• Nenhum resultado encontrado

GUIA RÁPIDO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GASTRONOMIA EAD

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GUIA RÁPIDO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GASTRONOMIA EAD"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

GUIA RÁPIDO DO CURSO SUPERIOR DE

TECNOLOGIA EM

(2)

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

ESCOLA DE TURISMO E HOSPITALIDADE

Fundada em 1970 com o intuito de oferecer o primeiro curso superior de Turismo do Brasil, a Universidade Anhembi Morumbi ampliou sua oferta de cursos em diferentes áreas durante a década de 80. Credenciada como universidade na década de 90, inaugurou seu segundo câmpus, localizado na região da Mooca, para oferta concentrada de cursos na área da Saúde. Nas duas primeiras décadas do novo milênio, a Universidade continuou sua trajetória de expansão com o lançamento de novos câmpus – Morumbi, Vale do Anhangabaú, Paulista 1 e Paulista 2 – e polos de educação a distância em diversas regiões.

Ao longo de sua história, a Anhembi Morumbi tornou-se reconhecida pela oferta de cursos inéditos como: Gastronomia, Aviação Civil, Design Digital, Quiropraxia, entre outros.

Em 2005, torna-se uma universidade internacionalizada ao integrar a Rede Internacional de Universidades Laureate, dinamizando ainda mais o binômio “criatividade e inovação” que sempre esteve presente na Anhembi Morumbi. Com a internacionalização, passou a oferecer aos estudantes a oportunidade de formação e atuação mundial por meio de programas exclusivos de intercâmbio para complemento de suas matrizes curriculares, múltipla diplomação, estágio internacional, entre outros.

Situada em São Paulo, a Anhembi Morumbi conta, atualmente, com mais de 31 mil estudantes em Cursos Superiores de Tecnologia, de Graduação, Pós-graduação Lato Sensu, nas modalidades presencial e a distância, além de Pós-graduação Stricto Sensu e cursos de Extensão.

A Universidade tem como missão “Prover educação de alta qualidade, formando líderes e profissionais capazes de responder às demandas do mundo globalizado e contribuir para o progresso social com espírito empreendedor e valores éticos”. Sua visão é: “Consolidar a posição de liderança no Ensino Superior em todas as áreas de conhecimento em que atua, formando o maior número de profissionais diferenciados, por meio da excelência acadêmica, inovação e internacionalidade”.

Nossos valores modelam nossas ações, potencializando ainda mais resultados sempre voltados à educação e à excelência acadêmica, assegurando a perenidade de nossa Instituição, que valoriza o Respeito à Diversidade, o Trabalho em Equipe, a Inovação, o Foco em Resultado, a Responsabilidade Corporativa, o Compromisso Social, a Ética, Transparência e a Paixão.

A Escola de Turismo e Hospitalidade reúne cursos destinados à formação de profissionais com uma visão integrada de diferentes aspectos da hospitalidade: negócios, relações humanas e sustentabilidade.

Sob a ótica dos negócios, os cursos se concentram no ensino de técnicas e no estudo dos modelos de gestão das organizações envolvidas com o receber humano, as estratégias e ferramentas utilizadas para atração de clientes e obtenção de vantagens competitivas. A área de Negócios em hospitalidade abrange diversos segmentos produtivos, como hospedagem, serviços de alimentação, transportes, entretenimento, eventos, shopping centers, bancos, clubes, atrações turísticas, museus, galerias, teatros, instalações esportivas, entre outros.

(3)

SOBRE O CURSO

Na sociedade contemporânea, a compreensão da complexidade das relações humanas é um fator estratégico tanto para a criação de vínculos com clientes e demais stakeholders, como para o desenvolvimento de relações pessoais visando à melhoria da qualidade de vida nas comunidades. Como todos os egressos da Universidade Anhembi Morumbi, aqueles que se formam na Escola de Turismo e Hospitalidade tornam-se líderes e profissionais capazes de responder às demandas do mundo globalizado e contribuem para o progresso social com espírito empreendedor e valores éticos. Essa escola vivencia um período bastante positivo, com a ocorrência de megaeventos como a Copa do Mundo em 2014, as Olimpíadas em 2016, a candidatura da cidade de São Paulo para a Expo 2020 que trazem promissoras oportunidades para seus egressos.

