• Nenhum resultado encontrado

UNILAVRAS CONCURSOS Concurso Público da Prefeitura Municipal de Conceição do Rio Verde - MG Edital nº 01/2019 LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNILAVRAS CONCURSOS Concurso Público da Prefeitura Municipal de Conceição do Rio Verde - MG Edital nº 01/2019 LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

UNILAVRAS CONCURSOS

Concurso Público da

Prefeitura Municipal de Conceição do Rio Verde - MG

Edital nº 01/2019

CADERNO DE

PROVAS

AUXILIAR DE SERVIÇOS PÚBLICOS

LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO. 1. Aguarde a autorização do fiscal de sala para iniciar a prova.

2. Este Caderno de Provas contém 20 (vinte) questões objetivas de múltipla escolha.

3. Para cada questão, dentre 4 (quatro) alternativas de resposta, há apenas 1 (uma) adequada ao enunciado.

4. Após a autorização para o início da prova, confira este Caderno de Provas e o cargo ao qual você concorre especificado no canto superior direito deste. Caso verifique incorreção, inconsistência ou defeito, solicite ao fiscal de sala a substituição. Não caberão reclamações posteriores nesse sentido.

5. Leia as instruções específicas contidas no Cartão de Respostas e utilize SOMENTE caneta esferográfica de tinta azul ou preta fabricada em material transparente para assinalar as respostas.

6. A duração máxima da prova será de 3 (três) horas, já incluído o tempo para preenchimento do Cartão de Respostas. 7. Você SOMENTE poderá se retirar definitivamente da sala de prova após transcorrido o tempo de 90 (noventa) minutos do

início desta.

8. Ao terminar a prova, entregue ao fiscal de sala este Caderno de Provas e o Cartão de Respostas DEVIDAMENTE PREEN-CHIDO E ASSINADO.

9. Você poderá levar a folha de rascunho que se encontra ao final deste Caderno de Provas. Utilize-a EXCLUSIVAMENTE para a marcação de suas respostas. Qualquer anotação que ultrapasse essa finalidade implicará a retenção da folha de rascu-nho pelo fiscal de sala.

10. Você não poderá ingressar ou permanecer na sala de provas caso esteja portando um dos seguintes objetos fora da em-balagem fornecida pelo Unilavras Concursos: boné, óculos escuros, bolsas, material de consulta, protetor auricular, lápis, lapiseira, régua, marca-texto, borracha, corretivo, recipiente ou embalagem que não sejam fabricados com material transparente, e, ainda, equipamentos como bip, telefone celular, walkman, agenda eletrônica, notebook, pager, palmtop, ipod, ipad, tablet, smartphone, mp3, mp4, receptor, gravador, máquina de calcular, máquina fotográfica, controle de alarme de carro, relógio de qualquer modelo ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos.

11. Durante as provas, não se levante sem permissão, não se ausente da sala de prova sem o acompanhamento do fiscal, nem se comunique com outros candidatos ou terceiros.

(2)

Língua Portuguesa

Leia com atenção o texto que se segue para respon-der às questões de 1 a 10.

A mulher do vizinho

Contaram-me que na rua onde mora (ou morava) um conhecido e antipático general de nosso Exército morava (ou mora) também um sueco cujos filhos passavam o dia jogando futebol com bola de meia. Ora, às vezes acontecia cair a bola no carro do gene-ral e um dia o genegene-ral acabou perdendo a paciência, pediu ao delegado do bairro para dar um jeito nos filhos do sueco.

O delegado resolveu passar uma chamada no homem, e intimou-o a comparecer à delegacia.

O sueco era tímido, meio descuidado no vestir e pelo aspecto não parecia ser um importante industri-al, dono de grande fábrica de papel (ou coisa pareci-da), que realmente ele era. Obedecendo à ordem recebida, compareceu em companhia da mulher à delegacia e ouviu calado tudo o que o delegado tinha a dizer-lhe. O delegado tinha a dizer-lhe o seguinte:

— O senhor pensa que só porque o deixaram mo-rar neste país pode logo ir fazendo o que quer? Nun-ca ouviu falar numa coisa chamada AUTORIDADES CONSTITUÍDAS? Não sabe que tem de conhecer as leis do país? Não sabe que existe uma coisa chamada EXÉRCITO BRASILEIRO que o senhor tem de respei-tar? Que negócio é este? Então é ir chegando assim sem mais nem menos e fazendo o que bem entende, como se isso aqui fosse casa da sogra? Eu ensino o senhor a cumprir a lei, ali no duro: dura lex! Seus filhos são uns moleques e outra vez que eu souber que andaram incomodando o general, vai tudo em cana1. Morou?2 Sei como tratar gringos3 feito o

se-nhor.

