• Nenhum resultado encontrado

SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO Ciências Contábeis - EAD

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO Ciências Contábeis - EAD"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO

Ciências Contábeis - EAD

1) Perfil do curso

Trata-se de um Curso desenvolvido na modalidade à distância, condição que possibilita ao aluno realizar os estudos em local de sua escolha, sendo-lhe exigidos apenas os

necessários deslocamentos para os pólos onde são cumpridas as atividades presenciais previstas – abertura do semestre e realização das avaliações presenciais. Além de

promover a inclusão de alunos que, normalmente, teriam dificuldades de acesso ao ensino superior, na sua forma presencial, o Curso busca otimizar o uso das tecnologias da informação e da comunicação, na difusão de bens e conhecimentos e na proposição de arranjos didático-pedagógicos, consoantes com a visão de base interacionista assumida na orientação e avaliação do processo ensino e aprendizagem.

As exigências, cada vez maiores e diversificadas, do mundo do trabalho e a extraordinária expansão do ensino básico e médio verificada no Brasil nas últimas décadas geraram um aumento da demanda por ensino superior e uma grande pressão pelo incremento de vagas.

O público-alvo do Curso proposto apresenta um perfil bastante adequado à modalidade do ensino a distância: muitos operam microcomputadores, conectados à Internet, como resultado das pressões e exigências atuais do mundo do trabalho, desenvolvendo, assim, habilidades específicas na manipulação de tratamento de dados e informações. É constituído, em grande parte, de profissionais que já atuam na área e que são, certamente, mais disciplinados e autônomos. Como profissionais, têm um interesse primordial na aquisição de novos patamares de conhecimentos ligados à sua prática de trabalho.

A oferta de um curso de graduação a distância em Ciências Contábeis agrega a atual oferta do mesmo curso de graduação da PUC Minas, circunscrita à Grande Belo Horizonte, nas Unidades Coração Eucarístico, São Gabriel, Contagem e Barreiro e ausente no interior do Estado. Deve ser enfatizado, aqui, que menos de 5% dos municípios mineiros são hoje atendidos pela oferta existente. A modalidade pode representar um incremento significativo na base de demanda do curso, estacionada há muitos anos na faixa de 01 a 02 alunos por vaga, tanto na PUC Minas quanto em outras instituições de ensino.

O curso conta com o apoio institucional e logístico do CRC-MG, presente em 98 municípios de Minas Gerais, através de representantes e delegacias. Esse apoio do órgão máximo de representação dos profissionais em Contabilidade no Estado de Minas Gerais – na realização de ações como, por exemplo, divulgação do curso entre seus membros registrados, disponibilização das Delegacias Regionais, se necessário, como Centro de Apoio, entre outros – confere maior visibilidade ao curso, possibilita um melhor suporte

(2)

local aos alunos, representando, para a Universidade, uma valiosa e indispensável aproximação com o mundo do trabalho.

2) Atividades complementares

A formação complementar é fruto da participação do aluno, durante o período de realização do seu curso de graduação, em atividades que não estão inseridas na grade curricular, mas, que reconhecidamente contribuem para o desenvolvimento de conhecimentos e competências relevantes para a sua formação acadêmica e profissional e que, por essa razão, são integradas ao seu currículo escolar.

A incorporação das 100 horas de formação complementar ao currículo 14501 do Curso de Ciências Contábeis tem como fundamento a necessidade de promover maior integração entre ensino, pesquisa e extensão, por meio do estímulo aos alunos no sentido de exercitarem práticas de estudo independente, que enriqueçam seu currículo. Desse modo incentiva-se sua participação em atividades que contribuam para o fortalecimento da articulação entre teoria e prática e para uma sólida formação como profissional e cidadão.

