• Nenhum resultado encontrado

REGIMENTO INTERNO DA CIS (Aprovado através da Resolução nº 16/2008-CD, de 25/06/2008)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGIMENTO INTERNO DA CIS (Aprovado através da Resolução nº 16/2008-CD, de 25/06/2008)"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)
(2)

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNCOLÓGICA DO RIO GRANDE DE NORTE PLANO DE CARREIRA DOS CARGOS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO

PCCTAE, CONFORME PREVISTO NA LEI Nº 11.091/2005, DE 12/01/2005 COORDENAÇÃO INTERNA DE SUPERVISÃO DO PCCTAE – CIS

REGIMENTO INTERNO DA CIS

(Aprovado através da Resolução nº 16/2008-CD, de 25/06/2008)

(3)

REGIMENTO INTERNO DA CIS

(Aprovado através da Resolução nº 16/2008-CD, de 25/06/2008)

CAPÍTULO I - DA CATEGORIA, FINALIDADE E COMPOSIÇÃO

Art. 1º - O presente Regimento disciplina a organização e o funcionamento da Comissão Interna de Supervisão (CIS) do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE) dos servidores técnico-administrativos do Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte (CEFET-RN).

Art. 2º - A CIS, prevista no parágrafo 30 do artigo 22 da Lei nº. 11.091/2005 e regulamentada pela Portaria nº. 2.519/2005-MEC, de 15/07/2005, alterada pela Portaria nº. 2.562/2005-MEC, de 22/07/2005, tem a finalidade de acompanhar, fiscalizar e avaliar a implementação do PCCTAE no âmbito do CEFET-RN e propor à Comissão Nacional de Supervisão (CNS) as alterações necessárias para seu aprimoramento.

Art. 3º - A CIS do CEFET-RN é composta por três membros titulares e três suplentes, representantes dos servidores optantes pelo PCCTAE e eleitos de forma nominal, por voto direto, em pleito coordenado por uma Comissão Eleitoral formada paritariamente por membros indicados pela Direção-Geral do CEFET-RN e pela entidade sindical que representa os servidores técnico-adminsitrativos em educação no âmbito do CEFET-RN, conforme prevê a Portaria nº. 2.519/2005-MEC, alterada pela Portaria nº. 2.562/2005/MEC.

CAPÍTULO II - DAS ELEIÇÕES

Art. 4º - Poderá candidatar-se a membro da CIS qualquer servidor ativo ou aposentado optante pelo PCCTAE.

Art. 5º - No processo eleitoral para escolha dos membros da CIS, o eleitor poderá votar apenas em um dos candidatos.

Art. 6º - Serão considerados eleitos membros titulares os três primeiros candidatos mais votados e suplentes os outros três mais votados na seqüência.

Art. 7º - Os membros da CIS terão mandato de três anos a contar da data da posse, sendo permitida uma recondução para novo mandato.

Art. 8º - As normas eleitorais para escolha dos membros da CIS serão definidas pela Comissão Eleitoral, conforme previsto no art. 3º deste Regimento.

Art. 9º - No prazo de até sessenta dias antes do término do mandato dos membros da CIS, deverá ser publicado edital marcando a eleição dos novos membros, que deverá ser realizada no prazo máximo de quarenta e cinco dias.

(4)

b) a avaliação de desempenho e progressões funcionais;

c) a realização de cursos de capacitação e/ou treinamentos e readaptações;

d) recursos interpostos pelos servidores técnico-administrativos em processos relacionados às capacitações, quando a decisão couber ao dirigente máximo ou ao Conselho Diretor do CEFET-RN.

II – desenvolver estudos e análises que permitam fornecer subsídios para a elaboração, aperfeiçoamento e modificação da política de pessoal técnico-administrativo;

III – cumprir o estabelecido na Portaria nº. 2.519/2005-MEC, alterada pela Portaria nº. 2.562/2005-MEC, quanto a:

a) acompanhar a implementação do Plano de Carreira em todas as suas etapas, bem como o trabalho da Comissão de Enquadramento;

b) auxiliar a área de pessoal, bem como os servidores técnico-administrativos nas questões sobre o PCCTAE;

c) fiscalizar e avaliar a implementação do PCCTAE no âmbito do CEFET-RN; d) propor à CNS as alterações necessárias para o aprimoramento do PCCTAE;

e) apresentar propostas e fiscalizar a elaboração e a execução do Plano de Desenvolvimento dos Integrantes do PCCTAE do CEFET-RN e seus programas de capacitação, de avaliação de desempenho e de dimensionamento das necessidades de pessoal e modelo de alocação de vagas; f) avaliar, anualmente, as propostas de lotação do CEFET-RN, conforme o inciso I, do parágrafo 10, do artigo 24, da Lei nº. 11.091/2005, de 12/01/2005;

g) acompanhar o processo de identificação dos ambientes organizacionais do CEFET-RN proposto pelo Departamento de Recursos Humanos, bem como os cargos que os integram;

h) examinar os casos omissos referentes ao PCCTAE e encaminhá-los à CNS.

