• Nenhum resultado encontrado

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ CASA CIVIL DA GOVERNADORIA SCCG Belém, 1e de J u.lho de Atenciosamente, SUbchef;i~~~sa Civil

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ CASA CIVIL DA GOVERNADORIA SCCG Belém, 1e de J u.lho de Atenciosamente, SUbchef;i~~~sa Civil"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

r -; TRA REC ;000027

Ofício

nO.

314

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ CASA CIVIL DA GOVERNADORIA

12011-SCCG

Belém,

1e

de

J

u.LHO

de 2011.

Atenciosamente,

j

SOFIA~OSTA

SUbchef;i~~~sa

Civil

::. PROTOCOLO

':;OVERNO DO ESTADO DO PARÁ '.:iA.BGOV-Gabinete da Governadoria

~~4:Z~""""""L~}~~~~fi~'

Palácio dos Despachos - Rod. Augusto Montenegro,Km09 - Tenoné - CEP 66823-010

Telefones: (Oxx91) 3201-5500/5501

~mi1son

Prtufo

Analista Legislativo Matr. 228.130

AV

SubSElcretaria de Apoio às Comissôes Especiais e PcrlLJmenterea de InqUérito Recebido em I

ti.:;;,

I /,(

(2)

SECRETARJA [ ~ ESTADO DE JUSTiÇA E DIREITOS HUMANOS GOVERNO DO

PARA

Belém/PA, 07 DE

JUNHO

de 2011.

RELATÓRIO:

Assunto: ATIVIDADES SOBRE O ENFRENTAMENTO AO TRÁFICO DE PESSOAS NO ESTADO DO PARÁ.

INICIO DA POLlTICA ESTADUAL

A polftica de enfrentamento ao trafico de pessoas no Estado do Pará iniciou-se a partir da reestruturação da antiga Secretaria Executiva de ,Justiça - SEJU, que em 2007, a partir da Lei nO 7.029, de 30 de julho, foi transformada em Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos - SEJUDH. Nesta nova composição foi criada a Diretoria de Cidadania e Direitos Humanos e por conseqüência surge a Coordenadoria de Promoção dos Direitos dos Trabalhadores Rurais, Combate ao Trabalho Escravo e Tráfico de Pessoas - CTETP, a qual

é

equivalente ao Núcleo de En'frentamento ao trafico de pessoas em outros Estados·da Federação.

ARTICULAÇÃO COM O GOVERNO

FEDERAL

No ano de 2008, foi assinado convênio com Ministério da Justiça, de n. 039/2008,

visando o fortalecimento da CTETP e estruturação de um Núcleo de Enfretltamento ao Trafico de Pessoas, com prazo de vigência de dois anos.

O convênio possui etapas de articulação com os órgãos governamentais e sociedade civil organizada para a elaboração do Plano Estadual de Enfrentamento ao Trafico de Pessoas, capacitação de servidores públicos, elaboração de cartilhas didáticas e aquisição de equipamentos (materiais permanentes), acervo bibliográfico e prestação de: serviço (criação de site sobre o trafico de pessoas e oficinas).

No ano seguinte, novo convênio - 708226/2009 SICONV- foi assinado para realização de uma pesquisa por amostragem em quatro bairros periféricos da região metropolitana: Guamá e Terra Firme em Belém e icuí Guajará e Paar em Ananindeua,' visando identificar situações de tráfico de pessoas.

PLANO ESTADUAL DE ENFRENTAMENTO AO TRAFICO DE PESSOAS

A partir da articulação deste convênio o Governo do Estado do Pará deliberou pela construção do Plano Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas no Pará (em anexo) através das seguintes representações estatais: Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimerto Social (Sedes), Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup), Secretaria de Trabalho Emprego e Renda (Seter), Ministério Público Estadual, Ministério Publico Federal, Ministério Publico do Trabalho, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícia Militar e Infraero.

Este Plano foi elaborado pelo grupo' de trabalho criado pela Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo (COETRAE), seguindo as orientações do Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. O plano foi aprovado pelos

Con~elhos

Estadual da Mulher e pelo Conselho de Direitos Humanos em 2008, com metas até 2010, porém não foi

Rua 28 se Setembro, 339 - Comércio - CEP: 66.010-100 Fone: (91) 4009-2722- Fax: 4009-2723

e-mail:gabinete~lIdh.JJ.ª,-qovbr Belém - Pará - Brasil

(3)

SECRETARIA ESTADO DE JUSTiÇA E DIREITOS HUMANOS

GOVERNO DO

PARA

poSS(~el O decreto do Governo Estadual. Atualmente, aguarda-se a atualização do plano em reumao do Fórum Estadual para aprovação e envio a Casa Civil do Estado.

