• Nenhum resultado encontrado

A respeito da formação da geografia política e da geopolítica, julgue os itens a seguir.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A respeito da formação da geografia política e da geopolítica, julgue os itens a seguir."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Projeto ABIN 2014

Geografia – Prof. Thiago Rocha Aula 10

Questão 1

A passagem de uma lógica geopolítica tradicional para o que se convencionou chamar uma Nova Geopolítica engloba a incorporação de novos temas para a agenda das relações de poder. Julgue as questões abaixo que abordam alguns destes novos temas.

a) À medida em que as empresas passam a ser reconhecidas como atores geopoliticamente relevantes, um tema que emerge é justamente o da logística. Nesse sentido, as redes técnicas se tornam elementos fundamentais para a possibilidade de atuação empresarial em escala global.

b) A temática ambiental ganha força neste novo momento. Nesse sentido, é interessante reconhecer a importância da Conferência sobre Meio-Ambiente Humano, realizada em Estocolmo, em 1972. Esta conferência constitui um marco da questão ambiental na agenda internacional pela forte presença de chefes de estado.

c) Do ponto de vista ambiental, um tema relevante é aquele da segurança ambiental. A questão, aqui, diz respeito às conseqüências que os impactos ambientais de grande escala teriam sobre recursos de poder dos Estados, como o risco que o aquecimento global traria para a produtividade agrícola brasileira, por exemplo.

d) A Nova Geopolítica, pelo reconhecimento da heterogeneidade das demandas dentro do próprio Estado, pode ser considerada uma geopolítica de negociação e arranjos políticos entre Estados e com a sociedade civil organizada.

Questão 2

―Foi no contexto político-territorial do século XIX europeu que a geografia tornou-se disciplina acadêmica, e a geografia política, o seu ramo voltado para as questões relativas ao Estado: localização, posição, território, recursos, fronteiras, população, relação com outros Estados.‖

CASTRO, I.E. Geografia e Política: território, escalas de ação e instituições.Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005. p. 43

A respeito da formação da geografia política e da geopolítica, julgue os itens a seguir.

a) A geografia política denominada clássica surge a partir do pensamento de Friedrich Ratzel acerca das relações entre espaço e poder. O Estado é, nesse contexto, o agente territorial privilegiado e única escala de poder posta em análise.

b) O pensamento de Ratzel é fundamental na construção da geografia política por marcar uma ruptura com a perspectiva organicista, característica marcante da geografia que se institucionaliza em meados do século XIX e é influenciada por paradigmas oriundos da biologia evolucionista.

c) Uma marca da geografia política clássica e da geopolítica que se desenvolve na virada do século XIX para o século XX é a negligência em relação ao papel que os recursos naturais poderiam cumprir como recursos de poder, sendo o território concebido meramente como a extensão onde seria possível o exercício do poder de um Estado.

d) A matriz ratzeliana deixa um legado de longo alcance para a geografia política e a geopolítica, sendo visível nas formulações dos principais pensadores nessa área até meados do século XX. Só a partir do pós-2a Guerra Mundial começam a ser observadas mudanças mais acentuadas nos dois campos mencionados.

Questão 3

Julgue as questões abaixo que abordam elementos da herança ideológica da geopolítica tradicional. a) A geopolítica tradicional trabalha com uma definição pragmática de poder, entendido como a capacidade de uma unidade política fazer com que outras se comportem de acordo com seus interesses.

(2)

Estado é atribuído ao contexto do território.

c) A geopolítica tradicional considera, além do Estado, outros atores, sobretudo em escalas internas ao Estado e na sua relação com o território.

d) O estudo das estratégias do Estado no plano doméstico é muito mais valorizado que a esfera internacional.

