• Nenhum resultado encontrado

RESUMO. Avaliação da expressão do PGC1 alfa na atrofia muscular induzida por dexametasona com ou sem a suplementação prévia de ácido graxo ômega-3.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RESUMO. Avaliação da expressão do PGC1 alfa na atrofia muscular induzida por dexametasona com ou sem a suplementação prévia de ácido graxo ômega-3."

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

RESUMO

Avaliação da expressão do PGC1 alfa na atrofia muscular induzida por dexametasona com ou sem a suplementação prévia de ácido graxo ômega-3.

Luana Bacelar da Silva1,2; Alan Fappi1; Juliana de Carvalho Neves1; Edmar Zanoteli1

1- Departamento de Neurologia da Faculdade de Medicina Da USP (FMUSP) 2 - Faculdades Metropolitanas unidas (FMU)

Atrofia muscular pode estar relacionada com condições patológicas como septicemia, ou fisiológicas como jejum prolongado e envelhecimento, ou ainda relacionado com o uso de glicocorticoides. Glicocorticoides exógenos são um dos compostos terapêuticos mais prescritos na pratica médica, sendo a causa de miopatia por droga mais comum. Seus efeitos negativos incluem bloqueio da via do IGF-1/PI-3K/Akt/mTOR causando atrofia muscular preferencialmente em fibras do tipo 2B, sendo uma das hipóteses a menor quantidade de PGC1-alfa nestas fibras, proteína que protege a fibra muscular da ação dos FOXOs, em maior expressão nas fibras do tipo 1 e 2A. Estudos prévios mostraram que a suplementação prévia e concomitante de ômega-3 com o glicocorticoide dexametasona (DX) potencializou a atrofia muscular causada pela DX, induzindo atrofia em fibras usualmente poupadas 1 e 2A. Uma possível explicação seria a diminuição da expressão do PGC1-alfa nesse tipo de fibra, hipótese não testada previamente. Objetivo: Avaliar a expressão de PGC1-alfa na fibra muscular esquelética após a atrofia muscular induzida pela dexametasona associada ou não a suplementação prévia de ômega-3 (EPA/DHA). Metodologia: Foram estabelecidos 6 grupos de 10 animais cada (ratos wistar machos) recebendo as seguintes drogas/suplementação: CT: solução veículo via gavagem (v.g) (40 dias); N3 = ômega-3 (EPA 100mg/kg/dia, v.g. por 40 dias); DX1,25 (dexametasona (s.c) à 1,25mg/kg/dia por 10 dias); DX1,25+N3 (ômega-3 (v.g.) por 40 dias associado com dexametasona sub cutânea nos últimos 10 dias); DX2,5 (dexametasona à 2,5mg/kg/dia por 10 dias); DX2,5+N3 (ômega-3 via (v.g) por 40 dias associado com dexametasona sub cutânea nos últimos 10 dias). Após o período experimental o músculo tibial anterior (TA) foi coletado para mensuração da atrofia por tipo de fibra (metacromase de ATPase); avaliação da expressão proteica de PGC1alfa (Western Blotting); e histológica por Imuno-histoquímica. Resultados: A administração de DX induziu atrofia significante apenas em fibras do tipo 1 (DX1,25) e 2B (DX1,25 e 2,5) em relação ao grupo CT, não afetando fibras 2A. O N3 aumentou a atrofia por DX em fibras 1 e 2A (DX1,25+N3 e 2,5+N3) em comparação aos grupos sem associação com N3. Isoladamente o N3 causou atrofia em fibras 1. A expressão proteica de PGC1-alfa foi diminuída nos grupos N3, DX1,25 e DX1,25+N3, compatível com o observado no Western Blotting. A marcação de imuno-histoquímica vs mATPase foi compatível com fibras 2A (maior intensidade) e 1. Conclusões: O ômega-3 pode induzir maior atrofia muscular e diminuir a expressão de PGC1-alfa isoladamente e em associação com DX, aumento seu efeito colateral muscular de forma PGC1alfa dependente.

