• Nenhum resultado encontrado

1º trimestre EXERCÍCIOS EXTRA GEOGRAFIA Ensino Fundamental 9º ano classe: Profª. Débora Nome: nº

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1º trimestre EXERCÍCIOS EXTRA GEOGRAFIA Ensino Fundamental 9º ano classe: Profª. Débora Nome: nº"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

1

.

1º trimestre EXERCÍCIOS EXTRA – GEOGRAFIA

Ensino Fundamental 9º ano classe:___ Profª. Débora

Nome:______________________________________ nº___

Valor: 10 Nota:______

.

ASSINALE AS ALTERNATIVAS CONFORME PEDEM OS ENUNCIADOS E

DEPOIS PREENCHA O GABARITO CORRETAMENTE.

.

1- Em relação aos sistemas sócio-econômicos Capitalismo e Socialismo, identifique a alternativa INCORRETA.

a)No Socialismo, o Estado é o dono dos meios de produção e das fontes de riquezas mais importantes.

b)No Capitalismo, a economia de mercado se caracteriza: pela livre iniciativa; pela lei da oferta e da procura; pela lei de mercado e pela propriedade privada dos meios de produção. c)No Socialismo Soviético, os dirigentes do único partido aceito legalmente e dirigentes dos numerosos órgãos, gozavam de

privilégios em relação aos demais trabalhadores (carro, casas, etc.).

d)No Capitalismo, as classes sociais são representadas pelos proprietários dos meios de produção e trabalhadores.

e)No Capitalismo, o Estado único é o grande patrão e como senhor absoluto das decisões nacionais, encarregando-se de planejar e dirigir a economia, passou a regular o que, onde, quanto e como produzir, bem como a distribuição da produção.

2- No pós-Guerra, difundiu-se o uso de uma classificação, em que os diversos países foram divididos formando o Primeiro, o Segundo e o Terceiro Mundos. Essa classificação, no entanto, apresenta, sobretudo neste final de século, inúmeros inconvenientes, em virtude da:

a) insistência em fundamentar os critérios de classificação a partir de fatores raciais e da natureza.

b) incapacidade de criar agrupamentos para países que tenham características híbridas. c) desconsideração de elementos políticos e econômicos como base para a divisão das várias nações.

d) observação de espaços subdesenvolvidos no interior do Primeiro Mundo, rebaixando alguns países para o Segundo Mundo. e) manutenção das nações socialistas no grupo do Terceiro Mundo, quando deveriam estar no do Primeiro Mundo.

3- O Plano Marshall contribuiu de forma decisiva para:

a) a implantação do capitalismo nas antigas repúblicas da ex-URSS.

b) a reconstrução da Europa Ocidental após a Segunda Guerra Mundial.

c) o processo de paz no Oriente Médio. d) o desenvolvimento industrial dos "Tigres Asiáticos".

e) a redução dos arsenais nucleares da OTAN.

4- Logo após a Segunda Guerra Mundial instala-se a chamada Guerra Fria também conhecida como EQUILÍBRIO DO

TERROR, quando se verificou a equivalência de forças altamente destruidoras baseada no equilíbrio nuclear com conseqüências para o mundo, dentre as quais destaca-se:

a) a divisão da Europa em duas esferas de influências políticas e dois sistemas político-econômicos: Europa Oriental-socialista, aliada da União Soviética e a Europa Ocidental-capitalista, aliada dos Estados Unidos.

b) a França, que domina os países capitalistas ocidentais envolvidos na Segunda Guerra e a Rússia, que domina os países da Europa Oriental.

c) um período de relativa paz, à exceção de algumas guerras civis muito localizadas, sem interferência das superpotências.

(2)

2

d) a diminuição drástica da corrida armamentista e uma ajuda dos Estados Unidos para a reconstituição dos países europeus, que sofreram grandes destruições durante o conflito mundial.

e) o Reino Unido capitalista que reforça a sua posição como grande potência sobre os demais países da Europa, por seu grande poder bélico.