A implementação do Plano de enfrentamento ao tráfico de pessoas, visa reforçar a construção do Plano Nacional com às especificidades do Estado, necessita contar com dotação orçamentária estadual específica, além de potencializar recursos já destinados a ações de outras pol íticas importantes para o enfrentamento ao tráfico de pessoas e parcerias com o Governo Federal e outros organismos. O Plano procura enfrentar o fenômeno a partir da lógica do enfrentamento ao trabalho escravo, entendendo que a exploração do trabalho degradante e o impedimento de ir e vir constituem-·se tanto para o trabalho escravo quanto para o tráfico de pessoas.

O Plano estã dividido em 09 p'rioridades e tem como principios atender prioritariamente as regiões mais atingidas pela ocorrência do trãfico de pessoas no Estado do Parã: região metropolitana de Belém,

m'8a

do Marajó e o sul e sudeste paraense.

É importante ressaltar que o tráfico de pessoas deve ser entendido conforme o protocolo de Palermo e a definição adotada na Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, com ênfase a situação de mulheres, crianças e adolescentes, homossexuais, transexuais e travestis:

"(...) significa o recrutamento, o transporte, a transferência, o alojamento ou o

acolhimento de pessoas, recorrendo à ameaça ou uso da força ou a outras: formas de coação,

ao rapto, à fraude, ao engano, ao abuso de autoridade ou da situação de vulnerabilidade ou à

entrega ou aceitação de pagamentos ou benefícios para obter

o

consentimento de uma pessoa

que tenha autoridade sobre outra para fins de exploração. A exploração incluirá, no mínimo, a

exploração da prostituição de outrem ou práticas similares à escravatura, a servidão ou a

remoção de órgãos (...)"

FÓRUM ESTADUAL DE ENFRENTAMENTO AO TRAFiCO DE PESSOAS:

Com a elaboração do Plano Estadual, a ONG Sodireitos coordenou á articulação para a criação do Fórum Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas no Pará - FEETP, o qual

é

constituído de órgãos governamentais e não governamentais, tendo como: principal objetivo o monitoramento da execução do referido plano estadual e proposições para: o aperfeiçoamento da polftica estadual de enfrentamento ao trafico de pessoas, reunindo-se ordinariamente.

Os órgãos que compõem o FEETP são: Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos (Defensoria Pública), Ministério: Público Federal e Estadual, Secretaria Est. de Saúde, Seco Est. de Desenvolvimento e Assistência Social, Seco Est. de Trabalho e Renda, Ouvidoria do Sistema de Segurança Pública, Se~. Est. de Justiça e Direitos Humanos, Companhia Itinerante E.special de Policia Assistencial -

CIE~~S/P:~l

Delegacia Especializada de Atendimento a Criança e

Adole~cente

- pATAI.Pollcla CIVIl, Sodireitos, Conselho Regional de Serviço Social, Conselho Regional de

P~lc.ol~gla.

Fórum de Mulheres da Amazônia Paraense, Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos, Centro de Defesa da Criança e Adolescente, Comissão de Justiça e Paz da 'CNBB, Associação Moaraná, Instituto Unipop, Grupo de Homossexuais COR e Marcha Mundial das Mulheres.

Rua 28 se Setembro, 339 - Comércio·· CEP: 66.010-100 Fone: (91) 4009-2722- Fax: 4009-2723

e-mail:9.ªºlI!.~te@s~lj@lIgv~r Belém .. Pará - Brasil

(4)

SECRETARIA [ ESTADO DE JUSTiÇA E DIREliOS HUMANOS

GO:'l~ll~

PAliA

POSTO AVANÇADO DE DIREITOS PARA VIAJANTES

Uma das principais ações executadas do Plano Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas foi a inauguração do Posto Avançado de Direitos para Viajantes, em julho de 2009 no Aeroporto de Belém. Trata-se de um posto da SEJUDH em parceria com a Infraero e apoio da ONG SoDireitos, que visa informar aos migrantes seus direitos enquanto viajantes.

Segundo

a

Portaria nO

31,

de

20

de agosto de 2009 do Ministério da Justiça/Secretaria

Nacional de Justiça, as atribuições do Posto Avançado são: "Art. 4°_ Compete aos Postos Avançados.

1- Implementar e consolidar uma metodologia de serviço de recepçao

a

brasileiros (as)

não admitidos ou deportados (as) nos principais pontos de entrada;

1/-Fornecer informações sobre:

a) documentos e procedimentos referentes

a

viagens nacionais e internacionais;

b) direitos e deveres de brasileiros (as) no exterior;

c)direitos e deveres de estrangeiros (as) no Brasil; d) serviços e consulares; e

e) quaisquer outras informações necessárias

e

pertinentes.

11/- Prestar apoio para:

a) localização de pessoas desaparecidas no exterior;

b) orientações sobre procedimentos e encamin!Jamentos para

a

rede de serviços.