CAPÍTULO IV - DA ORGANIZAÇÃO

Art. 11 – A estrutura organizacional da CIS do CEFET-RN compreende: I – Pleno;

II – Coordenação;

III - Grupos de Trabalhos; IV – Secretaria.

Seção I – Do Pleno

Art. 12 – O Pleno é constituído pelos membros titulares da CIS, sendo a instância máxima de deliberação da Comissão.

Art. 13 – Compete ao Pleno:

I – eleger o Coordenador e o Coordenador Adjunto;

II – deliberar sobre matérias submetidas a exame no âmbito de sua competência legal, mediante propostas, decisões e resoluções;

III – indicar os membros de grupos de trabalho, fixando-lhes mandatos, atribuições e objetivos; IV – apreciar e votar relatórios e pareceres dos representantes e dos grupos de trabalho;

V – elaborar e propor alterações do Regimento Interno, submetendo-o à apreciação e homologação pelo Conselho Diretor do CEFET-RN;

VI – autoconvocar-se mediante proposição da maioria de seus membros; VII – decidir sobre os recursos encaminhados à CIS.

(5)

Parágrafo Único – Nenhum membro da CIS poderá decidir isoladamente, exceto o Coordenador, em matéria de urgência sobre determinado assunto, desde que o mesmo não tenha sido pautado e deliberado em reunião, por maioria de seus membros.

Seção II – Da Coordenação

Art. 14 – A Coordenação da CIS será exercida por um Coordenador e um Coordenador Adjunto, entre os membros eleitos.

§ 1º O mandato do Coordenador e do Coordenador Adjunto será de três anos, permitida a reeleição.

§ 2º O Coordenador da CIS poderá, desde que aprovado por maioria de votos de seus membros, solicitar o exercício integral na CIS durante o seu mandato, o qual poderá ser concedido ou não pela Direção Geral do CEFET-RN.

§ 3º Em caso de ser aprovado pela Direção Geral, o exercício integral do Coordenador previsto no parágrafo anterior será revisto pelo Pleno da CIS caso o Coordenador não esteja cumprindo integralmente o seu expediente na Comissão.

Art. 15 – Ao Coordenador compete:

I – representar a CIS perante as instâncias administrativas do CEFET-RN e de outras instituições; II – promover e regular o funcionamento da CIS, como responsável pela administração, cumprindo e fazendo cumprir o Estatuto e o Regimento Geral do CEFET-RN e este Regimento Interno;

III – convocar as reuniões ordinárias e extraordinárias, fixando pauta, datas e horários; IV – coordenar as reuniões da CIS;

V – tomar as medidas adequadas visando ao cumprimento das deliberações do pleno;

VI – decidir ad referendum em caso de matéria urgente, submetendo sua decisão ao pleno na primeira reunião seguinte;

VII – delegar atribuições;

VIII – convocar os membros suplentes quando necessário. Art. 16 – Ao Coordenador Adjunto compete:

I – substituir o Coordenador nos seus impedimentos; II – auxiliar o Coordenador na condução das reuniões; III – lavrar as atas das reuniões na ausência do Secretário. Art. 17 – Aos membros compete:

I – cumprir e fazer cumprir o presente Regimento;

II – participar de todas as reuniões previamente convocadas;

III - buscar atualização sobre a legislação vigente em relação ao PCCTAE; IV – assinar as atas das reuniões da CIS;

V – participar das tarefas determinadas pela CIS;

VI – sugerir que sejam submetidas à Comissão as medidas que julgar úteis ao efetivo desempenho das suas funções.

(6)

Art. 19 – Perderá o mandato o membro titular que, sem motivo justificado, faltar a três reuniões ordinárias consecutivas ou seis alternadas.

Art. 20 – Aos membros suplentes, quando forem convocados, aplicar-se-á o disposto no artigo anterior.

Art. 21 – Os membros suplentes só terão direito a voto, quando estiverem substituindo os titulares.

Parágrafo Único – Aos suplentes fica garantida a participação em todas as reuniões da CIS, com direito a voz.

Seção III – Dos Grupos de Trabalho

Art. 22 – Os Grupos de Trabalho terão função definida e atribuições específicas e serão formalmente constituídos por ato do Coordenador, ou do Pleno, após aprovação em reunião da CIS.

Art. 23 – Os Grupos de Trabalho reunir-se-ão em horário extra-sessões para o cumprimento das tarefas designadas, deliberando por maioria de votos, quando da apresentação de relatórios e pareceres.

Parágrafo Único – Na divergência de um membro do Grupo de Trabalho, quanto ao resultado a que chegar a maioria, fica facultado o voto em separado, por escrito, o qual integrará o relatório ou parecer para decisão soberana do Pleno da CIS.