5- Considere o texto apresentado a seguir. "O projeto de abrir os mercados europeus remonta ao pós-guerra, quando os EUA, por meio do Plano Marshall, iniciaram a

reconstrução do Velho Continente. (...) Simultaneamente, eram erguidos os alicerces de um mercado global de capitais. Num futuro próximo, o sistema, acreditavam com razão os americanos, permitiria uma expansão internacional das empresas."

(Revista "Carta Capital", 04/08/99, p.24) Além do aspecto econômico, a ajuda norte-americana aos países europeus também comportava uma preocupação geopolítica: a) barrar o fluxo de imigrantes europeus, em especial dos países da Europa Oriental, para os EUA.

b) diminuir o envio de auxílio humanitário dirigido aos países da América Latina e Caribe para os países europeus.

c) impedir o avanço das áreas de influência da ex-União Soviética para além dos países do Leste Europeu.

d) possibilitar o acesso das empresas norte-americanas às matérias-primas minerais e aos mercados da Europa Ocidental.

e) garantir a soberania norte-americana sobre os novos territórios conquistados na região do Mediterrâneo, trocando-a por ajuda

econômica.

6- Derrotada nas duas guerras mundiais, a Alemanha esteve dividida por quarenta anos. A respeito das mudanças nas fronteiras alemãs, é correto afirmar que:

a) Os acordos de Potsdam, no final da Segunda Guerra Mundial, dividiram o território alemão em três zonas de ocupação: norte-americana, germânica e russa.

b) A cidade de Berlim, localizada na ex-República Democrática Alemã - de regime socialista - foi dividida em dois setores:

ocidental capitalista, de economia de

mercado, e o oriental socialista, de economia estatal.

c) A queda do muro de Berlim em 1989 possibilitou a reunificação da Alemanha, mas ao contrário do que se previa, tal fato

enfraqueceu sua condição de potência mundial, devido à xenofobia e à ação de grupos neonazistas.

d) A Alemanha Ocidental comandou o processo de reunificação do território germânico no final da década de 1980, sem altos custos, pois a Alemanha Oriental figurava entre os países europeus mais

industrializados e de elevada renda per capita. e) A República Federal Alemã e a ex-República Democrática Alemã constituíram o centro do conflito entre EUA e ex-URSS durante a Guerra Fria, sendo a primeira ligada ao Pacto de Varsóvia e a segunda, à OTAN. 7- Após a Segunda Guerra Mundial uma série de fatos novos foi responsável por uma ordem mundial que teve a duração de, aproximadamente, quatro décadas. Sobre essa ordem considere a lista a seguir:

I. Começou a tomar força a discussão sobre a existência de um grupo de países capitalistas, dependentes e com grande atraso tecnológico, que passou a denominar-se Terceiro Mundo.

II. Uma forte onda de superprodução abalou as bolsas de valores dos países centrais e, por conseqüência, provocou crises sucessivas nos países capitalistas industrializados.

III. O planejamento de Estado implantado na União Soviética estendeu-se aos países da Europa Oriental que se tornaram satélites da potência soviética.

IV. O Globo ficou dividido em duas grandes áreas de influência político-ideológica responsável pelo desaparecimento de órgãos supranacionais como a OTAN e o Pacto de Varsóvia.

Está correto o que se afirma SOMENTE em a) I e II. b) I e III. c) I e IV. d) II e III. e) III e IV. 8- A macrorregionalização da Europa, em dois conjuntos de países ou Estados, ou seja, Europa Ocidental e Europa Oriental, é fruto da competição que existia, até recentemente, entre a ex-União Soviética e seus satélites (socialistas) e os Estados Unidos e seus

(3)

3

aliados da Europa Ocidental (capitalistas). Levando-se em conta o processo dessa regionalização da Europa, é INCORRETO afirmar que:

a) foi ditado pela Guerra Fria.

b) o Meridiano de Greenwich é o referencial para determinar a divisão entre a Europa ocidental e a Europa oriental.

c) essa divisão não está relacionada à posição astronômica da Europa.

d) por causa de sua posição geográfica estratégica, entre a Rússia e a Europa ocidental, o leste europeu se tornou

extremamente importante para a geopolítica soviética.

e) a Europa ocidental e a Europa oriental foram criadas pelo processo secular de desenvolvimento do capitalismo e da

industrialização mais acelerado na parte oeste do continente e pelos resultados da Segunda Guerra Mundial.

