• Nenhum resultado encontrado

Material didático virtual: disponibilidade e interatividade

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Material didático virtual: disponibilidade e interatividade"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Material didático virtual: disponibilidade e interatividade

Cristiano Mattos1, Luciani Tavares2, Roberto Nicioli Junior3, Eduardo Watanabe4,∗, Fábio Mendes5,*, Mateus Alves6,*, Carlos Eduardo Guariglia7,*

1

Universidade de São Paulo/Institu to de Física, mattos@if.usp.br 2

Programa de pós -graduação em ensino de ciências/Universidade de São Paulo, luciani@if.usp.br 3

Programa de pós-graduação em Educação /Universidade de São Paulo, robnj @if.usp.br 4

Curso de Licenciatura em Física/Universidade de São Paulo/Instituto de Física, etwifusp@gmail.com 5

Curso de Licenciatura em Física/Univ.de São Paulo/Inst. de Física,fabiomendesbr2k@yahoo.com.br 6

Curso de Licenciatura em Física/Universidade de São Paulo/Instituto de Física,mateus.alves@usp.br 7

Curso de Licenciatura em Física/Universidade de São Paulo/Instituto de Física,dufisica@usp.br Resumo

Este trabalho apresenta os resultados preliminares da construção do portal do material didático do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (PROMADI –

http://promadi.if.usp.br). Neste projeto, estão sendo selecionados e organizados materiais didáticos já disponíveis no Instituto de Física da Universidade de São Paulo para divulgação e disponibilização tanto para o público interno, cursos de graduação, quanto para o público externo à instituição . A partir de um levantamento bibliográfico da literatura relativa à área de pesquisa em Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas ao ensino de ciência, estamos adaptando notas de aula, experiências do laboratório de demonstrações, o acervo de filmes em VHS , materiais didáticos de antigos projetos de ensino e , até mesmo , os antigos projetos de ensino brasileiros e estrangeiros . Pretendemos abrir possibilidade para que sejam incorporadas ao Portal as produções dos estudantes da graduação nas disciplinas específicas de física ou nas disciplinas específicas da licenciatura. Assim, poderemos contar com materiais que possam ser utilizados tanto no ensino superior como no ensino médio e fundamental. A disponibilização desse material para o público acadêmico, inicialmente, tem objetivo geral de suprir lacunas presentes em diversas disciplinas específicas e de instrumentação para o ensino de física, nos cursos de formação de professores em física . Neste ambiente estamos desenvolvendo o Portal do Material Didático. No cronograma do projeto, está previsto a avaliação das ferramentas disponibilizadas no modelo de portal adotado, que serão investigadas para verificarmos a sua flexibilidade para o acesso dos diversos materiais didáticos que estarão a disposição do público.

Palavras-chave : Material didático, TIC’s, formação de professores Introdução

Uma das principais áreas de pesquisa em ensino de física é a do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Nesta área de pesquisa tem-se procurado desenvolver não só materiais instrucionais, mas também uma estética de comunicação adequada ao público a que se destina.

Pretende-se, inicialmente, que um público mais es pecializado, público interno do IFUSP, acesse o instrumento e que possa usufruir dos materiais

(2)

disponibilizados de forma rápida e simples. Assim, foi necessário a criação de meios (interface) que permitam essa simplicidade de acesso, seja como instrumento de ensino, seja presencial seja a distância.

Neste projeto estamos desenvolvendo uma interface para divulgar e disponibilizar material didático de diversas naturezas . O ambiente no qual estamos desenvolvendo o portal é o Joomla, conhecido como um sistema de gerenciamento de conteúdo (Content Management System - CMS) (Graf, 2006)

Neste ambiente estamos desenvolvendo o Portal do Material Didático (PROMADI – http://promadi.if.usp.br). No cronograma do projeto, está previsto a avaliação das ferramentas disponibilizadas no modelo de portal adotado, que serão investigadas para verificarmos a sua flexibilidade para o acesso dos diversos materiais didáticos que estarão a disposição do público.

Objetivos do projeto

A principal idéia deste projeto é a de desenvolver material didático para cursos de formação de professores. Estão sendo utilizados resultados vindos da área de pesquisa de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC´s) para a construção de um portal de acesso aos materiais .