Questão 4

No campo da Geopolítica Tradicional, diversos autores desenvolveram hipóteses geoestratégicas sobre o poder mundial. Julgue as seguintes afirmativas que tratam destas hipóteses.

a) A noção do Heartland como centro possível do poder mundial, apresentada por Mackinder, é apoiada na hipótese de que quem controla o Heartland, controla o mundo pela capacidade de domínio das principais rotas marítimas que essa área possibilitaria.

b) A valorização do poder marítimo no pensamento do norte-americano Alfred Mahan teve, como algumas de suas conseqüências, o investimento na esquadra e a necessidade de controle do Caribe, considerado o ―Mediterrâneo Americano‖.

c) A construção da hipótese das ―Pan-Regiões‖ por Haushofer constitui um exemplo do valor atribuído à noção de autarquia na Geopolítica Tradicional.

d) Os Estados Unidos são o único país fora da Europa a ser sempre considerado central nas hipóteses geoestratégicas, levando à criação da denominação ―Midland Ocean‖ para o Atlântico Norte, expressando o reconhecimento da importância geopolítica deste oceano.

Questão 5

Julgue as questões abaixo que tratam da influência do pensamento de Ratzel na constituição da Geografia Política e da Geopolítica.

a) A obra Geografia Política é um marco fundamental para a disciplina pois, justamente, teoriza a relação do Estado com seu território, preocupado que estava em responder ao empenho do Estado alemão em sua consolidação e expansão.

b) Uma segunda grande contribuição da matriz ratzeliana seria a busca de leis gerais sobre a relação Estado-espaço, busca que reside na ligação estreita do Estado com o solo.

c) A visão do Estado como organismo nos ajuda a compreender a noção de espaço vital como aquele espaço necessário para que este organismo possa se desenvolver em todo seu potencial. A falta deste espaço faria com que o Estado definhasse e morresse, como um organismo desprovido de seus principais nutrientes.

d) Pode-se ainda atribuir a Ratzel a criação do termo ―geopolítica‖, como uma forma de se diferenciar de uma Geografia Política estritamente acadêmica e politicamente neutra.

Questão 6

Julgue as questões abaixo que abordam áreas consideradas como novos heartlands geopolíticos.

a) A importância geopolítica da Amazônia se baseia tanto no aspecto da conservação ambiental, já bastante discutido, mas ainda na riqueza de recursos que vão desde a imensa biodiversidade, base significativa para o desenvolvimento tecnológico, até hidrocarbonetos, como o gás natural que vem sendo descoberto. Ao considerarmos a valorização da água como um novo recurso, é importante ainda salientar a concentração de cerca de 20% da água doce de superfície do mundo bacia amazônica.

b) A valorização dos oceanos está estritamente vinculada à lógica de valorização do poder marítimo que, de certa maneira, nos leva de volta a determinadas hipóteses geopolíticas que encaram as rotas marítimas como elementos geopolíticos valiosos.

c) Determinadas área como o Ártico vêm se tornando valorizadas em função de uma possível abertura de passagens à navegação pelo derretimento do gelo ocasionado pelo aquecimento global. Neste sentido, vale destacar a passagem noroeste, pelo litoral norte canadense, que reduziria sensivelmente a distância de integração do atlântico ao pacífico.

d) Uma visão ultra pragmática sobre o aquecimento global enxerga nas alterações uma possibilidade de expansão, em direção às de latitude mais altas, de culturas agrícolas, o que aumentaria a produção de diversos países que hoje apresentam severas limitações climáticas.

(3)

Questão 7

Segundo Bertha Becker, a logística se projeta como um tema de relevo para a geopolítica. Julgue como certos ou errados os itens a seguir que versam sobre esse tema.

a) Mesmo com o avanço do transporte aéreo, o custo do frete faz com que um parcela incomparável do volume transportado internacionalmente seja realizado por via marítima. Assim, em algumas das principais rotas de conexão leste-oeste, tem-se observado a formação de enclaves de criminosos que vêm se especializando em atacar embarcações.

b) O exercício de uma ascendência geopolítica no seu entorno é algo hoje fundamental para a Rússia escoar suas importantes reservas de hidrocarbonetos, o que vem sendo denominado ―geopolítica de dutos‖. c) A abertura de novas rotas marítimas em função do degelo de áreas polares tem chamado atenção mais uma vez para a questão da territorialidade na Antártica, já que as principais rotas que se projetam nesse sentido dependem da área próxima ao Pólo Sul..

d) A necessidade da Europa Ocidental em encontrar alternativas à oferta russa de hidrocarbonetos tem levado à elaboração de novos projetos de dutos que colocariam a Turquia em uma posição de destaque nessa rede logística.