9- A organização política de um Estado significa:

a) a estrutura do Estado, o seu funcionamento, os direitos e deveres dos cidadãos.

b) as formas de controle sobre o chefe de Estado.

c) as normas para a escolha dos Ministros. d) a regulamentação dos acordos econômicos. e) a forma de atuação do Congresso em épocas de crise.

10- O atentado ao World Trade Center, nos EUA, multiplicou, na imprensa brasileira, as caracterizações de grupos terroristas. Eis algumas delas:

I. AL QAEDA: seguidores de Osama Bin Laden, que lutam pela expansão do Islã e contra invasores não-islâmicos da península arábica. Embora tenham recebido ajuda dos EUA no passado, identificam os americanos como inimigos, entre outras razões, pelo apoio ao Estado de Israel.

II. ETA (Pátria Basca e Liberdade): grupo fundado em 1959, que luta pela transformação do País Basco em Estado independente. Ocupa áreas do norte da Espanha e sul da França.

III. HAMAS (Movimento da Resistência Islâmica): um dos principais grupos contrários à existência do Estado de Israel e ao processo de paz entre árabes e israelenses.

IV. IRA (Exército Republicano Irlandês): organização católica da Irlanda do Norte (Ulster), que luta para que a região se una à República da Irlanda (Eire), o que contraria os protestantes (60% da população), que desejam a permanência da subordinação à

Grã-Bretanha.

Supondo tais informações como corretas e admitindo a veracidade das ações atribuídas aos grupos descritos, podemos afirmar que: a) apenas o IRA e o HAMAS executam ações terroristas locais, visto que suas

reivindicações são particulares, contra governos locais específicos e, por isso, eles não identificam inimigos externos.

b) a ETA tem suas ações circunscritas à escala nacional, visando apenas a um novo desenho geopolítico em sua região geográfica,

enquanto à AL QAEDA atribuem-se objetivos difusos e responsabilidade por atentados em escala global.

c) tanto a AL QAEDA quanto o HAMAS e a ETA lutam por reivindicações clássicas do jogo geopolítico, quais sejam: a conquista de territórios e independência para formar novos estados nacionais.

d) HAMAS e a AL QAEDA são organizações islâmicas que se constituem como inimigas dos EUA e Israel em função de sua ideologia comunista e radicalmente anticapitalistas. e) tanto o IRA quanto a ETA estão

engendrando ações em colaboração com os grupos terroristas islâmicos, visando a uma unificação global das redes terroristas, o que as tornaria organizações mais poderosas. 11- Os países assinalados com a cor negra apresentam em comum:

(4)

4

a) elevado número de refugiados - indivíduos ou grupos que estão fora de seu território em razão de perseguição política, racial, étnica ou religiosa.

b) elevação do Índice de Desenvolvimento Humano em face da progressiva melhoria das condições de vida de suas populações nos últimos anos.

c) presença de bases militares dos EUA em seus territórios, ainda como reflexo da política norte-americana dos anos 60 e 70, de

contenção do avanço comunista.

d) altas taxas de natalidade, em função de aspectos religiosos e da ausência de políticas de planejamento familiar e controle da natalidade.

e) disponibilidade de reservas consideráveis de petróleo e gás natural, que têm propiciado melhorias nos saldos da balança comercial

.

12- "Imagine que não haja nenhum paraíso [...]

que não haja países [...] e nenhuma religião também [...]

imagine todas as pessoas vivendo a vida em paz [...]

imagine todos os povos compartilhando o mundo todo [..]