Palavras chaves: Dexametasona; ácido graxo ômega-3; músculo esquelético; atrofia muscular; PGC1 alfa.

(2)

1. INTRODUÇÃO

Define-se como atrofia muscular a perda de massa do tecido muscular em um organismo. Ela ocorre quando a taxa de síntese de proteínas musculares é inferior à taxa de degradação das mesmas, levando à perda de estruturas como miofibrilas e, consequentemente, de miócitos (Shackman et al., 2013). A atrofia muscular pode ser resultado de condições como desnutrição e longos períodos de imobilização, ou também uma co-morbidade originada de doenças como câncer, AIDS, DPOC, falência renal, insuficiência cardíaca etc. O uso de glicocorticoides em tratamentos também é conhecido como a miopatia por droga mais comum (Voisin et al., 1996; Glass, 2003; Boonyarom&Inui, 2006; Kandarian& Jackman, 2006; Stewart &Rittweger, 2006; Sandri, 2008; Pereira et al., 2011).

Glicocorticoides são hormônios esteroides que desempenham funções fundamentais no organismo, sendo fundamentais para a vida (Alheira & Brasil et al., 2005). Eles estão relacionados às reações anti-inflamatórias, ao metabolismo da glicose entre outros processos do organismo. Muitos glicocorticoides sintéticos, como a dexametasona e predinisolona, são utilizados terapeuticamente como fármacos devido a sua função anti-inflamatória (Nicolaides, et al., 2010). No entanto, o uso contínuo e prolongado desses esteroides pode causar efeitos prejudiciais ao organismo, com destaque para a indução de atrofia muscular esquelética através da inibição da atividade da IGF-1 (Shackman et al., 2013), fator de crescimento celular que estimula a síntese e inibe a degradação de proteínas nas fibras musculares pela ativação/inibição de proteínas diversas como o Akt, GSK3-Beta e FOXO3a (Bodine et al., 2001b; Léger, 2006; Clemmons, 2009). O FOXO3 é importante na transcrição dos genes Atrogina-1/MAFBx e MuRF-1, os quais codificam enzimas E3 ligases do SUP (sistema ubiquitinaproteassomo), responsável pela ubiquitinação e degradação de proteínas e miofibrilas musculares, induzindo, assim, à atrofia muscular (Sandri et al., 2004; Stitt et al., 2004; Shackman et al., 2008).

Em alguns estudos sobre atrofia muscular, percebeu-se que existe uma relação entre os níveis celulares do cofator transcricional PGC1-alfa e a perda de massa muscular, sendo o PGC1-alfa um protetor contra a degradação proteica nas fibras musculares induzidas pelo FOXO. Células em estado de atrofia apresentam baixos níveis de PGC1-alfa e altos níveis do fator de transcrição FOXO3 ativado. Por outro lado, o aumento dos níveis celulares de PGC1-alfa reduz a capacidade do fator de

(3)

transcrição FOXO3a em causar atrofia muscular. Fibras musculares do tipo 2 apresentam menores níveis de PGC1-alfa, quando comparadas a fibras do tipo 1, justificando porquê fibras 2B são mais afetadas por glicocorticoides (Sandri et al., 2006; Qin et al., 2010).

O ômega-3 é um tipo de ácido graxo poli-insaturado dito essencial por não ser produzido pelo organismo, podendo ser obtido somete pela da dieta, sendo encontrado em animais de origem marinha. Os ácidos alfa-linolênico, eicosapentaenoico (EPA) e docosahexanoico (DHA) são exemplos de ácidos graxos pertencentes a família ômega-3 (Department of Health, 1994). Também é conhecido o papel do EPA na redução de efeitos da atrofia muscular induzida por doenças como câncer e septicemia (Whitehouse et al., 2001). Entretanto, estudo prévio realizado por nosso grupo demonstrou que o uso desse ácido graxo em associação com glicocorticoide (Dexametasona) pode resultar em maior dano colateral muscular com maior expressão de atrogenes, como Atrogina-1 e maiores níveis de atrofia em fibras do tipo 1 e 2A, fibras usualmente poupadas nesse modelo de atrofia (Fappi, et al, 2014). No entanto, as causas para esta influência negativa da associação ômega-3+dexametasona sobre a fibra muscular não foi estudada, podendo estar relacionada com mecanismos de síntese ou degradação, como a expressão de PGC-1 alfa na fibra muscular.