Tudo isso com voz pausada, reclinado para trás, sob o olhar de aprovação do escrivão a um canto. O sueco pediu (com delicadeza) licença para se retirar. Foi então que a mulher do sueco interveio:

— Era tudo que o senhor tinha a dizer a meu ma-rido?

O delegado apenas olhou-a espantado com o atrevimento.

— Pois então fique sabendo que eu também sei tratar tipos como o senhor. Meu marido não é gringo nem meus filhos são moleques. Se por acaso inco-modaram o general ele que viesse falar comigo, pois o senhor também está nos incomodando. E fique sabendo que sou brasileira, sou prima de um major

do Exército, sobrinha de um coronel, E FILHA DE UM GENERAL! Morou?

Estarrecido4, o delegado só teve forças para

engo-lir em seco e balbuciar humildemente: — Da ativa, minha senhora?

E ante a confirmação, voltou-se para o escrivão, erguendo os braços desalentado:

— Da ativa, Motinha! Sai dessa...

SABINO, Fernando. Obra reunida. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1996. p. 872

QUESTÃO 1) A principal intenção do texto “A mulher do vizinho” é

A) contar uma história. B) apresentar uma anedota. C) discutir um problema social. D) instruir o leitor.

QUESTÃO 2) Dentre as alternativas a seguir, assinale aquela que não apresenta uma característica atribuí-da ao sueco.

A) Tímido.

B) Meio descuidado no vestir. C) Importante industrial. D) Antipático.

QUESTÃO 3) No segundo parágrafo, o trecho “O dele-gado resolveu passar uma chamada no homem” indi-ca que o delegado resolveu

A) ligar para o homem.

B) chamar o homem para ouvir-lhe a opinião. C) repreender o homem.

D) passar algumas orientações ao homem.

QUESTÃO 4) São exemplos de gírias empregadas no texto os termos, exceto:

A) “[...] em cana” (ref. 1) B) “Morou?” (ref. 2) C) “gringos” (ref. 3) D) “Estarrecido” (ref. 4)

QUESTÃO 5) No texto, o emprego de expressões em letra maiúscula, como em “AUTORIDADES CONSTITU-ÍDAS”, “EXÉRCITO BRASILEIRO” e “E FILHA DE UM GENERAL” indica que os personagens envolvidos A) apresentaram uma sigla.

B) modificaram o tom de voz.

C) quiseram demonstrar sua educação. D) se mostraram descontrolados.

(3)

QUESTÃO 6) Assinale a alternativa em que todas as palavras extraídas do texto são acentuadas pela mesma razão.

A) também – é – trás – país

B) exército – fábrica – tímido – antipático C) paciência – só – negócio – constituídas D) está – tímido – também - paciência

QUESTÃO 7) Em casos de translineação, isto é, a pas-sagem de uma linha para outra em um texto, o co-nhecimento da separação silábica revela-se funda-mental. Desse modo, assinale a alternativa em que a separação das sílabas foi realizada de maneira inade-quada.

A) negócio: ne-gó-ci-o B) brasileiro: bra-si-lei-ro C) constituídas: cons-ti-tu-í-das D) escrivão: es-cri-vão

QUESTÃO 8) Assinale a alternativa em que a palavra destacada pode ser substituída pelo termo entre colchetes sem que haja alteração de sentido.

A) “Tudo isso com voz pausada, reclinado [virado] para trás, sob o olhar de aprovação do escrivão a um canto.”

B) “Foi então que a mulher do sueco interveio [che-gou].”

C) “[...] o senhor também está nos incomodando [im-portunando].”

D) “Estarrecido, o delegado só teve forças para engo-lir em seco e balbuciar [exclamar] humildemente:” QUESTÃO 9) Assinale a alternativa em que a alteração da ordem das palavras pode provocar mudança de sentido.

A) conhecido general – general conhecido B) grande fábrica – fábrica grande

C) importante industrial – industrial importante D) homem tímido – tímido homem

QUESTÃO 10) Assinale a alternativa em que a frase interrogativa exige uma resposta por parte do inter-locutor.

A) “Que negócio é este?”

B) “O senhor pensa que só porque o deixaram morar neste país pode logo ir fazendo o que quer?”

C) “Da ativa, minha senhora?”

D) “Então é ir chegando assim sem mais nem menos e fazendo o que bem entende, como se isso aqui fosse casa da sogra?”

Matemática

QUESTÃO 11) Qual das frações a seguir representa corretamente a situação: "100 pessoas comerão os três bolos da festa"?

A) 100/3. B) 3/100. C) 30/100. D) 100/30.

QUESTÃO 12) Somente um dos itens a seguir repre-senta um número divisível por 4 e por 8 ao mesmo tempo, sem deixar resto. Qual é esse item?

A) 2354. B) 4708. C) 56104. D) 6814.