Os cursos oferecidos são:

• Bacharelados em Turismo e em Hotelaria

• Cursos Superiores de Tecnologia em Gastronomia e em Eventos (presenciais);

• Cursos Superiores de Tecnologia em Gastronomia, em Eventos e em Hotelaria (EAD);

• Pós-Graduação Lato Sensu: Asset Management em Negócios de Hospitalidade; Gastronomia; Gestão de Alimentos e Bebidas; Gestão Estratégica de Eventos; Gestão e Marketing de Entidades Esportivas;

• Pós-Graduação Stricto Sensu: Mestrado em Hospitalidade.

Para o desenvolvimento das habilidades e competências propostas em cada um dos cursos, destaca-se o Centro de Turismo e Hotelaria, além do Centro de Gastronomia, disponíveis nos câmpus Vila Olímpia e Centro, bem como os laboratórios com softwares como o Sabre, fundamental para profissionais de qualquer área de Hospitalidade.

A cumpre com seu papel de ensino por intermédio de seus cursos regulares, bem como com a pesquisa, notadamente com a atuação dos professores do Mestrado em Hospitalidade junto aos cursos de bacharelado e de tecnologia e com a extensão, com projetos integrados à comunidade, como o Capacitar São Paulo e o Gastromotiva.

Escola de Turismo e Hospitalidade

Com o crescimento do setor de turismo e hospitalidade em todo o mundo, o Brasil incluído, houve uma expansão de investimentos na capacitação de profissionais, melhorando efetivamente a qualidade dos serviços.

Em São Paulo, há um dos maiores e melhores núcleos gastronômicos do mundo, onde a base econômica representada pela industrialização está ligada ao setor de prestação de serviços, notoriamente aqueles envolvidos na área de hospitalidade.

Desse modo, há uma necessidade expressiva de uma formação a nível superior, com profissionais em áreas específicas e fundamentados nessa premissa a Universidade Anhembi Morumbi pesquisou o mercado de Alimentos e Bebidas no Brasil e no mundo, visando a criação em 1999 do primeiro Curso Superior de Gastronomia do país, criado na ocasião como um curso superior de formação específica (sequencial).

O Projeto Pedagógico do Curso de Gastronomia contou com assessoria técnica-pedagógica dos profissionais pertencentes a diversas instituições de ensino superior internacionais, além de realizar diversas pesquisas em várias escolas de gastronomia e hotelaria internacionais e nacionais. Essas consultorias e pesquisas ofereceram subsídios e sustentação à criação e ao desenvolvimento da primeira matriz curricular, bem como a operacionalização estrutural do Centro de Gastronomia, formado por cozinhas pedagógicas que constituem laboratórios culinários de alta qualidade, sendo reconhecidos como um dos melhores ambientes tecnológicos da América Latina. Além das instalações, o curso conta a experiência de um corpo docente comprometido com o curso e com a Universidade.

A matriz curricular, ainda que baseada fortemente em subsídios de pesquisas, sobretudo, internacionais foi adaptada à realidade brasileira, incentivando o uso criativo dos ingredientes nacionais.

(4)

• Riqueza de conteúdo: o material didático é composto por conteúdos exclusivos produzidos por professores e profissionais de destaque, acompanhados de recursos multimídia variados;

• Conhecimento aplicado: todas as atividades a cumprir têm caráter aplicado;

• Encontros presenciais: para realização das avaliações práticas nos laboratórios do curso de Gastronomia da Universidade Anhembi Morumbi, com frequência bimestral, no qual todos os alunos se reúnem com os chefs do curso para verificação prática dos conhecimentos apreendidos. •

Em 2007, o curso de Gastronomia passou a integrar a modalidade de Curso Superior de Tecnologia, agregando aspectos relacionados a essa área de formação, com compromissos claros de formação profissional baseada em competências.

Em 2009, em razão do sucesso crescente do curso iniciou-se a concepção do projeto pedagógico da modalidade a distância, com vistas a tornar o curso acessível àquelas pessoas com necessidade de flexibilidade para estudar e se aprimorar profissionalmente na área de Gastronomia.

O Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia (EAD) da Universidade Anhembi Morumbi foi concebido com base na experiência obtida no curso pioneiro presencial ministrado há uma década que contabiliza muitos alunos, atuando como chefs e em outras posições de destaque no mundo profissional da Gastronomia e Hospitalidade.

O Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia (EAD) alia um projeto pedagógico moderno e a flexibilidade característica de um curso a distância, sem abandonar o desenvolvimento de habilidades fundamentais a essa formação profissional.

O aspecto diferencial é a oferta integral do curso na modalidade a distância, orientado para alunos cuja atuação profissional exige ampla flexibilidade e que possuem um perfil destacadamente disciplinado.

A seguir alguns diferenciais do curso:

O curso propõe desenvolver habilidades e competências em cozinha com ênfase em cozinha clássica internacional. Além disso, se dedica à capacitação gerencial de negócios na área de alimentos e bebidas, marcada por uma visão empreendedora e que visa à viabilização de empreendimentos próprios e a gestão de restaurantes, buffets, hotéis e outros segmentos do ramo de alimentos e bebidas.

OBJETIVOS DO CURSO

GERAIS

Desenvolver habilidades e competências em cozinha geral e internacional, com componente gerencial de alimentos e bebidas, de modo a operar com técnica, criatividade e eficiência, em restaurantes e outras organizações do segmento de hospitalidade e do ramo alimentício.

• Desenvolver competências em turismo e hospitalidade nos alunos, tornando-os aptos a conhecer os fundamentos dos serviços de hospitalidade;

ESPECÍFICOS

• Aprimorar a competência de negócios em turismo e hospitalidade, permitindo a compreensão e o inter-relacionamento das diversas funções gerenciais que suportam a área;

• Contribuir para o desenvolvimento de práticas e habilidades, valendo-se, sobretudo, de disciplinas de cunho prático relacionadas aos diversos tipos de cozinha necessários a formação de gestores do ramo de alimentos e bebidas.

O Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia (EAD) destina-se a estudantes que desejam ou necessitam de uma formação superior ou de atualização em gastronomia; para aqueles que não têm agenda compatível para frequentarem o curso presencial, motivado por questões profissionais ou de ordem pessoal, necessitando da flexibilidade proporcionada pelas metodologias de educação a distância ou a estudantes de maneira geral que possuam disciplina para conduzir seus próprios estudos.

(5)

MATRIZ CURRICULAR (GRADE 2013)

PERÍODO DISCIPLINA 80 80 40 CH

CARGA HORÁRIA TOTAL: 2.020

o

3

o

1

o

2

400 PERÍODO DISCIPLINA 40 80 80 80 80 CH 40 400 PERÍODO DISCIPLINA 80 80 80 80 CH 400 60

o

4

PERÍODO DISCIPLINA 40 CH 80 80 80 40 400 Comunicação e Expressão Cozinha de Carnes e Aves Habilidades Básicas de Cozinha Microbiologia, Higiene Alimentar e Legislação

Ciência dos Alimentos e Nutrição História e Patrimônio

80

60

Gestão de Pessoas

Gerenciamento de Alimentos e Bebidas Cozinha de Peixes e Frutos do Mar Garde Manger Panificação Café da Manhã Confeitaria Cozinha Asiática Cozinha Italiana Enologia e Harmonização Optativa 80 Cozinha Francesa Cozinha Mediterrânea Cozinha Regional Brasileira Eventos e Buffet

Operação de Restaurante

Empreendedorismo e Sustentabilidade 80

Estágio Profissional: Gastronomia Atividades Complementares

300

(6)

o

DISCIPLINAS – 1 SEMESTRE

COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO – 80h

COZINHA DE CARNES E AVES – 80h

HABILIDADES BÁSICAS DE COZINHA – 80h

MICROBIOLOGIA, HIGIENE ALIMENTAR E LEGISLAÇÃO – 60h

CIÊNCIA DOS ALIMENTOS E NUTRIÇÃO – 60h

o

DISCIPLINAS – 2 SEMESTRE

GESTÃO DE PESSOAS – 80h

GERENCIAMENTO DE ALIMENTOS E BEBIDAS – 80h

A disciplina aborda aspectos relacionados à organização de textos produzidos em diferentes linguagens. Fornece subsídios teóricos e práticos para a produção de textos coerentes, compreensão da intertextualidade, tipos de texto e gêneros de discurso, relacionando-os a seus contextos de produção e recepção.