Questão 8

Do ponto de vista dos geógrafos, ciosos de estabelecer — relações objetivas entre espaço e poder, a guerra oferece o melhor dos terrenos de análise. Ela clarifica os constrangimentos e os trunfos da geografia. Além do mais, a análise geográfica deve trazer ao militar e ao político um conhecimento — científico dos espaços, das suas articulações. As intuições de estratégia podem ser verificadas — confirmadas, aprofundadas ou desmentidas — pelos estudos metódicos do geógrafo, demonstrando o valor real deste ou daquele dado geográfico (rios, cadeias montanhosas, planícies) e explorando assim ao máximo as suas propriedades.

DEFARGES, Philippe Moreau. Introdução à Geopolítica. Lisboa: Gradiva, 2003. Com relação à geopolítica, julgue os itens a seguir:

I. Uma das grandes preocupações dos estudos geopolíticos refere-se à disputa do poder mundial. Questões como ―o que leva um Estado a se tornar uma grande potência?‖ e ―qual a melhor estratégia espacial para se atingir esse status?‖ são fundamentais nas discussões geopolíticas.

II. Como exemplo das ligações da Geopolítica com o determinismo geográfico nos estudos de Karl Haushofer temos a utilização da ideia de ―espaço vital‖ (lebensraum), isto é, o direito de um Estado ampliar o seu espaço geográfico visando ao desenvolvimento da sua população, nos campos econômico e cultural. III. A tese das Panregiões de Karl Haushoffer defendia grandes modificações nas áreas de influência no mundo, mas não propunha grandes mudanças na Europa, vista por ele como área comandada por Alemanha, França e Inglaterra na parte centro-ocidental e pela União Soviética na parte oriental.

IV. Apesar das controvérsias sobre a real influência dos Estudos de Karl Haushofer nas decisões estratégicas nazistas, é inegável que a invasão da União Soviética pela Alemanha, rompendo o acordo até então existente, vai ao encontro de suas ideias, pois ele considerava estratégico dominar o Heartland. Questão 9

Ainda com relação aos estudos geopolíticos, julgue as afirmativas a seguir:

I. O termo Geopolítica é atribuído ao sueco Rudolf Kjellén. Na sua obra mais importante, Staten som Lifsform – O Estado como forma de vida – de 1916, a Geopolítica foi apresentada como ―a ciência do Estado enquanto organismo geográfico tal como este se manifesta no espaço‖ sendo o Estado entendido como país, como território, ou, de uma maneira mais significativa, como império.

II. O neologismo Geopolítica foi um produto direto do contexto histórico-político da transição do século XIX para o século XX, não tendo, portanto, sentido no século XXI, devido, principalmente, aos efeitos das modernas tecnologias de comunicação.

III. Os estudos de geopolítica e, principalmente, o uso do termo tiveram uma grande decadência no período posterior à 2ª Guerra. Somente com a transição do mundo bipolar para a ordem mundial pós-Guerra fria é que os estudos e as publicações de geopolítica voltaram a ocorrer.

IV. No Brasil, podemos destacar como importantes ações com fundamento geopolítico: a Marcha para o Oeste, a transferência da capital para o Planalto Central e o projeto da ditadura militar para integração da Amazônia.