2. OBJETIVOS:

• Avaliar o nível de atrofia muscular induzida pela dexametasona em 2 dosagens associada ou não com o ômega-3 pela técnica de mATPase;

• Avaliar quantitativamente a expressão proteica do PGC1-alfa no músculo esquelético após a atrofia induzida pela dexametasona associada ou não a suplementação prévia de ômega-3 (EPA/DHA).

• Analisar qualitativamente a expressão de PGC1-alfa no tecido muscular por imuno-histoquímica.

• Determinar os tipos de fibras relacionadas com a expressão de PGC1-alfa

3. METODOLOGIA:

Foram utilizados 60 animais Wistar machos, com idade entre 9 e 10 semanas, com peso inicial entre 300 - 350 gramas. Todos os experimentos animais foram realizados seguindo as normas que estabelecem os procedimentos para uso científico de animais no país (lei 11.794 de 8 de outubro de 2008), sendo realizados no Laboratório de Investigação Médica 45 (LIM45) da Faculdade de Medicina da

(4)

Universidade de São Paulo (FMUSP), após aprovação prévia do Comitê de Ética para uso de Animais (CEUA – FMUSP), Nº 430/2013. Os animais foram mantidos em gaiolas com no máximo 3 animais cada e mantidos em ciclo de 12:12 horas luz/escuro a 25°C, com acesso livre a água e comida.

Suplementação com o Ômega-3 (n-3) e associação com a dexametasona. Inicialmente 30 animais foram suplementados com n-3 (extrato de ácidos graxos poli-insaturados ácido eicosapentaenoico – EPA e ácido docosahexanoico – DHA, Supra Ômega® 50EPA/10DHA, marca Global Nutrition) administrado via gavagem (v.g.) na dosagem de 100mg/Kg/dia de EPA e 20mg de DHA (diluídas em água destilada com 0,5% de Tween-20, sob agitação contínua para realização da administração) por 40 dias. Demais 30 animais receberam pela mesma via e quantidade solução veículo sem o n-3, totalizando 60 animais. Após 30 dias de suplementação, vinte animais do grupo suplementado e vinte animais do grupo de solução veículo (v.g.) (40 animais) receberam dexametasona (Decadron injetável, 4mg/mL, laboratório Aché) por 10 dias, por via subcutânea (s.c.), nas dosagens de 2,5mg/kg/dia (10 animais suplementados e 10 animais solução veículo) e 1,25mg/kg/dia (10 animais suplementados e 10 animais solução veículo), sem suspender a suplementação com n-3. Os 20 animais restantes (10 animais suplementados e 10 animais não suplementados) estabeleceram os grupos N-3 e Controle (CT) e receberam apenas solução salina subcutânea nos 10 dias relativos de administração de dexametasona (Figura 1). Ao fim do período experimental os músculos tibiais anteriores foram coletados para extração de proteínas e histologia.

Figura 1. Esquema representativo do desenho experimental realizado para a suplementação de n-3 e administração de dexametasona em diferentes dosagens. Linha pontilhada indicação momento da administração da dexametasona com o n-3 ou solução veículo. Abreviação: sol.= solução; (v.g) = via gavagem; (s.c) = subcutânea.

