida por pH inferior a 4,5 (meio ácido), temperaturas próxima a 1000°C, concentrações de sal superiores a 10% e presença de nitritos e nitratos como aditivos. A ocorrência de casos recentes de botulismo em consumidores de palmito em conserva levou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) a implementar normas para a fabricação e comercialização do produto. No rótulo de uma determinada marca de palmito em conserva, encontram-se as seguintes informações:

I. Ingredientes: Palmito açaí, sal diluído a 12% em água, ácido cítrico;

II. Produto fabricado conforme as normas da ANVISA;

III. Ecologicamente correto.

As informações do rótulo que têm relação com as medidas contra o botulismo estão contidas em A) II, apenas.

B) III, apenas.

QUESTÕES DE BIOLOGIA

2º FASE e ENEM

(2)

C) I e II, apenas. D) II e III, apenas. E) I, II e III.

4. O uso prolongado de lentes de contato, sobretudo durante a noite, aliado a condições precárias de higiene representam fatores de risco para o aparecimento de uma infecção denominada ceratite microbiana, que causa ulceração inflamatória da córnea. Para interromper o processo da doença, é necessário tratamento antibiótico. De modo geral, os fatores de risco provocam a diminuição da oxigenação corneana e determinam mudanças no seu metabolismo, de um estado aeróbico para anaeróbico. Como decorrência, observa-se a diminuição no número e na velocidade de mitoses do epitélio, o que predispõe ao aparecimento de defeitos epiteliais e à invasão bacteriana.

CRESTA. F. Lente de contato e infecção ocular. Revista Sinopse de Oftalmologia. São Paulo: Moreira Jr., v, n.04, 04. 2002 (adaptado).

A instalação das bactérias e o avanço do processo infeccioso na córnea estão relacionados a algumas características gerais desses microrganismos, tais como:

A) A grande capacidade de adaptação, considerando as constantes mudanças no ambiente em que se reproduzem e o processo aeróbico como a melhor opção desses microrganismos para a obtenção de energia. B) A grande capacidade de sofrer mutações, aumentando a probabilidade do aparecimento de formas resistentes e o processo anaeróbico da fermentação como a principal via de obtenção de energia.

C) A diversidade morfológica entre as bactérias, aumentando a variedade de tipos de agentes infecciosos e a nutrição heterotrófica, como forma de esses microrganismos obterem matéria-prima e energia.

D) O alto poder de reprodução, aumentando a variabilidade genética dos milhares de indivíduos e a nutrição heterotrófica, como única forma de obtenção de matéria-prima e energia desses microrganismos.

E) O alto poder de reprodução, originando milhares de descendentes geneticamente idênticos entre si e a diversidade metabólica, considerando processos aeróbicos e anaeróbicos para a obtenção de energia.

5. Medidas de saneamento básico são fundamentais no processo de promoção de saúde e qualidade de vida da população. Muitas vezes, a falta de saneamento está relacionada com o aparecimento de várias doenças. Nesse contexto, um paciente dá entrada em um pronto atendimento relatando que há 30 dias teve contato com águas de enchente. Ainda informa que nesta localidade não há rede de esgoto e drenagem de águas pluviais e que a coleta de lixo é inadequada. Ele apresenta os seguintes sintomas: febre, dor de cabeça e dores musculares.

Disponível em: http://portal.saude.gov.br. Acesso em: 27 fev. 2012 (adaptado).

Relacionando os sintomas apresentados com as condições sanitárias da localidade, há indicações de que o paciente apresenta um caso de

a) difteria. b) botulismo. c) tuberculose. d) leptospirose.

e) meningite meningocócica.

6. Assinale a alternativa incorreta referente às bactérias.

a) A conjugação é a maneira pela qual as bactérias podem trocar material genético.

b) O cromossomo bacteriano é circular e contém todos os gens essenciais à bactéria.

c) Algumas bactérias transformam o nitrogênio atmosférico em compostos químicos assimiláveis pelos demais seres vivos

d) No grupo das arqueobactérias estão as bactérias halófilas, as metanogênicas e as termoacidófilas

e) As bactérias Staphylococcus apresentam um arranjo linear em forma de colar.

7. Há milhares de anos o homem faz uso da biotecnologia para a produção de alimentos como

(3)

pães, cervejas e vinhos. Na fabricação de pães, por exemplo, são usados fungos unicelulares, chamados de leveduras, que são comercializados como fermento biológico. Eles são usados para promover o crescimento da massa, deixando-a leve e macia. O crescimento da massa do pão pelo processo citado é resultante da...

a) Liberação de gás carbônico. b) formação de ácido lático. c) formação de água. d) produção de ATP. e) liberação de calor.