Questão 10

Protegidos ao sul pela doutrina Monroe que lhes assegura a liderança sobre o continente americano, os Estados Unidos constituem do ponto de vista geopolítico, uma ilha. Essa característica insular fornece a segurança. Como a Inglaterra de antigamente, que fundou sua riqueza sobre o domínio dos mares e a

(4)

segurança insular, os Estados Unidos dispõem de todos os trunfos para tornar-se a primeira potência mundial. A imensidade de sua marcha interior dá, com efeito, aos americanos um trunfo suplementar para constituir uma economia forte, pouco dependente de câmbios internacionais.

CHAUPRADE, A. Géopolitique: constantes et changements dans l’histoire.Paris: Ellipses, 2001.p.44 [...] em Mackinder, a centralidade geopolítica do heartland não é invariável no tempo; a centralidade é, ao contrário, o resultado da história, à medida que é a técnica humana – caminhos férreos, vias de comunicação, exploração de recursos energéticos – que dá a supremacia estratégica à imensidão terrestre em detrimento do domínio dos oceanos.

CHAUPRADE, A. Géopolitique: constantes et changements dans l’histoire. Paris: Ellipses, 2001.p.47 Com relação às tradicionais teorias geopolíticas do poder marítimo e do poder terrestre, julgue os itens a seguir:

I. A tese do poder marítimo, exposta em The influence of sea power on history 1660-1783 (1890) pelo almirante americano Alfred Mahan, norte-americano, tem como base a ideia de que o controle das rotas marítimas é a chave da hegemonia mundial. Segundo ele, “A terra é quase sempre um obstáculo, o mar quase todo uma planície aberta; uma nação capaz de controlar essa planície, por meio do poderio naval, e que ao mesmo tempo consiga manter uma grande marinha mercante, pode explorar as riquezas do mundo.‖ II. O almirante Mahan enlaça dados geográficos e históricos dos Estados Unidos (a ausência de inimigos potenciais significativos por terra, a importância do comércio marítimo nas trocas econômicas internacionais), para propor a ampliação do controle dos mares como o grande objetivo da estratégia norte-americana. As condições geográficas do seu país levaram Mahan a defender que os EUA não necessitariam de alianças nessa estratégia.

III. A teoria do poder terrestre foi exposta por Halford Mackinder (1861-1947) na conferência The geographical pivot of history, proferida, em 25 de janeiro de 1904, na Real Sociedade Geográfica. Para ele, o amplo núcleo da Eurásia, correspondente ao território da Rússia czarista, de imensos recursos, permite ao Estado que o controlar o desenvolvimento de um grande poder terrestre.

IV. Em 1919, no livro Democratic ideals and reality: a study in the politics of reconstruction, Mackinder reelabora o conceito de Área Pivô, flexibilizando os seus limites geográficos e passando a denominá-la heartland, terra-coração. Segundo ele ―Quem domina a Europa Oriental controla o Heartland; quem domina o Heartland controla a World Island; quem domina a World Island controla o mundo‖.

Questão 11

A retomada de interesse pela geopolítica é patente. Grupos de trabalho, livros, artigos se sucedem revelando a valorização das relações entre poder, ou mais precisamente a prática do poder, e o espaço geográfico, relação que constitui a preocupação central da disciplina.

Num aparente paradoxo, as mesmas condições que induzem à revalorização da geopolítica negam os pressupostos em que se tem assentado, a saber, o Estado como única unidade política do sistema internacional, e o território como fundamento do poder nacional na medida em que permite o desenvolvimento autárquico necessário ao exercício do poder mundial.