3) Representação gráfica de um perfil de formação

O currículo do curso de Ciências Contábeis está organizado tendo em vista demandas socioculturais concretas, especialmente as necessidades daqueles profissionais que já se encontram no mercado de trabalho e que desejam graduar-se na sua área de atuação. Tratou-se, assim, de um grande desafio: propor um currículo que, superando a visão elitista e, portanto, excludente, da organização dos tempos e espaços acadêmicos, busque encontrar alternativas mais adequadas, inclusivas, que viabilizem a ampliação de acesso ao conhecimento e aos bens culturais daqueles profissionais que, por razões múltiplas, ainda não se graduaram.

Os conteúdos integrantes da formação do profissional de Ciências Contábeis, quando organizados com estruturas conceituais e metodológicas compartilhadas por várias disciplinas, têm um efeito altamente positivo sobre a aprendizagem do aluno. Acredita-se, portanto, que esse modo de trabalho – de natureza interdisciplinar – habilita, melhor, o aluno para detectar, analisar e solucionar problemas a serem enfrentados ao longo de sua formação.

(3)

CURSO DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS – 3000 h

PERÍODO FORMAÇÃO PROFISSIONAL

2610 h PRÁTICA PROFISSIONAL 230h ATIV. COMPLE- MENTARES 100h4 Componentes Curriculares C. H. Pré-requisitos

Matemática 60h -

Contabilidade Integrada I 90h -

Teoria da Contabilidade 60h -

(285 h)

Produção e Compreensão de Textos 75h -

- -

Componentes Curriculares C. H. Pré-requisitos

Filosofia I 60h -

Introdução ao Estudo de Ciências

Sociais 60h -

Instituição de Direito Público e

Privado 60h -

Metodologia do Trabalho Científico 45h -

(315 h)

Contabilidade Integrada II 90h Contabilidade Integrada I

- -

Componentes Curriculares C. H. Pré-requisitos

Administração Contemporânea 60h - Direito Empresarial 60h Filosofia II 60h - Matemática Financeira 60h - Estatística 60h - (360 h)

Gestão de Custos I 60h Contabilidade Integrada II

-

-

Componentes Curriculares C. H. Pré-requisitos

Métodos Quantitativos 60h Estatística

Gestão e Controle Financeiro 90h Matemática Financeira

Gestão de Custos II 60h Gestão de Custos I

Economia 90h -

(360 h)

Contabilidade de Instituições

Financeiras e Mercado de Capitais 60h Contabilidade Integrada II

-

-

Componentes Curriculares C. H. Pré-requisitos

Direito Tributário 60h -

Direito Previdenciário e Trabalhista 60h -

Sistemas Contábeis 90h Contabilidade Integrada II

Cultura Religiosa 90h - (360 h) Estágio 60h - - -

Componentes Curriculares C. H. Pré-requisitos Contabilidade e Planejamento

Tributário I 60h Contabilidade Integrada II

Contabilidade e Controladoria em

Agro Negócios 60h Sistemas Contábeis

Controladoria e Noções de

Contabilidade Internacional 60h Contabilidade Integrada II Administração Estratégica e Logística 90h -

(400 h)

Introdução à Ciência Atuarial 60h -

Estágio

70 h -

Componentes Curriculares C. H. Pré-requisitos Contabilidade e Planejamento

Tributário II 60h

Contabilidade e Planejamento Tributário I Orçamento, Contabilidade e

Controladoria Governamental I 60h Direito Tributário Contabilidade entre Empresas e

Gerencial I 60h Contabilidade Integrada II

Contabilidade e Responsabilidade

Empresarial 60h Contabilidade Integrada II

(410 h)

Auditoria Geral e de Sistemas 90h Sistemas Contábeis

Estágio

80 h -

Componentes Curriculares C. H. Pré-requisitos Orçamento, Contabilidade e

Controladoria Governamental II 60h

Orçamento, Contabilidade e Controladoria Governamental I Contabilidade entre Empresas e

Gerencial II 60h

Contabilidade entre Empresas e Gerencial I

Contabilidade, Controle e Gestão

Tributária 90h

Contabilidade e Planejamento Tributário II Análise dos Demonstrativos

Contábeis 60h Contabilidade Integrada II

(410 h) Perícia e Arbitragem 60h - Estágio 80 h 4

As Atividades Complementares poderão ocorrer em qualquer etapa do Curso, desde que aprovadas previamente pelo Colegiado.