(5)

3.1. METODOLOGIA E DESENVOLVIMENTO. 3.1.1. Metacromase de ATPase

Para avaliação e cálculo das áreas de secção transversas das fibras musculares de acordo com seus subtipos foi realizado o método metacromático de coloração de ATPase (mATPase) (Ogilvie and Feeback, 1990), que avalia o grau de inibição da atividade da ATPase miofibrilar permitindo a distinção dos 3 principais tipos de fibras musculares (1, 2A e 2B). Resumidamente, as lâminas com os cortes musculares congelados são mantidas em temperatura ambiente por 5 minutos e incubadas em soluções de três pH diferentes (4.5, 7.8 e 9.4) seguido de lavagem com Ca++e desidratação por bateria de álcoois. Após a realização da técnica, as fibras

foram fotografadas a 20X em fotomicroscópio marca Olympus AX70 e cálculo da área de secção transversa das fibras realizado por meio do programa Image J com escala de 691 pixels em 100 µm. Após configuração inicial do software, as fibras musculares, selecionadas por subtipos, tiveram o sarcolema tracejado em posição coronal para o cálculo da área transversa, disponível em µm2. Foram mensuradas entre 600 e 800

fibras musculares por lâmina do fragmento muscular de cada animal, sendo calculada a média das áreas obtidas de acordo com a classificação das fibras, em tipos 1, 2A e 2B.

3.1.2. Western Blotting

Fragmentos do músculo TA de cada animal foram homogeneizados em homogeneizador com RIPA (0,5% deoxycolato de sódio, 0,1% de DAS, 1mM EDTA, 1mM EGTA, 50mM Tris-Hcl, 1% NP-40), contendo coquetel de inibidores de proteases e fosfatases (Sigma-Aldrich; P5726 e A-1153, respectivamente), seguido de centrifugação a 13.000rpm por 10 min. à 4 oC, sendo o sobrenadante reservado para

uso. A concentração de proteína de cada amostra foi determinada pelo método de Bradford, utilizando albumina sérica bovina (BSA) na realização de curva de diluição padrão. Quantidades iguais de proteínas (80 ug) foram acrescidas de tampão de eletroforese e DTT 0.1M, fervidas a 95 oC por 5 min. e mantidas no gelo por 5 min.,

sendo então aplicadas em gel SDS-PAGE (10% de acrilamida) e submetidas à eletroforese com voltagem de 100V, por 1 hora, em aparato de eletroforese marca BioRad. Após transferidas para membrana de Nitrocelulose as membranas foram incubadas em tampão de bloqueio (5% BSA TBS contendo o anticorpo primário anti-PGC1α (Abcam, cód. ab54481) por aproximadamente 16 horas a 4º C, seguido de

(6)

anticorpo secundário conjugado com HRP por 1 hr em temperatura ambiente. Após nova lavagem com TBS-T (3 vezes de 5 min. cada), a membrana foi revelada após incubação com reagente quimioluminescente (Luminion – Merk/Millipore) por 2 min, em agitação manual e, em seguida, foi realizado a digitalização por 12 minutos no equipamento C-Digit (Li-COR biosciences), conforme instruções do fabricante. Com o objetivo de normatizar a quantidade de proteínas do tecido muscular aplicadas ao gel e determinar os valores a serem analisados por razão de proteína alvo/ normatizador em cada amostra foi quantificada a quantidade de proteína total por canaleta. A análise densitométrica das bandas de proteínas marcadas nas membranas foi feita utilizando o programa Image J (NIH).