Uma das funções do portal é a de abrir possibilidade para que sejam incorporadas ao Portal as produções dos estudantes da graduação nas disciplinas específicas de física ou nas disciplinas específicas da licenciatura. Assim, poderemos contar com materiais que possam ser utilizados tanto no ensino superior como no ensino médio e fundamental.

Este projeto tem dois subprojetos : o primeiro está ligado à construção de um catálogo de experimentos e o segundo à construção do acervo de vídeos digitalizados. Ambos estão ligados à catalogação do material didático disponível no IFUSP, principalmente àqueles já disponíveis no laboratório de demonstrações da instituição ou no acervo de vídeos.

Materiais didáticos do laboratório de demonstração do IFUSP

Nesta parte do projeto estão sendo realizados levantamentos dos experimentos de demonstração disponíveis para uso nos cursos de graduação de licenciatura e bacharelado em física do IFUSP.

O laboratório de demonstração do IFUSP foi construído, inicialmente, na década de 70, com o intuito de desenvolver materiais didáticos para o ensino de física. Também chamada de “Prateleira de Demonstrações ”, o laboratório de demonstrações tinha as seguintes:

“a) elaborar as demonstrações; b)redigir guias de orientação para os professores; c ) preparar as experiências solici tadas pelos conferencistas que apresentaram as palestras realizadas todos os sábados para os alunos do curso; d) auxiliar o pessoal do curso personalizado (preparando experiências especiais para esse curso, redigindo textos e orientando os alunos em suas atividades na P.D.); e ) estar à disposição de todos os alunos que quisessem “brincar" individualmente com as demonstrações. ” (Sekkel e Muramatsu, 1976, 1)

Seu caráter inicial estava ligado ao que se costuma chamar de Experiências de cátedra, muito utilizadas nas associações científicas no final do século XIX e

(3)

posteriormente incorporadas nos livros didáticos científicos ao longo do século XX (Nicioli Junior & Mattos, 2008)

“Experiências de cátedra, também denominadas de laboratório de demonstração são aquelas realizadas pelo professor e que são de sua inteira responsabilidade. O papel ativo é do professor, enquanto ao aluno cabe a atribuição de mero espectador. A função básica destas atividades é ilustrar tópicos trabalhados em sala de aula. No entanto, não se excluem outras funções, tais como complementar conteúdos tratados em aulas teóricas; facilitar a compreensão; tornar o conteúdo agradável e interessante; auxiliar o aluno a desenvolver habilidades de observação e reflexão e apresentar fenômenos físicos ...” (Pinho, 2000, 5)

Esse tipo de laboratório, ao longo do tempo, acaba por se tornar uma “prateleira de demonstrações”, caracterizando-o como um laboratório biblioteca (Pinho, 2000), que tem como base a disponibilidade constante do material experimental para alunos e professores (Alves Filho et al., 1976)

Esta parte do projeto tem objetivo revitalizar o Laboratório de Demonstração do IFUSP como um centro de produção de material didático. Assim, inicialmente,

estamos realizando o levantamento das experiências de mecânica e

eletromagnetismo que podem ser divulgadas, imediatamente, pelo Portal do Material Didático (PROMADI). Estão sendo recuperados e/ou desenvolvidos textos didáticos e históricos, pequenos filmes e fotografias, explicitando os modos de construção dos experimentos e os modelos físicos utilizados para explicar os fenômenos envolvidos nas demonstrações. Todo este material está sendo disponibilizado virtualmente, inicialmente, para acesso interno do IFUSP. A posterior disponibilização deste material, para público externo, tem como objetivo divulgar experiências de baixo custo que podem ser utilizadas tanto em cursos de graduação quanto por professores do ensino médio e fundamental.

Exemplos de experiências transpostas para o portal

Algumas experiências já estão prontas para publicação no portal. Junto as imagens explicativas são apresentados tópicos como material necessário, montagem, explicação física do fenômeno e aspectos históricos do fenômeno observado.

Entre eles apresentamos alguns exemplos:

(4)

Fig 3 (a e b): Demonstração do campo magnético

Materiais didáticos em vídeo

Este parte do trabalho tem como principal objetivo criar acesso de material didático em vídeo pela internet. O material didático seria composto pelos vídeos já digitalizados do acervo de vídeos do IFUSP.