(4)

4) Perfil do egresso

O curso visa a possibilitar a formação de cidadãos reflexivos, conscientes de seu papel em nossa sociedade, capazes de atuar produtivamente e comprometidamente em seus ambientes sociais e em suas atividades profissionais.

Pressupõe-se uma educação aberta ao diálogo e ao desenvolvimento do espírito crítico, ao processo de formação de uma pessoa humana disposta a viver e a trabalhar numa sociedade solidária e inclusiva;

Enfatiza-se uma educação que ajude o aluno no desenvolvimento de capacidades como a de adaptar-se a um novo contexto de trabalho mais participativo, de natureza mais reflexiva, em substituição ao simples treinamento para tarefas mais específicas;

Busca-se contribuir para o desenvolvimento total do aluno, enquanto pessoa humana, promovendo a construção de pensamentos autônomos e críticos, com vistas a possibilitar-lhe formular seus próprios juízos de valor, para que seja capaz de decidir, por si mesmo, como agir diante dos diferentes desafios da vida.

O aluno deverá ser capaz e ter habilidades para utilizar adequadamente a terminologia e a linguagem das Ciências Contábeis; elaborar demonstrações contábeis e relatórios gerenciais de natureza econômico-financeira; desenvolver uma visão interdisciplinar no exercício das atividades contábeis; organizar, processar, interpretar e fornecer informações contábil-gerenciais estratégicas, para a tomada de decisões, quaisquer que sejam os modelos organizacionais; traduzir informações contábeis, em linguagem acessível aos diversos usuários; liderar e articular, no âmbito nacional, mudanças inerentes ao cenário econômico; ter visão global dos negócios e das atividades empresariais na sociedade atual; contribuir para a solução de problemas inerentes à área contábil e dar respostas adequadas a situações contingentes e liderar e articular equipes multidisciplinares na coleta e sistematização de dados.

5- FORMA DE ACESSO AO CURSO

O ingresso nos cursos da Universidade é realizado mediante processo seletivo ou aproveitamento de estudos.

Por processo seletivo entende-se a admissão aos cursos de graduação e seqüenciais, aberto a candidatos que hajam concluído o ensino médio ou equivalente, nos termos do disposto na legislação aplicável, no Estatuto da Universidade e no Regimento Geral, e conforme as normas e critérios regulamentados pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Por aproveitamento de estudos entende-se a admissão por meio de:

 transferência de aluno de outra instituição de ensino superior: A Universidade poderá aceitar transferência de aluno procedente de cursos idênticos ou afins aos seus, mantidos por instituições nacionais de ensino devidamente autorizadas ou reconhecidas nos termos da legislação vigente, ou por instituições idôneas de países estrangeiros;

 ingresso de portadores de diploma de curso superior que desejam obter novo título:

Poderá ser aceita a matrícula de portadores de diploma de curso superior devidamente registrado para obtenção de novo título;

 complementação de estudo, para obtenção de nova habilitação, em um mesmo curso de

graduação: O diplomado que desejar a obtenção de nova habilitação ou ênfase no mesmo curso em que se graduou, poderá requerer matrícula para complementação de estudos,

(5)

verificada a existência e a oferta de vagas, definidas pelo Colegiado de Coordenação Didática do Curso;

 ingresso de alunos estrangeiros, mediante convênio cultural do Brasil com outros países e

demais convênios acaso assinados pela PUC Minas;

 ingresso de ex-alunos que abandonaram o curso ou cancelaram sua matrícula, nos termos

do Regimento Geral;

 reopção: Poderá requerer reopção o aluno que esteja regularmente matriculado na

Universidade no semestre letivo em que solicitar a reopção, e que pretenda transferir-se para curso da mesma área daquele em que se acha matriculado;

 transferência interna: Poderá requerer transferência interna o aluno que esteja

regularmente matriculado na Universidade no semestre em que solicitar a transferência e que pretenda transferir-se para curso de área diversa do seu.