8. Assinale a alternativa correta.

a) As bactérias reproduzem-se, geralmente, por divisão binária, uma forma assexuada de reprodução pela qual uma única bactéria pode originar um "clone", ou seja, uma população de bactérias idênticas.

b) As bactérias e as algas cianofíceas distinguem-se de todos os outros seres vivos porque não possuem carioteca envolvendo o material nuclear, isto é, são eucariontes.

c) As bactérias só vivem isoladas, embora próximas; nunca formam colônias.

d) Em algumas espécies de bactérias, observa-se o fenômeno da conjugação, isto é, um tipo de reprodução assexuada.

e) As algas cianofíceas assemelham-se às bactérias, porém são heterótrofas, isto é, produzem a matéria orgânica por fotossíntese. 9. Em que alternativa as duas características são comuns a todos os indivíduos do reino Monera? a) Ausência de núcleo, presença de clorofila. b) Ausência de carioteca, capacidade de síntese proteica.

c) Incapacidade de síntese proteica, parasitas exclusivos.

d) Presença de um só tipo de ácido nucleico, ausência de clorofila.

e) Ausência de membrana plasmática, presença de DNA e RNA.

10. As bactérias são classificadas de acordo com sua forma. Elas podem apresentar forma

esférica, de bastonete, de vírgula, entre outras. As bactérias de forma esférica e de bastonete são chamadas de:

a) cocos e vibriões, respectivamente. b) cocos e bacilos, respectivamente. c) vibriões e bacilos, respectivamente. d) esferas e bacilos, respectivamente.

11. Plantas, algas, cianobactérias e um grupo de bactérias têm capacidade de realizar o processo de fotossíntese. A respeito desse processo nesses organismos, é correto afirmar que:

a) Todos apresentam, além da clorofila, os pigmentos carotenóides e xantofilas.

b) Todos utilizam o gás carbônico e a água como matéria prima.

c) Somente as plantas e as algas produzem o gás oxigênio.

d) Somente as plantas apresentam as clorofilas a e b.

e) Somente as plantas e as algas apresentam as clorofilas localizadas no interior dos plastos. 12.Todas as alternativas apresentam atividades que alguns fungos podem realizar, EXCETO: a) Produzir álcool na indústria.

b) Produzir antibióticos para controle de doenças. c) Produzir enzimas para controle biológico. d) Produzir glicose para obtenção de energia. e) Promover decomposição de matéria orgânica. 13. As afirmações abaixo se referem ao grupo dos fungos. I – As leveduras são conhecidas por sua capacidade de fermentar carboidratos e produzir álcool etílico e dióxido de carbono, sendo utilizadas pelos vinicultores, panificadores

e cervejeiros.

II – Fungos patogênicos são os principais causadores de doenças de pele em pessoas que estão com o sistema imunológico afetado, como,

(4)

por exemplo, as que estão contaminadas com o

vírus HIV.

III – Aflatoxinas são metabólitos secundários produzidos por alguns fungos, que freqüentemente contaminam amendoim, milho, trigo, entre outros, podendo causar câncer de fígado em pessoas e animais que as ingerem. Quais estão corretas?

a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas I e II. d) Apenas II e III. e) I, II e III.

14. “Para nenhum povo da antigüidade, por mais que consumissem a cerveja, ela foi tão significativa e importante como para os egípcios. Entre eles, além de ter uma função litúrgica determinada no banquete oferecido aos mortos ilustres, a cerveja era a bebida nacional [...]. As mulheres que fabricavam a cerveja tornavam-se sacerdotisas, tal era a importância dessa bebida digna de ser oferecida como libação aos deuses.” (VIDA biblioteca. Como fazer cerveja. 3.ed. São Paulo: Três, 1985. p. 51-52.) Ainda que a cerveja seja fabricada há milhares de anos, a essência de sua produção continua a mesma. Com base nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar que a cerveja é originada a partir da fermentação de cereais por meio de:

a) Fungos macroscópicos, liberando álcool etílico e oxigênio.

b) Bactérias, liberando álcool metílico e gás carbônico.

c) Bactérias, liberando álcoois aromáticos e oxigênio.

d) Fungos microscópicos, liberando álcool etílico e gás carbônico.

e) Fungos microscópicos, liberando álcool metílicoe água

15. O fermento biológico usado na fabricação de pães provoca o aumento do volume da massa como conseqüência da produção de:

a) CO2, a partir da água acrescentada à massa do pão.

b) CO2, a partir da fermentação do açúcar acrescentado à massa do pão.

c) O2, a partir da fermentação do amido existente na farinha do pão.

d) N2, a partir da fermentação do açúcar acrescentado à massa do pão.

e) O2, a partir da respiração do açúcar acrescentado à massa do pão.