QUESTÃO 13) Os amigos João e Pedro participaram de um mesmo processo seletivo e ambos estão confe-rindo suas folhas de respostas com o gabarito oficial. Pedro já corrigiu 18 questões e, até agora, viu que acertou 8. João já corrigiu 30 questões e, até agora, já acertou 14. Pode-se afirmar que, até o momento: A) João teve o maior desempenho.

B) Pedro teve o maior desempenho.

C) Não é possível identificar o desempenho de am-bos.

D) Ambos tiveram exatamente o mesmo desempe-nho.

QUESTÃO 14) Maria, Ana e Joana, estudantes do ensi-no fundamental, desenvolveram uma brincadeira durante a aula de Matemática. O objetivo era criar o maior resultado possível utilizando uma fração. Maria disse: 36% de 60. Ana disse: 44% de 40. E Joana, 25% de 50. Qual das estudantes apresentou o maior resul-tado na brincadeira?

(4)

A) Maria. B) Ana. C) Joana.

D) Houve empate entre as três.

QUESTÃO 15) Se a altura de um triângulo equilátero mede raiz de três sobre dois, então seu perímetro é igual a A) zero. B) dois. C) três. D) três vezes raiz de três.

Conhecimentos Gerais

QUESTÃO 16) Nas mais de 100 notícias falsas desmen-tidas pelo Ministério da Saúde em um ano de comba-te a fake news e boatos que circulam na incomba-ternet, as vacinas se destacam como um dos principais assun-tos. O ataque à credibilidade da imunização fornecida pelo serviço público preocupa os especialistas. Entre vídeos, textos e imagens, os conteúdos incluem rela-tos sem provas, pesquisas científicas derrubadas há décadas e argumentos sem fundamentação sobre falsos efeitos colaterais das vacinas. As fake news têm um grande poder viral e persuasivo, espalham-se rapidamente com muita convicção pelos meios de comunicação. O poder de persuasão das notícias falsas é maior em populações com menor escolarida-de e que escolarida-depenescolarida-dem das reescolarida-des sociais para obter informações. No entanto, essas notícias podem al-cançar pessoas com mais estudo, já que o conteúdo também está ligado ao viés político.

Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/ curiosidades/o-que-sao-fake-news.htm Com base no texto acima sobre as fake news e em seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a al-ternativa correta.

A) O poder de convencimento das fake news sobre a vacinação não preocupa os especialistas, já que o maior número da população do país tem boa escola-ridade e só segue as redes sociais para obter mais informações.

B) As fake news são ferramentas utilizadas para pos-sibilitar a comunicação entre as pessoas, contribuin-do para a transmissão da informação verdadeira, não afetando o governo e demais instituições, pois o

repasse das informações, vídeos e imagens incluem pesquisas científicas.

C) As informações falsas simulam técnicas jornalísti-cas com aparência de credibilidade, contêm publica-ções duvidosas podendo trazer riscos para a saúde pública.

D) O sensacionalismo da notícia e a manifestação de sentimentos como medo, rejeição e surpresa acabam atraindo o público para os conteúdos legítimos con-trolados pelas fake news.

QUESTÃO 17) Leia a letra de música "AMAZÔNIA":

Tanto amor perdido no mundo Verdadeira selva de enganos

A visão cruel e deserta De um futuro de poucos anos Sangue verde derramado O solo manchado

Feridas na selva A lei do machado Avalanches de desatinos Numa ambição desmedida Absurdos contra os destinos De tantas fontes de vida Quanta falta de juízo Tolices fatais

Quem desmata, mata Não sabe o que faz Como dormir e sonhar Quando a fumaça no ar

Arde nos olhos de quem pode ver

Terríveis sinais de alerta, desperta pra selva viver Amazônia, insônia do mundo

Amazônia, insônia do mundo Todos os gigantes tombados Deram suas folhas ao vento Folhas são bilhetes deixados Aos homens do nosso tempo Quantos anjos queridos Guerreiros de fato De morte feridos Caídos no mato Como dormir e sonhar Quando a fumaça no ar

Arde nos olhos de quem pode ver

Terríveis sinais de alerta, desperta pra selva viver Amazônia, insônia do mundo.

(5)

Lançada em 1989, a música Amazônia nunca fez tan-to sentido como nos dias de hoje, ela chama a aten-ção para os sinais de alerta que despertam da flores-ta tropical brasileira. Com base na letra da música e seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a al-ternativa correta.

A) O problema retratado nos versos da música é ex-clusivo dos Estados do Amazonas, Mato Grosso e Piauí que compõem a Amazônia Legal.

B) Nos versos “Como dormir e sonhar / Quando há fumaça no ar”, são retratados os problemas da polui-ção das grandes cidades na região Sudeste e Sul, efeitos da industrialização e urbanização.

C) A letra da música faz referência ao processo de desmatamento, queimadas e ocupação na zona da mata nordestina.