3.1.3. Imuno-histoquímica

Para marcação e avaliação da expressão do PGC1-alfa no tecido muscular de acordo com tipo de fibra, cortes com espessura entre 10 µm foram submetidos à imunomarcação pela técnica (ABC) por avidina biotina. Resumidamente, as lâminas contendo secções musculares foram mantidas por 10 minutos em temperatura ambiente em seguida os cortes foram isolados com caneta hidrofóbica, sendo então iniciado processo de permeabilização celular por incubação de solução contendo 1% de Triton-x em PBS1x (NaCl, Kcl, Na2HpO4, KH2PO4 e H2O) seguida de Bloqueio com solução contendo (2% soro de cabra, 4% de albumina bovina e 0,9% de triton-x em PBS) por 30 min. O anticorpo primário para marcação de PGC1α (Abcam, cód. ab54481) diluído em solução de bloqueio foi incubado overnight a 4º C, seguido de incubação por 1 hr em anticorpo secundário biotinilado conjugado com Biotina (método ABC). Para o método ABC procedeu-se com remoção da peroxidase endógena; incubação as lâminas em solução com 0,02% de ABC e exposição ao diaminobenzidina (DAB) sendo contra-coradas após com hematoxilina. Posteriormente, as lâminas foram desidratadas em bateria de álcoois com concentração ascendente (70 – 100%), lavadas em xilol histológico e montadas com Entellan (Merck, #107960). As lâminas foram examinadas e fotografadas em foto-microscópio Olympus AX70 (Olympus Melville, NY, USA) na ampliação de 10 e 20x.

4. RESULTADOS

4.1. Análise da atrofia muscular por tipo de fibra.

Após análise da área de secção transversa do músculo TA (Figura 2) observou-se uma atrofia muscular significativa nos três principais tipos de fibras (1,

(7)

2A e 2B) dependendo do tipo de tratamento. Em fibras tipo 1 (contração lenta) observou-se uma perda significante da área da fibra em todos os grupos tratados, exceto pelo grupo DX2,5, em relação ao grupo CT. Houve diferença significativa na comparação entre os grupos DX2,5 e DX2,5+N3 (P<0,05). Em fibras 2A os grupos que mostraram uma perda significativa foram os grupos recebendo DX associados com ômega-3 (Dx 1,25+n3 e Dx 2,5+n3), em relação ao grupo controle. Destaca-se também, uma perda significativa entre os grupos DX1,25 e DX1,25+n3 (P<0,05). Podemos observar também que esse tipo de fibra foi o que menos sofreu menor atrofia. Em fibras do tipo 2B (contração rápida) todos os grupos recebendo DX mostraram significativa atrofia muscular em relação ao grupo CT (P<0,001) após 10 dias de administração da droga, independente da associação ou não com o Ômega-3.

Figura 2. Área de secção transversal do músculo TA (fibras tipo 1, 2A e 2B) em animais tratados com dexametasona com/sem associação com ômega-3 e grupos CT, N3. Analisados separadamente por tipo de fibra usando ANOVA de uma via com pós teste de bonferroni e teste t-test de Student (representados por #). (* ou # = P<0,05); (** = P<0,01) e (*** = P<0,001).

4.2. Expressão de PGC1α 4.2.1. Western blotting

A expressão proteica de PGC1α (Figura 3) foi avaliada em músculo TA através de técnica de Western Blotting, após análise da expressão dos blottings obtidos foi possível observar o efeito da administração da dexametasona e do ômega-3 sobre a musculatura, que mostrou uma perda significativa da expressão de PGC1α nos grupos de menores dosagens (DX1,25 e DX1,25+n3) assim como o grupo que recebeu apenas ômega-3 (N3), não havendo diminuição significativa nos grupos recebendo

(8)

DX2,5 ou DX2,5+N3. Houve diferença significativa na comparação entre os grupos DX1,25 e DX2,5 com menor expressão no grupo DX1,25 (P<0,05). Também houve diminuição significativa entre os grupos DX2,5 e DX2,5+N3.

Figura3. Expressão de PGC1α em amostras de músculo TA, acompanhado de blotting representativo em animais tratados com dexametasona com/sem associação com ômega-3 e grupos CT, N3. Asterisco representa comparações de diferentes grupos contra grupo controle e sustenido representa comparações entre grupos (* e # = P<0,05),(** = P<0,01) e (*** = P<0,001); (t – P=0,07).