Art. 6°_ Os Núcleos e Postos Avançado.s, sempre que possfvel, serão compostos por

equipes interdisciplinares com, pelo menos umra) psicólogo (a), um (a) assistente social

e

um

(a) consultor (a) jurfdico (a)."

o

foco do trabalho é fazer a prevenção ao trafico de pe§soas. através da informação e identificar a movimentação de m41heres do Brasil para o Suriname e Guiana Francesa ou vice-versa, para o tráfico de pessoas com fins de exploração sexual. Os técnicos tentam identificar a situação, especialmente por meio da abordagem, para alertar quanto aos riscos existentes e fazendo Cf entrega de materiais informativos sobre

a existência do Posto Avançado e seus S9U'VllÇOS.

Atua/mente, apenas dois técnicos atuam no Posto Avançado, as segundas, quartas e quintas-feiras, dias em acontecem voos internacionais para Guiana Francesa e Suriname, uma vez que a CTETP não dispõe de recursos humanos suficientes para abran~er as atividades do Núcleo de Enfrentamento e do Posto concomitantemente.

O Posto funciona em um espaço cedido pela lnfraero através de convênio, para prestar informações aos viajantes. No entanto, ia! espaço não atende às peculiaridades do atendimento técnico às vitimas ou deportaoos. pois carece de privacidade para atender ao sigilo das informações. Um novo espaço, além dojádisponibilizado, está sendo negociado com a Infraero.

Rua 28 se Setembro, 339·- Comercir.' - CEP: 66.010-100 Fone: (91)400!i·2722-Fax: 4009·2723

e-mail:9.!ill[!t).!§@~j~.!StÍ'!.Of~i!5!:.~.Q!. SelE"" - PE'rd . i3ra:,:i:

(5)

SECRETARIA [ ESTADO DE JUSTiÇA E DIREITOS HUMANOS GOVERNO DO

PARA

Belém, 07 de junho de 2011.

São ~bordadascerca de 25 pessoas nos dias de funcionamento do Posto, para prestar informações sobre os direitos dos viajantes.

Na atual conjuntura, não se tem conseguido cumprir a contento a Portaria do Ministério da Justiça por não possuír espaço físico, equiparnent()~2. e recursos humanos suficientes para o que o Posto Avançado foi criado.

A Coordenadoria elaborou seu PPA 2012

a

2015 solicitando um maior aporte de recursos financeiros para o enfrentamento ao trafico de pessoas e trabalho

escravo,

porém ainda está em análise interna no órgão. Também estão sendo elaborados

novos

projetos a serem enviados ao Sistema de Convênios do Governo Federal para subsídio financeiro.

CASOS ATENDIDOS NO POSTO

No período de julho de 2009 até o presente mês, o Posto e o Núcleo (CTETP) prestaram informações para cerca de 500 pessoas, ele forma direta (no próprio posto ou núcleo). ou indireta (na área publica do aeroporto - abordagem no check-in) sobre viagem internacional.

Os deportados atendidos foram em numero de 04 (quatro) em 2010, os quais retornaram ao estado de origem (Amapá)

via

aérea, através do apoio do Núcleo de Enfrentamento do Trafico de Pessoas de Brasília - DF.

Duas denuncias foram recebidas no Núcleo (CTETP) e dados os devidos encaminhamentos jurídicos

através

da rede de serviços estaduais e federais.

Outros casos foram encaminhados pelo Posto Humanizado do Aeroporto de Guarulhos localizado em São Paulo(SP).

J\

Murilo

lQ~t~~-,,-

Mata Sales '

COORDENADOR DE PROMOÇÃO DOS DIREITOS DÇS TRABALHADORES RURAIS, COMBATE AO TRABALHO ESCRAVO E TRAfICO DIE

PESSOAS-CTETP

(.

L"U:=4,....1G)Y'"'"

~_--O de

Técnica em Gestão de Direitos Humanos e Cidadania da Coordenação de Promoção dos Direitos Dos Trabalhadores Rurais, Combate Ao Trabalho

Escravo e Tráfico [)e Pessoas - Ctetp

Rua 28 se Setembro, 3:39 _. Cnmércío - CEP: 66.010-100 Fone: (91) 4009-2722- Fax: 4009-2723

e-mail:f@!lJ.!.1etel~udh.f19..Jº..I..J?i BelélT: - Pará - Brasil

Referências

Documentos relacionados

Na população estudada, distúrbios de vias aéreas e hábito de falar muito (fatores decorrentes de alterações relacionadas à saúde), presença de ruído ao telefone (fator

A releitura de Fernandes (1978), a partir da perspectiva bourdieusiana, facultou à Souza (2012a, p.167) cunhar o termo habitus precário para se referir a uma estrutura de

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, de 2007, e a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, instituída em 2009 foram a base

O presente questionário se configura em instrumental de pesquisa como parte de um estudo sobre a política de Educação Profissional em andamento no estado do Ceará, sob o

Ressalta-se que mesmo que haja uma padronização (determinada por lei) e unidades com estrutura física ideal (física, material e humana), com base nos resultados da

Neste capítulo foram descritas: a composição e a abrangência da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio de Janeiro; o Programa Estadual de Educação e em especial as

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em