(John Lennon.)

No imaginário de Lennon, não deveriam existir fronteiras entre os povos. Mas o que são fronteiras? Pode-se dizer que elas têm a função de separar territórios. Em Geopolítica, porém, simples. As fronteiras

I - definem a extensão geográfica da soberania de um Estado.

II - delimitam fenômenos dinâmicos e são construções humanas.

III - revelam diferenças religiosas, lingüísticas e étnicas.

IV - separam blocos políticos ou alianças militares.

Na seqüência em que aparecem, as informações acima correspondem, respectivamente, às fronteiras

a) culturais, políticas, estratégicas, culturais. b) estratégicas, históricas, culturais, políticas. c) estratégicas, históricas, políticas,

estratégicas.

d) políticas, políticas, culturais, estratégicas. e) políticas, históricas, estratégicas, culturais.

13- Nesta última década do século XX, verifica-se o recrudescimento da ideologia do nacionalismo em todo o mundo, gerando a ocorrência de movimentos separatistas, que, não raramente, desembocam em sangrentos conflitos, a exemplo do que ocorreu entre o Iraque de Saddam Hussein e a etnia:

a) armênia. b) libanesa. c) sunita. d) palestina. e) curda.

14- PARIS - Advogados de organizadores humanitárias invadiram a Justiça francesa com uma séria de apelos para evitar a expulsão dos 210 imigrantes africanos que foram desalojados à força na sexta-feira da igreja de S. Bernardo, em Paris, que ocupam por 50 dias, 10 deles em greve de fome de protesto contra a política de imigração francesa. (Jornal do Brasil, 25/8/96) O texto fala dos "sem documentos", ilustrando uma forma típica de movimento migratório internacional do final do século XX. Uma característica correta desse movimento é:

a) Mudança da direção das migrações, concentrando-se entre os "países desenvolvidos".

b) Acentuação das migrações dos "países desenvolvidos" para os "países

subdesenvolvidos".

c) Acentuação das migrações dos "países subdesenvolvidos" para os "países desenvolvidos".

d) Reorientação da direção das migrações, que passam a ser predominantes no interior dos "países subdesenvolvidos".

e) Indefinição dos fluxos migratórios, que tomaram direções aleatórias.

15- Ocupando uma região muito rica em petróleo, espremida entre as fronteiras da Turquia, Síria, Iraque e Irã, este povo, que não constitui um Estado, tem lutado por sua independência desde o século XVI e teve todas as suas tentativas de emancipação reprimidas com extrema violência. Trata-se dos:

(5)

5

b) judeus. c) armênios. d) libaneses. e) curdos.

16- "Num lugar com tensões à flor da pele, como a Irlanda do Norte, (...) bastam algumas provocações para reacender a fogueira das paixões tribais." (REVISTA "VEJA", 15.7.1998.)

No mundo atual, situações de nacionalismos mal resolvidos e conflitos culturais e

religiosos semelhantes aos da Irlanda do Norte ocorrem em muitos países. O local onde NÃO há essa problemática é

a) a região da Caxemira, entre a Índia e o Paquistão.

b) a província de Kosovo, na Iugoslávia. c) o território da Groenlândia, em relação à Dinamarca.

d) a Região Basca, na Espanha.

17- A Irlanda do Norte vivenciou, ao longo da sua história, grandes conflitos, sendo abalada nas últimas décadas por inúmeros protestos e alguns atentados terroristas. Em relação a essa situação, é correto afirmar que

a) os islâmicos lutam contra os católicos, grupos que pretendem dominar politicamente o país, ainda ligado ao Reino Unido.

b) a maioria da população é católica e deseja continuar vinculada a Londres, lutando contra o IRA, grupo armado islâmico.

c) os grupos revolucionários pretendem libertar a Irlanda do Norte da República da Irlanda, negando-se a assinar um acordo de paz com o IRA.

d) os protestantes desejam que a Irlanda do Norte permaneça como membro do Reino Unido e a minoria católica deseja unir-se com a República da Irlanda.