(BECKER, Bertha - A geopolítica na virada do milênio)

Com relação à geopolítica no mundo atual, assinale a alternativa INCORRETA:

a. A organização reticular do espaço geográfico com base nas modernas tecnologias de transportes e, principalmente, de comunicações, delinearam uma nova divisão internacional do trabalho determinando, portanto, uma nova geopolítica.

b. A crise ambiental tem grande importância na revalorização da geopolítica, pois estabelece limites à exploração predatória dos recursos naturais. As novas tecnologias valorizam os elementos da natureza num outro patamar, como fonte de informação (codificação da vida) para a ciência e a tecnologia, transformando-os em reserva de capital natural.

c. A organização espacial reticular inviabiliza o controle do território pelos Estados Nacionais que deixam de ser a principal forma de poder. .

d. Para Bertha Becker, a Amazônia constitui um Heartland devido à enorme biodiversidade e ao seu volume de recursos hídricos.

e. Para Claude Raffestin a população é fundamental na análise das relações de poder associadas ao território.

Questão 12

Se necessário for definir um paradigma para a geopolítica desde que se constituiu como disciplina, certamente este seria o do realismo, no campo das relações internacionais. A obra de Friedrich Ratzel, teorizando geograficamente o Estado (1897), constitui uma fonte crucial para a análise das relações entre o

(5)

Estado e o poder.

B. Becker. A geopolítica na virada do milênio. In: Geografia: conceitos e temas, Castro et al. (Orgs.). Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995, p. 273 e 277 (com adaptações).

Acerca do paradigma mencionado no fragmento de texto acima e de suas relações com a obra político-geográfica de Friedrich Ratzel,julgue (C ou E ) os itens a seguir.

1 As leis do crescimento espacial dos Estados enunciadas por Ratzel retificam os princípios básicos do realismo político.

2 A relação do Estado com o solo reforça a concepção ratzeliana do espaço vital como o espaço fundamental à expansão de um complexo povo.

3 Por reconhecer a exclusividade dos Estados como atores internacionais, o realismo político coaduna-se com os parâmetros da geopolítica clássica.

4 Por considerar o Estado como organismo vivo, a geografia política ratzeliana contradiz o paradigma do realismo político.

Questão 13

Karl Haushofer era militar de carreira, mas sua saúde frágil tornou-lhe difícil o exercício de comando na guerra. Ele se orientou, então, para as funções do Estado-Maior. E serve, por isso, de 1908 a 1910, como adido militar em Tóquio. Ele é, assim, iniciado à geopolítica dos militares e à dos diplomatas.

P. Claval. Géopolitique et géoestratégie. Paris: Nathan, 1994, p. 25 (com adaptações). Em relação à hipótese geoestratégica do poder mundial elaborada

por Karl Haushofer, julgue (C ou E ) os itens subsequentes.

1 A panregião da Euráfrica, sob liderança alemã, englobava a Rússia, subordinada aos imperativos geopolíticos das potências europeias.

2 A idealização de panregiões comandadas por potências específicas da Europa, Ásia e América estava associada à neutralização do Império britânico, concebido como panregião fragmentada.

3 A formação das panregiões impedia a consolidação de espaços autárquicos, devido às diversas faixas latitudinais dessas áreas de influência estratégicas.

4 Segundo essa hipótese, o objetivo estratégico baseava-se na consolidação do poder marítimo e naval mundial sob o comando da Alemanha.

Referências

Documentos relacionados

A democratização do acesso às tecnologias digitais permitiu uma significativa expansão na educação no Brasil, acontecimento decisivo no percurso de uma nação em

b) Execução dos serviços em período a ser combinado com equipe técnica. c) Orientação para alocação do equipamento no local de instalação. d) Serviço de ligação das

Após extração do óleo da polpa, foram avaliados alguns dos principais parâmetros de qualidade utilizados para o azeite de oliva: índice de acidez e de peróxidos, além

[r]

A máxima produção de pectinases foi obtida em 40% de umidade e 1,0% da concentração da fonte de nitrogênio, alcançando 250,0 U/g de meio fermentado para a atividade pectinolítica

A divisão do número de eosinófilos obtidos nos 125 pacientes em tercis nos possibilitou delimitar e contrastar as duas extremidades discreta e intensa da TATE nos

pouco regulamentado, com uma proteção contra o desemprego classificada pela OIT e OCDE como sendo de níve l mediano, quando comparada à dos demais países