4.2.2. Imuno-histoquímica

Na avaliação de imuno-histoquímica a expressão de PGC1α (Figura 4a) mostrou resultados compatíveis com o que foi observado na avalição proteica realizada com a técnica de western blotting. Os grupos N3, DX1,25 e DX1,25+N3 apresentaram um padrão compatível com diminuição de expressão proteica em comparação ao grupo CT, da mesma forma que observada na técnica de Western Blotting. Já o grupo recebendo DX2,5 não apresentou padrão compatível com diminuição de expressão em relação ao grupo CT da mesma forma que observado previamente.

De forma a melhor determinar o tipo de fibra muscular relacionado com a expressão de PGC1α no músculo esquelético foi realizada análise de cortes histológicos sequências de músculo TA de uma mesma área da fibra submetida a imuno-histoquímica e mATPase separadamente (Figura 4b). Observou-se que fibras do tipo 2A são as fibras com a maior expressão de PGC1α, seguido de fibras 1, sem expressão em fibras do tipo 2B.

(9)

Figura 4: A) Expressão por imuno-histoquímica de PGC1α e B) mATPase e marcação de PGC1alfa na mesma fibra muscular (TA). Barra de escala = A) 100µm, B) 50 µm.

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

A administração de ômega-3 (EPA/DHA) em concomitância com dexametasona pode levar a maiores prejuízos ao músculo esquelético por conta, em partes, da capacidade em afetar a expressão de PGC1-alfa muscular, principalmente em fibras do tipo 1 e 2A. Embora inúmeros estudos demonstrem muitos efeitos benéficos do Ômega-3 sobre diversos órgãos e sistemas seu uso em concomitância com glicocorticoides exógenos pode aumentar seus efeitos colaterais ao tecido muscular sendo isso demonstrado nesse estudo. Mais estudos são necessários para melhor determinar os efeitos desse ácido graxo no organismo, considerando a administração de demais fármacos.

6. REFERÊNCIAS

Alheira FV, Brasil MAA. O papel dos glicocorticóides na expressão dos sintomas de humor - uma revisão. Rev. psiquiatr. Rio Gd. Sul , 2005; May/Aug, vol.27 no.2.

Bodine SC, Stitt TN, Gonzalez M, Kline WO, Stover GL, Bauerlein R, et al. Akt/mTOR pathway is a crucial regulator of skeletal muscle hypertrophy and can prevent muscle atrophy in vivo. Nat. Cell Biol, 2001b; 3(11), 1014–1019.

Boonyarom O, Inui K. Atrophy and hypertrophy of skeletal muscles: structural and functional aspects. Acta Physiol (Oxf). , 2006; Oct;188(2):77-89.

Clemmons, DR. Role of IGF-I in skeletal muscle mass maintenance. Trends Endocrinol Metab, 2009; Sep;20(7):349-56.

(10)

Department of Health. Nutritional aspects of cardiovascular disease. Report of the Cardiovascular Review Group Committee on Medical Aspects of Food Policy. Rep Health Soc Subj (Lond). 1994;46:1-186., 1994; 46:1-186

Fappi A, Godoy TS, Maximino JR, Rizzato VR, Neves Jde C, Chadi G, Zanoteli E. The effects of omega-3 fatty acid supplementation on dexamethasone-induced muscle atrophy. Biomed Res Int. 2014;2014:961438.

Glass DJ. Molecular mechanisms modulating muscle mass. Trends Mol Med. 2003 Aug;9(8). Kandarian SC, Jackman RW. Intracellular signaling during skeletal muscle atrophy. Muscle Nerve, 2006; 33:155-165.

Léger B, Cartoni R, Praz M, Lamon S, Dériaz O, Crettenand A, et al. Akt signalling through GSK-3beta, mTOR and Foxo1 is involved in human skeletal muscle hypertrophy and atrophy. J Physiol, 2006; Nov 1;576(Pt 3):923-33

Nicolaides NC, Galata Z, Kino T, Chrousos GP, Charmandari E. The human glucocorticoid receptor: molecular basis of biologic function. Steroids , 2010; Jan;75(1):1-12.

Pereira RM, Freire de Carvalho J. Glucocorticoid-induced myopathy. Joint Bone Spine , 2011; Jan;78(1):41-4.