O detalhamento das formas de ingresso e critérios específicos para a admissão na Universidade integra as Normas Acadêmicas do Ensino de Graduação e dos cursos Seqüenciais da PUC Minas, documento aprovado pela Resolução nº 15/1989, de 22 de janeiro de 1989, e alterado pela

Resolução nº. 23/2004, de 13 de dezembro de 2004, e pela Resolução nº. 12/2005, de 02 de dezembro de 2005 em reuniões do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.

As vagas para o processo seletivo são estabelecidas em edital e normatizadas pela Pró-Reitoria de Graduação e pela Comissão Permanente do Vestibular, após o levantamento feito pelo órgão responsável pelo registro acadêmico e Secretarias de Unidades.

A efetivação da matrícula é feita de acordo com a definição de currículo estabelecida pelo Colegiado de Coordenação Didática do Curso, respeitada a disponibilidade de vagas nas disciplinas, após a matrícula dos alunos regulares.

6) Sistema de avaliação do projeto do curso

A Universidade – por meio da PUC Minas Virtual – vem utilizando, na maioria de seus cursos, as seguintes mídias: Internet (para a construção de ambientes virtuais de aprendizagem, que viabilizem interações síncronas e assíncronas), material impresso, vídeos, vídeo-conferência (como recurso de ampliação e de enriquecimento dos conteúdos ministrados), CD-ROM, correio (apenas como meio de envio do material didático ao aluno), telefone e, complementarmente, o fax.

A opção pela utilização preferencial da web fundamentou-se em seu grande potencial interativo e em sua capilaridade. A flexibilidade desse ambiente contribuiu – e continua contribuindo – para o desenvolvimento de um Sistema de Gestão Acadêmica, que permite uma real articulação entre as bases pedagógicas do projeto de EAD e a tecnologia que dá suporte ao desenvolvimento dos cursos.

Entre as estratégias viabilizadas por esses recursos, que mostram a adequação dessa plataforma à visão construtivista de uma educação a distância – opção da PUC Minas –, destacam-se:

a) A oportunidade de um diálogo pedagógico constante, entre o professor e os estudantes, de tal forma que o professor pode contribuir, efetivamente, na condição de

(6)

mediador do processo de construção do conhecimento do aluno, para a criação de condições mais adequadas e profícuas para a aprendizagem.

b) A revisão das atividades do aluno pelo professor/tutor, dando aos estudantes retornos que reforcem ou reorientem o percurso de sua aprendizagem. É importante que se levem em conta os esquemas de conhecimento prévio dos alunos, tomando-os como ponto de partida para a formação de novos significados e sentidos. É com base nessas observações que se torna possível regular a quantidade e complexidade do conteúdo a ser trabalhado, progressivamente, com os alunos.

c) O desenvolvimento da autonomia dos alunos, ao longo do processo de ensino-aprendizagem. Para que isso aconteça, é fundamental que o professor/tutor acompanhe, efetivamente, o processo, orientando os estudantes, oferecendo-lhes suportes e pistas que os auxiliem a alcançar um novo patamar de conhecimento, o que, por certo, não ocorreria sem essa intervenção.

d) A realização de ajustes no desenvolvimento do trabalho pedagógico, quando necessários, a partir da análise dos resultados de um processo avaliativo continuado. e) A criação de ambientes de aprendizagem favorecedores de uma experiência

educativa rica em oportunidades de desenvolvimento cognitivo e socioafetivo dos alunos.

A concepção interacionista e construtivista do processo ensino-aprendizagem exige o aperfeiçoamento progressivo dos recursos tecnológicos, com vistas a ampliar as possibilidades de interação no ambiente virtual e de integração desse ambiente com outras mídias, buscando sempre uma coerência com a concepção de conhecimento que permeia o projeto de educação a distância institucional.