Seção IV – Da Secretaria

Art. 24 – A Secretaria da CIS será exercida por um servidor indicado pelo Coordenador e designado por Portaria do Diretor-Geral do CEFET-RN.

Art. 25 – São atribuições do Secretário: I – redigir as atas das reuniões da CIS;

II – dar assistência e assessoramento direto aos membros da CIS;

III – coletar informações para consecução de objetos e metas da Comissão; IV – manter-se atualizado sobre a legislação que trate do PCCTAE;

V – organizar todo o material e os relatórios da Comissão; VI – executar outras tarefas pertinentes à função de Secretário.

CAPÍTULO V – DO FUNCIONAMENTO

Art. 26 – A CIS reunir-se-á ordinariamente uma vez por mês, por convocação do seu Coordenador, e extraordinariamente, com indicação precisa da matéria a ser discutida, quando assim entender o Coordenador ou por requerimento da maioria dos seus membros.

§ 1º - No caso de recusa do Coordenador, a convocação deverá ser subscrita pelos membros que solicitaram.

§ 2º - A convocação para as reuniões da CIS será feita com antecedência mínima de quarenta e oito horas.

(7)

Art. 27 – Os membros da CIS, quando em exercício de atividades delegadas pelo Coordenador ou pelo Pleno, terão assegurada a freqüência integral na Instituição.

Art. 28 – A CIS só poderá deliberar com a presença da maioria de seus membros.

Art. 29 – As votações para deliberação na CIS poderão ser nominais, por aclamação ou secretas, conforme deliberação do Pleno.

Parágrafo Único – Qualquer membro poderá fazer constar expressamente em ata o seu voto. Art. 30 – A secretaria lavrará a ata circunstanciada da reunião do CIS, fazendo constar: I – a natureza da reunião, a data, o local e o nome de quem a coordenou;

II – os nomes dos membros presentes, bem como dos que não compareceram, consignando, a respeito destes, a circunstância de haverem ou não justificado a ausência;

III – a discussão por ventura havida a propósito da ata e a votação desta; IV – o resumo da discussão na ordem do dia e os resultados das votações;

IV – as declarações de votos, quando forem solicitadas por qualquer um dos membros.

Art. 31 – As decisões da CIS serão encaminhadas para publicação no Boletim Interno, no site e nos murais do CEFET-RN, bem como nos boletins informativos e site da entidade sindical representativa dos servidores técnico-administrativos do CEFET-RN.

CAPÍTULO VII – DAS DISPOSIÇÕES TRANSITÓRIAS

Art. 32 – A Direção-Geral do CEFET-RN disponibilizará a estrutura física, material e pessoal necessária para o funcionamento da CIS.

Art. 33 – Sempre que possível, será assegurada a participação dos membros da CIS em eventos, palestras, conferências, fóruns, etc., tanto em nível regional como nacional, que tratem do PCCTAE ou de assuntos de interesse dos servidores técnico-administrativos do CEFET-RN. Parágrafo Único – Nas situações em que a participação dos membros da CIS em eventos previstos no caput implicar em custos financeiros para o CEFET/RN, a mesma poderá ser viabilizada desde que exista disponibilidade orçamentária.

Art. 34 - A CIS poderá requerer à Direção-Geral do CEFET-RN, mediante justificativa, assessoramento especializado quando for necessário.

Art. 35 – O presente Regimento poderá ser alterado por proposição da CIS, depois de ouvidos os servidores técnico-administrativos e após terem sido aprovadas as alterações pelo voto de dois terços de seus membros, devendo ser homologado pelo Conselho Diretor do CEFET-RN.

Art. 36 – Os casos omissos ou dúvidas surgidas na aplicação do presente Regimento serão dirimidos pelo Pleno da CIS.

Referências

Documentos relacionados

 Avaliar e apoiar projetos de Solidariedade Social apresentados pelas Instituições de apoio social, que tenham intervenção na Freguesia de Rio de Mouro no

Lista de preços Novembro 2015 Fitness-Outdoor (IVA 23%).. FITNESS

Avaliação técnico-econômica do processo de obtenção de extrato de cúrcuma utilizando CO 2 supercrítico e estudo da distribuição de temperatura no leito durante a

Obedecendo ao cronograma de aulas semanais do calendário letivo escolar da instituição de ensino, para ambas as turmas selecionadas, houve igualmente quatro horas/aula

A disponibilização de recursos digitais em acesso aberto e a forma como os mesmos são acessados devem constituir motivo de reflexão no âmbito da pertinência e do valor

§ 1º Os(as) atletas ficam cientes que deverão assumir no ato da inscrição todos os riscos e danos da eventual suspensão da corrida (iniciada ou não) por questões de

Sobretudo recentemente, nessas publicações, as sugestões de ativi- dade e a indicação de meios para a condução da aprendizagem dão ênfase às práticas de sala de aula. Os

Nessas regras está estabelecido que o regime não presencial ocorre nas situações de suspensão das atividades letivas e formativas presenciais nas escolas, sendo desenvolvido através