Qin W, Pan J, Wu Y, Bauman WA, Cardozo C. Protection against dexamethasone-induced muscle atrophy is related to modulation by testosterone of FOXO1 and PGC-1α. Biochem Biophys Res Commun, 2010; Dec 17;403(3-4):473-8.

Sandri M, J Lin, Handschin C, Yang W, Arany ZP, Lecker SH, Goldberg AL, Spiegelman BM. PGC-1alpha protects skeletal muscle from atrophy by suppressing FoxO3 action and atrophyspecific gene transcription. Proc Natl Acad Sci U S A, 2006, Oct 31;103(44):16260-5. Sandri M. Signaling in muscle atrophy and hypertrophy. Physiology Rev, 2008; 23:160-170. Sandri M, Sandri C, Gilbert A, Skurk C, Calabria E, Picard A, et al. Foxo transcription factors induce the atrophyrelated ubiquitin ligase atrogin-1 and cause skeletal muscle atrophy. Cell , 2004; 117(3), 399–412.

Schakman O, Kalista S, Barbé C, Loumaye A, Thissen JP. Glucocorticoid-induced skeletal muscle atrophy. Int J Biochem Cell Biol. 2013 Oct;45(10):2163-72.

Schakman O, Gilson H, Thissen JP. Mechanisms of glucocorticoid-induced myopathy. J Endocrinol , 2008; 197:1-10.

Stewart CE, Rittweger J. Adaptive processes in skeletal muscle: molecular regulators and genetic influences. J Musculoskelet Neuronal Interact, 2006; Jan-Mar;6(1):73-86.

Stitt TN, Drujan D, Clarke BA, Panaro F, Timofeyva Y, Kline WO, et al. The IGF-1/PI3K/Akt pathway prevents expression of muscle atrophy-induced ubiquitin ligases by inhibiting FOXO transcription factors. Mol. Cell , 2004; 14(3), 395–40.

Voisin L, Breuillé D, Combaret L, Pouyet C, Taillandier D, Aurousseau E, Obled C, and Attaix D. Muscle wasting in a rat model of long-lasting sepsis results from the activation of lysosomal, Ca2+ -activated, and ubiquitin-proteasome proteolytic pathways. J Clin Invest. 1996 Apr 1; 97(7): 1610–1617.

Whitehouse AS, Smith HJ, Drake JL, Tisdale MJ. Mechanism of attenuation of skeletal muscle protein catabolism in cancer cachexia by eicosapentaenoic acid. Cancer Res , 2001; 61:3604- 3609.

Referências

Documentos relacionados

A literatura tem destacado a importância do desenvolvimento de modelos gerenciais para a gestão ambiental capazes de retratar uma realidade das empresas e

A tabela 2 descreve os valores experimentais obtidos da capacidade de troca iônica (IEC) após a sulfonação dos filmes de PTFE e PVDF quando expostos a mistura de

Dante e L´Islam − tradução italiana da obra originalmente intitulada La Escatología Musulmana en la Divina Comédia de Dante Alighieri, escrita pelo espanhol Miguel Asín Palacios

Declaro que fiz a correção linguística de Português da dissertação de Romualdo Portella Neto, intitulada A Percepção dos Gestores sobre a Gestão de Resíduos da Suinocultura:

 Pelo  contrário,  no  decorrer  do  profícuo  século  16  os   textos  lusitanos  não  lembram  o  uso  da  literatura  mística  e/ou  cabalística  nos  diversos

Adorinda Gonçalves (IPB, Portugal) Cristina Mesquita (IPB, Portugal) Elisabete Silva (IPB, Portugal) Elza Mesquita (IPB, Portugal) Graça Santos (IPB, Portugal) Jacinta Costa

Após a limpeza superficial do terreno, faça um buraco em forma de cunha na profundidade de 0-20cm, deixando uma parede vertical. Corte, com o enxadão, ou com a pá reta, uma fatia

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários