• Nenhum resultado encontrado

Cuidador Domiciliar. (ROSA, João Guimarães. Fita verde no cabelo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998) PORTUGUÊS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Cuidador Domiciliar. (ROSA, João Guimarães. Fita verde no cabelo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998) PORTUGUÊS"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)
(2)

Cuidador Domiciliar PORTUGUÊS

O texto a seguir se refere às questões de 01 a 04. Fita verde no cabelo

Havia uma aldeia em algum lugar, nem maior nem menor, com velhos e velhas que velhavam, homens e mulheres que esperavam, e meninos e meninas que nasciam e cresciam.

Todos com juízo, suficientemente, menos uma meninazinha, a que por enquanto. Aquela, um dia, saiu de lá, com uma fita verde inventada no cabelo.

Sua mãe mandara-a, com um cesto e um pote, à avó, que a amava, a uma outra e quase igualzinha aldeia. Fita-Verde partiu, sobre logo, ela a linda, tudo era uma vez. O pote continha um doce em calda, e o cesto estava vazio, que para buscar framboesas.

Daí, que, indo, no atravessar o bosque, viu só os lenhadores, que por lá lenhavam; mas o lobo nenhum, desconhecido nem peludo. Pois os lenhadores tinham exterminado o lobo.

Então, ela, mesma, era quem se dizia:

– Vou à vovó, com cesto e pote, e a fita verde no cabelo, o tanto que a mamãe me mandou.

A aldeia e a casa esperando-a acolá, depois daquele moinho, que a gente pensa que vê, e das horas, que a gente não vê que não são.

E ela mesma resolveu escolher tomar este caminho de cá, louco e longo, e não o outro, encurtoso. Saiu, atrás de suas asas ligeiras, sua sombra também vinha-lhe correndo, em pós.

Divertia-se com ver as avelãs do chão não voarem, com inalcançar essas borboletas nunca em buquê nem em botão, e com ignorar se cada uma em seu lugar as plebeinhas flores, princesinhas e incomuns, quando a gente tanto por elas passa.

Vinha sobejadamente.

Demorou, para dar com a avó em casa, que assim lhe respondeu, quando ela, toque, toque, bateu:

– Quem é?

– Sou eu… – e Fita-Verde descansou a voz. – Sou sua linda netinha, com cesto e pote, com a fita verde no cabelo, que a mamãe me mandou.

Vai, a avó, difícil, disse: – Puxa o ferrolho de pau da porta, entra e abre. Deus te abençoe. Fita-Verde assim fez, e entrou e olhou.

A avó estava na cama, rebuçada e só. Devia, para falar agagado e fraco e rouco, assim, de ter apanhado um ruim defluxo. Dizendo: – Depõe o pote e o cesto na arca, e vem para perto de mim, enquanto é tempo.

Mas agora Fita-Verde se espantava, além de entristecer-se de ver que perdera em caminho sua grande fita verde no cabelo atada; e estava suada, com enorme fome de almoço. Ela perguntou:

– Vovozinha, que braços tão magros, os seus, e que mãos tão trementes!

– É porque não vou poder nunca mais te abraçar, minha neta… – a avó murmurou.

– Vovozinha, mas que lábios, aí, tão arroxeados!

– É porque não vou nunca mais poder te beijar, minha neta… – a avó suspirou.

– Vovozinha, e que olhos tão fundos e parados, nesse rosto encovado, pálido?

– É porque já não estou te vendo, nunca mais, minha netinha… – a avó ainda gemeu.

Fita-Verde mais se assustou, como se fosse ter juízo pela primeira vez. Gritou: – Vovozinha, eu tenho medo do Lobo!…

Mas a avó não estava mais lá, sendo que demasiado ausente, a não ser pelo frio, triste e tão repentino corpo.

(ROSA, João Guimarães. Fita verde no cabelo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998)

01) Entre “Fita verde no cabelo” e um antigo conto de fadas há o que chamamos de:

a) Coerência. b) Paródia. c) Intertextualidade. d) Coesão. e) Plágio. 02) A avó de Fita-Verde:

a) Já havia falecido quando a menina chegou a sua casa. b) Foi desfalecendo, conforme conversava com a neta, e morreu.

c) Estava bem de saúde.

d) Não há como afirmar se estava morrendo. e) Nenhuma das anteriores.

03) É característica do estilo de Guimarães Rosa a criação e recriação da linguagem, na forma de neologismos (novos vocábulos), do uso de gírias e da união de palavras novas e antigas. São exemplos desse estilo:

a) Acolá, princesinhas, arroxeados. b) Rebuçada, encovado, defluxo. c) Meninazinha, peludo, borboletas. d) Buquê, sobejadamente, suada. e) Velhavam, inalcançar, encurtoso.

04) Assinale a alternativa em que o grau diminutivo tem valor afetivo: a) Meninazinha. b) Plebeinha. c) Princesinha. d) Vovozinha. e) Igualzinha.

05) O substantivo classificado como sobrecomum é aquele cuja forma única (um só gênero) é utilizada tanto para o masculino, quanto para o feminino. São substantivos sobrecomuns:

a) Dentista, repórter, professor. b) Estudante, sujeito, menino. c) Vítima, indivíduo, cônjuge. d) Cobra, mártir, filho. e) Nenhuma das anteriores. 06) Nas sentenças:

Um Renoir custa caríssimo!

Ele gosta é de água que passarinho não bebe... Vamos embarcar no trem das nove.

Estou morrendo de sede! Temos:

a) Metonímia, eufemismo, catacrese, hipérbole. b) Metáfora, catacrese, aliteração, pleonasmo. c) Metonímia, antítese, hipérbole, paradoxo. d) Metáfora, assonância, silepse, hipérbole. e) Metáfora, sinestesia, ironia, onomatopeia.

07) As formas verbais de “competir”, “caber”, “pôr” e “ouvir” na primeira pessoa do singular do presente do indicativo são:

a) Compete, cabo, ponhei, ouço. b) Competo, caibo, ponho, ouço. c) Competi, cabe, coloco, ouvo. d) Competirei, caibo, porei, ouço. e) Compito, caibo, ponho, ouço. 08) Observe as sentenças:

I - Eu trabalhava naquele escritório. II - Eu trabalhei naquele escritório.

(3)

a) Em I, o verbo, no pretérito mais-que-perfeito, expressa uma ação que ocorreu no passado e foi concluída. b) Em II, o verbo, no pretérito perfeito, expressa uma ação que ocorreu no passado e foi concluída.

c) Em I, o verbo, no pretérito imperfeito, expressa uma ação que ocorreu no passado e foi concluída.

d) Em II, o verbo, no pretérito mais-que-perfeito, expressa uma ação habitual do passado.

e) Em I, o verbo, no pretérito perfeito, expressa uma ação habitual no passado.

09) Assinale a alternativa que indica o uso correto do particípio:

a) Eu já tinha chego em casa quando você apareceu. b) Espero que você já tenha aceito minhas desculpas. c) Quanto do seu dinheiro já foi gastado?

d) Maria havia pegado o ônibus para ir embora. e) Nenhuma das anteriores.

10) “A partir de amanhã, serão feitas alterações nos horários dos funcionários”. Uma outra forma de se dizer o trecho grifado, utilizando-se um pronome oblíquo (de acordo com a norma culta da língua) e mantendo-se o mesmo sentido é: a) Far-se-ão. b) Se farão. c) Farão-se. d) Fará-se. e) Se fará. MATEMÁTICA

11) Uma loja de roupas recebeu uma remessa com 200 camisas e 100 calças. Das peças recebidas, 10% das camisas estavam com um pequeno defeito e 7% das calças tinham problemas com o zíper. O total das peças com defeitos representa, em relação ao total de peças recebidas, uma porcentagem de:

a) 27%. b) 20%. c) 17%. d) 10%. e) 9%.

12) O aumento salarial de certa categoria de trabalhadores seria de apenas 4%, após negociação esta mesma categoria conseguiu mais 60% de aumento sobre o percentual original de 4%. Desta forma, o percentual de reajuste conseguido foi de:

a) 6,4%. b) 8%. c) 10%. d) 12,4%. e) 64%.

13) Uma aluna muito aplicada assiste em casa aulas de revisões de matemática de 5 em 5 dias e faz exercícios extras de 3 em 3 dias. As duas atividades são realizadas no mesmo dia, a cada:

a) 10 dias. b) 15 dias. c) 20 dias. d) 30 dias. e) 45 dias.

14) Para organizar as cadeiras para uma palestra, 6 funcionários de uma escola, todos com a mesma capacidade de produção, trabalharam por 3 horas. Para fazer o mesmo trabalho, 20 funcionários, todos

com o mesmo rendimento dos iniciais, deveriam trabalhar um total de tempo, igual a:

a) 1,8 minutos. b) 18 minutos. c) 108 minutos. d) 118 minutos. e) 128 minutos.

15) A forma fatorada da raiz quadrada de 3375 é equivalente a: a) 15. b) 15 √8. c) 15 √15. d) 25 √3. e) 225 √15. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

16) Com base na Lei nº 10.741 de 2003, indique a alternativa correta:

a) É instituído o Estatuto do Idoso, destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos.

b) É instituído o Estatuto do Idoso, destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 50 (cinquenta) anos.

c) É instituído o Estatuto do Idoso, destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 55 (cinquenta e cinco) anos.

d) É instituído o Estatuto do Idoso, destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 65 (sessenta e cinco) anos.

e) É instituído o Estatuto do Idoso, destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 62 (sessenta e dois) anos.

17) Art. 3º - É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

§ 1º A garantia de prioridade compreende:

I - Estabelecimento de mecanismos que favoreçam a divulgação de informações sobre o funcionamento de casas de abrigo.

II - Preferência na formulação e na execução de políticas sociais públicas específicas.

III - Viabilização de formas alternativas de participação, ocupação e convívio do idoso com as demais gerações. Em consonância com a Lei nº 10.741 de 2003, está correto o que se afirma em:

a) Somente III. b) II e III. c) Somente II. d) I e II. e) Somente I.

18) Art. 43 - As medidas de proteção ao idoso são aplicáveis sempre que os direitos reconhecidos na Lei nº 10.741 de 2003 forem ameaçados ou violados:

I - Por ação ou omissão exclusivamente da sociedade. II - Por falta, omissão ou abuso da família, curador ou entidade de atendimento.

III - Em razão da condição psíquica de quem cuida. Está incorreto o que se afirma em:

a) Somente I. b) Somente III. c) Somente II. d) I e III.

(4)

e) Nenhuma das alternativas.

19) Com base na Lei nº 10.741 de 2003, indique a alternativa incorreta quanto às Infrações Administrativas: a) Deixar o profissional de saúde ou o responsável por estabelecimento de saúde ou instituição de longa permanência de comunicar à autoridade competente os casos de crimes contra idoso de que tiver conhecimento: Pena – multa de R$ 500,00 (quinhentos reais) a R$ 3.000,00 (três mil reais).

b) Deixar de cumprir as determinações desta Lei sobre a prioridade no atendimento ao idoso: Pena – multa de R$ 500,00 (quinhentos reais) a R$ 1.000,00 (um mil reais) e multa civil a ser estipulada pelo juiz, conforme o dano sofrido pelo idoso.

c) Deixar a entidade de atendimento de cumprir as determinações do art. 50 desta Lei: Pena – multa de R$ 500,00 (quinhentos reais) a R$ 3.000,00 (três mil reais), se o fato não for caracterizado como crime, podendo haver a interdição do estabelecimento até que sejam cumpridas as exigências legais.

d) Deixar o profissional de saúde ou o responsável por estabelecimento de saúde ou instituição de longa permanência de comunicar à autoridade competente os casos de crimes contra idoso de que tiver conhecimento: Pena – multa de R$ 1000,00 (um mil reais) a R$ 6.000,00 (seis mil reais), no caso de reincidência. e) Deixar de cumprir as determinações desta Lei sobre a prioridade no atendimento ao idoso: Pena – multa de R$ 700,00 (setecentos reais) a R$ 1.200,00 (um mil e duzentos reais) e multa civil a ser estipulada pelo juiz, conforme o dano sofrido pelo idoso.

20) Segundo o Estatuto do Idoso, qual é a pena para o Art. 97: Deixar de prestar assistência ao idoso, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, em situação de iminente perigo, ou recusar, retardar ou dificultar sua assistência à saúde, sem justa causa, ou não pedir, nesses casos, o socorro de autoridade pública (considerando que a omissão não resulto em lesão corporal de natureza grave ou em morte)?

a) Detenção de 5 (cinco) meses a 1 (um) ano e multa. b) Detenção de 5 (cinco) meses a 2 (dois) anos e multa. c) Detenção de 6 (seis) meses a 1 (um) ano e multa. d) Detenção de 4 (quatro) meses a 2 (dois) anos e multa. e) Detenção de 9 (nove) meses a 1 (um) ano e multa. 21) Art. 6º - A gestão das ações na área de assistência social fica organizada sob a forma de sistema descentralizado e participativo, denominado Sistema Único de Assistência Social (Suas), com os seguintes objetivos:

I - Implementar a gestão do trabalho e a educação efêmera na assistência social.

II - Consolidar a gestão compartilhada, o cofinanciamento e a cooperação técnica entre os entes federativos que, de modo articulado, operam a proteção social não contributiva.

III - Afiançar a vigilância socioassistencial e a garantia de direitos.

Em conformidade com a Lei n.º 12.435, de 6 de julho de 2011, está correto o que se afirma em:

a) I e II. b) Somente II. c) II e III. d) Somente I. e) I, II e III.

22) De acordo com a Lei n.º 12.435, de 6 de julho de 2011, assinale a alternativa correta:

a) O benefício de prestação continuada é a garantia de dois salários-mínimos mensais à pessoa com deficiência e ao idoso com 60 (sessenta) anos ou mais que

comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção nem de tê-la provida por sua família. b) O benefício de prestação continuada é a garantia de três salários-mínimos anuais à pessoa com deficiência e ao idoso com 70 (setenta) anos ou mais que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção nem de tê-la provida por sua família.

c) O benefício de prestação continuada é a garantia de um salário-mínimo semestral à pessoa com deficiência e ao idoso com 70 (setenta) anos ou mais que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção nem de tê-la provida por sua família.

d) O benefício de prestação continuada é a garantia de um salário-mínimo mensal à pessoa com deficiência e ao idoso com 65 (sessenta e cinco) anos ou mais que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção nem de tê-la provida por sua família. e) O benefício de prestação continuada é a garantia de dois salários-mínimos semestrais à pessoa com deficiência e ao idoso com 65 (sessenta e cinco) anos ou mais que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção nem de tê-la provida por sua família. 23) Art. 4º - A assistência social rege-se pelos seguintes princípios:

I - Respeito à dignidade do cidadão, à sua autonomia e ao seu direito a benefícios e serviços de qualidade, bem como à convivência familiar e comunitária, outorgando-se qualquer comprovação vexatória de necessidade. II - Divulgação mínima dos benefícios, serviços, programas e projetos assistenciais, bem como dos recursos oferecidos pelo Poder Público e dos critérios para sua concessão.

III - Supremacia do atendimento às necessidades sociais sobre as exigências de rentabilidade econômica.

De acordo com a Lei Orgânica da Assistência Social, está correto o que se afirma em:

a) Somente I. b) Somente II. c) Somente III. d) I, II e III.

e) Nenhuma das alternativas.

24) Art. 5º - A organização da assistência social tem como base as seguintes diretrizes:

( ) descentralização político-administrativa especificamente para os Estados e o Distrito Federal, e comando único das ações para o município.

( ) participação da população, por meio de organizações representativas, na formulação das políticas e no controle das ações em todos os níveis. ( ) primazia da responsabilidade do Estado na condução da política de assistência social em cada esfera de governo.

Em consonância com a Lei n.º 8.742, de 7 de dezembro de 1993, indique se as alternativas acima são verdadeiras (V) ou falsas (F): a) F, F, F. b) F, V, F. c) V, V, F. d) V, V, V. e) F, V, V.