O acervo de vídeos do IFUSP conta com mais de 400 títulos de vídeos VHS. Esse material, largamente utilizado por alunos e professores do IFUSP, é emprestado usando-s e a mesma metodologia da biblioteca da instituição. A pessoa se identifica, mostrando relação com o IFUSP, o vídeo é emprestado e retornado após o período de uso. Esse sistema tem funcionado a contendo ao longo dos últimos 15 anos, entretanto várias das fitas começaram a deteriorar, principalmente as mais antigas, entre as quais estão filmagens de antigos filmes de 8mm, “loopings”, ou mesmo filmes em 16mm, material pertencente aos antigos projetos de ensino de física.

Por meio de um apoio da pró -reitoria de graduação e da diretoria de ensino do IFUSP, começou o trabalho de digitalização desse acervo de vídeos. O trabalho, que dura quase dois anos, está em sua fase final. Este projeto teve como mote o desenvolvimento de know-how na atividade de digita lização de vídeos. Vários estudantes passaram por esse projeto aprendendo a realizar a captura, edição e finalização no processo de digitalização dos vídeos.

A inclusão desse produto no portal do material didático pretende se caracterizar como um meio de acesso aos filmes – o “FisTube”, uma ferramenta no estilo Youtube. A idéia é disponibilizar via rede esse material didático para que professores do IFUSP possam selecioná-los com antecedência e utilizá-los em sala de aula.

Essa idéia não é nova e parece estar se difundindo no meio acadêmico. Por exemplo, a Universidade da Califórnia em Berkeley (EUA) se tornou parceira do YouTube, fornecendo cursos para acesso via o provedor de imagens. Além disso, está produzindo, desde 2007, seu próprio servidor de imagens (http://www.youtube.com/ucberkeley), com mais de 300 horas em vídeo, incluindo aulas em bioengenharia, física, químicas entre outros campos do saber.

Esperamos que a comunidade se aproprie desta ferramenta, aumentando as potencialidade dos meios de ensino nas disciplinas dos cursos de bacharelado e licenciatura. Além disso, esperamos que a comunidade externa à Universidade possa usufruir, no futuro , de um material de uso tão restrito como o acervo de vídeos do IFUSP.

(5)

Exemplos de vídeos que serão transpostos para o portal

Alguns filmes trazem informações muito curiosas e estimuladores como exemplos de formas de ensinar conceitos físicos. Como os exemplos abaixo:

Fig 4: Filmes do PSSC

Fig 5: Filmes científicos produzidos pela Disney.

Recuperação de M ateriais didáticos históricos

Es ta parte do projeto está em seu iniício. A principal idéia com a recuperação de materiais didáticos usados ao longo do tempo nos cursos de formação de professores de física, ass im como na formação de pesquisadores em física, é a de recuperar uma história das práticas de ensino de física.

(6)

Parte do acervo histórico já começou a ser transposto para um meio digital. Os antigos projetos de ensino de física, normalmente estudados nos cursos de formação de professores de física, em particular nas disciplinas ligadas à instrumentação para o ensino de física. Entre eles, já estão digitalizados o Physiscal Science Study Commitee (PSSC, 1963), o Projeto Física (Holton et al., 1985) e o Projeto de Ensino de Física (Hamburger & Moscati, 1974). Todo o material está digitalizado e será disponibilizado para o público interno e externo à USP.

(7)

Fig 7: Projeto Física, unidade suplementar com física moderna (partículas elemntares).

Outros projetos estão sendo digitalizados, como o Física Auto-Instrutiva (GETEF, 1973), o Projeto Piloto da Unesco (1964), o Projeto brasileiro para o ensino de física (Caniato, 1975) e o Projeto Nuffield (ainda sem tradução).

Basicamente a disponibilização desse material em formato digital pretende superar a dificuldade de acesso, pois como se sabe há um número reduzido de exemplares circulando entre as bibliotecas das universidades e escolas.

A perspectiva de disponibilizar materiais didáticos que possam servir de exemplo da história das práticas de ensino de física, transcende as práticas estabelecidas nos cursos de formação de professores. Um dos materiais que pretendemos disponibilizar no futuro tem mais interesse para pesquisadores do que professores de modo geral. Como podemos ver na figura 8(a) um exemplo de livro didático nacional do início do século XX e na figura 8(b) uma avaliação realizada na década de 30.