18- Uma das manchetes a seguir NÃO poderia ocorrer, devido ao absurdo da afirmação feita. Assinale-a.

a) Tensão! Fortes abalos sísmicos, vinculados à movimentação entre placas tectônicas, poderão devastar novamente a cidade da Guatemala.

b) Perigo! Ventos com até 300 km/h poderão atingir a região do Caribe. Teme-se que o

furacão tropical possa provocar grandes destruições.

c) Violência! Aos gritos de "Pátria Basca e Liberdade!", terroristas do IRA, contrariando acordo de paz, atacam grupo de protestantes em Belfast, capital da Irlanda do Norte. d) Catástrofe! Monções de verão provocam fortes inundações na península da Indochina, deixando milhares de desabrigados.

e) Tragédia! Tentativa fracassada de independência da Tchetchênia, ponto

estratégico no transporte de petróleo na região do Cáucaso, deixa milhares de vítimas.

19- No mapa, está destacada a região habitada pelos __________, que buscam construir um estado nacional.

Assinale a alternativa que completa corretamente a frase. a) Tchetchenos. b) Ossétios. c) Curdos. d) Tibetanos. e) Palestinos.

20- "A terra, o subsolo, as águas, as florestas, as fábricas, as minas de carvão e de minérios, as estradas de ferro, os transportes por água e por ar, os bancos, as grandes empresas agrícolas organizadas pelo Estado, assim como as empresas municipais e a massa fundamental das habitações nas cidades e as aglomerações industriais, são propriedades do Estado, quer dizer, de todo o povo."

É artigo da Constituição: a) do Brasil.

b) da República Federal Alemã. c) da Suécia.

d) dos Estados Unidos. e) da União Sovié

(6)

6

GABARITO

1- (A) (B) (C) (D) (E) 11- (A) (B) (C) (D) (E)

2- (A) (B) (C) (D) (E) 12- (A) (B) (C) (D) (E)

3- (A) (B) (C) (D) (E) 13- (A) (B) (C) (D (E)

4- (A) (B) (C) (D) (E) 14- (A) (B) (C) (D) (E)

5- (A) (B) (C) (D) (E) 15- (A) (B) (C) (D) (E)

6- (A) (B) (C) (D) (E) 16- (A) (B) (C) (D) (E)

7- (A) (B) (C) (D) (E) 17- (A) (B) (C) (D) (E)

8- (A) (B) (C) (D) (E) 18- (A) (B) (C) (D) (E)

9- (A) (B) (C) (D) (E) 19- (A) (B) (C) (D) (E)

10- (A) (B) (C) (D) (E) 20- (A) (B) (C) (D) (E)

Referências

Documentos relacionados

serviços médicos (Desp.. serviços

Foi evidenciado que o posto mantém uma sistemática preventiva para não contaminar o solo e as águas subterrâneas, por meio da avaliação trimestral do solo e do

de lôbo-guará (Chrysocyon brachyurus), a partir do cérebro e da glândula submaxilar em face das ino- culações em camundongos, cobaios e coelho e, também, pela presença

Resultados de um trabalho de três anos de investigação da jornalista francesa Marie-Monique Robin, o livro Le Monde Selon Monsanto (O Mundo Segundo a,Monsanto) e o

Nos casos em que o aparelho não seja utilizado durante longos períodos (por exemplo durante as férias), é aconselhável desligá-lo da rede de alimentação e deixar a porta

For the experiments without acclimation/with food and with acclimation/with food, there was less cytoplasm of the hepatocytes in fish exposed to pesticides than the control fish (P

O con ven to é, para além da fun ção pri má ria a que res pon de, um pa ra dig ma bri lhan te na sua apa ren te mo dés - tia, tes te mu nhan do como a ar qui tec tu ra pode, em mo

Considerando a definição de doutrina expressa pelo MD, no âmbito militar, como sendo o “[…] conjunto harmônico de ideias e de entendimentos que define, ordena, distingue