A disciplina enfoca a introdução aos diversos tipos de carnes e aves utilizadas para a preparação de alimentos, bem como a aplicação das diversas técnicas de cocção, reconhecimento de temperaturas, finalização e montagem de pratos.

Trata de conceitos da hierarquia da cozinha e brigada de trabalho, além dos métodos tradicionais de preparo e manipulação da cozinha clássica. São exploradas as bases da cozinha para cocção de molhos clássicos e contemporâneos, sopas e fundos em geral, a cocção de vegetais, amidos e massas básicas, além de diversos tipos de vegetais, suas classificações, propriedades e técnicas de cocção.

Apresenta noções gerais sobre a microbiologia dos alimentos e sua importância na área da gastronomia, fontes de contaminação, fatores intrínsecos e extrínsecos, em síntese, os princípios do controle higiênico-sanitário nessa área. Aborda os procedimentos operacionais de higiene ambiental, pessoal, boas práticas de manipulação tomando-se como referência a legislação vigente.

Aborda conhecimentos, vivências e habilidades para a aplicação das técnicas de seleção, aquisição, armazenamento, conservação e preparo dos vários grupos de alimentos. Discute as transformações que os alimentos sofrem durante as operações a que são submetidos nos processos culinários para a garantia de um consumo alimentar prazeroso e saudável.

Trata da construção histórica do conceito de patrimônio (como legado ao patrimônio cultural) e do processo de patrimonialização dos bens, especificamente dos bens vinculados à alimentação, em sua dimensão histórica e cultural. Desenvolve dados históricos da alimentação, em sua dimensão histórica e cultural. Desenvolve dados históricos da alimentação e da gastronomia, além de problematizar o patrimônio como valor cultural, tanto em sua dimensão material quanto imaterial.

HISTÓRIA E PATRIMÔNIO – 40h

Discute os principais pressupostos teóricos que fundamentam as políticas e práticas da gestão de pessoas nas organizações e os impactos da sua operacionalização em diferentes instâncias organizacionais. São discutidos o planejamento e o processo de movimentação de pessoas,

desenvolvimento humano e organizacional, carreira, desempenho e remuneração, entre outros.

A disciplina aborda conceitos básicos na administração de empresas de restauração, abrangendo a gestão de processos com foco em fluxos operacionais e gestão organizacional, além de aprofundá-los, por meio da elaboração de fichas técnicas e estudo da atividade financeira e seus métodos de controle de custos.

(7)

COZINHA DE PEIXES E FRUTOS DO MAR – 40h

GARDE MANGER – 80h

PANIFICAÇÃO – 80h

o

DISCIPLINAS – 3 SEMESTRE

CONFEITARIA – 80h

COZINHA ASIÁTICA – 80h

COZINHA ITALIANA – 80h

ENOLOGIA E HARMONIZAÇÃO – 80h

A disciplina se dedica aos princípios básicos das preparações e serviços de Garde Manger ou Cozinha Fria, em hotéis, restaurantes e similares;

contemplando as principais atribuições referentes ao responsável por este setor, enfocando os conceitos clássicos e preparo de saladas, molhos, terrines, tendo como base as técnicas e critérios decorativos e na montagem de pratos.

A disciplina enfoca a introdução aos diversos tipos de peixes e frutos do mar, além das bases da cozinha quanto à manipulação, limpeza, cortes e aplicação de diversas técnicas de cocção, finalização e montagem de pratos.

Enfoca os princípios básicos da panificação, explorando a importância e o papel dos ingredientes nas diversas formulações dos pães, desenvolvendo técnicas e métodos de produção utilizando equipamentos próprios e específicos da área. Aborda ainda o papel do profissional e as exigências do mercado de trabalho.

CAFÉ DA MANHÃ – 40h

A disciplina explora o conhecimento das preparações e serviços de café da manhã em hotéis, flats, restaurantes e similares. A prática de cocção de ovos, bolos e alimentos que constituem o cardápio para um serviço de café da manhã, brunch, coffee break e similares.

A disciplina realiza uma abordagem histórica e prática da confeitaria. Explora as bases teóricas, princípios e técnicas da confeitaria clássica internacional, o desenvolvimento de suas produções e as novas tendências e técnicas da confeitaria contemporânea.

A disciplina apresenta os fundamentos e princípios da cozinha asiática, suas características gerais e particularidades regionais da China, Coreia, Japão, Tailândia, Índia e Vietnã. Discorre sobre produtos e ingredientes típicos, bem como a formatação e classificação de cardápios e serviços da gastronomia asiática.

A disciplina apresenta características históricas, geográficas e climáticas da Itália, com seus reflexos na gastronomia de cada região. Aborda aspectos conceituais, práticos e técnicos para a produção de um cardápio clássico italiano, composto de entradas, primeiros pratos, segundos pratos e sobremesas. Discorre ainda sobre produtos específicos.

Enfoca os princípios básicos da vitivinicultura e os principais países produtores de vinho, além da análise e degustação de vinhos. Explora fundamentos práticos que alicerçam a compreensão, análise, sugestão e serviço de vinhos. Aborda, também, os principais básicos de enogastronomia, ou seja, a arte de combinar vinho com comida.

(8)

COZINHA FRANCESA – 80h

o

DISCIPLINAS – 4 SEMESTRE

A disciplina enfoca o universo da cozinha clássica e regional francesa, suas características e particularidades regionais, aspectos geográficos e históricos que envolvem a cozinha francesa, complementado pela manipulação, métodos de cocção e apresentação de seus produtos típicos.

A disciplina identifica os processos históricos, geográficos e culturais dos países considerados mediterrâneos. Explora como cada um deles transforma seus alimentos e quais as bases e características principais de sua gastronomia.

A disciplina enfoca o universo da cozinha brasileira, suas características e particularidades regionais, complementado pela manipulação, métodos de cocção e apresentação de produtos regionais brasileiros.

A disciplina aborda o ambiente que envolve a área de eventos, desde a tipologia especifica utilizada em restaurantes e buffets, bem como a elaboração de eventos temáticos, considerando todas as relações existentes para a realização de um evento, como: montagem de salas, decoração, preparo de A&B e a relação com os colaboradores e fornecedores.

A disciplina propõe operacionalização de um restaurante em seus diversos setores, desde a tipologia específica utilizada até o estabelecimento de relações entre colaboradores e fornecedores. Propõe também a criação e o desenvolvimento de preparações culinárias, aplicação de técnicas de cocção, finalização, montagem de pratos e serviços.

Aborda o empreendedorismo e o papel do empreendedor, suas habilidades e características. São abordados os aspectos estratégicos, gerenciais e operacionais que subsidiam a elaboração do plano de negócios necessário à viabilidade de um empreendimento. Destaque é dado ao desenvolvimento sustentável, empreendedorismo ético e consumo responsável.

A disciplina contempla o desenvolvimento de atividades com o objetivo de familiarizar o aluno com a prática profissional, em situações reais de trabalho em restauração comercial.

Atividades práticas e/ou teóricas, relacionadas ao contexto do curso que contribuem na formação profissional mais ampla do aluno, envolvendo alternativa ou simultaneamente, produção, pesquisa, intercâmbio, visitas técnicas, participação em eventos e outras consideradas próprias ao curso.

COZINHA MEDITERRÂNEA – 80h

COZINHA REGIONAL BRASILEIRA – 80h

EVENTOS E BUFFET – 40h

OPERAÇÃO DE RESTAURANTE – 40h

EMPREENDEDORISMO E SUSTENTABILIDADE – 80h

ESTÁGIO PROFISIONAL – 300h

(9)

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

FREQUÊNCIA

A avaliação do desempenho escolar, além do aproveitamento, abrange também aspectos de frequência.

A Universidade adota como critério para aprovação a frequência mínima de 75% da carga horária total da disciplina. O estudante que ultrapassar esse limite está automaticamente reprovado na disciplina. Nas disciplinas e cursos a distância, a frequência é apurada a partir da completude das atividades propostas no ambiente de aprendizagem e seguem o mesmo critério para aprovação.

A Universidade Anhembi Morumbi desenvolve a avaliação de aprendizagem em duas etapas: N1 e N2. A N1 consiste em uma série de atividades desenvolvidas ao longo do semestre que permitem avaliar o estudante continuamente. A N2 consiste em uma prova presencial individual. A nota final do estudante (NF) é obtida a partir da média entre N1 e N2. É considerado aprovado o estudante que atingir média igual ou superior a 6,0 (seis). Nos cursos e disciplinas na modalidade a distância, a N2 corresponde a 60% da nota final.