7) Sistema de avaliação do processo de ensino e aprendizagem

A concepção construtivista que acompanha o desenvolvimento do curso tem como base a experiência social de interação pela linguagem e pela ação. Entende-se, assim, que o indivíduo atua efetivamente como agente de seu próprio conhecimento, construindo significados e definindo o sentido e a representação da realidade, a partir de suas experiências e vivências em diferentes contextos de interação com outras pessoas. Esse processo, a ser mediado pela ação docente, pela tutoria e pelo uso das tecnologias, pretende propiciar o desenvolvimento da autonomia do sujeito, na construção do conhecimento, condição basilar para a sua atuação em cursos a distância. Nessa perspectiva, processos de ensino e aprendizagem e avaliação constituem articulações indissociáveis.

A avaliação prevista para o curso se entrelaça em três formas complementares: diagnóstica, formativa e somativa.

A avaliação diagnóstica visa não só a analisar as particularidades e necessidades socioculturais do grupo de alunos a ser atendido (cidade, região, curso médio realizado, atuação profissional, entre outras), como também a compatibilização do potencial de cada

(7)

meio de comunicação e de informação para o desenvolvimento do curso. Essa forma de avaliação procura, portanto, dar respostas à realidade desvendada, de modo a propiciar uma objetividade maior no processo de interação com os alunos, o que resultará na escolha das estratégias de ensino, organização de horários para interação síncrona, seleção de ferramentas didáticas.

A avaliação formativa se dá ao longo do processo ensino e aprendizagem, tornando possível observar e compreender, mais metodicamente, o desempenho de cada aluno, de modo a ocorrer um ajuste, de maneira sistemática e individualizada, das intervenções pedagógicas e das situações didáticas, de tal forma que sejam ampliadas as chances de aprendizagem dos alunos.

Uma contribuição importante da avaliação formativa é tornar possíveis intervenções diferenciadas, por parte do professor, buscando acompanhar o percurso do aluno, de modo individualizado, sem, contudo, isolá-lo de seus pares. Essa atitude, tendo em vista a matriz epistemológica do curso, resulta do reconhecimento da diversidade dos aprendizes, da consideração da heterogeneidade real de cada turma, expressa pela manifestação dos conhecimentos prévios disponíveis nos alunos. A diversidade, sempre uma realidade em qualquer grupo humano, requer flexibilidade e consistência no material didático, para que os alunos, mesmo estando em diferentes níveis, sejam capazes de interagir com ele, individualmente ou mediante trabalhos coletivos, enriquecendo o seu conhecimento através de sua leitura e estudo.

Já a avaliação somativa, como seu próprio nome indica, visa “somar” os valores atribuídos às diversas atividades, inserindo esse resultado para o aluno, ao final de uma disciplina, de um período, de um programa, de um projeto ou de um curso, numa escala de valores. Possui um sentido tradicional, no qual avaliação e mensuração se equiparam. Serão usados portifólios, trabalhos interdisciplinares, auto-avaliação e provas, entre outros instrumentos de avaliação do processo ensino-aprendizagem. As provas constituem, evidentemente, um instrumento eficiente de avaliação de conteúdos. Os resultados que elas fornecem, entretanto, precisam ser comparados com o desempenho dos alunos no dia-a-dia, levando em conta as perguntas que são capazes de formular, as respostas que dão a situações-problema, as informações que trazem para o espaço da sala de aula virtual etc.

8) Trabalho de Conclusão de Curso

A metodologia para a elaboração do Projeto Empresarial é estruturada na disciplina

Metodologia do Trabalho Científico, no início do curso, em que são apresentadas as

concepções da pesquisa científica, suas formas e procedimentos.

Na disciplina Estágio no 5º período, será oferecido ao aluno suporte metodológico e técnico para o desenvolvimento de seu projeto, que deverá resultar em um Relatório de Estágio, no formato de monografia, com entrega final na 1ª prova presencial no 8º

(8)

No 6º e no 7º período, o aluno deverá desenvolver a monografia a partir do projeto, elaborando o estudo de caso, descrevendo a realidade da empresa, as propostas de solução para o problema, culminando com as conclusões e recomendações visualizadas e possíveis de serem implementadas. O conteúdo a ser desenvolvido nesses dois períodos é uma fase muito importante do processo e inclui pesquisas sobre o ambiente externo como forma de melhor fundamentar o referencial teórico, compreendendo as referências conceituais e as pesquisas realizadas, permitindo assim a comparação com a realidade da empresa objeto do estudo de caso e a proposta de solução e viabilidade do projeto.