25) Em relação à Lei n.º 8.742 de 1993, indique a alternativa incorreta:

a) Os Cras e os Creas são unidades públicas municipais instituídas no âmbito do Suas, que possuem interface com as demais políticas públicas e articulam, coordenam e ofertam os serviços, programas, projetos e benefícios da assistência social.

b) O Cras é a unidade pública municipal, de base territorial, localizada em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinada à articulação dos

(5)

serviços socioassistenciais no seu território de abrangência e à prestação de serviços, programas e projetos socioassistenciais de proteção social básica às famílias

c) As instalações dos Cras e dos Creas devem ser compatíveis com os serviços neles ofertados, com espaços para trabalhos em grupo e ambientes específicos para recepção e atendimento reservado das famílias e indivíduos, assegurada a acessibilidade às pessoas idosas e com deficiência.

d) O Creas é a unidade pública de abrangência e gestão municipal, estadual ou regional, destinada à prestação de serviços a indivíduos e famílias que se encontram em situação de risco pessoal ou social, por violação de direitos ou contingência, que demandam intervenções especializadas da proteção social especial.

e) Os recursos do cofinanciamento do Suas, destinados à execução das ações continuadas de assistência social, poderão ser aplicados no pagamento dos profissionais que integrarem as equipes de referência, responsáveis pela organização e oferta daquelas ações, conforme percentual apresentado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e aprovado pelo CNAS.

26) Art. 14 - Compete ao Distrito Federal:

( ) executar os projetos de enfrentamento da pobreza, incluindo a parceria com organizações da sociedade civil. ( ) atender às ações assistenciais de caráter de emergência.

( ) estimular e apoiar técnica e financeiramente as associações e consórcios municipais na prestação de serviços de assistência social.

( ) cofinanciar o aprimoramento da gestão, os serviços, os programas e os projetos de assistência social em âmbito local.

( ) efetuar o pagamento dos auxílios natalidade e funeral.

Em conformidade com a Lei n.º 8.742 de 1993, indique se as alternativas acima são verdadeiras (V) ou falsas (F): a) F, V, V, F, F. b) V, V, F, V, V. c) F, F, V, V, V. d) F, V, V, F, F. e) V, V, V, V, V.

27) Art. 17 - Fica instituído o Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), órgão superior de deliberação colegiada, vinculado à estrutura do órgão da Administração Pública Federal responsável pela coordenação da Política Nacional de Assistência Social, cujos membros, nomeados pelo Presidente da República, têm mandato de 2 (dois) anos, permitida uma única recondução por igual período.

Com base na Lei n.º 8.742 de 1993, indique a alternativa correta acerca da quantidade de membros do CNAS: a) O Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) é composto por 10 (dez) membros e respectivos suplentes, cujos nomes são indicados ao órgão da Administração Pública Federal responsável pela coordenação da Política Nacional de Assistência Social.

b) O Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) é composto por 26 (vinte e seis) membros e respectivos suplentes, cujos nomes são indicados ao órgão da Administração Pública Federal responsável pela coordenação da Política Nacional de Assistência Social. c) O Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) é composto por 21 (vinte e um) membros e respectivos suplentes, cujos nomes são indicados ao órgão da Administração Pública Federal responsável pela coordenação da Política Nacional de Assistência Social.

d) O Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) é composto por 15 (quinze) membros e respectivos suplentes, cujos nomes são indicados ao órgão da Administração Pública Federal responsável pela coordenação da Política Nacional de Assistência Social. e) O Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) é composto por 18 (dezoito) membros e respectivos suplentes, cujos nomes são indicados ao órgão da Administração Pública Federal responsável pela coordenação da Política Nacional de Assistência Social. 28) O documento intitulado como “Toda hora é hora de cuidar”, diz que os fatos recentes descobertos por neurologistas e psicólogos provam que a maneira como a criança se desenvolve, cresce e aprende depende de uma contínua e crítica relação. Essa relação se dá entre: a) a Natureza e os Cuidados.

b) o Carinho e os Materiais.

c) o Carimbo Genético e os Brinquedos. d) a Educação e a Moradia.

e) a Saúde e os Amigos.

29) Segundo o documento intitulado como “Toda hora é hora de cuidar”, qual faixa etária é importante fazer atenção integral à criança?

a) 0 a 6 anos. b) 0 a 4 anos. c) 1 a 8 anos. d) 1 a 10 anos. e) 1 a 6 anos.

30) “Há estudos em várias partes do mundo, feitos principalmente pelo Banco Mundial, que mostram os ganhos para as crianças, as famílias e a sociedade, quando a alimentação e a estimulação de crianças ocorre de forma adequada. Isto só é possível conseguir se houver grande envolvimento das famílias e comunidades”. (Toda hora é hora de cuidar Unicef - 2003, p. 9).

Estudos no Oriente Médio e América Latina confirmaram que a intervenção precoce:

( ) pode aumentar a facilidade de aprender na escola. ( ) aumenta as habilidades acadêmicas.

( ) pode garantir a matrícula no tempo devido. ( ) abaixa o índice de repetência e evasão.

Indique se as alternativas acima são verdadeiras (V) ou falsas (F): a) V, F, V, F. b) F, F, F, V. c) F, V, V, F. d) V, V, F, V. e) F, V, F, V.

31) “Competências familiares na atenção às crianças de até ___ anos são conhecimentos, comportamentos, práticas e habilidades das famílias que facilitam e promovem a sobrevivência, o desenvolvimento, a proteção e a participação das crianças”. (Toda hora é hora de cuidar Unicef - 2003, p. 11).

Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta: a) 4. b) 8. c) 10. d) 15. e) 6.

32) Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC) - “Esse benefício é integrante do Sistema Único de Assistência Social – SUAS na Proteção Social Básica, assegurado por lei e pago pelo Governo Federal. Ele permite o acesso de idosos e pessoas com

(6)

deficiência às condições mínimas de uma vida digna”. (Guia Prático do Cuidador MS – 2008, p. 18).

Podem receber o BPC:

I - Pessoas idosas com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência.

II - Pessoas que já recebem a previdência social ou que ainda receberão.

III - Pessoa com deficiência que não pode trabalhar e levar uma vida independente.

IV. Renda familiar inferior a 1/5 do salário mínimo. Está correto o que se afirma em:

a) I e II. b) III e IV. c) II e III. d) I e III. e) II e IV.

33) Segundo o Guia Prático do Cuidador, qual é o telefone do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência)? a) 0800 78 0191. b) 192. c) 0800 61 1997. d) 193. e) 190.

34) “[...] leitura de diversos mapas existentes no território traduzindo-se por informações, impressões, observações, sinalizações, sentimentos que contribuem para a construção de um certo campo produtor de subjetividades e devem ser levados em consideração no dinamismo dos diversos contextos da rua. Sua grande função é criar uma imagem para a equipe que não necessariamente vai dar conta de todos os fatores que componham esse território; a equipe deve procurar se familiarizar com ele. Pode fazer desenhos da área, construindo uma imagem própria do território, e essa imagem é dinâmica, vai mudar e é importante que mude”. (Manual sobre o Cuidado à saúde junto à população em situação de rua – 2012, p. 37).

A definição acima se trata da(o): a) Cartografia.

b) Levantamento territorial. c) Mapeamento.

d) Moradias. e) Leitura.

35) “A proteção ao idoso tem assento constitucional e esta vem estampada logo no art. ___ da Constituição Federal – CF ao estabelecer que a República Federativa do Brasil tem como fundamentos, dentre outros, a cidadania e a dignidade da pessoa humana”. (Manual do Cuidador da Pessoa Idosa - Secretaria Especial dos Direitos Humanos – 2008, p. 25).

Assinale a alternativa que preenche a lacuna acima de forma correta: a) 6º. b) 4º. c) 1º. d) 3º. e) 2º.

(7)

Referências

Documentos relacionados

O presente estudo teve como objetivos, realizar um levantamento da fauna de artrópodes (Diptera e Coleoptera) que se criam em excremento de aves poedeiras, coletados por

[...] tipo de pesquisa social com base empírica que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou resolução de um problema coletivo e no

Roberto Kanashiro, médico e Vereador de Londrina, acompanhado da Advogada Mara Alice Gonçalves, em busca de soluções para o desenvolvimento das atividades da Colônia

Não é realizada avaliação de segurança química para este produto. 16 –

De acordo com os achados durante os procedimentos, os materiais coletados compreenderam: 1- biópsia brônquica (BB) (pelo menos 4 fragmentos), realizada com pinça

Ela interage com os fluxos de ar, direcionando ventos, sendo que o fluxo dos ventos pode variar conforme a densidade do vegetal e o distanciamento que cumpre em relação

3 — Quando a Câmara Municipal entenda que as intervenções em solo urbanizado devam ser suportadas por uma solução de conjunto, designadamente por implicarem a

Equipamento que implementa sistemas electrónicos de alimentação é a principal causa das harmónicas. Para alimentar o sistema electrónico com alimentação CC, o equipamento tem