O estudante tem direito a realizar prova de segunda chamada no caso de ter perdido a oportunidade de cumprir a prova na data estipulada, ou para fins de melhoria de nota. Se, eventualmente, for reprovado o estudante deverá cumprir novamente a disciplina em regime de dependência.

(10)

Você, estudante, é parte integrante da comunidade acadêmica da Anhembi Morumbi e pode desfrutar de toda infraestrutura que a Universidade oferece. São seis câmpus com instalações modernas, laboratórios de última geração, bibliotecas com acervo abundante, além de academias de ginástica.

• Vila Olímpia – Rua Casa do Ator, 275 – Vila Olímpia

• Centro – Rua Dr. Almeida Lima, 1.134 – Mooca

• Vale do Anhangabaú – Rua Líbero Badaró, 487 – Centro

• Morumbi – Av. Roque Petroni Jr., 630 – Morumbi

• Paulista 1 – Av. Paulista, 2.000 – Bela Vista

• Paulista 2 – Rua Treze de Maio, 1.266 – Bela Vista

DIREÇÃO / COORDENAÇÃO

DIREÇÃO DA ESCOLA DE TURISMO E HOSPITALIDADE

COORDENAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GASTRONOMIA EAD

ANHEMBI MORUMBI PARA VOCÊ

CÂMPUS

Profa.Dra. Elizabeth Kyoko Wada

Bolsista de Produtividade em Pesquisa – CNPq – modalidade 2, com a pesquisa Mobilidade Corporativa na América Latina, é Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1994), Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1989), Especialista em Administração Mercadológica pela EAESP/FGV (1982), graduada em Turismo pelo Centro Universitário Ibero Americano Unibero (1979) e em Comunicação Social - Relações Públicas pela Universidade de São Paulo (1980). É Diretora de Pós-Graduação Stricto Sensu, Coordenadora do Programa de Mestrado em Hospitalidade e Diretora da Escola de Turismo e Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi (Laureate International Universities). Atua como docente nas seguintes disciplinas: Gestão e Planejamento Estratégico em

Hospitalidade; Hospitalidade, Hostilidade e Stakeholders; Análise e Avaliação de Projetos Hoteleiros; Plano Estratégico de Marketing em Turismo; Tendências, Atualidades e Técnicas em Eventos. Tem experiência nas áreas de Turismo e de Hotelaria na América Latina, com ênfase em Gestão de Meios de Hospedagem e nos seguintes temas: hotelaria, planejamento estratégico, turismo, turismo de negócios (viagens corporativas, eventos empresariais e viagens de incentivo), mobilidade corporativa, serviços e inovação. É docente desde 1981. É diretora presidente da ANPTUR (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo) e Vice Presidente de Finanças de MPI Brazil Chapter (Meeting Professionals International).

Graduada em Licenciatura em Educação artística pela Fundação Armando Álvares Penteado. Pós-graduada em Docência em Gastronomia pela Hotec. Mestre em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi, tem vínculo de sete anos com a Instituição e dois anos e meio na coordenação de curso a distância.

(11)

Referências

Documentos relacionados

Resumindo, os resultados mostraram que os meios utilizados neste trabalho não têm efeito sobre a força de adesão dos brackets a dentes decíduos, nem sobre o local onde ocorre a

Os Colegiados de cada Curso Superior deverão propor um cronograma semestral das atividades complementares oferecidas pela Faculdade de Tecnologia em Hotelaria, Gastronomia

Os grupos devem discutir qual o significado dos princípios da Pneps-SUS e relacioná-los com seu processo de trabalho, identifican- do fatores positivos (que facilitam) e negativos

Hoje o gasto com a saúde equivale a aproximada- mente 8% do Produto Interno Bruto (PIB), sendo que, dessa porcentagem, o setor privado gasta mais que o setor público (Portal

Assim, o que se pretende com a utilização de simulações em Realidade Virtual é proporcionar momentos de reflexão nos quais os conceitos são elaborados e relaborados, utilizados

Para disciplinar o processo de desenvolvimento, a Engenharia de Usabilidade, também conceituada e descrita neste capítulo, descreve os métodos estruturados, a

E por ser a assunção de riscos ação inerente ao posicionamento empreendedor (LAZZA- ROTTI et al., 2015), compreender a relação entre esses construtos origina a primeira