D) Na 2ª estrofe, “A lei do machado / avalanches de desatinos / numa ambição desmedida", se refere ao machado que serve como símbolo da destruição da floresta, através da ambição desenfreada do ser hu-mano.

QUESTÃO 18) A Lei 13.104/15, mais conhecida como Lei do Feminicídio, alterou o Código Penal brasileiro, incluindo como qualificador do crime de homicídio, o feminicídio. A lei brasileira não enquadra, indiscrimi-nadamente, qualquer assassinato de mulheres como um ato de feminicídio.

A lei referida aplica-se aos casos de:

I - violência doméstica ou familiar, ou seja, quando o homicida é um familiar da vítima ou já manteve al-gum tipo de laço afetivo com ela;

II - menosprezo ou discriminação em razão da condi-ção da mulher;

III - prisão de mulher decorrente de apropriação in-devida de um bem móvel alheio.

É correto somente o que se afirma em A) I.

B) II. C) III. D) I e II.

QUESTÃO 19) O processo de urbanização no Brasil ocorreu, principalmente, a partir da década de 1950, quando se intensificou a industrialização no país. As atividades industriais se expandiram, atraindo cada vez mais pessoas para as cidades em busca de em-prego e melhores condições de vida. A urbanização acelerada sem um devido planejamento tem como consequência vários problemas de ordem social e ambiental.

Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta apenas problemas de ordem social.

A) As enchentes são um problema cada vez mais co-mum nas grandes cidades brasileiras. Isso ocorre, principalmente, por causa da impermeabilização do solo urbano, que é coberto na maior parte por asfal-to e cimenasfal-to.

B) Os lixos urbanos se tornam um grande problema para o meio ambiente em áreas urbanas, porque falta um tratamento adequado para os resíduos sóli-dos domésticos.

C) O grande volume de automóveis e indústrias é um dos principais causadores do efeito estufa, devido à grande quantidade de gás carbônico, chuvas ácidas e ilhas de calor.

D) O acesso à moradia com as devidas condições de infraestrutura como asfalto, iluminação não atinge todas as camadas da população brasileira. É cada vez mais comum o surgimento e ampliação de favelas desprovidas de serviços públicos.

QUESTÃO 20) Sistema de governo nascido a partir da experiência norte-americana (Constituição da Filadél-fia, 1787). Caracteriza-se, primordialmente, pelo fato da chefia de governo e de Estado estarem centradas em uma única autoridade, exercendo mandato (go-verno por um prazo fixo) e só podendo ser derruba-do em situações excepcionais que configurem crime de responsabilidade (mediante processo de impe-achment). Nesse regime, os poderes Executivo, Legis-lativo e Judiciário funcionam em harmonia, mas de forma autônoma.

O sistema de governo que corresponde ao texto cita-do acima é

A) o parlamentarismo; B) a monarquia; C) o presidencialismo; D) o absolutismo.

(6)

CARTÃO DE RESPOSTAS

RASCUNHO

Questão/resposta 1 A B C D 2 A B C D 3 A B C D 4 A B C D 5 A B C D 6 A B C D 7 A B C D 8 A B C D 9 A B C D 10 A B C D Questão/resposta 11 A B C D 12 A B C D 13 A B C D 14 A B C D 15 A B C D 16 A B C D 17 A B C D 18 A B C D 19 A B C D 20 A B C D

Referências

Documentos relacionados

Você SOMENTE poderá se retirar definitivamente da sala de prova após transcorrido o tempo de 90 (noventa) minutos do início desta. Ao terminar a prova, entregue ao fiscal de sala

Você SOMENTE poderá se retirar definitivamente da sala de prova após transcorrido o tempo de 90 (noventa) minutos do início desta. Ao terminar a prova, entregue ao fiscal de sala

A Norma Regulamentadora nº 10 (NR 10) define os limites em que uma instalação em cor- rente alternada é considerada de baixa tensão. QUESTÃO 17) Em instalações

Claudia Costin Venho de uma família de leitores, via meus pais com frequência lendo em seu tempo de lazer. Isso me ajudou a ter na leitura um hábito e fonte de

A) a temperatura deve ser verificada no período da manhã assim que os funcionários chegam, no meio da tarde e 10 minutos antes do término do expedien- te. B) no

A) Laranja; alta velocidade do veículo no momento da colisão, apresenta dor moderada em maléolo direito e um sangramento contínuo, porém de pequena intensidade, história de

2 – Os efeitos agudos são subdivididos em respostas observadas durante o exercício (também chamadas de per exercício) e respostas observadas após o exer- cício (também

Acho que foi o Hemingway quem disse que olhava cada coisa à sua volta como se a visse pela última vez. Pela últi- ma ou pela primeira vez? Pela primeira vez foi outro escri- tor