16. Determinados tipos de sementes podem sofrer contaminação por substâncias tóxicas produzidas por seres vivos cuja estrutura corporal está representada por hifas. Esses indivíduos devem pertencer ao grupo

a) das algas.

b) dos protozoários. c) das bactérias. d) dos vírus. e) dos fungos.

17. Em 1929 o pesquisador Alexander Flemming descobriu acidentalmente que fungos formadores de mofo verde encontrados em alimentos podres eram capazes de produzir uma substância que inibia o desenvolvimento de certas bactérias. Estes fungos, pertencentes ao gênero Penicillium estão classificados atualmente dentro de um grupo denominado Ascomicetos. Marque a alternativa que indica uma característica deste grupo:

a) São considerados os fungos mais primitivos. b) Suas hifas possuem forma arredondada

(5)

c) Possuem um corpo de frutificação em formato de guarda-chuva

d) Possuem hifas cenocíticas

18. As bactérias são seres unicelulares, procariotos, que têm formas de vida do tipo isolada ou em agrupamentos variados do tipo coloniais. Embora esses seres celulares sejam considerados pelo senso comum como “micróbios perigosos”, há muitas espécies importantes para o equilíbrio dinâmico dos seres vivos e destes com o meio ambiente. Assim sendo, muitos estudos e pesquisas são desenvolvidos na área da microbiologia, para melhor conhecer a maquinaria biológica das bactérias. Sobre a citologia bacteriana, é correto afirmar que

A) moléculas de DNA que ficam ligadas ao cromossomo bacteriano e costumam conter genes para resistência a antibióticos são denominadas de plasmídeos.

B) o capsídeo bacteriano, também conhecido como membrana celular, é constituído por substância química, exclusiva das bactérias, conhecida como mureína.

C) os pneumococos, bactérias causadoras de pneumonia, são espécies de bactérias que possuem, externamente à membrana esquelética, outro envoltório, mucilaginoso, denominado de cápsula.

D) externamente à membrana plasmática existe uma parede celular ou membrana esquelética, de composição química específica de bactérias — o ácido glicol.

19. Os fungos estabelecem relações ecológicas importantes, como é o caso da associação entre fungos e algas verdes ou cianobactérias. Essa associação mutualística é denominada de:

a) micorrizas. b) corais. c) líquens.

d) ectomicorrizas. e) endomicorrizas.

20. Durante muito tempo, os fungos foram classificados no reino Plantae, juntamente com as plantas. Entretanto, uma característica evidente nos permite reconhecer os motivos de estes serem separados em reinos distintos. Que característica tão evidente pode ser essa?

a) O fato dos fungos serem procariontes.

b) O fato dos fungos possuírem clorofila b, diferente da clorofila a presente nas plantas. c) Os fungos não fazem fotossíntese.

d) Os fungos se reproduzem por esporos, diferentemente das plantas que o fazem por sementes.

e) os fungos são autótrofos decompositores. 21. Os fungos apresentam nutrição heterótrofa, sendo decompositores de matéria orgânica morta e em alguns casos, viva. Durante seu processo de obtenção de nutrientes, a digestão dos fungos ocorre através de:

a) Digestão interna b) Digestão intracelular c) Digestão extracelular

d) Digestão extra e intracelular e) Não realiza digestão

22. A associação entre hifas fúngicas e raízes de plantas, em solos carentes de nutrientes, promovendo uma associação mutualística entre ambos, é conhecida como:

a) Micorriza b) Liquens c) Parasitismo d) Comensalismo e) Conjugação

(6)

GABARITO: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 D E C E D E A A B B 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 E D E D B E B C C C 21 22 C A Bons Estudos!!!

Referências

Documentos relacionados

29 Table 3 – Ability of the Berg Balance Scale (BBS), Balance Evaluation Systems Test (BESTest), Mini-BESTest and Brief-BESTest 586. to identify fall

6 Num regime monárquico e de desigualdade social, sem partidos políticos, uma carta outor- gada pelo rei nada tinha realmente com o povo, considerado como o conjunto de

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem

Figura 93 – Variação do perfil da intensidade de amônia formada durante a introdução de H2 na mistura gasosa, obtida na configuração de superfície para diferentes materiais

da quem praticasse tais assaltos às igrejas e mosteiros ou outros bens da Igreja, 29 medida que foi igualmente ineficaz, como decorre das deliberações tomadas por D. João I, quan-

Atualmente os currículos em ensino de ciências sinalizam que os conteúdos difundidos em sala de aula devem proporcionar ao educando o desenvolvimento de competências e habilidades