9) Estágio Curricular

O Estágio Curricular Supervisionado é uma atividade pedagógica e profissional que objetiva integrar as teorias científicas às práticas profissionais do mercado empresarial, promovendo o desenvolvimento, pelos alunos, de um projeto empresarial que venha ampliar a base de seus conhecimentos e ensejar a interdisciplinaridade da estrutura curricular do curso de Graduação a Distância em Ciências Contábeis. É o momento para a integração entre a teoria e a prática, visando ao desenvolvimento do aluno e o conhecimento da realidade empírica - o que existe e pode ser percebido, conhecido por intermédio da experiência.

O Estágio Curricular Supervisionado é o instrumento que viabiliza a formação de um profissional crítico e criativo, em condições de efetuar análises ampliadas e explorar oportunidades nas diferentes áreas das Ciências Contábeis. No Manual do Aluno PUC Minas, o estágio curricular é definido como o componente fundamental para a formação profissional, pois a atual legislação educacional orienta que a educação compreenda processos formativos, os quais não se limitam ao espaço da universidade e reconhece a importância da formação articulada com o mundo do trabalho.

Em resolução específica do Conselho Nacional de Educação1, é estabelecido que o estágio curricular é um componente direcionado para a consolidação dos desempenhos profissionais desejados, inerentes ao perfil do formando, devendo ser orientados de acordo com os resultados teórico-práticos gradualmente revelados pelo aluno, sendo avaliados e considerados concluídos, quando atendidos os padrões de qualidade e os domínios indispensáveis ao exercício da profissão.

No Curso de Graduação em Ciências Contábeis da PUC Minas Virtual, o Estágio

Curricular Supervisionado tem uma proposta inovadora que, de acordo com o Projeto

Pedagógico do curso, focaliza a articulação da teoria com a prática, proporcionando instrumentos didáticos e orientações aos alunos que ainda não trabalham, o contato profissional que possibilite seu ingresso no mercado de trabalho e aos alunos já engajados no mercado de trabalho, o aprimoramento de habilidades já utilizadas, bem como o desenvolvimento de novas habilidades para seu crescimento profissional.

Referências

Documentos relacionados

Os trabalhos publicados nas revistas apresentam uma discussão mais aprofundada e abrangem pesquisas que abordaram as relações étnico-ra- ciais nos cursos de formação inicial

Os testes de desequilíbrio de resistência DC dentro de um par e de desequilíbrio de resistência DC entre pares se tornarão uma preocupação ainda maior à medida que mais

Para colocar a ideia de uma nova forma de administrar a UECE, aqui defendida pela chapa EM DEFESA DA UECE, será consolidado um Plano de Trabalho com os diversos segmentos da

Assim, propomos que Associação dos Ursos de São Paulo realizará o “Concurso de Mr.Bearman” com objetivo de eleger o belo urso que reúna beleza física e

Após criteriosa avaliação das 10 candidatas finalistas, a Comissão Julgadora divulgará o resultado do Concurso que elegerá os primeiro, segundo lugares do Concurso Miss BH

As 10 finalistas selecionadas pela Comissão Organizadora para participar do concurso Miss BH Tattoo 2016 deverão participar do desfile, a ocorrer no dia 09/04/16 (sábado), às

O doutrinador ressalta os valores de justiça, que conferem propriedade a quem teve interesse em possuir e utilizar do bem, fazendo com que o mesmo exerça sua função

Para atingir os objetivos institucionais e do Curso de Ciências Contábeis, tanto o PDI quanto Projeto Pedagógico de Curso foram elaborados tomando por base o perfil do