(8)

Fig 8: (a) Noções de Physica elementar de 1912 de F. X. Oliveira de Menezes e (b) Imagem de uma prova de física aplicada no Colégio Universitário da Faculdade de

Medicina da USP em 1932.

A pesquisa histórica sobre materiais didáticos tem sido um campo em plena ascensão, e em particular, a pesquisa sobre a história dos livros didáticos. O acervo da biblioteca do livro didático da FEUSP é um exemplo disso. Assim, disponibilizar livros dos diversos períodos históricos é uma das perspectivas que temos com esse projeto.

Conclusão

Este trabalho te m como objetivo apresentar um projeto em andamento. Este projeto pretende disponibilizar material didático atual e histórico para duas comunidades: o público interno do IFUSP que poderá usar esse material sem restrição, e o público extern o a universidade, o qual poderá, muito provavelmente, usufruir da maioria do material disponibilizado, com exceção daqueles com direitos autorais restritos.

O uso de tecnologias de informação e comunicação para o ensino e a divulgação da ciência deve ser cada vez mais explorado em um mundo que expande a capacidade comunicativa das pessoas. Entretanto, temos clareza que a disponibilização de material didático apenas amplia o leque de escolhas que, em nossa opinião, deve ser feita única e exclusivamente pelo professor, que é quem vai o adequar à situação sócio-cultural em que está inserido. Essa perspectiva implica que toda a tecnologia de informação e comunicação é apenas recurso pedagógico, que não substitui o professor, mas que pode reforçar concepções de educação, arraigadas muitas vezes em pedagogias ultrapassadas, cujo tratamento da relação entre professor e aluno é muito mais autoritário do que dialógico. Guardar a dimensão dos meios, como instrumentos de libertação ou de dominação dos homens sobre outros homens, é fundamental para não se confu ndir de quem é a

(9)

responsabilidade pelo desenvolvimento das interações comunicativas em uma situação de ensino formal ou informal.

Assim, com este trabalho, esperamos disponibilizar instrumentos que sejam opções e não constrangimentos aos professores que os utilizarem.

Referências

Alves Filho, J. P.; Cuzziol, J.; Lima Junior, J. B.; Guillaumon Filho, J. A. & Moscati, G.

Prateleira de demonstração de eletricidade. Revista Brasileira de Física, Vol. 6, no

especial, III SNEF, 1976.

Anwar, Y. Campus launches YouTube channel, Media Relations,

http://berkeley.edu/news/media/releases/2007/10/03_YouTube.shtml, acesso 02/03/2008.

Caniato, R. Um projeto brasileiro para o ensino de física (PBEF). O Céu. São Paulo, Nobel/Unicamp, 1975.

GETEF. Física auto -Instrutiva (FAI). Volumes 1, 2, 3, 4 e 5. São Paulo: Saraiva. 1973.

Graf, H. Building Websites with Joomla: A step by step tutorial to getting your Joomla! CMS website up fast. Birmingham: Packt Publishing Ltd., 2006.

Hamburger, E., Moscati, G., Projeto de ensino de Física. Mecânica, Eletricidade, Eletromagnetismo, Rio de janeiro: FENAME. 1974.

Holton, G, Rutherford, F. J., Fletcher, G. W. Projecto Física, unidade 1, 2, 3, 4 e Unid. Suplementar. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1985.

Pinho, J Regras da transposição didática aplicadas ao laboratório didático. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v.17, n.2 p.174-188, ago.2000.

Projeto Piloto da Unesco. A Física da Luz. São Paulo, Mimeografado, 1964. PSSC – Physical Science Study Commitee. Vol 1, 2, 3 e 4. Edição preliminar. Brasília: Universidade de Brasília. 1963.

SEKKEL, W.W. e MURAMATSU, M. Por que utilizar demonstrações nas aulas de

Referências

Documentos relacionados

Após a colheita, normalmente é necessário aguar- dar alguns dias, cerca de 10 a 15 dias dependendo da cultivar e das condições meteorológicas, para que a pele dos tubérculos continue

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e

Então são coisas que a gente vai fazendo, mas vai conversando também, sobre a importância, a gente sempre tem conversas com o grupo, quando a gente sempre faz

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

Na investigação da variação sazonal dos subgrupos que compunham os grupos de alimentos que não apresentaram variações sazonais significativas, verificou-se que também

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do